Pessoalmente já gostei da Renault fiz muitas loucuras com um R16TS isso sim era máquina, actualmente a politica da Renault e dos outros é ganhar dinheiro, mas engraçado é que quando apareceu o Citroen AX e BX todas as pessoas diziam que não prestava porque as tampas da mala eram de plastico hoje os Renault tem no Megane a tampa da mala em plastico ninguém comenta, os guarda-lamas dos Clios no Verão se estiverem ao Sol parecem gelatina ninguém diz nada, os Meganes DCi quando foram lançados uma das series partia a cabeça de motor com poucos KMs não se fala, nos Clios se tiver um choque em que dispare os airbags é obrigado a mudar a centralina do motor porque nestes mais recentes englobaram o comando dos airbags junto com as funções do motor para em caso de acidente o cliente pagar mais uma peça (cara) à marca. Enfim podia lhe dar muitos exemplos é obvio que para ter uma noção do numero de avarias tinha de saber o nº total de avarias de todos os carros e dividir pelo nº de viaturas, isso ninguém sabe porque nem todos os carros vão aos concessionários e os mesmos também não lhe iriam dar os dados correctos, fariam o mesmo que a Rolls Royce fazia a uns anos atrás quando dizia que tinha 0 avarias.
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Para se ter uma ideia o que não quer dizer que seja exacto mas é uma equipa que se dedica a estudar esta questão da fiabilidade dos Automoveis: J.D. Power Reliability passam o ano a recolher informações sobre o assunto.
No entanto estes estudos não são um ciência exacta, o meu cunhado primeiro só comprava Ford chateou-se com eles por causa de lhe cobrarem um sonda do Focus por ter acabado a garantia à 24 horas e andou a ver todos os estudos e chegou à conclusão que a Honda era a melhor, comprou um Accord 2.0 e em menos de 2 anos já ficou empanado 2 vezes, embora a garantia tenha resolvido, só não resolve o incomodo de ficar a pé.
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O que eu vou dizer, é mais importante do que qualquer estatística (penso eu).
É natural que uma marca como a BMW, p.ex., tenha carros que a nível global apresentem menos problemas do que uma marca como a Renault, a Fiat ou Peugeot.
E, porquê? - Perguntam vós.
Estamos a falar em marcas que desenvolvem carros de gamas diferentes. Onde termina a gama da Renaul, praticamente começa a da BMW.
A sobreposição entre o Série 1 e o Megane acaba por não ter par, pelo menos nos preços denota-se que um veículo tem o estatuto "Premium" e tem de fazer por isso, senão ninguém o comprava.
Também é claro que quem tem um Citroën C1 não vá dispor da mesma qualidade de materiais e de motor do que quem tem um Citroën C6.
Mais certo ainda, é a realidade que essa barreira "Premium", "Generalistas" tem vido a esfumar-se tendo havido uma aproximação de qualidade.
Porém, é natural que em preço a BMW apresentando o seu veículo de preço mais acesível quase ao mesmo preço dos mais caros da Renault de segmentos superiores, que tenham de colocar certos "requisitos" para poder exigir preços mais altos.
Os germânicos (tirando o Mini e o Série 1) têm o S3, M3, S5, M5, S6, M6, S7, X3, X5, X6 e z4, com diversas versões cabrio e coupé e com motores muito potentes que não encontram concorrência numa marca generalista, e quando isso acontece num ou noutro modelo ou motorização, os preços são distintos.
Estando a falar de veículos onde os componentes utilizados tanto no fabrico de motores como dos restantes componentes de construção têm uma maior qualidade pela maior liberdade orçamental no seu desenvolvimento, espera-se por isso que tenham menos problemas de mecânica e maior qualidade (e já agora, menos ruídos parasitas). Daí também serem mais caros. A qualidade dos materiais paga-se.
É óbvio que quem paga mais por um carro "Premium" espera vir a ter menos problemas do que se comprasse um "Generalista", e as marcas "Premium" desunham-se para o conseguir, senão iriam à ruina.
As pessoas diriam: "Para quê gastar mais dinheiro a compar um BMW, se posso ter exactamente o mesmo se comprar um Renault".
Mas o que tem vindo a ser cada vez mais evidente, é que as diferenças entre estes dois géneros está cada vez mais encurtada.
Daí, talvez hoje em dia se falar e discutir tanto que ao comprar-se a marca X ou Y, se procura, acima de tudo, conseguir afirmar um certo "status".
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Lamento informa-lo, mas todas as marcas, sem excepção procuram obter lucro, aliás como qualquer empresa de outro sector.
