E a capota como caberia num espaço tão pequeno? Provavelmente teria que ser um bilugar...
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OPEL ADAM (designação oficial) projecto Opel Trixx
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Originalmente Colocado por lss911 Ver PostConcordo em geral com o texto do crash (que li integralmente). São evidentes as influências do design do GTC, mas também ao olhar para ele vejo um design com pormenores muito inovadores e um automóvel que aparenta oferecer muito por pouco dinheiro! A começar pela imagem sólida e distinta.
Ao nível de preço pf não se compare este automóvel com o Mini, DS3, Mito ou mesmo 500. Os seus alvos são os Up! e companhia, e para já parece-me saltar directamente para o topo do segmento. Todos nós sabemos como a Opel é muito competitiva em matéria de preço e "value for money"!
Se fosse comprador de um automóvel do segmento B não hesitaria muito em comprar este ADAM! O design conquistou-me definitivamente! Reparem no pormenor das jantes (que serão no mínimo de 16 polegadas) por exemplo...
Mas no que toca a target, mais uma vez, o Adam será rival directo dos 500 e Mini. O preço deverá nos dizer ou se fica mais próximo do seg. A onde está o 500 ou do segmento B onde estão Mini, Ds3 e A1.
Oficialmente a Opel diz que isto é segmento A, pelo que é de esperar preços ao nivel do 500.
Um Up, Panda ou Picanto não oferecem as possibilidades de personalização de um Adam, 500 ou Mini. O objectivo será perfeitamente distinto. É a própria marca que o diz.
"The new Opel ADAM offers lots of growth potential for our brand. We are very proud that our fashionable small car brings German engineering excellence to its segment," says Opel CEO Karl-Friedrich Stracke. "In fact, the ADAM is the only A-segment car that will be exclusively built in Germany. We are sure that it will get a fantastic reception in Paris at its world premiere in September:"
Mark Adams, Opel Vice President, Design explains: "No other car in this segment can be personalized as much as the Opel ADAM because we are offering virtually unlimited exterior/interior color, fabric, decor and kit combination possibilities. It's unlikely our customers will see another car like theirs."
Os press-releases do Adam e de um Up não poderiam ser mais distintos. Um a focar sobre "trendy" e personalização, o outro a reverenciar o aproveitamento de espaço e racionalização do produto. Filosofias e posicionamento perfeitamente distintos.
Essa questão da Opel ser competitiva na questão de value for money poderia também ser aplicada à Fiat e à Citroen, mas ambas lançaram produtos com preços bem mais puxadotes do que aqueles com quem partilham entranhas (no caso da Citroen até se deram ao trabalho de criar uma sub-marca para justificar o custo extra, coisa que a Fiat está a tentar fazer com o 500 ao colocar o badge 500 em outro tipo de criaturas).
500 e DS3 são substancialmente mais caros que um Panda ou C3 do qual derivam. E isso traz margens bastante mais apetitosas. Esse é o objectivo do Adam.
Quando virmos o preço do Adam a ser tão elevado ou até mais que o do Corsa, aí não restará dúvidas sobre o posicionamento do mais pequeno.
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Peço desculpa mas eu mantenho as minhas reservas até ver. Se a Opel pretende competir com o 500 então deu um tiro no pé. O segmento A começa a ficar super-povoado e no meio de modelos tão fortes de que forma a Opel iria impor-se? O que a Opel tem para oferecer que a Citroen não tem com o seu C1, que a KIA não tem com o seu Picanto ou que a SEAT tem com o seu Mii? Se a Opel escolher o combate com estes modelos então tem aqui uma aposta claramente ganhadora porque oferece realmente algo de diferente (mesmo que seja somente em conteúdos de aparência e gadgets), se escolher os chic então o melhor é preparar-se para tempos difíceis!
A Opel já nos habituou a excelentes políticas de "value for money" e acredito que este Adam vá mesmo competir com o segmento A geral. Tem boas hipóteses de ir para o topo com tudo o que este automóvel oferece!Editado pela última vez por lss911; 17 July 2012, 17:37.
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Se havia dúvidas relativamente ao posicionamento do Adam, talvez isto esclareça :
in Autocar
Vauxhall Adam may spawn Mini-style line-up
The similarly conceived Mini, Fiat 500 and Citroën DS have all become sub-brands in their own right
Vauxhall is open to expanding the Vauxhall Adam line-up to encompass several different models should the initial three-door be a success.
