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Renault com novo bloco a gasolina - 1.4 TCE 130
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostÈ óbvio que se podem comparar todos os motores que vocês quiserem.
O Henriques J. foi buscar o 1.4 de 170 cv que tem compressor, mas a escolha não foi feliz.
Se tivesse ido buscar o 1.4 FSI, a comparação seria mais interessante por um lado porque é mais semelhante ao bloco da Renault por outro, porque a curva de binário da versão que só tem turbo, é mais interessante que o da versão com compressor.
A versão FSI de 125cv que se encontra o A3 e no Leon, tem binário constante de 220nm das 1500 às 4000.
Considerando que o binário do Renault se fica pelos 190nm e só chega lá para as 2200, dificilmente este motor virá fazer melhores consumos, pois precisa mais rotação para produzir a mesma potência. Nâo digo que seja impossível, digo que é muito improvável.
Continuo convencido que esse gráfico é demasiado banal para ser de um motor novo. Dá a sensação que optaram por um turbo de geometria fixa que nem sequer é grande, porque a potência máxima também não é deslumbrante.
A Renault conquistou alguns marcos na história automóvel com a utilização de turbos e agora sai-se com um motor nitidamente abaixo da concorrência na resposta que oferece 'em baixas'?
Isso iria resultar ou num carro + lento a sair, ou num carro menos económico e menos agradável de conduzir em condições normais. Uma delas será.
...Sinceramente, prefiro acreditar que esse gráfico não está correcto.
Michael
é que só assim usas o binário máximo que tanto apregoas.
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Originalmente Colocado por 3com Ver PostNeste caso é desde do relanti....
Seja como for é um disparate andar para aqui a comparar gráficos....
Se o gráfico do 1.4 TCE for menos bonito que o do 1.4 TSI mas o motor consumir menos 1l aos 100km, fiquem lá com o gráfico bonito
Além disso continuamos a comprar tudo no papel.... daqui as uns meses comparamos num frente a frente e, aí vamos ver qual deles é realmente melhor!!
Ora aí está...
Se bem que há uns tempos atrás, a L'Automobile comparou o Golf 1.4 GT 170 com o Mégane 2.0 T de 165 cv e o segundo gastava menos que o 1º (excepto em cidade)...
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostQuanto melhor o binário, melhor anda o carro sem precisar do "prego a fundo".
Michael
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Tudo bem que ser consumidor pode passar por ser exigente mas eu já fico contente em vez de ter um motor 1.2, 1.4 e 1.6 atmosféricos passar a ter na opção otto turbinados.
É que 1 clio III 1.1 TCE de certeza que deve ser mais agradável que um 1.4 97 cvs.
Um 1.4 TCE de 130 de certeza que vai ser bem melhor que a generalidade dos 1.6 que andam no mercado.
Como muitos sabem eu tenho 1 corsa 1.2 com pneu 185/55R15 e habituado ao 206 1.4 hdi 175/65 sempre que entro numa subida acentuada aquilo até as 3000 parece que tem o slow motion engatado.
Quando nao quero esforçar o motor nem gastar combustivel e desesperante.
A opel não tem e nao sei os planos futuros mas se aquele corsa tivesse o 1.2 turbo....ah maravilha :D
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Originalmente Colocado por caz Ver Postqual o preço para meter lá um turbo para a marca?500€???
e um motor eléctrico c/ baterias e aquelas coisas todas...deve ultrapassar em mt o valor de um turbo...
Como é obvio tambem não sei o custo do motor electrico deve ultrapassar o valor de um turbo mas não tanto assim e a tendencia é para os custos descerem, por outro lado são sistemas sem manutenção o que permite diluir os custos de forma diferente...
Para os "cegos" do costume, o que se tira dos vários gráficos é que é uma opção muito válida aos turbos e compressores.
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Originalmente Colocado por DêCêIi Ver PostOra aí está...
Se bem que há uns tempos atrás, a L'Automobile comparou o Golf 1.4 GT 170 com o Mégane 2.0 T de 165 cv e o segundo gastava menos que o 1º (excepto em cidade)...
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostSerão 500 € só ? não sei pois exitem varia alterações a ser feitas para o motor ser fiável.
Como é obvio tambem não sei o custo do motor electrico deve ultrapassar o valor de um turbo mas não tanto assim e a tendencia é para os custos descerem, por outro lado são sistemas sem manutenção o que permite diluir os custos de forma diferente...
