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    #91
    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    A minha opinião em relação à saída do Bangle da BMW é de alguma desilusão e tristeza, apesar de ter esperança que ele não ficará muito temppo quieto. Precisamos de tipos como o Bangle.

    Tenho tentado acompanhar mais o trabalho dele nos bastidores da BMW, do que propriamente a realidade do produto, que passa por demasiados filtros, e o que obtemos, na maior parte das vezes é um palido reflexo da visão, do conceito, da ideia original.

    O que ele pretendia, era de alguma forma, evoluir a espécie automóvel, procurando criar novas formas de o produzir, de o conceber. Torná-lo em algo bem mais flexivel, que se ajustasse mais facilmente às mudanças de mentalidades ou gostos, basicamente pôr o objecto automóvel ao nivel da mudança constante de outros objectos que se vão reinventando constantemente, com extrema flexibilidade.

    A industria automóvel é rigida e lenta. Basta ver como a crise acentuou essas caracteristicas inatas. É necessário novos paradigmas.É necessário reinventar toda esta indústria.

    Não digo que o Bangle tinha a solução para a coisa, mas temos que lhe dar crédito, porque mais do que qualquer um, ele tentou.

    Ele mostrou o que é ser um designer. Quem pensa que o designer só faz bonecos, ou seja, que é apenas um estilista, tem de reparar mais no trabalho do Bangle. Ele procurou novas soluções técnicas para a produção de paineis de carroçaria, sem ter de recorrer às tradicionais mega-prensas.
    Desde técnicas inspiradas em "origami", até à modelação digital de paineis, ou materiais alternativos para os mesmos.
    Basicamente, novas soluções para um velho problema. Como revestir o esqueleto, mas de modo mais ecológico ou económico?

    Durante as suas investigações dele e da sua equipa, deu origem a um dos concepts mais fascinantes de sempre... o GINA. Apesar de ter sido apresentado o ano passado, este foi concebido em 98/99.
    nesse concept estão presentes não só os principios estilisticos do que seria a linguagem visual BMW, como mostra um futuro onde o material deixa de ser o pesado metal e passa a ser algo com qualidades fisicas do tecido.
    Não é de supôr que teremos brevemente carros revestidos a "tecido", mas na constante evolução dos materiais, e com a chegada dos nano-materiais, imaginemos que se cria algo suficientemente forte e flexivel, que permita o abandonar da chapa e todos os processos produtivos do mesmo, criando um novo mundo de possibilidades, não só a nivel formal, como personalização formal. Deixamos de ter um objecto imutável ou onerosamente mutável, podendo escolher não só umas jantes diferentes, mas também opções formais diferentes a custo acessivel, porque deixa de ser necessário uma prensa para produzir um novo painel.
    As possibilidades são imensas.

    Num plano mais visual, sim, o homem soube abalar os pilares do ceu.
    Ele já tinha mostrado que andava à procura de algo diferente durante os anos que esteve na Fiat. É da autoria dele o ainda surpreendente Fiat Coupé. Ainda não sei ao certo, mas ao que parece também teve papel influente no Alfa 145.
    Ele entrou na BMW em 1992.
    Para quem so conhece o Bangle desde o serie 7 de 2001, e dizem que o serie 3 E46, foram dos últimos BMW's bonitos, deveria saber que o E46 foi da autoria dele. E o X5 primeira geração também.
    Ou seja, ele sabe fazer convencional e consensual.

    Já agora o serie 7 (E65) com o famoso Bangle butt, foi na realidade, autoria do Van Hoydoonk.

    Ou seja, temos uma linguagem visual que surgiu como consequência de um processo de investigação (GINA), e que depois de assimilada pela equipa, deu origem a uma série de BMW's de produção que pouco tiveram a mão de Bangle, e não nos esqueçamos, toda esta revolução teve o apoio incondicional (pelo menos era o que transparecia) da administração.

    Mas para quem acha que o Bangle matou a BMW, destruiu todas as noções de belo e elegância possiveis e imaginárias, não compreende que actualmente, vivemos na era do styling Bangle. A influência dele actualmente na paisagem automobilistica, está ao nivel das ideias de Giugiaro na década de 70/80.

