Roger, se achas que são falsas questões e não tens problemas em entrar no campo do ilegal é contigo, mas tenta compreender que para algumas pessoas são liberdades bem importantes. Não me venham dizer que o GPL não tem inconvenientes.
O grande inconveniente do gpl é que há muita boa gente a viver À pala da chulice das bombas de diesel e gasolina que não gosta de ver a negociata a fugir..
Outro inconveniente é que afinal o Diesel nem é o mais económico.. o que torna dificil explicar ao zé povinho porque deve comprar uma chocolateira a fazer 'n' barulho, a cheirar mal e a soar mal para poupar dinheiro..
Outro inconveniente ainda, é gastar cerca de um terço do que se gasta normalmente.. a carteira não fica leve tão rapidamente.. tsst..
Outro inconveniente é estar provado que um depósito de gpl é mais seguro que um depósito de combustível gasolina e/ou diesel.. que chatice, as pessoas andarem em veículos mais seguros..
Outro inconveniente é ser melhor para as tubagens e motor.. um carro a gpl tem menos gastos mecânicos e um maior intervalo de revisões, é uma chatice para o mecânico da esquina.. xiii..
Outro inconveniente é ao olhar para um carro a gpl se ter a consciência que até há pessoal inteligente.. e eu a pensar que era só eu e a Maria.. afinal..
São muitos inconvenientes..
Editado pela última vez por EduardoASG; 29 August 2009, 06:41.
2º Trocando essa tua ordem de ideias, já pensaste que só não há um maior número de viaturas a GPL porque em PT não há condições criadas para tal? Qual é a lógica de estares a pagar "x" por um combustível quando poderias pagar três vezes menos ?
Tu tinhas jeito para ser governante. Só actuas de forma reactiva...
1o : eu falo com conhecimento de causa...foi assunto discutido com pessoas quer do ramo de mecânica quer com pessoas do ramo civil. Curiosamente tenho a opinião de acordo com a dos especialistas da área. A ignorância neste ponto não é minha de certeza.
2o: A ideia não pode ser trocada. Os projectos privados têm em conta as necessidades do seu mercado alvo e não o contrário. Quem constroi um parque subterrâneo não vai gastar mais uns milhares de euros para ter ventilação apropriada em meia dúzia de lugares porque sabe que :
a) pouca gente tem carro a GPL
b) dos que têm, muitos pensam como tu e nem dístico usam quanto mais respeitar sinalizações
logo, não vale a pena gastar €s nisso. Metem-se condições para a maioria dos veículos, e esses são diesel ou otto.
Errado! Possivelmente até ficaria mais barato!
Ao invés de fecharem/taparem, só tinham de abrir.
Para usares esse exemplo, arranja-me dois orçamentos para a mesma obra com e sem aberturas de escoamento de gazes à superficie.
Se o primeiro for mais barato, dou-te razão.
Não te vou mostrar orçamentos nenhuns porque não os tenho. Agora posso-te dizer o que me disse uma pessoa da área:
A ventilação superior que vês nos parques é obrigatória por lei para escoar os gases de escape dos veículos "normais"(otto e diesel). São partículas que pelo seu peso tendem a subir e ficariam presas ao nível do tecto. A concentração destas partículas é nociva à saúde humana. Logo se queres fazer um parque tens de contar com essa ventilação e respectivos custos.
Se queres poder ter carros a GPL nos parques, precisas de ventilação ao nível do solo. Esta ventilação necessita de estar nos conformes e ser homologada por quem de direito. Representa um custo adicional na obra porque não são só furos no chão. São condutas com extractores e o gás obtido tem de ser convenientemente escoado. É um custo adicional a um projecto.
Isto só se faz se houver mercado para isso. Num centro comercial sai mais barato fazer 20 ou 30 lugares cá fora. Num parque privado subterrâneo na cidade, sai mais rentável não se gastar esse € e encher o parque com carros normais.
