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    #61
    Foi o Classe S que em 1972 lançou o primeiro ABS electrónico (da Bosch).

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Foi o Classe S que em 1972 lançou o primeiro ABS electrónico (da Bosch).
      1972?? Tão cedo?

      Pensava que tinha sido mais tarde...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
        Era uma boa opção

        Deixo aqui ficar estas fotos







        Em relação ao w123 o que tive era de 1982 (pós "restyling") e mesmo sendo um 200D de série tinha já realmente os faróis quadrados à frente.
        Nestas fotos falta o W108/109.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Foi o Classe S que em 1972 lançou o primeiro ABS electrónico (da Bosch).
          A geração é de 1972 mas o ABS só surgiu em 1979, quando estava prestes a ser substituído.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por sportline Ver Post
            Direcção assitida e fecho central de portas também devería ter!!!!
            A direcção assistida não era de série ? Tinha a ideia de que sim...

            E é verdade, esqueci-me do fecho centralizado...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              Nestas fotos falta o W108/109.
              E o w221...

              Já agora: http://www.youtube.com/watch?v=ARoDjKw5pyo
              Editado pela última vez por PRAP; 24 June 2010, 21:43.

              Comentário


                #67




                Mais imagens da versão eléctrica mostrada na 1ª página o tópico






                Comentário


                  #68







                  Editado pela última vez por ssmnp; 24 June 2010, 21:59.

                  Comentário


                    #69
                    Teste ao Mercedes-Benz 280E

                    O resumo da auto motor und sport:

                    "Referência em segurança, qualidade de construção de primeira classe, mala espaçosa, interior confortável e de fácil operação e equipado boa servo-assitência da direcção e dos travões. Comportamento seguro e confortável mesmo a velocidade elevada, motor muito elástico e fácil de utilizar"

                    "Com uma suspensão a pensar no conforto este Mercedes tem um comportamento estável mesmo em curva rápidas"





                    Comparativo entre performances e consumos 280, 280E e BMW 528 (165 CV)


                    Um comparativo anterior no primeiro ano de comercialização da série W123 da Mercedes, entre BMW 528 (E12) (170 CV) versus Mercedes 280 (156 cv) ainda sem injecção, o Mercedes mais confortável e seguro qualidade de construção num nível superior, os interiores de qualidade confortáveis e espaçosos, o BMW mais ágil e um pouco mais "desportivo", sofre mais com ruídos aerodinàmicos e queixas em relação à regulação do aquecimento.




                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      A geração é de 1972 mas o ABS só surgiu em 1979, quando estava prestes a ser substituído.
                      Certo. Mas, já agora, mais concretamente, foi em 1978.

                      Comentário


                        #71
                        Acho que a citroen em até lançou o ABS antes da Mercedes mas acho que não era ABS como o conhecemos hoje mas sim um ABS que ao contrário do da mercedes, o da citroen nao era eléctrónico.

                        Quanto ás imagens, este tópico está cada vez melhor !!

                        Comentário


                          #72
                          Em 1972 a Mercedes-Benz testou nos seus modelos o ABS, mas só foi lançado para o mercado em 1978, era um opcional para o modelo de topo, o Classe S (W116), e foi o primeiro carro do mundo a vir equipado com este novo sistema.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            A direcção assistida não era de série ? Tinha a ideia de que sim...

                            E é verdade, esqueci-me do fecho centralizado...
                            Era opcional, mas a partir de Setembro de 1982 passou a ser de série.

                            Comentário


                              #74
                              Este tópico é sobre o W123 e não sobre os Classe S.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                Sem qualquer concorrente não é bem assim...lol

                                O CX era um concorrente de peso embora de uma forma diferente.

                                Não esquecer que o CX já trazia computador de bordo embora apenas na versão GTI Turbo 2.

                                O W123 já trazia também ?

                                Tenho pena que por cá, os mercedes antigos raramente tivessem extras....

                                Não esquecer que no inicio dos anos 90 , um 200d w124 versão base, nem vidros eléctricos tinha ......é pena.

                                No w123 compreende-se , afinal é anos 70 e 80, agora já nos 90's nao ter vidros eléctricos de série era um abuso.
                                Compreende-se. Até alguns dos critérios de então ainda permanecem hoje válidos.

                                As versões base (sem extras, como vidros eléctricos, ABS, etc), eram mais apetecíveis por serem mais baratas. Os extras eram carissimos.
                                Assim a MB podia vender uma carro bom a um preço menos exagerado.
                                Se o cliente quisesse mordomias, pagava-as....

                                Em PT, na altura em que o grande mercado de MB eram os taxistas, qualquer coisa que não fosse mecânica se avariasse não havia ninguém que reparasse, nem mesmo no concessionário, peças de electrónica tinham de vir de fábrica e custavam um balúrdio e, o objectivo da marca em PT era vender quantas mais unidades melhor, não era vender carros luxuosos.

                                Depois começaram a surgir os importados (início dos anos 90) e também aí os menos apetrechados eram os mais apetecíveis, por serem mais simples, logo menos manutenção, logo o Sr. Zé Mecânico consegue reparar e não é preciso ir à MB. Depois também era só meter gasóleo e nem filtros era preciso mudar que os MB andam sempre....mentalidade tuga.

                                Não dos taxistas que esses precisam do seu MB semrpe operacional.
                                Daí que há quem diga que um MB ex-taxi muitas vezes poderá estar em melhor estado que um que não tenha andado na praça.

                                Quanto à capacidade da marca em resolver problemas, pelo que vou ouvindo....piorou.

