Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serão os alemães assim tão fiáveis ?? Ou nao passa de um mito ??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Concordo.

    Em termos mecânicos, não tenho grandes dúvidas (se alguma) de que os japoneses vêm no topo.

    Depois aparecem os Europeus.

    Só que temos de analisar uma coisa: Se um carro for à oficina para fazer um update de sofware por ter tido um bug, é um ponto a menos para a fiabilidade desse carro, e aqui vêm as diferenças.

    Num Alemão, qualquer coisa está rodeada de electrónica. Fiquei espantado com a quantidade de avisos que o CB da A4 dá a diversos níveis. Desde identificar ao pormenor a lâmpada fundida no carro, a lembrar o condutor que está a conduzir há mais de 2 horas seguidas, niveis disto e daquilo...
    ...é impressionante.

    É lógico que isto são potenciais fontes de problemas, e o risco de avarias aumenta.

    Um japonês por comparação não tem electrónica. Quanto muito, tem alguma electricidade, mas mesmo assim simplificada.

    Isto faz uma diferença medonha nas estatísticas.

    De resto são conhecidos carros Europeus com quilometragens absurdas, e muitos deles sem problemas para além dos derivados de desgaste.

    Depois ainda temos de considerar as unidades específicas. Anda por aqui um primera que partiu o bloco do nada, um amigo meu tinha um primera que lhe deu montes de chatices (modelo anterior), e era suposto a Nissan nessa altura ter uma fiabilidade exemplar.

    É que não nos podemos esquecer que muitos carros japoneses hoje trazem imensos componentes europeus, principalmente os diesel.

    Isso é verdade. Os Europeus usam e abusam da electronica, e como se sabe a electronica falha.. e muito.

    Por outro lado, os japoneses que usam componentes europeus, ao que sei, são precisamente aqueles que sao menos fiaveis... veja-se o caso da Honda, que abrindo o capot, tem tvz 98% dos componentes "Made in Japan"...

    E isto, quer se queira quer não, continua a marcar a diferença.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
      Isso é verdade. Os Europeus usam e abusam da electronica, e como se sabe a electronica falha.. e muito.

      Por outro lado, os japoneses que usam componentes europeus, ao que sei, são precisamente aqueles que sao menos fiaveis... veja-se o caso da Honda, que abrindo o capot, tem tvz 98% dos componentes "Made in Japan"...

      E isto, quer se queira quer não, continua a marcar a diferença.
      Marca mesmo.

      Um amigo meu no primera P10 teve de arranjar o alternador 2 vezes num espaço de 3 anos e só à segunda vez é que percebeu o porquê:

      Como foi ele a mandá-lo reparar, verificou que era de uma marca italiana megneti marelli ou coisa semelhante que ainda há dias se falava por aqui.

      Comentário


        #63
        Os almães avariam tanto quanto os outros. Os dois carros que tive com mais avarias foram um Italiano (Fiat Punto GT) e um Alemão (Mercedes C270CDI). Nacionalidades diferentes mas a mesma desgração.

        Os Japonese é que me parecem de facto mais fiáveis.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Ponto nº1: Esse teste é feito em Inglaterra, e não aplicável aos carros que se compram por cá.

          Depois, tirando os japunas que lideram sempre (aqui parece haver consenso), relativamente aos alemães há sempre uma confusão enorme.

          Por exemplo, o Audi chega a ser colocado em testes alemães à frente dos outros "conterrâneos", mas aqui aparece em último.

          Depois, confesso que não entendo esta:



          Ou seja, há mais queixas por cada 100 veículos na citroen, e no entanto está substancialmente melhor classificada ???

          Depois vem o bolo em cima da cereja...




          Quer dizer, a Rover que nem fabrica carros novos, não só está relativamente bem posicionada, como ainda está melhor classificada em 2007. Quer dizer que os carros da Rover quanto mais velhos ficam mais fiáveis se tornam !!!


          É por estas e por outras que a imprensa Britânica não merece credibilidade nenhuma !
          Daaaaaaaaaaaaaah!


