Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eos 1.6 FSi 115cv vs Auris 1.4 D4D 90cv - Japuna com cv's escondidos ??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Creio que a conclusão deste tópico bem poderia ser que na prática se constata, mais uma vez que os cv dos turbo dieseis em relação aos ottos atmosféricos são mais disponiveis e acessiveis.

    Claro que se o otto atmosférico for conduzido como se não houvesse amanhã, as coisas se equilibram, mas como em estrada habitualmente não se conduz dessa forma, na prática os diesel parecem andar mais.

    É uma constatação que quase todos nós já fizemos, embora haja um conjunto de resistentes a esta realidade, normalmente pessoal com um pouco menos de experiência.

    Para terminar - Viva os ottos atmosféricos ! que são claramente o meu tipo de motores preferidos

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      É uma constatação que quase todos nós já fizemos, embora haja um conjunto de resistentes a esta realidade, normalmente pessoal com um pouco menos de experiência.
      Apesar de me considerar um condutor já com alguma experiência, por acaso, eu sou um desses resistentes
      Há um número variadíssimo de ottos atmosféricos que são grandes diabos na estrada, e não é um qualquer diesel turbinado que lhes consegue "fazer frente"...

      Comentário


        Conduzi Otto durante 6 anos, ando num Auris 1.4 D4D a 1 ano e meio. Dá-me gosto ter o turbo disponível, mas o que dá gozo, mesmo gozo, é ouvir o zagolina a gritar quando um gajo puxa por ele. Fosse a gasolina ao preço da água...

        Comentário


          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
          Apesar de me considerar um condutor já com alguma experiência, por acaso, eu sou um desses resistentes

          X2

          Comentário


            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            (...)Fosse a gasolina ao preço da água...
            Se fores abastecer na área de serviço de uma qualquer AE, até é

            Comentário


              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Creio que a conclusão deste tópico bem poderia ser que na prática se constata, mais uma vez que os cv dos turbo dieseis em relação aos ottos atmosféricos são mais disponiveis e acessiveis.

              Claro que se o otto atmosférico for conduzido como se não houvesse amanhã, as coisas se equilibram, mas como em estrada habitualmente não se conduz dessa forma, na prática os diesel parecem andar mais.

              É uma constatação que quase todos nós já fizemos, embora haja um conjunto de resistentes a esta realidade, normalmente pessoal com um pouco menos de experiência.

              Para terminar - Viva os ottos atmosféricos ! que são claramente o meu tipo de motores preferidos
              Nem depende tanto da experiência, depende mais dos carros com que vamos privando.

              Um bom Otto NA de média cilindrada costuma ser bastante disponível, assim como um bom diesel turbo, embora os poços de potência na maioria dos diesel abaixo da zona de disparo do turbo seja bastante irritante.

              Concordo contigo na parte dos diesel, ou pelo menos alguns parecerem andar mais, e a tónica vai para o parecerem, os kicks da ilusão e afins realmente induzem alguns em erros, depois na prática e na comparação lado a lado, se vão os mitos todos abaixo.

              Os diesel mesmo em relação ao ruído de funcionamento, e não falo em melodias, quando estão a ser espremidos, também são altamente irritantes, já um bom otto até se pode e deve desligar o rádio para o ouvir gritar

              Comentário


                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                Nem depende tanto da experiência, depende mais dos carros com que vamos privando.

                Um bom Otto NA de média cilindrada costuma ser bastante disponível, assim como um bom diesel turbo, embora os poços de potência na maioria dos diesel abaixo da zona de disparo do turbo seja bastante irritante.

                Concordo contigo na parte dos diesel, ou pelo menos alguns parecerem andar mais, e a tónica vai para o parecerem, os kicks da ilusão e afins realmente induzem alguns em erros, depois na prática e na comparação lado a lado, se vão os mitos todos abaixo.

                Os diesel mesmo em relação ao ruído de funcionamento, e não falo em melodias, quando estão a ser espremidos, também são altamente irritantes, já um bom otto até se pode e deve desligar o rádio para o ouvir gritar
                Now we're talking

                Comentário


                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Creio que a conclusão deste tópico bem poderia ser que na prática se constata, mais uma vez que os cv dos turbo dieseis em relação aos ottos atmosféricos são mais disponiveis e acessiveis.

                  Claro que se o otto atmosférico for conduzido como se não houvesse amanhã, as coisas se equilibram, mas como em estrada habitualmente não se conduz dessa forma, na prática os diesel parecem andar mais.

                  É uma constatação que quase todos nós já fizemos, embora haja um conjunto de resistentes a esta realidade, normalmente pessoal com um pouco menos de experiência.

