Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consequências de ir até ao red line/"corte" ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Paulo, Tenho revistas de 1994... Se quiseres, tem lá os extras todos de todas as versões...

    Raistaparta, mesmo que o carro estivesse nas tuas maos desde novo, ele em 3ª ou qualquer outra mudança, mais que o corte nao ia andar... Podia era chegar lá mais rapido...

    Comentário


      Boas.
      Este tópico está interesante.
      Para qualquer motor a gasolina o corte de rotações não causa qualquer problema, é uma medida de segurança para não danificar o motor.
      Antigamente os carros andavam o que tinham e os donos muitas vezes deparavam-se com um motor partido principalmente quando o picavam numa AE.
      Nos dias de hoje até os diesel têm..
      Eu já levei vezes sem conta o carro ao corte, mas no entanto nunca o deixei cortar mais que 10 segundos prai, é uma sensação linda o carro a cortar, 1ª 7000rpm corte....2ª 7000rpm corte....3 e corta.....4ª 180km/h corta.......e 5 220km/h e não chega a cortar....;)
      Mas convém explicar que um carro a gasolina pode ser proveitoso levar para além do binário máximo pois temos que ver que depois do binário máximo ele pode ter na mesma mais binário que nas rotações antecedentes;)
      No meu é assim e na maioria acontece desta maneira;)

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por rubenvalente

        Boas.
        Este tópico está interesante.
        Para qualquer motor a gasolina o corte de rotações não causa qualquer problema, é uma medida de segurança para não danificar o motor.
        Antigamente os carros andavam o que tinham e os donos muitas vezes deparavam-se com um motor partido principalmente quando o picavam numa AE.
        Nos dias de hoje até os diesel têm..
        Eu já levei vezes sem conta o carro ao corte, mas no entanto nunca o deixei cortar mais que 10 segundos prai, é uma sensação linda o carro a cortar, 1ª 7000rpm corte....2ª 7000rpm corte....3 e corta.....4ª 180km/h corta.......e 5 220km/h e não chega a cortar....;)
        Mas convém explicar que um carro a gasolina pode ser proveitoso levar para além do binário máximo pois temos que ver que depois do binário máximo ele pode ter na mesma mais binário que nas rotações antecedentes;)
        No meu é assim e na maioria acontece desta maneira;)
        A questão nem é essa... Imagina, levas a 3ª ao corte, quando mudares para 4ª, a rotação da quarta deve andar muito perto do binário/potencia maximos,ou seja, em 4ª vai compensar a rotação estar mais elevada, do que se não se levar a 3ª ao corte...

        Comentário


          No ESi para tirar partido dele tens que levar todas as velocidades (desde a 1ª) ao corte ou perto disso!

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Braz

            citação:Originalmente colocada por Torres

            O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
            Correcção:
            O corte, já é no Red-line, mas o Red-line nem sempre é o corte... ;)
            Depende....
            E se o conta-rotações não tiver red-line? :D:D

            E tb pode acontecer, o Red-line e o corte ser ao mesmo tempo. No meu IS200, mal chegava ao vermeho, cortava.

            Comentário


              Eu curtia os carros antigos a carburador!!aquela cena acelerava sempre!!! o conta-rotações colava em baixo!!!

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por lionbest

                citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                Boas.
                Este tópico está interesante.
                Para qualquer motor a gasolina o corte de rotações não causa qualquer problema, é uma medida de segurança para não danificar o motor.
                Antigamente os carros andavam o que tinham e os donos muitas vezes deparavam-se com um motor partido principalmente quando o picavam numa AE.
                Nos dias de hoje até os diesel têm..
                Eu já levei vezes sem conta o carro ao corte, mas no entanto nunca o deixei cortar mais que 10 segundos prai, é uma sensação linda o carro a cortar, 1ª 7000rpm corte....2ª 7000rpm corte....3 e corta.....4ª 180km/h corta.......e 5 220km/h e não chega a cortar....;)
                Mas convém explicar que um carro a gasolina pode ser proveitoso levar para além do binário máximo pois temos que ver que depois do binário máximo ele pode ter na mesma mais binário que nas rotações antecedentes;)
                No meu é assim e na maioria acontece desta maneira;)
                A questão nem é essa... Imagina, levas a 3ª ao corte, quando mudares para 4ª, a rotação da quarta deve andar muito perto do binário/potencia maximos,ou seja, em 4ª vai compensar a rotação estar mais elevada, do que se não se levar a 3ª ao corte...
                Exactamente, é isso tudo também;)
                Já agora claro que para fazer o melhor tempo num arranque o corte não se pode atinjir mas compensa ir a rotações bem altas, a não ser que seja um tdi, hdi dti ou qualquer coisa acabada em "i"!!lol:D:D

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por luisg


                  Eu curtia os carros antigos a carburador!!aquela cena acelerava sempre!!! o conta-rotações colava em baixo!!!


