É um pouco OFF-Topic, mas eu vejo tantos motores diesel modernos (de todas as marcas e cilindradas) a darem pifos, ou EGR´s, turbos, etc...que cada vez gosto mais de motores a gasolina, não têm tanta tecnologia e aguentam-se muito bem, e os problemas que têm são relativamente previsíveis. Claro que estou a generalizar.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Fiat 1.3 multijet, Mito vs Realidade
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostEu tenho um Punto 1.3 MJT 70cv de 2004.
O meu carro tinha o "defeito" da distribuição, ou seja, um dos tensores estava mal estudado, pois trabalhava com pressão de óleo e não tinha a ajuda de uma mola para o auxiliar casso houvesse alguma falha.
Resultado, uma das vezes que dei à chave, o tensor falhou e a corrente ficou laça... e o resultado prático é o mesmo de uma correia/corrente partida.
Felizmente foi ao dar à chave, mas mesmo assim ainda empenou 4 válvulas.
Resultado, carteira 1000€ mais leve... embora alguma parte deste investimento não fosse essencial, mas já que estava aberto, e como o carro era para manter, decidi investir nele.
Agora já tem um tensor revisto, que vem de série desde finais de 2004.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostNum caso desses a FIAT tinha que comparticipar. Se é defeito de projecto eles têm culpa.
Se fossem correctos, teria havido uma chamada em tempo útil para os motores afectados.
É que ainda há por aí muito 1.3 com este defeito...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostNão, foi uma vitória do consórcio POWER TRAIN que envolvia uma Fiat quase falida e sem investimentos nessa area (na altura) e uma GM que ainda respirava alguma saúde financeira, e ansiava por um Diesel de pequena cilindrada que pudesse fazer frente a uma PSA e Renault.
A GM entrou com dinheiro e recebeu motores.
Michaek
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mik Ver PostPower Train é, e sempre foi uma empresa do grupo Fiat.
A GM entrou com dinheiro e recebeu motores.
Michaek
POwer train é um conceito ainda anterior a essa empresa do grupo Fiat.
E básicamente é usado o termo para defenir uma "joint venture" entre empresas que queiram desenvolver projectos na area, motor/trasmissão/cx velocidades.
Por exemplo
GM/ISUZU
Renault/Volvo
PSA/BMW
VM MOTORI/Rover
FORD/MAZDA
A mais recente e surpreendente será esta:
GAZ/VMMOTORI/GM
Comentário
-
Um tópico do bota abaixo... what else is new!!!!
mas pelos vistos este trata-se de um topico bota abaixo gone bad.....
O 1.3 devido à sua originalidade e sucesso gerou muita comichão, e dentro da concorrência, devido à ousadia (pois não havia nada do genero aplicado num motor tão pequeno) foi muito fácil as pessoas argumentar e apelar à ignorância das pessoas para gerar um movimento anti 1.3 cdti.
O argumento " não dura mais de 100milkms" era o mais usado pelos azeiteiros com tresbintedes ou abangardes a4 com mais de 400mil, mas que na decada de oitenta andavam com 1.4 europeus ou 1.3 asisticos, e aquilo é que eram carros de guerra.
Desabafos à parte, estes relataos servem PARA CALAR muita gente que fala de cor.
Concretamente, trabalho numa empresa com mais de 200 corsa 1.3 e cerca de 20 astras 1.3. já por cá andaram outras marcas, ou até mesmo dentro da mesma marca mas con cilindrdas mais elevadas, mas o 1.3 é de LONGE O MAIS FIÁVEL.
A titulo pessoal a minha esposa tem um astra 1.3 com 75mil kms. Pode não ser o meu carro preferido pois dou importância a aspectos que em o 1.3 não é especialista, MAS É DE LONGE O CARRO MAIS FIÁVEL QUE ALGUMA vez tive ou passou pela familia.
Em 2004 eu proprio cheguei a torcer o nariz quando um familiar comprou uma doblo 1.3. Hoje eu proprio apesar de usar carros de gamas mais elevadas, dou a mão à palmatoria pois o produto revelou-se um excelente negocio em todos os apectos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por addt Ver PostBoas pessoal, sou um alfista e um admirador da Fiat, no entanto lanço este tópico porque fiquei algo intrigado com os comentários do mecânico aquando da revisão do meu Fiat punto td..segundo ele os novos motores 1.3 mjet ao contrário dos 1.9 mjet, são dos piores em termos de fiabilidade (segundo a sua experiência).."aquilo dá muita barracada, é juntas é correia de distribuição que parte com facilidade..são dos motores que os sucateiros mais têm á venda, afirma!! Por exemplo, se o carro ficar sem bateria e tentares empurra-lo estas sujeito a partir a correia de distribuição e causar graves danos no motor, porque esta funciona por corrente (foi algo assim parecido que ele disse)"..
