Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes
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Um HDI, dois TDI...
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostAh...
Isso já é outra questão.
Nós estamos habituados a que num carro a gasolina exista um crescendo de potência que acompanha a subida de rotações.
Nos diesel isso é menos frequente.
Aqui não se trata de perder, mas sim de não teres o crescendo que se está à espera (isso eu sinto).
Mas se queres sentir um diesel a morrer depois das 3000, conduz um 1.6 HDI 92cv e vais ver que há situações em que vale mais meteres a mudança seguinte do que estares a insistir em passar muito dessa rotação.Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 16 September 2008, 20:02.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostAh...
Isso já é outra questão.
Nós estamos habituados a que num carro a gasolina exista um crescendo de potência que acompanha a subida de rotações.
Nos diesel isso é menos frequente.
Aqui não se trata de perder, mas sim de não teres o crescendo que se está à espera (isso eu sinto).
Mas se queres sentir um diesel a morrer depois das 3000, conduz um 1.6 HDI 92cv e vais ver que há situações em que vale mais meteres a mudança seguinte do que estares a insistir em passar muito dessa rotação.
É capaz de ser psicológico..
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostNo meu corsa cdti de 70cv apesar de ser fraco não morre depois das 3000rpm . Eu não o custumo puxar muitas vezes acima disso mas quando o faço é bastante linear das 2000-4000rpm.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostO 1.3cdti é tudo menos linear. A disponibilidade abaixo das 2000 é quase nula. Mas o facto é que depois "dispara" com vigor. Até chega a dar algum gozo, dependendo do estado de espírito.
Eu disse que era linear das 2000-4000rpm.
Antes disso não se mexe eu sei porque lido com ele diáriamente.
Sinceramente não me dá grande gozo mas pronto..Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 16 September 2008, 22:18.
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostNão precisas de ficar chateado rca33 cá por casa mora uma avant e eu apenas estava a tentar ser imparcial.
É capaz de ser psicológico..
Não sei se foi isso que entendeste da minha resposta, mas não não fiquei minimamente chateado.
Eu gosto de trocar opiniões até porque é aí que se aprende.
Tu deste a tua opinião e eu dei a minha, apenas isso.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostChateado ?
Não sei se foi isso que entendeste da minha resposta, mas não não fiquei minimamente chateado.
Eu gosto de trocar opiniões até porque é aí que se aprende.
Tu deste a tua opinião e eu dei a minha, apenas isso.
OT
Eu este fds vou tirar umas fotos à Avant do velho.
Depois coloco as fotos onde ?? É que tu tens o teu DB e o bpacheco também.
E um dia também tenho de tirar ao VW Eos aqui de casa. Acho que aqui no forúm ninguém tem certo ?
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostAinda bem.
OT
Eu este fds vou tirar umas fotos à Avant do velho.
Depois coloco as fotos onde ?? É que tu tens o teu DB e o bpacheco também.
E um dia também tenho de tirar ao VW Eos aqui de casa. Acho que aqui no forúm ninguém tem certo ?
Mete é do Eos, que esse é mais raro por aqui.
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postlá vou eu repetir o que já disse mas enfim....
eu, há um ano atrás comprei um 8p pd170 e fiz varios test drive a este carro e ao bmw 120d cr177
o motor pd relevou ter baixas fenomenais comparativamente ao cr177, alias, tudo a não ser velocidade de ponta, é superior no motor pd170.
eu comprei o carro e o senhor apenas fala do que lê e ouve os outros falar ou então uma pequena voltinha que possa ter dado.
acho que o meu argumento é um pouco mais valido que o seu, eu tenho o carro e o senhor não!
falando de motores bruscos.... a brusquidão é defenida pela azelhiçe de quem conduz (mal) o carro!
o meu 8l pd130 é muito mais explosivo em baixas e só apartir das 3mil é que se nota a falta das 16v.
ps: não percebo como pessoas que não têm os carros que aqui estão a ser debatidos podem tem opiniões tão vincadas (erradamente) acerca dos mesmos.
ps: (será que é desta que sou banido por, respeitosamente, discordar de um moderador?)
Sem querer defender ninguém, nem nenhuma opinião, visto que nem conheço os motores em questão, acho que a parte que está a bold é infundamentada.
Falas que a opinião dele é baseada em algo que leu (imprensa automóvel?).
Se calhar, tu tens opiniões sobre alguns carros baseadas em algo que ele escreveu, ou que foi escrito por alguém baseado em testes e experiência de condução feitos por ele
Ele não conduziu meia dúzia de carros, e durante meia dúzia de km's.
