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    #61
    Acho que a bmw nunca teve carros tão elegantes e agressivos qb com na era Bangle.
    Vamos ver o que se segue. Só espero que não volte o e36...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por foo Ver Post
      O que estou a dizer é que se meteres GPS/idrive, Volante M, pele, superficies interiores diferentes, ficas com algo muito mais agradavel. Não deixa de ser simples, não é tipo o interior do novo honda civic, mas é muito melhor que um bmw com um par de extras. Com o programa Individual ainda mais customização é possivel.

      Mas isso são questões de gosto/pormenor.

      O interior, olhas e continua exactamente igual (excepto se colocares o GPS, por exemplo no série3).

      Ou seja, ter muitas opções no catálogo não significa ter de colocar para o carro ficar melhor/mais bonito mas sim existem para se adaptarem ao gosto de cada cliente.

      Não faz sentido dizer que é preciso gastar muito dinheiro para ficar em condições que isso é mentira.
      Faz sim sentido comprar as opções que se adaptam a nós, que gostamos.

      Em termos de qualidade, a diferença não existe (a não ser que para ti qualidade signifique ter pele "genuína" a forrar os bancos e as portas).

      Comentário


        #63
        O design Bangle nunca foi um design fácil....e o encanto está precisamente aí! Apreciar uma obra de arte, não é para todos....eheheh(também tinha que mandar esta)

        Ex: O desenho do Série 6, Série 3 coupé E92 e Z4 são das coisas mais bonitas que a BMW fez até hoje! IMO! Está lá tudo, elegance, sportiness, dynamics!
        Mas eu devo ter muito mau gosto! eheheh
        Editado pela última vez por Citation; 03 February 2009, 19:26.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
          Mas isso são questões de gosto/pormenor.

          O interior, olhas e continua exactamente igual (excepto se colocares o GPS, por exemplo no série3).

          Ou seja, ter muitas opções no catálogo não significa ter de colocar para o carro ficar melhor/mais bonito mas sim existem para se adaptarem ao gosto de cada cliente.

          Não faz sentido dizer que é preciso gastar muito dinheiro para ficar em condições que isso é mentira.
          Faz sim sentido comprar as opções que se adaptam a nós, que gostamos.

          Em termos de qualidade, a diferença não existe (a não ser que para ti qualidade signifique ter pele "genuína" a forrar os bancos e as portas).
          A minha opinião não é essa, as coisas podem estar desenhadas e pensadas para terem "bom aspecto" desde o denominador mais baixo. O que acho que acontece na BMW, é que são desenhados para certas combinações de extras/materiais em deterimento de versão base, que funciona como incentivo para gastares mais €€ em extras.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
            Tenho muita muita pena.

            Digam o que disseram, os modelos da BMW desta era são extremamente inovadores a nível de design, têm imponencia, e um estilo que se enquadra muito bem no espirito da marca.

            Não são todos colados uns aos outros, cada um tem a sua personalidade, o seu estilo, mas todos têm uma espécie de "assinatura", que lhes dá o toque final.

            Não entendo porque o sacrificam tanto. Para mim, do melhor que aconteceu à BMW!
            Originalmente Colocado por - Ver Post
            x2
            x3

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rmp Ver Post
              x3
              x4.

              E como não pode ser só dizer bem, afirmo sem qualquer margem para dúvida que a pior foi o acordo com os "borracheiros" para usarem a BMW como cobaia para a evolução dos RFT.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                x4.

                E como não pode ser só dizer bem, afirmo sem qualquer margem para dúvida que a pior foi o acordo com os "borracheiros" para usarem a BMW como cobaia para a evolução dos RFT.
                Muito verdade.
                (Em Off Topic - troquei os meus RFT há pouco por normais e há uma diferença de conforto assinalável.)

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                  sai a tempo.. antes de enterrar mais a bmw. good ridance.
                  A BMW está interradissima, está, está

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    A BMW está interradissima, está, está
                    Isto é a ver se, dizendo muitas vezes, se torna realidade

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                      Acho que a bmw nunca teve carros tão elegantes e agressivos qb com na era Bangle.
                      Vamos ver o que se segue. Só espero que não volte o e36...

                      x2

                      O bangle revolucionou a estética padronizada dos bmw e deu-lhes alma
                      e linhas próprias.

                      Esperemos que o sucessor com nome de jogador da bola mantenha o que de bom o bangle deu á bmw.

                      Comentário


                        #71
                        Já foi tarde.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                          sai a tempo.. antes de enterrar mais a bmw. good ridance.
                          Mas será quem em todos os tópicos que falam de algo relacionado com a BMW tu vens disseminar a tua teórica ?

