Cada vez mais tenho a certeza que não troco o meu 1.9 TDi 130 por um 2.0 TDi!
Isto da fiabilidade tem muito que se lhe diga. Hoje em dia a maioria de nós dá um uso muito intenso aos automóveis que possuímos, e com as produções em massa e constantes evoluções, cada vez mais vão surgir problemas precoces, salvo raras excepções já bem fomentadas no mercado, e em que não se mexe. Por exemplo, o 2.0 da Mazda é constantemente acusado de começar a ser atrasado em relação á concorrência, que a potência é curta e por ai fora, mas a pura das verdades é que tem provas dadas!
Só para dar alguns exemplos com conhecimento próprio. Tenho uma passat 3BG 130PD. Tem actualmente 250 mil km, MAF de origem, levou uma EGR aos 200k, que não acho que seja nada de especial (Até conheço um suprasumo da fiabilidade chamado Mitsubishi 1.9 DI-D que com 50 mil levou uma!), e fora isso tem sido andar e andar. A manutenção é sempre feita a tempo e horas, e desde os 150k que não pões os pés na marca (talvez por isso não me dê chatices....), e de facto entristece-me muito ver que a VW regrediu imenso com a 3C, e não só...
Antes desta tive um 206 2.0 HDi que passado umas semanas se resolveu esquecer de lubrificar o primeiro cilindro, e é claro que escuso de contar o resto do filme. Cheguei a ficar agarrado com ele por me seccionar o parafuso que liga o tirante da alavanca á caixa de velocidades!!!! São falhas que não aceito hoje em dia, e como tal, Peugeot, nunca mais!
Também saiu uma Focus 1.6 cá da família não faz muito tempo, do meu pai, com 270 mil quilómetros, e apenas porque para a vida pessoal dele era impensável ter um carro a gasolina. Foi vendida "indevidamente" pelo concessionário ao meu pai, pois era de demonstração, e viemos mais tarde a descobrir que apesar de ter os 1600 cc não tinha nem perto os 101 cv que todos os outros trouxeram, depois de termos estranhado nenhum dos mais recentes chegarem sequer perto do andamento dela... em relação a chatices, a situação mais estranha que já aconteceu cá em casa... uma MAF!! E graças a esta carrinha, posso garantir que fiquei com uma paixão muito muito grande pela Ford, e considero que é marca que nada fica a dever, por exemplo, à volkswagen!
E já nem falo na Mercedes porque ela foi trocada... como eu detesto c220 CDi..... só problemas aleatórios, que ninguém detecta, enfim, tem sido um festival triste!
Também cá anda uma kangoo 1.5 DCi de 85 cv, que tem agora 2 anos, e 130 mil quilómetros, e tem sido um espectáculo. A qualidade de construção é aquilo que se espera de um carro comercial, mas no entanto o motor tem sido uma brutalidade... mas caríssimo de manutenção! A Renault anda a fazer-se pagar bem demais...
Quanto ao teste em questão, e é alguém que tem um carro da marca em questão, não queiram fazer da marca aquilo que ela não é! Tenho um amor enorme por ela a ponto de nem sequer pensar em trocá-la, também tenho tido sorte com a minha... mas a pura das verdades é que sei de alguns problemas com carros da marca que para mim não são graves por aparecerem, são é graves por quem os compra pagar mais á espera de ser beneficiado por isso, e acaba por ser tanto ou mais mal servido que nas marcas correntes!
E esperem por algumas surpresas que vão começando a aparecer por parte aí de algumas marcas que estão com muito bom nome, pois só agora começam a aparecer com grandes quilometragens, e vão mostrando o que valem. Um desses casos é o 2.0d da BM...que já começam a deixar cair a borboleta e tal... eu ando com expectativa para ver o que aí vem com os mais potentes...
E já não me alongo mais com o testamento.
Isto da fiabilidade tem muito que se lhe diga. Hoje em dia a maioria de nós dá um uso muito intenso aos automóveis que possuímos, e com as produções em massa e constantes evoluções, cada vez mais vão surgir problemas precoces, salvo raras excepções já bem fomentadas no mercado, e em que não se mexe. Por exemplo, o 2.0 da Mazda é constantemente acusado de começar a ser atrasado em relação á concorrência, que a potência é curta e por ai fora, mas a pura das verdades é que tem provas dadas!
Só para dar alguns exemplos com conhecimento próprio. Tenho uma passat 3BG 130PD. Tem actualmente 250 mil km, MAF de origem, levou uma EGR aos 200k, que não acho que seja nada de especial (Até conheço um suprasumo da fiabilidade chamado Mitsubishi 1.9 DI-D que com 50 mil levou uma!), e fora isso tem sido andar e andar. A manutenção é sempre feita a tempo e horas, e desde os 150k que não pões os pés na marca (talvez por isso não me dê chatices....), e de facto entristece-me muito ver que a VW regrediu imenso com a 3C, e não só...
Antes desta tive um 206 2.0 HDi que passado umas semanas se resolveu esquecer de lubrificar o primeiro cilindro, e é claro que escuso de contar o resto do filme. Cheguei a ficar agarrado com ele por me seccionar o parafuso que liga o tirante da alavanca á caixa de velocidades!!!! São falhas que não aceito hoje em dia, e como tal, Peugeot, nunca mais!
Também saiu uma Focus 1.6 cá da família não faz muito tempo, do meu pai, com 270 mil quilómetros, e apenas porque para a vida pessoal dele era impensável ter um carro a gasolina. Foi vendida "indevidamente" pelo concessionário ao meu pai, pois era de demonstração, e viemos mais tarde a descobrir que apesar de ter os 1600 cc não tinha nem perto os 101 cv que todos os outros trouxeram, depois de termos estranhado nenhum dos mais recentes chegarem sequer perto do andamento dela... em relação a chatices, a situação mais estranha que já aconteceu cá em casa... uma MAF!! E graças a esta carrinha, posso garantir que fiquei com uma paixão muito muito grande pela Ford, e considero que é marca que nada fica a dever, por exemplo, à volkswagen!
E já nem falo na Mercedes porque ela foi trocada... como eu detesto c220 CDi..... só problemas aleatórios, que ninguém detecta, enfim, tem sido um festival triste!
Também cá anda uma kangoo 1.5 DCi de 85 cv, que tem agora 2 anos, e 130 mil quilómetros, e tem sido um espectáculo. A qualidade de construção é aquilo que se espera de um carro comercial, mas no entanto o motor tem sido uma brutalidade... mas caríssimo de manutenção! A Renault anda a fazer-se pagar bem demais...
Quanto ao teste em questão, e é alguém que tem um carro da marca em questão, não queiram fazer da marca aquilo que ela não é! Tenho um amor enorme por ela a ponto de nem sequer pensar em trocá-la, também tenho tido sorte com a minha... mas a pura das verdades é que sei de alguns problemas com carros da marca que para mim não são graves por aparecerem, são é graves por quem os compra pagar mais á espera de ser beneficiado por isso, e acaba por ser tanto ou mais mal servido que nas marcas correntes!
E esperem por algumas surpresas que vão começando a aparecer por parte aí de algumas marcas que estão com muito bom nome, pois só agora começam a aparecer com grandes quilometragens, e vão mostrando o que valem. Um desses casos é o 2.0d da BM...que já começam a deixar cair a borboleta e tal... eu ando com expectativa para ver o que aí vem com os mais potentes...
E já não me alongo mais com o testamento.
Comentário