          Eu vou explicar o porquê de tão bom posicionamento.

          Repara, a cada ano que passa milhares de donos trocam a junta, ora, esta entrega a alma ao criador por volta dos 100.000kms, portanto, ano a após ano a dita é trocada e eles ficam cada vez mais fiáveis!!

          Percebeu?

          Esta gente... tem que ser um Alentejano a ensinar-lhes o Pai Nosso. Depois ainda dizem que somos lentos!

          Comentário


            #65
            A fiabilidade nao tem a ver com a quantidade de testes feitos a determinada peça antes de sair para o mercado, e a qualidade tem a ver com a qualidade visivel no interior por exemplo?
            Quando falam que os alemaes tem melhor qualidade so podem estar a falar na parte visivel do interior pois muitas vezes no resto tem menos.

            É que ha carros franceses que em chassis, suspensoes etc tem melhor qualidade que os alemaes pois usam arquitecturas mais desenvolvidas e com melhores niveis em termos praticos.

            O que os alemaes ganham mesmo é na qualidade visivel do interior e na maior resistencia a ruidos pois na qualidade temporal como desgaste ha franceses com 15 anos que se forem lavados os plasticos estao praticamente iguais sem estarem nem estalados nem descascados.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
              A fiabilidade nao tem a ver com a quantidade de testes feitos a determinada peça antes de sair para o mercado, e a qualidade tem a ver com a qualidade visivel no interior por exemplo?
              Quando falam que os alemaes tem melhor qualidade so podem estar a falar na parte visivel do interior pois muitas vezes no resto tem menos.

              É que ha carros franceses que em chassis, suspensoes etc tem melhor qualidade que os alemaes pois usam arquitecturas mais desenvolvidas e com melhores niveis em termos praticos.

              O que os alemaes ganham mesmo é na qualidade visivel do interior e na maior resistencia a ruidos pois na qualidade temporal como desgaste ha franceses com 15 anos que se forem lavados os plasticos estao praticamente iguais sem estarem nem estalados nem descascados.
              Não é só isso, há mais pormenores.

              Mantendo-me dentro dos alemães, não consegues comparar um passat com um A4. O motor vibra menos, passa na estrada de uma maneira diferente, e são essas diferenças que qualitativamente os alemães premium têm.

              A suspensão pode ser desportiva, mas o carro nunca consegue ser uma tábua. O mesmo motor consegue vibrar menos (ou melhor, as vibrações são mais absorvidas), fazer menos barulho no interior, etc.
              A diferença não é só a qualidade dos plásticos.

              Comentário


                #67
                Palavra de honra que, se não contar com os muito melhores acabamentos dos Audi, nunca me consegui aperceber dessas marcantes diferenças entre Golf/A3 e Passat/A4.

                Comentário


                  #68
                  Aqui em casa já tivemos um Opel Corsa B 1.7D de 2 Lugares, e vendê-mo-lo com 230K Kms. Problemas, nenhum...
                  Temos um Opel Corsa B Sport 1.5TD de 5 Lugares e conta com quase 170K Kms. Problemas, até agora só um tubo roto que se resolveu com o tubo do Ajax.

                  Opel, é cancro...

                  Comentário


                    #69
                    No geral acho que os alemães são fiáveis.

                    No entanto aqui na empresa:

                    BMW 20d - belíssimos. Nada a apontar em termos de fiabilidade.

                    Golf 1.9 TDi - maioria bons. 2 unidades algo problemáticas.

                    Não é alemão mas pronto. V50 1.6D - até ver safam-se, no entanto, 2 unidades que já experimentaram o amargo sabor do reboque...
                    Em termos de qualidade geral, estão nitidamente abaixo dos restantes carros que por aqui andam.

                    Merc C270CDi - o pior deles todos...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                      Quando falam que os alemaes tem melhor qualidade so podem estar a falar na parte visivel do interior pois muitas vezes no resto tem menos.

