Bom tópico!
Começo por dizer que a bitola de anúncios inicial não é a melhor, pois infelizmente não é um ponto de referência nos anúncios de venda de automóveis online.
Mas de facto existem inúmeros exageros no mercado.
Uma parte do exagero é completamente fictícia, pois pedir valores não significa que alguém os dê, ainda que possa passar essa mensagem de que o valor do carro é superior ao real.
Depois, para além de todos nós acharmos que o nosso carro está muito bom (e talvez melhor que os outros), há pessoas que dão preferência a coisas diferentes.
Uma pessoa pode valorizar os poucos km, enquanto outro não se importa de comprar um carro carregado de km e achar que esse é que é um negócio seguro.
Este último exemplo de comprador não aceita que um carro com poucos km valha muito mais que um com poucos.
Agarrando num exemplo que tenho na família, o S2000 de 1999 do meu pai tem 2x.000 km. Será que ele vale o mesmo que um carro com 200.000 km (daria menos de 20.000 km/ano)?
Eu acho que não, mas há quem ache que sim.
Depois temos outras questões como equipamento. Afinal os extras valem dinheiro ou não?
Bancos em pele, gps, sensores disto e daquilo não valem nada? Humm...
Quando eu tive o meu Accord à venda coloquei um preço que era pura e simplesmente o Accord mais barato do standvirtual ou qualquer anúncio online Português por 2.000 euros.
A isso acrescia o facto do carro estar imaculado.
Durante um ano, só recebi propostas de valores semelhantes ao que os stands dariam por ele (se calhar alguns eram mesmo comerciantes).
Eu fui sempre irredutível e preferia ficar com o carro do que vendê-lo abaixo daquele valor.
Num belo mês, apareceram-me 3 compradores interessados a sério no carro. Um queria vir do Porto a Lisboa ver o carro e fazer negócio, outro da zona centro, e acabei por vender o carro a um terceiro, que por acaso era de perto e foi o primeiro a ver o carro.
Todos eles estavam dispostos a pagar o valor que eu pedia, ao contrário de todos os outros que ao longo do ano só me faziam propostas sem interesse nenhum, e até ligavam diariamente a ver se por algum motivo o negócio tinha falhado.
O meu conselho quer para quem compra, quer para quem vende é ver os preços de mercado de uma forma exaustiva.
Eu tinha uma folha de excel actualizada diariamente com preços de A4 e 320d retirados do Standvirtual e do Ocasião, onde tinha preço/km/ano, etc.
Isto permitiu-me analisar rapidamente o que seria um valor bom ou justo a dar por estes carros, e a excluir os sobrevalorizados.
O facto é que comprei um carro a particular com todo o historial comprovado, km comprovados, com test-drive (etc) pelo preço que nos leilões de profissionais sugeriam como venda a stand. (Ir aos leilões fez parte do processo de estudo).
Resumindo, quer para comprar quer para vender é necessário fazer o trabalho de casa, não é só comprar ou vender por um determinado valor...
...só porque sim.
Quando eu vendi o Accord sabia que o comprador não comprava um carro igual pelo mesmo preço, logo quem me ofereceu menos do que isso estava a perder tempo.
Começo por dizer que a bitola de anúncios inicial não é a melhor, pois infelizmente não é um ponto de referência nos anúncios de venda de automóveis online.
Mas de facto existem inúmeros exageros no mercado.
Uma parte do exagero é completamente fictícia, pois pedir valores não significa que alguém os dê, ainda que possa passar essa mensagem de que o valor do carro é superior ao real.
Depois, para além de todos nós acharmos que o nosso carro está muito bom (e talvez melhor que os outros), há pessoas que dão preferência a coisas diferentes.
Uma pessoa pode valorizar os poucos km, enquanto outro não se importa de comprar um carro carregado de km e achar que esse é que é um negócio seguro.
Este último exemplo de comprador não aceita que um carro com poucos km valha muito mais que um com poucos.
Agarrando num exemplo que tenho na família, o S2000 de 1999 do meu pai tem 2x.000 km. Será que ele vale o mesmo que um carro com 200.000 km (daria menos de 20.000 km/ano)?
Eu acho que não, mas há quem ache que sim.
Depois temos outras questões como equipamento. Afinal os extras valem dinheiro ou não?
Bancos em pele, gps, sensores disto e daquilo não valem nada? Humm...
Quando eu tive o meu Accord à venda coloquei um preço que era pura e simplesmente o Accord mais barato do standvirtual ou qualquer anúncio online Português por 2.000 euros.
A isso acrescia o facto do carro estar imaculado.
Durante um ano, só recebi propostas de valores semelhantes ao que os stands dariam por ele (se calhar alguns eram mesmo comerciantes).
Eu fui sempre irredutível e preferia ficar com o carro do que vendê-lo abaixo daquele valor.
Num belo mês, apareceram-me 3 compradores interessados a sério no carro. Um queria vir do Porto a Lisboa ver o carro e fazer negócio, outro da zona centro, e acabei por vender o carro a um terceiro, que por acaso era de perto e foi o primeiro a ver o carro.
Todos eles estavam dispostos a pagar o valor que eu pedia, ao contrário de todos os outros que ao longo do ano só me faziam propostas sem interesse nenhum, e até ligavam diariamente a ver se por algum motivo o negócio tinha falhado.
O meu conselho quer para quem compra, quer para quem vende é ver os preços de mercado de uma forma exaustiva.
Eu tinha uma folha de excel actualizada diariamente com preços de A4 e 320d retirados do Standvirtual e do Ocasião, onde tinha preço/km/ano, etc.
Isto permitiu-me analisar rapidamente o que seria um valor bom ou justo a dar por estes carros, e a excluir os sobrevalorizados.
O facto é que comprei um carro a particular com todo o historial comprovado, km comprovados, com test-drive (etc) pelo preço que nos leilões de profissionais sugeriam como venda a stand. (Ir aos leilões fez parte do processo de estudo).
Resumindo, quer para comprar quer para vender é necessário fazer o trabalho de casa, não é só comprar ou vender por um determinado valor...
...só porque sim.
Quando eu vendi o Accord sabia que o comprador não comprava um carro igual pelo mesmo preço, logo quem me ofereceu menos do que isso estava a perder tempo.
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