Vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas:
- Tu andas constantemente a pregar o GPL, batendo no diesel sempre que podes (e não podes) sob uma desculpa ambientalista, quando a tua conversão se deveu a motivos bem menos nobres, nomeadamente a vertente económica.
Como acontece com muitos convertidos do GPL, para auto-justificarem a sua própria opção entram por uma cruzada pseudo-ambientalista que só revela uma enorme falta de bom-senso.
Se o GPL é a solução, então vamos chamar os fabricantes todos de estúpidos, em particular a BMW e Mercedes por não ter feito estes carros a GPL mas sim a gasolina.
Sim, porque a julgar pelas vossas palavras, num carro destes a GPL poderiam ficar fechados dentro de uma garagem com estes motores a funcionar, pois não fazem poluição.
Se quiserem fazer o teste os dois e filmar o resultado, gostaríamos de ver.
Admitindo os diferentes níveis de poluição entre combustíveis, admitimos também que o dono de um carro destes está-se a c*g*r para isso, caso contrário nunca andaria num carro com estas características, e muito menos aceleraria muito nele, pois aí as emissões disparam em flecha para valores elevadíssimos.
Claro que o dono de um carro destes pode dizer (e até pensar) que quanto menos poluir, melhor. Mas que influência é que isso teve na escolha? - Zero!!!
Do mesmo modo, a grande maioria das pessoas escolhem carros por factores económicos e não por ambientais.
Tal como tu fizeste, as pessoas escolhem carros pelo que gastam para andar neles, e daí a escolha do diesel - a solução mais adoptada por cá (e não só) para quem não quer andar a mexer na mecânica dos seus carros convertendo-os para trabalhar como nunca foram concebidos para trabalhar.
Portanto, as escolhas (desde a falta de incentivo do governo ao GPL até ao consumidor) são feitas por razões económicas e não ecológicas, dado que a primeira tem um impacto imediato no dia-a-dia de cada um.
Aliás, a pergunta que eu te faço é se tivesses de pagar o GPL a 1.43€ e a gasolina/diesel a 0.8 € mantinhas a tua consciência ecológica...
É que até grandes artistas do Mundo do cinema compraram prius para "o boneco", mas quando chega à altura de viajar, lá vão os monstros carregados com malas e compras a libertar quantidades absurdas de poluição.
A minha resposta à pergunta que me colocaste (e tanto faz ser passat, a4 ou smart) é "isso é algo que não me preocupa"!!!
Porquê?
Porque apesar de eu ter a consciência ecológica q.b., que me leva a fazer reciclagem e a ter hábitos de alguma preocupação, eu também tenho uma vertente económica em que pensar.
Essa vertente não me deixa pensar em gastar dinheiro para reduzir a minha quota de poluição automóvel antes do tempo, ou seja, quando um dia trocar de carro, analisarei as opções, e dada a evolução natural das coisas, será expectável que o próximo veículo seja mais ecológico.
Ainda hoje saí de mota, e ao colocar a mota a trabalhar para aquecer, foi impossível não notar o cheiro extremamente intenso a gasolina em redor da mota. Aliás, nos cruzamentos nota-se bem o cheiro a gasolina dos carros a entrar pelo nariz. Confesso que é desagradável.
Mas sabes o que é que eu fiz?
-Fui ver se os 162cv ainda lá estavam!
Moralismos de trazer por casa é que não!
És um defensor de ecologia muito mau (se me permites a franqueza), pois o teu tópico de spam sobre o GPL está sempre repleto de máquinas com motores enormes e um smiley teu a babar.
Então a tua consciência ecológica não te deveria dar para colocar apenas Insight, Civic Hibrido e Prius, com um eventual Jazz ou Aygo???
Que raio de ecologista és tu que se pudesses agarravas num carro com um motor gigantesco e gastador para converter a GPL???
Que ecologista és tu que coloca no nome do tópico "100% otto - 40% dos custos"?
Isto é um argumento ecológico ou económico??? (pergunta retórica)
Então um ecologista defende carros enormes, que levam diversas vezes a quantidade de óleo de um pequeno (desde o motor, à caixa, passando por travões, etc), que gasta pneus muito maiores, que levam o dobro das velas, que levam baterias maiores e com mais químicos nocivos...
Se meteres a mão na consciência, verás que a tua ecologia se baseia na economia, e isso é o que o resto do planeta faz, por isso, antes de apontares dedos, olha bem para ti.
sei que ja venho tarde... mas embrulha aí!
até me apetece desinstalar o sistema de gpl do meu carro... tanto é o que me enerva estes geeks...
Esta discussão interessante dá para separar e colocá-la num post à parte? Há muita informação de valor...
