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    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Muda o óleo mesmo que só tenha 6000km.

    A muda de óleo na Dacia é de 20000km ou anual .

    A muda do filtro de habitáculo é anual ou 20kkm também.
    Tenho aqui o programa de Manutençāo para o veículo, que refere que no 1° ano/30000km só há lugar à substituiçāo do filtro de habitáculo (Serviço A Dacia (a) (1)), e no 2° ano (Serviço B Dacia (2)), que inclui a substituiçāo do óleo e do filtro de óleo. Os dois serviços vāo alternando ano após ano.

    (a) Substituiçāo do filtro de habitáculo;
    (1) Verificações várias;
    (2) Outras verificações.

    Fiquei estupefacto em saber que nāo substituiem o óleo no 1° ano (a nāo ser que exista alguma anomalia com o mesmo), mas nāo vou contrariar, pondo em causa a garantia de 3 anos do Fabricante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
      Tenho aqui o programa de Manutençāo para o veículo, que refere que no 1° ano/30000km só há lugar à substituiçāo do filtro de habitáculo (Serviço A Dacia (a) (1)), e no 2° ano (Serviço B Dacia (2)), que inclui a substituiçāo do óleo e do filtro de óleo. Os dois serviços vāo alternando ano após ano.

      (a) Substituiçāo do filtro de habitáculo;
      (1) Verificações várias;
      (2) Outras verificações.

      Fiquei estupefacto em saber que nāo substituiem o óleo no 1° ano (a nāo ser que exista alguma anomalia com o mesmo), mas nāo vou contrariar, pondo em causa a garantia de 3 anos do Fabricante.
      Tenho um sandero e um duster.

      O Duster é deste ano as manutenções efetivamente são 30kkm ou 24 meses,serviços severos 1 ano.
      1.3TCe 150 4x4

      Sandero 0.9 TCe de 2017

      Mudas anuais ou 20kkm...

      Decerto modificaram o programa de manutenção.

      6000km num ano é considerado serviço severo,a menos que esses km tenham sido feitos em circuito extra-urbano e sem ser às voltinhas.

      Se for o novo programa de serviços...

      Mudas a cada 30000/24 ou 12 meses dependendo do serviço ao que se enquadra.

      Óleo de caixa 60 meses,anticongelante 60 meses ou 150kkm,fluído de travões a cada 36 meses.

      Muda de filtro habitáculo anual,filtro de ar a cada 48 meses ou 60kkm,mas a controlar o ambiente em que circula,pode ter que ser substituido a cada 5/10kkm,depende... .

      Comentário


        Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
        Tenho aqui o programa de Manutençāo para o veículo, que refere que no 1° ano/30000km só há lugar à substituiçāo do filtro de habitáculo (Serviço A Dacia (a) (1)), e no 2° ano (Serviço B Dacia (2)), que inclui a substituiçāo do óleo e do filtro de óleo. Os dois serviços vāo alternando ano após ano.

        (a) Substituiçāo do filtro de habitáculo;
        (1) Verificações várias;
        (2) Outras verificações.

        Fiquei estupefacto em saber que nāo substituiem o óleo no 1° ano (a nāo ser que exista alguma anomalia com o mesmo), mas nāo vou contrariar, pondo em causa a garantia de 3 anos do Fabricante.
        Podes contrariar que não pões em causa a garantia.

        A maior parte das concessões nem sequer se dão ao trabalho de explicar aos clientes o porquê,como e quando.

        Faço parte desse mundo,embora noutro patamar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
          Tenho aqui o programa de Manutençāo para o veículo, que refere que no 1° ano/30000km só há lugar à substituiçāo do filtro de habitáculo (Serviço A Dacia (a) (1)), e no 2° ano (Serviço B Dacia (2)), que inclui a substituiçāo do óleo e do filtro de óleo. Os dois serviços vāo alternando ano após ano.

          (a) Substituiçāo do filtro de habitáculo;
          (1) Verificações várias;
          (2) Outras verificações.

          Fiquei estupefacto em saber que nāo substituiem o óleo no 1° ano (a nāo ser que exista alguma anomalia com o mesmo), mas nāo vou contrariar, pondo em causa a garantia de 3 anos do Fabricante.
          Devem ter mudado entretanto, porque na minha carrinha Logan MCV, no 1º e 2º ano mudaram o óleo na Vesauto. E sempre com 10.000Kms anuais.

          Não tenho aqui o plano de manutenção mas já fui verificar as faturas e mudaram o óleo e filtros (diz Intervenção A).

          Comentário


            Por aqui, com um Sandero SW de 2017, também. Vou na terceira revisão (levo 60.000 km) e sempre mudaram óleo. Renault Retail Group.

