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Originalmente Colocado por RollsRoyce Ver PostOk já se percebeu que estou a falar com alguém que percebe tanto disto como o meu sobrinho de um ano. Quando as pessoas são fanáticas é impossível ter uma conversa construtiva.
Tal como outros, dei a minha opinião detalhada sobre o assunto da Seat, tu chegaste e pouco mais disseste do que: "se não der dinheiro, arrisca-se a fechar daqui a 4 ou 5 anos".... A partir daqui quem quiser que tire conclusões, porque eu cá fechei a loja às tuas "brilhantes" contribuições "construtivas".Editado pela última vez por MAXLD; 17 May 2010, 03:11.
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Com a crise Mundial é natural que a VW queira ter uma marca low cost.
Parece-me que o Exeo foi o 1º passo, só que não é barato.
Curioso que a VW nasceu como low cost, como o carro para o povo.
Se não ficarem com duas (Skoda e SEAT), realmente poderão acabar com a SEAT, mas de certeza que não vão faltar interessados em montar em Espanha. Não sendo VW, será outra marca qualquer.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostCom a crise Mundial é natural que a VW queira ter uma marca low cost.
Parece-me que o Exeo foi o 1º passo, só que não é barato.
Curioso que a VW nasceu como low cost, como o carro para o povo.
Se não ficarem com duas (Skoda e SEAT), realmente poderão acabar com a SEAT, mas de certeza que não vão faltar interessados em montar em Espanha. Não sendo VW, será outra marca qualquer.
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Se eles querem mais vendas terão que alargar a gama e nada melhor que na próxima geração de Leon fazerem um 5 portas, um 3 portas estilo coupe, uma carrinha e um sedan como era o Toledo.
E nada melhor que se prostituírem um pouco e lançarem algo mais consensual com um toque latino, um interior com atmosfera mais aburguesada com toque desportivo.
Acho interessante que no segmento C os 3 portas só vendem caso sejam diferentes dos 5 portas, só vejo 3 portas quando são mais desportivos ou mais exóticos como o GTC ou o Megane Coupe.
Há marcas que nem em 3 portas apostam por não serem vendidos, interessante é ver que quando os 3 portas têm um estilo coupe vendem bem ou vendem bem melhor que um hatch normal de 3 portas.
Não acho que por uma Seat ou Skoda como low cost iria dar a algum lado, só iriam destruir a imagem que estas já têm e ainda iriam perder clientes que gostam das marcas não por serem chamadas low cost mas por reunirem boas relações preço/produto e o seu próprio estilo.
Como é que fazem um Leon low cost com o chassis PQ35? ...iam buscar um chassis mais barato onde? O chassis dos A3 MY96?
Nunca um Exeo sendo baseado num produto premium de geração anterior é low cost em nada mesmo que tenha substituído alguns materiais interiores para o tornar mais barato, o facto é que outros continuam a ser os mesmos e mesmo ao nível do actual premium que o substituiu.
A Dacia é low cost quando não tem equipamentos e mesmo assim usa bases técnicas mais baratas e mais antigas alem de vários componentes já existentes por isso a Renault está a fazer muito lucro com ela tendo em conta o preço dos automóveis.
Um texto que li onde a VW no próximo Superb ia usar menos luxos e menos espaço...eu cá acho que a VW se vai enterrar com o seu orgulho. Primeiro lança um Superb com boa qualidade, luxos e espaço de esbanjar, habitua os clientes a certas condições, depois arrepende-se porque esse mesmo produto bate, na imprensa local, um automóvel mais caro e que lhe deu origem, o Passat.Editado pela última vez por Cagi; 17 May 2010, 19:36.
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Tanta mixordia com a Seat...
O que é certo é que a VW sabe o que fazer com ela, mas não deixa, para não prejudicar a marca "principal".
Já que não deixam a marca ganhar o seu espaço, acabem com ela.
Não precisam realmente dela.
A Seat vende em Espanha e pouco mais, apesar de o novo Ibiza estar a ser uma boa surpresa em alguns mercados.
A VW apoderou-se de todas as possibilidades, ao nivel de produto, que a Seat necessitava para conquistar o seu espaço.
Scirocco e Passat CC, a meu ver, são os casos mais explicitos.
