Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que genericamente os diesel são muito mais rápidos que os otto ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por AMR Ver Post


    E no meu "xaruto" otto,apenas passo das 4000 no dia-a-dia, quando me dá na telha para isso, para o ouvir cantar e a ir para a frente por um longo periodo de tempo, sem ter que meter imediatamente outra, pq se acabou o binário

    Ah e... 6,5lts/100
    Nem mais!

    Ainda hoje a tarde foi dar uma voltinha (de 110 quilómetros ) nas calmas com o meu zagolina e cheguei a casa com média de 6,0L aos 100, com uma aceleradelas lá no meio

    Acho que muitas vezes se é injusto com os gasolinas...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
      Se querem provar que o diesel é mais rápido que os gasolina na generalidade, peguem no mesmo carro, com motorizações equivalentes a diesel vs gasolina...

      Não num utilitário 1.2 económico, vs carros do segmento acima, ou um 307 1.4 vs C4 1.6...

      Tens aí um teste do Golf TSI vs TDI 140, e é a mesmíssima coisa, ou seja estão a comparar com premissas erradas, logo o resultado tem pouco significado.
      Já dei o excelente exemplo dos 206 1.6 petrol e diesel, mas responderam que o é desportivo e o outro não.... Pois, pq diesel desportivo é o TDi, não é o HDi e por isso é que é muito rápido, é por ser... desportivo

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por AMR Ver Post



        Same chassis, same suspensions, same wheels, só muda o motor e a caixa


        Eu se quiser economizar e andar sempre em 5ª, ando a diesel. Se quero prazer de condução, ando a gasolina

        Vir com essa conversa das 2000rpm, é uma grande treta, quando se está a falar de performance pura. Isso apenas conta para consumos e para quem não quer ter trabalho a meter uma abaixo


        E no meu "xaruto" otto,apenas passo das 4000 no dia-a-dia, quando me dá na telha para isso, para o ouvir cantar e a ir para a frente por um longo periodo de tempo, sem ter que meter imediatamente outra, pq se acabou o binário

        Ah e... 6,5lts/100
        Há aqui qualquer coisa que me escapa nessa do otto andar muito mais...

        Vejamos:

        206 HDI:

        1130 kg
        9,10 segundos


        206 XSI 1.6
        1030 kg
        9,90 segundos


        Ou seja, aquilo a que tu chamas andar muito mais, é perder 0,8 segundos de 0-100 num carro que tem 10% de peso a menos...



        Interessante !

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Porque um é um desportivo e o outro não.

          E ainda assim, experimenta pisar a fundo nos 2 às 2000 rpm e depois vem contar o que aconteceu.

          Ou tu andas sempre às 6000 rpm para extrair os 110cv do atmosférico ?
          Também não andas sempre ás 4.000rpm a extrair os 110cv do diesel. Por isso a história é a mesma.

          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          O binário não engana ninguém.
          Quando tu sentes as costas a andar para trás, estás efectivamente a ganhar velocidade com rapidez. A questão pode ser 'durante quanto tempo'.
          Um amigo meu teve um A3 2.0 TDI 140cv. Bateu num pneu de um camião na AE, o carro foi para arranjar e teve um 147 1.9 JTDm 140cv. Sempre li nos comparativos que o 147 era mais rápido. Ele dizia que não.
          Calhou o A3 ficar 1 dia antes pronto, e fomos a noite, com os 2 carros, para a Zona Industrial de Taveiro tirar as teimas. Andei nos 2 seguidos e realmente o A3 parecia que andava mais. Tinha aquele coiçe, não tão acentuado como o 1.9 TDI 130cv, mas era bastante maior que do 1.9 JTD.

          A única maneira de resolver era mete-los lado a lado. E foi o que fizemos. Fizemos mais que 1 arranque e trocamos de carro mais que 1 vez.

          O resultado foi o A3 a ver a traseira do 147 em todos os arranques. É mais lento.

          De que serve o coiçe então?

          Comentário


            #65
            façam uma coparação justa dois canhoes

            335d 6 em linha 3 litros turbo

            335i 6 em linha 3 litros turbo

            o mesmo carro o mesmo chassis e dois dos melhores motoroes do mercado

            resultado o 335i é mais rapido, mais divertido e ate mais barato.
            bom talvez o cagagesimo de recuperação do 80 aos 120 em sexta seja melhor no d.

            Comentário


              #66
              Não queiram comparar 2 carros ás 2.000rpm.

              Ainda esta semana ia no VTi ás 2.000rpm em 5ª e ia a 60km/h.

              Ás 2.000 num diesel na ultima relação já se vai acima dos 100km/h.

              E nem conseguem ir a 50km/h na ultima mudança. No VTI consigo. Sem esforço nenhum.

              Têm que se comparar recuperações á mesma velocidade e mudança porque as rotações que fazem um motor a gasolina e gasóleo são bastante diferentes.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                Também não andas sempre ás 4.000rpm a extrair os 110cv do diesel. Por isso a história é a mesma.
                Aqui entra uma coisa básica da mecânica.

                Se tu souberes qual o binário e rotação, sabes qual a potência desenvolvida no regime de binário máximo.

                Como os turbo têm mais binário (e cedo no caso dos diesel), tu na prática tens mais cavalos disponíveis a baixo regime.

                Agarra num calculador on-line e vais verificar o que te estou a dizer.

                Num diesel não precisas de fazer 4000 rpm a menos que queiras tirar o resto de sumo do final do pacote.


                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                Um amigo meu teve um A3 2.0 TDI 140cv. Bateu num pneu de um camião na AE, o carro foi para arranjar e teve um 147 1.9 JTDm 140cv. Sempre li nos comparativos que o 147 era mais rápido. Ele dizia que não.
                Calhou o A3 ficar 1 dia antes pronto, e fomos a noite, com os 2 carros, para a Zona Industrial de Taveiro tirar as teimas. Andei nos 2 seguidos e realmente o A3 parecia que andava mais. Tinha aquele coiçe, não tão acentuado como o 1.9 TDI 130cv, mas era bastante maior que do 1.9 JTD.

                A única maneira de resolver era mete-los lado a lado. E foi o que fizemos. Fizemos mais que 1 arranque e trocamos de carro mais que 1 vez.

                O resultado foi o A3 a ver a traseira do 147 em todos os arranques. É mais lento.

                De que serve o coiçe então?
                Experimentaram o cenário que eu descrevi ?

                Se tu sentes mais o coice no TDI é porque ele está a puxar mais. Não há volta a dar.
                O que acontece é que a seguir a esse coice o TDI deve morrer mais depressa, enquanto o outro continua a puxar.
                Ainda faltaria analisar caixas e pesos.

                Ou seja, não é por sentires coice que o carro vai andar mais porque isso não se mantém até ao final do conta rpm.
                Mas no momento do coice, não há nada que enganar.
                Editado pela última vez por rca33; 26 December 2008, 18:22.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  Têm que se comparar recuperações á mesma velocidade e mudança porque as rotações que fazem um motor a gasolina e gasóleo são bastante diferentes.
                  Podes fazer uma recuperação a diversas velocidades na mesma mudança.

                  Aliás, é assim que são feitas nas revistas.

                  É natural que um carro com 160cv (e pouco peso) no regime de tiro ideal ande bem.

                  Comentário


                    #69
                    O que vale o binário power!?

                    Entre dois turbinados otto 1.4 vs diesel 2.0...

                    A diferença são 150Nm, a favor do diesel...

                    Fora o barulho, onde o diesel ganha por larga margem, são bastante equivalentes...

                    140cv otto+turbo 1.4 vs 140cv diesel+turbo 2.0

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Há aqui qualquer coisa que me escapa nessa do otto andar muito mais...

                      Vejamos:

                      206 HDI:

                      1130 kg
                      9,10 segundos


                      206 XSI 1.6
                      1030 kg
                      9,90 segundos


                      Ou seja, aquilo a que tu chamas andar muito mais, é ganhar ,8 segundos de 0-100 num carro que tem 10% de peso a menos...



                      Interessante !
                      Tens que ver bem onde andas a ir buscar esses dados, pq o meu 206 1.6 tem de tara 1088Kg no livrete, logo aí, tens pelo menos parte dos dados errados.

                      Tendo em conta que o bloco do 1.6hdi pouco mais deve pesar que o 1.6 otto, não tou a ver onde foste buscar esse diferencial de peso... Vê lá, n tenhas ido buscar o peso da SW ou mesmo do 5 portas

                      Anyway, na estrada é muito simples. Acompanham-se um ao outro até aos 190, onde se acaba o binário do diesel, e onde o otto ainda tem rpm para produzir... cavalos.

                      É a diferença entre os cavalos de corrida e os cavalos de trabalho. O de trabalho podem ter força, mas não conseguem correr como os de corrida

                      Comentário


                        #71
                        Bem tenho de dar mais uma vez os parabens ao v7...mais um tópico como só ele sabe criar...

                        no entanto não concordo minimamente...

                        e recentemente até tenho situações que comprovam o contrario...a fé no binário é tramada, e há surpresas que custam a digerir....já outras nem por isso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Aqui entra uma coisa básica da mecânica.

                          Se tu souberes qual o binário e rotação, sabes qual a potência desenvolvida no regime de binário máximo.

                          Como os turbo têm mais binário (e cedo no caso dos diesel), tu na prática tens mais cavalos disponíveis a baixo regime.

                          Agarra num calculador on-line e vais verificar o que te estou a dizer.

                          Num diesel não precisas de fazer 4000 rpm a menos que queiras tirar o resto de sumo do final do pacote.




                          Experimentaram o cenário que eu descrevi ?

                          Se tu sentes mais o coice no TDI é porque ele está a puxar mais. Não há volta a dar.
                          O que acontece é que a seguir a esse coice o TDI deve estar a morrer, enquanto o outro continua a puxar.

                          Ou seja, não é por sentires coice que o carro vai andar mais porque isso não se mantém até ao final do conta rpm.
                          Mas no momento do coice, não há nada que enganar
                          .
                          Depende...

                          Eu tive um Tdi e de facto o coice é viciante, mas isso não significa necessariamente mais performance!

                          Pode "estar puxar mais" mas é apenas por 2 segundos!

                          Enfim, é o mesmo que tu disseste mas so queria dizer que no fundo, o que distribuir melhor a potencia pela faixa terá um motor mais homogéneo!

                          AGORA (e eu a dar-lhe com os caps hoje ) num diesel acho que quanto mais potencia tiver em baixas, melhor, pois as altas são para o gasolinas

                          E nisso, os Tdi (pelo menos os PD) eram réis e senhores!

                          Mas se isso era agradável? Nada disso...Prefiro bem mais a entrega de potencia progressiva e binário constante entre as 2000-3000 do meu D-4D

                          Mas estou altamente curioso de experimentar o 2.0 Tdi de 110 cavalos para ver como os Tdi se adaptaram ao CR!
                          Editado pela última vez por REDLINER; 26 December 2008, 18:27.

                          Comentário


                            #73
                            Um diesel turbo-comprimido contra um otto turbo-comprimido com a mesma potência não tem hipótese, ou então os 2 atmosféricos.

                            O diesel perderá o fulgor muito mais depressa. Vamos sentir o coice, mas não chega.

                            os motores a gasolina serão sempre mais performantes em condições ideais do que os diesel.

                            É a natureza mecânica.
                            Não há volta a dar.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                              O que vale o binário power!?

                              Entre dois turbinados otto 1.4 vs diesel 2.0...

                              A diferença são 150Nm, a favor do diesel...

                              Fora o barulho, onde o diesel ganha por larga margem, são bastante equivalentes...

                              140cv otto+turbo 1.4 vs 140cv diesel+turbo 2.0

                              Eu ja´disse antes que não percebia nada de VW's, mas o duelo da imprensa que falei foi com esses.
                              Eu fui ao site da Autohoje e não encontrei nenhum 1.4 TSI de 140cv, pelo que não disse ao certo as motorizações.
                              Não é cá vendido?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Aqui entra uma coisa básica da mecânica.

                                Se tu souberes qual o binário e rotação, sabes qual a potência desenvolvida no regime de binário máximo.

                                Como os turbo têm mais binário (e cedo no caso dos diesel), tu na prática tens mais cavalos disponíveis a baixo regime.

                                Agarra num calculador on-line e vais verificar o que te estou a dizer.

                                Num diesel não precisas de fazer 4000 rpm a menos que queiras tirar o resto de sumo do final do pacote.




                                Experimentaram o cenário que eu descrevi ?

                                Se tu sentes mais o coice no TDI é porque ele está a puxar mais. Não há volta a dar.
                                O que acontece é que a seguir a esse coice o TDI deve morrer mais depressa, enquanto o outro continua a puxar.
                                Ainda faltaria analisar caixas e pesos.

                                Ou seja, não é por sentires coice que o carro vai andar mais porque isso não se mantém até ao final do conta rpm.
                                Mas no momento do coice, não há nada que enganar.
                                Sente mais coice pq é menos progressivo. A curva de binário deve ser cheia e plana. Nada cá de picos

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                  No caso em analise, penso que não existe muita "ciência". O binário superior do Renault torna as reprises muito superiores...

                                  É a tal história da fé no binário.
                                  Até pode não trazer vantagem numa utilização à piloto, mas para o condutor normal, numa condução normal, que procura conforto e velocidade sem drama, um carro que "anda e não geme", um diesel é mesmo o ideal, mostrando-se mais rápido e ainda fácil e confortável de explorar.


                                  Portanto, para os que dizem que o binário não conta para nada, eu poderia concordar se fosse piloto e apenas andasse nos limites, sempre a pedir o máximo do carro.

                                  Como sou um gajo normal, que aprecia uma condução confortável e sem dramas, prefiro sempre um carro com bom binário, por forma a ter a melhor resposta com o máximo conforto.


                                  Cumprimentos
                                  É isso mesmo !! muito boa análise

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    Eu ja´disse antes que não percebia nada de VW's, mas o duelo da imprensa que falei foi com esses.
                                    Eu fui ao site da Autohoje e não encontrei nenhum 1.4 TSI de 140cv, pelo que não disse ao certo as motorizações.
                                    Não é cá vendido?

                                    Já não existe

                                    Agora só 122 (125???) e 160 cavalos!

                                    Comentário


                                      #78
                                      DCI 105CV vs 1.4 90CV...a subir nao houve nem vantagem de um nem de outro. Embora o otto fosse atrás previligiado pelo cone, e foi interessante ver que por mais fumo que o DCI deita-se não se afastou um metro que fosse...

                                      é verdade que o peso foi algo que contou, o DCI pesa cerca de 1300kg e o otto 1100kg, mas o DCI tem o dobro do binário...

                                      Ja em aceleração o OTTO não deu hipotese...


                                      coisa estranha...

                                      Comentário


                                        #79
                                        A malta já vestiu as luvas, o capacete e está em modo piloto.

                                        É só pilotos de F1, tal a luta à décima de segundo...



                                        Binário não faz andar mais. Simplesmente permite maior disponibilidade, maior conforto e mais facilidade em fazer o carro aumentar de velocidade sem trabalho de caixa ( nada que interesse aos pilotos, claro).

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          É isso mesmo !! muito boa análise
                                          Exacto e nem mais!

                                          Eu prefiro gasolina de longe a diesel, mas para o dia-a-dia?

                                          Diesel all the way

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                            A malta já vestiu as luvas, o capacete e está em modo piloto.

                                            É só pilotos de F1, tal a luta à décima de segundo...



                                            Binário não faz andar mais. Simplesmente permite maior disponibilidade, maior conforto e mais facilidade em fazer o carro aumentar de velocidade sem trabalho de caixa ( nada que interesse aos pilotos, claro).
                                            De certeza?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                              Eu ja´disse antes que não percebia nada de VW's, mas o duelo da imprensa que falei foi com esses.
                                              Eu fui ao site da Autohoje e não encontrei nenhum 1.4 TSI de 140cv, pelo que não disse ao certo as motorizações.
                                              Não é cá vendido?
                                              O 122 levado ao banco debitou 141cv

                                              Comentário


                                                #83
                                                É que a mim parece-me que confundem diesel vs otto com NA vs turbo...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                  Tens que ver bem onde andas a ir buscar esses dados, pq o meu 206 1.6 tem de tara 1088Kg no livrete, logo aí, tens pelo menos parte dos dados errados.

                                                  Tendo em conta que o bloco do 1.6hdi pouco mais deve pesar que o 1.6 otto, não tou a ver onde foste buscar esse diferencial de peso... Vê lá, n tenhas ido buscar o peso da SW ou mesmo do 5 portas

                                                  Anyway, na estrada é muito simples. Acompanham-se um ao outro até aos 190, onde se acaba o binário do diesel, e onde o otto ainda tem rpm para produzir... cavalos.

                                                  É a diferença entre os cavalos de corrida e os cavalos de trabalho. O de trabalho podem ter força, mas não conseguem correr como os de corrida
                                                  carfolio.com

                                                  Já agora, que eu me lembre o XSI na Peugeot costumava ser para as versões desportivas, isto desde o tempo do 106.
                                                  No entanto, verifica no carfolio os tempos 0-100

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                    O 122 levado ao banco debitou 141cv
                                                    Não vamos começar novos mitos por favor...

                                                    Qualquer dia o de 160 cavalos tem 200....

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      carfolio.com

                                                      Já agora, que eu me lembre o XSI na Peugeot costumava ser para as versões desportivas, isto desde o tempo do 106.
                                                      No entanto, verifica no carfolio os tempos 0-100
                                                      É um nível de equipamento no fundo.

                                                      Ou seja, um carro com mais equipamento e um motor espevitado!

                                                      Desportivos, são os GTi!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Podes fazer uma recuperação a diversas velocidades na mesma mudança.

                                                        Aliás, é assim que são feitas nas revistas.

                                                        É natural que um carro com 160cv (e pouco peso) no regime de tiro ideal ande bem.
                                                        1.245kg no livrete não fazem dele um carro de pouco peso. Não têm 900kg como muita gente pensa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                          O 122 levado ao banco debitou 141cv

                                                          Isso vale o que vale...

                                                          É interessante mas não se deve fazer analises com base nesse valor.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            É que a mim parece-me que confundem diesel vs otto com NA vs turbo...
                                                            Estou de acordo contigo.

                                                            No caso dos novos otto turbo as coisas mudam de figura, embora não demonstrem nenhuma mais-valia em nenhum dos casos (analisando carros com a mesma potência).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                              O Mégane recupera melhor. Só isso. Em aceleração vão ser iguais, o que quer dizer, que se reduzires no Jazz, ou seja, estiver na mudança correcta, vai ser tão rápido como o Mégane.

                                                              E depois comparar recuperações com caixas de numero de relações diferentes não têm lógica. A única que se consegue comparar é a 5ª do Jazz com a 6ª do Mégane.
                                                              Achas que o potencial cliente do jazz vai passar o seu dia a dia entre as 4.000 e as 6.500 para poder tirar o sumo todo ao carro ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X