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    Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
    Refere-se a quê? O Volt/Ampera já estão a ser produzidos...

    Ninguém descredibilizou nada, pura e simplesmente a GM, parece, ter feito algo melhor que a Toyota...e? Não acontece isso todos os dias na Industria Automóvel?

    Não entendo é o motivo de tanto negativismo, salvo se, a Toyota pagar aos clientes do Prius (talvez como compensação pelos fiascos na qualidade / barracadas que tem tido ) para virem ao fórum dizer que não acreditam nas propostas dos outros construtores... Por mim enquanto cliente só posso ficar satisfeito pelo aparecimento de novas e melhores tecnologias, tou-me a "marimbar" se são pela mão da Vw, da Toyota, Fiat ou GM...
    A questão é que a GM ainda não fez nada. O carro ainda não foi lançado para o mercado e por isso testado no quotidiano, até lá tudo o que a GM diz é especulação.

    Eu entendo o pessimismo de alguns. Já sabemos como funcionam estas empresas e muito mais as americanas e a GM em particular que lança produtos com uma qualidade tão duvidosa, prometem Mundo e fundos por uma questão de marketing mas depois têm pouca essência.

    Eu espero que a GM lance um carro que gaste 2l aos 100km, e que a Toyota faça o mesmo que já anunciou o lançamento do Prius Plug In, mas temos que ser realistas, o que as marcas querem é isto, é que se discuta acerca delas, elas querem que se fale delas, publicidade, mas veremos se o que elas prometem será verdade ou não.
    Editado pela última vez por Olimpo; 21 September 2010, 00:22.

    Comentário


      É pena é as outras marcas não copiarem a ideia da Opel/GM,
      e em vez de gerador a gasolina com 1 a gasoleo.
      Assim deve gastar menos de 1L / 100

      Nem precisa de ligar à corrente anda sempre com o gerador a funcionar LOL

      Comentário


        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
        É pena é as outras marcas não copiarem a ideia da Opel/GM,
        e em vez de gerador a gasolina com 1 a gasoleo.
        Assim deve gastar menos de 1L / 100

        Nem precisa de ligar à corrente anda sempre com o gerador a funcionar LOL
        Julgo que a ideia original era usar um gerador Diesel no Ampera mas chegaram à conclusão que o custo não compensava.

        De qualquer das formas com o gerador sempre a funcionar certamente gasta muito mais de 2l. Para o Volt a Chevrolet disse 4.7l nessas condições, e sem carga das baterias a potência do carro está limitada pela potência que o gerador consegue converter em electricidade. Tendo em conta que este só tem 74cv e o alternador, na melhor das hipóteses, terá uma eficiência de 80%, isto significa que com as baterias descarregadas só tens 59cv disponíveis.

        O Volt/Ampera, e outros do género que certamente seguirão, não devem ser vistos como híbridos. Devem ser visto como carros eléctricos, com um gerador de reserva para uma emergência.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
          Julgo que a ideia original era usar um gerador Diesel no Ampera mas chegaram à conclusão que o custo não compensava.

          De qualquer das formas com o gerador sempre a funcionar certamente gasta muito mais de 2l. Para o Volt a Chevrolet disse 4.7l nessas condições, e sem carga das baterias a potência do carro está limitada pela potência que o gerador consegue converter em electricidade. Tendo em conta que este só tem 74cv e o alternador, na melhor das hipóteses, terá uma eficiência de 80%, isto significa que com as baterias descarregadas só tens 59cv disponíveis.

          O Volt/Ampera, e outros do género que certamente seguirão, não devem ser vistos como híbridos. Devem ser visto como carros eléctricos, com um gerador de reserva para uma emergência.

          Errado, nem tem apenas 74cv, nem tem apenas 80 % de eficiência, nem sequer precisa de 59cv disponíveis para circular. Mesmo que assim fosse, chegariam perfeitamente, isto porque esses 59cv disponíveis são contínuos, um carro a debitar 59cv contínuos deve consumir algo entre os 10 e os 12 litros/100 kms, ora não é muito simples fazer isso num carro com apenas esta potência.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
            É pena é as outras marcas não copiarem a ideia da Opel/GM,
            e em vez de gerador a gasolina com 1 a gasoleo.
            Assim deve gastar menos de 1L / 100

            Nem precisa de ligar à corrente anda sempre com o gerador a funcionar LOL
            A GM não inventou nada. Esse sistema é como funcionam os submarinos termo-eléctricos desde os anos 30.