    Mercedes, Lexus, Peugeot, Mazda, Ford, Audi, Opel, Toyota, Citroen, etc e uma miriade de modelos individuais, alguns deles que me surpeenderam pela "colagem" como o S60 concept, devem sempre algo ao Bangle.

    O que o Bangle conseguiu foi a introdução de superficies dinâmicas e contrastantes. Superficies delimitadas por "hard lines". Ou seja, uma fina pele que se ajusta tensamente a um esqueleto.
    Há alguns casos bem conseguidos, outros nem por isso (mesmo na própria BMW).
    Os automóveis saíram de um marasmo classico e tornaram-se barrocos. Nalguns casos bastante exagerados, acabando por ficar "deformados" (maior parte do segmento B), noutros esse exagero resultou em propostas originais e fascinantes (concepts Mazda, por exemplo).
    Os automóveis recuperaram em parte o velho conceito de escultura rolante. Não deixam de ser objectos que precisam de funcionar, mas o Bangle tem uma veia artistica muito forte, e quis dar aos automóveis o fascinio formal da escultura, brincando com as superficies, com os volumes, com a luz.

    Depois desta explosão inicial, acredito que iremos assistir a propostas mais contidas. A BMW acabou de o fazer com a nova geração do 7. Onde o seu antecessor era diferente, desafiador e original, este novo é o regresso quase total ao convencional, ao politicamente correcto. Não tem metade da piada.

    Toda a contestação à volta da Bangle é-me algo familiar de um ponto de vista teórico. No inicio do séx XX, a arte, ou melhor, toda a ideia de arte foi fortemente abalada por revolucionários que esticaram a identidade da arte ao ponto de ruptura. Tipos como Picasso ou Duchamp, obrigaram as pessoas a sairem da sua zona de conforto, da sua zona de segurança, forçando-as a conhecer um "mundo novo" para além das convenções estabelecidas. Inovação é sempre um processo doloroso.

    Não coloco Bangle ao nivel destes artistas, até porque ele, como designer que é, estará sempre limitado a um caderno de encargos, e outras condicionantes. Mas foi interessante ver o movimento global de contestação ao mesmo. A inovação é sempre dolorosa.
    Por isso é que precisamos de tipos como o Bangle. Tipos que ponham em causa o estabelecido e convencionado.

    Permite abrir um mundo de possibilidades. Permite maior flexibilidade mental. Permite dar um passo em frente mais depressa. E torna este mundo muito mais colorido.

    Espero que este longo testamento, consiga esclarecer um pouco a importância e influência de um tipo como o Bangle.
    Só espero que ele não fique muito tempo parado e decida rapidamente o que fazer. Seja no automóvel ou noutra área qualquer do design.
    Um post de
    Thank's c r a s h

    Comentário


      #92
      A saga continua.
      Rumor fresquinho.

      Tal como outros que saíram da indústria, Bangle deverá abrir a curto prazo o seu próprio estúdio de design.
      E aparentemente, automóveis não vão fazer parte da sua área de intervenção.
      Fala-se que se focará em design de interiores...

      Mas um tipo que dedicou praticamente 3 décadas da sua vida ao mundo automóvel, será que consegue desligar-se assim tão facilmente?

      Hum... Resta esperar para ver.

      Comentário


        #93
        A BMW já existia antes de Bangle e existirá depois da sua saida, só para dizer que ele deixa o seu trabalho mas outros se seguiram, quem sabe se não serão melhores.

        Quanto a designers, uns são mais arrojados que outros, a procura de conceitos novos é boa, embora comercialmente pode ser um desastre, caso recente a Fiat Multipla enquanto foi apresentada nos salões como prototipo para sobre a mesma base configurar viaturas diferentes teve sempre uma boa aceitação, quando passou à comercialização não vendia.

        Quanto a novos materiais eles já existem resta saber se o publico compra um carro que vai ser chamado de plastico embora não o seja, porque qualquer novo conceito para ser rentavel comercialmente tem de ser produzido em grandes quantidades, para além disso todas as marcas tem estudos com novos materiais, implementa-los depende de muita coisa para além da própria industria automovel.

