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    #91
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Voltemos então a falar dos maquinões ... e do que mais interessa neles, que não é coisa pouca!
    Claro que sim, o que a malta quer é máquinas!
    Acho engraçado (último e brevíssimo offtopic) que num fórum de automóveis alguns users andem sempre incomodados com os carros de grande cilindrada "poluidores" (que não o são).
    Amigos, isto é um fórum de automóveis e todos sonhamos com mais motor, melhor travagem, melhor dinâmica e claro, mas claro, também temos de ter em conta os custos e combustível.
    Se o combustível que vem standard é muito caro, arranjem forma de os porem mais económicos, porque uma grande máquina é sempre uma grande máquina desde que os consigamos manter.
    Já não é a primeira vez que vejo cascar forte e feio nestes carros como se fossem "um alvo a abater que não fazem falta nenhuma ao mundo".
    A inveja é uma coisa muito feia e não invejo ninguém, gosto de os ver na rua e dou os parabéns a quem os tem, quem sabe um dia não poderei ter o mesmo gozo que eles

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      Isso pergunto eu. O que o manual indica é um I.O. mínimo de 95 ou 98, conforme os casos. No GPL o problema não se põe, pois o I.O. é sempre superior a ambos.
      P****, que és chato!

      Afinal este tópico é dos M e AMG ou dos ecologistas de algibeira?

      Já tentei por duas vezes dar um mote para discussão do assunto principal, e vem sempre a conversa do gás de esquentador.

      Tens alguma coisa a dizer sobre os automóveis em questão e como gostarias (ou não) de os utilizar, ou vais fazer companhia ao user GPL na sua cruzada contra os infiéis???

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Motronic... acabou-se o depósito de GPL neste tópico, ok???

        Agora rola tudo a gasolina de novo... e daquelas cheias de octanas!!!
        Por mim tudo bem! Vamos fazer de conta que vivemos na Venezuela
        Por mim tínhamos todos um dos carros dessa garagem

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Agora rola tudo a gasolina de novo... e daquelas cheias de octanas!!!
          Voltando ao meu raciocínio inicial, considero que tal como um bom vinho ou uma refeição especial, existem momentos mais indicados para se saborear veículos destes.

          Andar com um AMG para ir ao supermercado, para ficar parado nas filas de trânsito todos os dias, para o andar a conduzir enquanto se pensa em assuntos de trabalho (muitas vezes a falar ao telemóvel ainda que em mãos-livres), não me parece ser a melhor forma de gozar uma máquina destas.

          Tal como o indivíduo que saboreia o tal vinho, se ele se habituar a bebe-lo todos os dias, parte do "especial" acaba por ser perdido na rotina.

          Veículos especiais pedem ocasiões especiais.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            P****, que és chato!

            Afinal este tópico é dos M e AMG ou dos ecologistas de algibeira?

            Já tentei por duas vezes dar um mote para discussão do assunto principal, e vem sempre a conversa do gás de esquentador.

            Tens alguma coisa a dizer sobre os automóveis em questão e como gostarias (ou não) de os utilizar, ou vais fazer companhia ao user GPL na sua cruzada contra os infiéis???
            Ò rca33, por mim também mais vale mudar de assunto mas ele apenas te esteve a responder. Afirmaste coisas que não são preto no branco e só te corrigiu, tentaste recuperar o tópico só mesmo agora para o fim...
            Mais uma vez ninguém aqui é ecologista de algibeira, tu é que falaste em ecologistas. Quanto a te considerares infiel, tu lá sabes...
            Bem, fala lá alguma coisa em concreto sobre o tópico como dizes que tentaste fazer e deixemo-nos da conversa de "gás de esquentador" para nos dedicarmos à gasolina

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
              (ruído)
              E que tal dares a tua opinião sobre o meu ponto de vista destes carros?

              É que se reparares, eu há muito que tentei abordar este assunto da utilização destes veículos...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Voltando ao meu raciocínio inicial, considero que tal como um bom vinho ou uma refeição especial, existem momentos mais indicados para se saborear veículos destes.