O ano passado vê-se um concept roadster mid-engine, o BlueSport, flando-se numa variante de produção, e a Seat nem sequer é contemplada no plano teórico a uma versão de algo que encaixaria tão bem no seu "espirito" mais caliente.
Estava para entrar em cena um pequeno pseudo-suv, tão na moda e que poderia fornecer pontos valiosos para a iamgem de marca com algo mais "fun", e depois de um prometedor concept, fechou-se tudo no armario a sete-chaves.
Paralelamente vemos a Peugeot a pegar num MPV de 5 lugares, aumenta a distªância ao solo e dá-lhe uns extremos estilisticamente dúbios, e, boing.... sucesso.
Em vez disso, temos MPV's com fartura, onde o novo Sharan/Alhambra mostra bem a importância que se dá À Seat no grupo, recauchutamentos idiotas e a grande excitação para os próximos tempos parece ser mesmo a variante Seat do pequeno Up...
A VW está a sofrer dos sindromes GM... gigantismo e demasiadas marcas.
Faça como a GM e comece a limpar a casa.
As instalações de Barcelona certamente ficariam bem entregues para a produção de modelos das outras marcas. ou seja, nem seria o drama que muitos choram pelos cantos.
Mais vale poucas e boas, do que muitas e miseráveis.
A Seat nunca foi propriamente um player. Tem o seu lugar na história, mais por um conjunto de contextos politicos do que propriamente automobilisticos. Não é como um certo par de marcas italianas, que realmente marcaram a cena automibilistica aos mais variados niveis, e agora dá pena vê-las tão vulgares.
Não é propriamente uma marca francesa conhecida pela pura audácia (ou loucura?), que agora é vangloriada pelo sucesso comercial atingido graças ao pastiche germânico.
Tanta treta.
Entra um tipo novo com ideias, mas é uma questão de tempo até lhe cortarem o pio, quando lhe começarem a castrarem todos os projectos de expansão da marca.
VEja-se o que se passa no outro tópico, com a Skoda...
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Originalmente Colocado por crash Ver PostTanta mixordia com a Seat...
O que é certo é que a VW sabe o que fazer com ela, mas não deixa, para não prejudicar a marca "principal".
Já que não deixam a marca ganhar o seu espaço, acabem com ela.
Não precisam realmente dela.
A Seat vende em Espanha e pouco mais, apesar de o novo Ibiza estar a ser uma boa surpresa em alguns mercados.
A VW apoderou-se de todas as possibilidades, ao nivel de produto, que a Seat necessitava para conquistar o seu espaço.
Scirocco e Passat CC, a meu ver, são os casos mais explicitos.
O ano passado vê-se um concept roadster mid-engine, o BlueSport, flando-se numa variante de produção, e a Seat nem sequer é contemplada no plano teórico a uma versão de algo que encaixaria tão bem no seu "espirito" mais caliente.
Estava para entrar em cena um pequeno pseudo-suv, tão na moda e que poderia fornecer pontos valiosos para a iamgem de marca com algo mais "fun", e depois de um prometedor concept, fechou-se tudo no armario a sete-chaves.
Paralelamente vemos a Peugeot a pegar num MPV de 5 lugares, aumenta a distªância ao solo e dá-lhe uns extremos estilisticamente dúbios, e, boing.... sucesso.
Em vez disso, temos MPV's com fartura, onde o novo Sharan/Alhambra mostra bem a importância que se dá À Seat no grupo, recauchutamentos idiotas e a grande excitação para os próximos tempos parece ser mesmo a variante Seat do pequeno Up...
A VW está a sofrer dos sindromes GM... gigantismo e demasiadas marcas.
Faça como a GM e comece a limpar a casa.
As instalações de Barcelona certamente ficariam bem entregues para a produção de modelos das outras marcas. ou seja, nem seria o drama que muitos choram pelos cantos.
Mais vale poucas e boas, do que muitas e miseráveis.
A Seat nunca foi propriamente um player. Tem o seu lugar na história, mais por um conjunto de contextos politicos do que propriamente automobilisticos. Não é como um certo par de marcas italianas, que realmente marcaram a cena automibilistica aos mais variados niveis, e agora dá pena vê-las tão vulgares.
Não é propriamente uma marca francesa conhecida pela pura audácia (ou loucura?), que agora é vangloriada pelo sucesso comercial atingido graças ao pastiche germânico.
Tanta treta.