@ Motronic e GPL:
É inútil... acreditem. também já tive esta discussão com amigos meus e... epáh... é cag@r e andar. Para muita gente, poluição é apenas sinónimo de CO2 e esquecem os milhentos outros gases que "andam por aí". Se o CO2 é assim tão mau porque raio é que ainda existem árvores? É como dizerem que a radiação é uma coisa muito má mas se encostarmos um contador Geiger ao nosso corpo ele também vai detectar radiação.
Esta discussão interessante dá para separar e colocá-la num post à parte? Há muita informação de valor...
@ Motronic e GPL:
É inútil... acreditem. também já tive esta discussão com amigos meus e... epáh... é cag@r e andar. Para muita gente, poluição é apenas sinónimo de CO2 e esquecem os milhentos outros gases que "andam por aí". Se o CO2 é assim tão mau porque raio é que ainda existem árvores? É como dizerem que a radiação é uma coisa muito má mas se encostarmos um contador Geiger ao nosso corpo ele também vai detectar radiação.
Se fores ao perfil do GPL e vires os posts e tópicos dele, encontrarás 256879 referências ao assunto espalhadas pelo fórum!
Se fores ao perfil do GPL e vires os posts e tópicos dele, encontrarás 256879 referências ao assunto espalhadas pelo fórum!
Eu sei que o GPL é um acérrimo defensor do... GPL mas não é por aí... é porque muitas pessoas pensam que por um motor diesel por ser mais económico que também é menos poluente. E isso não é verdade: se queimarmos 1 litro de gasolina e 1 litro de gasóleo, o litro de gasóleo vai poluir muito mais.
Eu sei que o GPL é um acérrimo defensor do... GPL mas não é por aí... é porque muitas pessoas pensam que por um motor diesel por ser mais económico que também é menos poluente. E isso não é verdade: se queimarmos 1 litro de gasolina e 1 litro de gasóleo, o litro de gasóleo vai poluir muito mais.
É por ai sim, isso já foi dito, re-dito, re-re-dito, re-re-re-dito e este tipo de SPAM começa a ser despropositado. Há tópicos específicos do tema, usem-nos! Simples!
O mais grave, é que, mesmo assim, há quem não atinja!
bem, não descansas. Uma coisa é partilhar o conhecimento ou opinião que se tem, é para isso que um fórum serve, mas para fazer isso todos os dias em todas as oportunidades que se fazem cria se uma religião ou um culto.
bem, não descansas. Uma coisa é partilhar o conhecimento ou opinião que se tem, é para isso que um fórum serve, mas para fazer isso todos os dias em todas as oportunidades que se fazem cria se uma religião ou um culto.
bem, não descansas. Uma coisa é partilhar o conhecimento ou opinião que se tem, é para isso que um fórum serve, mas para fazer isso todos os dias em todas as oportunidades que se fazem cria se uma religião ou um culto.
Mas não é isso que já fazem com o Diesel há anos?
Desafio-te a encontrar um tópico recente em que seja pedida opinião na aquisição de um automóvel que não seja imediatamente cravejado com propostas de carros a gasóleo com toda a naturalidade do mundo, como se não existisse mais nenhum tipo de motor. O "culto" simplesmente já está é tão enraizado que ninguém repara nele.
Aliás a própria revista AH chega a ter edições em que não é testado um único carro não-Diesel.
Editado pela última vez por SRLA; 15 July 2010, 08:39.
Desafio-te a encontrar um tópico recente em que seja pedida opinião na aquisição de um automóvel que não seja imediatamente cravejado com propostas de carros a gasóleo com toda a naturalidade do mundo, como se não existisse mais nenhum tipo de motor. O "culto" simplesmente já está é tão enraizado que ninguém repara nele.
Aliás a própria revista AH chega a ter edições em que não é testado um único carro não-Diesel.
Tal como o titulo da música dos Metallica..."Sad but True".
Mas não é só a AutoHoje, por cá quase todas as publicações automóveis usam o mesmo método, esquecendo que para quem faz 5000, 10000 kms anuais a gasolina é mais que adequada por diversos factores, a opção por determinado modelo não se mede só em termos de preço de abastecimento e consumos declarados pela marca. Só leio análises de carros a gasolina se forem superdesportivos ou citadinos, utilitários por vezes e por milagre, um tsi ou um THP e vai-se buscar um ou outro Mito, Cooper ou 500. De resto? Quase 0.
Como há tópicos próprios para o efeito, e onde não faltam máquinas fora do "culto diesel" mais económicas, menos poluidoras, com melhor som, melhor performance, menores custos de manutenção e que se sentem realmente como um "carro" e não uma máquina de trabalho, apareçam por lá.