                      É que ha carros franceses que em chassis, suspensoes etc tem melhor qualidade que os alemaes pois usam arquitecturas mais desenvolvidas e com melhores niveis em termos praticos.
                      Acho que há aí uma grande mistura de conceitos!

                      Lá porque uma determinada marca usa uma suspensão com uma arquitectura mais evoluída isso não significa que a outra suspensão menos evoluída seja menos fiável e de pior qualidade!

                      Por qualidade fiabilidade entenda-se qualidade dos materiais/fiabilidade do respectivo orgão mecânico!

                      Será que por exemplo, pela VW usar durante muitos anos um eixo semi - rigido no eixo traseiro que esta solução não fosse fiável ? Era de má qualidade ? Porque era ? Alguma vez alguém ficou parado na estrada porque partiam a torto e a direito ?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Palavra de honra que, se não contar com os muito melhores acabamentos dos Audi, nunca me consegui aperceber dessas marcantes diferenças entre Golf/A3 e Passat/A4.
                        Já comigo foi ao contrário.

                        Eu queria um passat, e depois de o experimentar disse que nem pensar.

                        Comprei outra coisa.

                        Agora comprei um Audi e fiquei espantado com a diferença, apesar de terem o mesmo coração.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                          Merc C270CDi - o pior deles todos...
                          Olha que coincidencia, outro C270CDI com problemas!

                          Isso quer dizer que o que eu tive não era caso único. E eu a pensar que tinha tido azar. Bom, mas isso agora já não interessa.

                          Engraçado foi há dias ter sabido que o tipo a quem o carro foi vendido também já se viu livre dele.

                          Em relação ao A3 e A4 é como disso, o A3 é um golf com mais "pinta" e melhores acabamentos, o A4 é um passat com melhores acabamentos, mais silencioso mas que alarga mais as trajectórias.

                          Edit: Mas é apenas a minha opinião e todas as opiniões são igualmente válidas.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 11 February 2008, 17:40.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Olha que coincidencia, outro C270CDI com problemas!

                            Isso quer dizer que o que eu tive não era caso único. E eu a pensar que tinha tido azar. Bom, mas isso agora já não interessa.

                            Engraçado foi há dias ter sabido que o tipo a quem o carro foi vendido também já se viu livre dele.
                            Infelizmente o 270 CDI não saiu muito bem, nem no C nem no E.

                            Mas é preciso ter em atenção que os 320d até ao restyling partiam turbos e depois deixaram de partir turbos para engolirem admissões e mandar o motor e turbo para o lixo.

                            Claro que não foram em todos, mas todos os alemães têm historiais de muito sucesso misturados com enormes insucessos.

                            Se fossem todos como nos casos positivos, eram tão bons como os japoneses.

                            Mas falta esse 'se'...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Já comigo foi ao contrário.

                              Eu queria um passat, e depois de o experimentar disse que nem pensar.

                              Comprei outra coisa.

                              Agora comprei um Audi e fiquei espantado com a diferença, apesar de terem o mesmo coração.

                              Eu já experimentei varios Audi´s e sao rijos q nem uma tábua... ( ai, minhas costas - eu sofro das costas.. ) e o mesmo aconteceu com o Passat q experimentei... não notei qq diferença - ou seja : ambos rijos.

                              Mas tb concordo q os Audi´s tenham melhores acabamentos q os VW mas sobretudo um design diferente do interior.. bastante mais apelativo.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Oxigen Ver Post
                                E isso significa o quê? Que todos os VW são pesadelos?
                                Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                Não concordo.
                                No meu caso, (e vou-me referir apenas a VW...) isso não se verificou.
                                VW Passat 1.9 tdi (90cv), VW transporter 1.9 TD, VW polo 1.4d, vw passat 1.6 td todos sem excepção deram problemas graves e/ou dispendiosos.
                                Mais, quem quiser ver as coisas como elas são, reconhecerá os problemas graves de refregiração dos 1.6TD e 1.4D, bem como a fragilidade dos turbos de algumas unidades 1.9 tdi...
                                Se a isto juntarmos problemas em bombas de direcção, bombas do oleo, e outros perifericos.