Entra um tipo novo com ideias, mas é uma questão de tempo até lhe cortarem o pio, quando lhe começarem a castrarem todos os projectos de expansão da marca.
VEja-se o que se passa no outro tópico, com a Skoda...
É obvio que as últims noticias sobre a Seat e a Skoda, por muito que muitos gostem de negar e de argumentar «não é bem assim, o foco não é esse», a VW é que a casa-mãe é um polvo e, como é quem está em primeiro lugar na lista de prioridades, as outras podem bem esperar e ir às urtigas. E se lhe começam a fazer sombra, temos o caldo entornado.
A Skoda vai ser despromovida a low-cost por estar a tomar de assalto muito daquilo que pertence à VW aos olhos do consumidor, tudo porque a casa-mãe soltou-lhe as rédeas.
Com a Seat, foi ao contrário. Gestão completamente atroz da marca na última década, bloqueamento e desvio (para a casa-mãe) de n projectos que serviriam que nem uma luva à marca espanhola e que garantiriam a sobrevivência por muito tempo.
Eu penso sou da opinião que há mais do que espaço e mercado para as quatro principais marcas do Grupo VW (nada que se assemelhe ao caso da GM... Neste caso, a VW está para a GM, como Portugal está para a Grécia). A Audi tem a sua vocação muito bem definida e delimitada. A Skoda apenas precisa de alguma redefinição e de preencher o espaço Fabia-Octavia.
A Seat poderia perfeitamente ser uma aspirante a concorrente de algo do género da Alfa Romeo (como havia sido planeado há 10/12 anos) e hoje, meio-caminho para isso até já poderia estar garantido, se não fosse, precisamente, essa gestão danosa da marca, tanto a nível interno, como externo. E isso não significava necessariamente uma colisão com o target da Audi, visto que são distintos.
Já a VW, sim, eu sei que é quem manda e quem tem mais anos de mercado. Mas tem que decidir o que quer. Principalmente na Europa. Ou é uma espécie de marca generalista (algo upmarket, a marcar passo) e deixa para a Skoda o lugar da generalista value-for-money e o lugar da generalista com vocação dinâmica para a Audi, ou então regresse às origens como ela própria lowcost e pense no lugar que quer para as outras 3.
Agora assim não sei...
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostA Seat poderia perfeitamente ser uma aspirante a concorrente de algo do género da Alfa Romeo (como havia sido planeado há 10/12 anos) e hoje, meio-caminho para isso até já poderia estar garantido, se não fosse, precisamente, essa gestão danosa da marca, tanto a nível interno, como externo. E isso não significava necessariamente uma colisão com o target da Audi, visto que são distintos...
É mais uma montadora do que um construtor.
Já a ALFA tem dos maiores patrimónios de sempre, como ser mesmo a MARCA mais vencedora do mundo em competição antes da guerra.
Ter dado origem à Ferrari e muitas coisas mais.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostEpá, o problema é que a SEAT nunca teve tecnologia própria.
É mais uma montadora do que um construtor.
Já a ALFA tem dos maiores patrimónios de sempre, como ser mesmo a MARCA mais vencedora do mundo em competição antes da guerra.
Ter dado origem à Ferrari e muitas coisas mais.
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Ele não quis por a Seat no mesmo saco da Alfa Romeo porque são historias e factos completamente diferentes, a Alfa Romeo cria os seus proprios meios e tem outra autonomia mesmo que como venda pouco isso seja menos proeminente.
O que ele quis dizer é que a Seat podia ir numa filosofia estilo Alfa Romeo também por ser uma marca latina e de carácter desportivo ou tentativa muitas das vezes.
O facto é que a VW ou põe os seus caprichos de parte ou acaba com a Seat porque isto não é nada, está tão simplesmente a manter um refém descalço porque insistiu em comprar sapatos de tamanho abaixo.
Estou para ver como vão gerir certos produtos Audi, Porsche e Lamborghini...
Com uma gestão destas até parece que o grupo Vag está sem dinheiro para investir em produtos próprios numa Seat...tomara o grupo Fiat ter aqueles lucros para poder investir em simultâneo em vários modelos nas 3 marcas, Fiat, Alfa e Lancia.
Este tipo de orgulho em algumas marcas acaba sempre por manter em baixo outras, faz-me lembrar o caso PSA, percebo que a família Peugeot não quisesse ver a Citroen a galopar em estatuto mas o facto é que na historia de ambas a Citroen é a que tem estatuto superior...basta ver até as vendas que eram bem superiores nos modelos de gama alta, mesmo já depois de esta pertencer à Peugeot.Editado pela última vez por Cagi; 18 May 2010, 02:33.
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Parece-me que criar grupos estilo GM e Vag é mais uma afirmação financeira e criados para gerar lucros e controlo do que para melhorar várias marcas com as entre ajudas.
Os americanos foram os primeiros a conseguir amontoar marcas para serem grupos mais poderosos mas também acabam por se tornar frágeis pela falta de coesão e por manterem marcas com produtos redundantes onde uma ou outra começa a ter problemas em sobreviver e em ser rentável forçando a injecções de dinheiro e acabando por arrastar um grupo inteiro caso não sejam vendidas ou acabem com elas.
Tanta marca com potencial idêntico junta não funciona a longo prazo porque todos querem subir de nível e chega-se a uma dada altura que os interesses emocionais levam a que as coisas corram mal.Editado pela última vez por Cagi; 18 May 2010, 02:43.
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostEu não digo que a Seat tenha que tornar-se numa Alfa (o património que está por detrás da imagem da Alfa é inqualificável), mas estas coisas constróem-se e, tivesse a Seat alguma liberdade para determinados projectos nos últimos 10 anos - e com os milagres do marketing (que basicamente foi quem reinou a indústria nos últimos anos, mais até do que a tecnologia, o design ou a qualidade de vida a bordo) - era meio caminho andado para a construção de uma Seat generalista mas com uma imagem extremamente dinâmica, fresca e fácil de "descolável" das restantes generalistas do grupo (logo, sem perigos de canibalização). Era apenas pensar um pouco, não me parece que tivesse sido assim tão difícil. Há alguns anos, pensei que transferir a Seat para a alçada da Audi fosse ajudar, mas pelos vistos foi vira o disco e toca o mesmo.
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Originalmente Colocado por Cagi Ver PostParece-me que criar grupos estilo GM e Vag é mais uma afirmação financeira e criados para gerar lucros e controlo do que para melhorar várias marcas com as entre ajudas.
...
De qualquer forma pessoalmente nunca tive uma percepção da SEAT com o carisma suficiente para ser algo parecido com a Alfa Romeo. A percepção que tenho da SEAT que serão simples VW lowcost. Antes que me batam o que não quer dizer que assim seja é simplesmente a percepção que tenho.
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Acho que a Seat está a ser vitima do facto de estar inserida num grande grupo onde há marcas a mais a atacarem os mesmos publicos alvo.
Faz-me lembrar um pouco a antiga British Leyland que tantas marcas comprou/ anexou que se atropelavam umas às outras e chegando a ter o mesmo carro com nomes e símbolos diferentes......
A ter de acabar alguma marca no grupo Vag, o mais natural é acabarem com a SEAT, pois não tem grande história, foi sempre uma marca que depende muito de outras e não tem grande volume de vendas...
Por exemplo já a Skoda é uma marca centenária e com grande reconhecimento na Europa de Leste, um mercado muito apetecivel daqui a uns anitos quando o nível de vida deles subir...
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Originalmente Colocado por paralelo Ver PostAcho que a Seat está a ser vitima do facto de estar inserida num grande grupo onde há marcas a mais a atacarem os mesmos publicos alvo.
Faz-me lembrar um pouco a antiga British Leyland que tantas marcas comprou/ anexou que se atropelavam umas às outras e chegando a ter o mesmo carro com nomes e símbolos diferentes......
A ter de acabar alguma marca no grupo Vag, o mais natural é acabarem com a SEAT, pois não tem grande história, foi sempre uma marca que depende muito de outras e não tem grande volume de vendas...
Por exemplo já a Skoda é uma marca centenária e com grande reconhecimento na Europa de Leste, um mercado muito apetecivel daqui a uns anitos quando o nível de vida deles subir...
Um facto que é real é que a seat roubou muito publico á vag , atraves dos ibiza e dos bonitos leon , a juntar com um preço bem mais baixo e certo que os vag.
Agora a vag ou vai fazer com que a seat comece a produzir carros mais feios ou vende a porque está a roubar muita gente da vag
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A Seat está com problemas no Grupo VW porque sempre foi o parente pobre em termos de investimento e como as vendas neste momento estão más para todos, por onde se vai reduzir despesa? Pelo parente pobre.