Para os "cegos" do costume, o que se tira dos vários gráficos é que é uma opção muito válida aos turbos e compressores.
por ex..se encontras turbos novos a 500/600€ com meia dúzia de intermediários a ganhar dinheiro...para um fabricante..imagino 100/150€
enquanto que um sistema hibrido tens um motor eléctrico que tb n deve ser mt caro....o pior é o resto...acredito que em peças para um hibrido no mínimo 5000€ fora todo o trabalho de engenharia envolvido que não é pouco
em relação a serem sistemas sem manutenção é mentira, pq além da garantia da bateria serem de 8anos para on prius(penso) ela deve ser bem cara...e como tudo nada dura para sempre e avarias sempre acontecem(não conheço nenhum caso de avarias)
mas n me vou pronunciar mt mais nisto pq n conheço o sistema e para dizer asneiras...mais vale n falar
acerca do prius...para mim deve ser o carro mais desenvolvido/hi-tec(tecnologia de ponta) do mercadoEditado pela última vez por caz; 25 June 2008, 12:00.
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Originalmente Colocado por caz Ver Posteu acredito que para essa alteração n deve ficar mt cara para as marcas....pq além do turbo devem alterar a cabeça e pouco mais...e sabes mt bem que são peças que para uma marca fica por uma bagatela....
por ex..se encontras turbos novos a 500/600€ com meia dúzia de intermediários a ganhar dinheiro...para um fabricante..imagino 100/150€
enquanto que um sistema hibrido tens um motor eléctrico que tb n deve ser mt caro....o pior é o resto...acredito que em peças para um hibrido no mínimo 5000€ fora todo o trabalho de engenharia envolvido que não é pouco
em relação a serem sistemas sem manutenção é mentira, pq além da garantia da bateria serem de 8anos para on prius(penso) ela deve ser bem cara...e como tudo nada dura para sempre e avarias sempre acontecem(não conheço nenhum caso de avarias)
mas n me vou pronunciar mt mais nisto pq n conheço o sistema e para dizer asneiras...mais vale n falar
acerca do prius...para mim deve ser o carro mais desenvolvido/hi-tec(tecnologia de ponta) do mercado
Não existem muito mais peças num hibrido que num carro convencional, ha o motor electrico, uns metros extra de cabos, as baterias, e uma unidade de controlo para as cargas e descargas da bateria. Isto no sistema da Honda o da Toyota é de facto mais complexo.
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Originalmente Colocado por André Ver PostMas porquê esta constante comparação como meu carrito, tópico atrás de tópico.
Sai um 1.4 turbo, compara-se com o híbrido.
Sai um 2.0 diesel, compara-se com o híbrido.
Sai um 4.0 V8, compara-se com o híbrido.
Sai um 27.8 V18 Bitrivivaodragão-turbo, compara-se com o híbrido.
EU, EU, EU e mais EU.
Sorry pelo desabafo mas alguém tinha que o fazer
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Originalmente Colocado por Movyk Ver Postsó uma pergunta: andas sempre prego a fundo?
é que só assim usas o binário máximo que tanto apregoas.
Aliás este motor priveligia as altas, motivo pelo qual o binário aparece "tão" tarde.
O 1.4 TSI de 122 ou 125cv, morre mais cedo, mas pode ser mais agradável no dia a dia, fruto do binário máximo aparecer muito mais cedo!
Agora entre estes os dois se for para andar a prego e a fazer red lines, venha daí o 1.4 TCE.
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Originalmente Colocado por luis.filipe Ver PostDe prego a fundo o melhor gráfico é o do 1.4 TCE
Aliás este motor priveligia as altas, motivo pelo qual o binário aparece "tão" tarde.
Pelo que andei a ler na net, este 1.4TCE parece ter a sua vocação nos consumos e emissões.
Pelo que em teoria, um carro equipado com ele, não será tão 'vivo' como os concorrentes, mas será mais económico e com menos emissões.
Quando for preciso 'mexer-se' melhor, será um pouco mais dependente de mais rotação que os concorrentes directos. ...de qualquer forma, se o conseguir com consumos e emissões mais baixos, já será uma vitória.
Falta ver se a prática confirma.
Michael
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostO 1.4TJet do Bravo, além de ter melhor binário e mais 'cedo', tem também mais potência em 'altas'.
Pelo que andei a ler na net, este 1.4TCE parece ter a sua vocação nos consumos e emissões.
Pelo que em teoria, um carro equipado com ele, não será tão 'vivo' como os concorrentes, mas será mais económico e com menos emissões.
