Por que as vendas de hatches do segmento C no Brasil caíram tanto nos últimos dez anos?
Há uma década, segmento representava mais de 6% das vendas. Após o domínio dos SUVs, o número caiu para 0,75%, de acordo com a Fenabrave
A nova geração do Ford Focus foi revelada na Europa, porém, a versão atual que é vendida no Brasil e fabricada Argentina, está bem próxima de ser descontinuada e a marca tem dúvidas se realmente vai continuar oferecendo o carro no mercado brasileiro, onde as vendas dos dois volumes não param de cair. Este é mais um entre os vários indicadores do declínio do segmento que perdeu espaço para os SUVs nos últimos dez anos. Antes de falar sobre o futuro, um breve retrospecto na máquina do tempo:
Levantamos os dados publicados pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) sobre as vendas de hatches no começo de 2018 e no mesmo período de 2008. Há dez anos, o segmento tinha 6,34% de participação de mercado, ficando atrás apenas dos carros compactos e sedans do segmento C no ranking. É difícil de imaginar, mas em 2008 o segmento de SUVs representou apenas 6,01% no primeiro mês do ano, ante 23,8% de janeiro último.
Peugeot 307: há dez anos, hatch francês era o queridinho dos brasileiros, com 1.250 unidades vendidas por mês
Na época, o destaque foi o Peugeot 307, com 1.250 carros vendidos em janeiro. Abaixo dele, surgia o Volkswagen Golf com 1.185. O Chevrolet Astra vendeu 947. Hyundai i30 e Citroën C4 Hatch chegariam apenas no ano seguinte, demonstrando um esforço maior por parte das marcas em apostar no segmento.
Hoje o Peugeot 308 oferecido no Brasil continua vindo da Argentina, mas em apenas uma versão, com motor 1.6 THP Flex e vendeu apenas 64 unidades em janeiro.. A reportagem de iG Carros chegou a perguntar sobre a possibilidade de manterem o modelo no Brasil, mas a resposta foi categórica: não. . Portanto, o hatch também está fora dos planos da Peugeot no Brasil.
Entramos em nossa máquina do tempo e retornamos para o começo de 2018. O que encontramos? Como você sabe, a bola da vez são os SUVs do segmento B. Hoje já representam o segundo segmento mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas do segmento B (2 e 3 volumes). Os hatches do segmento C agora obtém apenas 0,75% de participação de mercado, ante 6,34% de dez anos atrás.
Chevrolet Cruze Sport6: atualmente, ele é o hatch familiar mais vendido do Brasil. O que não significa muita coisa
O destaque, se é que podemos chamar assim, é o Chevrolet Cruze Sport6, que viu apenas 453 unidades sairem das concessionárias da marca em janeiro. O segundo colocado na lista, Ford Focus, vendeu 334, enquanto o Volkswagen Golf assusta com seus 170 carros vendidos. A título de curiosidade, o Audi A3, que já foi fabricado no Brasil no final dos anos 90, vendeu apenas 14 unidades no País inteiro.
É evidente o declínio do segmento no Brasil. Atualmente, o único modelo fabricado no país é o Volkswagen Golf em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha) que quer concentrar a produção do modelo apenas na Alemanha. O Hyundai i30 desapareceu das concessionárias e ninguém percebeu, enquanto o Citroën C4 Hatch deu adeus em 2012 sem deixar substituto, ficando apenas o sedan C4 Lounge, baseado na atual geração europeia.
O que o futuro nos reserva?
Goste ou não, os SUVs estão cada vez mais populares no mundo todo, mas isso não foi um motivo para uma baixa no desempenho em países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, o Volkswagen Golf continua sendo o carro mais vendido. Fazendo uma comparação de volume de vendas, é como se o Golf vendesse a mesma coisa que o Chevrolet Onix aqui no Brasil. BMW Série 1 e Ford Focus também aparecem entre os destaques das vendas europeias de janeiro, seguidos por Opel Astra.
