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Maior estudo britânico sobre fiabilidade veiculos atribui victória Honda e Ford

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    #91
    Originalmente Colocado por Kenshi Ver Post
    Cá por casa já existiram 5 VW´S nenhum deles deu problemas. São carros de qualidade superior a qualquer Renault, ford, opel, fiat, etc...

    Na minha casa há mais de 20 anos que se compra Ford's. Problemas com comerciais foi tudo devido a erro humanto (quando se mete empregados a conduzir estes carros nao ha milagres). Nos ligeiros de passageiros, nao há nada a registar a nivel de fiabilidade. Já houve casos em que houve descuido na montagem dos materiais nada como uma reclamaçao na oficina nao resolve-se.
    Com isto quero dizer que "cá" em tanto tempo nao há razao de queixa da Ford, se é melhor que VW? Nao sei, nunca tive um nao falo. Tu já tiveste carros dessas marcas todas para poderes afirmar categoricamente que a VW é assim tao superior?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
      Bem se tiverem um bocado de paciência para ler, vou dar a minha ideia, da razão pela qual uns são mais fiáveis que outros.

      Toda a gente sabe que a aviação comercial transporta passageiros de tal maneira, que é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo.
      Devia ser uma surpresa, visto que quando alguma coisa grave falha morre toda a gente.
      Só que os contrutores e as operadoras aereas, sabiam perfeitamente que tinham que arranjar maneira de eles não cairem, senão o negócio ia por água abaixo.

      Qual a solução?

      Lean Sigma.

      Não é uma acreditação de qualidade que chega lá uma SGS e diz que tem qualidade, e depois volta tudo á bagunça habitual.

      É uma coisa a sério, é uma maneira de trabalhar, de conceber processos e de controlar os resultados através de estatistica avançada.

      Para terem uma ideia, no Lean Sigma, existe uma escala de "eficácia", de 1 a 6, sendo 1 um processo pouco eficaz e que produz muitos defeitos ( defeito pode ser uma asa quebrar) e 6 é um estado tal de qualidade que no mínimo, 99.96601% dos processos são produzidos sem defeitos, ou 3.4 defeitos em 1 milhão de oportunidades (de falhar).

      Ora na industria aeronautica, todos os processos, desde a concepção á manutenção nos nossos aeroportos, são controlados por principios, actividades, e ferramentas de Lean Sigma.

      E quem são os pais da qualidade e do Lean Sigma? Os Japoneses são grandes pais, os europeus e americanos também. Mas quem é que os usa á mais tempo? Os Japoneses. Os Japoneses rapidamente perceberam que era uma mais valia um carro que não avariasse e falhasse menos vezes. E por isso aplicaram processos industriais e de gestão que lhe permitem não só terem os produtos mais fiáveis, como viram a utilidade do Lean Sigma noutras áreas do negócio, e rapidamente cresceram no panorama internacional.

      Não são só os Japoneses, os europeus e americanos mais tarde começaram a adoptar o Lean Sigma.
      E rapidamente se espalhou ao sector dos serviços também, onde a GE foi a pioneira.

      E assim continuam eles, enquanto uma peça não tiver um nível 6 na escala do Sigma, não a usam em automoveis de série (isto já sou eu a calcular).

      Já viram testes de fiabilidade ao sistema hibrido da Toyota? Aquilo não falha. A Renault nem um sensor de chuva é capaz de testar e afinar.

      Só para terem uma ideia das empresas na area dos serviços que já usam o Lean Sigma para obterem satisfação dos clientes:
      GE
      Citi
      American Express
      JPMorganChase
      Bank of America
      Lloyds TSB
      AXA
      Credit Suisse
      UBS
      BNP Paribas
      G.M.A.C.
      Todas as empresas aplicam essas técnicas.. pensar que só os Japoneses é que descobriram o Six Sigma é um bocado irrealista. Numa altura em que a informação está cada vez mais acessivel a todos achas mesmo que é uma "silver bullet" dessas que distingue as empresas?

      Só para refutar essa ideia, totalmente errada, que tentaste passar, está aqui um endereço de duas paginas com referências tanto a esses processos de qualidade como à Renault.

      http://www.iqpc.com/uk/sixsigmasummit

      http://www.renault-institute.com/www/uk/index.php?option=com_content&task=view&id=357&Item id=81

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por foo Ver Post
        Todas as empresas aplicam essas técnicas.. pensar que só os Japoneses é que descobriram o Six Sigma é um bocado irrealista. Numa altura em que a informação está cada vez mais acessivel a todos achas mesmo que é uma "silver bullet" dessas que distingue as empresas?

        Só para refutar essa ideia, totalmente errada, que tentaste passar, está aqui um endereço de duas paginas com referências tanto a esses processos de qualidade como à Renault.

        http://www.iqpc.com/uk/sixsigmasummit

        http://www.renault-institute.com/www/uk/index.php?option=com_content&task=view&id=357&Item id=81

        nao querendo estar aqui a difamar esta ou aquela marca...trabalho numa empresa que presta serviços outsourcing para a Renault e no caso concreto, sou um dos responsaveis pela "campanha" da Renault na minha empresa...nem queiram saber o nº de processos de carros com 2 dias, 3 dias e até um 1 dia depois de sairem da porta do stand que voltam para o mesmo sitio de onde sairam...há fiabilidade na renault sim...mas há muiiitttaaa coisa a correr mal, infelizmente para mim que sou massacrado com montes de trabalho todos os dias...


        no entanto é imaturo dizer que uma empresa como a Renault nao utilize um metodo de estudo para a qualidade do seu produto...e novamente infelizmente está com maus resultados...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por foo Ver Post
          Todas as empresas aplicam essas técnicas.. pensar que só os Japoneses é que descobriram o Six Sigma é um bocado irrealista. Numa altura em que a informação está cada vez mais acessivel a todos achas mesmo que é uma "silver bullet" dessas que distingue as empresas?