            Veremos se gastará mesmo o que a GM afirma... Espero que sim mas só acredito quando vir na prática

            Comentário


              Tantas dúvidas...

              Tantas questões...

              Que a solução da GM é interessante, sem duvidas que é.

              Aliás especialistas nacionais e muitos internacionais testaram o Volt / Ampera e são muito positivos os seus comentários.

              O resto é esperar para vermos e o comum dos condutores utilizar.

              Só será pena é o custo desta tecnologia ser ainda elevado e que por cá parece não vir a ser apoiada com os já famosos 5.000 € de desconto. Por não ser (ainda) considerado 100% eléctrico.

              Comentário


                Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                Errado, nem tem apenas 74cv, nem tem apenas 80 % de eficiência, nem sequer precisa de 59cv disponíveis para circular. Mesmo que assim fosse, chegariam perfeitamente, isto porque esses 59cv disponíveis são contínuos, um carro a debitar 59cv contínuos deve consumir algo entre os 10 e os 12 litros/100 kms, ora não é muito simples fazer isso num carro com apenas esta potência.
                Errado o quê exactamente?
                Que o gerador não tem 74cv? É o valor dado pela própria Chevrolet.
                Que o alternador não tem 80% de eficiência? Provavelmente tem é menos, 80% têm os pequenos geradores usados por exemplo em bicicletas, um gerador de carro tem à volta de 60% em funcionamento normal...

                Ninguém disse que 59cv não chegam para circular. Para andar em cidade chega, e para circular em AE a 100 provavelmente também. Mas carregando no pedal a fundo, é exactamente a diferença entre ter 59 e ter 150, e a puxar quase tonelada e meia que deverá ter, acelerações são para esquecer.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Errado o quê exactamente?
                  Que o gerador não tem 74cv? É o valor dado pela própria Chevrolet.
                  Que o alternador não tem 80% de eficiência? Provavelmente tem é menos, 80% têm os pequenos geradores usados por exemplo em bicicletas, um gerador de carro tem à volta de 60% em funcionamento normal...

                  Ninguém disse que 59cv não chegam para circular. Para andar em cidade chega, e para circular em AE a 100 provavelmente também. Mas carregando no pedal a fundo, é exactamente a diferença entre ter 59 e ter 150, e a puxar quase tonelada e meia que deverá ter, acelerações são para esquecer.
                  Pois, mas o que estamos a falar é do Ampera, além disso informa-te melhor como o carro funciona, acho que ainda não percebes-te e poucos percebem este facto, o motor gasolina serve para carregar as baterias, não para o fazer circular. Tal como disse, um carro a debitar 59cv continuamente deve consumir muito mais de 10 litros.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Há links para esses testes?

                    É impressão minha ou a GM está em pânico por causa do Leaf ?
                    Não sei se há, eu li um ensaio na AutoHoje (acho...) e, particularmente no modo extensor, o sistema estava ainda muito mal calibrado para o dia-a-dia.
                    Editado pela última vez por Andre; 21 September 2010, 16:20.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                      Pois, mas o que estamos a falar é do Ampera, além disso informa-te melhor como o carro funciona, acho que ainda não percebes-te e poucos percebem este facto, o motor gasolina serve para carregar as baterias, não para o fazer circular. Tal como disse, um carro a debitar 59cv continuamente deve consumir muito mais de 10 litros.
                      E informa-te também um pouco sobre leis da Física e senso comum então, e rapidamente chegas à conclusão que uma vez descarregadas as baterias, o motor eléctrico não pode retirar de lá energia mais rapidamente do que o gerador a produz.

                      Logo, se a potência máxima com que o gerador consegue carregar as baterias é 59cv (um valor dado por alto, nem acredito que seja tanto), é esta a potência máxima que o motor eléctrico tem disponível para consumir. Depois entra ainda a questão do motor eléctrico em si, que terá uma eficiência de 80~90%, logo só 80-90% dos hipotéticos 59cv serão convertidos em movimento.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        E informa-te também um pouco sobre leis da Física e senso comum então, e rapidamente chegas à conclusão que uma vez descarregadas as baterias, o motor eléctrico não pode retirar de lá energia mais rapidamente do que o gerador a produz.

