tenho em memória o teste do M5 pela revista Turbo (se não estou em erro). eles não recomendavam o carro para o piso molhado, falando na segurança. esse conselho deve-se à elevada potência desse RWD com motor montado à frente? é isso?
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FWD vs RWD - segurança
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citação:Originalmente colocada por ARDav
pergunto isto pois alguem ha pouco perguntou para que é que serviriam os RWD com motor a frente
Estar entre os eixos.
Dain que a distribuição de peso seja 50/50 ou aproximados.
ALem disso o RWD é sempre preferivel.
O FWD é tipo McDonalds é barato mas o uso em excesso traz graves problemas de saude.
FWD[)]
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citação:Originalmente colocada por ARDav
citação:Originalmente colocada por Taveirada
Que RWD é esse? Coração nas maos? Sou eu o unico que peço emprestado um RWD quando chove e fica o FWD na garagem?
sendo um S-type, nao pode nunca ser problema de ser RWD, até porque esse é dos RWD's mais doceis do mercado.
citação: tenho em memória o teste do M5 pela revista Turbo (se não estou em erro). eles não recomendavam o carro para o piso molhado, falando na segurança. esse conselho deve-se à elevada potência desse RWD com motor montado à frente? é isso?
o condutor normal tem plena noçao dos seus limites, do carro, e das condiçoes. num M5 os limites sao de tal forma elevados que o condutor normal tem mesmo DIFICULDADE em tira-lo do sitio, isto conduzindo de forma normal. claro, quando se puxa pela imaginaçao, convem que haja unhas! mas isso nao varia por ser RWD ou FWD.
pessoalmente ja conduzi carros com 430cv à chuva, nem sequer controlo de tracçao tinham, e nao tive problema nenhum em andar com ele. nao sou mais que um condutor normal, nao tenho dotes de super-heroi, mas tb nao tenho vontade de morrer...por isso nao me pus a inventar. o acelerador nao é on/off, é progressivo, dai ser possivel a um mero humano controlar 100, 200, 500, MIL cv sem problema, desde que o carro esteja em condiçoes.
ainda para mais, tal como no M5, junto com a potencia extra veem tb outros extras...suspensoes mais evoluidas, travoes, pneus melhores, etc etc
citação:Será que sacou cavalo? [}] (private joke!)
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citação:Originalmente colocada por pmct
citação:Originalmente colocada por ARDav
pergunto isto pois alguem ha pouco perguntou para que é que serviriam os RWD com motor a frente
Estar entre os eixos.
Dain que a distribuição de peso seja 50/50 ou aproximados.
ALem disso o RWD é sempre preferivel.
O FWD é tipo McDonalds é barato mas o uso em excesso traz graves problemas de saude.
FWD[)]
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Obviamente e GENERALIZANDO, para um condutor normal e com pouca experiência em situações limites, é mais fácil controlar uma saida de frente moderada de um FWD do que uma saida de traseira moderada de um RWD.... principalmente com água ou neve.
A tracção deixa de ter uma diferênca significante em relação à segurança qdo falamos de condutores experientes.
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citação:Originalmente colocada por Taveirada
Jacare,
no FWD não controlas nada... podes desacelarar... mas mesmo assim tens que esperar que desacelere o suficiente.
no RWD tens que controlar... claro que se nao souberes.... nao sei... mas acho instintivo contra-brecar! Tanto que o volante faz quase tudo...
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citação:Originalmente colocada por ARDav
é aí que quero chegar. um condutor normal, na hora de escolher um carro, deve escolher então um FWD, certo? pois é nesse carro que com a sua condução normal, terá menos hipóteses de acidente!
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citação:Originalmente colocada por ARDav
citação:Originalmente colocada por Taveirada
Jacare,
no FWD não controlas nada... podes desacelarar... mas mesmo assim tens que esperar que desacelere o suficiente.
no RWD tens que controlar... claro que se nao souberes.... nao sei... mas acho instintivo contra-brecar! Tanto que o volante faz quase tudo...