                  :D

                  Mas não é para abusar muito porque a idade já não perdoa...

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                    citação:Originalmente colocada por lionbest

                    citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                    Boas.
                    Este tópico está interesante.
                    Para qualquer motor a gasolina o corte de rotações não causa qualquer problema, é uma medida de segurança para não danificar o motor.
                    Antigamente os carros andavam o que tinham e os donos muitas vezes deparavam-se com um motor partido principalmente quando o picavam numa AE.
                    Nos dias de hoje até os diesel têm..
                    Eu já levei vezes sem conta o carro ao corte, mas no entanto nunca o deixei cortar mais que 10 segundos prai, é uma sensação linda o carro a cortar, 1ª 7000rpm corte....2ª 7000rpm corte....3 e corta.....4ª 180km/h corta.......e 5 220km/h e não chega a cortar....;)
                    Mas convém explicar que um carro a gasolina pode ser proveitoso levar para além do binário máximo pois temos que ver que depois do binário máximo ele pode ter na mesma mais binário que nas rotações antecedentes;)
                    No meu é assim e na maioria acontece desta maneira;)
                    A questão nem é essa... Imagina, levas a 3ª ao corte, quando mudares para 4ª, a rotação da quarta deve andar muito perto do binário/potencia maximos,ou seja, em 4ª vai compensar a rotação estar mais elevada, do que se não se levar a 3ª ao corte...
                    Exactamente, é isso tudo também;)
                    Já agora claro que para fazer o melhor tempo num arranque o corte não se pode atinjir mas compensa ir a rotações bem altas, a não ser que seja um tdi, hdi dti ou qualquer coisa acabada em "i"!!lol:D:D
                    E os GTI?

                    Comentário


                      Nunca levei o meu ao corte. Aliás nunca levei nenhum carro ao corte... Não vejo necessidade nem vantagem nenhuma...
                      Normalmente ando na faixa 2000/3000 rpm's. Isto em cidade e arredores. Nos 3000 está em 100 Km/h.

                      Em AE, claro que o ritmo é outro: 120/140 Km/h. Isto representa entre os 3000/4500 rpm's (binário máximo aos 4000, o que é óptimo para as viagens em AE).

                      E chega... Esgaçar só reduz o tempo útil de vida do motor... Com esta filosofia nunca me dei mal com os meus carros anteriores...

                      Claro que de vez em quando se deve esticar um bocado... No actual (Nubira 1.6), com menos de 1,5 anos e 23500 Km's só uma vez o fui esticar. Fiz Lisboa-Carregado a puxá-lo mais um bocado nas mudanças intermédias e na velocidade de ponta fui até cerca dos 170 Km/h... acho que é suficiente... Já por si tem uma caixa longa na 4ª e 5ª.

                      Não me lembro as rotações a que chegou, mas deve ter sido por aí pelos 5500/6000 rpm's. Mas mesmo assim longe do red-line (6500 até 8000, de mostrador) e mais ainda do corte.

                      E não é por não o levar ao red-line que ele é pastelão... Quando é preciso ele está lá. Entre os 2000 e os 3000 anda bem e recupera bem para um andamento o dia a dia. Ataco subidas sem problemas em 5ª, só dando um cheirinho de acelerador. Acima dos 3000 ganha nova vida, mas claro gasta mais...

                      Por isto tudo, e até me convencerem do contrário... red-lines não...

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por João Nascimento

                        Nunca levei o meu ao corte. Aliás nunca levei nenhum carro ao corte... Não vejo necessidade nem vantagem nenhuma...
                        Normalmente ando na faixa 2000/3000 rpm's. Isto em cidade e arredores. Nos 3000 está em 100 Km/h.

                        Em AE, claro que o ritmo é outro: 120/140 Km/h. Isto representa entre os 3000/4500 rpm's (binário máximo aos 4000, o que é óptimo para as viagens em AE).

                        E chega... Esgaçar só reduz o tempo útil de vida do motor... Com esta filosofia nunca me dei mal com os meus carros anteriores...