                          Já sabemos que que para ti é a pior marca do mercado, o problema é que o mercado com concorda contigo. Estou a ver é que preciso de colocar aqui outra vez a versão simplificada do relatório anual de vendas 2007 e 2008, de modo a provar-te (MAIS UMA VEZ) que a BMW acabou de ter os melhores 2 anos de sempre como grupo, marca e presença no mercado ?

                          "Com-a-breca", num ano de crise económica esta marca "enterrada" teve o seu segundo melhor ano de sempre, aumentou a sua cota de mercado comparativamente à concorrência e ainda conseguiu subir as vendas da Mini e da Rolls face a 2007 (o seu melhor ano de sempre), perdendo apenas 5% na BMW, o que dá mesmo assim quase mais 10% de veículos vendidos que em 2006.



                          PS - Eu sei que não vivemos nas terras dos "Se's", mas se fosse tempo de vacas gordas 2007 seria apenas uma fatia do bolo que passaria a ser 2008.
                          Editado pela última vez por DocJRA; 03 February 2009, 21:48.

                          Comentário


                            #73
                            Teve as suas genialidades e controvérsias esta era do design do Bangle...

                            Se por um lado nunca na BMW, a imagem de um BMW respirasse a própria identidade da marca, por outro, não se compreende a falta de inspiração no design interior. Não se admite mesmo.

                            Mas não tem sido no design que a BMW tem ganho tantos pontos...desde que assumiu a pole no universo diesel isso sim...

                            PS:O Hydrogen 7 já por aí anda na California

                            Comentário


                              #74
                              Estou confiante de que a linha de design vai continuar a seguir o mesmo conceito.

                              E provavelmente o M1 hommage tb vai dar algumas pistas

                              Eu acho que vamos ver as superficies curvas conjugadas com mais arestas, opticas mais agressivas também...

                              Quanto a gostarem ou não, nunca se venderam tantos, por isso quem tem razão é quem tem o dinheiro e os compra... o resto... a caravana passa e os cães ladram....

                              De resto espero que o bangle lance uma linha de design para casa... que já estou farto da vitra

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                Isto é a ver se, dizendo muitas vezes, se torna realidade


                                A BMW nos últimos tempos vendeu muito bem, inclusivé no nosso país.

                                Muito graças ao C02.

                                Comentário


                                  #76
                                  Ainda nao percebi porque é que saiu, para alem da desculpa esfarrapada do "alargar horizontes noutro ramo do design que nao o automovel".

                                  De qualquer das formas criou dos carros mais belos que temos por ai.

                                  destaco o Serie 6 e o M3 (principalmente o actual que considero uma peça de arte)

                                  M3.jpg
                                  630i.JPG

                                  Comentário


                                    #77
                                    Gostei dos BMWs com aspecto industrial e 4 faróis redondos cortados pelo capôt à frente.

                                    Não gostei da era Bangle, não simpatizo com um único modelo, e embora reconheça a qualidade da engenharia que está por trás, ninguém me pode obrigar a gostar do embrulho.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Da era Bangle, adorei o z4 e serie 5, já o serie 6 e serie 3 (akela traseira) e os interiores acho demasiado pobres, apesar de a nova geraçao x5/x6 e serie 7 estarem com xelentes interiores.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Exteriormente tanto gostei da era Bangle como da era não-Bangle.
                                        Interiormente, achei a era Bangle mais interessante. Pelo menos os interiores não saíram "quadrados" e mesmo as versões base.

                                        Tudo bem que noutros tempos não havia tabliers distintos (versões com i-drive e versões não-idrive) como há para o série 1 e o 3, e se calhar o pessoal preferia aquele design de origem, mas sentia-se que era quadrado na mesma, independentemente do equipamento que levasse.

                                        Comentário


                                          #80
                                          O s7 e o s5 do Bangle são estranhos, sem equilibrio, no fundo feios.

                                          Comercialmente fizeram o que se lhes pedia, o s5 destacou-se claramente da concorrência mais directa e conservadora e o s7 consegue a presença de um tanque (posição agora ocupada pelo X6), para aqueles que querem que vejam que o seu carro é verdadeiramente GRANDE!

                                          Já o Z4 e o s6 cumprem de forma impecável a elegância exigida a um coupé/roadster.

                                          O s3 actual só demonstra que o designer recuou no arrojo do 7 e 5...voltando quase ao que era feito no fim dos anos 90...

                                          O s1 para mim nunca foi feio, aliás, feio era os s3 compact!

