Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Noruega pode proibir carros novos em 2015.....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    É óbvio que não vai acontecer. Mas que devia, lá isso devia.

    Comentário


      #92
      As sociedades estão demasiado formatadas para certos conceitos e muito pouco receptivas a mudanças que possam (ou não) retirar algum conforto a que estão habituadas.
      1. As soluções de mobilidade no futuro passarão muito mais por transportes públicos.
      2. É lógico que não temos todos metro ou autocarro à porta, e a solução, a meu ver, para a mobilidade do dia-a-dia passará por veículos citadinos completamente eléctricos. Pensem comigo:
      - a maioria dos automóveis levam 1, 2 pessoas no máximo, pesam em média uns 1250 kg, têm gadgets q mais não são q argumentos de marketing...pq não criar "pods", veículos entre o conceito actual de um carro e de uma moto, mais leves, logo com menores necessidade energéticas, de espaço, etc.
      3. Isto não inviabiliza que tenhamos na garagem um carro maior para fazer viagens ou que os camiões e autocarros deixem de usar combustíveis fósseis ou biocombustíveis (atenção às microalgas!!!).
      4. Acho que, sobretudo no mercado habitacional, a solução passa por produção descentralizada. Imaginem cada casa com módulos solares térmicos para AQS (água quente sanitária) e módulos solares fotovoltaicos em vidros das janelas, telhas, fachadas, de modo a suprir parte das necessidades energéticas das casas. Se a tudo isto juntarmos um maior cuidado com eficiência energética, temos menores gastos de energia (daí a expressão polémica "teremos de nos habituar a viver com menos", o que para mim não significa viver pior, bem pelo contrário).

      Continuo a dizer que vamos ver, em muito poucos anos, algumas mudanças radicais pois a tecnologia está a evoluir numa cuva exponencial, e temos de nos libertar de certos paradigmas.

      Para aqueles que acreditam que vamos ter um futuro em que os combustíveis fosseis vão ter tanta importância deixo-vos 1 exemplo:
      - lembram-se de no passado Inverno a Gazprom ter fechado a torneira do gás à Geórgia e o gasoduto que também abastece a Europa de Leste e também a Alemanha?
      Lembram-se de relatos de malta a morrer de frio na Polónia e na república Checa?
      Ninguém morreu de frio na Alemanha, pq?

      Devido à instabilidade política dos países produtores e de forma a evitar a dependência exagerada do exterior, as economias fortes estão a investir fortemente em alternativas, no fundo a "não pôr os ovos no mesmo cesto" .

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
        Nunca fiz tal comparação. Alias, já disse que defendo actos ambientais como a reciclicagem, a reutilização, manter a agua limpa, etc....

        O que eu simplesmente não conformo é este conceito que temos de levar esses actos "ao extremo" devido a um conceito cientifico que simplesmente não está provado unanimamente. Esse tipo de atitude poderá tambem ser bastante prejudicial.

        Um exemplo são as quotas de carbono e os créditos dos mesmos serem "vendidos" entre países. Não tenho dúvida nenhuma que isso simplesmente acabará por ampliar o cenário actual: Aqueles que poupam energia (ie União Europeia) vão ter créditos a mais e vão ser vendidos para os países que são altamente poluidores e que tem recursos quase ilimitados de comprar os créditos que queiram(EUA, China, India). Ou seja, os limpos obrigam-se a ser mais limpos e os sujos facilmente ficam mais sujos. Torna-se numa medida sem efeito.
        Nem eu disse que o fizeste. As minhas palavras não eram para ninguém em particular. Exprimi essa opinião pelo que vejo no dia-a-dia.

        Concordo, no que toca às quotas de carbono, que pode servir apenas para "ganhar uns trocos". Mas também pode não ser assim, se quiserem e se se esforçarem.

        Comentário


          #94
          Sabe-se muito pouco

          É pena mas ninguém sabe grande coisa.

          Há 15 anos os climatologistas a nível mundial deviam contra-se pelas mãos.

          Os que existem actualmente precisam de computadores do mais potente que existe no planeta e mesmo assim os modelos estão longe de ser "fiáveis".

          Restam os investigadores no campo, e todas as pessoas que constatam coisas mas que ninguém parece ter certezas do porque das coisas acontecem.

          Há menos gelo do oceano polar? Sim há, porquê? Deve ser por a temperatura ter subido, mas isso qualquer um acha!!!