                        Claro que de vez em quando se deve esticar um bocado... No actual (Nubira 1.6), com menos de 1,5 anos e 23500 Km's só uma vez o fui esticar. Fiz Lisboa-Carregado a puxá-lo mais um bocado nas mudanças intermédias e na velocidade de ponta fui até cerca dos 170 Km/h... acho que é suficiente... Já por si tem uma caixa longa na 4ª e 5ª.

                        Não me lembro as rotações a que chegou, mas deve ter sido por aí pelos 5500/6000 rpm's. Mas mesmo assim longe do red-line (6500 até 8000, de mostrador) e mais ainda do corte.

                        E não é por não o levar ao red-line que ele é pastelão... Quando é preciso ele está lá. Entre os 2000 e os 3000 anda bem e recupera bem para um andamento o dia a dia. Ataco subidas sem problemas em 5ª, só dando um cheirinho de acelerador. Acima dos 3000 ganha nova vida, mas claro gasta mais...

                        Por isto tudo, e até me convencerem do contrário... red-lines não...
                        eu era como tu com o primera........com os gasoil era redline adentro (embora nao sirva de nada) .......




                        no primera ......como ja tem 14 aninhos e ..........bem........nao queria complicar as coisas nem pedir muito ao velhote.......mas desde que experimentei .......ui........nao quero mais nada.....

                        levas ao principio do red....nao ha necessidade de entrar pelo red........e aquilo ganha outra vida , acredita ;)

                        Comentário


                          neste video estão a levar o ibiza ao corte?

                          Kinetic - Do you like pop corn? - YouTube

                          mas enquanto está ali no corte a dar estalos têm alguma vantagem, ve-se em muitos videos de arranques com carros em cada mudança chegam ao corte e só passado uns segundos é que mudam a mudança.

                          o meu astra 1.9cdti quando quero estica-lo levo até ás 4mil rpm e mudo de mudança, apartir das 4mil rpm acho que sinto que já não está a puxar o motor.

                          e fica aqui o grafico do teste de potencia que fiz que mostra que apartir das 4mil e qualquer coisa rpm a potencia já está a descer, então penso eu que não vale a pena estar a esticar o motor apartir dessa rotação.



                          http://i116.photobucket.com/albums/o...IAASTRAGTC.jpg

                          pauloFVF dizes que com o carro diesel ganhou outra vida a esticar ao redline?

                          Comentário


                            podes partir o motor, como aconteceu a um gajo que tinha um elise

                            Comentário


                              Como já foi dito, "red-line" e "corte" não são bem a mesma coisa, embora estejam intimamente relacionadas.

                              Enquanto que o primeiro é uma "linha curva nem sempre a vermelho" no taquímetro que serve para dar a indicação ao condutor de que está a entrar na zona perigosa da rotação sendo preferível subir uma mudança ou pelo menos evitar ir mais além nessa.
                              Já o "corte" que pode ser mecanico ou não indica um dado valor da rotação em que, por norma, o carro tem tendência para "morrer", seja por corte de combustível, dispositivo mecanico ou qualquer outra forma para evitar que o motor tenha problemas por excesso de rotação.

                              Como é sobejamente sabido, diesel e gasolina são motores muito diferentes e o mesmo sucede com a respetiva capacidade de fazer rotação. Idealmente nos diesel um motor deve circular quando as curvas do binário e da rotação andam próximas, embora nos gasolina isso já não seja tão líquido, seja porque fazem mais rotação, seja porque geralmente têm menos binário.

                              Por outro lado, andar com imensas rotações, nomeadamente nos diesel não tem nenhum benefício adicional, além de que aumenta imenso o consumo sem que isso signifique grande aumento da velocidade de ponta. O exemplo dos primeiros tdi ilustra isso na perfeição em que motor ali por volta das 4.000 morria por completo, mas na atualidade há os que fazem 5.000 sem problema e ainda a desenvolver bem.

                              Obviamente que quanto mais rotação fizer um motor (os japoneses são exímios em fazer motores muito rotativos, mais ainda nas motos que fazem 12.000 rpm e mais sem problema) mais tarde será também o corte, mas deve existir sempre para proteger o motor... do condutor!

                              Quanto ao facto de andar regularmente "lá em cima", tipo último terço das rotações e perto da linha vermelha convém não abusar, sobretudo por períodos longos, mas uma esticadela por outra acaba por não trazer grandes problemas.