                        Logo, se a potência máxima com que o gerador consegue carregar as baterias é 59cv (um valor dado por alto, nem acredito que seja tanto), é esta a potência máxima que o motor eléctrico tem disponível para consumir. Depois entra ainda a questão do motor eléctrico em si, que terá uma eficiência de 80~90%, logo só 80-90% dos hipotéticos 59cv serão convertidos em movimento.
                        Errado, o carro nunca gasta completamente as baterias, quando elas estão a +- 60 % da sua capacidade total, o gerador entra em funcionamento para ajudar e carregar as baterias, daí eles dizerem que o carro só usa metade da bateria, é esta parte que ainda está em afinação para que se consiga melhores resultados, mas de facto o motor a gasolina não serve de propulsão ao carro.

                        E volto a dizer, 59cv de potência continua é algo muito acima de qualquer carro que dê apenas 160 kmh, é obvio que continuamente a esta velocidade o carro não conseguirá rolar continuamente apenas com 59cv, mas deverá ser o necessário para manter a velocidade.

                        Comentário


                          A tua lógica continua a falhar redondamente, e a tua presunção continua a parecer cada vez mais despropositada, quando te continua a passar ao lado o facto do gerador não conseguir carregar as baterias ao ritmo que o motor eléctrico as gasta.

                          Mesmo que aos 60% o gerador entre em funcionamento, se continuares a usar o motor eléctrico a fundo tudo o que o gerador consegue fazer é reduzir a velocidade com que as baterias são gastas, mas eventualmente sim, ficam completamente descarregadas.

                          Por fim, se souberes sequer metade daquilo que tentas fazer parecer que sabes, sabes com certeza que a potência que um motor eléctrico produz é directamente proporcional à sua tensão de alimentação, e que a tensão que uma bateria - qualquer bateria - mantém nos seus pólos é proporcional à sua carga, pelo que a 60% de carga a bateria muito provavelmente já não terá tensão para alimentar os 150cv do motor eléctrico, e é sempre a perder potência, mesmo com o gerador em funcionamento.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            A tua lógica continua a falhar redondamente, e a tua presunção continua a parecer cada vez mais despropositada, quando te continua a passar ao lado o facto do gerador não conseguir carregar as baterias ao ritmo que o motor eléctrico as gasta.
                            Claro que consegue, tu é que não queres entender que o carro não gasta 150 kw continuamente, quando muito deverá gastar aquilo que qualquer outro gasta, é muito simples, qual a média do teu carro, se for de 5 litros aos 100 kms, isto deverá dar uma potência média continua de 25 - 30 cv, mas tudo bem, para ti o carro vai sempre a fundo.


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Mesmo que aos 60% o gerador entre em funcionamento, se continuares a usar o motor eléctrico a fundo tudo o que o gerador consegue fazer é reduzir a velocidade com que as baterias são gastas, mas eventualmente sim, ficam completamente descarregadas.
                            Se continuares a fundo, também salientei esse facto, dai o carro estar limitado aos 160 kmh, ou não te passou isto pela cabeça.


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Por fim, se souberes sequer metade daquilo que tentas fazer parecer que sabes, sabes com certeza que a potência que um motor eléctrico produz é directamente proporcional à sua tensão de alimentação, e que a tensão que uma bateria - qualquer bateria - mantém nos seus pólos é proporcional à sua carga, pelo que a 60% de carga a bateria muito provavelmente já não terá tensão para alimentar os 150cv do motor eléctrico, e é sempre a perder potência, mesmo com o gerador em funcionamento.
                            Já vi que não pescas nada de baterias, já reparas-te que quando o teu telefone tem menos bateria, ele tem menos alcance e a voz da outra pessoa é mais baixa.

                            Errado, em nenhuma bateria isso acontece, nenhuma mesmo, a tensão não tem nada a ver com a capacidade de carga actual, deixo-te um exemplo, uma bateria de chumbo de 12v carregada tem 13.8 volts, descarregada ela tem entre 11 - 12v (dependendo da tecnologia e tipo de bateria), uma de LifePo4, tem entre 3.3v a 2.9v, isto caso seja usada toda a capacidade, porque no caso do ampera a usar entre apenas 50 %, a diferença de tensão é muito pequena, mais uma razão para usarem tal nível de carga.

                            Comentário


                              Eu não disse que o carro ia sempre a fundo. Estava simplesmente a discutir a situação em particular de circular com as baterias descarregadas - fruto de mencionarem andar sempre com ele sem carregar - que tu dizias ser impossível...e a velocidade máxima não tem nada a ver com o assunto, o carro só dá 160 porque não tem caixa e o corte do motor coincide com a velocidade do carro de 160Km/h. Podes utilizar 150cv (e não KW) sem sequer passar dos 50...