                Andar com um AMG para ir ao supermercado, para ficar parado nas filas de trânsito todos os dias, para o andar a conduzir enquanto se pensa em assuntos de trabalho (muitas vezes a falar ao telemóvel ainda que em mãos-livres), não me parece ser a melhor forma de gozar uma máquina destas.

                Tal como o indivíduo que saboreia o tal vinho, se ele se habituar a bebe-lo todos os dias, parte do "especial" acaba por ser perdido na rotina.

                Veículos especiais pedem ocasiões especiais.
                Atenção que isto é sobre o tópico, deixemos de lado o factor economia.
                Por mim as grandes máquinas são para usar sempre que possamos pegar nelas, a menos que não consiga circular com ela em determinado sítio, como levar um Carrera GT para um caminho de cabras.
                O gozo é para desfrutar em todos os momentos que tenhamos, eu falo por mim que andaria lixado da cabeça em ter um X5M na garagem arrumado e ter de andar com um Corsa nas idas ao supermercado, no trânsito etc.
                Agora se economicamente isso não é viável, é outra coisa.
                De um ponto de vista de ter prazer em alguns momentos, não se enquadra! É como ir para a cama todas as noites com uma mulher perfeita ou ir só no Domingo à noite. Eu por mim nunca me cansava da acção

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  E que tal dares a tua opinião sobre o meu ponto de vista destes carros?

                  É que se reparares, eu há muito que tentei abordar este assunto da utilização destes veículos...
                  Está dado

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    Atenção que isto é sobre o tópico, deixemos de lado o factor economia.
                    Por mim as grandes máquinas são para usar sempre que possamos pegar nelas, a menos que não consiga circular com ela em determinado sítio, como levar um Carrera GT para um caminho de cabras.
                    O gozo é para desfrutar em todos os momentos que tenhamos, eu falo por mim que andaria lixado da cabeça em ter um X5M na garagem arrumado e ter de andar com um Corsa nas idas ao supermercado, no trânsito etc.
                    Agora se economicamente isso não é viável, é outra coisa.
                    De um ponto de vista de ter prazer em alguns momentos, não se enquadra! É como ir para a cama todas as noites com uma mulher perfeita ou ir só no Domingo à noite. Eu por mim nunca me cansava da acção
                    Falar neste carro e depois falar num corsa para as compras não era decididamente o que eu tinha em mente.

                    Existem no entanto algumas características que são espectaculares num dia em que estamos para ali virados, e outras que nem por isso.

                    A tua comparação com a mulher perfeita é pertinente, porque tal como nos carros, isso não existe.

                    Neste sentido, carros virados primordialmente para o desempenho puro tendem a ser menos bons noutras áreas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Falar neste carro e depois falar num corsa para as compras não era decididamente o que eu tinha em mente.

                      Existem no entanto algumas características que são espectaculares num dia em que estamos para ali virados, e outras que nem por isso.

                      A tua comparação com a mulher perfeita é pertinente, porque tal como nos carros, isso não existe.

                      Neste sentido, carros virados primordialmente para o desempenho puro tendem a ser menos bons noutras áreas.
                      É um ponto em que em conversas de café entro várias vezes em discórdia com colegas, outras vezes há quem partilhe da opinião.
                      Se tivermos um clássico na garagem, entendo que não o queiramos andar a derreter no dia-a-dia nem é um carro próprio para isso.
                      Agora em relação a alguns casos, em que por exemplo têm um carro na garagem (vamos falar de gasolina) que gasta mais 3l aos 100 do que o carro que usamos diariamente (um coupé por exemplo vs um pequeno familiar).
                      Será que não preferíamos muito mais andar sempre a curtir no coupé e até compensava? É o facto de ter pago dois carros, pagar dois seguros, 2 revisões e manutenções, impostos para ambos, etc etc
                      Às vezes o que se gasta na compra de um segundo carro juntando a todos os custos inerentes, para termos o "mais potente" fechado na garagem dava para anos de gasolina...