                              Agora que já disse uma série de banalidades fico por aqui que o tema dava para muito mais.

                              Comentário


                                Este tópico é de 2006, bom necro.

                                De qualquer das formas, qualquer motor comercial, pelo menos Otto (no gasóleo não me pronuncio porque existem outras peças que estão directamente ligadas às rotações do motor), consegue fazer perfeitamente 14/15k rpm's mas não quer isto dizer que é viável.
                                Daí existir o corte da admissão e red line para indicar a faixa do regime em que se deve utilizar.

                                Comentário


                                  Por exemplo o honda civic 1.5i lsi vtec não dá o corte nunca. Se for a descer sempre a dar bulina aquilo ta sempre a aumentar, dá um maximo de 215kh no plano. E ele chega a red line o que ah de prejudicial neste carro? Ah quem chame a este motor, de motor rotativo, mas acho que motor rotativo é para designar outra coisa qualquer que n isto!

                                  Comentário


                                    No meu corta-relvas nem ao red-line vou, quanto mais ao corte.

                                    A puxar em "carga" tipo 2ª a fundo, sente-se claramente uma quebra notória de potência das 4000 às 4200rpm (Atinge a potência máxima às 4000rpm)... Pelo que nem sequer chego a levá-lo à entrada do red-line (4500rpm) e muito menos ao corte, que ocorre por volta das 4900rpm.
                                    Só fui uma vez ao corte e achei uma atrocidade, o carro não desenvolve, só faz é barulho numa de "Pára com isso, por favor".

                                    Em relação a esse Astra, o teste de potência acabou muito cedo, deviam ter seguido quase até às 5000rpm para ver como se comporta... Esse carro às 4200rpm ainda está a respirar bastante bem... Deve de ir com algum avontade até às 4600 4700rpm...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Axus Ver Post
                                      Por exemplo o honda civic 1.5i lsi vtec não dá o corte nunca. Se for a descer sempre a dar bulina aquilo ta sempre a aumentar, dá um maximo de 215kh no plano. E ele chega a red line o que ah de prejudicial neste carro? Ah quem chame a este motor, de motor rotativo, mas acho que motor rotativo é para designar outra coisa qualquer que n isto!
                                      Motores rotativos são todos...há é uns mais preparados e/ou mais ávidos por altas rpms e outros nem tanto - depende muito da concepção, construção, tipo de combustível

                                      Mas isso de não dar o corte, como é? É que deves estar a referir-te a velocidades máximas e corte em 5ª nesse carro. O corte de rpms nada tem a ver com isso...nem velocidade sequer...pode cortar parado!

                                      De certeza que esse carro corta em 1ª, 2ª, 3ª, 4ª...na última mudança é raro o carro no circuito comercial que a direito "corta"...mas é claro que depende da relação da transmissão e da caixa...os Civics, especialmente esse, sempre tiveram caixas longas viradas para isso mesmo

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                        No meu corta-relvas nem ao red-line vou, quanto mais ao corte.

                                        A puxar em "carga" tipo 2ª a fundo, sente-se claramente uma quebra notória de potência das 4000 às 4200rpm (Atinge a potência máxima às 4000rpm)... Pelo que nem sequer chego a levá-lo à entrada do red-line (4500rpm) e muito menos ao corte, que ocorre por volta das 4900rpm.
                                        Só fui uma vez ao corte e achei uma atrocidade, o carro não desenvolve, só faz é barulho numa de "Pára com isso, por favor".

                                        Em relação a esse Astra, o teste de potência acabou muito cedo, deviam ter seguido quase até às 5000rpm para ver como se comporta... Esse carro às 4200rpm ainda está a respirar bastante bem... Deve de ir com algum avontade até às 4600 4700rpm...
                                        Isso depende sempre do tipo de motor. Mas os motores diesel não têm (normalmente) sequer um corte propriamente dito. Eles deixam de "subir rotação" ou a bomba de gasóleo não debita mais do que aquilo e acontece o que sentes...não desenvolve.

                                        Mas num otto normalmente não "morre" até ao corte mesmo, antes pelo contrário quanto mais sobe mais rápido vai...até cortar ou partir

                                        Comentário


                                          No meu, só fui ao corte 5 ou 6 vezes, na tentativa de engrenar a mudança seguinte imediatamente antes disso acontecer. Dominada esse técnica (), volta e meia lá entra pelo redline (às 6750 rpm). Até às 7000 ainda o sinto a puxar mais um bocado.

