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    #31
    O meu pai ia delirar com isto!

    Ele adora mecânica automóvel!

    Motores nem se fala!

    Comentário


      #32
      Algúem pode definir e explicar como funciona um motor com CARTER SECO?

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Tó Zé

        Algúem pode definir e explicar como funciona um motor com CARTER SECO?
        Por acaso também não sei...[8)] parece-me um pouco estranho isso querer dizer que o motor não tem óleo[xx(]

        Senhores especialistas, pronunciem-se!

        Comentário


          #34
          Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.

          Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.

          As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.

          Comentário


            #35
            Não era o Mercedes 300sl que tinha carter seco??

            Comentário


              #36
              Excelente tópico, que em tudo enriquece o fórum. Parabéns ;)

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por M3

                Excelente tópico, que em tudo enriquece o fórum. Parabéns ;)
                Alguém tem imagens ou animações sobre o funcionamento de um carburador?

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Afcivic

                  aqui vão tipos de motores
                  boxer

                  4 cilindros em linha

                  v6

                  Não se arranja de motores de 3 e 5 cilindros?

                  Comentário


                    #39
                    Aqui uma página muito completa com os vários tipos de carburadores:

                    http://tamarugo.cec.uchile.cl/~rorom...U/carburad.htm

                    outro:

                    http://www.todomotores.cl/mecanica/r...carburador.htm

                    Cumps, e volto a pedir ao pessoal pra contribuir...vá lá não sejam pregiçosos, eu sei que têem por aí várias imagens,animações, etc, sobre diversas àreas da mecânica, partilhem lá isso[8D]

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior


                      Ainda hoje uma amiga minha dizia que não percebia como é que um motor funcionava, tenho que manda-la cá vir:D
                      Por acaso ando para tirar um serão para explicar a constituição, componentes e o funcionamento de um motor (os de 2 e 4 tempos, etc) à minha namorada.
                      Só preciso de aprender melhor o funcionamento diesel, do qual só tenho umas noções muiiiitooooo vagas, designadamente ao nível da injecção e detonação por compressão.

                      EDIT: Por falar nisto lembrei-me que tirei do emule uns vídeos com animações sobre o funcionamento do motor, um víedo com o funcionamento do ESp... ESPECTACULAR. Foi um estudante de engenharia que disponibilizou-os (O link ou está neste forum ou no da mula)

                      Comentário


                        #41
                        Ninguém arranja umas animações com o funcionamento de amortecedores?

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                          Cárter seco é um design em que o óleo do motor, ao contrário do carter húmido, é armazenado num reservatório externo. Obriga a que existam duas bombas de óleo (uma para enviar o óleo ao motor e outra para o retorno) ao contrário do sistema de cárter húmido.

                          Vantagens do cárter seco: mais potência disponível na cambota (que deixa de estar encharcada em óleo, apenas é lubrificada pelo mínimo exigível), inexistência de baixas de nível por curvas, acelerações ou travagens bruscas e permite um cárter mais pequeno, podendo aproveitar-se esse facto para baixar o centro de gravidade do motor pela sua colocação mais baixa.

                          As desvantagens são o custo, o peso e a maior complexidade do sistema.
                          O motor da minha moto 4 é assim. A mota em questão é uma Polaris Scrambler 500.

                          Quando tiver tempo e me lembrar tiro uma foto ao motor e coloco aqui para puderem ver, é exactamente o que o Rui Cruz disse!

                          Comentário


                            #43
                            Bem já ando em foruns à algum tempo!

                            E sem dúvida este é o post ou dos posts que mais curti de ver até hoje!

                            Parabéns pela iniciativa Carlos Junior ;)

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por BLOOD_WARRIOR

                              Bem já ando em foruns à algum tempo!

                              E sem dúvida este é o post ou dos posts que mais curti de ver até hoje!

                              Parabéns pela iniciativa Carlos Junior ;)
                              obrigado a todos;)

                              Eu vou me ausentar por uns tempos, ainda não sei quando voltarei, mas peço vos que continuem este tópico, para todos os que, como eu, gostam de perceber como é que os automóveis/motos e outras máquinas funcionam...ou não fosse eu, se Deus quiser, um futuro engenheiro mecânico.

                              Sei que não é sempre que há material disponível para colocarem aqui, por isso também era bom que de vez em quando alguém fizesse "up" no tópico (basta colocarem uma resposta ou mesmo alterarem nem que seja um ponto final numa resposta que já tenham colocado), para ele não ser esquecido...

                              Mais uma vez, muito obrigado a todos!

                              cumps;)

                              Comentário


                                #45
                                excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
                                qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?

                                Comentário


                                  #46
                                  Ainda antes de eu ir:



                                  Eu sei que já postei imagens deste sistema da citroen antes, mas sou mesmo fascinado por ele

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por JPR

                                    citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior


                                    Ainda hoje uma amiga minha dizia que não percebia como é que um motor funcionava, tenho que manda-la cá vir:D
                                    Por acaso ando para tirar um serão para explicar a constituição, componentes e o funcionamento de um motor (os de 2 e 4 tempos, etc) à minha namorada.
                                    Só preciso de aprender melhor o funcionamento diesel, do qual só tenho umas noções muiiiitooooo vagas, designadamente ao nível da injecção e detonação por compressão.

