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Porque é que ainda somos cépticos perante os hibridos?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Poste a aerodinânica não tem nada a ver? ou achas que os 100cv de um astra dão para os 200 com um cx de 0,30 e os 115cv não dão para um de 0,27 do hch?
a questão da velocidade maxima a descer foram vocês que levantaram, pois eu quando comprei o meu pensei que não passaria dos 180, até que constactei que já ía a 203 km\h, mais tarde falei com o vendedor e diss-me que cortava a 218 km\h, até o user "honda sales" colocou aqui uma foto na altura. para mim foi uma surpresa embora não faça muito uso dessas velocidades, foi só isto. não pela relação potencia\velocidade, mas pelo nicho de mercado onde se insere.
a questão é que mesmo com 95cv, consegues tê-los sempre permanentemente, enquanto numa caixa de 6, por exemplo, quando atinjes o pico de potência em 5ª ao passares para a 6ª vais para valores mais baixos de potência, daí haver muitas diferenças entre as caixas.
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostNão queiras comparar as perdas de potência entre uma caixa convencional e uma caixa de correias sujeita a derrapagens de tracção.
mas não acho que essas perdas sejam tão significativas.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Posto a\c não tem qualquer manutenção, pois ele faz o controlo de humidade com o ar exterior, com os flap's de entrada de ar.
o gaz dos compressores fica lá para sempre, só sai se houver alguma fuga, o sistema é apenas um que pode ser pressurizado pelo compressor electrico, pelo acoplado ao motor ou com os 2, caso seja necessario arrefecer rapidamente o habitáculo, e olha que é mesmo rapidamente, posso-te dizer que um colega meu ficou espantado com o a\c do menino, ele tem um e320cdi.
Que gás é que utiliza? O facto do compressor ser eléctrico ou mecânico nada tem a ver com o gás....
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostEstás a dizer que o gás não precisa nunca de ser recarregado?
Que gás é que utiliza? O facto do compressor ser eléctrico ou mecânico nada tem a ver com o gás....
nunca! e de facto como disse lá para trás o facto de ter 2 compressores nada tem a ver com o gás.
posso-te dizer que o meu vti era de 1992 e vendi-o em 2006 com as tampinhas de recarrgar o a\c lacradas, e funcionava 5 estrelas, o meu jazz de 2002 também funciona sem qualquer intervenção.
o ter que recarregar o circuito do a\c é um indicio de uma fuga.
o tipo de gas penso que é o r134.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Postnão sei quanto perde no escorregamento, a questão é precisamente o que disse aí. se por um lado a cvt perde no escorregamento a caixa manual pode perder por não ir no seu regime optimo, daí a maioria dos de 6 velocidades atingirem a velocidade maxima em 5ª, pois em 6ª não conseguem chegar ao pico maximo de potência.
mas não acho que essas perdas sejam tão significativas.
O suficiente para na competição terem sido testadas e abandonadas.
No HCH dá-se menos mal, devido precisamente à regeneração de energia. Numa caixa normal a desmultiplicação é significativa. Na CVT ela coloca uma desmultiplicação muito elevada o que faz com que numa descida, apesar da velocidade que se perde com a regeneração de energia, a CVT tenta compensar da melhor forma. Nesse aspecto funciona muito bem. Já em aceleração motora, as correias apresentam uma muito maior derrapagem do que uma caixa convencional, por rodas dentadas.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Postnunca! e de facto como disse lá para trás o facto de ter 2 compressores nada tem a ver com o gás.
posso-te dizer que o meu vti era de 1992 e vendi-o em 2006 com as tampinhas de recarrgar o a\c lacradas, e funcionava 5 estrelas, o meu jazz de 2002 também funciona sem qualquer intervenção.
o ter que recarregar o circuito do a\c é um indicio de uma fuga.
o tipo de gas penso que é o r134.
Pode não ser bem assim.
O gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização. Há é casos de sistemas com excesso de gás, precisamente para terem maior duração. Por acaso não sabes quanto é a quantidade de gás que o HCH leva?
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostPode não ser bem assim.
O gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização. Há é casos de sistemas com excesso de gás, precisamente para terem maior duração. Por acaso não sabes quanto é a quantidade de gás que o HCH leva?
nos processos de pressurização\despressurização não se gasta qualquer gás, pois o circuito é estanque.
há a ideia que se deve recarregar de vez em quando, mas isso é porque há algum problema (fuga).
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostO a/c e suas caracteristica técnicas é semelhante ao do modelo Accord, Afcivic?
Interessante, a total ausência de manutenção.
quanto à manutenção, é como qualquer outro a\c, já alguma vez carregaste o frigorifico? o principio é o mesmo, pressurizas aquece, despressurizas e arrefece, isto num circuito fechado e estanque não deve ter perdas.
como disse, o meu vti em 18 anos nunca precisou de ser recarregado, atenção que quanto menos uso derem ao a\c é pior para o sistema, pois as peças moveis (compressor) estão sem lubrificação, por isso nos manuais dos carros com a\c vem lá que devem ser ligados de mês a mês, ou de 2 em 2 meses.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Postno caso do hch é totalmente diferente em termos de pressurização, devido a ter os 2 compressores, mas utiliza o mesmo gás.
quanto à manutenção, é como qualquer outro a\c, já alguma vez carregaste o frigorifico? o principio é o mesmo, pressurizas aquece, despressurizas e arrefece, isto num circuito fechado e estanque não deve ter perdas.
como disse, o meu vti em 18 anos nunca precisou de ser recarregado, atenção que quanto menos uso derem ao a\c é pior para o sistema, pois as peças moveis (compressor) estão sem lubrificação, por isso nos manuais dos carros com a\c vem lá que devem ser ligados de mês a mês, ou de 2 em 2 meses.