                      Quanto à mulher perfeita, referia-me apenas a mulher para a cama. E aí não sou esquisito, não faltam mulheres perfeitas
                      Claro que para andar em paralelo um desportivo puro e duro é desconfortável, mas para quem não passa por isso no dia-a-dia venha de lá o desportivo.
                      Conheces bem o S2000 do teu pai. Se fosse teu e o tivesses na garagem, e os custos não fossem problema, digamos, preferias um civic para o dia-a-dia e só usavas o S2000 ao fim-de-semana?
                      Acho que temos de pensar entre o que é de facto possível (que mete obrigatoriamente economia) e o que é o prazer. Por muito que me partisse as costas, acho que não largava o S2000 e "ia lá acima" umas quantas vezes por dia sem me cansar, como com a mulher perfeita

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        Claro que para andar em paralelo um desportivo puro e duro é desconfortável, mas para quem não passa por isso no dia-a-dia venha de lá o desportivo.
                        Conheces bem o S2000 do teu pai. Se fosse teu e o tivesses na garagem, e os custos não fossem problema, digamos, preferias um civic para o dia-a-dia e só usavas o S2000 ao fim-de-semana?
                        Acho que temos de pensar entre o que é de facto possível (que mete obrigatoriamente economia) e o que é o prazer. Por muito que me partisse as costas, acho que não largava o S2000 e "ia lá acima" umas quantas vezes por dia sem me cansar, como com a mulher perfeita

                        Não me fiz entender.

                        Eu não estou a falar em questões económicas, mas de utilização.

                        Já que agarraste no S2000, talvez sirva para exemplificar (noutro patamar completamente diferente) o que quis dizer.

                        Sendo o S2000 um carro com uma vertente mais desportiva, é um carro bom a fazer o que se propõe fazer (dar gozo ao condutor com alguma adrenalina), mas depois é mau como um automóvel, porque ele não é (nem pretende ser) um automóvel.

                        Porquê?
                        Porque é muito duro, porque é barulhento, porque tem pouco espaço, não tens mala (praticamente), porque exige ser "pilotado" em vez de conduzido.
                        Todas estas características do carro (que são positivas na vertente dele), são pontos negativos para quem necessite (por exemplo) de fazer 40.000 km por ano.
                        Não falo em custos (esquece isso), mas sim no facto de ser (ou não) um bom all-rounder, e não o é!

                        Claro que no caso do AMG em questão, alguns destes defeitos não existem (ou estão amortecidos), mas continua a não ser um all-rounder.

                        Conheço pessoas que se desfizeram de carros com um cariz mais desportivo precisamente pela sua vertente mais radical.

                        Não falo de não andar com um carro para o poupar, mas sim de dispersar um pouco o tipo de veículos para abranger mais situações.

                        Fica mais caro?

                        Sim, mas não estamos a falar de custos.

                        Comentário


                          Eu entendo, é um ponto de vista válido e referiste tipos de utilização para os quais um desportivo "raçudo" não é de facto o mais adequado.
                          No entanto, cada um de nós tem o seu tipo de utilização diária (aqueles que a têm, há quem vá para o trabalho a pé ou de transportes públicos).
                          No meu caso, tenho um carro de 5 lugares e de segunda a sexta só ando lá eu, ao sábado e Domingo é que vou com a maria dar uns passeios, é raro meter alguma coisa na mala do carro também.
                          Quanto a ser duro, tenho sorte de ter tudo alcatroado nos percursos casa-trabalho que faço, embora me tenha de desviar de algumas crateras.
                          Quanto ao som do motor e ser barulhento, acho que até andava sempre com os vidros abertos para ouvir esse motor a cantar
                          Obviamente que no trânsito não tinha especial "prazer", nem o tinha com um citadino, utilitário, uma berlina de luxo, tanto me fazia porque estar no trânsito é sempre uma seca.
                          Mas sempre que apanhasse uma aberta fazia uso da 2ª e 3ª, da dinâmica em curva (apanho várias) etc etc.
                          Era capaz de conviver na perfeição com um S2000, como vês não sou do tipo de ter de andar com filhos para levar à escola, andar com a mala cheia, com gente a mandar vir para não puxar pelo carro, etc
                          Era capaz de me divertir bem de segunda a domingo