Não vou entrar numa de defender a marca A ou C. O que é certo é que por vezes há muita resistência à mudança e à evolução tecnologica, que têm ocorrido a ritmo alucinante. Não se surpreenda por ver carros com guarda-lamas de "plástico", é mais frequente do que pensa (c4,clio, etc etc) e carros que se deformam ao minimo impacto. Tudo isto tem como objectivo oferecer automoveis mais seguros, mais acessiveis e com manutenção mais barata.
Estamos na era da electronica, em que um automovel ao fim de 5/6 é quase obsoleto.
As marcas já nao projectam veiculos para um terem um ciclo de vida de 20 anos como antigamente, porque pura e simplesmente não faz sentido. Ficariam rapidamente obsoletos e num contexto de sustentabilidade ambiental, em que no final da vida util, o automovel tem de ser reciclado, é de todo importante que seja construido e projectado´mediante estas premissas.
Estou mesmo a ver, você é dos que gostava dos automoveis de antigamente, com carroçarias de "chumbo" pesadissimas, gastadores, duros e que não se deformavam quando havia acidentes.
Mas olhe que eram muito menos seguros que qualquer utilitario dos nossos tempos
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Originalmente Colocado por ChicoZé Ver PostLamento informa-lo, mas todas as marcas, sem excepção procuram obter lucro, aliás como qualquer empresa de outro sector.
Não vou entrar numa de defender a marca A ou C. O que é certo é que por vezes há muita resistência à mudança e à evolução tecnologica, que têm ocorrido a ritmo alucinante. Não se surpreenda por ver carros com guarda-lamas de "plástico", é mais frequente do que pensa (c4,clio, etc etc) e carros que se deformam ao minimo impacto. Tudo isto tem como objectivo oferecer automoveis mais seguros, mais acessiveis e com manutenção mais barata.
Estamos na era da electronica, em que um automovel ao fim de 5/6 é quase obsoleto.
As marcas já nao projectam veiculos para um terem um ciclo de vida de 20 anos como antigamente, porque pura e simplesmente não faz sentido. Ficariam rapidamente obsoletos e num contexto de sustentabilidade ambiental, em que no final da vida util, o automovel tem de ser reciclado, é de todo importante que seja construido e projectado´mediante estas premissas.
Estou mesmo a ver, você é dos que gostava dos automoveis de antigamente, com carroçarias de "chumbo" pesadissimas, gastadores, duros e que não se deformavam quando havia acidentes.
Mas olhe que eram muito menos seguros que qualquer utilitario dos nossos tempos
Voçê está muito enganado ou gosto de carros eficientes energeticamente com todas as implicações que dai advém, nunca gostei de motores de 5000cc a gasolina com 100cv e binário brutal para aguentar aquelas caixas automaticas de 3 velocidades por mim esse tipo de carros devia ser proibido, posto num museu, para participar em exposições, encontros não mais que isso. Não tenho nenhum problema em comprar um carro electrico quando forem realmente uma alternativa ecologica.
Agora também é preciso cuidado porque nem tudo o que se lê, especialmente por parte das marcas é verdade, por exemplo você falou em sustentabilidade e em ecologia a respeito dos plasticos dos carros, eu recentemente numas cadeiras sobre Ecologia Industrial falou-se do ciclo de vida dos carros e um dos maiores problemas é grande parte dos plasticos utilizados na industria automovel não serem reciclaveis embora estejam a melhorar, só mais uma vez as marcas Premium têm esta preocupação e fornecem alguns valores da % de plásticos que pode ser reciclável.
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Originalmente Colocado por fzitraif Ver PostAbsurdo é uma palavra inerente a tudo o que é italiano. Eles só querem fazer isto para dizerem que são o terceiro maior grupo mundial, e os seus lunáticos fãs rejubilarão de alegria.
Essa tua frustração em relação a Itália dá que pensar... Acho que o teu problema não é com a FIAT, mas sim com o País!
Mas tendo em conta o profundo conhecimento automobilístico que revelas, já espero tudo....
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Originalmente Colocado por Pinguim Ver PostEssa tua frustração em relação a Itália dá que pensar... Acho que o teu problema não é com a FIAT, mas sim com o País!
Mas tendo em conta o profundo conhecimento automobilístico que revelas, já espero tudo....
Só se for especialista em carros de madeira. Mesmo assim não sei se sabe escolher os rolamentos.
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Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver PostSe se confirmar a fusão da PSA-Fiat + Chrysler + BMW quero ver como é que certas pessoas que passam a vida a dizer mal de tudo o que é Italiano vão fazer porque vão ter de inventar um palavrão para definir todas as nacionalidades das marcas do Grupo.
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Originalmente Colocado por Pinguim Ver PostAHAHAH!! é mesmo isso
Já se sabe... quando um "alemão" avaria, é um azar ou culpa nossa!