                              E não preciso de repar-ar nada sei perfeitamente como uma bateria funciona, tu claramente não. Uma bateria descarregada tem entre 11 e 12 V isso é electricidade de borla, acho que vou comprar todas as que encontrar!

                              Percebe só isto: uma bateria descarregada tem ZERO Volt, a definição de descarregada é sem diferença de potencial entre os dois pólos. Carregada tem a sua tensão máxima, e quanto mais descarrega, menos tensão tem.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Eu não disse que o carro ia sempre a fundo. Estava simplesmente a discutir a situação em particular de circular com as baterias descarregadas - fruto de mencionarem andar sempre com ele sem carregar - que tu dizias ser impossível...e a velocidade máxima não tem nada a ver com o assunto, o carro só dá 160 porque não tem caixa e o corte do motor coincide com a velocidade do carro de 160Km/h. Podes utilizar 150cv (e não KW) sem sequer passar dos 50...

                                E não preciso de repar-ar nada sei perfeitamente como uma bateria funciona, tu claramente não. Uma bateria descarregada tem entre 11 e 12 V isso é electricidade de borla, acho que vou comprar todas as que encontrar!

                                Percebe só isto: uma bateria descarregada tem ZERO Volt, a definição de descarregada é sem diferença de potencial entre os dois pólos. Carregada tem a sua tensão máxima, e quanto mais descarrega, menos tensão tem.


                                Até disseste alguma coisa, sobre a diferença de potencial, mas falta-te o resto, quando uma bateria, seja ela qual for tiver zero volt descarregada, podes comprar outra, porque essa nunca mais volta a carregar.

                                Comentário


                                  Pronto então, fica na tua e eu na minha

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    Eu não disse que o carro ia sempre a fundo. Estava simplesmente a discutir a situação em particular de circular com as baterias descarregadas - fruto de mencionarem andar sempre com ele sem carregar - que tu dizias ser impossível...e a velocidade máxima não tem nada a ver com o assunto, o carro só dá 160 porque não tem caixa e o corte do motor coincide com a velocidade do carro de 160Km/h. Podes utilizar 150cv (e não KW) sem sequer passar dos 50...

                                    E não preciso de repar-ar nada sei perfeitamente como uma bateria funciona, tu claramente não. Uma bateria descarregada tem entre 11 e 12 V isso é electricidade de borla, acho que vou comprar todas as que encontrar!

                                    Percebe só isto: uma bateria descarregada tem ZERO Volt, a definição de descarregada é sem diferença de potencial entre os dois pólos. Carregada tem a sua tensão máxima, e quanto mais descarrega, menos tensão tem.


                                    Até disseste alguma coisa, sobre a diferença de potencial, mas falta-te o resto, quando uma bateria, seja ela qual for tiver zero volt descarregada, podes comprar outra, porque essa nunca mais volta a carregar.

                                    Continuas a martelar no "descarregada", não vale a pena.

                                    A única limitação que encontro, também é esse, mas duvido que na pratica existam percursos que consigam utilizar tanta potência continuamente, este é um carro para economia, não para desporto, logo a sua utilização é moderada, mas existem coisas que muita gente não entende, e só será provada quando o carro for lançado. A tecnologia não é nova, a funcionalidade sim, é nova, vai haver muitos ajustes até se conseguir algo muito melhor que aquilo que existe hoje, mas esperemos pelas novidades.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Não sei se há, eu li um ensaio na AutoHoje (acho...) e, particularmente no modo extensor, o sistema estava ainda muito mal calibrado para o dia-a-dia.
                                      se leu deve ter lido mal... mesmo mal.

                                      depois o carro ainda não está em comercialização.

                                      inica a produção para os EUA a 11 de Novembro 2010. (produção)

                                      depois qualquer dos testes feitos foram muito limitados em utilização/percurso/ distancia.

                                      todas as conclusões tiradas não serão reais, proximas da realidade limitada.

                                      não me parece que estes anos todos de desenvolvimento, ainda falte testar (calibrar) para o dia a dia !!!

                                      esta geração não vai ser perfeita como qualquer novidade nunca o é. mas será um automovel revolucionario e muito, mesmo muito diferente daquilo que se conhece ou conduziu até hoje.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                        se leu deve ter lido mal... mesmo mal.