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            Era capaz de conviver na perfeição com um S2000, como vês não sou do tipo de ter de andar com filhos para levar à escola, andar com a mala cheia, com gente a mandar vir para não puxar pelo carro, etc
                            Era capaz de me divertir bem de segunda a domingo
                            Compreendo que alguma (aparente) falta de experiência te faça falar assim, mas as coisas nem sempre são assim tão lineares.

                            Eu devo fazer uns 95% dos meus km sozinho, não tenho de levar putos à escola, e andando sozinho só o David Coverdale é que grita no rádio.

                            No entanto, o S2000 era um mau carro para eu andar todos os dias.

                            Uma coisa é a piada inicial que teria, outra seria a utilização diária (que concordo que varia de caso para caso).

                            Uma coisa é dar para utilizar um carro assim todos os dias e para "todos" os efeitos. Outra coisa é ser o mais indicado para o fazer sempre.

                            Eu a conduzir já fui para mais longe de mota (para fora do país e fazendo mais km seguidos) do que de carro.
                            Ao pé de uma mota, um S2000 é uma poltrona, quanto mais um AMG.

                            Mas foram coisas isoladas.

                            Para fazer aquilo com frequência, preferia outro tipo de viatura.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              P****, que és chato!
                              Diz o roto ao nú!

                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Afinal este tópico é dos M e AMG ou dos ecologistas de algibeira?
                              Este tópico nunca chegou a ser sobre nada. Logo, pode ser sobre tudo!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Motronic... acabou-se o depósito de GPL neste tópico, ok???

                                Agora rola tudo a gasolina de novo... e daquelas cheias de octanas!!!
                                Nunca tantas como... O GPL!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DrVet Ver Post
                                  Este user existe?! Habita o mesmo planeta que todos nós?

                                  Desconhece de todo o papel do CO2 no efeito estufa?
                                  Desconheces que de acordo com os especialistas os NOx contribuem 100x mais para o efeito estufa que o CO2?

                                  Façamos lá a conta utilizado o exemplo dado:

                                  Gasolina: 109 + 0.01*100 = 110
                                  Diesel: 109 + 0.24*100 = 133

                                  Ou seja, o motor a gasolina a produzir 132g de CO2 apenas seria equivalente a um Diesel a produzir 109g. Utilizando a mesma proporção, um 335i é mais "verde" que um 335d, por exemplo.

                                  Comentário


                                    Onde isto já vai :S

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Motronic... acabou-se o depósito de GPL neste tópico, ok???

                                      Agora rola tudo a gasolina de novo... e daquelas cheias de octanas!!!
                                      Realmente...era só que faltava andarmos para aqui a ter uma discussão interessante.

                                      Mais vale darmos asas ao v7 e aos seus tópicos inúteis e redundantes.

                                      Comentário


                                        Aquele AMG está.. . Deve proporcionar um enorme prazer\adrenalina a conduzir.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                          Realmente...era só que faltava andarmos para aqui a ter uma discussão interessante.

                                          Mais vale darmos asas ao v7 e aos seus tópicos inúteis e redundantes.
                                          Não mistures 2 questões completamente diferentes, por favor!

                                          Comentário


                                            O que se pode dizer acerca do tópico...sim é possível conviver com um M e um AMG, da mesma forma que se consegue conviver com um BMW e um Mercedes.
                                            A divisão M acaba por ser a flecha do tipo de engenharia da BMW, mais instrínseca e minunciosa.
                                            A AMG é mais ao estilo Mercedes, tudo em grande.
                                            Se se cosengue ter um Mercedes e um BMW na garagem (como existem muitos), mais facilmente se consegue ter um M e um AMG.