          Só para refutar essa ideia, totalmente errada, que tentaste passar, está aqui um endereço de duas paginas com referências tanto a esses processos de qualidade como à Renault.

          http://www.iqpc.com/uk/sixsigmasummit

          http://www.renault-institute.com/www/uk/index.php?option=com_content&task=view&id=357&Item id=81
          Bem para já não vi ai nenhuma informação onde diga que a Renault utilize o Lean Sigma de forma consistente nem á quanto tempo. Se o utiliza, utiliza-o com muitos poucos resultados práticos, visto que o produto final apresenta demasiados defeitos.

          Todas as empresas aplicam essas técnicas? Todas da mesma maneira? Sabes quais são os custos de formação só para se ter o primeiro nível, green Belt? Sabes o que é necessário para chegar a ser um Master Black Belt? Sabes qual o trabalho e recursos necessário para evangelizar os colaboradores, uma organização para que um serviço/produto de excelencia e qualidade chegue ao consumidor final?

          Acho que definitivamente sabes muito pouco sobre o Lean Sigma.

          E enganas-te... é mesmo isto que distingue as empresas com qualidade e as com pouca qualidade.
          A industria aeronautica é o exemplo mais fácil de entender.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
            Bem para já não vi ai nenhuma informação onde diga que a Renault utilize o Lean Sigma de forma consistente nem á quanto tempo. Se o utiliza, utiliza-o com muitos poucos resultados práticos, visto que o produto final apresenta demasiados defeitos.

            Todas as empresas aplicam essas técnicas? Todas da mesma maneira? Sabes quais são os custos de formação só para se ter o primeiro nível, green Belt? Sabes o que é necessário para chegar a ser um Master Black Belt? Sabes qual o trabalho e recursos necessário para evangelizar os colaboradores, uma organização para que um serviço/produto de excelencia e qualidade chegue ao consumidor final?

            Acho que definitivamente sabes muito pouco sobre o Lean Sigma.

            E enganas-te... é mesmo isto que distingue as empresas com qualidade e as com pouca qualidade.
            A industria aeronautica é o exemplo mais fácil de entender.

            Achas que uma empresa como a Renault não tem dinheiro para contratar gurus de Six Sigma?

            Achas que os gajos que trabalham na Toyota assinam um contrato para a vida e se matam se alguma vez ficarem sem trabalho?

            É ingénuo pensar que a Renault não tem acesso ao mesmo conhecimento, mão de obra e know-how que os Japoneses.

            Aposto que se pesquisares bem na net até encontras alguns gajos de topo da Toyota a trabalhar com marcas francesas.

            Mas isso sou só eu, que não percebo nada disso.

            http://en.wikipedia.org/wiki/List_of...igma_companies

            Uma pequena lista de empresas certificadas.. e como podes ver, não são todas Japonesas.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por foo Ver Post
              Achas que uma empresa como a Renault não tem dinheiro para contratar gurus de Six Sigma?

              Achas que os gajos que trabalham na Toyota assinam um contrato para a vida e se matam se alguma vez ficarem sem trabalho?

              É ingénuo pensar que a Renault não tem acesso ao mesmo conhecimento, mão de obra e know-how que os Japoneses.

              Aposto que se pesquisares bem na net até encontras alguns gajos de topo da Toyota a trabalhar com marcas francesas.

              Mas isso sou só eu, que não percebo nada disso.

              http://en.wikipedia.org/wiki/List_of...igma_companies

              Uma pequena lista de empresas certificadas.. e como podes ver, não são todas Japonesas.
              Eu não disse que a Renault não têm acesso, e que não utiliza o Lean Sigma. Só disse que se o utiliza, não o utiliza como deve ser (ou utiliza á pouco tempo).

              O Lean Sigma não é uma acreditação de qualidade como o ISO que se vê ai nas bandeiras das empresas. O Lean Sigma não é uma empresa externa paga para ir dizer se as condições de produção de um determinado produto estão de acordo com as normas ISO em determinado espaço de tempo.

              O Lean Sigma é uma maneira de trabalhar, uma cultura empresarial se quiseres, e não é uma coisa que chegas lá, pagas e ficas com ela.
              É uma coisa que demora muitos anos a implementar, e tem que ser implementada com persistência durante "gerações" nos mais altos cargos de direcção empresarial. Não é só a formação que tens que dar aos colaboradores a um nível de responsabildiade mais baixo, tens inumeras ferramentes e maneiras a nível de direcção que dão resultados espectaculares que demoram anos a implementar, isto porque tudo começa com uma visão de negócio onde são determinados as linhas mestras do negócio no Line of Sight.

              É uma coisa muito á frente.... pensem como é que organizações a nível multinacional são maquinas de fazer biliões e biliões de dolares todos os anos sem falhar. Não é por acaso, nem porque são bons no jogo de cintura.

              Resumindo, os problemas que a Renault tem são facilmente julgados pela inexistência de um cultura de qualidade na organização. Basta ver que os ciclos de renovação dos modelos têm como resultado um decrescimo nas vendas bastante consideravel, é outro exemplo de como não está gerida segundo ferramentas e principios Lean Sigma eficazes e estáveis.
              Editado pela última vez por Talha; 04 December 2007, 16:44.

              Comentário


                #97
                Parte dos resultados obtidos pelas marcas nipónicas advêm tb de outra coisa k muita gente se esquece mas k é uma realidade no Oriente: Cultura de trabalho.

                Eles têm uma mentalidade completamente diferente a este nível dos europeus. Se for preciso estão 12 horas seguidas p/pôr uma coisa em condições até ficar perfeita sem dizerem um "Ai"!

                É assim k eles foram educados, é assim a sua tradição. Eles poucas ou nenhumas férias têm, feriados raros, fins-de-semana chega só 1 dia e já é muito, etc. etc. Se concordamos c/isto? A maioria de nós obviamente k não, mas nós não temos k concordar ou deixar de concordar. É o "modus operandi" deles, é a sua cultura e filosofia.

                Isto não quer dizer k os fabricantes europeus são descuidados, longe disso, pois já se sabe, especialmente nestas duas últimas décadas, k a qualidade e o seu controlo evoluíram mt na indústria automóvel europeia.
                Ainda assim, fica aquém, em termos de produtividade e rigor na aplicação de cada 1 dos trabalhadores das empresas japonesas ao seu trabalho concreto.

