Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Ampera (o Volt europeu)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Baterias

    Já agora:
    A carga de uma bateria (capacidade) é o produto da tensão aos seus terminais, pela corrente que consegue debitar, sem diminuir substancialmente essa tensão, vezes o tempo durante o qual consegue realizar esta operação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(qu%C3%ADmica)
    Editado pela última vez por lufra; 23 September 2010, 10:00.

    Comentário


      A propósito do carro ou do conceito (electrico com extensor de autonomia) penso que será o futuro do curto prazo, acho que se irá revelar melhor que os sistemas hibridos, que já não precisam de provar nada.

      Sobre este em particular, espero para ver, acho que será possivel fazer melhor, mas para já recebe o meu voto de confiança, é um passo em frenta na evolução do automóvel.
      Editado pela última vez por lufra; 23 September 2010, 12:32.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
        A GM não inventou nada. Esse sistema é como funcionam os submarinos termo-eléctricos desde os anos 30.

        Veremos se gastará mesmo o que a GM afirma... Espero que sim mas só acredito quando vir na prática

        E como funcionam as automotoras UTD 600 da CP. O motor diesel serve para alimentar um gerador eléctrico



        E julgo que o Ampera pode ser considerado hibrido apesar da sua força motriz ser de origem eléctrica. Possui o motor eléctrico principal e um a gasolina auxiliar. Assim são 2 formas de transmitir movimento ao carro.

        Comentário


          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
          E como funcionam as automotoras UTD 600 da CP. O motor diesel serve para alimentar um gerador eléctrico



          E julgo que o Ampera pode ser considerado hibrido apesar da sua força motriz ser de origem eléctrica. Possui o motor eléctrico principal e um a gasolina auxiliar. Assim são 2 formas de transmitir movimento ao carro.

          Não, não são duas formas de transmitir movimento ao carro.
          O movimento é criado pelo motor electrico, alimentado pelas baterias.
          O motor a gasolina movimenta um gerador que carrega as baterias.

          Comentário


            Lá estão eles com o carro sempre a debitar 150cv, não vale a pena tentar explicar, se tiverem um carro que tenha 150cv, arranjem uma estrada onde os consigam debitar a 160 kmh e depois digam-me quanto ele consumiu, para sabermos realmente quanto ele debitou.

            Comentário


              Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
              Lá estão eles com o carro sempre a debitar 150cv, não vale a pena tentar explicar, se tiverem um carro que tenha 150cv, arranjem uma estrada onde os consigam debitar a 160 kmh e depois digam-me quanto ele consumiu, para sabermos realmente quanto ele debitou.
              Se disseres ao dono de um carro com 150 cv que ele a 120 Km/h vai a usar talvez uns 45 cv, ele não vai acreditar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Se disseres ao dono de um carro com 150 cv que ele a 120 Km/h vai a usar talvez uns 45 cv, ele não vai acreditar.
                É verdade!
                Na decada de 80, tive um Opel kadett 1200cc, que de acordo com a fábrica tinha 60cv e 182Km/h de velocidade maxima. penso que os dava, o velocimetro marcou algumas vezes mais.
                Editado pela última vez por lufra; 24 September 2010, 19:20.

                Comentário


                  Não são certamente usados 150cv a manter um carro a uma velocidade constante de 120Km/h, nem mesmo a 160, nem a 200, nem se calhar a 250.

                  A questão não é a velocidade por si só. Manter um carro a 160 é fácil, o motor só tem que produzir potência suficiente para contrariar as resistências de coisas vento, pneus, sistema de transmissão, sistemas eléctricos a ser utilizados, etc. Bem embalado qualquer utilitário de 70cv dá 160.

                  A questão é aceleração, é como se atinge a velocidade. Porque se quiseres ir dos 80 aos 120 em 5 segundos num carro de tonelada e meia, não só usas 150cv como muito provavelmente não te chegam.