O mecânico refere ainda que os 1.4 HDI são muito bons e os 1.5 dci ja dão alguma barracada, de qualquer forma bem melhores que os 1.3 mjet..
A minha questão é: Quem tem carros com estes motores, tem alguma razão de queixa, deram problemas? Que acham da sua fiabilidade?
Ja li a falar bem destes motores, mas também não me pareceu que esse mecânico tivesse com interesse em mentir..não sei, digam de vossa justiça!!
Os meus mecânicos tinham ambos Puntos além dos BMWs, eram para todo o serviço. Um deles já ia em mais de 400mil, claro que com a devida atenção.
Agora compraram ambos dois Grande Punto ambos Multijet. É porque deve ser uma bosta...Editado pela última vez por PDCouto; 10 February 2009, 11:45.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostVê lá não digas isso assim que erras...
POwer train é um conceito ainda anterior a essa empresa do grupo Fiat.
E básicamente é usado o termo para defenir uma "joint venture" entre empresas que queiram desenvolver projectos na area, motor/trasmissão/cx velocidades.
Por exemplo
GM/ISUZU
Renault/Volvo
PSA/BMW
VM MOTORI/Rover
FORD/MAZDA
A mais recente e surpreendente será esta:
GAZ/VMMOTORI/GM
Comentário
-
De tudo o que li acerca deste motor e dos prémios que obteve, fica-me a ideia de ser um motor bem competente para a cilindrada e que em nada fica a dever (em termos de modernidade) a muitos motores mais badalados e de cilindradas superiores. Está em variadíssimos carros, em várias marcas, pelo que se assim é é porque consegue fazer o seu trabalho de forma eficaz.
PS: Eu tenho um (500 1.3 Mjet) e estou satisfeito. Com mais de 8000 kms (em 4 meses) nem óleo tem consumido. A única coisa que notei é que a "tampa" de plástico insonorizante deve ter-se soltado um pouco e ao ralenti vibra um pouco para lá da conta, fazendo vibrar um tubo que lá passa perto. Aposto que nada que não se resolva com um aperto de algo. De resto, é dar à chave e rodar.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pininfarina Ver PostA FIAT PowerTrain é uma empres do grupo Fiat. Após a dissolução do acordo Fiat/GM, a GM ficou apenas com 50% da fábrica que produz o 1.3 diesel e dos correspondentes direitos de produção desse motor. Se observares, os novos blocos FPT não são partilhados com a GM. Tens o caso mais evidente, o 1.6 Multijet.
Isso não está em causa.
O que está em causa, é o querer dar a ideia que o conceito Power Train era exclusivo dessa fábrica, (que por sua vez pertencia à Fiat) o que não é.
Há muitos exemplos de conceitos Power Train, e bem anteriores a 2005, alguns (que tanto sucesso obtiveram) remontam à decada de 80
Comentário
-
Ora bem, depois de ler este tópico, não resisti..
Tenho o meu GP 1.3 90cv e em um ano e 9 dias, conta já com uma revisão e 32000km, e está ai para as curvas.
Mecânicamente posso afirmar que não tive qualquer problema até agora..
A unica coisa que me chateou foi o porta luvas, uma borracha da porta do condutor e um barulho parasita que tenho no pilar b do mesmo lado.. de resto mais nada, estando tudo resolvido , menos o barulho parasita...
Cump's!
Comentário
-
Originalmente Colocado por addt Ver PostBoas pessoal, sou um alfista e um admirador da Fiat, no entanto lanço este tópico porque fiquei algo intrigado com os comentários do mecânico aquando da revisão do meu Fiat punto td..segundo ele os novos motores 1.3 mjet ao contrário dos 1.9 mjet, são dos piores em termos de fiabilidade (segundo a sua experiência).."aquilo dá muita barracada, é juntas é correia de distribuição que parte com facilidade..são dos motores que os sucateiros mais têm á venda, afirma!! Por exemplo, se o carro ficar sem bateria e tentares empurra-lo estas sujeito a partir a correia de distribuição e causar graves danos no motor, porque esta funciona por corrente (foi algo assim parecido que ele disse)"..
O mecânico refere ainda que os 1.4 HDI são muito bons e os 1.5 dci ja dão alguma barracada, de qualquer forma bem melhores que os 1.3 mjet..
A minha questão é: Quem tem carros com estes motores, tem alguma razão de queixa, deram problemas? Que acham da sua fiabilidade?
Ja li a falar bem destes motores, mas também não me pareceu que esse mecânico tivesse com interesse em mentir..não sei, digam de vossa justiça!!
Os 1.248 Mjet (tenho um montado num dos astra da empresa) tem no manuel que este não tem correia substituível (é de metal)...
