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    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Mas tiveste que gastar uns euritos nele, ora explica lá aqui ao pessoal...

    Em termos de despesas, tive o seguinte:

    - Revisão, que compreendeu velas, óleo e respectivo elemento filtrante;

    - Bateria nova;

    - Transferência de propriedade;

    - Seguro.


    Só aqui gastei outros tantos 400 € mas são despesas necessárias, nomeadamente os últimos dois pontos.


    Despesas que tive em reparações:

    - Conjunto de elevadores dos vidros das portas de trás, 52 €.


    Recentemente, descobri que tenho uma fuga de gasolina junto do filtro desta, já na zona do compartimento do motor. Implicará a substituição do filtro e dois tubos (ressequidos). Deveu-se a usar o depósito até ao fim, o que causou entupimento no filtro. Ou seja, deverei retirar e limpar o depósito.


    As reparações são feitas por mim, logo, não tenho despesas com mão de obra. Mas o Super5 é "básico"...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por carregalhe
      Boa noite! Estou interessado em comprar uma charanga o mais barata possível.

      Tenho um tecto máximo de 350 euros para gastar, o que já dá para umas trotinetes engraçadas.

      Uma nota: quem vier já com a conversa da segurança e do "poupar para comprar" na ponta da língua pode esquecê-lo. Estou a par disso, e este carro é só mesmo para os primeiros tempos.

      Estou-me a focar em Fiat Uno e Renault Super 5. O ideal era um Clio 1.2, mas pelo preço...difícil.

      Já nem me importo com um tejadilho cujo verniz esteja a descascar, uns riscos, algumas amolgadelas...pelo preço, enfim. Só quero um
      carro capaz mecanicamente e com um interior aceitavelmente estimado.

      Obviamente, aceito sugestões, e espero que este tópico gere uma discussão saudável. Por qual, dos que referi para já, optavam?

      Quanto consomem, em média, os Unos 60 SL e 45s, e os Super 5 TL e GTR?

      Obrigado!
      O que tu procuras tem um nome: Clio 1.1 RL de 90/91.

      É de guerra e muito barato, mas mete-lhe mais 150€ no orçamento para encontrares um jeitosinho.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
        O que tu procuras tem um nome: Clio 1.1 RL de 90/91.

        É de guerra e muito barato, mas mete-lhe mais 150€ no orçamento para encontrares um jeitosinho.

        Uma amiga minha tem um, é um carro bastante jeitoso até
        , para o preço

        Comentário


          #34
          Já passei por essa escolha á anos lol quando também era um jovem, no entanto actualmente a minha opinião é a seguinte :

          A minha primeira escolha seria um Uno não sei porquê mas tenho um gosto por aquele carro só que encontrar um sem marcas de arrombamento de portas ou pior sem corrosão deve ser complicado aqueles carros quando começam a apodrecer já não pára.

          O Ax (foi o que comprei em 98 e ainda o tenho) é um carrinho em KIT tipo IKEA tudo se desmonta e remonta facilmente, peças super baratas novas e um vasto mercado de peças usadas, conselho vai para um de 2ª geração caso contrário vais andar com um tablier partido, é de carroçaria frágil mas não tem problemas de corrosão e muito confortável.

          Penso que aqui o compromisso seria um 205 GR ou Júnior, mais confortável e robusto que o Uno e com as virtudes mecânicas do AX continuando a ser um carro em que podes brincar aos mecânicos facilmente, esta para mim seria a opção em detrimento do R5 mas é apenas por uma questão de gosto pois reconheço que o R5 foi um bom carro e já aqui disseram tudo sobre ele.

          Para o fim deixava o Corsa A não trava mas abranda e gasta mais, mas continua a ser fiável mas gastador.

          Os fiestas CL/CLX de 89/90 são porreiritos esteticamente mas penso que andam pouco mas a robustez está presente.

          Mas isto é falar aqui, são carros com muitos anos e km e podes encontrar um Uno em mint condition e um R5 destruído olha o que encontrares em melhr estado fica com ele porque na segunda volta já pode ser tarde.

          Comentário


            #35
            Perto do mar estes carros têm mais dificuldades de chapa, mas venderam-se tanto que existem ainda muitas unidades no interior de Portugal em bom estado, algumas sempre em garagem e sempre do mesmo dono.

            Comentário


              #36
              Para primeiro carro um 45s é óptimo: podes andar a puxar por ele e gasta sempre pouco. Se tiver problemas mecânicos costumam ser baratos de resolver.

              Comentário


                #37
                Falaram aí do Clio de 90/91.

                Em tempos não tinhas um encaminhado, já para quando tirasses a carta, carregalhe?

                Julgo que seria preferível ao Uno. Um amigo meu teve um e aquilo era bastante inseguro. Travagens em piso molhado era assustador, mesmo a baixa velocidade!