                                          Falo do 400. Na 416 Tourer, que creio também ter o redline às 6750 rpm, não vale a pena passar muito das 6250 rpm - 6500. A quebra é mais notória, o 1.6 K é um motor menos pontudo e com regimes baixos muito mais fortes.

                                          Comentário


                                            Nunca levei o meu carro ao corte, mas de vez em quando lá vai ao red-line +5500 rpms.

                                            Comentário


                                              Ir a 160 por exemplo nao é sinonimo de esticar ! Para mim esticar deve se ler aumento das rpm do motor .

                                              E até é bom de vez em quando ir lá "em cima "

                                              Nos diesel nem vale a pena levar ao red nem corte pois depois de uma determinada rpm em que o turbo já nao está a fazer nada , o motor pura e simplesmente faz mais rpm e que nos sentimos que está a fazer mais rpm mas que já nao está a puxar .

                                              No meu levo ao corte de 3 em 3 semanas mais ao menos

                                              Comentário


                                                gmigas o meu astra tambem sinto que apartir das 4mil rpm já não está a desenvolver, por isso mudo sempre ás 4mil rpm a mudança, mas logo experimento um dia passar das 4mil com ele bem quentinho, mas tambem tenho receio de puxar além das 4mil, parece que faz muito barulho, e tenho sempre medo que parta algo.lol

                                                então se os carros diesel não tem corte como dizem, que cena é essa desse video que postei do ibiza a dar rateres? parece ser um corte.

                                                Comentário


                                                  neste video tambem se ouve o ibiza a cortar(rateres):

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=DRB5pSbakz8

                                                  e aqui neste video o gajo a cortar e a ficar no redline uns segundos:

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=ZYw-6r2_Pj0

                                                  aqui outro a cortar:

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=FvC9TwKapB4

                                                  como é que eles fazem para os carros fazerem este corte?
                                                  Editado pela última vez por danielperes; 13 February 2013, 17:30.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por danielperes Ver Post
                                                    neste video tambem se ouve o ibiza a cortar(rateres):

                                                    IBIZA LL vs. IBIZA - YouTube

                                                    e aqui neste video o gajo a cortar e a ficar no redline uns segundos:

                                                    Ibiza AJ Am MotorSport - 11.89s 400m - YouTube

                                                    aqui outro a cortar:

                                                    Ibiza UT ao corte ABSpower - YouTube

                                                    como é que eles fazem para os carros fazerem este corte?

                                                    Ate mete medo um Diesel no corte...

                                                    Fazem isso com escape directo, gestao de centralina entre outras coisas. Mas, corrijam se tiver errado, isso parece-me mais um corte electronico, tipo limitador de rotaçao.
                                                    Editado pela última vez por Drifter; 13 February 2013, 18:35.

                                                    Comentário


                                                      tambem eu tenho escape directo, e repro, se calhar para fazer este corte que se vê nos videos é só pedir ao reprogramador para meter um limitador na rotação que queremos, mas não sei para que serve e porque será que eles aí nos arranques levam o carro ao corte durante uns segundos e só depois mudam de mudança.

                                                      enquanto está ali a cortar anda alguma coisa o carro?lol

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por danielperes Ver Post
                                                        tambem eu tenho escape directo, e repro, se calhar para fazer este corte que se vê nos videos é só pedir ao reprogramador para meter um limitador na rotação que queremos, mas não sei para que serve e porque será que eles aí nos arranques levam o carro ao corte durante uns segundos e só depois mudam de mudança.

                                                        enquanto está ali a cortar anda alguma coisa o carro?lol
                                                        Tem que ver com a falta de tracção daí não compensar engrenar outra mudança até as rodas ganharam tracção, porque quando vês no quadrante 100km/h em 2s não está realmente a 100km/h mas sim a uns 50 ou 60, a patinar e a ganhar velocidade.

                                                        Comentário


                                                          Eu levo usualmente o meu as 9000rpm e nunca se queixou. Até pede sempre para continuar. E mudas de 10.000km em 10.000km. Bebe 0.2/0.3 l oleo em cada muda.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                            Eu levo usualmente o meu as 9000rpm e nunca se queixou. Até pede sempre para continuar. E mudas de 10.000km em 10.000km. Bebe 0.2/0.3 l oleo em cada muda.
                                                            Vtec? :P

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                                              Vtec? :P
                                                              Nope. Japuna também. Toyota Gti

                                                              Versão stock 130cv (tenho-o com 160cv)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X