Tbem ha um do Bravo, 145, megane e golf. ganha o megane por ser tbem o melhor na soma das partes, mesmo so sendo o melhor a pcos items. O 145 foi a desgraça e o bravo era acusado de ser pco desportivo. No entanto o golf em fim de carreira, so n fica em ultimo pq o da casa de arese tava gordinho.
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Recorte Revista: Civic VTI Bravo HGT Pug 306 GTI Mégane coupé...
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Vou meter a colherada trazendo dois factos à baila:
1º, o Civic 5p (o do teste) tem um chassis diferente do Civic 3p e 4p. O 5p tinha o chassis do Honda Domani - cujas origens vinham já do Honda Concerto - e cujos genes se podem encontrar em carros como os Rover 200/400 e 25/45.
2º, o Prelude era um modelo com tracção às rodas da frente e que, nas versões 2.2VTI, tinha o famoso 4WS, sistema que fazia virar também as rodas traseiras e ajudava quer nas manobras, quer na condução. Era conhecido como um carro com um comportamento bastante eficaz, ao contrário do que alguns disseram.
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostVou meter a colherada trazendo dois factos à baila:
1º, o Civic 5p (o do teste) tem um chassis diferente do Civic 3p e 4p. O 5p tinha o chassis do Honda Domani - cujas origens vinham já do Honda Concerto - e cujos genes se podem encontrar em carros como os Rover 200/400 e 25/45.
2º, o Prelude era um modelo com tracção às rodas da frente e que, nas versões 2.2VTI, tinha o famoso 4WS, sistema que fazia virar também as rodas traseiras e ajudava quer nas manobras, quer na condução. Era conhecido como um carro com um comportamento bastante eficaz, ao contrário do que alguns disseram.
quanto ao prelude 2.2 4WS era o unico prelude digno de um bom comportamento em curva...alem de ser um coupe comprido os fwd nao tinham nem de longe nem de perto o mesmo comportamento...
se alguem tiver testes do civic 3p vti contra outros que post por favor...
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Fugindo um pouco ao verdadeiro assunto do tópico, tive até há bem pouco tempo um vti.
Os vti eram/são familiares rápidos, nunca desportivos.
Os desportivos são os type-R....
Quem pensa o contrário, é livre de o fazer, e eu até compreendo, porque o que não falta são vti´s com muitas alterações...
Quanto ao tópico em si, é mais um artigo de revista...vale o que vale eheh, não me choca.
Cump.
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Apesar de trazer autoblocante de origem o 1.8 5p não me parece que seja um desportivo.....é antes um familiar bastante rápido, bem equipado e que na altura tinha uma excelente relação prestações/equipamento/preço...se incluirmos a carrinha ainda acrescentava a versatilidade!!!
Neste aspecto o 306 deverá ser mesmo o melhor....
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostMas um 306 n é do mesmo segmento do civic?
O civic vti 1.8 de 5p n é desportivo? ENtão é o quÊ?
A cegueira de algumas pessoas impressiona-me!
Ao autor do tópico, o comparativo a q me referia n é este. É um q insere o civic vti 3p, zx 16v e Golf Gti todos de 93. Curioso q salvoerro o germanico ganha pela soma das partes n sendo o melhor a qse nada.
Eu sei que na altura se falou do zx e golf, mas este foi um dos comparativos q encontrei, as minhas revistas afinal só começam em 1996. Como tinha o civic e o 306 resolvi colocar (eu sei q não é o civic 3p, mas como a conversa começou no tópico do xsara VS civic 1.5 5p resolvi colocar mesmo assim), apenas para mostrar o tal "comportamento brando" do civic qd comparado com o 306.
Este tópico não tinha objectivo específico, para além de mostrar algumas diferenças de comportamento em carros de 1998/2000.
Como tal, discussões acerca do comportamento de Type-R's até são um pc descabidas, pois se na altura houvesse certamente estariam incluídas neste comparativo.
Pra mim, a surpresa aqui foi o Nissan, mas isso mostra o q as barras anti-aproximação fazem a um carro!
Encontrei vários comparativos com o civic 1.4, mas como não eram com Xsara nem 306 não os coloquei.
Em todos o civic é referenciado pelo bom motor vs consumo, e tb pela suspensão branda, q origina um comportamento honesto.
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Originalmente Colocado por ice Ver Post
Quanto ao tópico em si, é mais um artigo de revista...vale o que vale eheh, não me choca.
Cump.
Tudo bem, é mais um artigo...
Mas aqui nem está o artigo, só está a "opinião do piloto" em pista...
Não vou defendê-lo a ele nem à revista, mas é o q é.
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Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Postacho que o que foi dito era que comparados com os 1600 da Alfa Romeo, os actuais e os da época tinham mais desportividade associada, ninguém os apelidou de desportivos!