Nem manutenção dos filtros? (odores, poeiras, vida útil do mesmo).
A teoria é essa, mas um carro circula em estradas com irregularidades, é sempre possível haver pequeníssimas fugas.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostSim.
Nem manutenção dos filtros? (odores, poeiras, vida útil do mesmo).
A teoria é essa, mas um carro circula em estradas com irregularidades, é sempre possível haver pequeníssimas fugas.
o circuito de gás não precisa de nenhuma manutenção desde que não haja fugas, alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo, mas não tem qualquer manutenção.
os filtros do habitáculo nada têm a ver com o circuito de gás.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
tens aqui o exemplo de como funcionam os 2 compressores do hch.
de um lado o compressor que está acoplado à correia
do outro lado o compressor que está acoplado ao motor electrico.
tanto podem funcionar isoladamente como em conjunto.
Já agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostJá agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostJá agora a titulo de curiosidade, aquando do funcionamento exclusivamente em eléctrico, nota-se alguma perda de potência?
nada, notas é que demora mais a carregar as baterias, pois a energia estando o a\c ligado é repartida entre as baterias e o motor do a\c. o que se nota mais é quando começas uma descida e largas o pedal do acelerador ele comuta de um compressor para o outro e assim aproveitar as energia cinetica. é um processo que só começas a topar depois de algum tempo com o carro, no inicio não dá para aperceber destas coisas.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostE aproveito para perguntar se para se utilizar em modo eléctrico é necessário haver algum tipo de pressuposto em termos de carregamento de baterias (%).Editado pela última vez por Afcivic; 01 July 2008, 00:05.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Posté assim, desde que percas gás do a\c o melhor é detectares a fuga, pois o recarregamento é caro (por aqui por viseu anda nos 70€), e volto a repetir que em 18anos de vti com muita esfrega pelo caminho até alguns vôos nunca precisei de recarregar, portanto.....
o circuito de gás não precisa de nenhuma manutenção desde que não haja fugas, alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo, mas não tem qualquer manutenção.
os filtros do habitáculo nada têm a ver com o circuito de gás.
Em relação à questão dos odores era devido a uma possível fuga do sistema do a/c.
alguns circuitos têm um filtro de proteção ao compressor, no caso de abrir alguma fuga e no recarregamento entrar lixo
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Os automóveis precisam de manutenção aos circuitos de AC, pela simples razão de que está num ambiente bastante hostil. Compará-lo com o frigorífico lá de casa, só mesmo um crente.
Cá em casa, em diversos tipos de carros, a manutenção do AC faz-se de 2 em 2 anos, ou 3 anos se andar menos. E são carros novos.
Não me precisas de fazer a apologia do AC Honda, pois no CTR era a pior coisinha que vi em matéria de AC. Ainda não tinha 6 meses e teve que ir à Honda, recarregar o gás.
Quanto ao compressor mágico, é uma autêntica cagada. Se aquela gente soubesse fazer um AC a sério haveria apenas um compressor actuado elétricamente e mais nada.
Agora, ter um compressor híbrido...
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostO gás acaba por se gastar em tantos processos de pressurização / despressurização.
Podes explicar como é que o gás se gasta?!?
Faz mais sentido a afirmação do AfCiviv: se o gás sumiu, é porque tem fuga.
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostQuanto ao compressor mágico, é uma autêntica cagada. Se aquela gente soubesse fazer um AC a sério haveria apenas um compressor actuado elétricamente e mais nada.
Agora, ter um compressor híbrido...
De repente também não me parece nada lógico essa do compressor híbrido, mas se aquela gente fez aquilo assim algum motivo deve ter tido - afinal, seria muito mais fácil um compressor simples, eléctrico.
Agora, qual o motivo... é que eu tb gostaria de saber!
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostDe repente também não me parece nada lógico essa do compressor híbrido, mas se aquela gente fez aquilo assim algum motivo deve ter tido - afinal, seria muito mais fácil um compressor simples, eléctrico.
Agora, qual o motivo... é que eu tb gostaria de saber!
É difícil, eu sei ...
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Originalmente Colocado por Henriques J. Ver PostDeixa lá, quando tiveres um híbrido e ficares com falta de bateria, logo ficas a perceber a razão do compressor não ser só eléctrico.
É difícil, eu sei ...
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostObrigado. Gosto sempre de boas explicações de engenharia.Editado pela última vez por HenriquesJ; 02 July 2008, 16:17.
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Originalmente Colocado por Henriques J. Ver PostPor várias razões, a mais importante é que estes carro são feitos para poupar combustível e no caso de a bateria estar fraca é muito mais eficiente ter um compressor ligado directamente ao motor térmico que estar a carregar as baterias (perda de eficiência) para depois accionar um motor eléctrico (perda de eficiência) ligado ao compressor.
Sim, isso passou-me pela cabeça: mais transformações de energia introduzem mais perdas. Por outro lado, ter um compressor mais complexo, com mais peças móveis, mais algum tipo de embraiagem para acoplar/desacoplar o térmico... Humm... Bem, o "net result" deve ser favorável ao compressor mais complexo, senão não estaria lá.
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Originalmente Colocado por Henriques J. Ver PostPor várias razões, a mais importante é que estes carros são feitos para poupar combustível e no caso de a bateria estar fraca é muito mais eficiente ter um compressor ligado directamente ao motor térmico que estar a carregar as baterias (perda de eficiência) para depois accionar um motor eléctrico (perda de eficiência) ligado ao compressor.
http://www.epa.gov/cppd/Presentation...20inverter.pdf
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