                                        depois o carro ainda não está em comercialização.
                                        Tens que te decidir qual das desculpas queres usar, as duas ao mesmo tempo é que não dá

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Tens que te decidir qual das desculpas queres usar, as duas ao mesmo tempo é que não dá
                                          desculpas !!! ???

                                          desculpar o quê ou quem ? !!!!

                                          são apenas factos.

                                          Pois se um produto ainda não está sequer produzido, quanto mais em comercialização, nada se pode dizer se é bom ou mau ou assim assim...

                                          vamos esperar ver, tocar, conduzir e aí sim "opinar" criticar, mal dizer... enfim o que nos der na real gana.

                                          agora falar de muletos de testes, especular que se leu... valorizar um comentario por se pensa algo sobre o produto possivel de chegar ao nosso mercado dentro de 2 anos se correr bem.

                                          Comentário


                                            Estudem

                                            Estudar é o desporto do cerebro, assim diz a nossa ilustre ministra da educação.
                                            Anda por ai quem precise de estudar um pouco sobre baterias.
                                            Bateria com zero voltes, não é bateria, é sucata.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                              Estudar é o desporto do cerebro, assim diz a nossa ilustre ministra da educação.
                                              Anda por ai quem precise de estudar um pouco sobre baterias.
                                              Bateria com zero voltes, não é bateria, é sucata.
                                              Estudei, e estudo.

                                              Alguém deveria utilizar os seus próprios concelhos, e ir estudar tópicos como carga eléctrica, lacunas eléctricas, diferenças de potencial, etc. Não é preciso muito - basta uns conhecimentos de Física de 10º ou 11º ano - para chegar à conclusão que energia não se cria nem destrói, e uma bateria que descarregada, no verdadeiro sentido da palavra, mantém uma diferença de potencial nos seus pólos, viola a primeira lei da Termodinâmica. Basicamente uma fonte inesgotável de energia eléctrica

                                              Agora, lá porque já não tem carga para ao dar à chave o motor pegar, não quer dizer que esteja completamente descarregada

                                              E "voltes" não existe. Aliás até "volts", embora comum e normalmente aceite, é tecnicamente incorrecto.
                                              Editado pela última vez por SRLA; 22 September 2010, 22:06.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Estudei, e estudo.

                                                Alguém deveria utilizar os seus próprios concelhos, e ir estudar tópicos como carga eléctrica, lacunas eléctricas, diferenças de potencial, etc. Não é preciso muito - basta uns conhecimentos de Física de 10º ou 11º ano - para chegar à conclusão que energia não se cria nem destrói, e uma bateria que descarregada, no verdadeiro sentido da palavra, mantém uma diferença de potencial nos seus pólos, viola a primeira lei da Termodinâmica. Basicamente uma fonte inesgotável de energia eléctrica

                                                Agora, lá porque já não tem carga para ao dar à chave o motor pegar, não quer dizer que esteja completamente descarregada

                                                E "voltes" não existe. Aliás até "volts", embora comum e normalmente aceite, é tecnicamente incorrecto.

                                                Tens razão na teoria, mas na prática tudo o que é baterias para usar em ciclos de carga e descarga, até nos novos carros se encontra isso, tem um equipamento chamado de bms, que gere a tensão e carga da bateria para não atingir níveis que comprometam a sua duração, qualquer bateria que chegue a 0 volt morre, e se passar a tensão máxima acontece o mesmo.

                                                Neste carro podes encontrar isso na descrição do wiki, eles não utilizam os 100 % da bateria, são dos 85 % aos 35 %, +- 50 % da capacidade dela, portanto não existe o comportamento de andar mais depressa quando tá carregada e o inverso, e alem disso a bateria trabalha em condições de durabilidade e fiabilidade.

                                                Comentário


                                                  Ah afinal sempre é como eu digo, há é por acaso um sistema de segurança implementado para não acontecer

                                                  Tal como haverão sistemas que limitam o ritmo a que a bateria é carregada/descarregada, pelas mesmas razões.

                                                  De qualquer das formas continua a aplicar-se o que eu disse - que acabada a carga eléctrica o carro não funcionará com toda a sua potência - porque mesmo não sendo as baterias a ficar sem carga, será o sistema de segurança a cortar a alimentação. O efeito, para quem vai a conduzir, é o mesmo.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Ah afinal sempre é como eu digo, há é por acaso um sistema de segurança implementado para não acontecer

                                                    Tal como haverão sistemas que limitam o ritmo a que a bateria é carregada/descarregada, pelas mesmas razões.

