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Peugeot 508 (Concept 5, Berlina e SW)
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Não está nada de especial, apenas não desilude.. E felizmente que a Peugeot não foi uma que tentou fazer dos seus modelos as naves espaciais para o próximo Star Trek.. Só por aí leva mais uns pontinhos..Editado pela última vez por JRodrigues; 12 July 2010, 12:28.
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É bonito, tanto o sedan como a carrinha (que volta a manter um certo "ar e pose" que todas as carrinhas 40x/50x têm sempre). A nota positiva é o facto de, finalmente, ter-se desligado da versão derretida/aumentada do desenho do 206, e de um afastamento de trambolhos como o 3008. Ficaram bastante elegantes.
O lado menos bom é que eu esperava bastante mais depois do SR1. Vendo bem as coisas, este novo 508, traz uma nova frente, mas pouco mais acrescenta. De lado, o sedan poderia muito bem ser um Toyota Avensis. E até mesmo na dianteira, embora diferente há algumas pequenas soluções que são exactamente as mesmas das do antecessor 407 - nomeadamente na junção pára-choques/guarda-lamas, nos faróis de nevoeiro, posicionamento dos faróis (principais), etc...
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Os farolins da SW deveriam ter sido mais trabalhados. As soluções que alguns shops mostravam (por exemplo, este) sempre afastavam este resultado final onde a traseira faz lembrar imediatamente a Mondeo SW!
Concordo que a lateral faz lembrar o Avensis, muito devido ao tipo de puxadores e ao vinco/ombro superior!
Acho que a traseira do sedan acaba por ser o melhor elemento, pois a frente, não assustando, também não é nada por aí além. Os faróis são uma simples derivação mais horizontalizada dos já utilizados no 3008/5008.
Os primos da Citroën continuam a ter um produto mais bem conseguido esteticamente
É uma pena que ainda não tenha o ADN do design pós BB1/SR1, nota-se perfeitamente que o desenho é da época anterior, continua a ser um Peugeot "perdido". Menos que o 3008 é certo, mas ainda com uma boa dose de indefinição entre elementos anteriores e procura de novos.
O interior cheira-me que vai ser um excelente local para estar. Todos os PSA recentes têm saído com interiores soberbos nas respectivas categorias.
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Face ao anterior 407 nota-se uma clara melhoria no design. O anterior era deselegante e nada consensual. Já este é claramente uma viragem no design Peugeot sem romper completamente com as últimas criações. Não gosto da solução encontrada para a traseira da carrinha. Ao contrário de algumas rivais não consegue disfarçar as dimensões. Para mim na traseira cai no mesmo erro da Insignia por causa do grande portão da bagageira e a integração dos faróis. Embora a solução encontrada para os farolins seja diferente, em ambas falha. Nesta última parece que lhe falta algo.
Apesar das melhorias, acho o C5 mais bem conseguido. No interior espero que siga as últimas criações do grupo PSA porque têm sido muito bem conseguidos.
Temo que venha a gostar mais da berlina do que da SW, ao contrário do costume.
Em suma ficou elegante, embora esperasse um pouco mais.
Aguardo por mais fotos e detalhesEditado pela última vez por NMMSD; 12 July 2010, 15:37.
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Originalmente Colocado por Lotus Ver PostEssa barra cromada na traseira é a pièce de résistance de um autêntico cataclismo estético.
A linguagem estética do SR1 é muito interessante. A sua primeira declinação, contudo, é um desastre.
Gostei do interior.
E tenho de concordar, a barrinha cromada é desastrosa. É um daqueles pormenores q peca por estar lá... a fazer absolutamente nada
O interior está bom, no aspecto estético, mas depois de olhar para os 308/3008 não deixo de ficar com a sensação q a Peugeot conseguia fazer melhor.Editado pela última vez por Edge; 12 July 2010, 19:46.
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Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver PostEstá bonito...
O interior podia ser mais inspirado, parece o interior do laguna... não digo que é mau, mas a peugeot sabe fazer melhor.
EDIT: alguém que mude o nome do tópico....