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postlá vou eu repetir o que já disse mas enfim....
eu, há um ano atrás comprei um 8p pd170 e fiz varios test drive a este carro e ao bmw 120d cr177
o motor pd relevou ter baixas fenomenais comparativamente ao cr177, alias, tudo a não ser velocidade de ponta, é superior no motor pd170.
eu comprei o carro e o senhor apenas fala do que lê e ouve os outros falar ou então uma pequena voltinha que possa ter dado.
acho que o meu argumento é um pouco mais valido que o seu, eu tenho o carro e o senhor não!
falando de motores bruscos.... a brusquidão é defenida pela azelhiçe de quem conduz (mal) o carro!
o meu 8l pd130 é muito mais explosivo em baixas e só apartir das 3mil é que se nota a falta das 16v.
ps: não percebo como pessoas que não têm os carros que aqui estão a ser debatidos podem tem opiniões tão vincadas (erradamente) acerca dos mesmos.
ps: (será que é desta que sou banido por, respeitosamente, discordar de um moderador?)
O motor 2.0d da BMW é só a referência na classe, seja qual for o parâmetro de análise. No entanto, tu consegues dizer que o PD 170 cv é melhor tudo.
Eu percebo que te queiras convencer que tens o melhor carro do mundo, mas também não precisas de exagerar, pois deve haver aqui muita gente que já conduziu os dois e te poderá explicar com mais paciência.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNeste fórum, muito pouca gente diz que não está satisfeita com que tem, mesmo que seja a maior porcaria. Portanto, os relatos valem o que valem.
Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEu sou um fã das caixas auto e nunca tive grandes problemas.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEssa a mim não me toca. Neste mesmo forum manifestei o meu descontentamente em relação a dois carros meus, o Mercedes C270cdi e o Golf IV 1.6 Sportline.
Disseste que a entrega de binário do TDI PD 170cv é brusca quando se pisa o acelerador sem cuidado e eu limitei-me a dizer que o mesmo acontece com algumas das melhores caixas automáticas (as que são mais reactivas). Eu não tenho problemas com as caixas auto da mesma maneira que consigo conduzir o TDI PD 170cv com suavidade. É apenas uma questão de se saber dosear o acelerador.
Normalmente um 6 cilindros é melhor neste particular que um 4 cilindros e um atmosférico é melhor do que um turbo e dentro dos 6 cilindros a disposição em linha também previligia a suavidade e progressividade.
Tu que conduzes um 6 cilindros e um 4 tdi (se não me engano) não notas diferença ? e no caso o 4 cilindros (é o de 140 cv ?) até é bastante disponivel e progressivo, que aparenteente não é o que se passa com o de 170cv.
Eu neste particular concordo com o JGTB, já com a reflexão de consumos hdi vs Tdi, não !!!
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEssa a mim não me toca. Neste mesmo forum manifestei o meu descontentamente em relação a dois carros meus, o Mercedes C270cdi e o Golf IV 1.6 Sportline.
Disseste que a entrega de binário do TDI PD 170cv é brusca quando se pisa o acelerador sem cuidado e eu limitei-me a dizer que o mesmo acontece com algumas das melhores caixas automáticas (as que são mais reactivas). Eu não tenho problemas com as caixas auto da mesma maneira que consigo conduzir o TDI PD 170cv com suavidade. É apenas uma questão de se saber dosear o acelerador.
Lembras-te da teoria dos donos dos HCH, onde diziam que o carro gastava pouco se o conduzisses de forma muito económica?
Obviamente, se conduzires de forma económica, quase todos os carros são económicos.
O que eu quero dizer é que, conduzindo com cuidado, claro que o PD 170 não é brusco.
Pegas no teu Golf TDI 140 cv e conduzes normalmente. A seguir, pegas num Golf TDI 170 cv e voltas a conduzir normalmente.
No fim, vais reparar que o segundo é bastante mais brusco. Ou seja, menos linear.
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Pegas no teu Golf TDI 140 cv e conduzes normalmente. A seguir, pegas num Golf TDI 170 cv e voltas a conduzir normalmente.
No fim, vais reparar que o segundo é bastante mais brusco. Ou seja, menos linear.Tu que conduzes um 6 cilindros e um 4 tdi (se não me engano) não notas diferença ?
Em relação ao 2.0TDI PD 140cv vs. 170cv, acho o primeiro mais suave mas também mais amorfo (chato), o segundo é menos suave mas é mais divertido. Portanto nenhum deles é especialmente equilibrado e ambos são naturalmente muito mais desagradáveis do que o 3.0 TDI mas isso é natural, o contrário é que seria de estranhar.