                  Para terminar - Viva os ottos atmosféricos ! que são claramente o meu tipo de motores preferidos
                  Sem tirar nem por, concordo com tudo, inclusivé a parte do "Viva os ottos atmosféricos"

                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                  Um bom Otto NA de média cilindrada costuma ser bastante disponível, assim como um bom diesel turbo, embora os poços de potência na maioria dos diesel abaixo da zona de disparo do turbo seja bastante irritante.
                  O problema é que em países como o nosso, ou seja, de grande tradição em castigar fortemente a cilindrada os carros acabam por andar com ottos NA sub-motorizados e aí acaba-se por ter ottos muito pouco senão mesmo nada disponíveis. Ou seja para a generalidade das pessoas um otto 1.4 NA de 90cv parece sempre bem mais lento que um 1.4 diesel com os mesmos 90cv.

                  O caso do teu (? não sei se ainda o tens) Clio Wiliams é um caso muito aparte pois um motor 2.0 otto NA para um carrito leve como um Clio I é óbvio que acaba por ser bastante disponível. Não é preciso ser engenheiro para perceber isto


                  Agora veja-se este caso do Eos, 115cv para 1400 e tal kg não parece assim tão mau, mas o problema é que são extraídos de um mero 1.6 NA com apenas 155nm o que acaba por tornar o carro muito desagradável de conduzir, sobretudo em estrada pois quer em 5ª quer em 6ª o gajo só se mexe acima das 4000/4500rpm.

                  Claro que eu sei reduzir mas por exemplo se levar pessoas a bordo como o meu avô ou avó eles não vão achar grande piada a vão achar que estou a andar muito depressa só por ouvirem barulho.

                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                  Os diesel mesmo em relação ao ruído de funcionamento, e não falo em melodias, quando estão a ser espremidos, também são altamente irritantes, já um bom otto até se pode e deve desligar o rádio para o ouvir gritar
                  Não podia estar mais de acordo. Quando conduzo um diesel à lá otto NA, ou seja a rasgar, parece que oiço o motor a dizer:

                  Não faças isso que eu não feito desenhado para isto !!

                  E é verdade, sente-se o motor em esforço e que ele não feito para aquilo.


                  Já um bom motor otto até dá prazer ouvi-lo e até se deve desligar o rádio, coisa que eu faço

                  ..Ainda que não conduza ottos de mais de 1.6 nem de mais de 4 cilindros...
                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 19 April 2010, 11:59.

                  Comentário


                    De momento, quando me refiro a um Na otto de média cilindrada, falo em algo no mínimo com 1.8/2L...

                    E para a comparação ser justa, convém falar em motorizações com a mesma potência, mas montadas na mesma base...

                    Assim à cabeça surgiu logo o 206...
                    1.6 16v gasolina ou diesel tem os mesmos 110cv, embora o binário seja claramente superior no diesel...
                    O gasolina tem uma Vmáx mais elevada, e o diesel leva vantagem nas reprises, o otto leva a coroa nas acelerações.

                    E aqui surge a diferença no tal ruído (e as queixas dos passageiros), em caso de ultrapassagem o otto bem conduzido deve ir sempre uma mudança abaixo em relação ao diesel, porque este último reprisa muito mais rápido o gasolina tem de ser mais espremido ao nível das rotações, mas que não haja dúvidas, quando estão os dois a ser espremidos, o diesel faz-se ouvir e bem e se calhar com um ruído mais alto e desagradável!!!!

                    Em caso de viagem e mantendo velocidades de cruzeiros próximas dos limites, a minha experiência diz-me que o otto deverá ser mais silencioso, apenas no reprisar para ultrapassar o diesel tem vantagem ao nível do ruído...

                    Em termos de andamento, em carros com pesos semelhantes potências semelhantes, quem tem unhas faz a diferença...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                      Isso é tudo muito bonito... mas o que é certo é que nem a subir nem a descer o rapaz me passou.

                      A descer o Civic dá 210km/h em 4ª,altura em que corta...depois ainda tem a 5ª que a descer, continua...já em recta, valha-me Deus, é uma tristeza, dá 190km/h que de GPS bate certinho com o que a marca anuncia.

                      Não exageremos. São carrinhos modestos.

                      Estamos a falar de carros em que as marcas anunciam 170km/h para o Fiat e 177km/h para o Honda.

                      Quanto à parte do "muito" mais pesado...realmente 160kg é uma coisa doutro mundo


                      Hò Rui isto nem parece teu!!!!
                      Então em carros com motores pequenos e "fracos" como os nossos ter ou não ter duas pessoas com 80kg não faz diferenca??!!