                                Ah, apesar disto tudo, se alguem falar com os meus pais acerca dos VW, eles dirão que são carros muito bons, e que raramente avariam...
                                Daí vem a velha piada:

                                Porque é que os donos de VW se conhecem todos?

                                Costumam encontrar-se com frequência na oficina!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Concordo.

                                  Em termos mecânicos, não tenho grandes dúvidas (se alguma) de que os japoneses vêm no topo.

                                  Depois aparecem os Europeus.

                                  Só que temos de analisar uma coisa: Se um carro for à oficina para fazer um update de sofware por ter tido um bug, é um ponto a menos para a fiabilidade desse carro, e aqui vêm as diferenças.

                                  Num Alemão, qualquer coisa está rodeada de electrónica. Fiquei espantado com a quantidade de avisos que o CB da A4 dá a diversos níveis. Desde identificar ao pormenor a lâmpada fundida no carro, a lembrar o condutor que está a conduzir há mais de 2 horas seguidas, niveis disto e daquilo...
                                  ...é impressionante.

                                  É lógico que isto são potenciais fontes de problemas, e o risco de avarias aumenta.

                                  Um japonês por comparação não tem electrónica. Quanto muito, tem alguma electricidade, mas mesmo assim simplificada.

                                  Isto faz uma diferença medonha nas estatísticas.

                                  De resto são conhecidos carros Europeus com quilometragens absurdas, e muitos deles sem problemas para além dos derivados de desgaste.

                                  Depois ainda temos de considerar as unidades específicas. Anda por aqui um primera que partiu o bloco do nada, um amigo meu tinha um primera que lhe deu montes de chatices (modelo anterior), e era suposto a Nissan nessa altura ter uma fiabilidade exemplar.

                                  É que não nos podemos esquecer que muitos carros japoneses hoje trazem imensos componentes europeus, principalmente os diesel.
                                  Independentemente do número de gadgets agregados a uma qualquer viatura não devemos ocultar o essencial: um carro é uma caixa com rodas que transporta pessoas de um lado para o outro.

                                  A viatura fiável é a que o faz da forma mais competente possível, i.e., não dando outra preocupação ao seu condutor para além do abastecimento de combustível e determinados cuidados básicos.

                                  Aí parece-me que os orientais, estatisticamente, levam a palma. Ou seja, a probabilidade de algo de errado acontecer com a máquina (não falo de acidentes induzidos pelo condutor ou circunstâncias rodoviárias) é mais baixa que noutras marcas europeias.

                                  Mas a lei das probabilidades também pode ter falhas e podemos ter um Toyota que não larga a oficina e um Fiat que é só reabastecer e dar à chave.

                                  Como consumidores de um bem caro deveremos, entre outros factores, ter em conta a lei das probabilidades quando adquirimos uma máquina.

                                  Penso eu de quê.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por proque Ver Post
                                    Daí vem a velha piada:

                                    Porque é que os donos de VW se conhecem todos?

                                    Costumam encontrar-se com frequência na oficina!
                                    A piada é velha, sim, mas era com fiat's...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      A piada é velha, sim, mas era com fiat's...
                                      Como todas as piadas dá para o que quisermos...

                                      Ainda se lembram dos Mini (os originais bem entendido) que, quando chovia era vê-los a encostar por causa da água no distribuidor?

                                      Comentário


                                        #79
                                        epa a renault está em penultimo

                                        espera la o teste é made in england

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          epa a renault está em penultimo

                                          espera la o teste é made in england
                                          Deixa lá que só mesmo em França e em Portugal é que consegue não ficar no fundo da tabela...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por fsx Ver Post
                                            Deixa lá que só mesmo em França e em Portugal é que consegue não ficar no fundo da tabela...
                                            mas quê?

                                            em segurança?

                                            vendas?

                                            ah e tal nao é fiavel...pois a minha experiencia diz-me o contrario e enquanto continuar assim estou na maior

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por proque Ver Post
                                              Daí vem a velha piada:

                                              Porque é que os donos de VW se conhecem todos?