                                                    De qualquer das formas continua a aplicar-se o que eu disse - que acabada a carga eléctrica o carro não funcionará com toda a sua potência - porque mesmo não sendo as baterias a ficar sem carga, será o sistema de segurança a cortar a alimentação. O efeito, para quem vai a conduzir, é o mesmo.
                                                    O Volt nunca ficará sem carga. A partir de uma certa carga penso que 30% começa a trabalhar o gerador de forma recaregá-la e aumentar a autonomia. O motor a combustão não terá qualquer contacto com as rodas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                      O Volt nunca ficará sem carga. A partir de uma certa carga penso que 30% começa a trabalhar o gerador de forma recaregá-la e aumentar a autonomia. O motor a combustão não terá qualquer contacto com as rodas.
                                                      E voltamos à mesma história, e se eu continuar a conduzir de gás à tábua, como é que um gerador de 74cv consegue carregar as baterias mais depressa que o motor eléctrico de 150 as descarrega?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        E voltamos à mesma história, e se eu continuar a conduzir de gás à tábua, como é que um gerador de 74cv consegue carregar as baterias mais depressa que o motor eléctrico de 150 as descarrega?
                                                        Não sei. Na teoria o motor não tem qualquer ligação às rodas. Na prática logo se verá.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          E voltamos à mesma história, e se eu continuar a conduzir de gás à tábua, como é que um gerador de 74cv consegue carregar as baterias mais depressa que o motor eléctrico de 150 as descarrega?
                                                          A resposta é evidente: ficas limitado à potência disponibilizada pelo gerador. Mas, quem compra um carro destes, não é para andar "de gás à tábua" (sic).

                                                          Por outro lado, 75 cv é uma potência mais que suficiente para um andamento vivo. Aliás, nós no dia a dia raramente usamos mais que essa potência média, mesmo nos nossos carros de 130 ou 150 cv.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            A resposta é evidente: ficas limitado à potência disponibilizada pelo gerador.
                                                            Tão evidente que não entendo porque o meu comentário gerou tanta discussão.

                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Mas, quem compra um carro destes, não é para andar "de gás à tábua" (sic).
                                                            Isso aí já é outra questão. Acredito que a maioria dos seus utilizadores nunca entrem nesta situação de potência reduzida, até porque não faz sentido comprar um eléctrico (para poupar dinheiro) e depois não o carregar. Apenas chamei à atenção que a situação pode acontecer, e não há nenhum sistema de segurança que o possa impedir porque esse sistema teria que alterar as leis da Física como a conhecemos. A ÚNICA forma de o evitar seria ter um gerador tão ou mais potente que o motor.

                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Por outro lado, 75 cv é uma potência mais que suficiente para um andamento vivo. Aliás, nós no dia a dia raramente usamos mais que essa potência média, mesmo nos nossos carros de 130 ou 150 cv.
                                                            Atenção que ainda não se sabe quantos dos 75cv são convertidos em electricidade. A conversão nunca será 100% eficiente. Tal como referi anteriormente, 80% já será um valor optimista, tendo em conta a eficiência típica de um alternador (~60%).
                                                            Editado pela última vez por SRLA; 23 September 2010, 09:06.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                              E voltamos à mesma história%2se20e se eu continuar a conduzir de gás à tábua, como é que um gerador de 74cv consegue carregar as baterias mais depressa que o motor eléctrico de 150 as descarrega?
                                                              É possivel que não!!!!!
                                                              Mas quem é que numa condução normal anda 100% do tempo a consumir os 150cv.
                                                              Na fomula 1 os carros andam 60 ou 70 % do tempo a acelerar e 20 ou 30% a travar, se a energia da travagem for regenerada, no final pouco mais gastaram que metade da potencia maxima disponivel.
                                                              Com um gerador de 74cv um bom sistema de regeneração de energia e um motor de 150cv pode-se fazer track days que muito provavelmente ainda se chega ao fim do dia com carga nas baterias.
                                                              Para uma utilização normal penso que chega, e sobra muito.
                                                              Mais: 74cv tem a obrigação de conseguir manter uma velocidade estabilizada bastante superior a 160Km/h
                                                              Editado pela última vez por lufra; 23 September 2010, 12:30.

                                                              Comentário

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