Quando for preciso 'mexer-se' melhor, será um pouco mais dependente de mais rotação que os concorrentes directos. ...de qualquer forma, se o conseguir com consumos e emissões mais baixos, já será uma vitória.
Falta ver se a prática confirma.
Michael
Eu não conheço os numeros dos dois motores, sei que um tem 130cv salvo erro e o outro 150cv, mas peço-te ajuda, a que regime atingem os dois a potência máxima ?
E qual o turbo que equipa o TCE ?
Cumps
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Originalmente Colocado por luis.filipe Ver PostEu não conheço os numeros dos dois motores, sei que um tem 130cv salvo erro e o outro 150cv, mas peço-te ajuda, a que regime atingem os dois a potência máxima ?
E qual o turbo que equipa o TCE ?
TCE 130cv às 5500rpm e 190nm às 2250rpm
TSI 125cv às 5000rpm e 200nm às 1500rpm
TJET 150cv às 5500rpm e 206nm às 2000rpm (ou no modo 'Sport' 220nm às 3000rpm)
O turbo do tjet é um Japonês da Ishikawajima Harima Heavy Industries, ou como quem diz, um IHI (de baixa inércia).
Vou ver se encontro curvas de binário para comparar a potência produzida em baixas rotações. Se encontrar, depois venho cá postar.
Michael
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostO 1.4TJet do Bravo, além de ter melhor binário e mais 'cedo', tem também mais potência em 'altas'.
Pelo que andei a ler na net, este 1.4TCE parece ter a sua vocação nos consumos e emissões.
Pelo que em teoria, um carro equipado com ele, não será tão 'vivo' como os concorrentes, mas será mais económico e com menos emissões.
Quando for preciso 'mexer-se' melhor, será um pouco mais dependente de mais rotação que os concorrentes directos. ...de qualquer forma, se o conseguir com consumos e emissões mais baixos, já será uma vitória.
Falta ver se a prática confirma.
MichaelEditado pela última vez por 3com; 26 June 2008, 18:10.
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Originalmente Colocado por Mik Ver PostNão sei qual o turbo que a Renault escolheu para este motor.
TCE 130cv às 5500rpm e 190nm às 2250rpm
TSI 125cv às 5000rpm e 200nm às 1500rpm
TJET 150cv às 5500rpm e 206nm às 2000rpm (ou no modo 'Sport' 220nm às 3000rpm)
O turbo do tjet é um Japonês da Ishikawajima Harima Heavy Industries, ou como quem diz, um IHI (de baixa inércia).
Vou ver se encontro curvas de binário para comparar a potência produzida em baixas rotações. Se encontrar, depois venho cá postar.
Michael
Tinha de se ver as curvas todas, a Vag arranjou um baby turbo brutal . . .
O curioso era ver como o 1.4 TCE se comporta depois das 5500 e comparar com o Fiat depois das 5500 isto só para ter uma noção das altas.
Seja como for o motor VAG, tem umas altas "más", mas é normal, porque em baixas é muito bom, aliás comparando com o TCE acho que deve de ter uma curva bem interessante, perde em altas mas na sua faixa de utilização é bem bom.
Um exercico interessante era sobrepor as curvas de potência do TSI de 125cv à curva do TCE entre as 1000 rpm e as 5000 rpm só para ver umas coisas . . .
Quantos aos comparativos, bem para além do peso há o factor caixa se for mal escalonada é mortal!
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostPelo km77 (site espanhol):
En primavera de 2009 habrá otro motor 1.4 TCe de 130 CV. Esta versión puede ser muy interesante pues su consumo medio será 6,5 l/100 km
Mas os vendedores renault estão de papo cheio.. conheço varios casos em que ficam de enviar propostas e... até nunca mais...
Ainda há quem deixe escapar muito negocio com esta crise
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em França já têm preços!
Le TCE 130 et le DCI 160 sont enfin disponible,
prix TCE 130 dynamique en coupé = 22500 euros
prix DCI 160 dynamique en coupé = 26800 euros
idem pour le 2.0 16V 140 CVT= 23700 euros
parece que afinal a diferença de preço para o dci105/110 não vai ser assim tão grande quanto isso no nosso País...
quanto a especificações, vai ter um consumo de 6.5 L/100Km em circuito misto, a que correspondem uns 153 g/Km de CO2. A performance dos 0-100 vai ser feita em 9s!Editado pela última vez por tiagovsky; 05 April 2009, 22:21.
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