                                              Costumam encontrar-se com frequência na oficina!

                                              boas

                                              totalmente de acordo...

                                              não se esqueçam que os donos destes carros não tem problemas gostam é em vez de se encontrarem no tasco encontram-se nas oficinas e é sempre para fazer revisão nunca tem avarias nem trocam turbos nem racham as cabeças nada nunca acontece nada...

                                              só os citroens por exemplo é que avariam...ou seja os donos destes carros não se importam de dizer que vão com o carro á oficina e que tem problemas poius todas as marcas os tem e atenção que não andam todos de mercedes de audis de vw de volvos saabs etc...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por alcyon Ver Post
                                                boas

                                                totalmente de acordo...

                                                não se esqueçam que os donos destes carros não tem problemas gostam é em vez de se encontrarem no tasco encontram-se nas oficinas e é sempre para fazer revisão nunca tem avarias nem trocam turbos nem racham as cabeças nada nunca acontece nada...

                                                só os citroens por exemplo é que avariam...ou seja os donos destes carros não se importam de dizer que vão com o carro á oficina e que tem problemas poius todas as marcas os tem e atenção que não andam todos de mercedes de audis de vw de volvos saabs etc...
                                                Ah sim. Os donos de Vw´s são arquétipos dessa gente. Mal o meu que tenho um tb e assim sou um deles. Felizmente o meu deve ser coisa rara que leva tanta porrada e não parte turbos nem racha cabeças...
                                                Aqui em casa temos citroens, Vw, Ford, Honda e é tudo às claras.
                                                Se há mentirosos ou pessoas com problemas de consciência é com eles.
                                                A nós de certeza não nos diz respeito.
                                                Editado pela última vez por Firefly; 12 February 2008, 00:14.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                  Eu já experimentei varios Audi´s e sao rijos q nem uma tábua... ( ai, minhas costas - eu sofro das costas.. ) e o mesmo aconteceu com o Passat q experimentei... não notei qq diferença - ou seja : ambos rijos.

                                                  Mas tb concordo q os Audi´s tenham melhores acabamentos q os VW mas sobretudo um design diferente do interior.. bastante mais apelativo.
                                                  Concordo.

                                                  Foi aliás o facto de o A3 ser rijo como uma tábua e ainda por cima é o sport que me levou a trocar de marca!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Oxigen Ver Post
                                                    Um Peugeot 1.8 XAD é um carro não só bem mais fiável que muito alemães como de muitos japoneses.
                                                    Sim, mas esse carro devia ser alvo de estudo por muitas marcas...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      mas quê?

                                                      em segurança?

                                                      vendas?

                                                      ah e tal nao é fiavel...pois a minha experiencia diz-me o contrario e enquanto continuar assim estou na maior

                                                      Eu já tive 3 Renaults. Todos pequenos furgões. Express, Kangoo, e uma nova Kangoo 1.5dci que comprei o ano passado.
                                                      Posso dizer que a Express tive que a vender com a cabeça do motor estalada... fazia 30 Kms e tinha q parar para abastecer com agua ... grande cancro...

                                                      A Kangoo que veio a seguir tb não foi propriamente o que tava á espera... primeiro foi a bomba de agua, depois não pegava de manhã... a Renault nunca soube o que era... e quando pegava ficava aos esticões parecia que se queria partir toda... conclusão : mais uma que levou com os patins...

                                                      Mesmo assim insisti ( estupido ! ) e comprei outra Kangoo, desta vez com o motor 1.5dci...
                                                      Na primeira semana tive que voltar ao concessionario porque verifiquei que algum "franciu" fechou as portas traseiras com a tinta ainda fresca e a tinta passou da chapa para as borrachas ! Pior do que isso era que dentro da area de carga o tecto estava todo riscado... isto num carro NOVINHO em folha !!
                                                      Isto foi corrigido e passado 3 semanitas volto de novo ao concessionário para mudar os rolamentos da caixa de velocidades pq aquilo fazia uma ressonancia... enfim... só visto !
                                                      Tb isso foi resolvido, mas agora, com apenas 7000kms faz um "chinfrin" na suspensão como eu nunca vi... e dentro da cabine ainda não consegui identificar um unico plástico que não fizesse barulho ! Inclusivé tive que colocar pequenos "papelinhos" entre alguns plasticos para minimizar os barulhos !! Incrivel !!!