GPL, a única opção em Portugal para quem se vê discriminado por ter um carro a gasolina e tem de pagar mais ISP para manter o gasóleo (muito mais poluente) a baixo preço.
Desafio-te a encontrar um tópico recente em que seja pedida opinião na aquisição de um automóvel que não seja imediatamente cravejado com propostas de carros a gasóleo com toda a naturalidade do mundo, como se não existisse mais nenhum tipo de motor. O "culto" simplesmente já está é tão enraizado que ninguém repara nele.
Aliás a própria revista AH chega a ter edições em que não é testado um único carro não-Diesel.
Eu falei em aconselhar carros?
Se acompanhas o forum regularmente sabes bem do que estou a falar, as brincadeiras que se fizeram neste tópico mostram bem que mais gente percebeu.
Já vi que sobre este tópico se teceram um conjunto de considerações e especulações há também, como de costume, muita critica e alguns comentários que revelam até alguma sobranceria .... nada de novo portanto
Em vez de se focarem nas máquinas, o que realmente interessa, ou não estivessemos num fórum de automóveis, especula-se sobre quem são os donos dos carros, onde são as fotografias, se os carros são a GPL, se o seu dono tem cuidados com o ambiente, etc. etc.
Indo apenas ao que me parece relevante, não faço ideia se o X5M é de parque de imprensa, julgo que os carros de parque de imprensa ao fim de algum tempo como tal são vendidos !? Também não faço a mais pálida ideia se são a GPL, mas estaria disposto a apostar que não a ambas as coisas.
Indo apenas ao que me parece relevante, não faço ideia se o X5M é de parque de imprensa, julgo que os carros de parque de imprensa ao fim de algum tempo como tal são vendidos !? Também não faço a mais pálida ideia se são a GPL, mas estaria disposto a apostar que não a ambas as coisas.
A ideia inicial era poder gerar alguma reflexão sobre o facto de o mesmo dono, ou pelo menos a mesma casa ter Ms e AMGs que muias vezes ainda são considerados como substancialmente diferentes.
Mas também partilhar o facto de haver quem tenha a sorte de conviver com vários destes excelentes exemplares. Confesso que adoro este género de carro burguês muito potente e com grandes motores. Sei que é politicamente incorrecto, mas estou-me perfeitamente nas tintas, perante este género de carros sinto-me um puto a olhar para uma montra de uma loja de brinquedos.
Sinto muito mais isso nestes carros burgueses de 2 ou + toneladas do que num ágil Lotus Exige por exemplo.
A ideia inicial era poder gerar alguma reflexão sobre o facto de o mesmo dono, ou pelo menos a mesma casa ter Ms e AMGs que muias vezes ainda são considerados como substancialmente diferentes.
Já vi que sobre este tópico se teceram um conjunto de considerações e especulações há também, como de costume, muita critica e alguns comentários que revelam até alguma sobranceria .... nada de novo portanto
Em vez de se focarem nas máquinas, o que realmente interessa, ou não estivessemos num fórum de automóveis, especula-se sobre quem são os donos dos carros, onde são as fotografias, se os carros são a GPL, se o seu dono tem cuidados com o ambiente, etc. etc.
Indo apenas ao que me parece relevante, não faço ideia se o X5M é de parque de imprensa, julgo que os carros de parque de imprensa ao fim de algum tempo como tal são vendidos !? Também não faço a mais pálida ideia se são a GPL, mas estaria disposto a apostar que não a ambas as coisas.
A ideia inicial era poder gerar alguma reflexão sobre o facto de o mesmo dono, ou pelo menos a mesma casa ter Ms e AMGs que muias vezes ainda são considerados como substancialmente diferentes.
Mas também partilhar o facto de haver quem tenha a sorte de conviver com vários destes excelentes exemplares. Confesso que adoro este género de carro burguês muito potente e com grandes motores. Sei que é politicamente incorrecto, mas estou-me perfeitamente nas tintas, perante este género de carros sinto-me um puto a olhar para uma montra de uma loja de brinquedos.
Sinto muito mais isso nestes carros burgueses de 2 ou + toneladas do que num ágil Lotus Exige por exemplo.
Já dei a minha que acho que vai ao encontro do que falaste, mas acho que não há muito mais a dizer.
Quanto à convivência de Ms e AMGs não sei bem o que dizer, nunca os tive juntos na minha garagem. Mas acho que não tinha problema nenhum em ter um de cada, todas as dificuldades da vida fossem essas.
Cá por casa convivem dois carros de baixa cilindrada de forma bem harmoniosa, uma astra caravan 1.4 e um a3 1.6.
Será que o X5M das fotos ferra na AMG e cria mau ambiente na garagem
Comentário