Ninguém faz parques para perder €, nem as pessoas que trabalham nas mais diversas empreas são parvos e nós é que somos todos espertos. Se um projecto implica uns milhares de euros( parques subterrâneos) de investimento, acreditem que pouca coisa fica ao acaso, e não há lugares para caprichos. É o mais rentável possível para o investimento feito. O resto é conversa.
A diferença entre passarem um vermelho num cruzamento e deixarem um carro a GPL num parque é que já viram muita gente morrer por ser abalrroado num cruzamento porque passou um vermelho e ainda não viram uma explosão num parque subterrâneo pq dum carro a GPL.
Espera-se que com mais que 18 anos não seja preciso partir a cabeça para perceber que doi mas pelo que se lê aqui há malta que só quando parte é que percebe.
Editado pela última vez por ElrOnD; 29 August 2009, 17:47.
Em Portugal circulam mais de 50.000 veículos a GPL.
Nas cidades os autocarros já têm vindo a Gás Natural.
50.000 veículos...
Segundo o eurostat em 2002, o parque automóvel nacional totalizava
cerca de 5,79 milhões de ligeiros de passageiros
Ora...50.000 em 5.79 milhões...menos de 1% do parque automóvel usa GPL. Talvez ajude a perceber o pq de não se investir em lugares para GPL.
Alguém tem conhecimento de alguma explosão, algum incêndio? Vitímas?
Autocarros com 100 pessoas lá dentro? Alguma coisa?
A quem é anti-GPL recomendo que dê uma volta por casa e deite fora tudo que seja aquecedor, esquentador, fogão a gás, etc.
Eu não sou anti-GPL...bem pelo contrário até devo por o meu carro a GPL num futuro próximo. Mais uma vez comparar um sistema de GPL com o sistema de gás usado nas casas...achas que existe alguma coisa em comum a nível da engenharia por detrás alem de ambos usarem gás?
Um é para aplicar num veículo, com tudo o que isso implica.
O outro é para aplicar em construções civis.
Achas que há sequer um termo de comparação?
O GPL é tão seguro como usar gasolina ou gasoleo ou até hidrogénio desde que se sigam as regras. Mas isto é em tudo. Agora vir defender que por carros a GPL em parques subterrâneos é seguro é como defender que abastacer com o carro ligado também é seguro.
Funny enough ainda há quem abasteça com o carro ligado e até a falar ao telemovel.
Segundo o eurostat em 2002, o parque automóvel nacional totalizava
cerca de 5,79 milhões de ligeiros de passageiros
Ora...50.000 em 5.79 milhões...menos de 1% do parque automóvel usa GPL. Talvez ajude a perceber o pq de não se investir em lugares para GPL.
Eu não sou anti-GPL...bem pelo contrário até devo por o meu carro a GPL num futuro próximo. Mais uma vez comparar um sistema de GPL com o sistema de gás usado nas casas...achas que existe alguma coisa em comum a nível da engenharia por detrás alem de ambos usarem gás?
Um é para aplicar num veículo, com tudo o que isso implica.
O outro é para aplicar em construções civis.
Achas que há sequer um termo de comparação?
O GPL é tão seguro como usar gasolina ou gasoleo ou até hidrogénio desde que se sigam as regras. Mas isto é em tudo. Agora vir defender que por carros a GPL em parques subterrâneos é seguro é como defender que abastacer com o carro ligado também é seguro.
Funny enough ainda há quem abasteça com o carro ligado e até a falar ao telemovel.
Quantas vezes é que instalações defeituosas em casas já chegaram às notícias e com vítimas mortais? Infelizmente é "mato". E quantas vezes é que ouviram a notícia "Carro a GPL explode na AE, vitimando os 4 ocupantes."?
b) dos que têm, muitos pensam como tu e nem dístico usam quanto mais respeitar sinalizações
Eu não penso assim, nem nunca passei tal mensagem.
A minha viatura levou um dístico autocolante normal na traseira, no próprio dia em que saiu do instalador. Está lá e de lá nunca saiu. Testemunhas são todos os membros que participam com regularidade nos encontros AHO Coimbra, e também os que foram ao TrackDay no Estoril:
No entanto possuo dois magnéticos colados no frigorifico - também ele funciona a gás
Quanto ao resto do teu post, apenas te aconselho a participar numa qualquer reunião da ANIC-GPL. Não é que eu queria nem tenha preocupação em tal, mas pode ser que mudes a tua opinião...