                  Comentário


                    A questão é aceleração, é como se atinge a velocidade. Porque se quiseres ir dos 80 aos 120 em 5 segundos num carro de tonelada e meia, não só usas 150cv como muito provavelmente não te chegam.[/QUOTE]

                    Não sei se percebi!
                    Mas é lógico que para acelerar em 40Km/h tonelada e meias em 5 segundos é preciso mais que 150cv.
                    Mas se o fizer em 8 segundos não chega?
                    Editado pela última vez por lufra; 24 September 2010, 19:55.

                    Comentário


                      Depende da situação. Se tiveres que fazer uma ultrapassagem rápida, 8 segundos é uma eternidade.

                      Mas apenas dei o valor a título de exemplo de uma situação em que sim, usam-se bem 150cv.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Depende da situação. Se tiveres que fazer uma ultrapassagem rápida, 8 segundos é uma eternidade.

                        Mas apenas dei o valor a título de exemplo de uma situação em que sim, usam-se bem 150cv.

                        Quem me dera!!!!
                        8 segundos é o tempo necessário para o Peugeot RCZ 1.6 THP de 200cv
                        acelerar dos 80 a 120Km/h

                        Comentário


                          Em aceleração a fundo, ou em recuperação?

                          Atenção que faz toda a diferença do mundo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Em aceleração a fundo, ou em recuperação?

                            Atenção que faz toda a diferença do mundo.

                            Acelerar dos 80 a 120Km/h é e sempre será acelerar dos 80 a 120Km/h

                            Comentário


                              Quiz dizer a fazer recuperação em 6ª (que deve ser o caso) ou a fazer aceleração absoluta, a manter o motor no regime de potência máxima (que deverá ser uma recuperação em 2ª ou 3ª)?

                              Porque em 6ª a 80 o motor deve ir a umas 2000rpm e não terá sequer perto de 200cv disponíveis.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Quiz dizer a fazer recuperação em 6ª (que deve ser o caso) ou a fazer aceleração absoluta, a manter o motor no regime de potência máxima (que deverá ser uma recuperação em 2ª ou 3ª)?

                                Porque em 6ª a 80 o motor deve ir a umas 2000rpm e não terá sequer perto de 200cv disponíveis.

                                Sim, este valor é em 6ª e de facto um motor a gasolina a essa velocidade não está nem de perto nem de longe no regime de potencia máxima, mas a aceleração é muito mais função do binário que da potencia, Há motores que aceleram muito melhor na zona de binário máximo do que na zona de potencia máxima.
                                Mas eu estava a pensar no Ampera, e num motor eléctrico de binário constante. Só que na falta de melhor fui buscar o ex. de um motor a gasolina e com turbo o que não e totalmente comparável.

                                Comentário


                                  Um motor acelera sempre com mais vigor na sua zona de binário máximo, na mesma relação de transmissão, porque mantendo-se esta o binário que chega à roda é directamente proporcional ao que sai do motor, com uma relação de proporção fixa.

                                  Em termos absolutos, um motor tem sempre mais potencial para aceleração no seu regime de potência máxima, como as leis da Física a isso obrigam (mais potência é igual a mais energia por tempo o que tudo sendo igual significa por definição mais capacidade para realizar trabalho). O problema é que para manter um motor no seu regime de potência máximo é preciso uma caixa continuamente variável, ou à falta disso, uma caixa close-ratio que permita manter as rotações perto do regime de potência máximo.

                                  Na prática: sim, das 1700 às 4500rpm (quando tem binário máximo) é quando o RCZ acelera com mais vigor, na mesma velocidade, mas para obter a máxima aceleração do carro, independentemente de velocidades, é manter o motor entre as 5500 e 6800rpm (onde tem a sua potência máxima). Isto porque embora o motor tenha mais binário às 3000rpm que às 6000, se a 80 for às 6000rpm vai com uma relação de transmissão muito mais baixa que se for em 6ª e tem portanto mais binário às rodas (onde interessa).