            Comentário


              Operações de manutenção realizadas de acordo com a idade e a quilometragem do veículo:

              — 1º ano, depois a cada 2 anos (ou 60 000 km): Substituição do filtro de cabine.

              — A cada 2 anos (ou 30.000 km): Troque o óleo Castrol do motor e substitua o filtro de óleo.

              — Todos os anos (ou 30.000 km): 87 postos de controle.

              — Para os anos seguintes, consulte o programa de manutenção Dacia.

              https://www.dacia.pt/manutencao.html
              https://youtu.be/4J8XCiVC3oI
              Editado pela última vez por subLiminar; 05 August 2020, 00:14.

              Comentário


                Pois, o plano do meu não é nada assim.

                É óleo a cada 20 mil ou 1 ano.

                Comentário


                  Como já referiram... os planos parecem ter mudado.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                    Marquei hoje revisāo numa oficina Vesauto para o Dacia Sandero dos meus pais, disseram-me que na 1a revisāo só fazem a substituiçāo do filtro do habitáculo. Nāo seria suposto fazerem também a mudança de óleo, filtro de óleo e filtro de ar? Terá a ver com a Kilometragem, que ainda nāo chega aos 6000km?
                    Tenho um pó à Vesauto... Não sei se são todas iguais, mas a de Alfragide é particularmente má, para não dizer outra coisa.

                    Quando o meu clio chegou aos 15mil /que bateu com 1 ano, fui pedir orçamento a Chelas para a revisão com mudança de óleo e a recepcionista só faltou chamar-me parvo tal o ar de admiração com que ficou. Acabei por mudar em casa.

                    Também acho engraçado, o 0.9TCe tanto muda aos 20k km ou 30k km, é conforme sopra o vento

                    Um conselho, pede a folha o plano de manutenção da marca e compara com as revisões que são efectuadas. Muitas vezes não cumprem

                    Comentário


                      Nas propostas comerciais que recentemente obtive da Dacia, as revisões do Sandero a GPL são a cada 20.000 Km ou 1 ano.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                        Tenho um sandero e um duster.

                        O Duster é deste ano as manutenções efetivamente são 30kkm ou 24 meses,serviços severos 1 ano.
                        1.3TCe 150 4x4

                        Sandero 0.9 TCe de 2017

                        Mudas anuais ou 20kkm...

                        Decerto modificaram o programa de manutenção.

                        6000km num ano é considerado serviço severo,a menos que esses km tenham sido feitos em circuito extra-urbano e sem ser às voltinhas.

                        Se for o novo programa de serviços...

                        Mudas a cada 30000/24 ou 12 meses dependendo do serviço ao que se enquadra.

                        Óleo de caixa 60 meses,anticongelante 60 meses ou 150kkm,fluído de travões a cada 36 meses.

                        Muda de filtro habitáculo anual,filtro de ar a cada 48 meses ou 60kkm,mas a controlar o ambiente em que circula,pode ter que ser substituido a cada 5/10kkm,depende... .
                        Respondi aqui o plano detalhado dos novos planos de manutenção.

                        Comentário


                          Agora fazer 6000km anuais a diluição de vapores de gasolina no óleo deve ser já considerável....supondo que o veículo em questão faz pequenos trajetos.

                          Daqui a uns anitos a formação de borras e lamas já deve ser o suficiente para entupir certos canais de lubrificação internos do motor...o primeiro a dar sinal será a sincronização do motor...o esticadot hidráulico da corrente de distribuição.

                          4 litros de óleo e um filtro de óleo na "marca" são 100€.

                          Não ficas a perder...

                          Atenção que com esses planos de manutenção o lubrificante motor utilizado terá que corresponder a viscosidades de 5w30,0w40 norma construtor RN17,ou RN 17 RSA.

                          Se usarem o 10w40,5w30,5w40 convencional ACEA A3,B4 e ACEA A5,RN0700/RN0710 não obedece a este tipo de serviço long life recomendado agora.

                          Comentário


                            @PSoares
                            No Clio da Maria os recomendados são o 0w40/5w40/10w40 em RN 710 para 30k ou 2 anos

                            Comentário


                              Por falar em óleos, eles na RRG metem 5w30 no meu.
                              Na altura o mecânico falou comigo e sugeriu fortemente o 5W30 da marca ELF claro está.
                              Ele diz que o da Motrio tambem serve mas o ELF é mais aprimorado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                Agora fazer 6000km anuais a diluição de vapores de gasolina no óleo deve ser já considerável....supondo que o veículo em questão faz pequenos trajetos.

                                Daqui a uns anitos a formação de borras e lamas já deve ser o suficiente para entupir certos canais de lubrificação internos do motor...o primeiro a dar sinal será a sincronização do motor...o esticadot hidráulico da corrente de distribuição.