                Realmente tenho pena de não me lembrar de 1 documentário k vi há uns meses de uma fábrica da Honda na China, em k engenheiros japoneses ensinavam até à exaustão o modo de polir uma peça de motor. Quem visse à 1ª parecia k era fácil e bastariam 5 minutos p/aquilo estar feito. No entanto, não era suficiente. Tinha k estar perfeito. E os engenheiros japoneses estavam a transmitir todo o procedimento do processo e a técnica necessária p/a peça não ficar muito boa, mas ficar perfeita.

                Após ver este documentário, o porquê da grande fiabilidade dos carros japoneses fez 1 "click" na minha cabeça. No pequeno pormenor está a grande diferença, k depois se nota em dezenas de milhares de unidades e nas respectivas estatísticas, estudos e realidade c/k nos deparamos no dia-a-dia nas nossas estradas.

                Começou tudo a fazer sentido e compreendi de vez k nesta questão não há volta a dar, pelo menos durante umas décadas, pois envolve mentalidade e cultura de trabalho k aqui na Europa ainda não existe, por muitos processos de qualidade k (e bem) existam.

                Estes métodos de trabalho, conjugados c/uma grande qualidade das matérias-primas empregues nas peças de cada 1 dos componentes dos seus carros têm feito claramente a diferença nesta questão da fiabilidade a favor dos construtores nipónicos.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por foo Ver Post
                  É ingénuo pensar que a Renault não tem acesso ao mesmo conhecimento, mão de obra e know-how que os Japoneses.
                  se utilizam os mesmo parametros porque nao tem os indices de fiabilidade dos japoneses ???

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                    Parte dos resultados obtidos pelas marcas nipónicas advêm tb de outra coisa k muita gente se esquece mas k é uma realidade no Oriente: Cultura de trabalho.

                    Eles têm uma mentalidade completamente diferente a este nível dos europeus. Se for preciso estão 12 horas seguidas p/pôr uma coisa em condições até ficar perfeita sem dizerem um "Ai"!

                    É assim k eles foram educados, é assim a sua tradição. Eles poucas ou nenhumas férias têm, feriados raros, fins-de-semana chega só 1 dia e já é muito, etc. etc. Se concordamos c/isto? A maioria de nós obviamente k não, mas nós não temos k concordar ou deixar de concordar. É o "modus operandi" deles, é a sua cultura e filosofia.

                    Isto não quer dizer k os fabricantes europeus são descuidados, longe disso, pois já se sabe, especialmente nestas duas últimas décadas, k a qualidade e o seu controlo evoluíram mt na indústria automóvel europeia.
                    Ainda assim, fica aquém, em termos de produtividade e rigor na aplicação de cada 1 dos trabalhadores das empresas japonesas ao seu trabalho concreto.

                    Realmente tenho pena de não me lembrar de 1 documentário k vi há uns meses de uma fábrica da Honda na China, em k engenheiros japoneses ensinavam até à exaustão o modo de polir uma peça de motor. Quem visse à 1ª parecia k era fácil e bastariam 5 minutos p/aquilo estar feito. No entanto, não era suficiente. Tinha k estar perfeito. E os engenheiros japoneses estavam a transmitir todo o procedimento do processo e a técnica necessária p/a peça não ficar muito boa, mas ficar perfeita.

                    Após ver este documentário, o porquê da grande fiabilidade dos carros japoneses fez 1 "click" na minha cabeça. No pequeno pormenor está a grande diferença, k depois se nota em dezenas de milhares de unidades e nas respectivas estatísticas, estudos e realidade c/k nos deparamos no dia-a-dia nas nossas estradas.

                    Começou tudo a fazer sentido e compreendi de vez k nesta questão não há volta a dar, pelo menos durante umas décadas, pois envolve mentalidade e cultura de trabalho k aqui na Europa ainda não existe, por muitos processos de qualidade k (e bem) existam.

                    Estes métodos de trabalho, conjugados c/uma grande qualidade das matérias-primas empregues nas peças de cada 1 dos componentes dos seus carros têm feito claramente a diferença nesta questão da fiabilidade a favor dos construtores nipónicos.
                    Se fores a um stand da Honda e vires lá no Honda Civic uma placazita "made in uk" não fiques muito chocado. Porque a verdade é que as marcas Japonesas não vivem só de mão de obra Japonesa, como é obvio.

                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                    se utilizam os mesmo parametros porque nao tem os indices de fiabilidade dos japoneses ???
                    Se soubesse ia a correr para a sede da Renault pedir emprego..
                    Sinceramente não sei.. uma explicação pode ser o simples, porque não querem.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Kenshi Ver Post
                      Cá por casa já existiram 5 VW´S nenhum deles deu problemas. São carros de qualidade superior a qualquer Renault, ford, opel, fiat, etc...

                      São opiniões. A VW, desde há um par de anos, tem vindo a descer e bem a fasquia da qualidade. Tendo em conta a relação preço - qualidade, não duvido que a Ford, a Opel ou mesmo até a Peugeot estão bastante próximos da VW, senão melhor em alguns segmentos, como seja o Mondeo em relação ao Passat, o Astra em relação ao Golf e o 207 em relação ao Polo.

                      VW é apenas imagem do que já foi uma grande marca.

                      Um dos exemplos mais flagrantes foi o de um amigo que foi a AUDI ver o A3 que pensava adquirir e deparou-se com um modelo que custa 30.000 euros, e vem com o volante de plástico com rebarbas...isto é Audi/Vw??

                      Eu diria que isto é Tata ou Kia...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                        Eu não disse que a Renault não têm acesso, e que não utiliza o Lean Sigma. Só disse que se o utiliza, não o utiliza como deve ser (ou utiliza á pouco tempo).

                        O Lean Sigma não é uma acreditação de qualidade como o ISO que se vê ai nas bandeiras das empresas. O Lean Sigma não é uma empresa externa paga para ir dizer se as condições de produção de um determinado produto estão de acordo com as normas ISO em determinado espaço de tempo.