        Comentário


          #94
          O Bangle bem que podia ir agora para a Audi, para ver se a salvava do marasmo em que está actualmente, com carros todos iguais, só muda o tamanho. Parece a BMW pré-Bangle.

          Comentário


            #95
            Vai-te maldito!!!!

            Aos anos q esperava por esta noticia. Que volte a linhagem "do antigamente" aos BM´s, que desapareçam de vez as linhas estilosas da treta, que voltem (principalmente) os interiores desportivos q eu tanto gostava.

            Quem espera sempre alcança!

            Comentário


              #96
              A mim deixa muitas saudades!! O X5, serie 7, o z4... a mim deixa muitas saudades

              Comentário


                #97


                Para mim a melhor obra de Bangle

                Comentário


                  #98
                  Afinal o criador do Z4 não foi o Anders Warming ?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                    Afinal o criador do Z4 não foi o Anders Warming ?
                    Correcto e afirmativo.
                    O Bangle, como director de design, quase não teve directamente a mão em nenhum modelo BMW.
                    Ele criou com a sua equipa a linguagem e deu-lhes carta branca para explorar.
                    É claro que antes de mostrar o trabalho à administração, os modelos tinham que passar por ele, e obviamente deverá ter sugerido alterações e acompanhado os diversos projectos desde a sua concepção.

                    Também foi graças ao Bangle que tivemos o Range Rover actual, o Mini e o RR Phantom. Dificilmente os consideramos aberrações visuais.

                    Entretanto um pequeno artigo de opinião de Gavin Green, um jornalista de momento a colaborar com a CAR.
                    (está em inglês, sorry)
                    Chris Bangle: the greatest car designer of our times?



                    Churchill was not a good peacetime prime minister. Yet he was a hugely influential leader and our ‘greatest Briton’ according to a BBC poll.
                    A similar tribute – not a great practitioner but a hugely influential leader – could be said of Chris Bangle, who has just stepped down from the top BMW design job. Was he a gifted car stylist? When you have the 1-series, the X3, the E65 7-series and the latest 3-series saloon – all among the ugliest cars on the road – in your oeuvre the simple answer must either be ‘no’ or, at very least, ‘he was inconsistent’. Yet he is the 21st century’s most influential car designer.
                    He shook up automotive design just as Picasso and Braque (and their visually unattractive but intellectually interesting Cubism movement) rocked the art world almost 100 years earlier. Bangle changed the car design template. His work was, mostly, hated by rivals. Yet as they too tried to break from the shackles of their pasts, so they copied his innovations. From Mercedes to Mazda, from Ford to Lexus, from Honda to Hyundai, car makers have abandoned classical simple ‘organic’ shapes and gone for ‘surface entertainment’ – the more angles, planes, surface changes and edges the better. Nobody served up sheetmetal action like King Chris.
                    Yet this highly intelligent and deeply articulate man could equally do ‘classical’ design. Look at the current Range Rover, the Rolls-Royce Phantom and the latest Mini. Apart from being probably the three finest British cars of the past decade, they were all conceived under Bangle’s BMW Group watch. All are brilliant examples of British ‘classic with a twist’ style.Bangle justified his revolution with the BMW brand by pointing out that BMW design had become clichéd and predictable, never mind its elegance. He wanted a more youthful and more distinctive form language and one that would also appeal to the newly emerging wealthy from China, Russia and the Middle East. BMW’s sales growth vindicated his strategy; BMW became the world’s biggest producer of premium automobiles under his design watch.
                    Like all busy and fussy designs, Bangle’s BMWs will age quickly. We already see Bangle’s disciples moving away from the master’s influence. New BMWs look far more elegant, are far simpler in form. Note the latest 3-series coupé, an uncontroversial and pretty car. Note the unambitious new 7-series.
                    The revolution is over. Long live the king.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                      Correcto e afirmativo.
                      O Bangle, como director de design, quase não teve directamente a mão em nenhum modelo BMW.
                      Ele criou com a sua equipa a linguagem e deu-lhes carta branca para explorar.
                      É claro que antes de mostrar o trabalho à administração, os modelos tinham que passar por ele, e obviamente deverá ter sugerido alterações e acompanhado os diversos projectos desde a sua concepção.