                                            Comentário


                                              Belos test-drives!

                                              Comentário


                                                Honestamente, ao abrir o tópico, o titulo não me sugeriu o que encontrei... e não consigo (sem estar a criticar... acredito que o objectivo é criar algo interessante) perceber o propósito da discussão

                                                Tentando acrescentar algo, gosto da M e da AMG... mas, normalmente, tenho muitissimo mais interesse nos M's (3, 5,6... desde os modelos mais antigos) do que nos AMG's. Tem muito a ver, como é óbvio, pela minha preferência pela BMW.

                                                Mas tudo depende dos autos em questão... ai temos coisas diferentes (roadster, SUV e Station) sendo que o que têm em comum são os grandes motores a gasolina e o facto de serem preparadas pelas respectivas secções desportivas de cada marca.

                                                No caso, sem algum dúvida, escolheria o SL65... a ter de escolher um. Mas são, como se pode ver, completamente coabitáveis... tudo depende dos gostos e do conceito a seguir... SUV's pouco me dizem, a Station, aparte do motor, idem... e há proposta bem mais baratas que me agradam e muito. Sobra o SL65... gosto do design, do que está debaixo do capô e, apesar de ser um Roadster e de pouco me atrairem também, posso sempre fingir que é um Coupe. Mas enfim, seria sempre a escolha.

                                                Quanto ao GPL (vou mandar uma bujarda e calo-me logo)... não sou hipócrita, quero ter o melhor possivel dentro do que as minhas possiblidades financeiras permitem. Preocupo-me com o ambiente, claro, mas não faço muito por ele... a minha contribuição é mais não prejudicar muito.
                                                Não gosto de diesel, tentarei fugir sempre até que não me restem escolhas. E não é tanto uma questão de "odiar" os carros a gasóleo (apesar de muitas vezes sentir isso quando o meus amigos me dizem "diesel é que é bom", "isso gasta muito", "Golf TDi é que é... Civic quê? Honda é uma m*rda" e por ai em diante...) é mais a questão de preferir, de longe, a gasolina. Não sendo a gasolina... até podem trabalhar a agua inflamável! Desde que seja Otto. Prefiro um Megane Rs a GPL a um Megane 2.0 Dci (estilo tópico que andou por aqui...) todos os dias da semana... Não o digo pela poluição (apesar de não gostar do cheirete dos fumarolas... como toda a gente ) mas porque é o que me agrada.
                                                As questões do "GPL é para pobres que querem ter mais do que podem", "Não metem o coiso azul porque têm vergonha", "compram a gasolina, é para ficar a gasolina... se não é assim, é porque estás a faltar a um compromisso", "GPL não é desportivo", etc, não têm QUALQUER sentido.
                                                Eu vou tentar usar gasolina no meu dia a dia... não dá? Se calhar tento GPL... não preciso? Faço 500 ou 600 km's por mês - ou menos - e consigo comportar os custos? Muito bem... fico assim. Pelo menos gasto no que gosto e me dá prazer.
                                                Os rotolos que as pessoas dão a certas coisas não têm lógica... era como eu dizer, tens um Cayman é porque não podes ter um 911... és triste. Tens um Posche? Pois, Ferrari não é para todos... pseudo Rico.
                                                O quê, compraste um FIAT? Pois, Alfa é mais caro... temos pena.
                                                Porque, mentiras à parte, todos nós temos um limite... o pessoal dos Porsches não pode fazer passeios diários de 500 km's assim como eu, no Civic do meu Pai, não posso ir ao Algarve e vir uma vez por mês.

                                                Cada um faz o que bem entender... da maneira que bem entender e do modo que mais lhe convém. Posso gostar mais de um Clio do que de um A6. Não há lei que o proiba.