                        O Lean Sigma é uma maneira de trabalhar, uma cultura empresarial se quiseres, e não é uma coisa que chegas lá, pagas e ficas com ela.
                        É uma coisa que demora muitos anos a implementar, e tem que ser implementada com persistência durante "gerações" nos mais altos cargos de direcção empresarial. Não é só a formação que tens que dar aos colaboradores a um nível de responsabildiade mais baixo, tens inumeras ferramentes e maneiras a nível de direcção que dão resultados espectaculares que demoram anos a implementar, isto porque tudo começa com uma visão de negócio onde são determinados as linhas mestras do negócio no Line of Sight.

                        É uma coisa muito á frente.... pensem como é que organizações a nível multinacional são maquinas de fazer biliões e biliões de dolares todos os anos sem falhar. Não é por acaso, nem porque são bons no jogo de cintura.

                        Resumindo, os problemas que a Renault tem são facilmente julgados pela inexistência de um cultura de qualidade na organização. Basta ver que os ciclos de renovação dos modelos têm como resultado um decrescimo nas vendas bastante consideravel, é outro exemplo de como não está gerida segundo ferramentas e principios Lean Sigma eficazes e estáveis.
                        Os problemas que têm são facilmente julgados? Não sei.. nunca trabalhei na Renault, mas se os homens tem o negocio que tem, e compraram a Nissan por exemplo, acho que cultura de rtabalho e qualidade não lhes falta.

                        Todos os exemplos que me estas aapresentar sinceramente não me estão a mudar o ponto de vista.

                        Comentário


                          Só para acrescentar mais uma coisa, deram tambem o exemplo da industria aeronáutica, e é incrivel as coisas que eles fazem. Mas temos que nos lembrar que a nivel de controlos periódicos e manutenções as coisas são muito mais rigorosas do que nos simples automoveis. A fiabilidade é incrivel, mas a que custo? Se os carros fossem assim era lindo.

                          Comentário


                            Desafio aqui alguém a encontrar um "pai" da qualidade de nacionalidade francesa em processos de fabrico e prestação de serviços:

                            Com isto não estou a afirmar que a industria francesa não faz produtos de qualidade, até porque temos muitos exemplos, simplesmente não é uma cultura tão enraizada como noutros povos, e eles só fazem quando realmente é necessário.... ou quando lhes puxam as orelhas. Vejam como a Renault agora é só apregoar qualidade em todo o lado... Eles já perceberam onde falharam.

                            Os "pais", de destacar Taichii Ohno, e os outros japoneses inventores de muitas ferramentas de qualidade:

                            Carl Friedrich Gauss
                            Alemão
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Gauss

                            Vilfredo Pareto
                            Italiano
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Vilfredo_Pareto

                            Frederick Taylor
                            Americano
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_taylor

                            Henry Ford
                            Americano
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_ford

                            Walter Shewhart
                            Americano
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Walter_A._Shewhart

                            Edwards Deming
                            Americano
                            http://en.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming

                            Joseph Juran
                            Americano
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Dr._Joseph_Moses_Juran

                            Taichii Ohno " is considered to be the father of the Toyota Production System, also known as Lean Manufacturing."
                            Japonês
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Taiichi_Ohno

                            Genichi Taguchi
                            Japonês
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Genichi_Taguchi

                            Kaoru Ishikawa
                            Japonês
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaoru_Ishikawa

                            Shigeo Shingo
                            Japonês
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Shigeo_Shingo

                            Noriaki Kano
                            Japonês
                            http://en.wikipedia.org/wiki/Noriaki_Kano

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por foo Ver Post
                              Só para acrescentar mais uma coisa, deram tambem o exemplo da industria aeronáutica, e é incrivel as coisas que eles fazem. Mas temos que nos lembrar que a nivel de controlos periódicos e manutenções as coisas são muito mais rigorosas do que nos simples automoveis. A fiabilidade é incrivel, mas a que custo? Se os carros fossem assim era lindo.
                              É por níveis, disseste e muito bem que ter uma qualidade ao nível da aeronáutica é muito dispendioso, a Toyota por exemplo não faz carros com um Six Sigma de 6, isso é só nos aviões e pouco mais. Se calhar faz com 4 ou 5.

                              Também pode-se ter dado o caso que a Renault achava que o consumidor não exigia mais do que os péssimos carros que têm feito e se tenham enganado com base em estudos de opinião errados (Voice of the Costumer).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                Se soubesse ia a correr para a sede da Renault pedir emprego..
                                Sinceramente não sei.. uma explicação pode ser o simples, porque não querem.
                                Não me admiraria muito que assim fosse.

                                O controlo de qualidade custa dinheiro, muito dinheiro.

                                Podem preferir atrair o consumidor com gadjets e mariquices. Afinal, isso salta à vista no momento da compra, o bom ou mau envelhecimento do produto só se faz com os anos.

                                Assim seduzem o consumidor, provavelmente com um custo de produção mais baixo e ganham dinheiro à mesma.

                                Comentário


                                  Este estudo também ajuda a explicar o sucesso de alguns carros.
                                  Por exemplo, o Accord é o segmento D da Honda e é o carro mais fiável, mas o Serie 3 da BMW também aparece no Top 10, ou seja está muito próximo do Accord em fiabilidade mas depois tem muitos argumentos que o segmento D da Honda se calhar não tem, tracção traseira, bons materiais e montagem, computador de bordo, e grande parte das versões vendidas trazem muitos gadgets tipo iDrive, acrescenta-lhe um dos melhores comportamentos dinâmicos da classe e ... temos um campeão de vendas!
                                  Conclusão: a fiabilidade non basta!
                                  e ser japonês também não... e a prova disso é também o Mini numa excelente posição, carro esse fabricado... em Inglaterra!

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                    Se fores a um stand da Honda e vires lá no Honda Civic uma placazita "made in uk" não fiques muito chocado. Porque a verdade é que as marcas Japonesas não vivem só de mão de obra Japonesa, como é obvio.

                                    Se soubesse ia a correr para a sede da Renault pedir emprego..
                                    Sinceramente não sei.. uma explicação pode ser o simples, porque não querem.
                                    hoje em dia nao há nenhuma modelo a ser feito no UK pela honda...se nao me falha a memoria...