                      Tou a ver que tenho que comprar um Honda!!!

                      Comentário


                        Só para deixar uma nota face ao binário do otto.

                        Já houve 2 users que referiram que são "apenas 155Nm" .

                        Claro que compreendo o porquê de dizerem "apenas", porque este valor, relativamente ao que se consegue com um qualquer motor TDiesel de baixa cilindrada hoje em dia, é bastante irrisório...

                        Mas se tomarmos como referências os valores de binário de motores Otto NA nas cilindradas entre 1.4 e 1.6, este valor é muito, muito bom!!

                        E só dizem que é "apenas" também devido ao peso do carro em que este motor está aplicado.
                        Se um motor destes, 1.600cc, 115cv e 155Nm fosse aplicado num qualquer carro há 10/15 anos atrás, esse carro seria, sem dúvida, muito espigadote

                        Por isso, o "apenas", é relativo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                          Hò Rui isto nem parece teu!!!!
                          Então em carros com motores pequenos e "fracos" como os nossos ter ou não ter duas pessoas com 80kg não faz diferenca??!!

                          Tou a ver que tenho que comprar um Honda!!!
                          Se souberes analisar bem a coisa percebes...

                          Não compres um Honda pah...ias ficar desiludido, é que ele dá o que a marca diz que dá, nem mais nem menos

                          A Honda é uma marca muito honesta.

                          Comentário


                            Os ottos atmosféricos são particularmente interessantes em carros com boa relação peso/potência. Nessas condições o maior ou menor binário é muito menos relevante.

                            Recordo particularmente a minha experiência num carro atmosférico 3.6 lts com 420 cv, 405 nm e 1.150 kg. Numa palavra - Alucinante

                            Comentário


                              Só agora é que li este tópico. Primeiro, não percebo como é que vocês têm tantos picanços. Em alguns anos de cartas e muitos carros, não me lembro de passar por essas situações.

                              Quanto às comparações entre otto e diesel, convém fazer a aproximação cronológica. Os motores a gasolina tiveram uma fase crítica, ali pelos anos 90. Por sua vez, esse altura corresponde ao boom tecnológico dos motores a gasóleo.

                              Começaram a ser sobrealimentados, o que trouxe mais potência, menos cilindrada e, consequentemente, melhores prestações e menores consumos. Os motores a gasolina ficaram estagnados e, ainda por cima, alguns sofreram restrições na potência por causa das emissões poluentes. A juntar a tudo isto, os carros ficaram mais pesados.

                              Tudo somado, os diesel mais recente, quando comparado com a maior parte dos zagolinas dos anos 90, é mais disponível e agradável de utilizar.

                              Se nos cingirmos aos dias de hoje, as coisas são bem diferentes. Os motores a gasolina sofreram o mesmo processo dos diesel e são, hoje, bem mais performantes e disponíveis. Garanto que nenhum diesel actual bate um otto sobrealimentado, seja qual for o nível de potência/cilindrada.

                              Ainda têm a vantagem de ser mais suaves, silenciosos e divertidos. O grande problema está nos consumos.

                              Resumindo, ao fazer comparações, convém saber enquadrar as coisas, para não se criar verdades que não são verdadeiras.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                Se souberes analisar bem a coisa percebes...

                                Não compres um Honda pah...ias ficar desiludido, é que ele dá o que a marca diz que dá, nem mais nem menos

                                A Honda é uma marca muito honesta.

                                Tens razão!!!
                                Eu cà gosto de marcas mentirosas!!!
                                Compro a pensar que dà 100, mas afinal da 200........isso è que è bom!!!
                                Factor surpresa..................

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  De momento, quando me refiro a um Na otto de média cilindrada, falo em algo no mínimo com 1.8/2L...
                                  Para mim média cilindrada também é, pelo menos, 4 cilindros e 2.0l de cc.

                                  E também concordo que alguns ottos, a velocidade contante mesmo que a 4000 ou 5000rpm, fazem-se ouvir pouco desde que sejam silenciosos e o carro minimamente insonorizado.

                                  Mas quando falas em ottos NA com boa disponibilidade é tudo casos de carros pouco vendidos em paises como o nosso, ou seja, muito castigados pelo ISV em termos de cilindrada.

                                  Em PT quase só se vendem 1.0, 1.2 e 1.4 otto's. Isto esquecendo carros desportivos e afins.

                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                  Só para deixar uma nota face ao binário do otto.