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Eu sempre disse que os desportivos da honda tem R no nome...
Quando comprei o vti, sabia que ía comprar um familiar espaçoso (4p), confortável, e com um bom motor.
O meu ex-vti, tinha mais espaço para pernas atrás que um toledo 4p e que o meu actual rover 600....que é 1 segmento acima ; )
Acho que demonstra bem a vertente familiar....
E como já alguém disse, quando saíram, os vti´s eram carros comprados por pessoas com alguma idade, até que os 1ºs vinham com tampões...
Agora é que estão associados a pessoal novo com muito sangue a ferver....
Esta sempre foi a minha opinião!
Cump.
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Sabemos os 2, que não foi isso que foi dito... mas esta é outra discussão. Não vale a pena alongar muito o OT, so queria chamar a atençao para a falta de coerencia...
Sabem como é que o Carlos Bica classificava o CRX?!
Como verdadeiro desportivo, que envergonhava supostos desportivos bem mais caros e famosos...
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Carlos Bica divertia-se quando os jornalistas começavam a apontar defeitos ao CRX («nervoso, traseira saltitante, etc, etc...), corrigindo-os de seguida: «com fibra, ágil, etc, etc...».
E Carlos Bica salientava o grande mistério de tal divergência: é que quando o carro permitia um nível de condução chamado pilotagem, a generalidade das pessoas assustava-se e na vez de verem que o limite era delas, preferiam transferi-lo para o carro!...
Depois Carlos Bica rematava que um deportivo sério não se podia permitir transmitir a mesma tranquilidade de sensações a rodar devagar ou depressa...
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostQuem os leu (tipo no topico, "Quais os mais desportivos, AR ou honda") e quem os lê...
Então agora os VTI's ja não são "desportivos"...
Tenho essa revista, tambem.
Eu sou da opinião que o handling não é algo tão objectivo quanto o que alguns julgam.
se pegar-mos nos expoentes maximos de cada marca em termos de desportivo, entao a comparaçao tem de ser feita com os type-r...
uma coisa é ser 100% desportivo ( 306 gti, type-r...golf GTi...ouse ja todos expoentes max. da marca)
o 320i tb tem potencia identica com o VTI 5p...é por isso um desportivo nato ?? ou até tem um bom comportamento, sendo ele um familiar médio ??
se falar-mos do VTI 3p ja pode-mos falar de um carro mais desportivo sem duvida, alem do chassis diferente do vti 5p o comportamento é em tudo diferente, é logico que seja comparado com gti´s e afins mas essa comparaçao é feita sobretudo pela potencia que tem...e nao pelas afinaçoes de suspensao diferentes das versoes menos potentes...ao contrario do GTI tanto o golf como o 306 que sao em tudo diferentes da versoes normais...
para que conste o VTI em relaçao por exemplo ao seu irmao 1.5 ou mesmo 1.4 tem apenas Barra AA frontal e molas mais grossas...alem de discos no eixo traseiro...de resto é igual...será que é isto que o torna num despostivo a 100% tal como os GTI´S ???
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Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Postmas nem tudo o que é vti é desportivo...comparando o 3p com o 5p diz-me tu qual é mais desportivo ??? alem do 5p ser mais potente...
se pegar-mos nos expoentes maximos de cada marca em termos de desportivo, entao a comparaçao tem de ser feita com os type-r...
uma coisa é ser 100% desportivo ( 306 gti, type-r...golf GTi...ouse ja todos expoentes max. da marca)
o 320i tb tem potencia identica com o VTI 5p...é por isso um desportivo nato ?? ou até tem um bom comportamento, sendo ele um familiar médio ??
se falar-mos do VTI 3p ja pode-mos falar de um carro mais desportivo sem duvida, alem do chassis diferente do vti 5p o comportamento é em tudo diferente, é logico que seja comparado com gti´s e afins mas essa comparaçao é feita sobretudo pela potencia que tem...e nao pelas afinaçoes de suspensao diferentes das versoes menos potentes...ao contrario do GTI tanto o golf como o 306 que sao em tudo diferentes da versoes normais...
para que conste o VTI em relaçao por exemplo ao seu irmao 1.5 ou mesmo 1.4 tem apenas Barra AA frontal e molas mais grossas...alem de discos no eixo traseiro...de resto é igual...será que é isto que o torna num despostivo a 100% tal como os GTI´S ???
Não sei até que ponto os outros desportivos do teste tem mudanças muito mais profundas que estas mas se estás a dizer isso deves saber...Editado pela última vez por Bernie; 19 November 2007, 11:27.
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Originalmente Colocado por Bernie Ver PostRealmente na maior parte dos comparativos não percebo o que os VTI´s andavam lá a fazer...