A Seat pode desaparecer, mas caso a conjectura melhore e as vendas subam também se pode manter.
O problema de ter muitas marcas é sempre este, quando as coisas correm mal, alguma mais fraca tem de desaparecer.
Pessoalmente acredito que a Seat se mantenha, mas vai ter um posicionamento diferente no mercado provavelmente alguma fabrica em Espanha vai fechar, mas as mais modernas vão-se manter.
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Originalmente Colocado por Oktober Ver PostEu não digo que a Seat tenha que tornar-se numa Alfa (o património que está por detrás da imagem da Alfa é inqualificável), mas estas coisas constróem-se e, tivesse a Seat alguma liberdade para determinados projectos nos últimos 10 anos - e com os milagres do marketing (que basicamente foi quem reinou a indústria nos últimos anos, mais até do que a tecnologia, o design ou a qualidade de vida a bordo) - era meio caminho andado para a construção de uma Seat generalista mas com uma imagem extremamente dinâmica, fresca e fácil de "descolável" das restantes generalistas do grupo (logo, sem perigos de canibalização). Era apenas pensar um pouco, não me parece que tivesse sido assim tão difícil. Há alguns anos, pensei que transferir a Seat para a alçada da Audi fosse ajudar, mas pelos vistos foi vira o disco e toca o mesmo.
A SEAT tem espaço, quanto a mim, para se tornar numa marca de carácter marcadamente jovem (em oposição à Skoda, mais conservadora) até ao segmento D.
Faltam alguns modelos na gama para isso (um SUV, um Scirocco, um descapotável) e acho que era de continuar a aposta na competição interrompida este ano com o saída oficial do WTCC.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostA Seat está com problemas no Grupo VW porque sempre foi o parente pobre em termos de investimento e como as vendas neste momento estão más para todos, por onde se vai reduzir despesa? Pelo parente pobre.
A Seat pode desaparecer, mas caso a conjectura melhore e as vendas subam também se pode manter.
O problema de ter muitas marcas é sempre este, quando as coisas correm mal, alguma mais fraca tem de desaparecer.
Pessoalmente acredito que a Seat se mantenha, mas vai ter um posicionamento diferente no mercado provavelmente alguma fabrica em Espanha vai fechar, mas as mais modernas vão-se manter.
Cada vez mais a Seat vai deixando de ter lugar dentro da estratégia do grupo VW.
Não é rentável ter uma marca só para vender Ibizas e Leons. Isso é facilmente absorvido pela VW e mesmo pela Skoda e com enorme redução de custos para o grupo.
Na minha opinião, o fim da Seat é uma questão de (pouco) tempo, pois como marca, já faz pouco sentido a sua existência.
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VAG: Seat, Skoda, Estrategia
Ja muito foi dito e penso que muitos dos posts vao de encontro ao problema, e a diferences possibilidades de sair dele.... mesmo assim gostava de lancar um pequeno reparo a este tema e ao da skoda:
Se a existencia/estrategia da Seat e/ou Skoda esta a roubar clientes a VW, nao sera com mudancas de estrategia que os actuais clientes Skoda/Seat vao comprar VW... e isto é um erro comum de muitos fabricantes em muitas areas: tentar impor os seus produtos aos clientes.
A VW (e que me perdoem os fas) apesar de muita qualidade mecanica, vende muito gracas a fama de fiabilidade.... a nivel de paixao os seus carros sao um pouco (digamos) pro fraquito (excepto Sirocco e CC).
Cmpts
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Originalmente Colocado por senhorpedro Ver PostNuma perspectiva de posição de mercado dentro do mesmo grupo, faria mais sentido desaparecer a Skoda que a SEAT.
Ou então a SEAT servir como uma especie de Porche (muito) mais acessivel.
Do ponto de vista do negócio, com os volumes que a Skoda apresenta, seria mais racional exterminar a Seat, caso fosse esse o caminho.
E Seat como Porsche acessivel?
Simplesmente fantasioso. Se nem se conseguem impôr como um braço desportivo do grupo, com todos os modelos que poderiam dar essa imagem a "fugirem" para a VW e Audi, como é que se daria esse salto?
E como jogariam ao nivel de posicionamento, sem interferirem com o TT ou um A5 Sportback ou um Passat CC?
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