                                  Já houve 2 users que referiram que são "apenas 155Nm" .

                                  Claro que compreendo o porquê de dizerem "apenas", porque este valor, relativamente ao que se consegue com um qualquer motor TDiesel de baixa cilindrada hoje em dia, é bastante irrisório...

                                  Mas se tomarmos como referências os valores de binário de motores Otto NA nas cilindradas entre 1.4 e 1.6, este valor é muito, muito bom!!

                                  E só dizem que é "apenas" também devido ao peso do carro em que este motor está aplicado.
                                  Se um motor destes, 1.600cc, 115cv e 155Nm fosse aplicado num qualquer carro há 10/15 anos atrás, esse carro seria, sem dúvida, muito espigadote

                                  Por isso, o "apenas", é relativo.
                                  Eu sei muito bem que 115cv e 155nm, sobretudo este ultimo valor, são muito bons para um mero 1.6 NA que só faz 6700/6800. Este binário deve-se sobretudo ao facto do 1.6 FSi ter injecçao directa.

                                  Quando falo em meros 155nm referia-me ao facto de ser muito pouco para o peso do veículo em questão. Acho que percebeste isso..

                                  E claro que este motor seria bastante interessante em carros até 1000/1100kg mas isso também é óbvio penso.

                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Só agora é que li este tópico. Primeiro, não percebo como é que vocês têm tantos picanços. Em alguns anos de cartas e muitos carros, não me lembro de passar por essas situações.
                                  Não que me aconteça assim tão frequentemente mas de vez em quando apanho algumas situações.

                                  Tens de andar mais nalgumas nacionais que vês logo do que falo. É que quem anda sempre nos arredores de grandes cidades só faz AE porque 1º não existem alternativas reais e porque segundo grande percentagem dessas AE's são grátis, sobretudo na AMP, que é quase tudo "à borliu".

                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Quanto às comparações entre otto e diesel, convém fazer a aproximação cronológica. Os motores a gasolina tiveram uma fase crítica, ali pelos anos 90. Por sua vez, esse altura corresponde ao boom tecnológico dos motores a gasóleo.

                                  Começaram a ser sobrealimentados, o que trouxe mais potência, menos cilindrada e, consequentemente, melhores prestações e menores consumos. Os motores a gasolina ficaram estagnados e, ainda por cima, alguns sofreram restrições na potência por causa das emissões poluentes. A juntar a tudo isto, os carros ficaram mais pesados.

                                  Tudo somado, os diesel mais recente, quando comparado com a maior parte dos zagolinas dos anos 90, é mais disponível e agradável de utilizar.

                                  Se nos cingirmos aos dias de hoje, as coisas são bem diferentes. Os motores a gasolina sofreram o mesmo processo dos diesel e são, hoje, bem mais performantes e disponíveis. Garanto que nenhum diesel actual bate um otto sobrealimentado, seja qual for o nível de potência/cilindrada.

                                  Ainda têm a vantagem de ser mais suaves, silenciosos e divertidos. O grande problema está nos consumos.

                                  Resumindo, ao fazer comparações, convém saber enquadrar as coisas, para não se criar verdades que não são verdadeiras.
                                  Concordo com tudo o que dizes mas infelizmente o Eos lá de casa ainda apanhou com um motor NA, nesta caso bem fraco para o carro em questão.

                                  Se a minha mãe fosse inteligente tinha esperado e já tinha apanhado um TSi, ainda que apenas o de 122cv, motor esse que além de mais poupado é também mais disponível. Já para não falar numa poupança de €4000


                                  E sim também concordo que os actuais ottos sobrealimentados são bastante agradáveis, isto para cc's pequenas porque para as grandes venham os NA's !

                                  Sobre os consumos é verdade sim senhor mas as contas não se equilibram porque depois de impostos a SC95 passa de mais barata para mais cara, isto face ao gasóleo.
                                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 19 April 2010, 15:25.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                    Sobre os consumos é verdade sim senhor mas as contas não se equilibram porque depois de impostos a SC95 passa de mais barata para mais cara, isto face ao gasóleo.
                                    Mas o preço de aquisição, ou o preço por cavalo nos Ottos é bem mais atractivo, pode-se pegar mesmo no exemplo Eos...

                                    O TSI 160 é quase 10mil€ mais barato que o TDI 140, e em termos de performance e agradabilidade, o otto é bastante superior.

                                    Claro que nos consumos... Não há milagres!

                                    Mas 10mil€ de diferença da para muita gota!!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      Mas o preço de aquisição, ou o preço por cavalo nos Ottos é bem mais atractivo, pode-se pegar mesmo no exemplo Eos...

