Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat 1.3 multijet, Mito vs Realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    O carro não tem Correia de Distribuição é Corrente....
    quando comprei novo na origem disseram-me que não precisava de trocar a corrente

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por smcancela Ver Post
      O carro não tem Correia de Distribuição é Corrente....



      Ok... sendo assim...

      É questão de verificar se há registos de problemas em "tensores" ou afins.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Mas o carro nunca trocou de correias?

        É que a troca é a determinada quilometragem ou anos... o que ocorrer primeiro.
        É de corrente, supostamente vitalícia.

        Edit: esquece, já te responderam.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por smcancela Ver Post
          O carro não tem Correia de Distribuição é Corrente....
          quando comprei novo na origem disseram-me que não precisava de trocar a corrente
          Disseram-te mal. A corrente não tem prazos definidos para troca, mas troca-se assim que aparecerem sintomas, nomeadamente ruido.

          Comentário


            #95
            O ruído. Nota-se bem. Alguém me sabe descrever o tipo de ruído.
            Para além do ruído, apresenta outros sintomas? Quais?

            Comentário


              #96
              Veiculos com manutenção feita dentro dos prazos, utilizando sempre o óleo aconselhado, a corrente dura a vida do motor, variações nos óleos podem ter consequências no tensor da corrente, a mesma ao não se encontrar esticada como devia, pode levar ao seu desgaste prematuro. Veiculos com corrente de distribuição existem vários, os mais conhecidos que nunca aderiram à moda das correias são os motores Diesel da Mercedes, que à muitas décadas que têm corrente e Zero problemas na corrente.

              Comentário


                #97
                Bem.

                O teu carro aos 120 000 tem de trocar as correias dos acessorios. Ta no plano de manutencao.

                Em relacao a corrente, supostamente era trocada aos 250 000 mas existem N casos de ter de trocar antes. O meu tem 150 000 com revisoes sempre na Fiat e vai ter de trocar agora a corrente porque ja anda a bater.

                Comentário


                  #98
                  Greetings!

                  Parece que os carros que podem ter de trocar a corrente são os até finais de 2004.
                  Dai em diante o tensor foi melhorado e deixa de haver essa necessidade.

                  Mas aos 250.000km é algo a ser visto.
                  O barulho metálico é fácil de detectar.
                  É sentir o trabalhar incerto.
                  Se conduzirem normalmente não há problemas.
                  Se andarem a puxar à bruta nos semáforos a corrente dura menos (esticões).

                  Os taxis mercedes que fazem 1 000 000 km com corrente não são os que andam a entrar nas rotundas com o carro a dar de lado.

                  Cumprimentos
                  Editado pela última vez por pgainf; 04 October 2013, 15:49.

                  Comentário


                    #99
                    Pouco Fiáveis? sim, o motor é de corrente, os que o tensor era só de óleo foram os de 1a geração e acho eu que só nos opel (1.3cdti) tenho um Lancia, com o 1.3 M-Jet acopolado á caixa DuaLogic 2 (na lancia chamam-lhe DFN) e só tenho uma coisa a dizer deste carro, espero que quando este morrer possa comprar um igual, veio de novo ca para casa, conta neste momento com 185.000km's tudo o que levou até ao dia foi gasóleo, oleo filtros e uma embreagem, a corrente vai ser trocada la para o meio do ano (antes dos 200.000km's) já me disseram que convém, e que se pode partir se não a trocar... de resto, eu vivo na Covilhã, o que significa que subidas a pique em paralelos molhados e com a subita aparição de uma tranche ou outra de estrada congelada, sofreu durante os 8 anos que tem, mas nunca deu negas, 0 mesmo, a unica vez que andou no reboque foi quando a embreagem deu o cadilho...

