A partir de certa velocidade acredito que seja equilibrado e em ponta o Focus foge mas em arranque é pulverizado pelo STi.
Cerca de 1s de diferença nos 0-100km/h. 5s para o STi e 6s para o Focus.
1s de 5 para 6s é muita fruta tendo em conta que pesam + ou menos o mesmo e têm também + ou - a mesma potência. Aliás cerca de 205bhp por ton para ambos.
Claro que o AWD ajuda muito e um FWD é pior para arranque. Isso é óbvio.
A partir de certa velocidade acredito que seja equilibrado e em ponta o Focus foge mas em arranque é pulverizado pelo STi.
Cerca de 1s de diferença nos 0-100km/h. 5s para o STi e 6s para o Focus.
1s de 5 para 6s é muita fruta tendo em conta que pesam + ou menos o mesmo e têm também + ou - a mesma potência. Aliás cerca de 205bhp por ton para ambos.
Claro que o AWD ajuda muito e um FWD é pior para arranque. Isso é óbvio.
Ah estás a falar de recta...estava mais a falar em pista onde devem andar ela por ela, vantagem para um numas, vantagem para outro noutras.
Em recta dos 0-100km/h a diferença é de prai 3 ou 5 decimas, não de 1s. No entanto apartir daí começa a ter que dizer adeus, aos 250km/h já deve precisar de uns binóculos para ver a traseira do RS.
Ah estás a falar de recta...estava mais a falar em pista onde devem andar ela por ela, vantagem para um numas, vantagem para outro noutras.
Em recta dos 0-100km/h a diferença é de prai 3 ou 5 decimas, não de 1s. No entanto apartir daí começa a ter que dizer adeus, aos 250km/h já deve precisar de uns binóculos para ver a traseira do RS.
Em pista acredito que o Focus não perca muito. Mas aí depende da pista. Pistas mais técnicas o AWD do STi dá cartas.
Impreza STi anuncia 4.8s dos 0-60mph. O Focus anuncia 5.9s nos 0-100km/h.
Mesmo acrescentando umas duas décimas para chegar a 62mph (100km/h) é cerca de 1s de diferença.
Eu só estou a insistir porque gosto que se digam as verdades.
Em velocidade máxima o Focus ganha mas só e apenas porque não está limitado a 250km/h como o STi. Desbloqueado o STi acompanhava o Focus. Ok o Focus talvez dê mais 2 ou 3 km/h mas isso são peanuts.
E fazes bem insistir, eu também gosto que se digam as verdades, por isso é que também insisto e quando disseste que o STI é muito mais rápido que o RS tive de te corrigir porque não é verdade, até acabaste de postar um comparativo exemplo disso mesmo.
Quanto aos 4.8s dos 0-100 do STI acho que devias ter ido antes ao site da subaru:
No entanto eu em cima também estava enganado porque estava a ver a versão 280cv, para todos os casos a diferença continua a não ser 1s. E sim, nesta versão o sti já só precisa de oculos para ver a traseira do RS apartir de certa velocidade. hehe
Em velocidade de ponta o sti nao deverá ter a mínima hipótese, mesmo sem limitador, mas também acho que não é o propósito destes carros.
Editado pela última vez por Abilio; 25 July 2009, 02:20.
E fazes bem insistir, eu também gosto que se digam as verdades, por isso é que também insisto e quando disseste que o STI é muito mais rápido que o RS tive de te corrigir porque não é verdade, até acabaste de postar um comparativo exemplo disso mesmo.
Quanto aos 4.8s dos 0-100 do STI acho que devias ter ido antes ao site da subaru:
No entanto eu em cima também estava enganado porque estava a ver a versão 280cv, para todos os casos a diferença continua a não ser 1s. E sim, nesta versão o sti já só precisa de oculos para ver a traseira do RS apartir de certa velocidade. hehe
Em velocidade de ponta o sti nao deverá ter a mínima hipótese, mesmo sem limitador, mas também acho que não é o propósito destes carros.
Ok então contas feitas nem tu nem eu tínhamos razão porque não é 1s nem 2 ou 3 décimas mas 7 décimas
Mas repara eu mencionei 4.8 nos 0-60mph que é diferente de 0-100km/h que são 0-62mph. Daí as 4 décimas extra
Em velocidade de ponta é difícil aferir pois sem o limitador a ponta do STi é uma incógnita. Mas a minha experiência diz-me que em carros iguais AWD perde uns 2/3km/h em ponta face a equivalentes versões FWD ou RWD.
Mas isso agora não interessa nada e o propósito destes carros não são VDG's a fundo.