Em resumo, para o que se pode esperar de um 4 cilindos diesel com 170cv, a utilização desse motor não é tão má como alguns dizem.Editado pela última vez por Jbranco; 17 September 2008, 09:37.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEm relação ao 2.0TDI PD 140cv vs. 170cv, acho o primeiro mais suave mas também mais amorfo (chato), o segundo é menos suave mas é mais divertido. Portanto nenhum deles é especialmente equilibrado e ambos são naturalmente muito mais desagradáveis do que o 3.0 TDI mas isso é natural, o contrário é que seria de estranhar.
Em resumo, para o que se pode esperar de um 4 cilindos diesel com 170cv, a utilização desse motor não é tão má como alguns dizem.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEu de facto sobre o 170 cv pd não me posso pronunciar porque não conheço. Mas do que vou ouvindo e lendo até diria que é (utilizando as tuas palavras) menos amorfo do que o 3.0 !? pelo menos se o 1º estiver num A3 e o 2ª num A8, não ?
Edit: Agora que penso no que escrevi... comparei o 3.0 TDI com o Barca Velha... Agora tenho de admitir, sou um fanboy da Audi! lolEditado pela última vez por Jbranco; 17 September 2008, 09:56.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEu nunca disse que o PD 170 cv era muito mau, atenção.
A conversa começou no facto de eu dizer que a tecnologia injector-bomba está ultrapassado e, com isso, comparei a versão PD 170 à CR 170, dizendo que o segundo é melhor em tudo.
E mantenho essas afirmações.
A questão reside no quanto "melhor" é, nisso acho que por vezes se entra em exageros.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostPor acaso, não falo de cor, mas isso também não interessa para o caso.
O motor 2.0d da BMW é só a referência na classe, seja qual for o parâmetro de análise. No entanto, tu consegues dizer que o PD 170 cv é melhor tudo.
Eu percebo que te queiras convencer que tens o melhor carro do mundo, mas também não precisas de exagerar, pois deve haver aqui muita gente que já conduziu os dois e te poderá explicar com mais paciência.
o que as revistas dizem, principalmente as tugas, não é nada mais do que uma cedencia ás pressões dos directores de comnunicação das marcas!
eu quando analisei os 2 carros, fiz mais de 10 horas em varios test drive ao 120d, ao ponto de cada vez que entrava no stand da bmw, a recepcionista fugia de mim :lol: e eles quase que pediram um ordem de restricção ao tribunal de lisboa :lol:
o pd170 é mais forte a subir de regime em qualquer mudança e consegue igual em arranque parado.
o unico defeito do pd170 e ter uma caixa muito curta.
eu sei bem quais os defeito do a3 e conheço bem os pontos fracos do bimmer!
eu não fiz um "enterrar de dinheiro" daquele montante sem pesar cuidadosamente os prós e contras de cada carro"
mas falando apenas nos motores pd170 vs. cr177 posso te garantir que o pd é muito mais utilizavel para o dia a dia e o cr177 apenas demonstra uma superioridade quando conduzido a chegar ao redline, derivado da caixa ser mais longa e permitir um condução mais extrema.
mas no dia a dia quem andar a fazer sempre acelarações e reduções ao redline e anda a fazer curvas em drift e rotundas a fundo?
ps: enquando que os pd170 da primeira serie entopem injectores, os cr177 até trazem de fabrica um kit reparação para o turbo...(pelo que me disseram na bm, há por lá umas peças que se soltam e convem trocar logo antes que se partam)
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostSinceramente não consigo fazer essa comparação com um mínimo de objectividade. É como beber um vinho de 5€ a garrafa e depois comparar com um Barca Velha, não dá para comparar, claro que o barca velha é melhor em todos os aspectos que não o preço.
Edit: Agora que penso no que escrevi... comparei o 3.0 TDI com o Barca Velha... Agora tenho de admitir, sou um fanboy da Audi! lol
eu também ! e não é por ter um e estar satisfeito ! é por gostar muito de boa parte da gama.
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Vou deixar o meu testemunho já que fiz recentemente test drives a uma 308 sw 1.6 hdi 110 cv e a uma golf variant bluemotion 1.9 tdi 105 cv...(são 26 mil e tal euros de carro nos dois casos e como vou acabar por comprar uma delas ando a estudar exaustivamente o caso...)