                                                      E é esta a minha experiencia com a Renault... ou seja : nunca mais na vida compro nenhum... 3 chega perfeitamente e sobra !

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Tenho um Renault, não o vendo mas tambem se não melhorarem e muito alguns aspectos nunca hei-de comprar nenhum! O problema é que são engraçados e têm um ambiente a bordo bastante simpático!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                          Eu já tive 3 Renaults. Todos pequenos furgões. Express, Kangoo, e uma nova Kangoo 1.5dci que comprei o ano passado.
                                                          Posso dizer que a Express tive que a vender com a cabeça do motor estalada... fazia 30 Kms e tinha q parar para abastecer com agua ... grande cancro...

                                                          A Kangoo que veio a seguir tb não foi propriamente o que tava á espera... primeiro foi a bomba de agua, depois não pegava de manhã... a Renault nunca soube o que era... e quando pegava ficava aos esticões parecia que se queria partir toda... conclusão : mais uma que levou com os patins...

                                                          Mesmo assim insisti ( estupido ! ) e comprei outra Kangoo, desta vez com o motor 1.5dci...
                                                          Na primeira semana tive que voltar ao concessionario porque verifiquei que algum "franciu" fechou as portas traseiras com a tinta ainda fresca e a tinta passou da chapa para as borrachas ! Pior do que isso era que dentro da area de carga o tecto estava todo riscado... isto num carro NOVINHO em folha !!
                                                          Isto foi corrigido e passado 3 semanitas volto de novo ao concessionário para mudar os rolamentos da caixa de velocidades pq aquilo fazia uma ressonancia... enfim... só visto !
                                                          Tb isso foi resolvido, mas agora, com apenas 7000kms faz um "chinfrin" na suspensão como eu nunca vi... e dentro da cabine ainda não consegui identificar um unico plástico que não fizesse barulho ! Inclusivé tive que colocar pequenos "papelinhos" entre alguns plasticos para minimizar os barulhos !! Incrivel !!!

                                                          E é esta a minha experiencia com a Renault... ou seja : nunca mais na vida compro nenhum... 3 chega perfeitamente e sobra !
                                                          pois baseado na tua experiencia compreendo a tua revolta, mas isso também são tudo carros de outro segmento, comerciais...

                                                          por acaso também tenho um comercial da renault mas é um r19 e é um mimo de carro.

                                                          o motor da express era o 1.6?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por proque Ver Post
                                                            Independentemente do número de gadgets agregados a uma qualquer viatura não devemos ocultar o essencial: um carro é uma caixa com rodas que transporta pessoas de um lado para o outro.

                                                            A viatura fiável é a que o faz da forma mais competente possível, i.e., não dando outra preocupação ao seu condutor para além do abastecimento de combustível e determinados cuidados básicos.

                                                            Aí parece-me que os orientais, estatisticamente, levam a palma. Ou seja, a probabilidade de algo de errado acontecer com a máquina (não falo de acidentes induzidos pelo condutor ou circunstâncias rodoviárias) é mais baixa que noutras marcas europeias.

                                                            Mas a lei das probabilidades também pode ter falhas e podemos ter um Toyota que não larga a oficina e um Fiat que é só reabastecer e dar à chave.

                                                            Como consumidores de um bem caro deveremos, entre outros factores, ter em conta a lei das probabilidades quando adquirimos uma máquina.
                                                            Nem mais.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              pois baseado na tua experiencia compreendo a tua revolta, mas isso também são tudo carros de outro segmento, comerciais...

                                                              por acaso também tenho um comercial da renault mas é um r19 e é um mimo de carro.

                                                              o motor da express era o 1.6?

                                                              Sim, era esse mesmo. Que "cão"....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X