Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Automóveis a diesel vencem híbridos" - Estudo do IST

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    deleted

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
      Não tanto como os motores otto da Alfa...o que vale é que as oficinas sempre são mais fechadas que as estradas nacionais...
      Os alfas não emitem CO2 pq estão sempre avariados.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post

        É que logo por azar, o maior produtor de CO2 é o ser humano.
        Mas então não se costuma dizer no fórum que são as vacas?...

        Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
        E eu considero isto um ataque pessoal a uma organização e a toda a sua comunidade.
        Uhhhhh... O eng. ficou ofendido...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
          Não,o marketing dita que o CO2 é que é "o mau"
          Quem dita que o CO2 é mau não é o marketing, são os governos que o taxam... ora ponham lá os senhores a taxar os NOX e veremos se não passam estes a ser os maus.

          Quanto ao estudo, não me surpreende... Não quero dizer que os híbridos não venham a ser alternativas válidas, mas ainda não o são. Ainda são veículos cujas performances são inferiores, cujos consumos não são assim tão melhores que os normais, especialmente se forem a diesel, descontando ainda o facto de estes últimos não estarem limitados nas performances e não terem aquelas caixas automáticas ... e não terem os custos ambientais de reciclagem e reaproveitamento que ainda hoje estes veículos têm com as baterias, por exemplo (problema, que suspeito ainda se demore umas boas décadas a resolver).

          No entanto penso que estamos a começar a assistir ao nascimento de alternativas mais viáveis e que daqui por se calhar outros 10 anos, o panorama já seja substancialmente diferente.

          Ainda não perdi a esperança de ver brevemente carros a gastarem 2 ou 3 litros aos 100, com utilizações razoavelmente normais.

          Acima de tudo que sejam um bocado mais do que carros feios, com excessivas preocupações aerodinâmicas a gastar menos meio litro que um carro normal... mas estamos no bom caminho... tem que se começar por algum lado e penso que ese seja o caminho.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
            Eu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.
            Olha... uma boa ideia para tu pores em prática também!!!

            Comentário


              #36
              ......
              Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 14:55.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                Qualquer semelhança é pura coincidência....

                http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62598
                Relembra lá quem saiu a meio?

                Adiante. De emitir menos CO2 para "o mais verde" ainda vai um bocadinho. Infelizmente este amadorismo de alguns dos nossos jornalistas continua sem supreender... e cada vez mais me convenço que estes que desgraçam a classe não passam de uns bacocos sensacionalistas com a quarta classe ainda por fazer. Nem um paper científico saber interpretar?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                  Mas então não se costuma dizer no fórum que são as vacas?...



                  Uhhhhh... O eng. ficou ofendido...
                  Vacas = metano

                  Methane (CH4) is a greenhouse gas that remains in the atmosphere for approximately 9-15 years. Methane is over 20 times more effective in trapping heat in the atmosphere than carbon dioxide (CO2) over a 100-year period and is emitted from a variety of natural and human-influenced sources. Human-influenced sources include landfills, natural gas and petroleum systems, agricultural activities, coal mining, stationary and mobile combustion, wastewater treatment, and certain industrial process. Methane is also a primary constituent of natural gas and an important energy source. As a result, efforts to prevent or utilize methane emissions can provide significant energy, economic and environmental benefits. In the United States, many companies are working with EPA in voluntary efforts to reduce emissions by implementing cost-effective management methods and technologies.
                  www.epa.gov


                  Mais:

                  www.eoearth.org
                  http://en.wikipedia.org/wiki/Greenhouse_gas
                  http://en.wikipedia.org/wiki/Methane

                  Comentário


                    #39
                    Estes estudos têm sempre em conta os valores de CO2, não por este ser poluente mas por ser este o que está a provocar o efeito de estufa no nosso planeta (com todas as consequencias que dai possam surgir).

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                      Eu se fosse ao pessoal do IST deixava de respirar pq produzem CO2.
                      Deves ter algum trauma com o IST, será dor de coto?

                      Ainda bem que se fazem estes estudos... Por vezes se não fossem as universidades não teríamos ninguém em Portugal para o fazer.

                      Comentário


                        #41
                        Se os automóveis a Diesel são de facto menos poluentes do que os híbridos, então pergunto-me por que motivo:

                        (a) os diesel continuam a ter uma carga fiscal perfeitamente disparatada no nosso país que os torna carros eficientes apenas para quem faz muitos KM ou pretende manter o veículo durante muitos anos?

                        (b) por que não incentivar a produção de diesel a partir de produtos biodegradáveis que não sejam mais destinados à alimentação humana, como óleo de fritar usado (em vez de deitar pelo ralo abaixo)? se vendêssemos diesel de mistura os preços poderiam baixar substancialmente!

                        O problema no meio disto tudo é que o petróleo dá mto dinheiro a ganhar a mta gente: produtores, governos (com impostos) e estados (com petrolíferas).

                        Comentário


                          #42
                          quando referi potencias altas e baixo consumo, estava a comparar com a gasolina, afinal os hibridos movem-se a gasolina e electricidade.

                          e a solução não passa nem pelos hibridos nem pelos a diesel..

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            BMW 118d 143cv

                            Consumo urbano 5,4
                            Consumo extra urbano 4
                            Consumo médio 4,5

                            Honda Civic Hybrid 115cv

                            Consumo urbano 5,2
                            Consumo extra urbano 4,3
                            Consumo médio 4,6

                            Superioridade evidente
                            sim muito evidente, pois essa nessa comparação o hch emite menos co2, menos particulas, menos Nox e menos Sox, ou seja é muito superior em termos ecologicos.

                            Comentário


                              #44
                              O importante é acreditarem nisso

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                E em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?

                                Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.
                                Não li o artigo mas se este só tem em conta o CO2 então para mim perde todo o seu valor!
                                O CO2 é o menor dos males. Quem mediu os NOx, e os HC, e as partículas?

                                Comentário


                                  #46
                                  Convençam-se disto: diesel, gasolina ou híbridos, todos eles emitem gases com efeitos prejudiciais. O facto de uns serem ligeiramente (e é mesmo apenas ligeiramente) melhores que outros é quase irrelevante.

                                  A solução definitiva para diminuir as emissões é acabar com os motores a hidrocarbonetos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Esses hibridos tem vantagens em relaçao aos equivalentes a gasolina, acho estupido meterem o diesel ao barulho.

                                    Acho que é perca de tempo, em vez de andarem a repetir testes sobre o mesmo porque nao lançar logo um diesel hibrido? Se o diesel é um motor mais eficiente porque nao pegar antes num diesel e mete-lo hibrido?

                                    Ha coisas que n da para perceber, ainda tda a gente diz que estao a trabalhar para reduzir emissoes...quando existe maneira de reduzir mais.

                                    Ja me faz lembrar os hibridos que alguns construtores vao lançar em motores gigantes...enfim!

                                    Boa iniciativa teve a PSA em ser quase o unico apostar fortemente nisso, (em fase de prototipo para ja) apesar de ainda n ter lançado, em motores pequenos, diesel e em carros mais acessiveis.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tb acho que os hibridos a gasolina devem ser comparados com os seus "rivais" a gasolina! Estar a misturar os diesel leva a muita confusão... são tecnologias completamente dispares!

                                      E quando vêm falar de potencia a comparar um motor 1.8 diesel c/ o 1.3 do Civic... o objectivo é comparar a potência ou as emissões? É que na diferença de preço entre um e outro dava para enfiarem um turbo no gasolina e puxar-lhe mais uns valentes cavalos...
                                      Pessoalmente não vejo o porque destas "guerras". Os hibridos são um pequeno passo, com muito marketing à mistura é certo, no sentido de tentar diminuir a poluição e tirar partido disso (sim, pq as marcas tb não andam cá só para ajudar o ambiente). Não são nenhum milagre, nem melhores em todas as situações... mas tb não são a coisa tão terrivel que muitos defensores "acérrimos" dos diesel pintam... há que ter o discernimento para ver meios termos! Não há só preto e branco no mundo.

                                      PS: Em relação ao artigo... continuo também sem perceber pq é que são sempre apenas focadas as emissões de CO2 e tudo o resto não parece importar!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                        O importante é acreditarem nisso
                                        tal como o teu credo , se acham que as emissões são pouco diferentes basta verem o estado do ar nas grandes cidades, e sabem a que é atribuido isso? procurem os estudos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                          tal como o teu credo , se acham que as emissões são pouco diferentes basta verem o estado do ar nas grandes cidades, e sabem a que é atribuido isso? procurem os estudos.
                                          É aos carritos a gasolina queres ver? É mas é dos autocarros de 30 e 40 anos da Carris de escape "aberto", camiões de carga, aviões, etc.etc...