Estética: Sempre discutível é certo...De frente a Peugeot é muito gira, a golf o clássico vw (tem a frente do jetta, aliás no continente Americano onde é fabricada é jetta variant e não golf, já que o modelo de base é o jetta e não o golf), embora dispenssasse tanto cromado. De trás a peugeot é simplesmente insuportável, não há explicação para aquela traseira...A da golf também não é nenhuma especialidade, mas na minha opinião mais fácil de digerir. A vw dá um aspecto mais sólido já que a peugeot tem mais "plásticos" à vista. Os paineis por cima das rodas são de fibra na peugeot...(tal como acontece no c4)
Interiores: A golf, clássico vw, destaque apenas para o volante multifunções em pele que já é de série e para o novo rádio, mais completo. A peugeot apresenta uns interiores muito interessantes, boa escolha de materiais, nada de grandes invenções embora não tão funcional como a VW. No entanto deu para perceber algumas imprecisões de montagem, nomeadamente no encaixe do forro do tecto e do plástico interior do portão da mala do carro bem como nas manetes de farois e limpa-vidros...
Na estrada: Levei as duas para a estrada. Fiz kms em cidade e kms em via rápida. Num ponto não tenho dúvidas, a golf é muito mais divertida de conduzir. O motor mais nervoso dá a ideia de ter maior capacidade de resposta o que se confirmou nas recuperações em 3ªs e 4ªs. A direcção mais precisa e a suspensão mais rijinha da golf deixaram-me mais à vontade quando resolvi "apertar" um bocadinho. Já a peugeot dá de facto a ideia de grande conforto e suavidade enquanto "rola", a direcção também me pareceu bastante precisa, mas quando resolvi "apertar" com ela senti que era um bocadinho pãozinho sem sal. Se estivesse a fazer uma ultrapassagem a um camião na nacional 1, preferia estar na Golf...
Espaço: Tanto a peugeot como a vw pareceram-me menos espaçosas daquilo que eu esperava. A solução dos 3 bancos individuais atrás na peugeot é interessante, mas um adulto um pouco mais forte que a norma fica logo com as nádegas a descair para os lados já que os bancos são um pouco estreitos. Já sentado no banco do condutor o meu joelho batia com uma facilidade impressionante na consola central (e eu só tenho 1.77m), para o lado esquerdo também não havia muito espaço, mas até gostei daquele sensação de "encaixe" tipo cockpit, embora a posição de condução seja um pouco baixa para o meu gosto, mesmo depois dos ajustes na regulação em altura. Na golf a sensação de envolvência não é tão grande mas a posição de condução pareceu-me mais agradável. Nos bancos de trás o espaço pareceu-me razoável.
Uma ultima nota para um detalhe da peugeot. Dado que vem preparada para receber 7 lugares, existem 7 cintos de segurança a bordo e uma espécie de apoio de braços na ultima fila de bancos (que é opcional). Para quem não tem a intenção de usar essa ultima fila de bancos acaba por ser um pouco estranho ver ali dois cintos de segurança ao pendurão. É um preciosismo estético meu se quiserem.
E pronto. Aqui fica o meu modesto testemunho.Vale o que vale...Espero que ajude. A mim até me ajudou bastante escrever este resumo. Serviu para pôr algumas ideias no lugar e começar a apontar para uma decisão.
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Originalmente Colocado por Talha Ver PostEsta critica do TDi ser brusco só pode ser para inventar uma critica qualquer.
Gostava de saber objectivamente qual é o problema de uma aceleração ser mais brusca do que o normal.
Não causa nenhum problema de segurança, nem vejo como pode ser uma desvantagem na utilização.
Agora, ninguém diz que o TDI não presta por causa da aceleração brusca, simplesmente eu por exemplo não gosto.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostConduzo um Passat TDI injector bomba de 90 cv com 12 anos, e a minha média é de 5L/100km.
Diz-me a tua média, dir-te-ei como conduzes.
Experimenta fazer quase só pára-arranca. Fica-te impossível esse média.
BTW eu também ando com 5l de média real num corsa cdti 70cv.
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostTambém depende do percurso.
Experimenta fazer quase só pára-arranca. Fica-te impossível esse média.
BTW eu também ando com 5l de média real num corsa cdti 70cv.
Originalmente Colocado por andyrock Ver PostTDI 90 de 1996 já é injector bomba? Não foi o TDI 115 o primeiro?
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostNão vou teimar nisto, mas tenho quase a certeza que era bomba-injectora.
Supostamente, os injector-bomba são os PD.
Creio que todos os tdi era Injector bomba
Não sei se os primeiros carros a utilizar esta tecnologia não foram comerciais como a transit, etc.
antes com os gtd é que era diferente
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