                                4 litros de óleo e um filtro de óleo na "marca" são 100€.

                                Não ficas a perder...


                                Atenção que com esses planos de manutenção o lubrificante motor utilizado terá que corresponder a viscosidades de 5w30,0w40 norma construtor RN17,ou RN 17 RSA.

                                Se usarem o 10w40,5w30,5w40 convencional ACEA A3,B4 e ACEA A5,RN0700/RN0710 não obedece a este tipo de serviço long life recomendado agora.
                                Confere, e 150km de 15 em 15 dias.

                                Mas qual é a tua sugestāo, fazer mudança do óleo à revelia da marca, ou exigir à oficina a substituiçāo do mesmo?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                  Confere, e 150km de 15 em 15 dias.

                                  Mas qual é a tua sugestāo, fazer mudança do óleo à revelia da marca, ou exigir à oficina a substituiçāo do mesmo?
                                  Não precisas de exigir, basta pedires. Eles ganham mais em trocar-te tudo do que fazerem só a revisão dos 15mil/1ano.

                                  Como disse, eu pedi orçamento mas fiz a revisão em casa "sem eles saberem". Custou uns módicos 42.5€ (filtro óleo original e óleo elf)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                    Não precisas de exigir, basta pedires. Eles ganham mais em trocar-te tudo do que fazerem só a revisão dos 15mil/1ano.

                                    Como disse, eu pedi orçamento mas fiz a revisão em casa "sem eles saberem". Custou uns módicos 42.5€ (filtro óleo original e óleo elf)
                                    Os meus pais têm acordado com o concessionário, a gratuitidade das 2 primeiras revisões, nāo sei até que ponto estarāo dispostos a desembolsar 100€ por substituiçāo de óleo e filtro de óleo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                      Os meus pais têm acordado com o concessionário, a gratuitidade das 2 primeiras revisões, nāo sei até que ponto estarāo dispostos a desembolsar 100€ por substituiçāo de óleo e filtro de óleo.
                                      Assim não é fácil... Enfim, são estas burrocracias que não consigo encaixar

                                      Pegando nesse caso e querendo fazer mesmo a revisão completa, talvez pagar a diferença! A 1a do clio era 80€ (era só mudar o filtro do habitáculo), com óleo e filtros eram quase 300€

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                        Assim não é fácil... Enfim, são estas burrocracias que não consigo encaixar

                                        Pegando nesse caso e querendo fazer mesmo a revisão completa, talvez pagar a diferença! A 1a do clio era 80€ (era só mudar o filtro do habitáculo), com óleo e filtros eram quase 300€
                                        No Dacia Sandero sāo 62.41€, salvo erro.

                                        No contrato penso que existe um plafond associado à gratuitidade das Revisões (24 Meses), vou verificar se é possível pagar o remanescente, usando o plafond definido, no caso da substuiçāo de óleo nāo programada, mas duvido.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                          Confere, e 150km de 15 em 15 dias.

                                          Mas qual é a tua sugestāo, fazer mudança do óleo à revelia da marca, ou exigir à oficina a substituiçāo do mesmo?
                                          Não é revelia nenhuma,como o Eletrico já disse basta pedires e eles fazem-no.

                                          Os serviços long life são verdadeiramente aplicados a Renting e Leasing e só foi inventado para estes mesmos... .

                                          Comentário


                                            Média de 8.74 reais em 1668 km.

                                            145.7 litros de gasosa.

                                            Duster 1.3 TCe 150 4WD

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Por falar em óleos, eles na RRG metem 5w30 no meu.
                                              Na altura o mecânico falou comigo e sugeriu fortemente o 5W30 da marca ELF claro está.
                                              Ele diz que o da Motrio tambem serve mas o ELF é mais aprimorado.
                                              A Dacia também mudou para a Castrol, penso eu. Tal como a Renault.
                                              Tenho um Clio V 1.5dci e a mudança de oleo é com intervalos de 30k km. Como faço muitos km´s, estou tentado a fazer uma mudança intermédia a cada 15k kms.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                                A Dacia também mudou para a Castrol, penso eu. Tal como a Renault.
                                                Tenho um Clio V 1.5dci e a mudança de oleo é com intervalos de 30k km. Como faço muitos km´s, estou tentado a fazer uma mudança intermédia a cada 15k kms.
                                                Manda fazer uma análise de óleo para ver quando é aconselhado a troca do óleo.

                                                Faço sempre assim.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                                  A Dacia também mudou para a Castrol, penso eu. Tal como a Renault.
                                                  Tenho um Clio V 1.5dci e a mudança de oleo é com intervalos de 30k km. Como faço muitos km´s, estou tentado a fazer uma mudança intermédia a cada 15k kms.
                                                  Este ..