The similarly conceived Mini, Fiat 500 and Citroën DS have all become sub-brands in their own right, and Vauxhall chairman Duncan Aldred said there were “clearly a few thoughts about the potential of the Adam”.
But he cautioned: “You have to be very careful that you do not push things too far. Each one has to be as good as the base car that it is derived from. If it is not, you eat away at the brand image of that vehicle and it ultimately becomes less attractive.”
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostE as do Mini?195/55R16, já que com jante 17 o desconforto já se nota..
O 500 com 16 já fica algo seco, o melhor é mesmo com jante 15.
Notei isso também no Y que conduzi de uma amiga minha, tem jante 15, se tivesse uma medida a mais piorava bastante..
Não sei lá porquê isto ficou com uma formatação parva, já tentei e não consegui e já não me apetece tentar mais .
O problema destas medidas é que depois como li num teste ao 208, com pneus 205/45/17 o conforto é fraco. Esta medida é a do meu GP e para além do conforto o preço dos pneus é de fugir... Qualquer dia pago mais pelos pneus do que aquilo que o carro vale...Editado pela última vez por JoelM; 24 July 2012, 21:27.
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Então a medida dos pneus do Adam é um pouco como aquela discussão que durou páginas sobre as jantes 20'' no GTC.
Carros que exteriormente tornam-se muito apelativos mas com uma condução muito penosa.
Eu acho que mesmo sendo "chic-fashion-nice-car" o ADAM assim como o 500 e Mini fazem parte da gama de carros que está acessível à maior parte dos compradores de carros e como tal devia ter medidas também elas acessíveis.
Uma medida 185/55R15 ou 195/50R15 não ficaria mal de certeza.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostEntão a medida dos pneus do Adam é um pouco como aquela discussão que durou páginas sobre as jantes 20'' no GTC.
Carros que exteriormente tornam-se muito apelativos mas com uma condução muito penosa.
Eu acho que mesmo sendo "chic-fashion-nice-car" o ADAM assim como o 500 e Mini fazem parte da gama de carros que está acessível à maior parte dos compradores de carros e como tal devia ter medidas também elas acessíveis.
Uma medida 185/55R15 ou 195/50R15 não ficaria mal de certeza.
E rodas grandes é obrigatório, independentemente dos efeitos sobre o conforto ou dinÂmica, ou os custos envolvidos na substituição dos mesmos. O cliente não tem sempre razão nos seus pedidos e desejos?
Não nos esqueçamos que este tipo de carros não tentam ser acessiveis, mesmo que o possam ser.
Eles foram feitos a pensar em consumidores, não utilizadores, e esta pequena distinção na abordagem ao produto pode fazer um mundo de diferença no resultado final.
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Sim, mas eu estou a pensar na proporcionalidade directa da coisa, X por carro e Y por conjunto de pneus, se Y é digamos 400 € então o X é bem maior que o preço do "pobre" ADAM.
O mercado automóvel está todo ele com um "setup" estranho para quem se aprofundou tanto na velha guarda anos 90, meados dos 2000, sim "velha guarda"
Mas medidas de pneus é tinta que já escorreu muito por estes lados
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Tenho pena que tenham optado por um posicionamento mais elitista...
Hoje, no trânsito da 25 de Abril tive oportunidade de reparar bem num VW Up! e num Kia Picanto e realmente são 2 automóveis com uma imagem fabulosa! O primeiro tem um certo ar de concept car mas ao mesmo tempo um design quase iconográfico de tão distinto que é face aos outros, já o Picanto com os seus Led's dianteiros e traseiros, linha de cintura subida, puxadores cromados e uma certa desportividade resulta num dos melhor desenhados citadinos do momento!!
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Originalmente Colocado por lss911 Ver PostTenho pena que tenham optado por um posicionamento mais elitista...
Hoje, no trânsito da 25 de Abril tive oportunidade de reparar bem num VW Up! e num Kia Picanto e realmente são 2 automóveis com uma imagem fabulosa! O primeiro tem um certo ar de concept car mas ao mesmo tempo um design quase iconográfico de tão distinto que é face aos outros, já o Picanto com os seus Led's dianteiros e traseiros, linha de cintura subida, puxadores cromados e uma certa desportividade resulta num dos melhor desenhados citadinos do momento!!
Apesar de ambos merecerem alguns reparos.