                                  Ou seja, ao contrário do que diz muita gente ao falar de binário (quando 99% deles nem sabem o que isso é), a performance absoluta é sempre ditada pela potência. Não é coincidência nenhuma que motores de corrida têm o seu pico de binário já perto do fim do seu regime - para que, mesmo quando a utilizar uma relação de transmissão baixa, o motor se encontre perto do pico de binário - o que por consequência inevitável resulta em mais potência, raio de coincidência

                                  Dito isto, isso do binário constante não é bem bem assim. Embora um motor eléctrico consiga manter binário (quase) constante, é muito complicado conseguir alimentar o motor de modo a manter esta condição, e na prática o motor acaba sempre por começar com binário máximo e constante, mas a partir de certo regime o binário é sempre a descer ao ritmo que a rotação sobe (ou seja, a potência é que passa a ser mais ou menos constante, uma vez que esta é produto do binário pela rotação).

                                  Isto até se comprova muito facilmente: se o Ampera tivesse binário constante, o máximo que o seu motor poderia fazer, para dar 150cv, seriam umas 3000rpm, uma vez que 370Nm a 3000rpm correspondem precisamente 150cv (+/-). Como o motor deve fazer muito facilmente o dobro desta rotação, às 6000 se tiver ainda 150cv (que já não me acredito que tenha) o motor já terá que ter obrigatoriamente no máximo 185Nm.
                                  Editado pela última vez por SRLA; 24 September 2010, 21:27.

                                  Comentário


                                    Sim, no geral concordo!
                                    Mas atenção aos motores electricos cujo comportamento varia muito de acordo com o tipo de motor.
                                    Por acaso no caso do Ampera não tenho ideia de já ter lido de que tipo é.
                                    Editado pela última vez por lufra; 24 September 2010, 21:43.

                                    Comentário


                                      O binário máximo de um motor eléctrico é ás 1 rpm, a partir dai é sempre a descer, portanto se tem 370 nm ás 3000 rpm, ás 1 rpm deve ter muito mais do dobro é ás 6000 rpm menos de metade que ás 3000 rpm.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                        O binário máximo de um motor eléctrico é ás 1 rpm, a partir dai é sempre a descer,
                                        Nem por isso.

                                        Aliás os 370Nm são dados pelo fabricante como o binário máximo. Muito provavelmente terá estes 370Nm desde o arranque até perto das 3000, e daí para a frente sim, sempre a cair.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Nem por isso.

                                          Aliás os 370Nm são dados pelo fabricante como o binário máximo. Muito provavelmente terá estes 370Nm desde o arranque até perto das 3000, e daí para a frente sim, sempre a cair.
                                          Pois, mas o fabricante está errado neste caso, qualquer motor eléctrico que seja, tem o binário máximo ás 1 rpm. Pode e admito que aconteça, que o controlador do motor faça uma gestão de binário por rpm, o que não é muito usual, é usual controlar-se a potência em função da rotação.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                            Não, não são duas formas de transmitir movimento ao carro.
                                            O movimento é criado pelo motor electrico, alimentado pelas baterias.
                                            O motor a gasolina movimenta um gerador que carrega as baterias.


                                            Essa é a explicação simplificada correcta.

                                            Comentário


                                              Eu acho que o fabricante deverá saber o binário máximo do seu motor melhor que ninguém

                                              Aliás nesta coisa dos números, quanto mais tiver mais ajuda a vender, daí que normalmente até sejam optimistas nos valores anunciados.

                                              Isto dos binários varia com o tipo de motor. Há motores eléctricos que só começam a produzir binário depois de começar a rodar, há motores que só são capazes de rodar num sentido, mas normalmente têm binário praticamente constante, e conseguem exercê-lo mesmo parados (num carro têm obrigatoriamente que ser usados destes senão ele não arranca).

                                              Isto do constante é sempre mais ou menos. É como os 255Nm do RCZ constantes das 1700 às 4500. Não são mesmo mesmo constantes, se fores testar o motor em banco de ensaio vês sempre uma ligeira oscilação, e o valor máximo estará provavelmente mais perto dos 1700, mas a oscilação é fraca o suficiente para se considerar constante.