                                          Como balanço a BMW só ganhou com a sua passagem pela secção de design, mas que o 5 e o 7 são disformes são!!!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Os interiores do S3 já foram revistos aquando do restyling.
                                            Estao muito bons.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Espero que a BMW continue a surpreender como o fez na era Bangle!



                                              No entanto, destaco que estes últimos modelos, tais como série 3 coupé e Z4 são francamente consensuais e muito bem conseguidos

                                              Comentário


                                                #83
                                                Sou supeito porque gosto bastante da marca. Mesmo antes do Bangel, já tinha uma paixão muito grande pela mesma, embora ache que o design evoluiu bastante na sua era. E também as vendas

                                                PS: crash, continuamos à espera da tua opinião

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Goste-se ou não do senhor e das suas criações, ele marcou esta década em termos de design, como nenhum outro, e a isso temos que tirar o chapéu...

                                                  Das suas criações só não gostei da actual geração do S3 4 portas...

                                                  Se não tivesse marcado tanto o desing não tiriamos esta discussão à sua volta... Quantas vezes por ano saem responsáveis de design e nunca ouvi falar de nada aqui o fórum...
                                                  Editado pela última vez por MadRacer; 05 February 2009, 15:08.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Updates em relação à noticia de saída do Bangle!
                                                    É claro que agora andam muitos rumores por aí, mas este parece ter alguma lógica.

                                                    Ao que parece, a saída do sr. bangle terá a ver com a orientação do "Project i" da BMW.
                                                    O Project i tem como objectivo a investigaçaõ de soluções de mobilidade para os centros urbanos, onde o mais certo é sair um novo city-car (talvez o ressurgimento de um Isetta séc XXI), que estaria focado no desenvolvimento de tecnologias "verdes", e que contribuiria para a descida dos valores de CO2 de toda a gama BMW, tendo em conta os limites impostos pela união Europeia.

                                                    Dado o carácter inovador deste projecto, é natural que haja opiniões divergentes sobre os caminhos a tomar.
                                                    E aparentemente parece que o Bangle entrou em conflito ideológico com o seu braço direito Van Hoydoonk.

                                                    Ao que parece houve um apoio maior às linhas orientadoras de Van Hoydoonk, e assim, Bangle decidiu pelo divórcio amigável.

                                                    Se é verdade ou não, não faço a minima. Talvez saibamos brevemente! MAs faz sentido. Normalmente ou saímos de um sitio porque recebemos uma proposta melhor, ou então porque "chateamo-nos" com uma qualquer situação e não queremos fazer parte disso!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                                      O design Bangle nunca foi um design fácil....e o encanto está precisamente aí! Apreciar uma obra de arte, não é para todos....eheheh(também tinha que mandar esta)

                                                      Ex: O desenho do Série 6, Série 3 coupé E92 e Z4 são das coisas mais bonitas que a BMW fez até hoje! IMO! Está lá tudo, elegance, sportiness, dynamics!
                                                      Mas eu devo ter muito mau gosto! eheheh
                                                      Concordo.

                                                      O Z4 é o expoente máximo para mim. Uma verdadeira obra de arte, quer interior, quer exteriormente.

                                                      O Série 3 Coupé E92 é outro modelo fantástico. Eu sempre gostei muito do A5, mas o Série 3 ainda me agrada mais. Que grande carro!

                                                      É uma pena que o Bangle se desligue da BMW após estes modelos icónicos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                        Updates em relação à noticia de saída do Bangle!
                                                        É claro que agora andam muitos rumores por aí, mas este parece ter alguma lógica.

                                                        Ao que parece, a saída do sr. bangle terá a ver com a orientação do "Project i" da BMW.
                                                        O Project i tem como objectivo a investigaçaõ de soluções de mobilidade para os centros urbanos, onde o mais certo é sair um novo city-car (talvez o ressurgimento de um Isetta séc XXI), que estaria focado no desenvolvimento de tecnologias "verdes", e que contribuiria para a descida dos valores de CO2 de toda a gama BMW, tendo em conta os limites impostos pela união Europeia.

                                                        Dado o carácter inovador deste projecto, é natural que haja opiniões divergentes sobre os caminhos a tomar.
                                                        E aparentemente parece que o Bangle entrou em conflito ideológico com o seu braço direito Van Hoydoonk.

                                                        Ao que parece houve um apoio maior às linhas orientadoras de Van Hoydoonk, e assim, Bangle decidiu pelo divórcio amigável.