Não sei até que ponto os outros desportivos do teste tem mudanças muito mais profundas que estas mas se estás a dizer isso deves saber...
os comparativos tal como eu e outro ja disseram sao feitos muitas vezes tendo como base as potencias...e nao o caracter desportivo...
acredstia que o VTI em relaçao ao restantes civic´s o que tem de desportivo será memso o motor...
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Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Postpegando no teu post e respondendo a quem acha o civic 5p um desportivo...basta olhar para Domani para perceber o quanto desportivo ele é...ou basta ter um motor potente, saias laterais, aileron e dizer VTI para ser desportivo ????
quanto ao prelude 2.2 4WS era o unico prelude digno de um bom comportamento em curva...alem de ser um coupe comprido os fwd nao tinham nem de longe nem de perto o mesmo comportamento...
se alguem tiver testes do civic 3p vti contra outros que post por favor...
FWD eram todos os Prelude, mas só os 2.2 tinham o 4WS.
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Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Postmas nem tudo o que é vti é desportivo...comparando o 3p com o 5p diz-me tu qual é mais desportivo ??? alem do 5p ser mais potente...
se pegar-mos nos expoentes maximos de cada marca em termos de desportivo, entao a comparaçao tem de ser feita com os type-r...
uma coisa é ser 100% desportivo ( 306 gti, type-r...golf GTi...ouse ja todos expoentes max. da marca)
o 320i tb tem potencia identica com o VTI 5p...é por isso um desportivo nato ?? ou até tem um bom comportamento, sendo ele um familiar médio ??
se falar-mos do VTI 3p ja pode-mos falar de um carro mais desportivo sem duvida, alem do chassis diferente do vti 5p o comportamento é em tudo diferente, é logico que seja comparado com gti´s e afins mas essa comparaçao é feita sobretudo pela potencia que tem...e nao pelas afinaçoes de suspensao diferentes das versoes menos potentes...ao contrario do GTI tanto o golf como o 306 que sao em tudo diferentes da versoes normais...
para que conste o VTI em relaçao por exemplo ao seu irmao 1.5 ou mesmo 1.4 tem apenas Barra AA frontal e molas mais grossas...alem de discos no eixo traseiro...de resto é igual...será que é isto que o torna num despostivo a 100% tal como os GTI´S ???
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Originalmente Colocado por Bernie Ver PostRealmente na maior parte dos comparativos não percebo o que os VTI´s andavam lá a fazer...
Não sei até que ponto os outros desportivos do teste tem mudanças muito mais profundas que estas mas se estás a dizer isso deves saber...
O resto não sei, mas acho q tb se limitam apenas a alterações nas molas e amortecedores...
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Originalmente Colocado por Drifting Ver PostEu penso q o 306 Gti Já tinha algumas soluções na suspensão e direcção provenientes dos 306 MAXI de competição...
O resto não sei, mas acho q tb se limitam apenas a alterações nas molas e amortecedores...
O Megane nem sequer designação desportiva tinha era apenas Megane 2.0
Tinha suspensões diferentes, motor 2.0, jantes diferentes e penso que pouco mais.
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Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Postpara que conste o VTI em relaçao por exemplo ao seu irmao 1.5 ou mesmo 1.4 tem apenas Barra AA frontal e molas mais grossas...alem de discos no eixo traseiro...de resto é igual...será que é isto que o torna num despostivo a 100% tal como os GTI´S ???
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostTu de certa forma contradizes-te. Afirmas que o 3p é mais desportivo, mas o 5p aplica conceitos até mais evoluídos como o LSD, além de ter todas as afinações que enunciaste.
eu nao afirmei que era desportivo...estecticamente o VTI 3P em nada difere dos restantes...ja o mesmo nao acontece com o VTI 5p...
quando referi que o 3p era mais despotivo referia-me tanto a nivel de chassis como pelo facto de ser 3p (hatchback) que lhe dá conotaçao de desportivo...o chassi do VTI 3p é igual ao 1.5 vtec ou 1.4 por exemplo...so tem Barra AA e molas mais grossas...o VTI 5p é diferente...tem LCD Barra AA mas mantem o chassis base do domani, virado nao para o desportivismo, apesar dessas soluçoes...LDC e Barra AA...
mas tal como tu disseste o LCD a par das afinaçoes no VTI 5p torna-o diferente dos restantes 5P...
esteticamente o VTI 5p é de todos o mais desportivo...por acaso gostaria de ver um confronto 1.6 vs 1.8...
