Anúncio

Collapse
No announcement yet.

bmw 123d coupé ou bmw 320d coupé

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    Eu vi esse vídeo. Isso é com pico seco.

    Em piso seco o RWD acaba por ser mais seguro porque responde melhor às guinadas do volante. Isto se não se estiver a andar nos limites da aderência...

    Em piso molhado o RWD tem mais tendência a fugir de traseira, e isso obriga o condutor a fazer contra-brecagem, o que é pouco intuitivo. No FWD, se o carro começar a fugir, basta largar o pé (muito inutitivo) e ele tende a voltar a colar à estrada.

    Ou seja, RWD é seguro se o pessoal ou guia com cuidado ou tem mãozinhas para o segurar (só 1% dos condutores é que têm, e por mais que nós nos achemos nesse grupo, a probabilidade é NÃO estarmos ).
    Nao concordo nada com a parte da segurança no RWD.

    A minha mãe tem um serie 1 e não é nenhuma pilota! É uma condutora normal das nossas estradas... e anda tão bem num serie 1 como num A3. Cuidado tem que se ter seja qual for a arquitectura! E a parte do intuitivo... bem, o volante guina logo para o lado que se quer... mas ok. E o que estás a dizer de tirar o pé do acelarador não é segurança... mas fé! Fé para que o carro comece a agarrar o quanto antes, num FWD quem controla a segurança não é o condutor... é a possibilidade de aderencia das rodas da frente, pode ou não agarrar, num RWD pelo menos tens sempre algo que possas fazer... seja com o eixo traseiro ou dianteiro. No FWD se o dianteiro se lembra de não agarrar... É à base da Fé... que para mim não é sinónimo de segurança!

    Que se diga que FWD poderá dar mais sensação de segurança... ainda vai, agora mais segurança, dando o exemplo da fé... hmmmm....

    Comentário


      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
      Ok. Prontos, então o S1 tem o mesmo chassis do S3 mas com menos distância entre eixos. De qualquer forma, penso que isso não altera o que acho do "despique" 123 vs 320: o 123 deve ser mais curtido de conduzir.

      Claro que para quem quer andar pacatamente na auto-estrada, o 320 é mais indicado. Mas creio que o autor deste tópico está mais virado para umas "traseiradas" quando as condições o permitam
      Sim, aí concordamos. Tudo ponderado, o 123 deve ser melhor de conduzir do que o 320.

      Comentário


        Engraçado que já me disseram (e olhem que tenho um serie 1!) que o serie 3 tem melhor chassi que o serie 1... chassi em conjunto com suspensões e afins... porque parece que no serie 1 o eixo frontal é mais pesado devido a custos... e há uma diferença para o serie 3. SE é verdade ou não... não sei... mas quem me disse até entendia da coisa! ;)

        Comentário


          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
          Na teoria não são (se percebes de física sabes que mais depressa um pneu perde a aderência ao ter que lidar com tracção e direcção), na prática já defendi que sim, pelo simples facto de o condutor comum não saber conduzir RWD ou institivamente fazer correções numa fuga de traseira). Com um FWD a arrastar a frente, se não bater em nada entretanto, o simples facto de tirar o pé do acelerador ou travar pode fazer o carro ganhar aderência novamente, num RWD já não é tão simples.
          Avant, concordo plenamente com o que disseste mas parece que não me consigo fazer entender. nem todos, alias a maioria não são schumachers e não sabem controlar um rwd, dai que seja mais seguro o fwd.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
            Engraçado que já me disseram (e olhem que tenho um serie 1!) que o serie 3 tem melhor chassi que o serie 1... chassi em conjunto com suspensões e afins... porque parece que no serie 1 o eixo frontal é mais pesado devido a custos... e há uma diferença para o serie 3. SE é verdade ou não... não sei... mas quem me disse até entendia da coisa! ;)
            Não é nada; são os 2 iguais e ambos têm os braços da suspensão em alumínio. Não estou a ver por que é que o eixo frontal seria mais "pesado".

            Comentário


              Originalmente Colocado por miketeddy Ver Post
              Avant, concordo plenamente com o que disseste mas parece que não me consigo fazer entender. nem todos, alias a maioria não são schumachers e não sabem controlar um rwd, dai que seja mais seguro o fwd.
              Então, mas eu estou a tentar dizer a mesma coisa. Na prática, e para o comum dos condutores, se calhar um FWD com perda de aderência é mais fácil de controlar.