É com cada cromo...
Já houve por cá um 1.6hdi 110 (C4, coupé) e digo-te que consumia 5.4 (110km/h - 130km/h) e SÓ fazia auto-estrada.. faltava-lhe a 6ª para ficar bom. De resto, foi embora com 160.000 em 4 anos e zero problemas. (nunca circulou em para-arranca pelo que n tenho experiência).
tadeu
Comentário
-
Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostVê lá não digas isso assim que erras...
POwer train é um conceito ainda anterior a essa empresa do grupo Fiat.
A FPT Fiat PowerTrain Technologies <- (fica de novo o link que não deves ter reparado no post anterior) é de facto uma empresa do grupo Fiat. A GM não tem qualquer presença na sua administração.
...e estamos a falar de uma situação que data de 2005-02-13 como poderás ver por ->este<- comunicado de imprensa.
Nesse acordo, a GM detém essencialmente alguns direitos sobre alguma da tecnologia Diesel da Fiat. Relativamente aos 50% de participação na fábrica da Polónia (não na FPT como foi indicado anteriormente), não sei como estarão agora passados 4 anos.
...E digo "não sei", porque a FPT tem expandido essa fábrica e produz lá vários motores e transmissões que não são partilhados com a GM.
Michael
Comentário
-
Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostIsso não está em causa.
O que está em causa, é o querer dar a ideia que o conceito Power Train era exclusivo dessa fábrica, (que por sua vez pertencia à Fiat) o que não é.
Há muitos exemplos de conceitos Power Train, e bem anteriores a 2005, alguns (que tanto sucesso obtiveram) remontam à decada de 80
FPT significa Fiat Powertrain Technologies e não tem rigorosamente nada a ver com a GM.
..e sim, parte dos motores do grupo Fiat são fabricados pela FPT. Muitos podem até ser conhecidos por Powertrain, mas independentemente do que lhes quisermos chamar, são produto Fiat, com tecnologia Fiat. É verdade que a GM teve direito à tecnologia, mas apenas porque pagou (e bem) por ela.
Michael
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mik Ver PostPowertrain não é nenhum conceito de 'joint ventures' embora a designação seja usada ocasionalmente nesse tipo de cenário.
A FPT Fiat PowerTrain Technologies <- (fica de novo o link que não deves ter reparado no post anterior) é de facto uma empresa do grupo Fiat. A GM não tem qualquer presença na sua administração.
...e estamos a falar de uma situação que data de 2005-02-13 como poderás ver por ->este<- comunicado de imprensa.
Nesse acordo, a GM detém essencialmente alguns direitos sobre alguma da tecnologia Diesel da Fiat. Relativamente aos 50% de participação na fábrica da Polónia (não na FPT como foi indicado anteriormente), não sei como estarão agora passados 4 anos.
...E digo "não sei", porque a FPT tem expandido essa fábrica e produz lá vários motores e transmissões que não são partilhados com a GM.
MichaelOriginalmente Colocado por Mik Ver PostNão sei onde foste buscar essa ideia de que powertrain é um conceito, mas o que te posso dizer é que é errado assumir que Powertrain define partilha de motores ou transmissões, pois "Powertrain" é apenas a palavra inglesa que designa qualquer conjunto propulsor e é usada não só no ramo automóvel, como em qualquer outro tipo de transportes como por exemplo as locomotivas.
FPT significa Fiat Powertrain Technologies e não tem rigorosamente nada a ver com a GM.
..e sim, parte dos motores do grupo Fiat são fabricados pela FPT. Muitos podem até ser conhecidos por Powertrain, mas independentemente do que lhes quisermos chamar, são produto Fiat, com tecnologia Fiat. É verdade que a GM teve direito à tecnologia, mas apenas porque pagou (e bem) por ela.
Michael
Antes de mais peço desculpa ao autor do tópico pelo relativo OT sobre o assunto 1.3 Multijet.
Tal como já tinha dito e reforço, o conceito Powertrain não é exclusivo do Nome dessa empresa formada em 2005.
Isuzu and General Motors Corporation have enjoyed mutually beneficial relations in diverse areas of business since both companies first agreed to their capital tie-up in 1971. The alliance has grown to include cooperation in all phases of operation to leverage each company's business resources. In 1997, GM and Isuzu agreed that Isuzu is mainly responsible for diesel engine development for GM. The companies strengthened their partnership in 1998, giving Isuzu the responsibility of commercial vehicle engineering.
2003 GM's share of Isuzu's capital was altered from 49% to 12%.
Isuzu and GM established a new joint venture company called GMI Diesel Engineering Ltd. (GMIDEL) for powertrain systems.
Production of 1-ton pickup truck for general export started at GM Thailand.