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                                    Tenho um sandero e um duster.

                                                    O Duster é deste ano as manutenções efetivamente são 30kkm ou 24 meses,serviços severos 1 ano.
                                                    1.3TCe 150 4x4

                                                    Sandero 0.9 TCe de 2017

                                                    Mudas anuais ou 20kkm...

                                                    Decerto modificaram o programa de manutenção.

                                                    6000km num ano é considerado serviço severo,a menos que esses km tenham sido feitos em circuito extra-urbano e sem ser às voltinhas.

                                                    Se for o novo programa de serviços...

                                                    Mudas a cada 30000/24 ou 12 meses dependendo do serviço ao que se enquadra.

                                                    Óleo de caixa 60 meses,anticongelante 60 meses ou 150kkm,fluído de travões a cada 36 meses.

                                                    Muda de filtro habitáculo anual,filtro de ar a cada 48 meses ou 60kkm,mas a controlar o ambiente em que circula,pode ter que ser substituido a cada 5/10kkm,depende... .
                                                    Permite-me que volte citar-te (a bold). Estive a consultar as condições específicas de utilizaçāo do veículo, e na verdade, a Dacia considera serviço severo, se pelo menos 50% dos trajectos forem feitos a uma velocidade média inferior a 30km/h (utilizaçāo urbana...), mas nāo há como provar, a nāo ser que o OCS do carro (Oil Contro System) detecte essa utilizaçāo severa e dê sinal no computador de bordo.

                                                    Seja como for, vou pedir orçamento para substituiçāo de óleo e filtro, já que o filtro de habitáculo e demais verificações serāo gratuitos.
                                                    Editado pela última vez por subLiminar; 10 August 2020, 01:08.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por subLiminar Ver Post
                                                      Permite-me que volte citar-te (a bold). Estive a consultar as condições específicas de utilizaçāo do veículo, e na verdade, a Dacia considera serviço severo, se pelo menos 50% dos trajectos forem feitos a uma velocidade média inferior a 30km/h (utilizaçāo urbana...), mas nāo há como provar, a nāo ser que o OCS do carro (Oil Contro System) detecte essa utilizaçāo severa e dê sinal no computador de bordo.

                                                      Seja como for, vou pedir orçamento para substituiçāo de óleo e filtro, já que o filtro de habitáculo e demais verificações serāo gratuitos.
                                                      Fácil....

                                                      Mandas analisar o óleo e já sabes a resposta.

                                                      Pedes uma análise com TBN.

                                                      Custa 60 e picos euros aí em Portugal.

                                                      Já te mencionei acima que ou do ramo...

                                                      Comentário


                                                        Primeiras impressões ao volante do novo Sandero III :

                                                        Boa evolução face ao II, que já por si gostei muito.

                                                        Este III já está mais refinado, suspensão menos seca, parece ter mais espaço, direcção mais leve, transmissão mais suave, e o painel de instrumentos está melhor, e já conta com indicador de temperatura do motor, nivel de GPL, Consumos, velocidade média, etc, inclusive velocimetro digital.

                                                        O motor 1.0 TCE 100 está mais suave, com mais força e menos brusco face ao 0.9 TCE do qual era e continuo a ser fã.

                                                        Comentário


                                                          Epá, o 0,9 tCe é pior e mais precoce que um Diesel, vem-se num instante e acaba cedo. Regime de utilização muito mauzinho e curto.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Primeiras impressões ao volante do novo Sandero III :

                                                            Boa evolução face ao II, que já por si gostei muito.

                                                            Este III já está mais refinado, suspensão menos seca, parece ter mais espaço, direcção mais leve, transmissão mais suave, e o painel de instrumentos está melhor, e já conta com indicador de temperatura do motor, nivel de GPL, Consumos, velocidade média, etc, inclusive velocimetro digital.

                                                            O motor 1.0 TCE 100 está mais suave, com mais força e menos brusco face ao 0.9 TCE do qual era e continuo a ser fã.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Epá, o 0,9 tCe é pior e mais precoce que um Diesel, vem-se num instante e acaba cedo. Regime de utilização muito mauzinho e curto.
                                                              Não acho nada disso mas pronto isto das opiniões costuma ter estas variações hehe.

                                                              No Sandero II, talvez por ser leve não sei, ele em baixas RPM é muito ágil, e vai com energia até para lá das 6000 RPM.

                                                              Depois depende do diesel que comparares.

                                                              Se comparares com um 1.5 DCI 70, sem dúvida pois este diesel é muito linear.
                                                              Agora há vários diesel que fonix...bem menos lineares !!

                                                              Comentário

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