Já quando um Italiano avaria, UUUUUIIIIII!!!!! "isto é tudo uma m**da!!"
Quando é um italiano, vem logo dizer a toda a gente que é uma porcaria, que não presta para nada
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Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver PostSe se confirmar a fusão da PSA-Fiat + Chrysler + BMW quero ver como é que certas pessoas que passam a vida a dizer mal de tudo o que é Italiano vão fazer porque vão ter de inventar um palavrão para definir todas as nacionalidades das marcas do Grupo.
Praticamente qualquer modelo de qualquer marca, inclui componentes e tecnologia proveniente de outras marcas e de outros países.
Algo muito curioso, é verificar por exemplo em que cidades alemãs está presente a Magneti Marelli (grupo Fiat). No entanto, se abrirmos o capot de um Fiat Bravo por exemplo, verificamos que toda a cablagem é japonesa (Denso - grupo Toyota).
As famosas caixas DSG do grupo VAG, são na verdade tecnologia americana da BorgWarner - o maior fabricante e fornecedor de transmissões para o mundo automóvel.
Os exemplos são muitos e podem arranjar-se praticamente para todas as marcas.
Michael
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A FIAT tomou conta do Fórum.
Temos mais tópicos sobre o futuro da FIAT do que outro qualquer.
FIAT vs Chrysler
FIAT vs PSA
FIAT vs BMW
Só falta saber se é a FIAT que anda à procura de noivo, ou se são muitos os pretendentes a querer casar com a "bella donna" italiana.
Uma coisa é certa: "A velha senhora" italiana está aí para as curvas e nunca se falou tanto nela como agora.
Para o bem ou para o mal, parece que todos estão na expectativa de saber com quem será o casamento.
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Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver PostA FIAT tomou conta do Fórum.
Temos mais tópicos sobre o futuro da FIAT do que outro qualquer.
FIAT vs Chrysler
FIAT vs PSA
FIAT vs BMW
Só falta saber se é a FIAT que anda à procura de noivo, ou se são muitos os pretendentes a querer casar com a "bella donna" italiana.
Uma coisa é certa: "A velha senhora" italiana está aí para as curvas e nunca se falou tanto nela como agora.
Para o bem ou para o mal, parece que todos estão na expectativa de saber com quem será o casamento.
"A velha senhora" italiana como lhe chamou faz parte do grupo das marcas mais antigas, com um extenso numero de modelos produzidos até hoje, uns bons e outros maus, mas não deixa de ser um icon da industria automóvel, quer gostemos ou não, temos de a respeitar quanto mais não seja pela sua história, que poucos se aproximam.
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Originalmente Colocado por Vitor Patricio Ver Post"A velha senhora" italiana como lhe chamou faz parte do grupo das marcas mais antigas, com um extenso numero de modelos produzidos até hoje, uns bons e outros maus, mas não deixa de ser um icon da industria automóvel, quer gostemos ou não, temos de a respeitar quanto mais não seja pela sua história, que poucos se aproximam.
Michael
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Fiat Chrysler and Peugeot parent PSA in merger talks
in: https://www.ft.com/content/474182c8-...d-4d6c20050229
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Originalmente Colocado por sergiom Ver Postbem a Fiat é a prostXXXx da europa pelos vistos haja dinheiro e vai com qualquer um.
A situação financeira está por um fio.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostA FCA vai falir caso não seja englobada noutro grupo. Não é por acaso esta sucessão de tentativas de fusão com outros grupos.
A situação financeira está por um fio.
Alias já há mto q deixei de tentar compreender os planos de restruturação e lançamento de veículos do grupo FCA: nunca são para cumprir.
Acho q o prego final no caixão vai ser quando eles tiverem de meter motores híbridos/eléctricos nas suas diversas marcas... é que simplesmente não têm nadinha para meter debaixo desses capôs.
Vai ser um autentico "game over".
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostA FCA vai falir caso não seja englobada noutro grupo. Não é por acaso esta sucessão de tentativas de fusão com outros grupos.
A situação financeira está por um fio.
A meu ver a Europa não representa a realidade mundial, e a PSA sabe disso, porque EUA nem de binóculos. A FCA está atrasada na parte elétrica e na Europa pouco vende para além de segmentos A e B.
A meu ver complementam-se.
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Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostTb tenho essa sensação.
Alias já há mto q deixei de tentar compreender os planos de restruturação e lançamento de veículos do grupo FCA: nunca são para cumprir.
Acho q o prego final no caixão vai ser quando eles tiverem de meter motores híbridos/eléctricos nas suas diversas marcas... é que simplesmente não têm nadinha para meter debaixo desses capôs.
Vai ser um autentico "game over".
O Renegade híbrido já está em produção, mas sim concordo contigo quando dizes que estão muito atrasados.
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