                                    isso da renault nao querer nao é bem assim...lideres no que á segurança diz respeito, vais-me dizer entao que eles nao fazem carros fiaveis porque nao querem ???

                                    tens um renault ??

                                    é que isso entao é má estratégia de marketing, qual é o cliente mais satisfeito sabes se aquele que preza segurança, ou será que é aquele que preza a fiabilidade e o facto de nao gastar praticamente €€€ na manutençao ???

                                    eu derivado ao meu trabalho sei qual é a resposta...portanto vou ficar á espera de saber o que tu pensas...

                                    como alguem ja disse, e curiosamente enquanto estva a escrever este post e estava a dar um reportagem na RTPN a falar exactamente da quantidade de feriados e pontes existentes nos paises europeus, em comparaçao com a ASIA (china, japao e Coreias N/S etc etc ) e em média um europeu está mais de 1/3 do ano sem trabalhar pralem da media de horas de trabalho ser inferior...um chinês ou japonês trabalha em média 60/70horas semanais...um europeu é media 30/40horas...portanto encontras aqui a resposta...métodos de trabalho, coisa que ainda está longe dos paises europeus...pelo menos de alguns, França, Espanha, PORTUGAL, Italia...ja a Suécia, Filândia etc etc está cada vez mais perto dos sr. de olhos em bico...


                                    um cabeça de motor polida durante 10horas nao será igual a uma polida 4 horas porque entrou ás 9 e ás 13 tem de almoçar porque está com fraqueza nas mãos...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                      Se fores a um stand da Honda e vires lá no Honda Civic uma placazita "made in uk" não fiques muito chocado. Porque a verdade é que as marcas Japonesas não vivem só de mão de obra Japonesa, como é obvio.
                                      Eu sei disso e não me choca nada. O meu foi fabricado em Swindon.

                                      Por isso mm é k referi o k disse no doc k vi, os engenheiros nipónicos a ensinarem aos trabalhadores da Honda na fábrica k têm na China como se montam verdadeiramente os seus carros

                                      A Honda já de si é mt fiável devido aos processos e controlo de qualidade da marca, e qd os carros vêm directamente do Japão, normalmente vêm ainda c/1 menor nº de incidências a nível de falhas, precisamente por serem lá fabricados.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                        o Mini numa excelente posição, carro esse fabricado... em Inglaterra!
                                        se te informares vais verificar que é montado... e nao fabricado !! muito diferente, mecânica germânica importada para UK...


                                        nao deixa de ser um bom posicionamento...mas as peças nao sao fabricadas (algumas lá no UK)...


                                        BTW...essa comparaçao Accord, S3 nao tem nem pés nem cabeça...pegas.te em comparaçao do genero, um tem bom motor, outro tem idrive...sao ambos propostas cheias de qualidade, um tem um dos motores diesel com mais prémios aquando da sua saida, o mais silêncioso, optima performance (2.0 140cv e 300nm) outro é a conhecida performance germânica, até ver fiavel QB mas atrás do Accord, com materiais bons e montagem razoavel...tem é muito outros gadjets que o Honda nao tem, nomeadamente mais electronica, e kit´s estecticos etc etc...propostas muito equiparadas, nas versao base...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                          hoje em dia nao há nenhuma modelo a ser feito no UK pela honda...se nao me falha a memoria...
                                          Tens razão, estava a fazer confusão com o civic da geração anterior.

                                          isso da renault nao querer nao é bem assim...lideres no que á segurança diz respeito, vais-me dizer entao que eles nao fazem carros fiaveis porque nao querem ???
                                          Os carros deles não deixam de ser fiaveis.. simplesmente não querem ser os suprasumos da fiabilidade. É que temos que ver, quantas noticias já viram, "consumidores desiludidos com Renault. Acções Descem." Ou algo assim? Eu nunca vi nenhuma.

                                          tens um renault ??
                                          Não!

                                          é que isso entao é má estratégia de marketing, qual é o cliente mais satisfeito sabes se aquele que preza segurança, ou será que é aquele que preza a fiabilidade e o facto de nao gastar praticamente €€€ na manutençao ???

                                          eu derivado ao meu trabalho sei qual é a resposta...portanto vou ficar á espera de saber o que tu pensas...
                                          O que eu penso é que por mais fiabilidade que tenhas, há sempre manutenção! E é obvio que as empresas desenham já os carros a pensar no retorno dessas manutenções e claro que há margens de segurança grandes!
                                          Com margens cada vez menores, mais concorrência, mais investimento em I&D e com os clientes a manterem um carro em intervalos de tempo cada vez mais curtos, claro que para as marcas não rende muito investir na fiabilidade a longo prazo! E isto é valido para todas, mesmo nipónicas.


                                          como alguem ja disse, e curiosamente enquanto estva a escrever este post e estava a dar um reportagem na RTPN a falar exactamente da quantidade de feriados e pontes existentes nos paises europeus, em comparaçao com a ASIA (china, japao e Coreias N/S etc etc ) e em média um europeu está mais de 1/3 do ano sem trabalhar pralem da media de horas de trabalho ser inferior...um chinês ou japonês trabalha em média 60/70horas semanais...um europeu é media 30/40horas...portanto encontras aqui a resposta...métodos de trabalho, coisa que ainda está longe dos paises europeus...pelo menos de alguns, França, Espanha, PORTUGAL, Italia...ja a Suécia, Filândia etc etc está cada vez mais perto dos sr. de olhos em bico... um cabeça de motor polida durante 10horas nao será igual a uma polida 4 horas porque entrou ás 9 e ás 13 tem de almoçar porque está com fraqueza nas mãos...
                                          [/quote]

                                          Isso é bom ou mau? Porque se considerares que o ser humano não é um robot, e que precisa de desanuviar, da familia e de DORMIR, claro que são situações que não são sustentaveis. Eu falo por mim, mas quando estou cansado, chateado e/ou infeliz o meu trabalho é muito menos produtivo e com menor qualidade.


                                          Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                          Eu sei disso e não me choca nada. O meu foi fabricado em Swindon.

