Boas tardes, tenho lido aqui no forum, algum pessoal gosta de levar as rotações até ao red line, o chamado corte, e gostaria de saber que consequencias trás para um motor seja a gasolina/disel, e pergunto isto tambem porque ainda a pouco dei por mim a levar a 3ª até quase as 3000 e poucas rpm, mas tambem como não puxo muito pelo carro convem de vez em quando tirar carvão...
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Consequências de ir até ao red line/"corte" ?
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citação:Originalmente colocada por REDLINER_
Desde que o carro esteja bem quente e com a rodagem minimamente feita, não existe probelmas de monta...Agora não convem fazer isso todos os dias certo?
Como dizes, andar "sempre" a pastar até pode ser ainda mais prejudicial para o carro!
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citação:Originalmente colocada por Braz
citação:Originalmente colocada por Torres
O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
O corte, já é no Red-line, mas o Red-line nem sempre é o corte... ;)
Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
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citação:Originalmente colocada por AF147
o corte existe mesmo é para evitar que a rotações subam para niveis prejudicias para motor.
É como o tal CTR que berrrou porque fez...14 mil RPM´s (registados na centralina) e tem corte...
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citação:Originalmente colocada por REDLINER_
citação:Originalmente colocada por AF147
o corte existe mesmo é para evitar que a rotações subam para niveis prejudicias para motor.
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Levar um carro ao red-line não tem qualquer tipo de problemas, se o carro tiver um bom tratamento... Nada disso a frio, revisões a horas, oleos bons etc etc.
Aliás até afz bem leva-lo até lá de vez em quando...
Agora red-line e corte são duas coisas diferentes. Normalmente o corte é já dentro do redline (tipo 200/300rpm lá dentro).
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Teoricamente um motor sofre maior desgaste quantas mais rotações der, andar em mudanças baixas e "esganar" o motor faz definitivamente subir o número de rotações por quilometro percorrido, assim como andar em primeira a qualquer rotações.....
Em principio os motores estão limitados e existe o corte antes que o motor sofra danos por causa dos limites serem ultrapasados e provavelmente levar o motor ao máximo a cada passagem tem como pior consquência o aumento dos consumos.
Por outro lado existirá muito pouco interesse em tal, normalmente os motores começam a perder desempenho perto do "red line", nos motores Diesel o fenómeno é notório - para acelerar mais depressa mais vale passar de caixa umas 500rpm antes do limite....
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citação:Originalmente colocada por Braz
citação:Originalmente colocada por Torres
Há carros sem redline, e têm corte
Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
O conta rpm's tem red-line nas 6000 e termina nas 7000. Já o levei para lá das 7000 e continuava a puxar pela rua acima! :D
:D
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citação:Originalmente colocada por Braz
citação:Originalmente colocada por Torres
Há carros sem redline, e têm corte
Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
O conta rpm's tem red-line nas 6000 e termina nas 7000. Já o levei para lá das 7000 e continuava a puxar pela rua acima! :D
Ok, para ficar esclarecido quem não souber:
Redline não é corte, corte não é redline.
Há carros com redline que não têm corte.
Há carros sem redline que têm corte.
Há carros sem redline e sem corte (?)
Há carros que têm corte, dentro do redline.
Esqueci-me de algum?
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citação:Originalmente colocada por Torres
O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
Nos diesel, dependendo do motor em questão e dos mapas de injecção, é um bocado mais complicado levar o motor ao redline, mas levá-lo com alguma frequência ao redline não cria males maiores, e até ajuda a tornar o motor mais elástico e a limpar o "carvão" acumulado.
Otto idem, com a vantagem de estarem mais aptos para trabalhar em regimes mais altos e serem mais elásticos.
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citação:Originalmente colocada por Bolide
citação:Originalmente colocada por REDLINER_
É como o tal CTR que berrrou porque fez...14 mil RPM´s (registados na centralina) e tem corte...
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O Redliner e o Taveirada já fizeram 2 considerações importantes sobre o tema.
Depois depende muito do motor, e o que se ganha ou não com o "ir até ao redline", e da condução de qualquer um.
A Avensis (a diesel) tem o redline às 5000rpms (não sei onde é o corte mas será depois) mas não ganho nada em levar o motor até lá. Mas ficar preocupado porque foste às 3000 e tal...
A Avensis vai diariamente às 4000rpms lolol
O CTR já é um caso mais à parte porque vive das altas rpms. eheh Mas facilmente entra no redline e corta.
A questão é ir pontualmente e não "viver" com o motor nesse regime. Uma coisa é puxar uma 2ª, 3ª, 4ª (5ª e 6ª já não as levo pois seria demasiado tempo em altas rpms)...e é claro sempre com os devidos cuidados sobre a saúde a 100% do motor.
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