Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiabilidade motor 1.3 multijet

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Só para referir que o Punto 1.3 M-jet de 70cv cá de casa deve estar a tocar nos 270 mil...comprado novo em 2005. Problemas até agora...alternador, um sensor MAP e uma vela de incandescência.

    Já mudou a corrente de distribuição porque estava a ficar com folga, levou também o tensor e o retentor da cambota. Trocou a bomba de água que partiu aos 260 mil...(culpa minha que a devia ter trocado bem antes...).

    De resto continua a rolar alegregemente e não se prevê que vá sair lá de casa antes dos 300 mil...tem 7 anitos o carro

    Comentário


      Boas, sou novo por aqui mas gostava de deixar aqui a minha experiência.

      Há 1 anos atrás comprei uma opel corsa 1.3 cdti de 2008, mandei verificar a carrinha na opel e fazer o máximo de testes possíveis para ver se estava tudo ok com a carrinha. A pouco mais de 1 mês atrás a carrinha começou a engasgar entre as 1500/2000 rotações, pensei que era do gasolio então mudei de marca sendo que por vezes o problema voltava aparecer mas desaparecia logo. Há 10 dias atrás ia de viagem já tinha feito 60 kilometros a uma velocidade de 120/150 km/h quando de repente a carrinha começa a deitar fumo azul pelo escape e começa a ter aceleração sozinha, encostei de imediato tentei a desligar mas qual foi o meu espanto que quando tiro a chave da ignição a carrinha continua a trabalhar de forma acelerada (5000/6000 rotações) até que passado uns 10 s desligou-se. Não voltou a ligar, levei a para o mecânico no final do dia diz que os injectores tinham partido (1200 euros), mandei os arranjar passado 2 dias ele mete os e a carrinha continua sem ligar, verificou as velas e tinha duas em mão estado, trocou-as (120 euros) após isto tudo a carrinha continua sem pegar, por fim ligou-me a pedir autorização para abrir o motor. Neste momento apercebi-me que este a parte electrónica criada por parte da boch para a opel é a mais rasca que existe, pois eu já andava a 1 mês com 2 injectores danificados, ao ir para a autoestrada os bicos partiram e partiram 2 pistões, concluído Carrinha para a sucata.

      Comentário


        Originalmente Colocado por alenet1992 Ver Post
        Boas, sou novo por aqui mas gostava de deixar aqui a minha experiência.

        Há 1 anos atrás comprei uma opel corsa 1.3 cdti de 2008, mandei verificar a carrinha na opel e fazer o máximo de testes possíveis para ver se estava tudo ok com a carrinha. A pouco mais de 1 mês atrás a carrinha começou a engasgar entre as 1500/2000 rotações, pensei que era do gasolio então mudei de marca sendo que por vezes o problema voltava aparecer mas desaparecia logo. Há 10 dias atrás ia de viagem já tinha feito 60 kilometros a uma velocidade de 120/150 km/h quando de repente a carrinha começa a deitar fumo azul pelo escape e começa a ter aceleração sozinha, encostei de imediato tentei a desligar mas qual foi o meu espanto que quando tiro a chave da ignição a carrinha continua a trabalhar de forma acelerada (5000/6000 rotações) até que passado uns 10 s desligou-se. Não voltou a ligar, levei a para o mecânico no final do dia diz que os injectores tinham partido (1200 euros), mandei os arranjar passado 2 dias ele mete os e a carrinha continua sem ligar, verificou as velas e tinha duas em mão estado, trocou-as (120 euros) após isto tudo a carrinha continua sem pegar, por fim ligou-me a pedir autorização para abrir o motor. Neste momento apercebi-me que este a parte electrónica criada por parte da boch para a opel é a mais rasca que existe, pois eu já andava a 1 mês com 2 injectores danificados, ao ir para a autoestrada os bicos partiram e partiram 2 pistões, concluído Carrinha para a sucata.

        Pelo que descreves, a carrinha desalvorou. Isto quase quando o turbo parte, o oleo que o lubrifica entra para a camara de combustivel e o carro fica em rotaçao maxima a queimar esse oleo, enquanto houver oleo, o carro nao se desliga e o motor acaba por gripar pela falta de lubrificaçao.