                                          Por isso mm é k referi o k disse no doc k vi, os engenheiros nipónicos a ensinarem aos trabalhadores da Honda na fábrica k têm na China como se montam verdadeiramente os seus carros

                                          A Honda já de si é mt fiável devido aos processos e controlo de qualidade da marca, e qd os carros vêm directamente do Japão, normalmente vêm ainda c/1 menor nº de incidências a nível de falhas, precisamente por serem lá fabricados.
                                          Como dizes há processos e controlos de qualidade, que TODAS as marcas utilizam. As marcas Japonesas tem muito upper management estrangeiro, tem middle-management estrangeiro e tem pessoal fabril estrangeiro! Porque é que as outras marcas não haviam de conseguir os mesmos resultados? O cliché da qualidade ser Japonesa e vir da cultura de trabalho deles para mim não faz sentido, já fez, mas hoje em dia não.

                                          Se a qualidade fosse assim tão Japonesa os gajos da Subaru deixavam a gestão e operação da sua principal fonte de promoção, o WRC, nas mãos dos Ingleses? Acho que não! E nos ultimos docs que vi não havia lá muitos nipónicos nas boxes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                            Para mim o argumento é, desde que a fiabilidade não seja péssima, tanto me faz! Não é por em média um carro da marca X ir menos 1 vez à oficina por ano do que um carro da marca Y que eu o vou preferir. Para mim nesse sentido é totalmente irrelevante, até porque hoje em dia há muito poucos desses realmente maus.

                                            Fiabilidade é uma comodity no fundo, já não é um factor diferenciador para o cliente mais comum dos carros novos.
                                            entao se o teu carro, por exemplo, for todos os meses à oficina, reparar qq coisa, ainda que nao grave, mas que chateia e causa transtorno, tás na boa, pq na tua vida deves ter mt tempo livre pa tares a leva-lo a arranjar....

                                            bah, qq carro que comece a dar problemas, seja nos vidros eletricos, seja no AC, seja em qq coisa, grave ou nao grave, mas desde que obrigue a ir à oficina, e a perder tempo com isso, quando tenho muito mais que fazer, para mim nao é fiavel! podem dizer: ah, e tal, foi so uns ruidos que foram reparados pla marca, cobertos pla garantia... isso para mim nao me diz nada! tive de leva-lo à oficina? SIM! causou transtorno? SIM! tive que gastar tempo e mudar o meu dia (ou 1 parte) pq disso? SIM! paguei alguma coisa? NAO! custou-me €€? NAO! mas causou transtorno? SIM! e obrigou-me a mudar a minha rotina, e a cancelar ou deixar de fazer alguma coisa importt que estava pendente? SIM! deu-me chatisse? SIM! resumindo, ainda que nao pague, ainda que seja coberto pla garantia, dá sempre chatisses! sempre!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por foo Ver Post

                                              Como dizes há processos e controlos de qualidade, que TODAS as marcas utilizam. As marcas Japonesas tem muito upper management estrangeiro, tem middle-management estrangeiro e tem pessoal fabril estrangeiro! Porque é que as outras marcas não haviam de conseguir os mesmos resultados? O cliché da qualidade ser Japonesa e vir da cultura de trabalho deles para mim não faz sentido, já fez, mas hoje em dia não.
                                              Se todas as marcas utilizam os mesmos processos e controlos de qualidade, então como se explica os constantes resultados a nível de fiabilidade das marcas japonesas, sempre acima das restantes? Por obra e graça do espírito santo? Por 1 acaso da sorte? Por uma conspiração obscura nipónica?

                                              Lê + atentamente o k escrevi no postnº97 e talvez percebas 1 pouco o porquê destes resultados...

                                              Há coisas k perduram nas culturas orientais, coisas k não nos passa pela cabeça fazer igual por isso mesmo, por uma questão de tradição e cultura, por muitos processos e métodos padronizados de qualidade k existam a nível global...

                                              Senão, comprar 1 Renault ou 1 Peugeot, em termos de fiabilidade, era o mm k comprar 1 Honda ou 1 Toyota, o k está longe de ser verdade obviamente.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                                entao se o teu carro, por exemplo, for todos os meses à oficina, reparar qq coisa, ainda que nao grave, mas que chateia e causa transtorno, tás na boa, pq na tua vida deves ter mt tempo livre pa tares a leva-lo a arranjar....

                                                bah, qq carro que comece a dar problemas, seja nos vidros eletricos, seja no AC, seja em qq coisa, grave ou nao grave, mas desde que obrigue a ir à oficina, e a perder tempo com isso, quando tenho muito mais que fazer, para mim nao é fiavel! podem dizer: ah, e tal, foi so uns ruidos que foram reparados pla marca, cobertos pla garantia... isso para mim nao me diz nada! tive de leva-lo à oficina? SIM! causou transtorno? SIM! tive que gastar tempo e mudar o meu dia (ou 1 parte) pq disso? SIM! paguei alguma coisa? NAO! custou-me €€? NAO! mas causou transtorno? SIM! e obrigou-me a mudar a minha rotina, e a cancelar ou deixar de fazer alguma coisa importt que estava pendente? SIM! deu-me chatisse? SIM! resumindo, ainda que nao pague, ainda que seja coberto pla garantia, dá sempre chatisses! sempre!
                                                Nunca andei com nipónicos e passo tanto tempo em oficinas como outros amigos meus que os têm.

                                                A minha argumentação é que as diferenças hoje em dia entre marcas são minimas, especialmente em carros novos/recentes.

                                                Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                                Se todas as marcas utilizam os mesmos processos e controlos de qualidade, então como se explica os constantes resultados a nível de fiabilidade das marcas japonesas, sempre acima das restantes? Por obra e graça do espírito santo? Por 1 acaso da sorte? Por uma conspiração obscura nipónica?

                                                Lê + atentamente o k escrevi no postnº97 e talvez percebas 1 pouco o porquê destes resultados...

                                                Há coisas k perduram nas culturas orientais, coisas k não nos passa pela cabeça fazer igual por isso mesmo, por uma questão de tradição e cultura, por muitos processos e métodos padronizados de qualidade k existam a nível global...