Segundo o eurostat em 2002, o parque automóvel nacional totalizava
cerca de 5,79 milhões de ligeiros de passageiros
Ora...50.000 em 5.79 milhões...menos de 1% do parque automóvel usa GPL. Talvez ajude a perceber o pq de não se investir em lugares para GPL.
Eu não sou anti-GPL...bem pelo contrário até devo por o meu carro a GPL num futuro próximo. Mais uma vez comparar um sistema de GPL com o sistema de gás usado nas casas...achas que existe alguma coisa em comum a nível da engenharia por detrás alem de ambos usarem gás?
Um é para aplicar num veículo, com tudo o que isso implica.
O outro é para aplicar em construções civis.
Achas que há sequer um termo de comparação?
O GPL é tão seguro como usar gasolina ou gasoleo ou até hidrogénio desde que se sigam as regras. Mas isto é em tudo. Agora vir defender que por carros a GPL em parques subterrâneos é seguro é como defender que abastacer com o carro ligado também é seguro.
Funny enough ainda há quem abasteça com o carro ligado e até a falar ao telemovel.
Eu não defendi que se deve por carros a GPL em parques subterrâneos.
Tenho posto em exteriores, se não tiver outra hipótese coloco.
O que disse é que lá fora não existe nenhum stress com isso.
Interessa aos glutões mandarem cá para fora mitos e boatos anti-GPL para não lhes diminuir a mama.
As únicas desvantagens que encontro no GPL no meu caso são:
- Não existem tantas bombas de GPL como de gasolina;
- O abastecimento é mais demorado e não é "uma senhora de unhas" que o faz;
- 20.000 em 20.000 tenho que comprar um filtro... ainda não fiz 20.000.
Num carro a GPL dentro de um estacionamento não se pode passar mais nada de diferente que num outro carro qualquer.
Disse e expliquei que isto é errado.
Depois veio o TSport a dizer que até ficava mais barato ter ventilação para GPL. Mais uma vez é errado e expliquei o porquê de quem de direito não investir nisso aquando da projecção dos parques.
La fora é exactamente como cá excepto pelo dístico e pelos parques. Ambos devem estar relacionados visto que o dístico deverá servir para detectar carros que por engano ou distracção entraram em parques.
Aqui pelo meio ainda levei com -11 pontos de rep que ainda estou à espera que um moderador me explique o porquê dado que o comentário a essa rep foi "..." e ainda não vi onde é que disse alguma coisa que não correspondesse à verdade.
Sobre o GPL em si, só ainda não tenho no meu carro porque ainda não acabei de juntar os 1600€ e não me quero meter em empréstimos
Desde já grato pela participação no forum, pelos esclarecimentos e até por este pequena gerra pro-contra GPL!
Contudo não gostaria de fazer disto uma guerra! Seja como for não será por isso que colocarei ou não o carro a GPL. Conheço bem os prós e contras e quem use carro a GPL e como tal não tenho qualquer problema com o GPL, nem com os tó colantes, nem com nada!
Aproveito para dizer o que ralmente importa e que tem a haver com o título do tópico. Fui ver o Alfa ontem e gostei bastante do que vi.
É importado, tem 151000km e está absolutamente impecável, quer a nivel de interiores como exteriores! Mesmo muito bom para os km que tem...onde se nota mais desgaste é no volante e na manete da caixa de velocidades.
Esperimentei o carro e gostei da condução, principalmente da pujança do animal. puxa muito mesmo, relativamente ao meu mini, devido aos 305nm de binário é um pequeno canhão...para quem não está habituado aos diesel. No compto geral gostei bastante. Bem equipado, bem estimado...interior estili desportivo e muito bonito.
Quase fiquei convencido a comprá-lo!
Só não se compara a condução e o estilo a um mini e isso de certa forma decepciona-me! Estou habituado a olhar para o meu carro e ficar babado (chamem-m,e sentimentalista) e sei que isso não vai acontecer com o alfa!