                                              Tal como o motor do Ampera poderá ter o binário máximo, estritamente falando, no arranque, mas às 3000rpm ainda terá >95% dele, pelo que em termos práticos é constante.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Eu acho que o fabricante deverá saber o binário máximo do seu motor melhor que ninguém

                                                Aliás nesta coisa dos números, quanto mais tiver mais ajuda a vender, daí que normalmente até sejam optimistas nos valores anunciados.

                                                Isto dos binários varia com o tipo de motor. Há motores eléctricos que só começam a produzir binário depois de começar a rodar, há motores que só são capazes de rodar num sentido, mas normalmente têm binário praticamente constante, e conseguem exercê-lo mesmo parados (num carro têm obrigatoriamente que ser usados destes senão ele não arranca).

                                                Isto do constante é sempre mais ou menos. É como os 255Nm do RCZ constantes das 1700 às 4500. Não são mesmo mesmo constantes, se fores testar o motor em banco de ensaio vês sempre uma ligeira oscilação, e o valor máximo estará provavelmente mais perto dos 1700, mas a oscilação é fraca o suficiente para se considerar constante.

                                                Tal como o motor do Ampera poderá ter o binário máximo, estritamente falando, no arranque, mas às 3000rpm ainda terá >95% dele, pelo que em termos práticos é constante.
                                                Até podem saber, mas para dizerem isso é porque não sabem, só existe um tipo de motor eléctrico, é magnético, existem sim vários tipos de construção, cada qual com a suas caracteristicas, mas todos têm pelo menos 1 em comum, binário máximo ás 1 rpm.

                                                Comentário


                                                  Bem, adorei a ideia da Opel e acho este Ampera fantástico, está mesmo muito bonito, não entendo tanta crítica ao design do carro.
                                                  Os Gostos não de discutem é verdade, mas no meu ver este carro é muito mais bonito que qualquer Astra, Bmw série 3, série 1...
                                                  Também sou um bocado suspeito, nunca achei este novo prius feio, pelo contrário, até o acho engraçado, nunca fui foi à bola com a tecnologia dele.

                                                  Se eu tiver oportunidade, se o carro foi engraçado de conduzir, e se o preço for razoável têm em mim um cliente seguro.

                                                  Ps: Muito boa a discussão técnica que se tem gerado aqui, tenho seguido com grande interesse.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                    O binário máximo de um motor eléctrico é ás 1 rpm, a partir dai é sempre a descer, portanto se tem 370 nm ás 3000 rpm, ás 1 rpm deve ter muito mais do dobro é ás 6000 rpm menos de metade que ás 3000 rpm.
                                                    Estás enganado duas vezes:
                                                    • Primeiro, o binário máximo é logo às 0 (zero) RPM e não às 1 RPM. Sim, mesmo com o motor parado, pode estar a produzir o binário máximo. (binário não implica movimento mas apenas força).
                                                    • Segundo, não há nenhuma razão para o binário começar a cair com as RPMs, pelo menos até um valor razoável, por exemplo, 7000 rpms;

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Estás enganado duas vezes:
                                                      • Primeiro, o binário máximo é logo às 0 (zero) RPM e não às 1 RPM. Sim, mesmo com o motor parado, pode estar a produzir o binário máximo. (binário não implica movimento mas apenas força).
                                                      • Segundo, não há nenhuma razão para o binário começar a cair com as RPMs, pelo menos até um valor razoável, por exemplo, 7000 rpms;

                                                      O primeiro ponto tens razão, para produzir o binário máximo não precisa de ter rotação, e nas especificações aparece mesmo a 0 rpm, minhas desculpas.

                                                      Quanto ao segundo ponto já não estás muito certo, o motor perde binário porque a sua resistência interna aumenta consoante a rotação, o que faz diminuir a sua potência e consecutivamente o binário.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                        Quanto ao segundo ponto já não estás muito certo, o motor perde binário porque a sua resistência interna aumenta consoante a rotação, o que faz diminuir a sua potência e consecutivamente o binário.
                                                        A redução de binário devido ao aumento do atrito interno é mínima, na prática podemos considerar que o binário é constante.