                      Também foi graças ao Bangle que tivemos o Range Rover actual, o Mini e o RR Phantom. Dificilmente os consideramos aberrações visuais.

                      Entretanto um pequeno artigo de opinião de Gavin Green, um jornalista de momento a colaborar com a CAR.
                      (está em inglês, sorry)
                      +-wrong my friend

                      O range rover actual foi desenhado pela equipa de design da Land Rover, projecto que alias começou em 1995 mas que apenas foi finalizado depois da compra da Rover pela BMW.

                      As propostas da BMW são as 2 do lado esquerdo e do lado direito são da LR. A eleita (pela direcção) foi a 2º do lado direito desenhado por Phil Simmons.




                      1997

                      Dezembro 1997

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por bakaneiro Ver Post
                        +-wrong my friend

                        O range rover actual foi desenhado pela equipa de design da Land Rover, projecto que alias começou em 1995 mas que apenas foi finalizado depois da compra da Rover pela BMW.

                        As propostas da BMW são as 2 do lado esquerdo e do lado direito são da LR. A eleita (pela direcção) foi a 2º do lado direito desenhado por Phil Simmons.




                        1997

                        Dezembro 1997
                        Não digo o contrario, mas o mestre dos fantoches já era o Bangle. Já nessa altura era director de design e tudo passava por ele.

                        Basta ver qualquer desenvolvimento no design de um automóvel e aparecem sempre propostas diversas. Seja de equipas internas diferentes, sejam de estudios externos, ou dos diversos gabinetes de design espalhados pelo mundo que as marcas possuem.

                        Mas quem depois dá o aval é o director de design, que selecciona e decide o que deve seguir em frente para continuar a ser desenvolvido antes de uma apresentação final aos outros departamentos e administração.

                        Normalmente pode-se associar um desenho a um designer. Ou melhor, pode-se associar a ideia principal que acaba por ser a escolhida a um designer, mas no processo de desenvolvimento estão envolvidos mais designers que refinam a ideia principal. Ou então, como costuma acontecer, temos duas ou três propostas, e cria-se uma nova proposta pegando nas melhores partes dos "semifinalistas".

                        Por isso, o facto de a proposta vencedora, neste caso em especifico, ter provido dos designers da Land Rover e não da BMW, pouco interessa. A solução final aprovada acaba por ser decidida pelo director de design, neste caso o Bangle.

                        P.S já agora, boas imagens. Não me recordo de ter visto alguma coisa sobre o "design process" do Range Rover. Tenho de coscuvilhar as minhas revistinhas de design auto

                        Comentário


                          São muitos anos a comprar a Auto & Design;)

                          Claro, o chefe é que dá a aprovação.

                          Só por curiosidade, conheces algum chief designer que nunca tenha pegado num papel e lapis? Pergunto isto porque todos que conheço tinham uma excelente capacidade de esculturação, desenho e, mais importante, capacidade creativa - sujaram as mãos. Em comparação com o futebol (o futebol da mesmo para tudo eheh) no caso de um treinador que nunca tenha sido ou nunca tenha jogado futebol profissionalmente.

                          Existem só teóricos nesta área? Noutras tenho conhecimento que sim

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bakaneiro Ver Post
                            São muitos anos a comprar a Auto & Design;)

                            Claro, o chefe é que dá a aprovação.

                            Só por curiosidade, conheces algum chief designer que nunca tenha pegado num papel e lapis? Pergunto isto porque todos que conheço tinham uma excelente capacidade de esculturação, desenho e, mais importante, capacidade creativa - sujaram as mãos. Em comparação com o futebol (o futebol da mesmo para tudo eheh) no caso de um treinador que nunca tenha sido ou nunca tenha jogado futebol profissionalmente.

                            Existem só teóricos nesta área? Noutras tenho conhecimento que sim
                            Também costumo comprar a Auto&Design
                            Mas por acaso não me recordo dessa. Tenho de ir coscuvilhar!