        Aconteceu-te isto:



        Eu pedia para rever o turbo, se este esta partido abria o motor para ver as consequencias.

        Ja agora, para desligar o carro nessa situaçao, desde que seja manual, é colocar a mudança mais alta (5-6-7ª) e largar repentinamente a embraiagem, o motor vai abaixo e pronto.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Pelo que descreves, a carrinha desalvorou. Isto quase quando o turbo parte, o oleo que o lubrifica entra para a camara de combustivel e o carro fica em rotaçao maxima a queimar esse oleo, enquanto houver oleo, o carro nao se desliga e o motor acaba por gripar pela falta de lubrificaçao.

          Eu pedia para rever o turbo, se este esta partido abria o motor para ver as consequencias.

          Ja agora, para desligar o carro nessa situaçao, desde que seja manual, é colocar a mudança mais alta (5-6-7ª) e largar repentinamente a embraiagem, o motor vai abaixo e pronto.
          E travar.

          Concordo com o desalvorar, mas fiquei aqui com umas (grandes) reticências...se explicaste ao teu mecânico o mesmo que disseste aqui, ele achou que devia comprar injectores???? Na minha opinião, a primeira coisa a fazer seria diagnosticar correctamente e isso, num caso destes, só abrindo o motor. Gastaste dinheiro (e bem caros que foram esses injectores e velas, diga-se) e acabaste por ter que comprar um motor novo/usado ou trocar de carro.

          Comentário


            Só uma questão em relação ao "alvorar"...
            Nunca tive uma situação dessas e espero não ter! A ideia de engrenar uma 5ª, travar e largar a embraiagem tb já me surgiu, contudo quase de certeza que devido à extrema rotação do motor e há desmultiplicação de uma 5ªvelocidade, a embreagem vai começa a patinar, e é para esquecer! Ou seja, acho que ou se faz isso logo quando o motor começa a acelerar-se e ainda não esta nas rpms máximas (difícil sem dúvida), ou nem a engrenar 5ª ele se parará..acho eu.

            Outra hipótese: ter algum sangue frio e meter algo na saída de escape (um pano, ou algo parecido que vede) para abafar o motor? Com certeza que será difícil mas acho mais lógico o motor parar deste modo.
            Eu só conheci um gajo que em tempos teve um golf I GTD e que lhe aconteceu isso ali perto da Av. de Roma...o desgraçado andou uma tarde a lavar carros q foram atingidos pelo fumo / óleo do escape...Chato!

            Entretanto vejam este video do tube:
            http://www.youtube.com/watch?v=8M1o2rpO_JY

            O Sr tapou a admissão....e calou-se, ou seja, deixou de haver oxigénio como comburente e pára-se! Solução há vista tb!
            Editado pela última vez por PeterISEL; 13 August 2013, 23:21.

            Comentário


              Eu não sei se patina ou não, mas parece-me mais exequível para um condutor "normal", fazer essa manobra, do que tapar o escape ou a admissão.

              Comentário


                tenho um astra j 1.3, de 2010 e até agora zero problemas, penso que o motor também seja multijet.

                Comentário


                  já ouvi isso de tapar a admissão, mas a cena é que o motor aquece tanto que as vezes não é possivel, ja soube de um caso num laguna, e esquece, tapar a admissão era impossivel tal era o calor que aquele motor fazia.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    E travar.

                    Concordo com o desalvorar, mas fiquei aqui com umas (grandes) reticências...se explicaste ao teu mecânico o mesmo que disseste aqui, ele achou que devia comprar injectores???? Na minha opinião, a primeira coisa a fazer seria diagnosticar correctamente e isso, num caso destes, só abrindo o motor. Gastaste dinheiro (e bem caros que foram esses injectores e velas, diga-se) e acabaste por ter que comprar um motor novo/usado ou trocar de carro.



                    De facto e atendendo ao que aconteceu ao motor, não tem lógica andar a gastar dinheiro em certos componentes, sem ver directamente o motor.