                Comentário


                  #38
                  Se estiver em bom estado, incluíndo travagem equilibrada e pneus razoáveis é um carro muito honesto.

                  Comentário


                    #39
                    Ainda assim julgo que o Clio seria melhor opção, apesar de trazer apenas abrandadores e não travões.

                    Mas para o orçamento claro que o Uno seria uma boa opção, até pela mecânica simples e baixa manutenção.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                      Falaram aí do Clio de 90/91.

                      Em tempos não tinhas um encaminhado, já para quando tirasses a carta, carregalhe?

                      Julgo que seria preferível ao Uno. Um amigo meu teve um e aquilo era bastante inseguro. Travagens em piso molhado era assustador, mesmo a baixa velocidade!
                      Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                      Ainda assim julgo que o Clio seria melhor opção, apesar de trazer apenas abrandadores e não travões.

                      Mas para o orçamento claro que o Uno seria uma boa opção, até pela mecânica simples e baixa manutenção.
                      EStes teus dois posts não te parecem um pouco contraditórios?

                      Comentário


                        #41
                        Só conheço o Uno do meu colega, foi o único em que andei (umas 3-4 vezes e à pendura). Uma das vezes estava a chover, ele simplesmente travou (iamos em paralelo) e foi contra o passeio. Sei que chegou a bater uma outra vez numa situação parecida. Mas estamos a falar de toquezinhos. Não sei se os travões e os pneus estavam bons.

                        Por outro lado estamos a falar de um carro de €350, com tudo o que isso acarreta. E a nível de mecânica julgo serem fiáveis. É só ter cuidado a conduzir

                        Comentário


                          #42
                          não se arranja um micra, starlet, corolla? os japoneses dão mais alguma confiança...
                          o ax 1.1 tem genica, gasta pouco e é fiavel, o mesmo também se pode dizer do uno

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                            Ainda assim julgo que o Clio seria melhor opção, apesar de trazer apenas abrandadores e não travões.

                            Mas para o orçamento claro que o Uno seria uma boa opção, até pela mecânica simples e baixa manutenção.
                            Tive um Clio 1.2. RT de 1991 e de travões era uma tragédia! O motor era o Energy 1.2 a carburador e gastava gasolina que só visto, além disso estragava facilmente o semi-eixo chumbando na inspecção, a peça nova custava, há mais de 10 anos, cerca de 180 contos - não me recordo com precisão.

                            Era (é) mais moderno, confortável e espaçoso em comparação a um Uno.

                            Mais tarde o meu cunhado comprou um Uno 60SL rigorosamente impecável e deu cabo dele, nunca avariou nada de importante, apenas uma borracha na mala foi substituída, foi para a sucata a andar... Conduzi esse Uno algumas vezes e fiquei impressionado com o arranque e aceleração.

                            A direcção ficou ligeiramente mais leve depois de lhe acrescentar WD40 no topo dos amortecedores - de modo a lubrificar o rolamento dos mesmos.

                            O volante de quatro raios era engraçado (desenho parecido aos dos Mercedes ) e o tablier muito 80's com aqueles comandos satélite e o cinzeiro portátil. Muito completos em instrumentação e com um relógio digital engraçado acima do espelho. Os tecidos dos bancos e forros das portas eram resistentes mas o forro do tejadilho apresentava manchas de ferrugem.

                            Para evitar ferrugem convém limpar muito bem a calha de escorrimento de águas (acumulação de folhas e lama) logo abaixo do para-brisas, mais de 90% dos condutores de Uno não o faziam e depois era a ferrugem a aparecer no piso...

                            Penso que os MKII tinham carroçaria galvanizada mas o Abarth pode confirmar isso melhor que eu.
                            Editado pela última vez por JorgeCorreia; 07 September 2009, 11:24.

                            Comentário


                              #44
                              Olha, não tenho a certeza.
                              O Uno que tive mais tempo tinha 9 anos e ferrugem = 0
                              Outros Unos, um tem agora 17 anos e Ferrugem = 0

                              E estou juntinho ao mar.

                              Os únicos que vejo com ferrugem, é no litoral.

                              Se fores um pouco para o Interior, basta Braga, Guimarães, Paredes, Penafiel, Viseu...
                              não ganham.

                              Comentário


                                #45
                                Os Unos 60 com o 1116 Lampredi dão uma abada a tudo o que é carro até 1200, com as honrosas excepções do pelo pluma AX 1100 e mais tarde do Cinquecento Sport.

                                O FIRE 1000 carburado, também ele é muito competitivo (sem estar carregado).

