Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, qual é mais fácil de domar: FWD ou RWD?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Embora concorde com a tua chamada de atenção para outras variaveis para além da tracção, a verdade é q o que coloquei a BOLD é genericamente verdade.
    isso é genericamente verdade em caso de excesso de aceleração. Aí sim, um carro com tracção dianteira irá fugir de frente, e um tracção traseira fugirá de traseira (e mesmo assim, se houver um LSD isso pode não acontecer sempre).

    Mas no que diz respeito ao comportamento do carro sem ser em excesso de aceleração, a distribuição de pesos e afinação de suspensão / alinhamentos são bem mais importantes do que o tipo de tracção.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
      Presumo que o "g" seja "G's" da força da gravidade, certo?
      Eu não conheço esse estudo, mas parece-me incompleto.
      È que eles estão-se a esquecer do factor potência.
      Um 2CV é um automóvel que agarra muito bem, mas é pouco potente, o que faz com que a aceleração lateral seja menor porque atinge menos velocidade.
      O 2CV agarra muito pouco, não tem grip quase nenhum por isso tem valores tão baixos. Se o 2CV tivesse muito grip não conseguia fazer o que faz a certas velocidades sem capotar.

      Comentário


        #63
        quanto à controlabilidade, regra geral um tracção dianteira é mais fácil de controlar, pois no caso de fuga de frente basta aliviar a direcção / aliviar o acelerador e esperar que a frente volte a agarrar. No caso de fuga de traseira também é mais fácil, pois basta acelerar que normalmente resolve a situação, não requerendo muita arte de controle de volante.

        Num RWD, temos mais hipóteses de controle, mas também é mais difícil para o condutor menos experiente.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
          isso é genericamente verdade em caso de excesso de aceleração. Aí sim, um carro com tracção dianteira irá fugir de frente, e um tracção traseira fugirá de traseira (e mesmo assim, se houver um LSD isso pode não acontecer sempre).
          Exacto, mas a verdade é que tanto o power understeer como o power oversteer não são nada difíceis de resolver.

          Mas no que diz respeito ao comportamento do carro sem ser em excesso de aceleração, a distribuição de pesos e afinação de suspensão / alinhamentos são bem mais importantes do que o tipo de tracção.
          Ora aqui está o problema. Para mim a situação mais complicada de controlar é o oversteer não intencional derivado da transferência de massas à entrada de uma curva a alta velocidade, mesmo que por vezes sem sequer estar a travar (por vezes chamado de inertia drift).
          Já passei por situações apertadas com FWD porque temos só duas rodas para fazer as correcções e não consigo ter grande feedback sobre o que se passa lá atrás: acabo por corrigir demasiado e a traseira chicoteia para o outro lado e por vezes faz isso 2 ou 3 vezes...

          Já num RWD temos o acelerador para "sentir" as rodas de trás e mesmo sem grande experiência isso parece-me uma vantagem.

          A minha opinião é portanto: qualquer carro pode exibir qualquer tipo de deriva, independentemente do tipo de tracção. Num RWD temos mais opções para resolver o problema do que num FWD. A vantagem dos FWD é que em princípio o número de vezes que temos fugas de traseira é diminuta, mas quando acontecem é um problema.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
            Certo, mas fizeste quote a apenas uma parte do meu post.

            Eu disse que ao analisarmos o mais domável tinhamos que ver as características antes e após dos limites.


            entao!! ele tava logo ali ao pe... n havia necessidade de ocupar muito espaço... ate porque a parte que queria abordar era essa questao

            tambem concordo com o que disseste depois claro...

            cumps

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
              quanto à controlabilidade, regra geral um tracção dianteira é mais fácil de controlar, pois no caso de fuga de frente basta aliviar a direcção / aliviar o acelerador e esperar que a frente volte a agarrar. No caso de fuga de traseira também é mais fácil, pois basta acelerar que normalmente resolve a situação, não requerendo muita arte de controle de volante.