                    Comentário


                      Caros amigos,
                      Em 02-2009 comprei um Grande Punto 1.3 multijet sport (90cv) novo e como todos vós fui informado que se tratava de um veículo bastante fiável.
                      Acontece que, neste momento tenho o carro numa oficina autorizada fiat, na qual sempre dei toda a manutenção, a precisar de levar um motor novo.
                      O carro tem neste momento 164.000Km e como disse atrás, sempre dei as revisões na oficina do stand que me vendeu o carro.
                      Como o carro está fora da garantia, ninguém assume nada, dizendo apenas que se tratou de uma avaria, tendo eu que me conformar com a situação e para tal despender de aproximadamente 3.500€ (já com o máximo de descontos possíveis).
                      A avaria em questão trata-se de uma biela partida e os bronzes das restantes danificadas.
                      Gostaria de saber se mais alguém passou por tal experiência e qual a razão lógica para tal ter sucedido, alertando novos clientes e os já existentes para este facto.
                      Esta é a minha realidade!
                      Cumprimentos a todos

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ohbaca Ver Post
                        dito por mecanico opel k trabalhou com os 1.3 dos opeis acho k a corrente k comanda a distribuiçao dá alguns problemas, o tensor k mantem a corrente no sitio volta e meia nao trabalha(acho k trabalha por pressao de oleo) e deixa a corrente saltar uns pontos e descomandar o motor.

                        pelo k ouço o 1.3m-jet nao da assim mts problemas
                        mas tb nao e isento
                        Os 1.3 m jet montados nos opeis, têm oleos e periféricos diferentes da fiat, por isso é que os da opel andam sempre a rebentar.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Silva83 Ver Post
                          Caros amigos,
                          Em 02-2009 comprei um Grande Punto 1.3 multijet sport (90cv) novo e como todos vós fui informado que se tratava de um veículo bastante fiável.
                          Acontece que, neste momento tenho o carro numa oficina autorizada fiat, na qual sempre dei toda a manutenção, a precisar de levar um motor novo.
                          O carro tem neste momento 164.000Km e como disse atrás, sempre dei as revisões na oficina do stand que me vendeu o carro.
                          Como o carro está fora da garantia, ninguém assume nada, dizendo apenas que se tratou de uma avaria, tendo eu que me conformar com a situação e para tal despender de aproximadamente 3.500€ (já com o máximo de descontos possíveis).
                          A avaria em questão trata-se de uma biela partida e os bronzes das restantes danificadas.
                          Gostaria de saber se mais alguém passou por tal experiência e qual a razão lógica para tal ter sucedido, alertando novos clientes e os já existentes para este facto.
                          Esta é a minha realidade!
                          Cumprimentos a todos
                          Sinceramente.. acho que todos os carros estão sujeitos a isso.
                          Este 1.3 não tem problemas crónicos conhecidos.
                          Pode te acontecer num Fiat, num BMW ou num Bentley.

                          Calhou-te a fava e não deve ser nada agradável.

                          Comentário


                            Voltando ao assunto original do topico o 1.3 mjet deve ser dos melhores motores que a fiat já fez. Sei de um que fez 90.000 km sem mudar o óleo, até ter agarrado

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                              Sinceramente.. acho que todos os carros estão sujeitos a isso.
                              Este 1.3 não tem problemas crónicos conhecidos.
                              Pode te acontecer num Fiat, num BMW ou num Bentley.

                              Calhou-te a fava e não deve ser nada agradável.

                              Lamento corrigir-te, mas a probabilidade de um Bentley ter um problema não é, de todo, comparável à de um Fiat.



                              É bem pior

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                Lamento corrigir-te, mas a probabilidade de um Bentley ter um problema não é, de todo, comparável à de um Fiat.



                                É bem pior
                                O arranjo podia dar para vários Puntos😂

                                Mais a sério que a questão também o é, é preciso muito azar.
                                Provavelmente não vais mesmo conseguir ajuda, a não ser que seja mesmo algo muito muito raro e tentes algo junto do representante oficial.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                  Lamento corrigir-te, mas a probabilidade de um Bentley ter um problema não é, de todo, comparável à de um Fiat.