              Comentário


                Mais facil de controlar? Ou de deixar o carro fazer o que quer e depois logo se ve... é que o fwd nem controlavel é...

                Comentário


                  Melhor... num FWD não podes controlar, porque não há controlo possivel... é deixar o carro ir até onde for... e logo se verá... no RWD controlas. A questão aqui é que talvez para o condutor comum, seja melhor naõ controlar... mas uma coisa é certa o RWD é mais controlavel, diria mesmo é o unico que é controlavel... o outro vai até onde quiser e depois faz o que tu queres, se fizer! Isto não é controlo, é subjugação ao carro... o que é o contrário! ;)

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                    Melhor... num FWD não podes controlar, porque não há controlo possivel... é deixar o carro ir até onde for... e logo se verá... no RWD controlas. A questão aqui é que talvez para o condutor comum, seja melhor naõ controlar... mas uma coisa é certa o RWD é mais controlavel, diria mesmo é o unico que é controlavel... o outro vai até onde quiser e depois faz o que tu queres, se fizer! Isto não é controlo, é subjugação ao carro... o que é o contrário! ;)
                    Estamos de acordo, e o ponto chave da tua frase é "para o condutor comum". Mais uma vez, ao não fazer nada, é mais provável que um carro em subviragem recupere a trajectória do que um carro em sobreviragem.

                    Agora, em absoluto e se ligarmos só à física, um RWD em sobreviragem é mais fácil de controlar do que um FWD em subviragem, pois num FWD a arrastar a frente perde logo as 2 coisas: tracção e direcção. Agora da teoria à prática vai um longo caminho, e os FWD também fogem de traseira e os RWD também fogem de frente.

                    Aliás, o único acidente que tive com o meu FWD foi uma traseirada inglória, nem sequer foi um acidente de jeito à FWD...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                      Então, mas eu estou a tentar dizer a mesma coisa. Na prática, e para o comum dos condutores, se calhar um FWD com perda de aderência é mais fácil de controlar.
                      é isso mesmo avant, pelo teu nick suponho que tens um argolas como o meu,
                      este pessoal ve videos que o rwd e mais facil controlar tipo fifthgear, esquecem se de q a chuva a coisa muda de figura.

                      Comentário


                        Bem, o meu FWD quando chove é sempre a fugir de frente e bem!!

                        Ainda hoje tive que saír duma rotunda com muito cuidadinho, que a máquina já queria ir em frente. O que vale é que eu já o conheço... lol.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por miketeddy Ver Post
                          é isso mesmo avant, pelo teu nick suponho que tens um argolas como o meu,
                          este pessoal ve videos que o rwd e mais facil controlar tipo fifthgear, esquecem se de q a chuva a coisa muda de figura.
                          Vcs olham para isto como clubes... depois é o que dá.

                          (e nao estou a falar para o Avant).

                          Todos os carros saiem de frente e de traseira. Diria mesmo que saiem mais de frente que de traseira. Seja qual for a arquitectura, e com uma afinação normal de carro de dia a dia, saiem mais de frente. Não é a arquitectura (RWD, FWD AWD) que os faz sair mais de um ou de outro, porque na sua base saiem todos mais de frente, basta entrar mais depressa numa curva que qualquer carro sai de frente! QUALQUER UM! É fisica, a acelaração está no sentido X, para a frente, e ao virares o volante o carro não vai conseguir virar pq a acelaração o puxa para a frente! E sair de frente é tudo menos o mais seguro. Simplesmente porque em frente é onde geralmente estão os muros! Especialmente em curvas!

                          Sair de traseira, qualquer carro também sai, uns saiem provocados (e reparem nos provocados!) de uma forma, outros de outra. Num RWD uma forma do carro sair de traseira é acelarar a meio de uma curva... num FWD (e tb nos RWD) outra é travar a meio de uma curva. Mas não falo de acelarar normalmente, nem de travar normalmente... mas sim de travar e acelarar fortemente! Geralmente, e só quem não sabe ou quer armar confusão é que acelera ou trava em curva... seja num FWD ou RWD... seja em chuva ou em seco! Portanto o carro foge por estupidez do condutor! Seja de frente ou de traseira nestas situações... por estupidez! Não por causa do carro, mas por causa do elemento que está entre o banco e o volante!
                          Depois há outra coisa que eu prefiro nas saidas de traseira, geralmente e especialmente hoje em dia, é muito mais facil para um controle de tracção, controlar uma saida de traseira que uma de frente... Basta ver novamente o video do fifth gear com o teste RWD, FWD, AWD. O ESP actua muito menos vezes no RWD. Simplesmente porque o carro é mais equilibrado e não precisa de travar tão forte, nem de cortar potencia porque o carro está a patinar no eixo da frente, onde num FWD tem tudo e se não corta, o carro fica completamente sem controlo!