              Num RWD, temos mais hipóteses de controle, mas também é mais difícil para o condutor menos experiente.
              Sim em suma acho que é isso.
              No vídeo acontece que a aderencia é muito reduzida, não é necessário ter tracção traseira e abusar para ganhar vida. Os FWD por serem carros mais leves de traseira esta se solta com mais velocidade, mas também volta ao lugar com menos inercia caso o condutor tenha a resposta adequada e isso está presente no video.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                Não estou a ver onde disse o contrário..
                Pegando no exemplo que dei, se o 2Cv não transcreve a curva com rapidez, a aceleração normal não será suficientemente elevada.
                O que estava a dizer é que a potencia é pouco importante para a aceleração lateral. o mais importante é o chassi. Porque estamos a falar na decomposição da aceleração em dois vectores. Ficas com a aceleração normal (no sentido para onde esta apontada a frente do carro) e a aceleração transversal, que é o vector perpendicular ao vector da aceleração normal. O vector mais importante para a aceleração lateral é o da aceleração transversal. Daí o motor não ser o principal, mas também ajuda, claro!

                Comentário


                  #68
                  Acho FWD mais facil mas é preciso é "saber" lol
                  vejam a 4L escura no minuto 2:15 nem mexe
                  e depois logo a seguir a 4L vermelha ...

                  http://br.youtube.com/watch?v=d39s3FidkNo

                  Comentário


                    #69
                    tenho tanto um como outro,

                    por isso digo que é mais facil de domar a tracção à frente que atras... principalmente no inverno quando as estradas estão mais molhadas...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                      Exacto, mas a verdade é que tanto o power understeer como o power oversteer não são nada difíceis de resolver.



                      Ora aqui está o problema. Para mim a situação mais complicada de controlar é o oversteer não intencional derivado da transferência de massas à entrada de uma curva a alta velocidade, mesmo que por vezes sem sequer estar a travar (por vezes chamado de inertia drift).
                      Já passei por situações apertadas com FWD porque temos só duas rodas para fazer as correcções e não consigo ter grande feedback sobre o que se passa lá atrás: acabo por corrigir demasiado e a traseira chicoteia para o outro lado e por vezes faz isso 2 ou 3 vezes...

                      Já num RWD temos o acelerador para "sentir" as rodas de trás e mesmo sem grande experiência isso parece-me uma vantagem.

                      A minha opinião é portanto: qualquer carro pode exibir qualquer tipo de deriva, independentemente do tipo de tracção. Num RWD temos mais opções para resolver o problema do que num FWD. A vantagem dos FWD é que em princípio o número de vezes que temos fugas de traseira é diminuta, mas quando acontecem é um problema.

                      Não concordo em absoluto [:P]

                      Tal como o corsa já disse o comportamento de um carro está longe de estar só e apenas relacionado com o tipo de tracção que terá,aliás só o facto de se pensar nisso é ridículo,pois caso não saibam existem muitos RWD que são "nooby proof".

                      Da mesma forma que falamos de comportamento podemos falar na forma como o carro comunica com o condutor,sendo que por exemplo num bom FWD consigo espremer melhor toda a tracção possível que a dianteira me possibilita,já num RWD temos que ter mais cuidado com a frente na entrada das curvas. Assim se um carro for comunicativo, envolvente e de reacções progressivas acaba por dizer ao condutor exactamente o que ele há-de fazer em caso de sobreviragem.

                      Quanto ao critério de saber qual é mais fácil de domar,diria que uma pessoa que saiba qual é o comportamento típico de um RWD safa-se tão bem como num FWD,é tudo uma questão de adaptar a sua condução ao carro. RWD só é igual a FWD em 99% das situações se não estivermos em ritmos rápidos,no limite as formas de guiar um e outro são muito diferentes,sendo que num FWD temos tendência a entrar mais rápido numa curva para perder o menos possível na saída,enquanto que no RWD fazemos mais lenta a entrada mas temos tracção mais cedo e aproveitamos esse factor para nos concentrar em colocá-la o mais cedo possível para a velocidade de saída ser boa. Com esta simples abordagem eliminamos logo metade dos problemas,ficando a faltar a sensibilidade para recuperar e controlar um automóvel com certas troca de massas,mas mesmo aí um condutor normal com algumas noções de como jogar com o carro facilmente o controla.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                        Aquela curva é a loucura, gostava de passar lá.
                        Também vi no vídeo vários FWD a sair impecavelmente, e é quase certo que se não largarem o acelerador repentinamente na curva o carro não sai assim de traseira. Se sair não é bom contra brecar à bruta com alguns fizeram, se tiver espaço penso que deve deixar a traseira fora por algum tempo e contrabrecar mas de forma ligeira e acelerar um pouco. Isto para não andar a rabear depois.