                    Comentário


                      Sim ecoflex, tens razão. Deve ser bem mais fácil dizer que fazer, mas uma coisa tb é verdade: Muito difícil uma embreagem aguentar tamanho esforço até parar o motor. QQ opção não será nada facil...
                      Editado pela última vez por PeterISEL; 14 August 2013, 15:52.

                      Comentário


                        Boas agradeço pela ajuda dada.

                        Acabei por tirar a carrinha da oficina onde se encontrava.
                        Nesta "nova" oficina foram muito mais práticos a resolver o problema, o fumo exagerado foi devido ao facto da carrinha ter mandado combustível a mais para a camera de combustão, juntamente com o facto de ter o turbo estalado.

                        Consequências 4 injectores em que só 2 deram para recuperar outros dois tiveram de ser novos, o motor foi aberto para verificar o que se passava internamente pois mesmo depois de reparar o turbo e os injectores a carrinha continuava sem ligar, descoberta 2 pistões derretidos na parte superior e a camisa do 3 pistão com um pequeno arranhão ( pouco visível).

                        Resultado foi aconselhado a reparar o motor e não meter um motor usado, levou 4 pistões novos, o bloco foi rectificado, voltaram a fazer a montagem do motor sem poupar em nada ( levou selos novos, vedantes, corrente). Já está a ser reparada há mais de 1 mês sendo que ficou de ser entregue amanha. Amanha publico quanto foi o tombo e o resultado.

                        Comentário


                          e o 1.3mjet de 11/2006 lá de casa, caminha para os 160.000kms

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                            e o 1.3mjet de 11/2006 lá de casa, caminha para os 160.000kms
                            O MEU DE 01/2006 já está nos 170.000kms

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                              O MEU DE 01/2006 já está nos 170.000kms
                              O meu é de 11/2004 e esta semana deve fazer 212000. Até à data, uma bomba de água e uma vela de incadescência.
                              Espero que continue assim a nivel de motor. Quanto ao resto, a história já não é assim feliz...!!!

                              Comentário


                                O Fiat Punto 1.3 Multijet é um carro fiável? Ou nem por isso? Em motor e no resto?

                                Comentário


                                  Motor bem jeitoso, e fiável. O resto anda na média.

                                  Comentário


                                    Update...o lá de casa, de meio de 2005 comprado novo, está perto de tocar nos 310 mil

                                    O alternador foi novamente arranjado à coisa de uns meses (poly nova + não sei bem o quê lá dentro), e de resto continua fino.
                                    Recentemente também foi preciso mudar a peça do tablier onde está o comando dos vidros visto que o vidro do condutor volta e meia deixava de funcionar...como o elevador ja tinha sido trocado, supus (e bem ) que seria do botão. Peça comprada com 20€ no ebay uk e trocada...problema resolvido

                                    Tenho de trocar também as luzes de iluminação da zona da ventilação/AC que já se fundiram..e investir em triângulos à frente e amortecedores atrás ( que ainda são os de origem =X).

                                    Problemas +/- recorrentes..a direcção city tem tendência a desligar-se se o carro passar muito tempo parado e houver muita chuva /humidade ( suponho que sejam as soldaduras ou as relés do motor, problema conhecido de resolução barata). Este problema não se manifesta com o uso diário do carro mesmo no inverno.

                                    Volta e meia dá erro no sensor de pressão do acelerador...este erro liga o safe mode mas é intermitente(novamente tem tendência a aparecer se o carro estiver parado uns dias) e ainda não descobri onde fica o raio do sensor. Vai andando assim já que no dia a dia também não se costuma manifestar.

                                    All in all...é um motor muito porreiro/fiável com consumos simpáticos. Fica curto para AE sobretudo nesta versão de 70cv/caixa de 5...porem isto não é um estradista

                                    Comentário


                                      O meu com 150 000 foi agora "aberto" para colocar a corrente e pelas palavras do mecanico aquilo ja tinha o tensor todo aberto.

                                      Mas para um motor que anda a fazer 220 ponteiro e tem a "escafia" que tem......posso dar-me por contente

                                      Comentário


                                        Os dois mjet cá de casa continuam de boa saúde!
                                        o 1.3 95cv está a tocar nos 50000km. Mais cedo ou mais tarde acho que vou ter problemas com o fap.
                                        o 1.3 75cv está nos 113000km e continua sem anormalias

                                        Comentário


                                          O meu está a tocar nos 60 mil. Até agora, fora um "bug electronico" aos 16 mil, nada a registar.