                                                Senão, comprar 1 Renault ou 1 Peugeot, em termos de fiabilidade, era o mm k comprar 1 Honda ou 1 Toyota, o k está longe de ser verdade obviamente.
                                                O que estou a tentar passar é:

                                                - Não é por haver um Japuna no meio dos processos que eles passam automáticamente produzir os produtos mais fiáveis do mundo!

                                                - Não é por não haver um Japuna no meio dos processos que eles passam automáticamente a produzir os produtos menos fiáveis do mundo!

                                                Os Japoneses não tem o toque de midas da fiabilidade, empresas de qualquer nacionalidade empenhadas nesse objectivo conseguem ser tão boas ou melhores.

                                                E a fiabilidade tambem está na percepção dos consumidores.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                  se te informares vais verificar que é montado... e nao fabricado !! muito diferente, mecânica germânica importada para UK...


                                                  nao deixa de ser um bom posicionamento...mas as peças nao sao fabricadas (algumas lá no UK)...
                                                  A mecânica nem é bem germânica, o diesel é o 1.6HDI PSA e os motores a gasolina também foram feitos em parceria com os franceses...
                                                  E a confirmá-lo tens a posição do Peugeot 207, também ele no Top Ten!
                                                  Ora se o 207 está no Top Ten de fiabilidade e não vejo lá o Mazda 2, o Toyota Yaris, o Nissan Micra nem o Honda Jazz que achas que devo concluir?

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                    Nunca andei com nipónicos e passo tanto tempo em oficinas como outros amigos meus que os têm.

                                                    A minha argumentação é que as diferenças hoje em dia entre marcas são minimas, especialmente em carros novos/recentes.
                                                    Não é bem assim, e a realidade, quer nacional quer lá fora comprovam-no. Eu conheço "n" casos k o confirmam, todos os estudos feitos "a sério" tb o confirmam, daí k, se dados concretos e o k constato no dia-a-dia coincidem no mesmo, acho k não tenho muito + a concluir daqui.

                                                    O que estou a tentar passar é:

                                                    - Não é por haver um Japuna no meio dos processos que eles passam automáticamente produzir os produtos mais fiáveis do mundo!

                                                    - Não é por não haver um Japuna no meio dos processos que eles passam automáticamente a produzir os produtos menos fiáveis do mundo!

                                                    Os Japoneses não tem o toque de midas da fiabilidade, empresas de qualquer nacionalidade empenhadas nesse objectivo conseguem ser tão boas ou melhores.

                                                    E a fiabilidade tambem está na percepção dos consumidores.
                                                    Claro k não são o rei midas da fiabilidade, e não é por existir 1 japuna no meio do processo k a coisa fica perfeita, não é preciso exagerar. Agora a questão é k eles, no caso concreto da indústria automóvel, empenham-se bem mais neste ponto k a maioria das outras marcas, e isso reflecte-se de sobremaneira nos resultados.

                                                    Eles não apregoam k querem ser os melhores relativamente à fiabilidade, eles simplesmente o são porque fazem por isso. As marcas europeias evoluíram imenso neste aspecto, é verdade, nomeadamente as italianas e francesas nesta última década, mas ainda têm k pedalar mt neste campo p/chegarem 1º às marcas alemãs e ainda mais às marcas japonesas. Inclusive os coreanos já se meteram ao barulho nisto e já aparecem do meio da tabela p/cima...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                      Os carros deles não deixam de ser fiaveis.. simplesmente não querem ser os suprasumos da fiabilidade. É que temos que ver, quantas noticias já viram, "consumidores desiludidos com Renault. Acções Descem." Ou algo assim? Eu nunca vi nenhuma.
                                                      como disse anteriormente trabalho diariamente com essa situaçao...sou account manager de uma campanha de sensibilizaçao do "cliente" renault...ou seja mediante um estudo previu, é elaborada um base dados com contactos (mail, telefone, morada etc etc ) de clientes que ja tiveram minimo de 2 renault´s e nesse sentido leva-lo a fazer um test drive ao modelo de gama superior ao que tem no momento, e propor-lhe quem sabe um negocio...dentro de ambito, faze-mos um rastreio rigoroso tanto do test drive como um atendimento de acolhimento ao cliente no pós-venda...e sao inumeras as queixas !! nao queria estar aqui a alongar-me muito neste assunto, e dou um exemplo pratico...esta semana tivemos um caso de um cliente com um megane DCI de 2004, estava insatisfeito, 2 turbos fora da garantia num carro com 126.000km é muito...diagnostico da oficina -» falha assumida pela renault !! foi proposto um test drive ao novo laguna á cerca de 1mês (nem tanto)...adorou o carro etc etc e foi feita nota de encomenda com maxima urgencia...uma vez que o cliente estava sem o megane...foi-lhe entregue sexta passada...amanha vou contactar o cliente para um feedback acerca dos 1º dias de laguna !! é assim que funciona um dos serviços de qualidade da renault cá...

                                                      O que eu penso é que por mais fiabilidade que tenhas, há sempre manutenção! E é obvio que as empresas desenham já os carros a pensar no retorno dessas manutenções e claro que há margens de segurança grandes!
                                                      Com margens cada vez menores, mais concorrência, mais investimento em I&D e com os clientes a manterem um carro em intervalos de tempo cada vez mais curtos, claro que para as marcas não rende muito investir na fiabilidade a longo prazo! E isto é valido para todas, mesmo nipónicas.
                                                      obviamente que é necessario manutençao em qualquer carro...mas por expriencia propria os niponicos requerem menos cuidados, ou melhor, menos intervençoes...e falo por expriência em 1ª mão comparado directamente com um françÊs...