                                  É bem pior
                                  Calha a todos. Há gente é que pensa que não

                                  Mas compreendo totalmente a frustação.

                                  Comentário


                                    Como andam os vossos Multijet 1.3?

                                    Seria interessante obter algumas opiniões de quem tem ou teve alguma "novidade" (ou não) relacionada com estes motores, agora que estamos no início de um novo ano.

                                    @Matos94: Ainda tem esse Lancia?

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      O GPunto 75cv que ando desde novo em 2008, fez agora 240.000km e com toda a sinceridade, é o carro mais fiável que já me passou pelas mãos, literalmente só foi à oficina para fazer revisões e tirando a pintura em mau estado (nunca fica em garagem) esta tudo funcional e sem problemas.

                                      Há outro igual na empresa que já teve vários problemas, mas nunca nada demais.

                                      Comentário


                                        ja nao tenho o meu, mas sei onde anda.

                                        1.3 multijet 90 cv sport a rodar com 140 -+ passou agora dos 240 000

                                        sem problemas de maior, somente peças de manutencao e oleo. O rapaz esta super contente

                                        Comentário


                                          O meu Tipo 1.3 mjet está a bater nos 70 mil e para já nada a reportar.

                                          A dar barraca que seja antes dos 100 mil, quando termina a garantia.

                                          Comentário


                                            Na empresa onde estava antes, tive um de serviço, que partilhava com um colega. A ultima vez que andei nele tinha perto de 200.000km. Da ultima vez que soube noticias dele ( nas mãos de outro colega), já estava a chegar quase aos 400.000km. É de 2010. Problemas de maior também nunca teve

                                            Comentário


                                              Boas,

                                              Tenho um punto 1.3 Mjet 2008, o carro veio parar as minhas mãos em agosto do ano passado, contando com 180mil kms.
                                              Comprei o carro de um conhecido, já sabendo que estava queimando oleo e que precisaria passar por uma boa revisão (não foi bem tratado ao longo dos anos o carrito )

                                              Pois bem, levei o carro a oficina e lá foi feito o serviço. Trocaram quase tudo do motor, capas das bielas, corrente, novas velas, nova junta... etc etc etc.

                                              Meu problema é que o carro continua a deitar fumo branco e espesso logo que o ligo e ainda deita cheiro (sendo que este não para)
                                              O mecanico disse que é normal, uma vez que o carro andou queimando oleo por muito tempo e precisa fazer kms até que o sistema esteja novamente limpo.

                                              O motor responde bem, puxa bem e voltou a ser economico como deveria ser. A andar não deita fumo branco.
                                              Me disseram que pode estar passando oleo para o turbo, mesmo que uma pequena quantidade...

                                              Alguem teve alguma experiencia similar?
                                              Alguma sugestão ou ideia do que pode estar causando isto?

                                              É muito incomodo ligar o carro proximo aos outros e sair aquela nuvem branca!
                                              Gostaria de resolver o problema o quanto antes.

                                              Obrigado e bons kms a todos!

                                              Comentário


                                                mas so faz fumo branco quando o ligas? E depois do motor estar quente, com uma ligeira paragem, ele volta a fazer fumo branco?

                                                E que estes carros por norma fazem sempre um bocado de fumo branco ao ligar e o ralenti no inverno anda sempre um pouco instavel

                                                Comentário


                                                  Desconfio é que trocaram tudo do motor sem necessidade. Verificaram os injectores?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                    mas so faz fumo branco quando o ligas? E depois do motor estar quente, com uma ligeira paragem, ele volta a fazer fumo branco?

                                                    E que estes carros por norma fazem sempre um bocado de fumo branco ao ligar e o ralenti no inverno anda sempre um pouco instavel
                                                    Faz logo uma nuvem branca, sempre que ligo o carro e ele está frio.
                                                    Se fizer uma paragem rapida, já com o motor a quente e tornar a liga-lo logo depois, não faz.
                                                    Em todo o caso, sempre deita o cheiro.