Estamos perante dois carros extremamente focados e com a mesma relação peso/potência. O STi é ainda mais focado com imensas opções de suspensão, throttle response etc etc.. mas o RS vem defender a honra dos FWD com um sistema (revokuckle) que tenta disfarçar os defeitos da arquitectura FWD. Segundo alguns vídeos o torque steer continua presente
Eu acho mesmo que o artigo tem mal, a não ser que o sti demore 4 decimas dos 96km/h (60mph) aos 100km/h (62mph)...não sei.
De resto, concordo plenamente contigo nem acho que estávamos aqui no bota-abaixo, apenas a trocar ideias.
O STI é grande máquina apesar de nesta geração em termos estéticos ter perdido um bocado a identidade. Acho que mesmo em pista o pessoal não tem gostado tanto deste por ele estar muito "computurizado", ou estou eganado? (lembro-me de no inicio quando saiu ouvir isso)
O RS para mim é o melhor que se pode comprar em FWD tendo em conta todos os parâmetros, um excelente all-rounder.
Eu acho mesmo que o artigo tem mal, a não ser que o sti demore 4 decimas dos 96km/h (60mph) aos 100km/h (62mph)...não sei.
De resto, concordo plenamente contigo nem acho que estávamos aqui no bota-abaixo, apenas a trocar ideias.
O STI é grande máquina apesar de nesta geração em termos estéticos ter perdido um bocado a identidade. Acho que mesmo em pista o pessoal não tem gostado tanto deste por ele estar muito "computurizado", ou estou eganado? (lembro-me de no inicio quando saiu ouvir isso)
O RS para mim é o melhor que se pode comprar em FWD tendo em conta todos os parâmetros, um excelente all-rounder.
Isso das décimas entre 96 e 100km/h não faço ideia mesmo.
O STi mudou radicalmente para pior na minha opinião pois gosta de quase todas as anteriores versões.
Sobre a máquina em si é verdade que é tipo GTR. Um carro playstation que é tremendamente eficaz mas talvez não muito divertido por ser pouco puro e apenas tecnologia. Aquilo tem n definições de suspensão, percentagem de potência para cada eixo, resposta ao acelerador etc etc..
O RS como all-rounder é muito bom tal como o Golf GTi mas num nível de potência superior.
Como track-car o R26-R e o Civic F20 ou o que é são ambos muito bons mas para o dia-a-dia não tão bons.
Se tivesse cerca de €50mil, fizesse poucos km e pudesse levar com a desvalorização o RS era grande opção.
Exacto, era a ideia que tinha, o STI perdeu um bocado aquelas sensações que o metiam num patamar aparte juntamente com o evo, foi pena, mas sinais dos novos tempos.
O RS cá é muito caro, nem sei se o equacionava mesmo com muito dinheiro. No entanto se o comprasse o que menos me preocupava era mesmo a desvalorização, estes carros vão ser sempre um mercado aparte no que a isso diz respeito por serem unidades limitadas, isso vê-se pelo Focus RS antigo, pede-se ainda um dinheirão por eles e lá se vendem.
Este novo pelo preço que custa ainda vai ser mais raro em PT, vai ter uma cotação engraçada.
Vejam os preços do Evolution, do STI, do Audi S3, BMW 135i ...
E o STI é mt mais divertido de conduzir que o Evolution (esse sim é que podem chamar de carro playstation).
No Japão, onde regra geral todos ou quase, os carros são ainda melhores... é o STI que tira vantagem sobre o Evolution.
A partir de hoje, os clientes portugueses já podem encomendar um Ford Focus RS e usufruir dos seus 305 cv de potência, assim disponham de 46 700 euros, antes de despesas...
O Ford Focus RS já está em Portugal. Ou melhor, pode ser encomendado. A marca norte-americana optou por esta via para comercializar no mercado português a nova geração do seu modelo de estrada mais potente em solo europeu, que conta com um motor Duratec 2.5 20V DOHC RS de 305 cv. O binário máximo é de 440 Nm a partir das 2300 rpm, a velocidade máxima atinge-se aos 263 km/h e os 0-100 km/h cumprem-se em escassos 5,9 segundos.
O novo Focus RS é vendido em Portugal por 46 700 euros, a que há a somar as despesas de transporte e legalização, e em três cores: Frozen White, Performance Blue e Ultimate Green, que é a que melhor lhe assenta. A carroçaria conta com Kit RS; jantes de liga leve de 19 polegadas; deflector traseiro de grandes dimensões; dupla saída de escape; vidros escurecidos; retrovisores eléctricos e rebatíveis e logo RS na traseira. No interior, destaque para as bacquets Recaro; botão de arranque Ford Power; ar condicionado automático; e o logo RS, que surge gravado como detalhe um pouco por todo o habitáculo.
Da lista de opcionais fazem parte itens como o Bluetooth com comando vocal; dois sistemas de navegação; sistema de áudio alternativo; sensores de estacionamento traseiros; estofos parcialmente em couro e alarme; além dos habituais packs.
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