                                                      Isso é bom ou mau? Porque se considerares que o ser humano não é um robot, e que precisa de desanuviar, da familia e de DORMIR, claro que são situações que não são sustentaveis. Eu falo por mim, mas quando estou cansado, chateado e/ou infeliz o meu trabalho é muito menos produtivo e com menor qualidade.
                                                      ontem o pós-e-contras (RTP) falava exactamente desse tema...qualidade de vida fora do trabalho...é obvio que é necessario estar com os filhos, mulheres, familia e ter tempo para isto tudo...sem duvida que é, e que nos liberta o espirito e bem estar para o trabalho...mas achas que temos a cultura do trabalho ??? eu vejo o nivel de exigencia pretendido ser cada vez mais baixo, e em cultura de trabalho o ASIATICOS sao experts, e comparando o nivel de vida connosco...minha nossa estamos tao pobre ao pé deles !! enquanto eles trabalham o ano todo e tiram um mês de ferias e passam-no num pais no outro canto do mundo, com XELINS para gastar com fartura...nós vamos ao algarve (que eu pessoalmente adoro ehehe) 15 dias...nao se compara...


                                                      Se a qualidade fosse assim tão Japonesa os gajos da Subaru deixavam a gestão e operação da sua principal fonte de promoção, o WRC, nas mãos dos Ingleses? Acho que não! E nos ultimos docs que vi não havia lá muitos nipónicos nas boxes.
                                                      a Subaru é um exmplo pouco nipónico...é marca japonesa mas até lá nao é como por exemplo a toyota, a honda ou a mitsubishi...

                                                      enginheiros de topo há muitos na europa, basta olhar para o wtcc...estamos a falar de carros de produçao em massa e nao de competiçao !!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                        A mecânica nem é bem germânica, o diesel é o 1.6HDI PSA e os motores a gasolina também foram feitos em parceria com os franceses...
                                                        E a confirmá-lo tens a posição do Peugeot 207, também ele no Top Ten!
                                                        Ora se o 207 está no Top Ten de fiabilidade e não vejo lá o Mazda 2, o Toyota Yaris, o Nissan Micra nem o Honda Jazz que achas que devo concluir?

                                                        Cumprimentos
                                                        estava mais a referir aos minis fabricados antes do diesel ter saido...so mesmo os OTTO todos montados no UK com peças vindas da alemanha...

                                                        pode-se concluir que nao foram objectos de questionario !! ...o Jazz é mais que sabido que detem excelentes resultados na fiabilidade...o mazda2 é muito recente para se saber se é fiavel ou nao...

                                                        eu vejo a questao da fiablidade ao fim de X kilometro ou X anos se a kilometragem nao for elevada...

                                                        exemplo : carro com 200.000 em 2 anos = a desgaste mecanico intenso, e pouco desgaste de idade, tubagens etc etc deviam estar sem fugas, nao ressequidas...e por ai !

                                                        carro com 10 anos e 90.000km = a desgasta de idade, componentes mecanicos muitos deles ainda nem foram trocados, bomba de agua, tensores, correia etc etc...


                                                        nao se pode avaliar a fiabilidade de forma tao simples...agora num carro com 10 anos e 200.000km o desgaste vai ser em dueto...tanto de idade como mecanico, e aqui temos uma optima base para testar fiabilidade...

                                                        Comentário


                                                          Um aspecto que me faz respeitar bastante as marcas europeias, é que quando se fala em competição automóvel eles genéricamente são muito bons.

                                                          Claro que os japoneses também têm os seus sucessos, mas quando os europeus se metem de corpo e alma num desporto.... capuci. É ver o que tem acontecido por exemplo nos rallies.

                                                          Na resistência, na F1, etc., etc. mostra-se que apesar da fiabilidade e rigor japonesa (no desporto não vejo grandes diferenças) a genialidade, entrega, organização e paixão ocidental ainda dá cartas !! e de que maneira.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Um aspecto que me faz respeitar bastante as marcas europeias, é que quando se fala em competição automóvel eles genéricamente são muito bons.

                                                            Claro que os japoneses também têm os seus sucessos, mas quando os europeus se metem de corpo e alma num desporto.... capuci. É ver o que tem acontecido por exemplo nos rallies.

                                                            Na resistência, na F1, etc., etc. mostra-se que apesar da fiabilidade e rigor japonesa (no desporto não vejo grandes diferenças) a genialidade, entrega, organização e paixão ocidental ainda dá cartas !! e de que maneira.
                                                            concordo...
                                                            por isso e que referi que a fiabilidade que fala-mos é em produçao normal para o quotidiano...

                                                            eu ate tinha referido a ralliart, a cosworth, AMG,mas depois apaguei, e aqui o caso muda de figura...a competiçao tem arestas mais limadas...todas elas com grande maquinaria, e com custos suportados por patrocinios...na produçao em massa nao...
                                                            Editado pela última vez por RuiSoad; 04 December 2007, 23:24.

                                                            Comentário


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                                                              o que noto no japoneses, é que pegam nas inovaçoes, e melhoram-nas, tornam-nas fiaveis e praticas ...
                                                              Eles aprenderam muito vendo como faziam os outros, foi assim que começaram em força a sua industria automóvel, a sua fiabilidade notou-se mais por ex. a partir dos anos 90 com uma descida dos níveis das marcas alemãs,

                                                              achei interessante ler o artigo da americana motortrend, eles ainda hoje tem adimiração pela engenharia automóvel alemã, onde aprenderam muito

                                                              Grounds lie deep in the hills of Hokkaido, Japan's northernmost island. The area looks a lot like Germany's Rhineland region, with steep mountains covered in dark evergreens. This is no coincidence; most of Rikubetsu's road course was cribbed from Germany's famous autobahn. Word is Nissan engineers contacted German transportation authorities and took tarmac samples during an official measuring session. They won't say where in Germany they took their laser levels, but it isn't hard to guess. Dotting the 4.5-mile test track are multiple blue and white Bundesautobahn 48 ausfahrt (exit) signs for the German city of Koblenz-some comically pointing in opposite directions.

                                                              Of course, it's also no secret that the Japanese have long been enamored of German automotive engineering. Nissan, in particular, has made no bones about the performance target for its highly anticipated 2008 GT-R. Not only has it rented a garage facility across the street from the famed Nurburgring Nordschleife for the last couple years, but it purchased a brand-new 997 Porsche 911 Turbo to test alongside its GT-R development mules. What's more, Nissan has made no attempt to disguise these intentions, boldly parading the two for the spy photographers who prowl the 'Ring and even letting us drive both cars back to back, in an exclusive session last spring.

                                                              Comentário

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