                                    EDIT: Por falar nisto lembrei-me que tirei do emule uns vídeos com animações sobre o funcionamento do motor, um víedo com o funcionamento do ESp... ESPECTACULAR. Foi um estudante de engenharia que disponibilizou-os (O link ou está neste forum ou no da mula)
                                    Uma ajudinha sobre o funcionamento do motor diesel:
                                    http://auto.howstuffworks.com/diesel.htm

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                      excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
                                      qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
                                      Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
                                      Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)

                                      Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)

                                      http://video.howstuffworks.com/hsw/p...htm?v=chainsaw

                                      mais outro site, tem uma animação muito interessante, mas eu não sei copia-las e por aqui[8)] alguém que o faça sff...

                                      http://library.thinkquest.org/C00601...motor.php3?v=2

                                      Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...



                                      ;)

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                        Ninguém arranja umas animações com o funcionamento de amortecedores?
                                        Não são animações, mas já devem ajudar...

                                        [img]uploaded/Carlos_Junior/20066133847_car-suspension-8.gif [/img]

                                        [img]uploaded/Carlos_Junior/20066133950_car-suspension-11.gif [/img]

                                        Se quiseres +, não te esqueças que o
                                        http://www.howstuffworks.com/ é nosso amigo


                                        14 páginas de informação pra ti;)
                                        http://auto.howstuffworks.com/car-suspension.htm

                                        Comentário


                                          #50
                                          Ja agora o meu contributo....[:I]

                                          bugatti-veyron-w16





                                          Ja agora um esquema de motores com turbo




                                          Um abraço

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                                            citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                            excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
                                            qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
                                            Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
                                            Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)

                                            Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)

                                            http://video.howstuffworks.com/hsw/p...htm?v=chainsaw

                                            mais outro site, tem uma animação muito interessante, mas eu não sei copia-las e por aqui[8)] alguém que o faça sff...

                                            http://library.thinkquest.org/C00601...motor.php3?v=2

                                            Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...



                                            ;)
                                            [^][^][^][^]
                                            muito obrigado, ta excelente

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                                              citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                              excelente topico, vou aproveitar para fazer uma pergunta que me atormenta ha uns tempos
                                              qual a diferença entre um motor a 2 tempos para um a 4? e ja agora quais os dois tempos do motor?
                                              Num motor de 4 tempos, esses tempos são: admissão, compressão, explosão e escape.
                                              Num motor a 2 tempos: admissão e explosão (acho eu...)

                                              Vê o vídeo que há aqui, explica muito bem (apesar de não dizer objectivamente qual o nome dos ciclos)

                                              http://video.howstuffworks.com/hsw/p...htm?v=chainsaw

                                              mais outro site, tem uma animação muito interessante, mas eu não sei copia-las e por aqui[8)] alguém que o faça sff...

                                              http://library.thinkquest.org/C00601...motor.php3?v=2

                                              Basicamente, a diferença entre os 2 tempos e 4 tempos, é que no 2 tempos não existem válvulas, o próprio pistão faz de válvula, havendo assim menos partes móveis...



                                              ;)
                                              Existem sempre os 4 tempos. Admissão, Compressão, Explosão e Escape. Seja num 2 tempos seja num 4 tempos. A diferença é que o 2 tempos faz 2 tempos ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto faz a admissão (normalmente ao cartér através de lamemlas, não tem válvulas é o próprio êmbolo que abre e fecha este sistema de admissão) na parte superior do cilindro está-se a fazer a explosão. Quando o êmbolo desce empurra a mistura que está no cartér para a câmara de combustão, fazendo deste modo a compressão. A mistura gasosa ar+combustível ao entrar na câmara de combustão empurra com os gases de escape para fora do motor, formando o tempo Escape.

                                              Comentário


                                                #53
                                                bugatti veyron? a churrasqueira ambulante?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  VALVETRONIC (BMW), controla o tempo de abertura e elevação das válvulas de entrada infinitamente em função da posição do acelerador.







                                                  Info detalhada:
                                                  http://www.bmwworld.com/technology/valvetronic.htm

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Excelente demonstra~ção do valvetronic. Não conhecia!

                                                    E sobre o "Vanos" da Saab, não há nada?

                                                    Comentário


                                                      #56

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Excelente tópico!!! [^][^]

                                                        Já agora um video sobre o VTEC da Honda.

                                                        http://video.google.com/videoplay?do...85704295465821

                                                        Funcionamento básico da caixa DSG da VAG:

                                                        http://video.google.com/videoplay?do...25298632550424

                                                        Diferencial Torsen:

                                                        http://video.google.com/videoplay?do...21529719316757


                                                        Video de um Bench feito ao motor F1 da Renault (já por aqui andou):

                                                        http://video.google.com/videoplay?do...39630149644203

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                          Essa dos pistões ovais não é da Honda mas sim da Dodge com os motores HEMI (ou seja, hemisféricos).

                                                          Quanto ao tópico, está um espetáculo!
                                                          Penso não estar enganado, é questão de se confirmar no site How Stuff Works, mas os motores Hemi tinham pistões de secção circular, as cabeças dos cilindros é que eram hemisféricas. Cumps.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            e sobre os sistemas de suspensões, alguem tem algo?!
                                                            tipo o MacPherson, Multilink, semi-rigid com barra de torção

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por rc

                                                              e sobre os sistemas de suspensões, alguem tem algo?!
                                                              tipo o MacPherson, Multilink, semi-rigid com barra de torção
                                                              http://www.chris-longhurst.com/carbi...ion_bible.html

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