          Mas e a relação entre o gelo e a temperatura da aguas e do ar? Está a ser estudado...

          A Amazónia vai á vida... que parece uma corrida de F1.

          O que faziam aquelas arvores todas ao planeta? o comum dos mortais diz que retiravam CO2 da atmosfera e devolviam O2, já os investigadores andam a tentar perceber o que se passou quando a Europa cortou as arvores todas para desenvolver a agricultura (antes dos romanos a Europa era coberta por florestas e os rios eram as estradas...

          Basicamente, ninguém sabe nada, pensamos que somos muito espertos mas sabemos muito pouco, nem sabemos como aqui chegamos, quanto mais como é que "vamos embora".

          Mas uma coisa parece certa, há coisas no planeta com grande inércia (temperatura da agua dos oceanos, por ex.) se por qualquer razão o mundo entrar em modo ofensivo para nós, podemos não conseguir inverter o rumo das coisas, antes que elas nos causem problemas.

          Por isso é bom estar a atento e tentar perceber o que pode nos fazer mal e o que é "normal".

          Boa sorte.
          Editado pela última vez por vsr200; 08 May 2009, 21:22.

          Comentário


            #95
            LI na autofoco que os 15 maiores navios de carga do mundo poluem mais que todos os carros em circulaçao. A ser verdade, deviamos questionar os senhores que fazem leis acerca da perseguição ao mercado automóvel

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
              Concordo, no que toca às quotas de carbono, que pode servir apenas para "ganhar uns trocos". Mas também pode não ser assim, se quiserem e se se esforçarem.
              Pensa bem naquele ultima linha. Desde quando é que os senhorios quiseram ou esforçaram a ser assim tão bondosos?

              Comentário


                #97
                Há outra questão...

                Com a tecnologia actual não existe forma de manter o estilo de vida ocidental sem petróleo, por isso tudo que for feito para o poupar só serve para ganhar tempo de forma ao trambolhão não ser tão grande.

                Já todos vimos o que pode acontecer se o preço do petróleo subir muito... e não parece ser nada bom...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                  Pensa bem naquele ultima linha. Desde quando é que os senhorios quiseram ou esforçaram a ser assim tão bondosos?
                  Eu sei que é dificil derrotar certos obstáculos. O que quis dizer é que é possível. E para o bem de todos nós, tem de ser esse o caminho a tomar.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                    Com a tecnologia actual não existe forma de manter o estilo de vida ocidental sem petróleo, por isso tudo que for feito para o poupar só serve para ganhar tempo de forma ao trambolhão não ser tão grande.

                    Já todos vimos o que pode acontecer se o preço do petróleo subir muito... e não parece ser nada bom...
                    Por isso é que tem de haver esforço e sacrifício. Porque se não for a bem, é a mal. Eu prefiro que seja a bem.

                    Comentário


                      Aproveito para desenterrar o tópico, pois parece adequado para esclarecer algumas coisas ditas que são falsas.

                      Em primeiro lugar, a pegada de CO2 por cada norueguês é das mais baixas da Europa, mas se incluir o CO2 produzido a partir de gás norueguês, então a Noruega é dos países mais poluidores da Europa.

                      Por isso mesmo é que, há vários anos, a Noruega tem gastado parte desses lucros na florestação de várias zonas do globo, em especial na Amazónia (1 bilião de dólares, se não estou em erro, no ano passado), para que essa pegada diminua.

                      Sem falar que carros eléctricos aqui circulam há vários anos. E sim, essa notícia de abolir carros que consumam exclusivamente combustíveis (notem bem que os híbridos não ficam afectados) está a voltar a ser falada no programa eleitoral do partido trabalhista (eleições este ano também aqui...).

                      Ao menos a Noruega tem consciência do impacto ambiental que o seu gás produz... que outro país pode dizer o mesmo?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                        Esta medida ontem já era tarde.
                        Que se debatam opiniões e se argumente construtivamente um ideal mais "ecológico", até estou de acordo...

                        ...mesmo gastando combustível fóssil, há ainda muito a fazer e muito já se fez !

                        Hoje em dia um Porsche 911 Turbo gasta menos que o BMW 1602 que o meu pai tinha e nada tem a ver...


                        Agora para quem é um apaixonado por automóveis - OU NÃO ESTARIA NESTE FÓRUM - e ostenta no avatar o símbolo da Lamborghini, decerto não está à espera que os próximos modelos a lançar sejam a pedais, certo ?

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X