                        A ter também em conta que os FWD são genericamente mais leves de traseira, está lá uma especie de lomba que deve ser o segredo daquela curva.
                        Os fiat 600 têm o motor atras, mais peso na traseira. Na pratica ela é mais dificil sair do lugar mas quando sai a partir de um certo ponto torna-se quase impossivel voltar ao lugar, isto contrapoe totalmente o facto de os RWD serem mais faceis de domar. Convem analisar também o layout do veiculo.
                        Olha que os Fiat 600 nem se deram assim tão mal.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                          O 2CV agarra muito pouco, não tem grip quase nenhum por isso tem valores tão baixos. Se o 2CV tivesse muito grip não conseguia fazer o que faz a certas velocidades sem capotar.
                          Não é a ideia que tenho do 2CV.
                          Andei algumas vezes numa Dyane e curvar bem e nucna me deu a sensação de ter pouco grip.
                          De facto como disse não tem grande potência o que ajuda a não sair do sítio, mas quem sabe se tivesse mais potência o que faria?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                            quanto à controlabilidade, regra geral um tracção dianteira é mais fácil de controlar, pois no caso de fuga de frente basta aliviar a direcção / aliviar o acelerador e esperar que a frente volte a agarrar. No caso de fuga de traseira também é mais fácil, pois basta acelerar que normalmente resolve a situação, não requerendo muita arte de controle de volante.

                            Num RWD, temos mais hipóteses de controle, mas também é mais difícil para o condutor menos experiente.
                            Acho que este factor é mau e só por si é uma grande desvantagem do FWD.
                            No fundo esperamos que ele volte a agarrar. Pouco se pode fazer.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                              Da mesma forma que falamos de comportamento podemos falar na forma como o carro comunica com o condutor,sendo que por exemplo num bom FWD consigo espremer melhor toda a tracção possível que a dianteira me possibilita,já num RWD temos que ter mais cuidado com a frente na entrada das curvas. Assim se um carro for comunicativo, envolvente e de reacções progressivas acaba por dizer ao condutor exactamente o que ele há-de fazer em caso de sobreviragem.
                              Focaste um ponto importantíssimo, o feedback que o carro dá. De nada adianta ter um limite de aderência muito alto se depois quando descolam o fazem de uma forma extremamente brusca, e o mercado está cheio de carros assim!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                Exacto, mas a verdade é que tanto o power understeer como o power oversteer não são nada difíceis de resolver.



                                Ora aqui está o problema. Para mim a situação mais complicada de controlar é o oversteer não intencional derivado da transferência de massas à entrada de uma curva a alta velocidade, mesmo que por vezes sem sequer estar a travar (por vezes chamado de inertia drift).
                                Já passei por situações apertadas com FWD porque temos só duas rodas para fazer as correcções e não consigo ter grande feedback sobre o que se passa lá atrás: acabo por corrigir demasiado e a traseira chicoteia para o outro lado e por vezes faz isso 2 ou 3 vezes...

                                Já num RWD temos o acelerador para "sentir" as rodas de trás e mesmo sem grande experiência isso parece-me uma vantagem.