FONTE
Contudo em 2003 (2 ANOS ANTES da FORMAÇÃO OU SURGIMENTO DA FTP) assumiram oficialmente um novo conceito (similar ao que a GM e FIAT Assumiriam em 2005).
Tens também a actual Volvo Power train, que resulta:
Na junção de capitais da Volvo Trucks, Renault VI, Penta, Volvo Autocarros e VOLVO.
Template Volvo Powertrain
Ou tens ainda
A Powertrain Mazda/Ford a que deram o nome de Auto Alliance International Para não atribuirem o generico nome de Powertrain Qualquer coisa
Sim "POwertrains" em joint venture há, e anteriores a 2005, pelo que o nome de "Powertrain" não é nehuma estreia a unica diferença é que esse está associado à FIAT.
Foi isto que te quis dar a ver.
E sim, a GM e FIAT tiveram sucesso nesta sua parceria POWERTRAIN, basta ver as comichões que o motor provoca na concorrência.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nunofrc Ver Postuma pergunta.. em relação aos motores Mjet, antes de 2004 são tambem bons ou a partir de 2004 é que realmente sairam sem problemas?
De qualquer maneira, eu prefiriria sempre um 1.3 depois de 2004 ou melhor ainda, um 1.3 de 95 Cvs (o "2").
Comentário
-
Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSão bons, mas padecem de algumas questões a resolver! Questões essas que podem até nunca surgir.
De qualquer maneira, eu prefiriria sempre um 1.3 depois de 2004 ou melhor ainda, um 1.3 de 95 Cvs (o "2").
entre um Mjet antes de 2004 e um dci de 2003 da renault, qual o mais aconselhável?
Comentário
-
Originalmente Colocado por nunofrc Ver Postui a serio? assim tao obvio? :P tou a falar os dci da 2 geração clio fase 2..
Já os Mjet, fora os casos conhecidos aqui relatados neste tópico, nunca foram muito problemáticos.
Comentário
-
Pelo que parece os 1.3 mais problemáticos são as versões de 70cv, os primeiros.
E são mais os periféricos, ou seja, ao género do que acontecia na maioria dos diesel nesses anos em termos de avarias com algumas exceções.
Quando se compra um turbo diesel usado a sua fiabilidade, diria mais durabilidade dos componentes está bastante relacionada com os tratos que levou e quanto mais arrojados forem os periféricos pior.
Comentário
-
Boa noite.
Tenho andado a fazer varias pesquisas e não encontrei nada que me esclareça. mas já me apercebi que possivelmente posso encontrar aqui uma resposta.
Tenho um Fiat Grande Punto 1.3 90cv de 2006 e tem neste momento 119985km.
Fui a para fazer a revisão e o mecânico disse-me que tinha de mudar o Kit de distribuição porque senão estava sujeito a partir o esticador da correia e danificar o motor.
Intrigado com essa situação procurei outro mecânico e este disse-me que não, que se não ouvisse nenhum barulho estranho no motor que podia estar descansado.
Tenho feito as revisões a cada 30000km
Mudo:
Óleo (Selenia, comprado na Fiat é o óleo recomendado por eles)
Filtro de óleo, Filtro de ar, Filtro de Gasóleo
Aos 60000km levou a bomba de agua porque a anterior tinha fuga e quando mudei a bomba de agua mudei a Correia da bomba de agua/alternador
Agora estou nesta indecisão sem saber que fazer, se me puderem ajudar, agradeço
Obrigado.
Comentário
-
Originalmente Colocado por smcancela Ver PostBoa noite.
Tenho andado a fazer varias pesquisas e não encontrei nada que me esclareça. mas já me apercebi que possivelmente posso encontrar aqui uma resposta.
Tenho um Fiat Grande Punto 1.3 90cv de 2006 e tem neste momento 119985km.
Fui a para fazer a revisão e o mecânico disse-me que tinha de mudar o Kit de distribuição porque senão estava sujeito a partir o esticador da correia e danificar o motor.
Intrigado com essa situação procurei outro mecânico e este disse-me que não, que se não ouvisse nenhum barulho estranho no motor que podia estar descansado.
Tenho feito as revisões a cada 30000km
Mudo:
Óleo (Selenia, comprado na Fiat é o óleo recomendado por eles)
Filtro de óleo, Filtro de ar, Filtro de Gasóleo
Aos 60000km levou a bomba de agua porque a anterior tinha fuga e quando mudei a bomba de agua mudei a Correia da bomba de agua/alternador
Agora estou nesta indecisão sem saber que fazer, se me puderem ajudar, agradeço
Obrigado.
Mas o carro nunca trocou de correias?
É que a troca é a determinada quilometragem ou anos... o que ocorrer primeiro.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário