Neste caso até concordo ao contrário do tópico do Aston. Este carro não deixa de ser um familiar mesmo tendo prestações de 1 desportivo,pelo que pode andar na "poupança" quando se quer e quando quer tirar o sumo todo do M comuta para gasolina,sim pq ao contrário do que se diz das 110 octanas,na realidade em médias/altas o carro é mais rápido a gasosa,tirando o facto de ser um M,um motor pontudo coisa que o GPL não deixa porque tem o corte mais cedo,e digamos que um M é lindo é até ao corte 7.500+-.
A primeira coisa que notei quando mudei o carro para GPL foi ficar mais desenvolto no transito da cidade e na estrada continua a dar as velocidade que dava antes.
Quanto ao GPL cortar mais cedo, o GPL não corta nada. Para evitar que o motor esteja a trabalhar muito tempo no limite das rotações a centralina está programada para mudar para gasolina.
O que acontece é que a explosão do GPL é mais potente que a gasolina, o calor gerado é maior e então por segurança a partir de um determinado ponto ele comuta automaticamente para gasolina, quando baixa volta para o GPL, possivelmente o condutor nem se aperceberá disso.
A primeira coisa que notei quando mudei o carro para GPL foi ficar mais desenvolto no transito da cidade e na estrada continua a dar as velocidade que dava antes.
Quanto ao GPL cortar mais cedo, o GPL não corta nada. Para evitar que o motor esteja a trabalhar muito tempo no limite das rotações a centralina está programada para mudar para gasolina.
O que acontece é que a explosão do GPL é mais potente que a gasolina, o calor gerado é maior e então por segurança a partir de um determinado ponto ele comuta automaticamente para gasolina, quando baixa volta para o GPL, possivelmente o condutor nem se aperceberá disso.
Então depende da centralina,não foi esse o peixe que me venderam,mas se é assim tanto melhor[8D]
Possivelmente o carro em questão até aguenta o esforço, mas há muitos que são mais frágeis e por isso é que essa protecção existe.
O que se aconselha é não circular durante longos períodos de tempo acima dos dois terços da escala de rotações até ao "red line". Não faz mal passar este limite, andar sempre acima dele é que o motor se for fracote não aguenta o aumento de temperatura.
Assim o montador quando configura a centralina, atribui um valor mínimo e máximo para o funcionamento a GPL. O carro inicia a gasolina e quando atinge a temperatura pré-definida muda para GPL, quando atinge as rotações definidas como limite superior muda para gasolina.
A programação da centralina é que distingue os bons instaladores dos outros. Montar os tubos o depósito e o resto das peças é fácil para quem trabalha no ramo. Agora pegar num portátil e configurar todos os parametros da centralina de acordo com as capacidade do carro, isso é só para alguns. Muitas vezes, exceptuando alterações nas temperaturas, as centralinas ficam com os valores padrão.
la tao vc.........com a historia de despristigiar o GPL!
a historia e a seguinte!
se na bomba houvesse a 100 a 1.45€, a 95 a 1,35€ e outra que nao fizesse mal ao carro a 0,60€ vc continuavam a por a 95 ou a 100 era?
a historia e exactamente essa!se existe a possibilidade de andar com o M5 a poupar guita em vez de esbanjar pq nao?
Tudo bem k sim , mas falar por falar ta td bem , comparavas um supercarro tipo Enzo/CGT/Lambo e ias andar a GPL? Aguenta andar ali pelas 8000rpm? O GPL nao tem limite de faixa de rotaçao?
Se quero poupar nao compro um carro desses, alias quem tem guita pa um desses pode comprar um a gasoleo ou hibrido ou um carro menos desportivo e por a GPL e ter o outro pa dar ums passeios sem se preocupar com isso.
Se algum dia se descobrir maneira de pôr um carro a andar a água também devem ir dizer "ahhh, que mau.. a água... então o gajo não tem dinheiro pra gasolina?"
Se o carro anda o mesmo, ou practicamente o mesmo, é mais amigo do ambiente e ainda pode poupar dinheiro qual é o problema? Lá por ele ter $$$ pra um M5 tem que andar a desperdiçar em gasolina?
E mesmo supondo que o carro fique um bocado mais fraco, o dono não deve andar sempre prego a fundo, por isso em 99% do tempo nem deve notar nada.
Um M5 é um carro para o dia a dia, ao contrario dos supercarros. Logo, se eu quero ir para o emprego e tenho de andar todos os dias 1h no transito a fazer médias de 30L/100, mais vale esse litro custar-me 0,6eur do que 1.43eur. É menos de METADE. Quando quiser ir espalhar o terror para a serra carrego no botão mágico e o carro volta a estar a gasolina.
Nem toda a gente anda 100% do tempo a fundo num M5. Mesmo que voces tivessem um acho que passado 2 ou 3 semanas se ainda nao se tivessem matado começavam a conduzir de forma normal apenas esticando o carro pontualmente. E em condução "normal" a diferença não se nota.
O unico problema aqui, a meu ver, é conseguir uma instalação de jeito num M5, coisa que à poucos anos em Portugal era impensável. Montam-te o kit GPL e depois passas a vida na oficina a afinar a centralina e aquilo nunca fica como deve ser e depois ninguem se responsabiliza pelo tempo perdido..
Passam a vida a dizer que a gasolina tá cara e tal... depois se um gajo só porque tem um M5 o põe a GPL já estragou o carro.
Além do mais, já se vêm M5 da geração anterior a 35 ou 40 mil euros, o que é o mesmo preço de um laguna, 407, mazda6, etc.
Quem voz diz que o dono não o comprou assim em vez de um desses modelos em novo. Sempre tem um carrão e gasta o mesmo como se tivesse comprado qualquer uma dessas versões em diesel.
la tao vc.........com a historia de despristigiar o GPL!
a historia e a seguinte!
se na bomba houvesse a 100 a 1.45€, a 95 a 1,35€ e outra que nao fizesse mal ao carro a 0,60€ vc continuavam a por a 95 ou a 100 era?
a historia e exactamente essa!se existe a possibilidade de andar com o M5 a poupar guita em vez de esbanjar pq nao?
Tudo bem k sim , mas falar por falar ta td bem , comparavas um supercarro tipo Enzo/CGT/Lambo e ias andar a GPL? Aguenta andar ali pelas 8000rpm? O GPL nao tem limite de faixa de rotaçao?
Se quero poupar nao compro um carro desses, alias quem tem guita pa um desses pode comprar um a gasoleo ou hibrido ou um carro menos desportivo e por a GPL e ter o outro pa dar ums passeios sem se preocupar com isso.
como ja foi aqui dito pelo mambo o M5 nao e um enzo nem um carrera GT!
o M5 e um desportivo da BMW mas quem tem um M5 nao anda por ai todos os dias a leva-lo ao red!
comporas um hibrido e depois? se queres assapar tens de ir a casa trocar de carro e?
entao pq nao teres um M5 a GPL, se quiseres ele vai a mamar como um hibrido e se quiseres vai a acompanhar um carrera!
la tao vc.........com a historia de despristigiar o GPL!
a historia e a seguinte!
se na bomba houvesse a 100 a 1.45€, a 95 a 1,35€ e outra que nao fizesse mal ao carro a 0,60€ vc continuavam a por a 95 ou a 100 era?
a historia e exactamente essa!se existe a possibilidade de andar com o M5 a poupar guita em vez de esbanjar pq nao?
Tudo bem k sim , mas falar por falar ta td bem , comparavas um supercarro tipo Enzo/CGT/Lambo e ias andar a GPL? Aguenta andar ali pelas 8000rpm? O GPL nao tem limite de faixa de rotaçao?
Se quero poupar nao compro um carro desses, alias quem tem guita pa um desses pode comprar um a gasoleo ou hibrido ou um carro menos desportivo e por a GPL e ter o outro pa dar ums passeios sem se preocupar com isso.
como ja foi aqui dito pelo mambo o M5 nao e um enzo nem um carrera GT!
o M5 e um desportivo da BMW mas quem tem um M5 nao anda por ai todos os dias a leva-lo ao red!
comporas um hibrido e depois? se queres assapar tens de ir a casa trocar de carro e?
entao pq nao teres um M5 a GPL, se quiseres ele vai a mamar como um hibrido e se quiseres vai a acompanhar um carrera!
e agora?
Se quer poupar compra um 535D que anda muito bem em cidade e que na auto-estrada tb anda bastante bem , mas hey basta andar a 120 km/h
Assapo num hibrido e tnh k o ir trocar? :D
M5 com GPL a mamar como um hibrido? :D O uso do GPL não é pa baixar consumos pq ate os sobe e nesse caso deve subir e bem.
Se o CGT ou o Enzo sao diferentes , espero entao que muitos futuros donos ponham GPL no 599 GTB ;)
NO caso do Aston Martin muitos reclamam no M5 nao , pq é diferente?
Comentário