                                A minha opinião é portanto: qualquer carro pode exibir qualquer tipo de deriva, independentemente do tipo de tracção. Num RWD temos mais opções para resolver o problema do que num FWD. A vantagem dos FWD é que em princípio o número de vezes que temos fugas de traseira é diminuta, mas quando acontecem é um problema.
                                Concordo inteiramente com este post.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                                  O que estava a dizer é que a potencia é pouco importante para a aceleração lateral. o mais importante é o chassi. Porque estamos a falar na decomposição da aceleração em dois vectores. Ficas com a aceleração normal (no sentido para onde esta apontada a frente do carro) e a aceleração transversal, que é o vector perpendicular ao vector da aceleração normal. O vector mais importante para a aceleração lateral é o da aceleração transversal. Daí o motor não ser o principal, mas também ajuda, claro!
                                  Desculpa, mas estás-me a confundir...
                                  A aceleração normal aponta para o centro da trajectória e não para a frente do veículo.
                                  Essa é a tangencial.
                                  Daí que a aceleração normal me pareça a importante dado até que é igual à velocidade ao quadrado a dividir pelo raio da trajectória. (isto das físicas..)
                                  O factor potência pode ser importante para definir a velocidade (não é bem assim, mas é quase).
                                  Portanto, se a velocidade for maior e desde que o carro agarre, a aceleração normal será também maior, logo a tal força G também.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    Não é a ideia que tenho do 2CV.
                                    Andei algumas vezes numa Dyane e curvar bem e nucna me deu a sensação de ter pouco grip.
                                    De facto como disse não tem grande potência o que ajuda a não sair do sítio, mas quem sabe se tivesse mais potência o que faria?
                                    O 2cv é muito leve e tem uma boa suspensão o que ajuda o comportamento e as transferencias de massa, mas o grip é diminuto, com aqueles pneus de bicicleta torna-se complicado chegar a bons valores G.
                                    Seria cómico ver um 2cv rebaixado e algo alterado era capaz de surpreender. Com aquele peso tão reduzido, motor boxer perto do chão... devia ser um mimo nas curvas.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      A minha opinião é portanto: qualquer carro pode exibir qualquer tipo de deriva, independentemente do tipo de tracção. Num RWD temos mais opções para resolver o problema do que num FWD. A vantagem dos FWD é que em princípio o número de vezes que temos fugas de traseira é diminuta, mas quando acontecem é um problema.
                                      Não concordo, mas ao conduzir um FWD será tanto o não esperar que ele saia de traseira e quando acontece pode ser tarde. Mas é mais fácil de endireitar.
                                      Com o meu FWD já perdi uma vez a traseira mas estava a puxar por ele, atento, ainda assim foi um susto.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                        Não concordo, mas ao conduzir um FWD será tanto o não esperar que ele saia de traseira e quando acontece pode ser tarde. Mas é mais fácil de endireitar.
                                        Com o meu FWD já perdi uma vez a traseira mas estava a puxar por ele, atento, ainda assim foi um susto.
                                        Em que situação é que a traseira saiu e como é que endireitaste?
                                        Estou sempre pronto a aprender com as experiências dos outros.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                          O 2cv é muito leve e tem uma boa suspensão o que ajuda o comportamento e as transferencias de massa, mas o grip é diminuto, com aqueles pneus de bicicleta torna-se complicado chegar a bons valores G.
                                          Seria cómico ver um 2cv rebaixado e algo alterado era capaz de surpreender. Com aquele peso tão reduzido, motor boxer perto do chão... devia ser um mimo nas curvas.
                                          Repara: o grip é diminuto por causa dos pneus, mas a suspensão faz um bom trabalho.
                                          No final teremos um carro que à partida seria mau a curvar, mas torna-se muito bom.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                            Não concordo, mas ao conduzir um FWD será tanto o não esperar que ele saia de traseira e quando acontece pode ser tarde. Mas é mais fácil de endireitar.
                                            Com o meu FWD já perdi uma vez a traseira mas estava a puxar por ele, atento, ainda assim foi um susto.
                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                            Em que situação é que a traseira saiu e como é que endireitaste?
                                            Estou sempre pronto a aprender com as experiências dos outros.
                                            Quando me deriva de traseira contra-berco e espero que agarre.
                                            Não tenho nenhum método.
                                            Mas eu também já disse que não sou bom em FWD.