                                          Acho engraçado virem com essa de o estudo fazer sentido se quando comparar um hibrido com um gasolina 100%...que conclusões se tirariam? talvez as obvias! E mais...os hibridos concorrem no mercado é com os diesel e foi assim que o marketing associado aos mesmo determinou...daí eu ter falado nesta questão atrás...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                            E em relação ao NOX que é muito mais prejudicial do que o CO2? Tiveram este facto em conta? Os diesel usavam filtros de partículas no estudo?

                                            Parece que só se fez o estudo em relação ao C02,era preciso ser mais abrangente na minha opinião.
                                            É a treta do costume, parece que só o CO2 é que polui.... Enfim!
                                            Depois o Técnico é que é uma entidade credível!


                                            É certo que um híbrido tem de reciclar baterias no fim de vida, mas os Diesel nem todos têm filtros de partículas, emitem muito mais NOx que um modelo a gasolina híbrido ou convencional. Enfim, o estudo vale o que vale e quem quiser dá-lhe importância.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                              É a treta do costume, parece que só o CO2 é que polui.... Enfim!
                                              Depois o Técnico é que é uma entidade credível!


                                              É certo que um híbrido tem de reciclar baterias no fim de vida, mas os Diesel nem todos têm filtros de partículas, emitem muito mais NOx que um modelo a gasolina híbrido ou convencional. Enfim, o estudo vale o que vale e quem quiser dá-lhe importância.
                                              Não, não credível és tu...a chamar nomes!LOL vamos pensar mesmo que estás num café a falar de "borla"...é melhor!

                                              Se o estudo inclui o ciclo de vida completo de cada modo de combustão...O que te leva a pensar que o filtro de particulas não foi metido em equação? Já sei...doutra forma não terias motivo para postar...sendo assim tudo bem!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                Não, não credível és tu...a chamar nomes!LOL vamos pensar mesmo que estás num café a falar de "borla"...é melhor!

                                                Se o estudo inclui o ciclo de vida completo de cada modo de combustão...O que te leva a pensar que o filtro de particulas não foi metido em equação? Já sei...doutra forma não terias motivo para postar...sendo assim tudo bem!
                                                Quanto ao técnico ser credível eu meço as coisas com um exemplo extremamente simples. Tenho família lá, e no outro dia em conversa calhou falarmos de Laboratórios de Física, Termodinânica, etc. Eu comecei a contar que no ISEL (onde ando) nós fazemos mesmo os laboratórios, ou seja, temos experiências para realizar e demonstrar que aquilo que nos ensinam na realidade funciona, no Técnico essas pessoas com quem falei, que são do mesmo curso que eu, não fazem laboratórios, têm um professor que os faz para toda a turma ver como é e depois os manda escrever um relatório sobre isso... Belo ensino hein!
                                                Um dia alguém lhes pede para fazerem e eles ficam... Pois, sabe... Eu só vi fazer, nunca fiz! Credível o Técnico? Sim, para por os Eng. a escrever livros sobre como fazer, mas sem nunca ter feito!!!

                                                Ahh, já agora, o curso em questão é Eng. Mecânica.


                                                Quanto ao filtro de partíclas ser metido na equação, eu só disse que nem todos os Diesel o têm, logo muito emitem particulas que os modelos a gasolina não emitem... Nem sequer falei em reciclagem ou reaproveitamento em final de vida. Mas a tua sede de defenderes a tua dama nem te deixou ler como deve ser aquilo que disse!

                                                Cumps.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Desde quando é que alguma Universidade Portuguesa é uma referência?
                                                  Não temos nenhuma universidade que seja referência nem na Europa nem no mundo. Nem sequer temos um único prémio nóbel em nenhuma universidade portuguesa, nem nunca tivemos. Podemos ter um grupo ou outro bom na sua área de trabalho, mas não podemos deduzir logo que um trabalho feito numa Universidade Portuguesa seja bom.

                                                  E o que me parece é que mais uma vez "esquecem" os outros poluentes além do CO2...

                                                  E não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    E não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...
                                                    Acontece o mesmo com carros, motorizadas a benzina da década de 80 e 90 e mais antigos ainda a circular.

