Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Binário - questão de fé ? diesel-Audi vs otto-Porsche (pg5)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
    e vindo da Ponte, depois da curva para a direita, em 2ª velocidade a 50 km/h, alguém adivinha a quanto o meu charuto chega lá em cima??



    Eu sei, mas aí vais em mudanças baixas e sempre a fundo. Tens que experimentar fazer como eu, vindo das "amoreiras" e sempre em 5ª (é a última !?) no teu caso.

    Eu não acredito que sejas mais rápido do que o Audi nessas circunstâncias, aliás diria que "talvez" consigas 140 lá em cima.

    Comentário


      #32
      Mas no "mundo real" não se anda sempre a reduzir
      porquê?

      Citação:
      Originalmente Colocado por Filipe Dias
      e vindo da Ponte, depois da curva para a direita, em 2ª velocidade a 50 km/h, alguém adivinha a quanto o meu charuto chega lá em cima??





      Eu sei, mas aí vais em mudanças baixas e sempre a fundo. Tens que experimentar fazer como eu, vindo das "amoreiras" e sempre em 5ª (é a última !?) no teu caso.

      Eu não acredito que sejas mais rápido do que o Audi nessas circunstâncias, aliás diria que "talvez" consigas 140 lá em cima.
      a que velocidade cá em baixo?

      se começar a subida em 5ª a 100 chego lá em cima a 140 para aí...

      em qualquer recuperação sou mais lento que o Audi...

      não é difícil aceitar essa questão!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        A subida é a de monsanto sentido Lisboa - Cascais depois do Viaduto Duarte Pacheco
        Essa subida é um bom teste, sem dúvida !

        Mas creio que esta comparação tem algumas coisas 'contra' para se poder aferir a questão do binário.

        Se reparares, o TDI vai a 165 km/h sendo a sua velocidade máxima (à rotação de potência máxima) de 213 km/h.

        No caso do Porsche, na mesma mudança a rotação de potência máxima e atingida aos 249 km/h.

        Ou seja, a caixa do porsche é (proporcionalmente) mais longa, dado que permite atingir mais velocidade máxima.

        Ou seja, o TDI vai mais perto do seu 'maximo' do que o Porche.

        Se tentasses aproximar esta relação, se calhar tinhas de reduzir uma mudança no porsche, e aí adeus...

        Ou então poderias fazer ainda outro teste que era fazer a subida a 200 km/h, e aí também não havia dúvidas.

        Eu não sei se o porsche que estás a falar tem turbo ou não (e era importante, porque a entrega de potência é feita de modo diferente).

        Em todo o caso, como as relações finais são muito diferentes, o TDI vai práticamente a 'dar o litro', enquanto que o porsche não.

        Talvez seja isto que dita o resultado que penso que vais anunciar

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
          porquê?



          a que velocidade cá em baixo?

          se começar a subida em 5ª a 100 chego lá em cima a 140 para aí...

          em qualquer recuperação sou mais lento que o Audi...

          não é difícil aceitar essa questão!
          O desafio é subir o mais rápido possivel em 5ª, ou seja partir de cá de baixo a 140, 150, 160 o que de e ver a quanto chegas lá acima.

          Não acho provavel que se partires a 100 em 5º chegues lá acima a 140

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
            e vindo da Ponte, depois da curva para a direita, em 2ª velocidade a 50 km/h, alguém adivinha a quanto o meu charuto chega lá em cima??



            O meu em 3º a essa velocidade chega aos 120, por acaso nao sei se chega a +, dado que nunca conseguir ir sempre com o pedal no fundo, devido aos broncos que nao se encostam á direita... (mas duvido de qq das maneiras que passe os 120 )

            Comentário


              #36
              Não acho provavel que se partires a 100 em 5º chegues lá acima a 140
              porquê?

              mais ou menos?

              garanto-te que mais não é

              e menos tb não sei...

              posso experimentar...mas deve ser desesperante



              normalmente meto 5ª nessa subida quando quero manter a velocidade

              Comentário


                #37
                ou seja partir de cá de baixo a 140, 150, 160 o que de e ver a quanto chegas lá acima.
                essa é fácil!
                em 5ª a 160 deve subir no máximo até aos 180
                em 4ª a 140, 150 ou 160 esgota perto dos 200!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  É muito importante fazer aqui o seguinte esclarecimento, ainda antes de revelar o resultado. No Porsche se tivesse reduzido para 4ª iria para as 5.650 rpms regime em que ele tem um pulmão impressionante e facilmente chegaria ao fim da subida a uns 190/200.

                  Mas no "mundo real" não se anda sempre a reduzir e por isso este exemplo parece-me mais ilustrativo e aliás eu não reduzi, nem num nem noutro, simplesmente encostei o pedal ao tapete
                  Respondeste mais depressa do que eu, e aí está a tua resposta !
                  Um (tdi) vai perto da rotação em que tem mais potência, o outro vai longe !

                  Poderias ter grandes variações desse teste:

                  Se entrasses a 90 km/h, o TDI era capaz de manter ou subir rotação.
                  O porsche (em 5ª) era capaz de perder...

                  Se entrasses a 200 km/h, era ao contrário.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Essa subida é um bom teste, sem dúvida !

                    Mas creio que esta comparação tem algumas coisas 'contra' para se poder aferir a questão do binário.

                    Se reparares, o TDI vai a 165 km/h sendo a sua velocidade máxima (à rotação de potência máxima) de 213 km/h.

                    No caso do Porsche, na mesma mudança a rotação de potência máxima e atingida aos 249 km/h.

                    Ou seja, a caixa do porsche é (proporcionalmente) mais longa, dado que permite atingir mais velocidade máxima.

                    Ou seja, o TDI vai mais perto do seu 'maximo' do que o Porche.

                    Se tentasses aproximar esta relação, se calhar tinhas de reduzir uma mudança no porsche, e aí adeus...

                    Ou então poderias fazer ainda outro teste que era fazer a subida a 200 km/h, e aí também não havia dúvidas.

                    Eu não sei se o porsche que estás a falar tem turbo ou não (e era importante, porque a entrega de potência é feita de modo diferente).

                    Em todo o caso, como as relações finais são muito diferentes, o TDI vai práticamente a 'dar o litro', enquanto que o porsche não.

                    Talvez seja isto que dita o resultado que penso que vais anunciar
                    O porsche é atmosférico.

                    De facto o Audi vai num regime entre o binário e a potência máxima e o porsche não.

                    Como referi se tivesse mudado para 4ª no porsche não haveria duvidas.

                    Já agora o Audi dá 53 km/h por cada 1.000 rpms em 6ª e o porsche 39 km/h por cada 1.000 rpm em 5ª (só tem 5).

                    Ambos passam "alegremente" o seu regime de potência máxima na última mudança a direito

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                      O meu em 3º a essa velocidade chega aos 120, por acaso nao sei se chega a +, dado que nunca conseguir ir sempre com o pedal no fundo, devido aos broncos que nao se encostam á direita... (mas duvido de qq das maneiras que passe os 120 )
                      Que carro é ?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                        essa é fácil!
                        em 5ª a 160 deve subir no máximo até aos 180
                        em 4ª a 140, 150 ou 160 esgota perto dos 200!
                        Estás muito optimista. Estou quase disposto a apostar que nem uma coisa nem outra.

                        No primeiro caso perdes velocidade até aos 140 e no 2º talvez consigas acelerar alguma coisa, mas não até aos 200 seguramente

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Que carro é ?
                          Um Focus TDCI 1.6 109cv

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            O porsche é atmosférico.

                            De facto o Audi vai num regime entre o binário e a potência máxima e o porsche não.
                            Pois, lá está, é uma comparação injusta.

                            Para ser correcta, devias tentar fazer um teste com um TFSI da mesma potência, e aí acredito que as coisas andassem muito próximas.

                            Se queres pensar em subir em 5ª, porque não fizeste o teste a 200 km/h ???

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Pois, lá está, é uma comparação injusta.

                              Para ser correcta, devias tentar fazer um teste com um TFSI da mesma potência, e aí acredito que as coisas andassem muito próximas.

                              Se queres pensar em subir em 5ª, porque não fizeste o teste a 200 km/h ???
                              Porque é muito dificil.

                              Já é muito dificil apanhar a subida desimpedida e ainda mais reunir as condições para começar a subir a 200. Aliás no Audi creio que não há espaço entre a curva e o inicio da subida para dar 200

                              Comentário


                                #45
                                Eu entendo isso, mas se calhar se utilizasses um TDI mais potente e com a última mudança mais desmultiplicada, continuava a estar a vantagem do lado do 140 cv por ir na rotação ideal...

                                Comentário


                                  #46
                                  No meu 1.4 mesmo que parta cá de baixo perto dos 180 em 5ª devo chegar lá em cima a 50....(se não reduzir) a única forma de ganhar velocidade é em 3ª e ir sempre a cerca de 140....mal meto 4ª deixa de puxar.... ou então entrar em 4ª acima das 5000...
                                  Editado pela última vez por DeBeF; 19 October 2007, 09:38.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Mas que raio de comparação ou teste...

                                    um Tdi 140 e um Porsche 2.7 (com muito bom binário...)

                                    uma subida pronunciada....sem reduções...entrar a 160...

                                    Bem, eu cá aposto no Tdi porque o Porsche pelos vistos roda ás 4000rpm na ultima mudança...numa subida....sem reduções....não há milagres!

                                    Se bem que o mais certo acho que apostaria num "empate técnico" ;)

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Eu entendo isso, mas se calhar se utilizasses um TDI mais potente e com a última mudança mais desmultiplicada, continuava a estar a vantagem do lado do 140 cv por ir na rotação ideal...
                                      Tenho muitas duvidas sobre isso.

                                      O que torna este Audi razoavelmente despachado é precisamente o facto de ter uma 6ª relativamente curta.

                                      Já conduzi um AR 159 2.4 de 200 cv (e + 300 kg) e com uma 6ª mais desmultiplicada 58 km/h por cada 1.000 rpms.