Bem, se você está esperando por algum lançamento no segmento em 2018, pode esquecer. O Golf foi renovado, mas mudou pouco. Os grandes lançamentos serão os modelos híbrido e elétrico, e-Golf e GTE. E como mencionamos acima, a nova geração do Ford Focus não será vendida por aqui.
http://carros.ig.com.br/2018-02-26/hatches-medios.html
Há uma década, segmento representava mais de 6% das vendas. Após o domínio dos SUVs, o número caiu para 0,75%, de acordo com a Fenabrave
A nova geração do Ford Focus foi revelada na Europa, porém, a versão atual que é vendida no Brasil e fabricada Argentina, está bem próxima de ser descontinuada e a marca tem dúvidas se realmente vai continuar oferecendo o carro no mercado brasileiro, onde as vendas dos dois volumes não param de cair. Este é mais um entre os vários indicadores do declínio do segmento que perdeu espaço para os SUVs nos últimos dez anos. Antes de falar sobre o futuro, um breve retrospecto na máquina do tempo:
Levantamos os dados publicados pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) sobre as vendas de hatches no começo de 2018 e no mesmo período de 2008. Há dez anos, o segmento tinha 6,34% de participação de mercado, ficando atrás apenas dos carros compactos e sedans do segmento C no ranking. É difícil de imaginar, mas em 2008 o segmento de SUVs representou apenas 6,01% no primeiro mês do ano, ante 23,8% de janeiro último.
Peugeot 307: há dez anos, hatch francês era o queridinho dos brasileiros, com 1.250 unidades vendidas por mês
Na época, o destaque foi o Peugeot 307, com 1.250 carros vendidos em janeiro. Abaixo dele, surgia o Volkswagen Golf com 1.185. O Chevrolet Astra vendeu 947. Hyundai i30 e Citroën C4 Hatch chegariam apenas no ano seguinte, demonstrando um esforço maior por parte das marcas em apostar no segmento.
Hoje o Peugeot 308 oferecido no Brasil continua vindo da Argentina, mas em apenas uma versão, com motor 1.6 THP Flex e vendeu apenas 64 unidades em janeiro.. A reportagem de iG Carros chegou a perguntar sobre a possibilidade de manterem o modelo no Brasil, mas a resposta foi categórica: não. . Portanto, o hatch também está fora dos planos da Peugeot no Brasil.
Entramos em nossa máquina do tempo e retornamos para o começo de 2018. O que encontramos? Como você sabe, a bola da vez são os SUVs do segmento B. Hoje já representam o segundo segmento mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas do segmento B (2 e 3 volumes). Os hatches do segmento C agora obtém apenas 0,75% de participação de mercado, ante 6,34% de dez anos atrás.
Chevrolet Cruze Sport6: atualmente, ele é o hatch familiar mais vendido do Brasil. O que não significa muita coisa
O destaque, se é que podemos chamar assim, é o Chevrolet Cruze Sport6, que viu apenas 453 unidades sairem das concessionárias da marca em janeiro. O segundo colocado na lista, Ford Focus, vendeu 334, enquanto o Volkswagen Golf assusta com seus 170 carros vendidos. A título de curiosidade, o Audi A3, que já foi fabricado no Brasil no final dos anos 90, vendeu apenas 14 unidades no País inteiro.
É evidente o declínio do segmento no Brasil. Atualmente, o único modelo fabricado no país é o Volkswagen Golf em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha) que quer concentrar a produção do modelo apenas na Alemanha. O Hyundai i30 desapareceu das concessionárias e ninguém percebeu, enquanto o Citroën C4 Hatch deu adeus em 2012 sem deixar substituto, ficando apenas o sedan C4 Lounge, baseado na atual geração europeia.
O que o futuro nos reserva?
Goste ou não, os SUVs estão cada vez mais populares no mundo todo, mas isso não foi um motivo para uma baixa no desempenho em países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, o Volkswagen Golf continua sendo o carro mais vendido. Fazendo uma comparação de volume de vendas, é como se o Golf vendesse a mesma coisa que o Chevrolet Onix aqui no Brasil. BMW Série 1 e Ford Focus também aparecem entre os destaques das vendas europeias de janeiro, seguidos por Opel Astra.
Bem, se você está esperando por algum lançamento no segmento em 2018, pode esquecer. O Golf foi renovado, mas mudou pouco. Os grandes lançamentos serão os modelos híbrido e elétrico, e-Golf e GTE. E como mencionamos acima, a nova geração do Ford Focus não será vendida por aqui.
http://carros.ig.com.br/2018-02-26/hatches-medios.html
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