                          Imaginem uma rotunda... e vao num A3 e num 120d. Em chuva ou seco... se acelararem no 120d o carro vai fazer que atravessa, mas o ESP corta e o carro continua, no A3 idem, mas em vez de atravessar o carro ganha força em frente! Não sei o que é melhor... mas eu prefiro atravessar e o carro cortar, que o carro ter logo tendencia a ir em frente para cortar caminho a quem vem da direita. Uma coisa é certa, hoje em dia e nesta situação, quase nada pode acontecer, em ambas as situações... ma mais uma vez, a culpa não seria da arquitectura mas do elemento entre o banco e o volante!


                          Ficas desde já a saber, eu com um FWD, e em especial com dois A3 tdi cá de casa apanhei o maior susto da minha vida por causa das saidas de frente... e sim, a culpa era minha! Uma foi um passeio perto demais do parachoques (saida de frente), outra foi uma curva tipo cotevelo que me lembrei de fazer mais depressa com chuva... fiquei a um palmo do rail!
                          Mais uma vez o tal elemento que falei.

                          Curiosamente num RWD nunca tal me aconteceu, talvez por causa de uma coisa que o ppl se esquece, um RWD bom transmite muito mais a estrada e nota-se muito mais quando o carro começa a fugir... Mas diga-se que nas duas situações descritas acima, nem um AWD, nem com jactos me safava do susto... o carro simplesmente foi em frente... e não me adiantava acelarar... só rezar para que o carro para-se!

                          Por estas é que pergunto como é que chegam à conclusão que um RWD é mais inseguro ou seguro... é que eu não chego. Chego à conclusão, no maximo, que o RWD dá mais hipoteses de salvação ao condutor... se ele souber. Se não souber, é igual ir num RWD ou num FWD.
                          E tb nao entendo o que é que a chuva tem a ver... pq os FWD (e basta ver pelo meu) saiem de frente por todo o lado... e quando acelero lá vai a frente para os rails... Será isto segurança!? Cá para mim não é... ou melhor é... igual a qq arquitectura!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            Bem, o meu FWD quando chove é sempre a fugir de frente e bem!!

                            Ainda hoje tive que saír duma rotunda com muito cuidadinho, que a máquina já queria ir em frente. O que vale é que eu já o conheço... lol.
                            Nada disso... os FWD não fogem... é tipo planadores! :S

                            Todos tem as suas falhas... qual a pior? Depende da situação! Mas geralmente a pior falha é a que dá o acidente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por miketeddy Ver Post
                              é isso mesmo avant, pelo teu nick suponho que tens um argolas como o meu,
                              este pessoal ve videos que o rwd e mais facil controlar tipo fifthgear, esquecem se de q a chuva a coisa muda de figura.
                              Tenho um argolas e um 120d, por isso reservo-me ao direito de opinar sempre nestes acesos debates RWD/FWD.

                              Em primeiro: qualquer carro é seguro desde que conduzido de forma adequada à estrada e condições do piso. Quando se puxa mais um bocado é que a coisa pode correr mal.

                              A A4 Avant, tem um excelente chassis e é seguríssima, bastante previsível. Avisa bem quando a frente está a custar a "meter" na curva, não gosta, mas com uns bons pneus e sabendo guiá-la, acelerando só à saída da curva, até faz uns bonitos. Perdendo a tracção - aí vai ela disparada em frente, mas normalmente basta tirar o pé que ela volta logo à trajectória. E atenção que é versão de suspensão normal e jante 16". Em piso com pouca aderência, como em desaceleração a traseira fica muito leve (muito peso à frente), é relativamente fácil fazê-la descolar do chão. Fora isso, nem se mexe. É um carro rápido, que dá algum prazer de condução, mas está longe de ser um desportivo.