                                      Se os compararmos ambos a 100/120/140 em 6ª as diferenças não serão muito grandes. Aliás a 100/120 a subir o Audi talvez seja ligeiramente mais forte (em 6ª)

                                      Comentário


                                        #49
                                        O tópico existe porque ganhou o ... têdêi!
                                        Viva o Poder Diesel!
                                        Viva também todo e qualquer Poder necessário aos meios de transporte...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias
                                          essa é fácil!
                                          em 5ª a 160 deve subir no máximo até aos 180
                                          em 4ª a 140, 150 ou 160 esgota perto dos 200!

                                          Estás muito optimista. Estou quase disposto a apostar que nem uma coisa nem outra.

                                          No primeiro caso perdes velocidade até aos 140 e no 2º talvez consigas acelerar alguma coisa, mas não até aos 200 seguramente
                                          em 5ª não perde velocidade mesmo a 100...
                                          isso posso comprovar facilmente...
                                          ora se não perde a 100, não perde a maior velocidade já que vai mais perto do regime máximo de potência e binário!

                                          se entrar em 5ª a 140 deve chegar lá em cima a 150...
                                          mas se entrar a 160 sobe até aos 170/180...

                                          em relação à 4ª aí tenho maiores certezas, já que a velocidade máxima que dei aí foi a esgotar 4ª, que são cerca de 195 de ponteiro (mais coisa menos coisa).

                                          atenção que não estou a falar de já estar a subir e pisar em 4ª a 150, tou a falar em vir da recta em 4ª a 150 e pisar o acelerador!

                                          Comentário


                                            #51
                                            No audi ias em 6ª ou em 5ª?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Um sim, outro não

                                              Se te digo mais respondo à pergunta
                                              Bem, é assim: o carro que perdeu rotação provavelmente também perdeu a "corrida".

                                              O porsche é mais aerodinâmico e com menos área frontal, pelo que devia estar a debitar menos potência à entrada da subida. Assim sendo, é o candidato a perder rotação e chegar em 2º.

                                              Claro que se meteres 4ª vais subir para outro patamar de potência e aí o porsche provavelmente chegará ao topo com bom avanço. Afinal, são mais 100 cv. Não é pouco!! ;)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Tenho muitas duvidas sobre isso.

                                                O que torna este Audi razoavelmente despachado é precisamente o facto de ter uma 6ª relativamente curta.

                                                Já conduzi um AR 159 2.4 de 200 cv (e + 300 kg) e com uma 6ª mais desmultiplicada 58 km/h por cada 1.000 rpms.

                                                Se os compararmos ambos a 100/120/140 em 6ª as diferenças não serão muito grandes. Aliás a 100/120 a subir o Audi talvez seja ligeiramente mais forte (em 6ª)
                                                Era o que eu estava a dizer.

                                                Se calhar com esse alfa entrando a 160 km/h até perdia para o audi, fruto da caixa mais longa.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                  No audi ias em 6ª ou em 5ª?
                                                  Ia nos 2 na última mudança.

                                                  Que é 6ª no Audi e 5ª no Porsche.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    ok, so para tirar duvidas. ;)

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                      Bem, é assim: o carro que perdeu rotação provavelmente também perdeu a "corrida".

                                                      O porsche é mais aerodinâmico e com menos área frontal, pelo que devia estar a debitar menos potência à entrada da subida. Assim sendo, é o candidato a perder rotação e chegar em 2º.
                                                      Não percebi bem a relação entre a melhor aerodinâmica e area frontal e o facto de estar a debitar menos potência

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Era o que eu estava a dizer.

                                                        Se calhar com esse alfa entrando a 160 km/h até perdia para o audi, fruto da caixa mais longa.
                                                        A 160 estaria a quase 2.800 rpms já teria muita força

                                                        P.S.: Tem 400 nm às 2.000 rpms

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Talvez tenha sido o diesel a fazer melhor.

                                                          Mas há aí muita coisa variável, como as relações de caixa e diferencial.
                                                          Aliás, eu acho que as comparações de recuperações feitas em relações iguais acabam por ser pouco ilucidativas das reais capacidades de um motor e muito menos quando se trata de Diesel vs Otto.

                                                          A maneira menos má de comparar isso, uma vez que se trata de questionar o real valor do binário, era iniciar a subida na mesma relação mas em cima do regime de binário maximo de cada um e ver o que acontecia até ao topo da subida e fazer as medições, e não na mesma velocidade (velocimetro).

                                                          Ou seja, o diesel em 6ª ás 1.750Rpm's ou 2.000 (depende do motor) e o Otto em 5ª ás 4.700Rpm's aprox... só assim estariam os dois a usufruir do binário máximo, de outra maneira, nenhum está no seu máximo binário.
                                                          O Diesel nas 3.100Rpm já não dispões do binário max. e o Otto nas 4.200 ainda lá não chegou.
                                                          Editado pela última vez por Automobilista; 19 October 2007, 10:46.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu sei, mas aí vais em mudanças baixas e sempre a fundo. Tens que experimentar fazer como eu, vindo das "amoreiras" e sempre em 5ª (é a última !?) no teu caso.
                                                            vou experimentar!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ja respondi no outro topico.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X