                                                Ah, e já agora... se pudesse, andava todos os dias com o "meu" Aston Martin DBS

                                                Venha de lá o SL65, então
                                                Editado pela última vez por Goran; 14 July 2010, 21:22.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas:

                                                  - Tu andas constantemente a pregar o GPL, batendo no diesel sempre que podes (e não podes) sob uma desculpa ambientalista, quando a tua conversão se deveu a motivos bem menos nobres, nomeadamente a vertente económica.
                                                  Como acontece com muitos convertidos do GPL, para auto-justificarem a sua própria opção entram por uma cruzada pseudo-ambientalista que só revela uma enorme falta de bom-senso.

                                                  Se o GPL é a solução, então vamos chamar os fabricantes todos de estúpidos, em particular a BMW e Mercedes por não ter feito estes carros a GPL mas sim a gasolina.

                                                  Sim, porque a julgar pelas vossas palavras, num carro destes a GPL poderiam ficar fechados dentro de uma garagem com estes motores a funcionar, pois não fazem poluição.
                                                  Se quiserem fazer o teste os dois e filmar o resultado, gostaríamos de ver.

                                                  Admitindo os diferentes níveis de poluição entre combustíveis, admitimos também que o dono de um carro destes está-se a c*g*r para isso, caso contrário nunca andaria num carro com estas características, e muito menos aceleraria muito nele, pois aí as emissões disparam em flecha para valores elevadíssimos.

                                                  Claro que o dono de um carro destes pode dizer (e até pensar) que quanto menos poluir, melhor. Mas que influência é que isso teve na escolha? - Zero!!!


                                                  Do mesmo modo, a grande maioria das pessoas escolhem carros por factores económicos e não por ambientais.
                                                  Tal como tu fizeste, as pessoas escolhem carros pelo que gastam para andar neles, e daí a escolha do diesel - a solução mais adoptada por cá (e não só) para quem não quer andar a mexer na mecânica dos seus carros convertendo-os para trabalhar como nunca foram concebidos para trabalhar.

                                                  Portanto, as escolhas (desde a falta de incentivo do governo ao GPL até ao consumidor) são feitas por razões económicas e não ecológicas, dado que a primeira tem um impacto imediato no dia-a-dia de cada um.

                                                  Aliás, a pergunta que eu te faço é se tivesses de pagar o GPL a 1.43€ e a gasolina/diesel a 0.8 € mantinhas a tua consciência ecológica...

                                                  É que até grandes artistas do Mundo do cinema compraram prius para "o boneco", mas quando chega à altura de viajar, lá vão os monstros carregados com malas e compras a libertar quantidades absurdas de poluição.


                                                  A minha resposta à pergunta que me colocaste (e tanto faz ser passat, a4 ou smart) é "isso é algo que não me preocupa"!!!

                                                  Porquê?
                                                  Porque apesar de eu ter a consciência ecológica q.b., que me leva a fazer reciclagem e a ter hábitos de alguma preocupação, eu também tenho uma vertente económica em que pensar.
                                                  Essa vertente não me deixa pensar em gastar dinheiro para reduzir a minha quota de poluição automóvel antes do tempo, ou seja, quando um dia trocar de carro, analisarei as opções, e dada a evolução natural das coisas, será expectável que o próximo veículo seja mais ecológico.

                                                  Ainda hoje saí de mota, e ao colocar a mota a trabalhar para aquecer, foi impossível não notar o cheiro extremamente intenso a gasolina em redor da mota. Aliás, nos cruzamentos nota-se bem o cheiro a gasolina dos carros a entrar pelo nariz. Confesso que é desagradável.
                                                  Mas sabes o que é que eu fiz?

                                                  -Fui ver se os 162cv ainda lá estavam!

                                                  Moralismos de trazer por casa é que não!

                                                  És um defensor de ecologia muito mau (se me permites a franqueza), pois o teu tópico de spam sobre o GPL está sempre repleto de máquinas com motores enormes e um smiley teu a babar.

                                                  Então a tua consciência ecológica não te deveria dar para colocar apenas Insight, Civic Hibrido e Prius, com um eventual Jazz ou Aygo???