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Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Postcontradigo.me onde ???
eu nao afirmei que era desportivo...estecticamente o VTI 3P em nada difere dos restantes...ja o mesmo nao acontece com o VTI 5p...
quando referi que o 3p era mais despotivo referia-me tanto a nivel de chassis como pelo facto de ser 3p (hatchback) que lhe dá conotaçao de desportivo...o chassi do VTI 3p é igual ao 1.5 vtec ou 1.4 por exemplo...so tem Barra AA e molas mais grossas...o VTI 5p é diferente...tem LCD Barra AA mas mantem o chassis base do domani, virado nao para o desportivismo, apesar dessas soluçoes...LDC e Barra AA...
mas tal como tu disseste o LCD a par das afinaçoes no VTI 5p torna-o diferente dos restantes 5P...
esteticamente o VTI 5p é de todos o mais desportivo...por acaso gostaria de ver um confronto 1.6 vs 1.8...
O 5p tem origens humildes, mas o 3p e o 4p também, assim como o 306GTI e outros! Não é por aí que se distinguem. Apesar de nas versões VTI ganharem ambos barra AA, barra estabilizadora mais grossa na frente, barra estabilizadora traseira (o teu e o meu não a têm, por exemplo) e diferente afinação de molas/amortecedor, o setup continua meio balofo. Mesmo assim o 5p tem a vantagem do LSD, mas só se retira partido dele com um setup decente (ou seja, depois de alterar o carro).
Por isso é que digo que um carro não se vê nos dados de fábrica, é depois de conduzir e ver como combina cada ingrediente que podemos fazer uma boa avaliação do mesmo. E os 306GTI, sem dúvida, tinham uma excelente combinação. Já os Civic... comparados ao GTI ficavam para trás.
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostQuando dizia que te contradizes pensava que estávamos a falar da mecânica, mas já percebi que estavas a falar da estética. Raio de mania esta que eu tenho de avaliar os carros pela mecânica e não pela estética, caso contrário não teria comprado um Civic. Mas adiante, já percebi que estamos em comprimento de onda diferente.
O 5p tem origens humildes, mas o 3p e o 4p também, assim como o 306GTI e outros! Não é por aí que se distinguem. Apesar de nas versões VTI ganharem ambos barra AA, barra estabilizadora mais grossa na frente, barra estabilizadora traseira (o teu e o meu não a têm, por exemplo) e diferente afinação de molas/amortecedor, o setup continua meio balofo. Mesmo assim o 5p tem a vantagem do LSD, mas só se retira partido dele com um setup decente (ou seja, depois de alterar o carro).
Por isso é que digo que um carro não se vê nos dados de fábrica, é depois de conduzir e ver como combina cada ingrediente que podemos fazer uma boa avaliação do mesmo. E os 306GTI, sem dúvida, tinham uma excelente combinação. Já os Civic... comparados ao GTI ficavam para trás.
até porque nao falei na mecanica...
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostA carroçaria diferente? Mudava o capot, só.
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Originalmente Colocado por carlosvaz75 Ver PostBem... Sou vendedor de automóveis desde 1990 e posso-te dizer que já vi o suficiente para te dizer que em alguns casos o cliente pode até ser o mesmo!
Por ventura um cliente da mesma faixa sócioeconómica mas separado pelo facto de já ter filhos, por exemplo!
Ou separado pelo facto da mulher o chatear demasiado pela compra de um carro mais radical que ele se vê obrigado a disfarçar com a compra de 4 ou 5 portas! (é muito mais comum do que imaginas)
No mesmo segmento a VW, por exemplo tinha o GTI com 3 ou 5 portas... do ponto de vista da condução eram igualzinhos!
O Integra, quanto a mim pertencia a outro campeonato... tanto quanto sei (posso estar enganado) só vieram 5000 exemplares para a Europa o que lhe dá desde logo o estatuto (como se ele necessitasse!) de "special one"!
Não sei se sequer o poderemos tratar como um carro inteiramente de série!
Nenhum dos exemplares aqui falados eram carros de pista! (o unico seria efectivamente o Integra se estivesse no ensaio)
No caso do vencedor do comparativo, o Bravo esse era frequentemente um dos defeitos que lhe era apontado, ser pouco desportivo e ter uma afinação de suspensão demasiado confortável... eram carros do segmento C apimentados!
E sim... por caracteristicas de chassis, o 306 talvêz fosse o mais radical de todos!
Boas curvas
Carlos Vaz
De um comparativo entre o Zx 167cv/306 GTi/Megane 16v
Estabilidad: Dirección muy directa, reglajes de la amortiguación duros y un tren trasero con efecto direccional de vivas reacciones otorgan al Citroën ZX 16V el comportamiento más deportivo de esta comparativa. Estas características le permiten ser el más ágil y rápido en carreteras con muchas curvas, en detrimento del confort de marcha. Tanto el Peugeot como el Renault tienen unas reacciones más progresivas, posiblemente más adaptadas a una utilización no deportiva. En definitiva, ambos coches resultan más agradables de llevar en el día a día.
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