                                                    Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                                                    Desconfio é que trocaram tudo do motor sem necessidade. Verificaram os injectores?
                                                    O motor estava todo babado de oleo por todos os lados.
                                                    A junta já a tempo tinha ido a vida, as capas já tinham dado o que tinham que dar e por pouco não era a trocar também a cambota.
                                                    Logo que abriram o motor, tiveram que sair da oficina, o cheiro de oleo podre que estava lá dentro do motor era insuportavel.
                                                    O carro esteve parado durante muito tempo, depois o colocaram a funcionar sem fazer uma nova revisão.

                                                    Comentário


                                                      Se so faz fumo branco quando o ligas a frio, diria que é um feitio deste motor.

                                                      Em relacao ao cheiro. Tens Catalizador?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                        Se so faz fumo branco quando o ligas a frio, diria que é um feitio deste motor.

                                                        Em relacao ao cheiro. Tens Catalizador?
                                                        Já vi outros do mesmo ano/motor a ligar nas mesmas condições e lhe digo que sao cenas totalmente diferentes.
                                                        O meu a ligar a frio faz um fumo branco espesso, daqueles que o ar demora bue a dissipar.
                                                        É uma nuvem que sai logo toda de uma vez, não é algo constante...
                                                        Logo que sai a nuvem, ele passa a fazer o fumo que tem que fazer normal, principalmente nos cold starts da manhã.

                                                        Sim, o carro tem catalizador. Foi limpo junto ao rebuild do motor.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Superes Ver Post
                                                          Já vi outros do mesmo ano/motor a ligar nas mesmas condições e lhe digo que sao cenas totalmente diferentes.
                                                          O meu a ligar a frio faz um fumo branco espesso, daqueles que o ar demora bue a dissipar.
                                                          É uma nuvem que sai logo toda de uma vez, não é algo constante...
                                                          Logo que sai a nuvem, ele passa a fazer o fumo que tem que fazer normal, principalmente nos cold starts da manhã.

                                                          Sim, o carro tem catalizador. Foi limpo junto ao rebuild do motor.
                                                          Entao mais razao me das. Esse cold start onde sai uma nuvem de fumo toda de uma so vez é normal nestes motores. Se tivesse sempre a sair constante seria problema. Agora nessas condicoes e se a quente nao o faz, é perfeitamente normal desse motor. Deixa passar esta fase de inverno a ver se a nuvem nao reduz

                                                          O meu tambem deitava algum cheiro, mas nao tinha catalizador.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                            Entao mais razao me das. Esse cold start onde sai uma nuvem de fumo toda de uma so vez é normal nestes motores. Se tivesse sempre a sair constante seria problema. Agora nessas condicoes e se a quente nao o faz, é perfeitamente normal desse motor. Deixa passar esta fase de inverno a ver se a nuvem nao reduz

                                                            O meu tambem deitava algum cheiro, mas nao tinha catalizador.
                                                            O meu também e tinha.

                                                            É normal quando se liga e a frio. Ainda para mais eram carro sem FAP.

                                                            Comentário


                                                              A questão que me deixa mais intrigado é que já vi outros carros, nas mesmas condições e que não fizeram a mesma cena.

                                                              Quando ligo o carro, parece que liguei um trator daqueles de obra, mas ao invés de fumo preto como eles fazem, o meu é branco/cinza.

                                                              Vou tentar fazer um video e upload para o youtube, depois meto aqui o link com a ligar para que entendam do que falo.

                                                              Logo depois deste fumo branco imenso, ao ralenti, ele fica fazendo o fumo que todos os demais carros fazem...

                                                              Se ainda estiver passando oleo para o turbo, existe alguma outra forma de descobrir sem ter que abri-lo?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X