                                                  Que raio de ecologista és tu que se pudesses agarravas num carro com um motor gigantesco e gastador para converter a GPL???

                                                  Que ecologista és tu que coloca no nome do tópico "100% otto - 40% dos custos"?

                                                  Isto é um argumento ecológico ou económico??? (pergunta retórica)

                                                  Então um ecologista defende carros enormes, que levam diversas vezes a quantidade de óleo de um pequeno (desde o motor, à caixa, passando por travões, etc), que gasta pneus muito maiores, que levam o dobro das velas, que levam baterias maiores e com mais químicos nocivos...

                                                  Se meteres a mão na consciência, verás que a tua ecologia se baseia na economia, e isso é o que o resto do planeta faz, por isso, antes de apontares dedos, olha bem para ti.
                                                  eu acho que este post devia ser colocado como sticky! aliás, melhor mesmo era um botão de resposta rápida em que aparecia logo este post, para uma eventualidade, uma vez que estes posts do GPL se repetem e repetem e repetem...!
                                                  realmente alguém que tem a lata de dizer que carros com 5 e 6mil cm3 não poluem nadinha...
                                                  gostava de perguntar também ao GPL umas coisas.
                                                  dizes que os automóveis correspondem a 1% da poluição mundial(onde encontraste isto? podes partilhar?) mas dizes que quando os aviões pararam devido ao vulcão, a temperatura desceu(podes partilhar a fonte tambem?)...ora sabendo que no mundo há milhões de automóveis e milhares de vezes menos de aviões algo está a bater mal! já para não falar que os aviões queimam gasolina (ok não é bem gasolina mas é parecido) não deveriam também não poluir nada?

                                                  ONTOPIC: será possível este X5M ter estado recentemente aqui por Leiria? ia jurar que o vi, ainda tentei apanha-lo mas os 110cv não foram suficientes para acompanha-lo a subir o Auto do Vieiro! :P
                                                  aqui perto de minha casa também há umas colecções bem interessantes! um dia destes ponho aqui! :D

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                    eu acho que este post devia ser colocado como sticky! aliás, melhor mesmo era um botão de resposta rápida em que aparecia logo este post, para uma eventualidade, uma vez que estes posts do GPL se repetem e repetem e repetem...!
                                                    Só é pena ser tão grande... e não dizer nada!

                                                    Comentário


                                                      Isto da ecologia tem que ser vista, como tudo, em valores relativos...

                                                      É claro que um 6000 a GPL vai poluir mais que um 1000 a gasolina ou até gasóleo, a questão é se polui menos que um 6000 a gasolina ou gasóleo...

                                                      Porque seguindo esta lógica não andava sequer de carro. Levantava-me às 5 da manhã e ia a pé para o trabalho...

                                                      É claro que isto seria uma imensidão de tempo perdido, por isso aceito o compromisso de fazer um pouco pior à natureza e até ao meu bolso para ganhar tempo no meu dia. É sempre disto que se trata, o compromisso.

                                                      Se eu quiser um 6000 porque gosto de performance, se o poder ter mais fácil de manter e menos poluente tenho um compromisso melhor...

                                                      Para muita gente (eu incluído) um 6000 seria um compromisso inaceitável pela questão dos custos (mesmo a GPL), por isso escolho motores muito mais pequenos.

                                                      Mas pondo-se a questão de um 2.0 a gasóleo e um 2.0 a GPL, o carro a GPL oferece uma relação performance/custos/poluição melhor e é isso que interessa.

                                                      Na questão da economia vs ecologia, eu não sou hipócrita e admito sem qualquer problema que a minha escolha pelo GPL deve-se quase inteiramente devido ao custo. O ambiente interessa-me, apenas me interessa muitíssimo mais o meu próprio bem estar do que o dos pinguins (tal como os pinguins se preocupariam muito mais consigo mesmos do que comigo!).