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Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver PostOFICIAL:
Hão-de reparar que na maior parte dos sedans, a tampa da bagageira costuma ser feita em duas peças, facilitando a produção da mesma.
No geral, os designers disfarçam essa união das mais diversas formas, desde o aparecimento de uma secção para colocar a matricula, um elemento decorativo como uma barrinha cromada, ou então grupos ópticos e reflectores a toda a largura.
Porque será que colocaram a barrinha cromada acima dessa divisão?
Estranho...
É certo que o volume traseiro é alto, mas poderiam atenuar visualmente essa altura de tantas formas que esta que encontraram parece-me bastante amadora.
Como já li neste tópico, o 508, tal como o 407, fica perdido entre duas linguagens estilisticas, e o que parece é que a proposta original possa ter sofrido um "restyling" antes mesmo de sair para a rua, de modo a adequar-se ao que vem aí. E talvez por isso aconteçam estas peculiaridades visuais.
De resto não h´amuito a apontar.
É bom assistir ao retorno da elegância como ingrediente da linguagem visual da Peugeot, e apesar de este 508 não ser o seu melhor exemplo, é um claro avanço em relação à última década da mesma, desproporcionada, balofa, exagerada.
É tudo muito clean, sem rasgos de originalidade e até algo cliché, mas não existe desproporção, não há exagerados ou estranhos arcos de rodas, não existem superfícies ondulantes ou decorativismos bacocos (se não olharmos muito para a traseira). Consegue mesmo assim ser interessante, mas é claro, deixo um veridicto mais definitivo para quando o ver ao vivo, que isto das fotos oficiais dá sempre percepção distorcida.
A frente também é algo cliché, mas pelo menos mantiveram uma caracteristicas que considero fundamental na identidade de qualquer Peugeot, e que se tem mantido, mesmo nesta última década. Os grupos ópticos a tenderem para uma forma triangular.
Pormenor curioso, o lettering Peugeot a caracterizar a grelha.
Tudo bem, que grelhas do estilo Bocarra ainda são um elemento forte no estilo actual, mas, sendo parecida ou não com outra marca qualquer, consegue pelo menos estar em maior equilibrio com os restantes elementos e com o todo.
É o que mais se destaca no geral, o equilibrio. Nota-se um cuidado extra na noção de conjunto, numa proporção mais correcta entre as partes e o todo.
Ok, a traseira correu mal, mas temos de olhar para isto como um hibrido visual.
Gostei do progresso. Ainda falta limar muitas arestas, mas acho que nesta década poderemos assistir a um regresso onde elegância e Peugeot podem ser usadas confortavelmente na mesma frase.
Pede-se é que não haja mais "acidentes" como o que acontece na traseira do sedan.
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Esse volante deve ter vindo de Mladá Boleslav...
Quanto ao carro em si... será que ninguém tem olhos na cara para ver o novo Saab 9-5, e perceber que menos... é mais?
Aquela barra cromada está mesmo a pedir para ser arrancada, e betumados os buracos que ela lá deixar. Perfeitamente inútil e medonha, é poluição visual e peso...
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Concordo com a generalidade do que já foi dito. O carro está bonito e elegante, mas sem surpreender muito. Acho que a Peugeot poderia ter ido mais longe. Tem um corpo muito idêntico ao do Insignia, a roçar em alguns ângulos o balofo, e se tivesse umas linhas mais esguias, mais baixo, davam-lhe um ar mais dinâmico.
A traseira estraga um pouco o resto do conjunto , com uma forma algo estranha. Há ali alguns elementos de forma esquisita, pelo menos do que estamos habituados a ver, e aquela barra cromada na tampa da bagageira é horrivel naquele sitio. E como gosto bastante de cores escuras nos carros, isso faz com que essa barra se realce ainda mais
A carrinha ficou demasiado "soft", quando comparada com a 407SW, que era demasiado vanguardista nas suas linhas. Mas gosto dessa break assim.
Quanto ao interior, a primeira sensação que tive foi também a da parecença demasiada com o do Laguna, apesar de estar agradável e aparentar ter boa qualidade.