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num tópico recente que houve aqui sobre segurança rodoviária, já tinha falado em algo semelhante
é certo que há máquinas que são mais sensiveis que outras no capitulo dinâmico, mas seja qual fôr a máquina ou o sistema de tracção que o acompanha, a questão gira à volta do condutor.
Se ele não sabe o que tem nas mãos e apenas confia no "que ouve dizer", mais valia não conduzir.
tomando como o meu exemplo:
se eu consegui sobreviver durante 5 anos ao volante de um FWD com apenas 45cv, pneus de bicicleta, travões que mais pareciam abrandadores, sem ABS, sem ESP, sem airbags, ao sol, à chuva e com um chassis "flexivel" (lol) e ainda estou aqui para contar a história, então ao volante de um s-type com todos os gadgets e mais alguns, tornar-me-ia imortal!
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citação:Originalmente colocada por Jacare
Obviamente e GENERALIZANDO, para um condutor normal e com pouca experiência em situações limites, é mais fácil controlar uma saida de frente moderada de um FWD do que uma saida de traseira moderada de um RWD.... principalmente com água ou neve.
A tracção deixa de ter uma diferênca significante em relação à segurança proximo dos limites qdo falamos de condutores experientes
aqui fala-se da conduçao normal, em que um condutor sente diferenças bem grandes em conduçao normal. parte-se do principio que a conduçao normal é longe dos limites...
é ai que ninguem tem provas das diferenças entre os 2 tipos de tracçao, no que toca à segurança.
desde que o acelerador nao seja on/off, numa conduçao normal nao ha diferença nenhuma.
onde se poderá notar é EM ARRANQUE, MESMO DEVAGAR, em subidas/descidas inclinadas e com piso bastante escorregadio (empedrado molhado por exemplo). na subida em arranque pra frente o FWD facilmente patina, na descida em marcha atras o RWD facilmente patina.
dificilmente se pode dizer que é uma situaçao que poe em perigo a segurança de quem quer que seja...
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citação:Originalmente colocada por ARDav
é aí que quero chegar. um condutor normal, na hora de escolher um carro, deve escolher então um FWD, certo? pois é nesse carro que com a sua condução normal, terá menos hipóteses de acidente!
agora...vais ter grande dificuldade em arranjar uma razao que nao seja apenas baseada em preconceitos.
citação:no FWD não controlas nada... podes desacelarar... mas mesmo assim tens que esperar que desacelere o suficiente.
é que as saidas de frente mais perigosas sao à entrada de uma curva, ou seja, quando o teu pé está ou no travao ou fora dos pedais.
ou seja, por mais politicamente correcta que seja a conversa de tirar pé, nao serve de nada;)
as saidas de frente/tras por excesso de acelerador sao bastante progressivas e sao controladas por qualquer pessoa, por maior que seja a dificuldade em mexer e interpretar as situaçoes.
ainda para mais, a 1ª roda a patinar é SEMPRE a de dentro da curva. ou seja, o condutor minimamente atento consegue sentir atraves do volante que uma roda está a patinar, BEM ANTES do carro escorregar.
isto é apenas aquilo que serve de base a qualquer carro por ai em circulaçao, FWD, RWD e AWD, 10, 100 ou 500cv. nenhum deles foge a isto...porque nenhum deles tem acelerador on/off
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E diga-se de passagem que conduzir um RWD "à bruta" hoje em dia tambem é menos agressivo com os controlos de tracção que ai andam. Claro que se a trajectoria alargar demasiado não evitam nada, mas ao menos já dá para nao se dar piões a fazer curvas em cotovelo e afins.
Mas diga-se de passagem que nestes dias tenho conduzido bastante um RWD, inclusive quando choveu, e nem por uma vez vi a luz do controlo de tracção ligada. Já conduzi um na neve, e tirando um arranque mais à bruta num parque de estacionamento, só mesmo no gozo, tambem não senti dificuldades de maior.
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citação:Originalmente colocada por Mota_R
4WD:D:D
Depende do carro em questão
Por exemplo,um RWD com motor á frente presta para alguma coisa na neve??
citação:Originalmente colocada por pmct
citação:Originalmente colocada por ARDav
tenho em memória o teste do M5 pela revista Turbo (se não estou em erro). eles não recomendavam o carro para o piso molhado, falando na segurança. esse conselho deve-se à elevada potência desse RWD com motor montado à frente? é isso?
[}]
citação:Originalmente colocada por pmct
citação:Originalmente colocada por ARDav
pergunto isto pois alguem ha pouco perguntou para que é que serviriam os RWD com motor a frente
Estar entre os eixos.
Dain que a distribuição de peso seja 50/50 ou aproximados.
ALem disso o RWD é sempre preferivel.
O FWD é tipo McDonalds é barato mas o uso em excesso traz graves problemas de saude.
FWD[)]
citação:Originalmente colocada por foo
E diga-se de passagem que conduzir um RWD "à bruta" hoje em dia tambem é menos agressivo com os controlos de tracção que ai andam. Claro que se a trajectoria alargar demasiado não evitam nada, mas ao menos já dá para nao se dar piões a fazer curvas em cotovelo e afins.
Mas diga-se de passagem que nestes dias tenho conduzido bastante um RWD, inclusive quando choveu, e nem por uma vez vi a luz do controlo de tracção ligada. Já conduzi um na neve, e tirando um arranque mais à bruta num parque de estacionamento, só mesmo no gozo, tambem não senti dificuldades de maior.
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citação:Originalmente colocada por c r a s h
num tópico recente que houve aqui sobre segurança rodoviária, já tinha falado em algo semelhante
é certo que há máquinas que são mais sensiveis que outras no capitulo dinâmico, mas seja qual fôr a máquina ou o sistema de tracção que o acompanha, a questão gira à volta do condutor.
Se ele não sabe o que tem nas mãos e apenas confia no "que ouve dizer", mais valia não conduzir.
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citação:Originalmente colocada por Jacare
Obviamente e GENERALIZANDO, para um condutor normal e com pouca experiência em situações limites, é mais fácil controlar uma saida de frente moderada de um FWD do que uma saida de traseira moderada de um RWD.... principalmente com água ou neve.
citação:
A tracção deixa de ter uma diferênca significante em relação à segurança qdo falamos de condutores experientes.
;)
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citação:Originalmente colocada por pmct
citação:Originalmente colocada por Jacare
Obviamente e GENERALIZANDO, para um condutor normal e com pouca experiência em situações limites, é mais fácil controlar uma saida de frente moderada de um FWD do que uma saida de traseira moderada de um RWD.... principalmente com água ou neve.
Situações de understeer são mais naturais de controlar do que oversteer, não obstante de serem mais ou menos perigosas.
Não que um fwd seja mais seguro (ou que também não fuja de traseira), mas para a maioria dos condutores contra-brecar é contra-natura...
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citação:Originalmente colocada por worldtiki
citação:Originalmente colocada por pmct
citação:Originalmente colocada por Jacare
Obviamente e GENERALIZANDO, para um condutor normal e com pouca experiência em situações limites, é mais fácil controlar uma saida de frente moderada de um FWD do que uma saida de traseira moderada de um RWD.... principalmente com água ou neve.
Situações de understeer são mais naturais de controlar do que oversteer, não obstante de serem mais ou menos perigosas.
Não que um fwd seja mais seguro (ou que também não fuja de traseira), mas para a maioria dos condutores contra-brecar é contra-natura...
;)
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citação:Originalmente colocada por carlos andrade
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
pmct, hás vezes é pena é não podermos escolher o carro X ou Y com FWD ou RWD...
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