                                                        Se é verdade ou não, não faço a minima. Talvez saibamos brevemente! MAs faz sentido. Normalmente ou saímos de um sitio porque recebemos uma proposta melhor, ou então porque "chateamo-nos" com uma qualquer situação e não queremos fazer parte disso!
                                                        Ou então porque o teu trabalho nessa area está feito

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                          Ou então porque o teu trabalho nessa area está feito
                                                          em áreas onde a criatividade entra é complicado chegar a um ponto e dizer... está feito!

                                                          tendo em conta que também a criatividade é um processo, nesse desenvolvimento para chegar a uma solução surgem muitas ideias que são rejeitadas de inicio, e que poderão ser reaporveitadas noutro projecto, ou quando as mesmas forem exequiveis.

                                                          E numa área onde todos os anos vão surgindo novos materiais, novas tecnologias, o mundo das possibilidades é infinito.

                                                          Tendo em conta a constante "brain storm" que caracteriza a actividade do sr. Bangle, vou mais pela hipóteses das divergências ideológicas, conceptuais, ou outra coisa qualquer que ele possa ter tido com o van Hoydoonk e administração.

                                                          Faz lembrar o trabalho de Gordon Murray na McLaren. Só saiu de lá devido ao rumo que o projecto do SLR tomou. Apesar de ele ter sido elemento chave no desenvolvimento da máquina, ele não quer ter nome associado à concepção do mesmo. Digamos que a visão do sr. Murray não coincidia com a visão da Mercedes.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            Os interiores do S3 já foram revistos aquando do restyling.
                                                            Estao muito bons.
                                                            Diferenças MÍNIMAS

                                                            Resumem-se a uma peça diferente (metalizada) no comutador de luzes, um círculo metalizado em redor do botão Start&Stop e penso que não me estou a esquecer de mais nada.

                                                            Aliás, em termos visuais, a adopção de círculos cromados no módulo do AC (a partir de Setembro de 2006, algo transitou da então chegada versão Coupé) foi até mais significativa.

                                                            E mesmo em termos mecânicos.

                                                            A grande alteração ocorreu em Setembro de 2007, com a adopção do Efficient Dynamics.

                                                            Este LCI, no S3, é quase 99% de estética exterior.
                                                            Editado pela última vez por Andre; 08 February 2009, 21:43.

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                                                              #90
                                                              A minha opinião em relação à saída do Bangle da BMW é de alguma desilusão e tristeza, apesar de ter esperança que ele não ficará muito temppo quieto. Precisamos de tipos como o Bangle.

                                                              Tenho tentado acompanhar mais o trabalho dele nos bastidores da BMW, do que propriamente a realidade do produto, que passa por demasiados filtros, e o que obtemos, na maior parte das vezes é um palido reflexo da visão, do conceito, da ideia original.

                                                              O que ele pretendia, era de alguma forma, evoluir a espécie automóvel, procurando criar novas formas de o produzir, de o conceber. Torná-lo em algo bem mais flexivel, que se ajustasse mais facilmente às mudanças de mentalidades ou gostos, basicamente pôr o objecto automóvel ao nivel da mudança constante de outros objectos que se vão reinventando constantemente, com extrema flexibilidade.

                                                              A industria automóvel é rigida e lenta. Basta ver como a crise acentuou essas caracteristicas inatas. É necessário novos paradigmas.É necessário reinventar toda esta indústria.

                                                              Não digo que o Bangle tinha a solução para a coisa, mas temos que lhe dar crédito, porque mais do que qualquer um, ele tentou.

                                                              Ele mostrou o que é ser um designer. Quem pensa que o designer só faz bonecos, ou seja, que é apenas um estilista, tem de reparar mais no trabalho do Bangle. Ele procurou novas soluções técnicas para a produção de paineis de carroçaria, sem ter de recorrer às tradicionais mega-prensas.
                                                              Desde técnicas inspiradas em "origami", até à modelação digital de paineis, ou materiais alternativos para os mesmos.
                                                              Basicamente, novas soluções para um velho problema. Como revestir o esqueleto, mas de modo mais ecológico ou económico?

                                                              Durante as suas investigações dele e da sua equipa, deu origem a um dos concepts mais fascinantes de sempre... o GINA. Apesar de ter sido apresentado o ano passado, este foi concebido em 98/99.
                                                              nesse concept estão presentes não só os principios estilisticos do que seria a linguagem visual BMW, como mostra um futuro onde o material deixa de ser o pesado metal e passa a ser algo com qualidades fisicas do tecido.
                                                              Não é de supôr que teremos brevemente carros revestidos a "tecido", mas na constante evolução dos materiais, e com a chegada dos nano-materiais, imaginemos que se cria algo suficientemente forte e flexivel, que permita o abandonar da chapa e todos os processos produtivos do mesmo, criando um novo mundo de possibilidades, não só a nivel formal, como personalização formal. Deixamos de ter um objecto imutável ou onerosamente mutável, podendo escolher não só umas jantes diferentes, mas também opções formais diferentes a custo acessivel, porque deixa de ser necessário uma prensa para produzir um novo painel.
                                                              As possibilidades são imensas.