                                      O TSI 160 é quase 10mil€ mais barato que o TDI 140, e em termos de performance e agradabilidade, o otto é bastante superior.

                                      Claro que nos consumos... Não há milagres!

                                      Mas 10mil€ de diferença da para muita gota!!!
                                      ...e para mais do dobro de gás


                                      Bem, estou a gostar do desenrolar da conversa. Parece que os turbo otto estão a bombar e ainda vamos nas primeiras "fornadas"

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                        Mas o preço de aquisição, ou o preço por cavalo nos Ottos é bem mais atractivo, pode-se pegar mesmo no exemplo Eos...

                                        O TSI 160 é quase 10mil€ mais barato que o TDI 140, e em termos de performance e agradabilidade, o otto é bastante superior.

                                        Claro que nos consumos... Não há milagres!

                                        Mas 10mil€ de diferença da para muita gota!!!
                                        Nem eu disse que não €10mil dá para muuuuita gota mas o problema é mesmo mudar as mentalidades, as pessoas não mudam assim do nada

                                        E tanto que não mudam que depois em usado a malta só quer diesel e aí é ver o preço dos pequenos ottos turbo a ir por aí abaixo. Até mesmo Golf's V 1.4 TSi que os preços já andam pelas ruas da amargura e vende-los não é nada fácil..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                          E tanto que não mudam que depois em usado a malta só quer diesel e aí é ver o preço dos pequenos ottos turbo a ir por aí abaixo. Até mesmo Golf's V 1.4 TSi que os preços já andam pelas ruas da amargura e vende-los não é nada fácil..
                                          Altamente, que isto continue assim para poder comprar daqui a uns anitos uma grande máquina a um excelente preço, fruto dessa "desvalorização". Hmm, aqueles TSI de 160 e de 200 cv dão que pensar, daqui a uns anitos sou menino para comprar um

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                            Mas o preço de aquisição, ou o preço por cavalo nos Ottos é bem mais atractivo, pode-se pegar mesmo no exemplo Eos...

                                            O TSI 160 é quase 10mil€ mais barato que o TDI 140, e em termos de performance e agradabilidade, o otto é bastante superior.

                                            Claro que nos consumos... Não há milagres!

                                            Mas 10mil€ de diferença da para muita gota!!!
                                            De facto é uma enorme diferença. Falamos de facilmente ser necessário 200 mil km para se igualarem em termos de gastos com combustivel, isto pensando só pela componente económica.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                              Altamente, que isto continue assim para poder comprar daqui a uns anitos uma grande máquina a um excelente preço, fruto dessa "desvalorização". Hmm, aqueles TSI de 160 e de 200 cv dão que pensar, daqui a uns anitos sou menino para comprar um
                                              Resta saber se esses motores se dão bem com o GPL.

                                              Motores mais sofisticados normalmente não são os que resultam melhor a GPL, além da perca de rendimento que acontece (parece que cada vez menos ?) na transformação.

                                              De qualquer forma para pôr a GPL parece-me haver opções mais interessantes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                Altamente, que isto continue assim para poder comprar daqui a uns anitos uma grande máquina a um excelente preço, fruto dessa "desvalorização". Hmm, aqueles TSI de 160 e de 200 cv dão que pensar, daqui a uns anitos sou menino para comprar um
                                                Olha que estes novos TSi's e similares não são nada fáceis de adaptar, e além do carro gastar mais e andar menos, tal como nos normais GPL's, ainda gasta sempre, mesmo que o motor a quente, 1/2l de SC95.

                                                Aliás andou por aí um tópico sobre isso mesmo (Golf 1.4 TSi 140 vs 1.9TDi BM)e até fui eu que o abri.

                                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...post-66-a.html

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Resta saber se esses motores se dão bem com o GPL.

                                                  Motores mais sofisticados normalmente não são os que resultam melhor a GPL, além da perca de rendimento que acontece (parece que cada vez menos ?) na transformação.

                                                  De qualquer forma para pôr a GPL parece-me haver opções mais interessantes.
                                                  Para já estou servido e o meu 8V jurássico ainda vai dando para as curvas sem se queixar (mas à beira de um TSI é primitivo).
                                                  Contudo, lá para a frente espero sinceramente que o mercado se mantenha com a febre diesel e a desvalorização louca dos ottos porque será do meu interesse. Será um carro com uns 5 anos, portanto já com vários exemplos de fiabilidade ou não a GPL, que seja a melhor relação carro vs preço da altura.
                                                  Como as coisas estão, principalmente nesta gama de mercado de 5 anos, compra-se um bom carro otto pelo preço dum comercial diesel (as diferenças são evidentes e vi vários exemplos enquanto andei a correr stands para escolher o carro).