Se tivesse feito negócio logo ali não me arrependeria!
O problema é que não fiz e logo a seguir entre sábado e domingo, fiz mais de 300 km com o mini, entre curvas e contra curvas, entre velocidades proibitivas e ritmos calmos e pasme-se...gastei apenas 1/4 de depósito!!
comecei a fazer contas novamente, a pensar novamente no prazer que o acrro me dá e no gosto que tenho nele e neste momento estou completamente à nora outra vez, sem saber se faça ou não o negócio!
Ficaroa por troca por troca com um carro que é 1 ana e 8 meses mais recente, mais equipado e com mais potência e acima de tudo mais económico, mas também com um carro que tem 150000km e que daqui a uns tempos se me cansar dele ou quiser vender ninguém me dará nada por ele!
O mini, sei que é um carro que mesmo que não me dêem nada por ele eu não me importo...pois é o meu mini! É pena gastar tanta gasolina, apesar de em estrada até conseguir ser poupadinho!!
O alfa é importado e tem 150000km, não terei extrema dificuldade em vender daqui por um ano ou dois?
Opiniões sff!
A questão do Alfa é mesmo essa, como te disse ao início. Já tive um 147 e ainda tenho um Fiat e posso-te dizer que os carros destas marcas continuam a ser difíceis de vender.
Neste caso, ninguém vai pegar num Alfa com 150 mil km. Tens de pensar que é um carro para manter para o resto da vida.
O valor dos dois carro é semelhante, pelo facto do Alfa ter tantos km. O problema é que o Mini é muito mais fácil de vender.
A questão do Alfa é mesmo essa, como te disse ao início. Já tive um 147 e ainda tenho um Fiat e posso-te dizer que os carros destas marcas continuam a ser difíceis de vender.
Neste caso, ninguém vai pegar num Alfa com 150 mil km. Tens de pensar que é um carro para manter para o resto da vida.
O valor dos dois carro é semelhante, pelo facto do Alfa ter tantos km. O problema é que o Mini é muito mais fácil de vender.
Pois...isso é que me está a matar a cabeça!
O mini por 10000 ou por 8000€ acaba por haver quem compre, tenho medo é que o Alfa seja mesmo dificil de vender mesmo por 7500€!!
Será que não se vende um alfa com 200000k nem por 7500€? lol
Vender há-de vender-se sempre...mas por valores muito abaixo do valor comercial!
O mini por 10000 ou por 8000€ acaba por haver quem compre, tenho medo é que o Alfa seja mesmo dificil de vender mesmo por 7500€!!
Será que não se vende um alfa com 200000k nem por 7500€? lol
Vender há-de vender-se sempre...mas por valores muito abaixo do valor comercial!
eu acho que se vende, desde que seja sempre bem tratado a tempo e horas.vendes na boa
O alfa é importado e tem 150000km, não terei extrema dificuldade em vender daqui por um ano ou dois?
Ao venderes o Alfa dentro de dois anos e fizeres uma média de 25k km/ano, vais ter um 147 JTD importado com 200k km e 2 ou 3 donos (?).
Se o deres como retoma, não esperes receber mais que 4 ou 5 mil eur - possivelmente, até menos que isso.
Resta a venda a um particular...que também deve ser algo difícil...
Tenta ver se o carro foi pintado, se possui alguma óptica mais recente, pneus com desgaste anormal, etc - sinais de um possivel acidente.
Procura também por pontos de ferrugem - se encontrares, é mau sinal.
Sendo a tua decisão a troca pelo Alfa, e se esse exemplar estiver em boas condições, talvez não fosse má ideia ficares com ele durante mais alguns anos - isto claro, se não quiseres perder de forma rápida e cruel uma boa quantia de dinheiro
Ao venderes o Alfa dentro de dois anos e fizeres uma média de 25k km/ano, vais ter um 147 JTD importado com 200k km e 2 ou 3 donos (?).