O Up, infelizmente, perdeu algumas das nuances do concept. Tornou-se mais cúbico, enquanto o concept mostrava contornos ligeiramente mais curvilineos, que tornavam a aparência mais elegante e fluida. As proporções também favorecem o concept, conseguindo estar bem mais plantado sobre as 4 rodas. O facto de também serem maiores no concept ajuda, mas também estão colocadas mais à face da carroçaria.
Concordo que tenha um desenho com características icónicas. A simplicidade e minimalismo do mesmo torna-o possivel.
O Picanto também merecia uns ajustes. Sobretudo no tamanho de alguns elementos. A frente, apesar de graficamente forte, os elementos que a constituem são desmesurados, o que acentua a modesta dimensão das rodas, parecendo ter corpo a mais para as mesmas. Mas de resto, também facilmente coloco a carroçaria do Picanto no topo do segmento A. Apresenta um nivel de sofisticação e maturação, que o afasta da percepção de "carrinho de brincar", que acaba por marcar a aparência de carros mais pequenos.
O caso do Adam, apesar do desenho interessante, sofre bastante pela adopção da base do Corsa, que mata qualquer hipótese de proporções adequadas.
O posicionamento mais elitista, é óbvio que a Opel também viu uma oportunidade de ter uma fatia desse bolo, já que permite margens bastante mais apetitosas.
Mesmo que não venda muito (dúvido que destrone algo icónico como o 500), e tendo em conta que partilha bastante com o Corsa, deverá permitir um bom aumento das margens.
Veja-se que no caso do 500, não só tem preço equivalente ao Punto, como, no geral, os seus clientes gastam 2000€ em extras. Não admira o pólo de atracção por esse nicho "elitista". É guito, e nesta altura do campeonato, poderá ser um muito necessário balão de oxigénio para a Opel, quando a restante gama está enfiada na guerra de descontos e promoções que varre praticamente todas as marcas no mercado europeu, que esmagam as margens a niveis absurdos.
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O mundo da fantasia é sempre mais bonito, neste caso é raro o concept que passando para modelo de produção não sofra com os processos e normas industriais/produtivas. Naturalmente que o Up! sofreu, mas se não conhecêssemos o concept teríamos ainda melhor opinião sobre este modelo! Não deixa de ser interessante que o Mii e o CItigo não transmitam nem de perto o que o VW transmite (embora o Up! de 5 portas perca alguma piada).
Sobre o Picanto tenho que concordar com tudo o que disseste, bem como a questão Adam...embora não acredite que a Opel vá ser bem sucedida nessa intenção. Vejo como provável a vinda posterior de versões mais básicas do Adam sem os apetrechos estilísticos (jantes grandes, carroçaria bicolor) mas um preço bem mais baixo!
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Originalmente Colocado por lss911 Ver PostO mundo da fantasia é sempre mais bonito, neste caso é raro o concept que passando para modelo de produção não sofra com os processos e normas industriais/produtivas. Naturalmente que o Up! sofreu, mas se não conhecêssemos o concept teríamos ainda melhor opinião sobre este modelo! Não deixa de ser interessante que o Mii e o CItigo não transmitam nem de perto o que o VW transmite (embora o Up! de 5 portas perca alguma piada).
Sobre o Picanto tenho que concordar com tudo o que disseste, bem como a questão Adam...embora não acredite que a Opel vá ser bem sucedida nessa intenção. Vejo como provável a vinda posterior de versões mais básicas do Adam sem os apetrechos estilísticos (jantes grandes, carroçaria bicolor) mas um preço bem mais baixo!
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Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
Resta ver o veículo ao vivo para ver se a coisa melhora ...
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Pessoal,e que tal uma versão de cinco portas. RENDER: http://i62.photobucket.com/albums/h1...ladam5door.jpg
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostQuantas mais fotos vejo deste carro mais fico com a ideia que o carro está muito mal "parido", a roçar o horrível.
Resta ver o veículo ao vivo para ver se a coisa melhora ...
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Originalmente Colocado por Jfire Ver PostEngraçado. Tenho mostrado este novo Opel a algumas "jovens" minhas conhecidas, pois é o wallpaper do meu PC, e todas elas dizem :"Ai que bonito. Esta lindo"...isto é carro de gaja rapazes...
Quer seja pela esteticista diferente, pelas rodas grandes, cores berrantes, etc...
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