                                Com a suspensão em condições e uns pneus mesmo bons, esses carros fazem maravilhas, não ficando mal em estradas mesmo sinuosas (de piso bom) com carros aparentemente mais poderosos.
                                Ao tempo que tive um FIRE 1000, conheci bem dois Clios 1100 RL e pelo amor de Deus... levam uma abada a andar e a travar.
                                10 Kms a travar forte com esses Clios e travões nas couves.

                                Este era muito valente:

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                  não se arranja um micra, starlet, corolla? os japoneses dão mais alguma confiança...
                                  o ax 1.1 tem genica, gasta pouco e é fiavel, o mesmo também se pode dizer do uno
                                  Para 350€ não se pode pedir o céu.
                                  Talvez a melhor opção seja mesmo arranjar um carro em bom estado mas com uma pancadita de chapa que lhe tire bastante valor.

                                  Nota: depois dos VW Carochas, carros de 3000 rpms, quando era pequenito, não conheço carro mais fiável e barato em caso de precisar de alguma coisa do que um Uno FIRE 1000.

                                  O Micra 1000 e o Starlet 1000 serão muito fiáveis também, mas caso precisem de algo é mais complicado e caro.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                                    Falaram aí do Clio de 90/91.

                                    Em tempos não tinhas um encaminhado, já para quando tirasses a carta, carregalhe?

                                    Julgo que seria preferível ao Uno. Um amigo meu teve um e aquilo era bastante inseguro. Travagens em piso molhado era assustador, mesmo a baixa velocidade!
                                    O velhote acabou por não o vender, ainda pega nele aos Domingos. Espero não me cruzar com ele, chiça...medo.

                                    É pena, porque o carro está impecável e só tem 77 000 kms.

                                    gtaabarth, os 60 SL têm o Lampredi, certo?

                                    Devo dizer que o negócio está em stand-by, para já, mas estou mesmo virado para os Unos.

                                    E, sinceramente...prefiro os pré-restyling. São mais old-school, andam mais e roncam mais também.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Se saíres um pouco dos carros óbvios para esse preço, deves conseguir arranjar carros mais interessantes (espaço, segurança, mecanica), igualmente económicos e fiáveis. Em todo o caso 350 é um valor ingrato. Na barreira dos 500 a oferta é bastante mais diversificada.

                                      R19, ZX, Pug 309, Escort, volvo 400, Tipo, etc..

                                      Comentário


                                        #49
                                        Off Topic: Também costumo conduzir um Lampredi, mas 1608, e gosto muito

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                          Se saíres um pouco dos carros óbvios para esse preço, deves conseguir arranjar carros mais interessantes (espaço, segurança, mecanica), igualmente económicos e fiáveis. Em todo o caso 350 é um valor ingrato. Na barreira dos 500 a oferta é bastante mais diversificada.

                                          R19, ZX, Pug 309, Escort, volvo 400, Tipo, etc..
                                          Oh, eu estive quase para comprar um 414 GSi por 350 euros. O problema é que...não é o tipo de carro de que preciso agora.

                                          Quero o mais simples, económico e pequeno possível.

                                          É um carrito para praticar, divertir-me e tudo o mais.

                                          Com 500 euros, se não fosse o que acabei de escrever, já começava a olhar para os ditos Rover, para um Delta I (são os meus preferidos) ou para um 33.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                                            Off Topic: Também costumo conduzir um Lampredi, mas 1608, e gosto muito
                                            Eh Eh isso são 110 cavalos Italianos.

                                            No entanto o "nervosísmo" e rapidez na subida de regime está lá no 1116, faz 7000 rpms.
                                            Editado pela última vez por gtabarth; 07 September 2009, 19:19.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                              E, sinceramente...prefiro os pré-restyling. São mais old-school, andam mais e roncam mais também.
                                              Pois são, e mais leves ~ 50 Kg que a versão equivalente do MK2.

                                              MK1 vs. MK2

                                              Vantagens:
                                              - Mais leves
                                              - Tablier mais simples garantindo ainda mais espaço, principalmente ao pendura.
                                              - Cinzeiro enorme e móvel.
                                              - Até 1986 relógio com cronómetro nas versões Super, SL, SX e turbo
                                              - Motor 1116 Lampredi anda mais do que 1108 FIRE

                                              Desvantagens:
                                              - Mala mais pequena
                                              - Motor 1116 Lampredi gasta mais do que 1108 FIRE.

                                              Discutível:
                                              - Estética
                                              - Padrões dos estofos
                                              - Comandos por salétites no MK1

                                              Quadrante Uno MK1 Super e SL:




                                              Relógio com cronómetro:

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Os Unos 60 com o 1116 Lampredi dão uma abada a tudo o que é carro até 1200, com as honrosas excepções do pelo pluma AX 1100 e mais tarde do Cinquecento Sport.

                                                O FIRE 1000 carburado, também ele é muito competitivo (sem estar carregado).