                              O 120d Dynamic joga noutro campeonato. Com suspensões desportivas e jantes 17", o carro tem uma aderência impressionante mesmo. Mesmo abusando, é difícil faze-lo sair de trás, ele agarra, agarra e não há maneira. Passando de um FWD para um RWD, quando se dá conta, está-se a fazer curvas com o acelerador. Quando muito, em alcatrão, consegue-se uma deriva muito controlada às 4 rodas, mas a verdade é que aquilo tem velocidades de passagem em curvas perfeitamente assustadoras, como se nada fosse com ele. Com a A4 já estaria, de certeza, no quintal à frente...

                              Tendo já conduzido E46 e E82/E90, noto que os antigos 320d tinham MUITO mais facilidade em sair de traseira do que estes... Ou os pneus eram piores, ou então estes têm afinações de suspensão mais conservadoras.

                              Mas fugir por fugir, lindo lindo era um Toyota corolla 1.3 de 1973 que eu cá sei, com suspensão traseira de lâminas e pneu 135, prego a fundo por umas estradas de terra que haviam por aqui...
                              Editado pela última vez por Avant; 19 November 2007, 21:49.

                              Comentário


                                taveirada, sinceramente gostei muito da tua explicacao, parece que este asunto é realmente muito dubio.

                                avant, eu tenho um a4 sport com algumas alteracoes, performance e chassis, o que posso dizer é que gosto muito do seu comportamento. no entanto tenho curiosidade em experimentar o bmw e90 porque tal como tu, dizem que esta muito seguro face aos anteriores.
                                tambem gostei do teu post

                                Comentário


                                  Estamos aqui para opinar... nao para verdades absolutas... e neste assunto é muito dificil.

                                  Como disse... depende da ocasiao. Numas o FWD é mais seguro... noutras o RWD... mas depois ha o joker chamado condutor que pode deitar tudo a perder ou a ganhar!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                    Estamos aqui para opinar... nao para verdades absolutas... e neste assunto é muito dificil.

                                    Como disse... depende da ocasiao. Numas o FWD é mais seguro... noutras o RWD... mas depois ha o joker chamado condutor que pode deitar tudo a perder ou a ganhar!

                                    Boa "opinação" mesmo. O factor "unhas" é de longe o mais importante quando se comparam carros deste segmento, 120d 177cv, audi A3 170cv, 123d 204cv.. já para não falar de M3 e RS4..Para os levar ao limite e sentir a diferença entre RWD ou FWD é necessário ter experiência.

                                    Continua a opinar Taveirada!

                                    Quanto ao tópico..

                                    Ambos são excelente automóveis, mas a minha escolha era no 123d coupe...
                                    -Modelo mais recente;
                                    -Estética mais apelativa (atenção, isto é um comentário altamente subjectivo);
                                    -Preço inferior, que pode ser preenchido com extras até chegar ao preço de um 320d coupé;

                                    Mas como em tudo na vida, o melhor é mesmo experimentar, saborear e decidir pelo que melhor sensação transmitiu.

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      Para mim é bastante fácil (sim sou daqueles que acha o Serie1 igual a bota botilde e o Serie1 Coupe muito semelhante ao carro do Noddy).

                                      Comentário


                                        Confesso-me um convertido na estética do 1 coupé, sem qualquer dúvida.

                                        Mas o 3 coupé é um carro com outro estatuto e que é melhor vestido para mais classe menos juventude do que do 1 coupé...

                                        A diferença de preços que teria como base na minha escolha, ainda seria grande pois não optaria pelo 123d, mas sim por um x20d.

                                        Comentário


                                          Eu iria para o 1.23d com os mesmos extras e a diferença de preço usava-a para instalar uns acessórios BMW Performance que vão foram apresentados com o Tii.

                                          Agora tu é que tens de ponderar com quantas pessoas costumas andar, se esse é o teu carro para viagens grandes, se menos 26 cavalos e mais uns kilos de peso chegam, etc.

                                          Não escolhas um carro pela opinião dos outros. Tu é que tens mesmo de decidir.

                                          Dando um toque no Off-Topic:
                                          Acho que um RWD ou FWD se guiados a velocidades adequadas ao trajecto são idênticos, sendo que as diferenças sentidas terão forçosamente a ver com o chassi, suspensões e pneus e não com o eixo motriz.

                                          Se estivermos numa situação limite prefiro um RWD. Os maiores sustos que já apanhei envolveram sempre FWD + inércia. Prefiro 1000x segurar uma traseira de acelerador e volante que rezar ao meu anjo da guarda para que a frente agarre antes que vá contra alguma coisa. Realmente levantar o pé ajuda em situações softs, mas pouco adianta se a coisa estiver mesmo preta.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X