                                                        Já agora, outra questão que está a escapar à maioria dos users. A potência declarada de um motor de combustão é a potência medida à saída para a embraiagem.

                                                        A potência real utilizada é bastante menor, porque há muitas perdas na transmissão. Num motor eléctrico sem caixa de velocidades, estas perdas são muito inferiores.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Já agora, outra questão que está a escapar à maioria dos users. A potência declarada de um motor de combustão é a potência medida à saída para a embraiagem.

                                                          A potência real utilizada é bastante menor, porque há muitas perdas na transmissão. Num motor eléctrico sem caixa de velocidades, estas perdas são muito inferiores.
                                                          Isso é uma das vantagens de relação directa.

                                                          Mas não podemos falar nisso sem falar também na desvantagem: sem desmultiplicação tem-se potencialmente menos binário a baixas velocidades, e sem multiplicação tem-se uma velocidade máxima relativamente baixa e o motor a rodar a rotações relativamente altas em cruzeiro.

                                                          Comentário


                                                            Se possivél gostaria que me respondessem a 2 perguntas, que acho que isto tá um pouco confuso, pelo menos para mim.

                                                            -1º, no caro do ampera já chegamos à conclusão que o binário máximo é de 370NM desde as 0rpm até ás 3500rpm, mas depois ainda ninguém deu uma resposta definitiva, afinal o que acontece, começa a cair e se começa, estamos a falar de uma queda a pique ou uma queda mais ligeira, até que rotações...
                                                            Não conseguem arranjar ai um exemplo em concreto de onde já existam dados certos?

                                                            -2º, nos motores de combustão interna o regime de potencia máxima surge após o regime de binário máximo, neste caso como se comporta o motor eléctrico, não há dados sobre as rpms que este consegue fazer e quando atinge a potencia máxima?

                                                            cumprs

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                              Se possivél gostaria que me respondessem a 2 perguntas, que acho que isto tá um pouco confuso, pelo menos para mim.

                                                              -1º, no caro do ampera já chegamos à conclusão que o binário máximo é de 370NM desde as 0rpm até ás 3500rpm, mas depois ainda ninguém deu uma resposta definitiva, afinal o que acontece, começa a cair e se começa, estamos a falar de uma queda a pique ou uma queda mais ligeira, até que rotações...
                                                              Não conseguem arranjar ai um exemplo em concreto de onde já existam dados certos?

                                                              -2º, nos motores de combustão interna o regime de potencia máxima surge após o regime de binário máximo, neste caso como se comporta o motor eléctrico, não há dados sobre as rpms que este consegue fazer e quando atinge a potencia máxima?

                                                              cumprs
                                                              Os 3500rpm foram apenas uma estimativa muito vaga para passar uma ideia, não fiques com esse número na cabeça.

                                                              Normalmente o binário começa máximo e cai muito lentamente, tão lentamente que para efeitos práticos é "constante". A partir de um certo regime (normalmente quando ou perto de atingir a potência máxima) começa a baixar notoriamente (o efeito Diesel), tanto quanto sei não por característica do motor mas por falta de capacidade das baterias de o continuar a alimentar devidamente (para o continuar a fazer teriam que ser capazes de entregar muito mais potência, e já assim são tão caras e pesadas...). Para já julgo que ainda não há dados oficiais destes pormenores, há que esperar para ver.

                                                              A potência de um motor, qualquer que ele seja, é sempre resultante do binário, pelo que o pico de potência virá sempre depois do pico de binário. Quão depois, rotações que o motor faz etc é como disse, esperar para ver que para já não se sabe.

                                                              A título de exemplo fica o gráfico de binário e potência do Tesla Roadster. O comportamento do motor do Volt/Ampera não deverá ser muito diferente (dado o maior binário mas menor potência será de esperar que seja consideravelmente menos rotativo).
                                                              Editado pela última vez por SRLA; 04 October 2010, 21:39.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X