                                                    Acresce-se ainda a particularidade do IA em Portugal que condiciona a renovação do parque automóvel com novas soluções técnicas no âmbito da conservação ambiental, neste ponto em particular as baixas cilindradas a diesel existentes em larga maioria cá no burgo até se mostram positivas.
                                                    Editado pela última vez por TURBO; 03 November 2008, 15:33. Razão: Técnicas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.


                                                      O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.


                                                      XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                                        Os filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.


                                                        O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.


                                                        XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.
                                                        Um dia ainda gostava de perceber porquê... Além disso, gostava de saber se isso se aplica a todos os cursos!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                          Quanto ao técnico ser credível eu meço as coisas com um exemplo extremamente simples. Tenho família lá, e no outro dia em conversa calhou falarmos de Laboratórios de Física, Termodinânica, etc. Eu comecei a contar que no ISEL (onde ando) nós fazemos mesmo os laboratórios, ou seja, temos experiências para realizar e demonstrar que aquilo que nos ensinam na realidade funciona, no Técnico essas pessoas com quem falei, que são do mesmo curso que eu, não fazem laboratórios, têm um professor que os faz para toda a turma ver como é e depois os manda escrever um relatório sobre isso... Belo ensino hein!
                                                          Um dia alguém lhes pede para fazerem e eles ficam... Pois, sabe... Eu só vi fazer, nunca fiz! Credível o Técnico? Sim, para por os Eng. a escrever livros sobre como fazer, mas sem nunca ter feito!!!

                                                          Ahh, já agora, o curso em questão é Eng. Mecânica.


                                                          Quanto ao filtro de partíclas ser metido na equação, eu só disse que nem todos os Diesel o têm, logo muito emitem particulas que os modelos a gasolina não emitem... Nem sequer falei em reciclagem ou reaproveitamento em final de vida. Mas a tua sede de defenderes a tua dama nem te deixou ler como deve ser aquilo que disse!

                                                          Cumps.
                                                          Francamente Fapoc, pareces um miudo do ciclo com uma opinião dessas...meu caro, esse rótulos que a sociedade transporta e que a tua familia te passa quando aqui tens pessoas que estudam/estudaram no IST e que são capazes de desmentir isso categoricamente! Essa ideia que os alunos do IST são meros armazens de conhecimento e que não passam disso...é assim esta é já uma discussão tão antiga que nem sei se vale a pena começar aqui em OT...haverá na pesquisa a minha opinião sobre este assunto. Mas enquanto quiseres pensar assim, posso-te dar apenas um dado ACTUAL: Entrei na empresa onde me encontro há cerca de 2 meses. Entraram 36 recem licenciados com perfil acima da média, cerca de metade Eng./ o resto Economistas e gestores...Não há um unico do ISEL e sabes porquê?Sabes pois...concerteza que sabes!Continua a bater-te por essas causas e a sustentar que os Eng. do Técnico é só substancia e pouca interactividade...o mercado não se queixa, muito pelo contrário!

                                                          O modo de aprendizagem nem eu nem tu podemos comparar sobre qual o melhor jáque a nossa experiencia é unica, mas se tu defendes que isso se reflecte do mais ou menos Eng. que te formas...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                            Desde quando é que alguma Universidade Portuguesa é uma referência?
                                                            Não temos nenhuma universidade que seja referência nem na Europa nem no mundo. Nem sequer temos um único prémio nóbel em nenhuma universidade portuguesa, nem nunca tivemos. Podemos ter um grupo ou outro bom na sua área de trabalho, mas não podemos deduzir logo que um trabalho feito numa Universidade Portuguesa seja bom.

                                                            E o que me parece é que mais uma vez "esquecem" os outros poluentes além do CO2...

                                                            E não me venham dizer que só importa o CO2, porque eu bem sinto o que sofro cada vez que apanho um carro a Diesel numa subida e não me lembrei de fechar o ar exterior a tempo...
                                                            Não estás por dentro do assunto claramente...convém não falar...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                                              Os filtros de partículas lembram-me aqueles novos projectos de captação e armazenagem do dióxido de carbono...uma boa maneira de esconder o lixo debaixo do tapete.


                                                              O estudo do IST parece-me credível em relação ao CO2.


                                                              XlPower o IST é na realidade a universidade mais bem cotado tanto cá dentro como lá fora.
                                                              Eu acho que é a mais bem cotada apenas no Sul do país. No Norte e Centro do país, há outras que julgam que são as melhores, e lá fora ninguém sabe quem é o IST...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X