                                                  Ou seja, não queiram carros a gasolina porque não são fiáveis, são difíceis de fazer ponto de embraiagem, não andam nada, não têm agradabilidade de condução e são ruidosos a subir de rotação.
                                                  Ah, e não queiram GPL porque faz explodir o vosso carro e pode mandar um shopping pelos ares (assim mais desvalorizados ficam os ottos e o gás fica barato na penumbra onde sempre esteve). Quero voltar a meter a 0.49 € ao fim-de-semana na Repsol

                                                  Vou deixar de falar em ottos e gpl senão se o pessoal adere arranjo piores negócios


                                                  ClioIIIRS, é tudo muito bonito isso de não compensar mas a galinha dos ovos de ouro do diesel a 0.99€ já deixou de chocar. Agora com muita sorte metia gasóleo a 1.15€ aqui na bomba do lado com desconto, enquanto meto GPL a 0.55€.
                                                  A economia e o não compensa é muito bonita mas quando se metem as variações dos preços dos combustíveis ao barulho ui, fica complicado. Um carro que gaste 6l aos 100 é mais económico que outro que gasta 9l aos 100 mas...se o combustível do que gasta 9 for muito mais barato lá se vai a "vantagem".

                                                  Ooops, eu disse que ia falar mal do GPL e já fiz asneira
                                                  Editado pela última vez por GPL; 19 April 2010, 16:12.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    (...)

                                                    Quando falo em meros 155nm referia-me ao facto de ser muito pouco para o peso do veículo em questão. Acho que percebeste isso..
                                                    (...).
                                                    Claro que percebi!! Ou não leste o que escrevi?
                                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                    ...

                                                    E só dizem que é "apenas" também devido ao peso do carro em que este motor está aplicado.
                                                    ....
                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    (...)
                                                    E claro que este motor seria bastante interessante em carros até 1000/1100kg mas isso também é óbvio penso.

                                                    (...).
                                                    Exacto, como insinuei quando referi carros da década passada (mais leves...):
                                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                    ...
                                                    Se um motor destes, 1.600cc, 115cv e 155Nm fosse aplicado num qualquer carro há 10/15 anos atrás, esse carro seria, sem dúvida, muito espigadote ....

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Para já estou servido e o meu 8V jurássico ainda vai dando para as curvas sem se queixar (mas à beira de um TSI é primitivo).
                                                      Contudo, lá para a frente espero sinceramente que o mercado se mantenha com a febre diesel e a desvalorização louca dos ottos porque será do meu interesse. Será um carro com uns 5 anos, portanto já com vários exemplos de fiabilidade ou não a GPL, que seja a melhor relação carro vs preço da altura.
                                                      Como as coisas estão, principalmente nesta gama de mercado de 5 anos, compra-se um bom carro otto pelo preço dum comercial diesel (as diferenças são evidentes e vi vários exemplos enquanto andei a correr stands para escolher o carro).

                                                      Ou seja, não queiram carros a gasolina porque não são fiáveis, são difíceis de fazer ponto de embraiagem, não andam nada, não têm agradabilidade de condução e são ruidosos a subir de rotação.
                                                      Ah, e não queiram GPL porque faz explodir o vosso carro e pode mandar um shopping pelos ares (assim mais desvalorizados ficam os ottos e o gás fica barato na penumbra onde sempre esteve). Quero voltar a meter a 0.49 € ao fim-de-semana na Repsol

                                                      Vou deixar de falar em ottos e gpl senão se o pessoal adere arranjo piores negócios


                                                      ClioIIIRS, é tudo muito bonito isso de não compensar mas a galinha dos ovos de ouro do diesel a 0.99€ já deixou de chocar. Agora com muita sorte metia gasóleo a 1.15€ aqui na bomba do lado com desconto, enquanto meto GPL a 0.55€.
                                                      A economia e o não compensa é muito bonita mas quando se metem as variações dos preços dos combustíveis ao barulho ui, fica complicado. Um carro que gaste 6l aos 100 é mais económico que outro que gasta 9l aos 100 mas...se o combustível do que gasta 9 for muito mais barato lá se vai a "vantagem".

                                                      Ooops, eu disse que ia falar mal do GPL e já fiz asneira
                                                      Ninguém garante que de um dia para o outro o GPL não tenho fortes aumentos. Como tem pouca expressão nos automóveis, nem se ía dar muito por isso. Mas também não creio que seja um cenário provavel.