Vamos esperar para ver ao vivo e a cores.
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Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver PostVisto com atenção... MEDO. É o 3º stop envolvido por um friso cromado.
Aquela barrinha é para compensar o exagero de altura com que a traseira ficou, mas no geral está bonita.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostO que se passou aqui?
Hão-de reparar que na maior parte dos sedans, a tampa da bagageira costuma ser feita em duas peças, facilitando a produção da mesma.
No geral, os designers disfarçam essa união das mais diversas formas, desde o aparecimento de uma secção para colocar a matricula, um elemento decorativo como uma barrinha cromada, ou então grupos ópticos e reflectores a toda a largura.
Porque será que colocaram a barrinha cromada acima dessa divisão?
Estranho...
É certo que o volume traseiro é alto, mas poderiam atenuar visualmente essa altura de tantas formas que esta que encontraram parece-me bastante amadora.
Como já li neste tópico, o 508, tal como o 407, fica perdido entre duas linguagens estilisticas, e o que parece é que a proposta original possa ter sofrido um "restyling" antes mesmo de sair para a rua, de modo a adequar-se ao que vem aí. E talvez por isso aconteçam estas peculiaridades visuais.
De resto não h´amuito a apontar.
É bom assistir ao retorno da elegância como ingrediente da linguagem visual da Peugeot, e apesar de este 508 não ser o seu melhor exemplo, é um claro avanço em relação à última década da mesma, desproporcionada, balofa, exagerada.
É tudo muito clean, sem rasgos de originalidade e até algo cliché, mas não existe desproporção, não há exagerados ou estranhos arcos de rodas, não existem superfícies ondulantes ou decorativismos bacocos (se não olharmos muito para a traseira). Consegue mesmo assim ser interessante, mas é claro, deixo um veridicto mais definitivo para quando o ver ao vivo, que isto das fotos oficiais dá sempre percepção distorcida.
A frente também é algo cliché, mas pelo menos mantiveram uma caracteristicas que considero fundamental na identidade de qualquer Peugeot, e que se tem mantido, mesmo nesta última década. Os grupos ópticos a tenderem para uma forma triangular.
Pormenor curioso, o lettering Peugeot a caracterizar a grelha.
Tudo bem, que grelhas do estilo Bocarra ainda são um elemento forte no estilo actual, mas, sendo parecida ou não com outra marca qualquer, consegue pelo menos estar em maior equilibrio com os restantes elementos e com o todo.
É o que mais se destaca no geral, o equilibrio. Nota-se um cuidado extra na noção de conjunto, numa proporção mais correcta entre as partes e o todo.
Ok, a traseira correu mal, mas temos de olhar para isto como um hibrido visual.
Gostei do progresso. Ainda falta limar muitas arestas, mas acho que nesta década poderemos assistir a um regresso onde elegância e Peugeot podem ser usadas confortavelmente na mesma frase.
Pede-se é que não haja mais "acidentes" como o que acontece na traseira do sedan.
Mas falharam na execução final das ideias e, sobretudo, dos pormenores.
Agora que vejo a traseira do sedan, fiquei a pensar: «Apartir d'agora já ninguém pode acusar apenas o Laguna de bizarrice». É uma pena pois, apesar de não acrescentar nada de particularmene interessante à Peugeot, o perfil e a dianteira até resultam.
A carrinha, à medida que volto a olhar para as fotos, penso que a traseira poderia ter levado outro trabalho e poderia ter havido menos preguiça, não só na resolução do volume, como dos detalhes.
Já o tablier... Eu sei que a Peugeot não anda pródiga em conseguir uma identidade segura nos interiores (o desenho do do 207, não tem nada a ver com o do 308, que por sua vez, não tem nada a ver com o do 3008, que por sua vez, não tem nada a ver com este 508), mas não há nada no interior deste 508 que o identifique imediatamente como tal. Na verdade, como muitos já afirmaram, é um quase decalque do do Laguna que, por sua vez, já aplicou bem as lições tiradas da BMW.
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