                                Comentário


                                  #76
                                  Troco de bom grado uns vidros eléctricos por um ABS... que os W124 traziam de série.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Pois mas no entanto quem comprava um W123 era uma pessoa mesmo com muito dinheiro, e certamente não se importaria de pagar o arranjo dos vidros eléctricos....Mas pronto, compreende-se.

                                    Agora , nos anos 90 um W124 trazer ABS e não trazer VE, era na minha opinião, ridículo.....já que nos anos 90 já tantos carros traziam VE...até os AX e etc...de série...nas versões " TRE "

                                    Comentário


                                      #78
                                      Se achas ridículo a ausência de vidros eléctricos de série, o que dirás ao saber que as motorizações de base do W124 traziam apenas caixa de 4 velocidades...

                                      Mas acabe-se o "off topic" e regresse-se ao W123 !

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Troco de bom grado uns vidros eléctricos por um ABS... que os W124 traziam de série.
                                        Os W124 não trazíam de série o ABS!!! Pelo menos nas versões menos potêntes. Em 1988 é que o W124 passou a estar equipado de série com ABS em todas as versões.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Se achas ridículo a ausência de vidros eléctricos de série, o que dirás ao saber que as motorizações de base do W124 traziam apenas caixa de 4 velocidades...

                                          Mas acabe-se o "off topic" e regresse-se ao W123 !
                                          A caixa de 4 velocidades era só para as versões mais fraquitas, e mesmo assim estava disponível a caixa de 5 velocidades para essas mesmas versões. Mas para um 200D de 72cv a caixa mais indicada era mesmo a de 4 velocidades

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                            Pois mas no entanto quem comprava um W123 era uma pessoa mesmo com muito dinheiro, e certamente não se importaria de pagar o arranjo dos vidros eléctricos....Mas pronto, compreende-se.

                                            Agora , nos anos 90 um W124 trazer ABS e não trazer VE, era na minha opinião, ridículo.....já que nos anos 90 já tantos carros traziam VE...até os AX e etc...de série...nas versões " TRE "
                                            Segundo consta os alemães evitavam os vidros eléctricos por causa de problemas que normalmente a neve lhes provocava. Nunca soube se era mito ou realidade. Não vai há muitos anos e muitos dos bons carros importados só traziam à frente.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Troco de bom grado uns vidros eléctricos por um ABS... que os W124 traziam de série.
                                              Errado ! Nem todos

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por sportline Ver Post
                                                Os W124 não trazíam de série o ABS!!! Pelo menos nas versões menos potêntes. Em 1988 é que o W124 passou a estar equipado de série com ABS em todas as versões.
                                                Depende dos mercados onde foi comercializado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por sportline Ver Post
                                                  A caixa de 4 velocidades era só para as versões mais fraquitas, e mesmo assim estava disponível a caixa de 5 velocidades para essas mesmas versões. Mas para um 200D de 72cv a caixa mais indicada era mesmo a de 4 velocidades


                                                  Certamente estarás a brincar.

                                                  O W124 500E... tinha caixa de 4. Se tiveres duvida... Conta-as YouTube - W124 500E 0 - 260 km/h

                                                  A caixa do 300 Turbo D era e sempre foi de.. 4 Velocidades.

                                                  YouTube - W124 300 TURBO DIESEL 0-150 KM/H w 24s
                                                  Editado pela última vez por Avantgarde220; 26 June 2010, 19:30.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    A do 500 era auto por isso tinha 4, e a do 300 não sei se não seria auto também. Eu acho que ele se referia a manuais.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post


                                                      Certamente estarás a brincar.

                                                      O W124 500E... tinha caixa de 4. Se tiveres duvida... Conta-as YouTube - W124 500E 0 - 260 km/h

                                                      A caixa do 300 Turbo D era e sempre foi de.. 4 Velocidades.

                                                      YouTube - W124 300 TURBO DIESEL 0-150 KM/H w 24s
                                                      Avantgarde, ele estava a referir-se às caixas manuais.
                                                      As automáticas já sabemos que tinham 4, todas elas. Nas manuais a Mercedes comercializava as de 4 e de 5 isto no W201 e no W124.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        A do 500 era auto por isso tinha 4, e a do 300 não sei se não seria auto também. Eu acho que ele se referia a manuais.
                                                        A do 300D turbo era auto, já a do 300D atmosférico havia como nas outras versões auto e manual, mas a manual era também de 4 relações estando a de 5 disponível também a pedido assim como a do 200D, apenas acho e não tenho a certeza que os motores MV(Multi Válvulas) começaram a trazer a caixa de 5 nas versões 250 e 300, mas baseei-me apenas para dizer que não eram as versões mais fracas que apenas possuíam caixa de 4..porque não o são .

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                          Avantgarde, ele estava a referir-se às caixas manuais.
                                                          As automáticas já sabemos que tinham 4, todas elas. Nas manuais a Mercedes comercializava as de 4 e de 5 isto no W201 e no W124.
                                                          Jomaso

                                                          Automaticas ou manuais o que é certo é que os modelos mais potentes também vinham com caixa de 4, mesmo manual e não só o 200D

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                                                            #89
                                                            O 300D do meu tio, a caixa é de 4 velocidades. É manual

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                                                              #90
                                                              O 500E por exemplo tinha caixa de 4 velocidades, mas era automática.

                                                              Era frequente na altura em vários carros, as caixas automáticas terem menos uma relação do que as manuais.

                                                              Devido ao facto de terem um conversor de binário as caixas automáticas podem ter relações mais longas, sendo que a 4ª de uma auto da altura é equivalente em desmultiplicação a uma 5ª de uma manual.

                                                              Este artigo explica mais ou menos:
                                                              Best Cars Web Site - Consultório Técnico

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