                                                      Mas o ideal, mesmo o ideal é ter um carro que consumo gasolina 98, ou seja no fundo um carrão e não ter preocupações de gastar mais uns euros ou menos uns euros.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Ninguém garante que de um dia para o outro o GPL não tenho fortes aumentos.
                                                        Lá para o Verão estima-se que estará perto dos 2€ litro
                                                        Não se metam nisso, temam pelas vossas vidas!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                          Claro que percebi!! Ou não leste o que escrevi?
                                                          Claro que li e sublinhei isso mesmo

                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          ClioIIIRS, é tudo muito bonito isso de não compensar mas a galinha dos ovos de ouro do diesel a 0.99€ já deixou de chocar. Agora com muita sorte metia gasóleo a 1.15€ aqui na bomba do lado com desconto, enquanto meto GPL a 0.55€.
                                                          A economia e o não compensa é muito bonita mas quando se metem as variações dos preços dos combustíveis ao barulho ui, fica complicado. Um carro que gaste 6l aos 100 é mais económico que outro que gasta 9l aos 100 mas...se o combustível do que gasta 9 for muito mais barato lá se vai a "vantagem".

                                                          Ooops, eu disse que ia falar mal do GPL e já fiz asneira
                                                          Eu não duvido que o GPL compense em certos casos, caso se possa prescindir de parte da bagagem (convem ter um carro com bagagem), e caso não se precise de estacionar em parques subterraneos.

                                                          Mas se quiseres falar de factos concretos e se queres ter credibilidade tens de tomar como valores de GPL e diesel para bombas iguais, ou seja, pegas nos valores de referência de uma qualquer bomba de marca ou pegas no GPL mais barato e comparas com o diesel mais barato.

                                                          E tu não fizeste isso..


                                                          Vê aqui info concreta:

                                                          Mais Gasolina - Preços dos combustíveis em Portugal

                                                          Como podes ver tens o mais barato GPL do país a €0.529 e o mais barato gasóleo do país a €1.039.

                                                          Se falarmos de preços de referência de bombas de marca tens GPL entre €0.675 e €0.718 e gasóleo a €1.199.


                                                          Joga sempre com informação coerente para a tua argumentação não cair por terra.

                                                          E isto é um conselho de amigo

                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          Lá para o Verão estima-se que estará perto dos 2€ litro
                                                          Não se metam nisso, temam pelas vossas vidas!
                                                          Isso ninguém sabe meu caro mas se a SC95 passar os €2 e o gasóleo o €1.5 o país para. Pelo menos a curto prazo.
                                                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 19 April 2010, 18:47.

                                                          Comentário


                                                            Os conselhos são sempre bem vindos e agradeço-te por isso

                                                            Tudo bem que dei o exemplo do preço em que abasteço, mas mesmo pelos valores das "premiums" é sempre uma excelente alternativa.
                                                            Imagina que toda a gente abastecia gasolina e gasóleo nos bombas de marca, era o descalabro. Os hipers é que têm segurado muito a situação e se formos pelos exemplo tens GPL em Setúbal a 0.49€ litro no Eleclerc.

                                                            Infelizmente os preços são um bocado à vontade do freguês e tanto tens na Repsol aqui ao lado a 64.5 à semana como a 71.5 na GOLP.
                                                            Nada como ter um depósito de boa capacidade (62l úteis como no meu caso e mesmo assim é no lugar do pneu suplente) para abastecer só ao fim-de-semana, é uma das formas que encontro de poupar e meter na mesma repsol. Dá-me para 800km mais ou menos, por isso tinha de andar bastante.

                                                            Tenho aqui perto a Repsol de Alfena a 0.57 cent litro a que só recorreria à semana, visto que consigo ao fim de semana a 0.55cent na repsol (desconto fim-de-semana e cartão slb).
                                                            Há várias formas de contornar o aumento, e em termos de consumos temos também de comparar carros a GPL vs gasóleo de patamares idênticos.
                                                            Não seguindo esta regra mas mesmo assim vendo a economia consigo andar mais em conta que um colega com um 307 1.4 hdi e a diferença de performance é evidente. É um dos modelos tidos como super económico, mas a diferença de 0.55€ a que meto o combustível e 1.08€ que ele mete (com os mesmos descontos que eu) não lhe chega.