                                          Comentário


                                            Já agora, no post acima disse que estava tudo bem, talvez alguém me ouviu e fez me dizer o contrário.
                                            No meu Gpunto mjet 75 tenho sentido uns soluços ali na zona das 1500rpm, mais coisa menos coisa. Aponto para a egr entupida. Já alguém teve isto?

                                            Comentário


                                              Boas pessoal

                                              A minha rapariga esta decidida a ir comprar um grande punto de 2010 de 75cv a minha duvida é deste ano já vem com filtro de particulas?
                                              Parece me ser um carrito porreiro para ela e que tenha uns consumos mais baixos que o carro actual dela, e a nivel de fiabilidade acredito que seja uma boa aposta.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por HASR Ver Post
                                                Boas pessoal

                                                A minha rapariga esta decidida a ir comprar um grande punto de 2010 de 75cv a minha duvida é deste ano já vem com filtro de particulas?
                                                Parece me ser um carrito porreiro para ela e que tenha uns consumos mais baixos que o carro actual dela, e a nivel de fiabilidade acredito que seja uma boa aposta.
                                                Quase de certeza que sim.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Quase de certeza que sim.
                                                  Tambem estava convencido que sim, mas foi ver hoje o carro, perguntei ao vendedor ele disse que nao ainda fiquei de pé a tras mas depois andei a ver por baixo do carro e não encontrei o Fap.
                                                  Editado pela última vez por HASR; 27 October 2013, 09:53.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por HASR Ver Post
                                                    Tambem estava convencido que sim, mas foi ver hoje o carro, perguntei ao vendedor ele disse que nao ainda fiquei de pé a tras mas depois andei a ver por baixo do carro e não encontrei a Fap.
                                                    O FAP e não a FAP. Sabes o que deves procurar? Atenção, eu não sei, mas tenho praticamente a certeza que esse carro já o tem.

                                                    Comentário


                                                      Os Gpunto de 75cv acho que nenhum tem fap...só nos evo, mas não tenho a certeza.
                                                      pelo menos o meu não tem, mas é de 11/2008.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                        Os Gpunto de 75cv acho que nenhum tem fap...só nos evo, mas não tenho a certeza.
                                                        pelo menos o meu não tem, mas é de 11/2008.
                                                        Os GPunto tem todos FAP, apenas a 1ª versão do motor, que tinha 70cv é que não tinha.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                          Os GPunto tem todos FAP, apenas a 1ª versão do motor, que tinha 70cv é que não tinha.
                                                          Essa informação está incorrecta! Os GPunto's 1.3 mjet 75 ou 90 pelo menos até final de 2008 não vinham com FAP.

                                                          Cumpts

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                            Os GPunto tem todos FAP, apenas a 1ª versão do motor, que tinha 70cv é que não tinha.
                                                            Originalmente Colocado por dvmarques Ver Post
                                                            Essa informação está incorrecta! Os GPunto's 1.3 mjet 75 ou 90 pelo menos até final de 2008 não vinham com FAP.

                                                            Cumpts
                                                            Exactamente. O meu por exemplo de 90cv não tem FAP e é de 2008.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              O FAP e não a FAP. Sabes o que deves procurar? Atenção, eu não sei, mas tenho praticamente a certeza que esse carro já o tem.
                                                              Já esta corrigido gracias pela chamada de atenção, aquilo que estava a procura é na linha de escape uma especie de panela de escape mas de uma forma mais tubular e com sensores, pelo menos um sensor de temperatura e outra de fumos. julgo que não esteja muito engando na identificação de um fap.

                                                              Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                              Os Gpunto de 75cv acho que nenhum tem fap...só nos evo, mas não tenho a certeza.
                                                              pelo menos o meu não tem, mas é de 11/2008.
                                                              Pois foi isso que o vendedor me disse que os de 75cv não vinham com fap, só a partir dos evo, mas como já fico sempre com o pé atras do que os vendedores disse fiquei naquela do "será mesmo?"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X