                                                Com a suspensão em condições e uns pneus mesmo bons, esses carros fazem maravilhas, não ficando mal em estradas mesmo sinuosas (de piso bom) com carros aparentemente mais poderosos.
                                                Ao tempo que tive um FIRE 1000, conheci bem dois Clios 1100 RL e pelo amor de Deus... levam uma abada a andar e a travar.
                                                10 Kms a travar forte com esses Clios e travões nas couves.

                                                Este era muito valente:
                                                A tua história fez-me lembrar uma outra, de um amigo meu - o Rui.

                                                O Rui tinha um Fiat Panda 750 verde pistácio - daqueles com bancos tipo cadeira de praia - e juro que fazia uma condução impossível naquela pandeireta, chegava a usar o pé esquerdo para travar!

                                                Nunca mais me esqueço num Sábado à noite a virmos da Pacha de Ofir, completamente colados a um Cherokee nas curvas da nacional que dá para Barcelos. Os tipos do Jeep mais tarde abrandaram e ao ultrapassarmos até aplaudiam e riam-se como uns perdidos.

                                                Dizia o Rui que o Panda tinha o cames de um Uno 45!
                                                Editado pela última vez por JorgeCorreia; 07 September 2009, 19:28.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  AÇO!

                                                  Definitivamente, prefiro os mk1.

                                                  O Uno com o 1116 é carro para fazer 0-100 km/h em quanto, 13s?

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    AÇO!

                                                    Definitivamente, prefiro os mk1.

                                                    O Uno com o 1116 é carro para fazer 0-100 km/h em quanto, 13s?
                                                    Não tenho teste disponível, mas lembro-me nomeadamente na L'Automobile:

                                                    - 13,0 seg 0-100
                                                    - 163 Km/h Reais em plano (Deve ser quando vai a perto de 180 e 7000 rpms em 4ª no mentiroso ponteiro).

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                      AÇO!

                                                      Definitivamente, prefiro os mk1.

                                                      O Uno com o 1116 é carro para fazer 0-100 km/h em quanto, 13s?
                                                      O 128 Sport Coupe 1100 anunciava cerca de 15", o Uno tenho ideia que ficava nos valores dados pelo Abarth - mais segundo, menos segundo.

                                                      Só o AX 1.1 ultrapassava ao largo a concorrência - salvo erro fazia 11" dos 0 aos 100.

                                                      Esse Uno (com motor do 128) tinha um arranque rápido graças a uma primeira curta. Vi um na Internet - em Portugal - por 500€, e em bom estado, não sei se é actual:

                                                      Fiat - Uno 60SL - 1989 (? 500,00) - Vila Nova de Gaia - Carros

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Bem despachado, sim senhor! E como são carros ligeiros, mal insonorizados, etc etc, deve passar a sensação de puxar mesmo bem.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          o chaço que eu escolhia para andar seria sempre uma 205 XAD, carro de guerra! e elas já andam por essa ordem de valores é só procurar...à 2 ou 3 anos atrás arranjei uma para a "maria" por 200 contos e ainda rola, só meter gasóleo. Aquele 1.8D faz milagres, gasta 5 litros e anda que se farta...
                                                          Editado pela última vez por dreamer; 07 September 2009, 23:12.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                            Bem despachado, sim senhor! E como são carros ligeiros, mal insonorizados, etc etc, deve passar a sensação de puxar mesmo bem.
                                                            Olha que o Uno, se estiver com o sistema de escape e sobretudo com o colector de escape em bom estado, é bastante silencioso. Claro que ao puxar por ele faz logo o ronco italiano típico dos Fiat...

                                                            Até o Rui Unas num Nissan 350Z levou baile de um Uno 60 SX...

                                                            YouTube - Rui Unas no picanço - Nissan 350-Z vs Fiat Uno

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                                                              o chaço que eu escolhia para andar seria sempre uma 205 XAD, carro de guerra! e elas já andam por essa ordem de valores é só procurar...à 2 ou 3 anos atrás arranjei uma para a "maria" por 200 contos e ainda rola, só meter gasolio. Aquele 1.8D faz milagres, gasta 5 litros e anda que se farta...
                                                              Muito bom também! Andei numa Xad algumas vezes - como passageiro - e era um carro muito agradável mas o preço é com certeza superior a um Uno ou R5.

                                                              O Peugeot 205 GR 1100 era mais completo que os 205 1000 e andavam bastante bem, nada de quadrantes XPTO como no Uno (salvo erro era conta-quilómetros, gasolina, indicador da temperatura e relógio analógico) mas conforto típico dos franceses e espaço tinham.

                                                              P.S. Afinal os 205 GR nao tinham o indicador da temperatura do liquido de refrigeração, só um testemunho luminoso.

                                                              Editado pela última vez por JorgeCorreia; 07 September 2009, 20:13.

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