                                                            O exemplo que deste do TSI engloba 1l de gasolina aos 100 que estava bem cara na altura. Imagina pegar num 1.8T que só precisa de gás e gasolina para arrancar Anda bastante bem num A3 ou num Golf

                                                            Os que estão na moda são os c70 convertidos, tudo bem que gastam com cuidado 10l aos 100, normalmente 12/13 mas...aquilo sim
                                                            Uma última nota que de nada vale poupar muito em combustível quando o carro ficou bem mais caro do que um a gasolina (ou gpl). A maior parte das pessoas que conheço nem 8 anos têm os carros e nunca ganham um centavo face à gasolina. Então face ao gás... É tarefa quase impossível quando falamos de mercado de usados

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                                              Posto isto vamos à descrição:

                                                              Vinha eu nos meus 110km/h na N114, já a escassos 10km de Évora, quando vejo um carro a colar-se...

                                                              Passam 2km's e farto de ter um gajo colado decido, numa zona de duas faixas, decido reduzir de 6ª para 4ª e acelerar.

                                                              Mal acelero vejo o gajo sempre a acompanhar. E eu epa, vai ali algo com, pelo menos, 130cv, e vai a usá-los todos !

                                                              Seguidamente abre uma pequena brecha e o gajo lá me passa mas eu decidi saber que "bomba" era aquela..

                                                              E lá fui eu sempre atrás do gajo durante uns 7km de nacional e depois uns 3km já de cidade.

                                                              Consegui acompanhar mas nunca o consegui passar, e tive oportunidade para isso, isto caso tivesse motor.

                                                              No fim abri o vidro antes de uma rotunda e perguntei:

                                                              Epa que motor tem isso ?

                                                              E ele:

                                                              Então essa m€rd@ não anda mais ?

                                                              E eu fiquei tipo WTF e aí ele segue para a esquerda na rotunda e eu sigo em frente para ir levar o Gmigas a casa..

                                                              Resumindo -->


                                                              Será que agora são os japunas que têm cv's escondidos ?

                                                              PS: O Auris anuncia 12s 0-100 e 175km/h de v. máx. e o Eos anuncia 11.9 e 192km/h, isto para jante 16, que não é o caso.

                                                              PS2: Os 0-100 pouco interessam pois isto passou-se quase tudo fora de cidade.

                                                              PS3: O Auris não tinha repro pois não vi uma ponta de fumo.
                                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                              Confirmo... Até fomos a discutir até minha casa como tinha sido possível!!!

                                                              Numa viagem tão calminha e sem stresses (excepto um velho com bandeirolas no carro na A1 a fazer gestos estranhos) com CC nos 140km/h na A1 e EN nos 90km/h, bastou chegar-se às terras Alentejanas para haver m3rd€... O cromo do cota colou-se à traseira mal se viam os faróis... Mal teve uma oportunidade ultrapassou e meteu-se à nossa frente... Isto a cerca de 130km/h... O Clio lá decidiu por a extensa cavalagem no chão reduzindo de uma 6ª para uma 4ª e lá fomos nós atrás do Auris... O gajo na nacional atirou-se para velocidades muito dignas... E eu "Epá o gajo chega às curvas e cala-se" qual quê!!! Lá foi ele... Sem dó nem piedade... O Eos voltou a meter 6ª e o Auris abalou!!!
                                                              Na cidade o despique ainda foi maior, sendo que o Auris não deixava passar de forma alguma... Metia-se à frente... Rotunda do IBIS feita de uma forma animalesca e entrada para a avenida de Lisboa a soltar os extensos cavalos Chegámos à rotunda da Horta da Porta, abrimos o vidro, um cota de 50 anos wtf E ainda diz "Acelera essa m€rd@" a rir-se... E pronto levou a taça pra casa com o rei na barriga porque tinha dado banho nuns putos metidos num descapotável.

                                                              Claro que foi pano para mangas... Afinal o que é que o 1.4 D4D tem??

                                                              Porra, é que já não é a primeira vez que o vejo a dar "cordas" em carros maiores... Até me lembro de um colega ai do AHO que tinha um Golf 1.9 TDI 105cv e na A25 teve um despique com um Corolla 1.4 D4D e lembro-me que até houve um tópico. Este 1.4 D4D... Vai lá vai.

                                                              Para quem conhece isto passou-se entre o ramal da A6 na N114 que vai para Montemor e a Rotunda da Horta da Porta, passando pelo kartodromo, etc...

                                                              E deixo a ressalva que a nacional tava deserta, EN Alentejana à noite já se sabe.

                                                              Só agora vi este tópico.
                                                              Onde é que são as duas faixas no mesmo sentido nessa zona?
                                                              Quais foram as velocidades praticadas?
                                                              Para o lado de Montemor é que essa EN114 é rápida, para o lado de Évora nem tanto certo?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X