Se o deres como retoma, não esperes receber mais que 4 ou 5 mil eur - possivelmente, até menos que isso.
Resta a venda a um particular...que também deve ser algo difícil...
Tenta ver se o carro foi pintado, se possui alguma óptica mais recente, pneus com desgaste anormal, etc - sinais de um possivel acidente.
Procura também por pontos de ferrugem - se encontrares, é mau sinal.
Sendo a tua decisão a troca pelo Alfa, e se esse exemplar estiver em boas condições, talvez não fosse má ideia ficares com ele durante mais alguns anos - isto claro, se não quiseres perder de forma rápida e cruel uma boa quantia de dinheiro
Eu andei com o carro e vi o carro todo! A pintura está impecável a todos os níveis, não tem ferrugem, tem tudo novo a nível de calços, discos, amortecedores. Revisão geral efectuada aos 145000km. Levou correia e tudo.
Não tenho grandes dúvidas de que esteja tudo ok com o carro!
É como disse...mesmo a nível de interiores está impecável...quase não havendo desgaste!!
Ninguém pega nos Alfas mas pelos vistos alguém vai pegando.
Tenham calma que a Alfa já não é o 33, ou seja, já não é comprada somente por apreciadores. Eles andam aí e vendem-se bem!
Cumprimentos.
A títuto de curiosidade estive a fazer uma coisa que não é de louvar, mas fiz! A bem da informação e dos bom negócio!
Estive a ligar para uns 5 ou 6 stands a colocar alguns cenários, a dizer que tinha um alfa 147 jtdm 140cv de 10/2003 , impecável com 190000km para dar à troca. Liguei para saber de possivel troca por vários modelos diferentes e para vários stands diferentes, como é lógico.
Consegui que me apontássem para valores sempre na ordem dos 9000/10000 tendo havido um que me apontou logo aos 11000€, mas era troca por um cooperS.
Resumindo, se pelo cooper a maioria dos stands me ofereceram o valor de 8000/9000€ à troca, alguns nem isso ofereceram, e disseram logo que não queriam o carro porque não tinha mercado facil blabla bla, para o alfa consegui valores que pouco diferentes são...mas apontei para um carro com 190000km!! Isto é, numa troca, mesmo daqui por um ano ou 2 é possivel que consiga sempre trocá-lo por valores mais altos que o cooper!
Digo eu não sei!
Mas para já disse ao Sr. do stand que ainda estava a pensar se trocava o cooper pelo alfa ou não...
Os alfas parece que até não andam assim tão mal cotados!!
Se fores pesquisar pr exemplo ao Standvirtual, vês que estão estupidamente caros, assim como são aos pontapés os 147.
O que é certo é que o estigma da má fiabilidade perdura, e isso é sempre complicado de ultrapassar.
Depende do que consideras aos pontapés!
Há certamente menos à venda que méganes golfs e assim e são normalmente mais bem equipados que estes!
Claro que devido ao estigma alfa romeo há também muito menos interessados nestes carros!
P. ex, eu percebi que o tipo do stand só pondera fazer troca pelo meu carro porque já tem lá o Alfa JTD há 10 meses e ainda ninguém lho levou...prefere ter um carro novo mesmo podendo não fazer grande dinheiro nele que continuar com o carro lá!
Aquilo onde é o stand é uma aldeola no meio de montes o que não ajuda à venda...e um cooper sempre chama mais a atenção...até da juventude lá da zona...foi o que me deu a entender! Ele já está farto de ter lá o alfa...tanto que até é ele que vai andando com esse carro de vez em quando, ele tinha-o mais caro ainda...mas como não apareciam compradores foi baixando!!
Se fores pesquisar pr exemplo ao Standvirtual, vês que estão estupidamente caros, assim como são aos pontapés os 147.
O que é certo é que o estigma da má fiabilidade perdura, e isso é sempre complicado de ultrapassar.
Para mim estupidamente caro é um Golf .
Ainda há muitas pessoas a não comprarem devido ao "diz que disse" da fiabilidade mas actualmente devem ser a minoria pois os carros da Alfa cada vez mais vendem-se melhor.
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