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Renault com novo bloco a gasolina - 1.4 TCE 130
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post1.4TCE com 130cv, é bem jeitoso, se compararmos ao 1.4TSI que tem 122cv. Ou seja, usando os mesmos argumentos técnicos, o motor Renault tem mais cavalos.
Claro que a cavalagem não é tudo, havemos de ver o seu desempenho quando comparado ao 1.4TSI.
Apesar de tudo, a VW continua a oferecer a solução compressor+turbo, e isso ainda ninguém mais disponibiliza, o que é uma mais valia.
O TJet da Fiat também só com um Turbo, consegue também binário superior a rotações mais baixas.
Não vai ser em prestações máximas que as diferenças vão ser notórias, vai ser em condução normal, acelerações, retomas e respectivos consumos.
Michael
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Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver PostCá tinha 105cv.
vou ver se encontro alguma prova disso
EDIT: nao encontro nada por isso deves ter razao
de qualquer forma da para ver que a toyota se quiser tambem tem motores otto sobrealimentados de baixa CCEditado pela última vez por miguelsantos; 22 June 2008, 23:06.
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostQual é o 1.2 que "entusiasma" mais do mercado ?
Eu há 8 anos atrás tive um 1.250 com 100cv e não precisa de turbos... É nesse aspecto que disse que não entusiasma.
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostSilverarrow então?
O 1.4 TSFI do audi a3 tem 125 cvs.
1.6 turbo da Opel tem 150 cvs.
Está bem dentro da média.
Quanto ao comentario que o binario chega tarde...vê bem o gráfico:
As 1500 tens acima de 160 NM. É o binario maximo de qualquer 2.0 atmosferico. Repito máximo
Pronto existe o TSI mas é como se fosse biturbo. É 1 abordagem diferente.
Quando há no mercado motores com 3 ou 4 anos 1.4 de 150cv, 170cv e 1.5 de 150.
Acho que aparecer um 1.4 de 130cv não é nenhuma super novidade para o mercado.
Quando há 1.5 no mercado com 150cv.
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Que mania essa que toda a gente tem de comparar os motores, apenas pela sua potência máxima.
A potência máxima dá uma ideia do que um carro equipado com esse motor pode fazer, mas apenas em termos de aceleração máxima e velocidade máxima.
Sem olharmos para o binário, não fazemos ideia da facilidade com que sai em baixas rotações, da facilidade com que mantém baixos ou médios regimes.
Michael
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostQue mania essa que toda a gente tem de comparar os motores, apenas pela sua potência máxima.
A potência máxima dá uma ideia do que um carro equipado com esse motor pode fazer, mas apenas em termos de aceleração máxima e velocidade máxima.
Sem olharmos para o binário, não fazemos ideia da facilidade com que sai em baixas rotações, da facilidade com que mantém baixos ou médios regimes.
Michael
Normalmente o pessoal liga mais à potência mas é o binário que faz andar o carro. A potência é "simplesmente" derivada da explosão dentro do cilindro mas se o resto dos componentes "não forem eficazes" para traduzir isso num bom binário, nada feito
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
Acho que aparecer um 1.4 de 130cv não é nenhuma super novidade para o mercado.
Quando há 1.5 no mercado com 150cv.Editado pela última vez por Movyk; 23 June 2008, 00:53.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostDe certeza que o objectivo da Renault não era nem potencia, nem binario para impressionar no mercadoEditado pela última vez por Bernie; 23 June 2008, 01:08.
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Originalmente Colocado por Bernie Ver PostUma coisa como "aumentar a gama de motores" para alguns ou é o melhor do segmento ou então não faz sentido.
Mas entendo que seja alargar o mercado e substituir motores mais poluentes, com mais cc e menos potência.
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostSilverarrow então?
O 1.4 TSFI do audi a3 tem 125 cvs.
1.6 turbo da Opel tem 150 cvs.
Está bem dentro da média.
Quanto ao comentario que o binario chega tarde...vê bem o gráfico:
As 1500 tens acima de 160 NM. É o binario maximo de qualquer 2.0 atmosferico. Repito máximo
Pronto existe o TSI mas é como se fosse biturbo. É 1 abordagem diferente.
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Acho que não vale a pena comparar este motor com a concorrência só pelos números. Só quando ele estiver montado nos respectivos modelos é que se poderá comparar com a concorrência. Quero eu dizer com isto que o desempenho de um motor num carro também depende de vários factores, como seja por exemplo o peso e as relações de caixa.
Congratulo a Renault por apresentar mais um turbinado a gasolina, aumentando a ferta do mercado. Penso também que o sucesso deste tipo de motores a médio prazo vai depender essencialmente de três factores: preço Gasolina vs Gasóleo, consumo e fiabilidade.
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostAlém disso andamos para aqui a discutir "dados em papel"... na vida real o resultado poderá ser bastante diferente
Acho muito bem que a Renault lance este motor.
Agora, ou o gráfico apresentado no primeiro post não está correcto, ou então acho estranho que a Renault apresente um motor mais recente com menos binário e consequentemente menos potência disponível do que outros já no mercado há mais de 1 ano.
Eventualmente, terão sacrificado a potência a favor de consumos mais interessantes. ...mas precisamente como tem menos potência disponível em baixa rotação, não sei como serão estes possíveis em condução normal.
Vamos esperar para ver.
Michael
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostEu há 8 anos atrás tive um 1.250 com 100cv e não precisa de turbos... É nesse aspecto que disse que não entusiasma.
O XSI (atenção que estamos a falar de um motor pontudo) tinha 1.299cm3, ou seja um 1.3, e tinha de lidar apenas com ~800kg.
O 1.2 (1149cm3) TCE tem objectivos diferentes, e aí, cumpre bem.
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Originalmente Colocado por - Ver PostA ver quando é que a Ford abre os olhos e segue o mesmo caminho (ou que compre os motores a outros...)
Há também a Honda e Toyota que não parecem para ai muito viradas mas pronto...
l
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostPorque a Honda em vez de um turbo, montou-lhe um motor electrico que faz exactamente o mesmo, com muito menos combustível, muito menos emissões, muito menos manutenção.
l
Michael
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostExactamente o mesmo em que especto ?
Exactamente o que a Renault e a VW fizeram com este ottos turbinados. Já sei que a seguir vem dizer que os valores da da Honda são inferiores, pois são mas para o veículo em questão são suficientes, o novo CR-Z pelo que se lê por ai já trará outros valores mais adquados á vertente desportiva...
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostNa vida real, o resultado dinâmico depende precisamente da curva de binário que se pode ver no papel.
Acho muito bem que a Renault lance este motor.
Agora, ou o gráfico apresentado no primeiro post não está correcto, ou então acho estranho que a Renault apresente um motor mais recente com menos binário e consequentemente menos potência disponível do que outros já no mercado há mais de 1 ano.
Eventualmente, terão sacrificado a potência a favor de consumos mais interessantes. ...mas precisamente como tem menos potência disponível em baixa rotação, não sei como serão estes possíveis em condução normal.
Vamos esperar para ver.
Michael
O motor no papel até pode ter 1000cv e 1000Nm mas se só chegarem 10cv e 10Nm às rodas de pouco ou nada serve tanta potência e binário
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