                            Teoria do Design é uma disciplina em expansão, mas sinceramente não conheço nenhum que faça carreira exclusivamente disso!
                            E também não conheço nenhum "boss" designer que nunca tenha sujado as mãos.
                            Os designers, pelo menos aqueles que vou conhecendo, gostam de estar envolvidos no processo de expôr ideias para resolução de algo e transformá-las em realidade palpavel.
                            Além disso, a formação recai nessas áreas que referistes, desde o sketching até ao modeling. Há que compreender o processo e andar a chafurdar nas diferentes fases do mesmo, para compreender os porquês do design verdadeiramente.

                            O que pode acontecer é teres design boss com diversas áreas de formação, que vão desde o marketing até engenharia, complementando a formação de raiz.

                            Comentário


                              Parece que uma proposta da BMW deu o Discovery III...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                Também costumo comprar a Auto&Design
                                Mas por acaso não me recordo dessa. Tenho de ir coscuvilhar!

                                Teoria do Design é uma disciplina em expansão, mas sinceramente não conheço nenhum que faça carreira exclusivamente disso!
                                E também não conheço nenhum "boss" designer que nunca tenha sujado as mãos.
                                Os designers, pelo menos aqueles que vou conhecendo, gostam de estar envolvidos no processo de expôr ideias para resolução de algo e transformá-las em realidade palpavel.
                                Além disso, a formação recai nessas áreas que referistes, desde o sketching até ao modeling. Há que compreender o processo e andar a chafurdar nas diferentes fases do mesmo, para compreender os porquês do design verdadeiramente.

                                O que pode acontecer é teres design boss com diversas áreas de formação, que vão desde o marketing até engenharia, complementando a formação de raiz.
                                Exacto, mais como complemento e não design industrial na sua forma mais pura. (mestrados e pós graduações)

                                Se bem que hoje em dia diz-se que qualquer pessoa pode ser um designer, devido as suas ideias serem facilmente transmitidas em ferramentas 3D cada vez mais acessíveis ao cidadão comum.

                                Discordo totalmente. Mas a verdade é que as cadeiras mais clássicas têm sido "encostadas" em prol das das novas techs.. Tanto no ensino universário como no secundário.

                                E agora com o magalhães nas primárias?
                                Editado pela última vez por bakaneiro; 17 February 2009, 19:02.

                                Comentário


                                  A mim deixa-me imensas saudades. Lembro-me bem da primeira vez que vi o actual Serie 5 fiquei como que deslumbrado. Do Bangle só tive uma desilusão, o Serie 3. De resto, na minha opinião e pelos vistos a do mercado dado o sucesso o comercial, todos os BMW desde 1992 saíram esteticamente excelentes.

                                  Comentário


                                    Después de revolucionar el diseño de BMW, influenciar a la competencia con algunas de sus creaciones más notables y despertar tantos amores como odios... ¿qué es lo próximo para Chris Bangle? Pues ni más ni menos que establecerse como diseñador independiente.

                                    Aunque por el momento el ex-responsable de estilo del Grupo BMW no ha querido dar mayores pistas sobre su futuro fuera de la hélice blanquiazul, en una reciente reunión con los medios, Klaus Draeger, jefe de desarrollo de BMW, ha señalado que Bangle "va a hacer su sueño realidad" abriendo su propio estudio de diseño.

                                    Bangle, recordemos, anunció su salida de BMW a comienzos de este mes. Todavía no conocemos la causa, pero rumores aparte, parece seguro que su nueva aventura lo mantendrá separado de la industria automotriz; según dicen, incluso, podría dedicarse al diseño interior, dando un giro de 180 grados a una carrera ligada a las cuatro ruedas desde que se graduó en la Escuela de Diseño de Pasadena en 1981.

                                    ¿Os imagináis al bueno de Chris decorando salones? Quién sabe, lo mismo algún día se nos aburre de situar floreros y vuelve a la industria al más puro estilo Henrik Fisker.

                                    Spanish Autoblog

                                    Comentário


                                      Antes desta não me lembro de nenhuma óptica tão rica em detalhes....os "angel eyes" surgiram com a BMW...para mim os antecessores directos das luzes diurnas!!

                                      Editado pela última vez por DeBeF; 17 February 2009, 20:44.

                                      Comentário


                                        Deve ser das opticas melhor conseguidas no mercado...