                                            Comentário


                                              #82
                                              eu hoje em dia nao confio em fwd , claro que o meu rwd habituou-me mal , mas isto e para quem aprecia conduzir ! o ideal e mesmo conhecer muito bem os carros que se conduzem e nunca ultrapassar os nossos limites que por norma sao mais imediatos que os limites dos carros !
                                              Editado pela última vez por Moinante; 03 January 2009, 17:23.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                Quando me deriva de traseira contra-berco e espero que agarre.
                                                Não tenho nenhum método.
                                                Mas eu também já disse que não sou bom em FWD.
                                                Dependendo da severidade também podes precisar de acelerar um pouco.
                                                A dificuldade para mim está em sentir quando devo desfazer a brecagem, mas também tem a ver com a qualidade do chassis. Por vezes desfaço a brecagem tarde demais e lá vai a chicotada... Como é algo que só acontece muito de longe a longe ainda não consegui aprender a dominar na perfeição.
                                                Editado pela última vez por RPM; 03 January 2009, 17:23.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                  Dependendo da severidade também podes precisar de acelerar um pouco.
                                                  A dificuldade para mim está em sentir quando devo desfazer a brecagem, mas também tem a ver com a qualidade do chassis. Por vezes desfaço a brecagem tarde demais e lá vai a chicoteada...
                                                  eu não sou muito experiente em contra brecagem, mas normalmente o timing de desfazer é no momento imediato em que o carro começa a ir para onde nós queremos. Prolongar a contrabrecagem por mais um segundo que seja leva à chicotada.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    È só artistas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                      eu não sou muito experiente em contra brecagem, mas normalmente o timing de desfazer é no momento imediato em que o carro começa a ir para onde nós queremos. Prolongar a contrabrecagem por mais um segundo que seja leva à chicotada.
                                                      Exacto, é daquelas coisas em que a a prática faz a perfeição. Um parque de estacionamento largo e uns cones num dia de chuva não era má ideia não senhor... Fica já o mote para um dia destes...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                        Em que situação é que a traseira saiu e como é que endireitaste?
                                                        Estou sempre pronto a aprender com as experiências dos outros.
                                                        É fácil como quem diz... até agora correu sempre bem, a partir do momento em que correr mal se calhar não é assim tão fácil. Mas aprendi a conduzir uma Hiace com uma folga descomunal na direcção e comparado com os carros que estava habituado (fora o laguna I) conduzir o 323F é fácil.

                                                        Aquela situação foi algo particular, logo à saída de Alcobaça para as Caldas tem uma estrada larga com separador central, de inicio uma subida íngreme com uma rotunda la em cima, quem for em frente (2 saída) encontra uma descida bastante acentuada. No final da descida ainda com um declive abusado tem uma curva à esquerda seguida imediatamente de outra à direita. Logo após essa curva encontra-se ainda uma rotunda, ou seja temos que travar dentro da curva.
                                                        Vinha em velocidade excessiva travo para fazer a primeira à esquerda, no final desta e já quase dentro da curva à direita noto a traseira a escapar também ela para a direita. Alivio o travão, acho que ainda dei um toque suave de acelerador e contrabrequei ligeiramente o volante. O carro acabou por endireitar suavemente no entanto entrei demasiado rapido na rotunda pois aliviei o travão mas sem problema porque não havia transito.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por DeathMagnetic Ver Post
                                                          È só artistas.
                                                          Por mais cuidadoso que sejas há sempre uma altura em que apanhas gelo ou óleo ou outro imprevisto e saber controlar o carro em derrapagem pode fazer a diferença entre uma noite descansada em casa e uma noite no hospital. Há lá coisa mais importante para discutir num fórum de automóveis do que segurança activa?
                                                          Editado pela última vez por RPM; 03 January 2009, 17:42.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            so agora vi o video
                                                            para mim nao dava estou mais habituado para a esquerda lololo
                                                            mas aquele alcatrao nao me inspirava confianca nenhuma por isso difilcilmente seria apanhado naquele tipo de situacoes no meu carro

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                                              É fácil como quem diz... até agora correu sempre bem, a partir do momento em que correr mal se calhar não é assim tão fácil. Mas aprendi a conduzir uma Hiace com uma folga descomunal na direcção e comparado com os carros que estava habituado (fora o laguna I) conduzir o 323F é fácil.

                                                              Aquela situação foi algo particular, logo à saída de Alcobaça para as Caldas tem uma estrada larga com separador central, de inicio uma subida íngreme com uma rotunda la em cima, quem for em frente (2 saída) encontra uma descida bastante acentuada. No final da descida ainda com um declive abusado tem uma curva à esquerda seguida imediatamente de outra à direita. Logo após essa curva encontra-se ainda uma rotunda, ou seja temos que travar dentro da curva.
                                                              Vinha em velocidade excessiva travo para fazer a primeira à esquerda, no final desta e já quase dentro da curva à direita noto a traseira a escapar também ela para a direita. Alivio o travão, acho que ainda dei um toque suave de acelerador e contrabrequei ligeiramente o volante. O carro acabou por endireitar suavemente no entanto entrei demasiado rapido na rotunda pois aliviei o travão mas sem problema porque não havia transito.
                                                              Obrigado, de aplaudir o teu sangue frio e o comportamento progressivo do carro. Nesse caso a curva à direita foi uma benesse, pois uma eventual chicotada ajudava-te a fazer a curva em vez de te mandar para o exterior.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X