                                                              Num plano mais visual, sim, o homem soube abalar os pilares do ceu.
                                                              Ele já tinha mostrado que andava à procura de algo diferente durante os anos que esteve na Fiat. É da autoria dele o ainda surpreendente Fiat Coupé. Ainda não sei ao certo, mas ao que parece também teve papel influente no Alfa 145.
                                                              Ele entrou na BMW em 1992.
                                                              Para quem so conhece o Bangle desde o serie 7 de 2001, e dizem que o serie 3 E46, foram dos últimos BMW's bonitos, deveria saber que o E46 foi da autoria dele. E o X5 primeira geração também.
                                                              Ou seja, ele sabe fazer convencional e consensual.

                                                              Já agora o serie 7 (E65) com o famoso Bangle butt, foi na realidade, autoria do Van Hoydoonk.

                                                              Ou seja, temos uma linguagem visual que surgiu como consequência de um processo de investigação (GINA), e que depois de assimilada pela equipa, deu origem a uma série de BMW's de produção que pouco tiveram a mão de Bangle, e não nos esqueçamos, toda esta revolução teve o apoio incondicional (pelo menos era o que transparecia) da administração.

                                                              Mas para quem acha que o Bangle matou a BMW, destruiu todas as noções de belo e elegância possiveis e imaginárias, não compreende que actualmente, vivemos na era do styling Bangle. A influência dele actualmente na paisagem automobilistica, está ao nivel das ideias de Giugiaro na década de 70/80.

                                                              Mercedes, Lexus, Peugeot, Mazda, Ford, Audi, Opel, Toyota, Citroen, etc e uma miriade de modelos individuais, alguns deles que me surpeenderam pela "colagem" como o S60 concept, devem sempre algo ao Bangle.

                                                              O que o Bangle conseguiu foi a introdução de superficies dinâmicas e contrastantes. Superficies delimitadas por "hard lines". Ou seja, uma fina pele que se ajusta tensamente a um esqueleto.
                                                              Há alguns casos bem conseguidos, outros nem por isso (mesmo na própria BMW).
                                                              Os automóveis saíram de um marasmo classico e tornaram-se barrocos. Nalguns casos bastante exagerados, acabando por ficar "deformados" (maior parte do segmento B), noutros esse exagero resultou em propostas originais e fascinantes (concepts Mazda, por exemplo).
                                                              Os automóveis recuperaram em parte o velho conceito de escultura rolante. Não deixam de ser objectos que precisam de funcionar, mas o Bangle tem uma veia artistica muito forte, e quis dar aos automóveis o fascinio formal da escultura, brincando com as superficies, com os volumes, com a luz.

                                                              Depois desta explosão inicial, acredito que iremos assistir a propostas mais contidas. A BMW acabou de o fazer com a nova geração do 7. Onde o seu antecessor era diferente, desafiador e original, este novo é o regresso quase total ao convencional, ao politicamente correcto. Não tem metade da piada.

                                                              Toda a contestação à volta da Bangle é-me algo familiar de um ponto de vista teórico. No inicio do séx XX, a arte, ou melhor, toda a ideia de arte foi fortemente abalada por revolucionários que esticaram a identidade da arte ao ponto de ruptura. Tipos como Picasso ou Duchamp, obrigaram as pessoas a sairem da sua zona de conforto, da sua zona de segurança, forçando-as a conhecer um "mundo novo" para além das convenções estabelecidas. Inovação é sempre um processo doloroso.

                                                              Não coloco Bangle ao nivel destes artistas, até porque ele, como designer que é, estará sempre limitado a um caderno de encargos, e outras condicionantes. Mas foi interessante ver o movimento global de contestação ao mesmo. A inovação é sempre dolorosa.
                                                              Por isso é que precisamos de tipos como o Bangle. Tipos que ponham em causa o estabelecido e convencionado.

                                                              Permite abrir um mundo de possibilidades. Permite maior flexibilidade mental. Permite dar um passo em frente mais depressa. E torna este mundo muito mais colorido.

                                                              Espero que este longo testamento, consiga esclarecer um pouco a importância e influência de um tipo como o Bangle.
                                                              Só espero que ele não fique muito tempo parado e decida rapidamente o que fazer. Seja no automóvel ou noutra área qualquer do design.

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