                                        Comentário


                                          na altura, adorei este



                                          Comentário


                                            Tão à frente..o que se retirou desse concept

                                            Comentário


                                              Esse X-Coupe é bastante interessante.
                                              Não só antecipava a vertente mais agressiva/expressiva do flame surfacing, que depois veríamos aplicado no Z4, como tratava-se de um verdadeiro Coupé "SUV-izado".
                                              Ou seja, estamos a ver o pápá do X6 actual.E antes deste há um concept que nunca veio a publico, que focava no tema de um 4wd recrativo, descapotável... (fotos no post a seguir)

                                              A traseira assimétrica acabava por ser o pormenor mais original.

                                              Infelizmente, devido a condicionantes sobretudo de cariz financeiro, a assimetria nunca chegou a ser verdadeiramente explorada no design automóvel, mas existem concepts que o fazem de forma bastante eficaz.

                                              Este X-coupe é um deles, a BMW tem outro, o Mille Miglia Concept, em que explora novamente a assimetria.

                                              Existem mais alguns, sobretudo provenientes de marcas nipónicas e normalmente apresentados no salão mais "alternativo" de todos, Tóquio.
                                              Editado pela última vez por crash; 17 February 2009, 22:32.

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                                                95bmw_z18_1.jpg

                                                z18.jpg

                                                z18-02.jpg

                                                Aqui está ele... BMW Z18
                                                O departamento de engenharia tem uma colecção enorme de "Z models" que são protótipos de desenvolvimento, sobretudo de novas soluções técnicas.
                                                Foi assim que nasceu o fascinante Z1, com aquelas portas que desapareciam por devbaixo do carro.
                                                A letra Z acabou por ser aproveitada para definir os roadsters da marca
                                                Apesar de na maior parte dos protótipos Z's a estética pouco contar, neste até resultou em algo minimamente interessante (deve ter tido dedo dos designers)
                                                Este é de 95, 5 anos antes de desenvolverem o X-Coupe
                                                Editado pela última vez por crash; 17 February 2009, 22:35.

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                                                  CAR interviews Chris Bangle: what he did next | Automotive & Motoring News | Car Magazine Online

                                                  Comentário



                                                    bastante interessante

                                                    cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post


                                                      Para mim a melhor obra de Bangle

                                                      Quando vejo imagens deste carro fico com a sensação que o Cayman S não é tão espectacular quanto isso!!!

                                                      Eu neste momento não conseguia optar entre um Z4M coupe e um Cayman S (fase I).

                                                      Cumprimentos

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mugentyper Ver Post


                                                        Para mim a melhor obra de Bangle
                                                        Para mim também.

                                                        Junta-se ao facto de ser preciso tomates nos dias de hoje para lançar um desportivo coupé de 2 lugares. Fora a Porsche, é claro...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                          Para mim também.

                                                          Junta-se ao facto de ser preciso tomates nos dias de hoje para lançar um desportivo coupé de 2 lugares. Fora a Porsche, é claro...
                                                          Porquê?

                                                          Comentário


                                                            What does Bangle think of current car design?

                                                            Bangle is critical of this generation of car designers and their fear of challenging ‘brand holiness’, as he calls it. He laments that too many car companies just repeat what's been done before. ‘You can always argue that the generation before didn’t have the constraints that we have, but that’s crap. The worst thing you can do is to think design is a rolling wheel fixed on a track of inevitability and you can’t move it left or right.’

                                                            He goes on to mention the Modulo, created at a time when a consultant like Pininfarina could simply say to Ferrari: this is the next Ferrari. ‘Can you imagine them doing that today? After all, Ferrari is the number one brand behind Coca Cola. Who is going to come up to them and say this is exciting, what do you say to that?’

                                                            This is crucial to how he hopes to operate Chris Bangle Associates. ‘As a consultant you have the dilemma of having to keep the customer happy and indicate to them that unless they deal with their brand inertia, they have stopped their own future.
                                                            pequena entrevista interessante.
                                                            Destaco este bocado sobre a problemática da marca e como esta pode ser castradora...

                                                            Comentário


                                                              a liberdade que a pinifarina tinha é um caso muito especial, pouco comum na industria.

                                                              até (em menor nível) o proprio sergio scaglietti.

                                                              cumprimentos

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