                                                      Se o GPL fosse mais caro que a gasolina ou até ao mesmo preço não o usava (porque consome um pouco mais e há o custo da conversão).

                                                      Se fosse ligeiramente mais barato - apenas o suficiente para o custo por Km ser o mesmo - e o custo de aquisição fosse igual, escolhia o GPL por ser mais limpo. Desde que não me prejudique a mim, bora lá tratar dos pinguins.
                                                      Editado pela última vez por SRLA; 14 July 2010, 22:21.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Isto da ecologia tem que ser vista, como tudo, em valores relativos...

                                                        É claro que um 6000 a GPL vai poluir mais que um 1000 a gasolina ou até gasóleo, a questão é se polui menos que um 6000 a gasolina ou gasóleo...
                                                        A questão é o que consideras poluição (ou pelo menos, a que consideras mais prejudicial). Se fazes como a maioria e te centras no CO2 que é perfeitamente inócuo, o 6L, mesmo a GPL irá "poluir" mais. Se, pelo contrário, consideras as emissões verdadeiramente nocivas (óxidos de Enxofre, de Azoto, e partículas), nem um 6L a gasolina polui mais que uma fritadeira de 1L.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                          eu acho que este post devia ser colocado como sticky! aliás, melhor mesmo era um botão de resposta rápida em que aparecia logo este post, para uma eventualidade, uma vez que estes posts do GPL se repetem e repetem e repetem...!
                                                          realmente alguém que tem a lata de dizer que carros com 5 e 6mil cm3 não poluem nadinha...
                                                          gostava de perguntar também ao GPL umas coisas.
                                                          dizes que os automóveis correspondem a 1% da poluição mundial(onde encontraste isto? podes partilhar?) mas dizes que quando os aviões pararam devido ao vulcão, a temperatura desceu(podes partilhar a fonte tambem?)...ora sabendo que no mundo há milhões de automóveis e milhares de vezes menos de aviões algo está a bater mal! já para não falar que os aviões queimam gasolina (ok não é bem gasolina mas é parecido) não deveriam também não poluir nada?
                                                          • Aviões:

                                                          Air travel heats up the planet — Sightline Institute

                                                          :: TAM FLIGHT SAFETY ::

                                                          Clima: aviões prejudicam mais do que o imaginado -

                                                          Global Warming and Ships, Aircraft, and Non-Road Vehicles & Engines | Earthjustice

                                                          • Eu não disse em lado nenhum que carros com 5000 e 6000cc não poluiam "nadinha", disse sim que eram menos poluentes que qualquer diesel
                                                          • Essa referência que fazes à gasolina, como não poluindo nada, demonstra um exagero que só tu deves entender. Os aviões queimam quantidades maciças de jet-fuel e circulam bem mais perto da camada de ozono do que nós que andamos cá em baixo. Os estudos feitos contabilizando o CO2 "por pessoa" até podem dar a entender que a aviação é boa, mas com o aumento das empresas low cost, cujos aviões voam quer vão cheios quer vão vazios, dispararam o número de rotas. Imaginas quantas rotas se fazem por dia? Não se trata de número de aviões, trata-se de rotas.

                                                          Sobre o CO2 dos carros, fica o que este senhor herege em termos de CO2 tem a dizer.
                                                          Tão chocante como verdadeiro:
                                                          YouTube - Jeremy Clarkson (try to) save the world!
                                                          http://www.youtube.com/watch?v=2Vma72nSL7g
                                                          http://www.youtube.com/watch?v=AApsYK-mfV4



                                                          Acho que ele, embora seja louco q.b., não ia mentir num programa da BBC...



                                                          tassilgo meu caro, não eras tu que ainda há pouco tempo querias tirar o catalisador do teu carro diesel? Lembro-me de na altura te ter dito que discordava e disseste que o meu carro "antigo" a GPL era bem mais poluente que o teu.
                                                          Tinha dito que me calava neste tópico, mas realmente tens uma moral para falar...
                                                          Não apenas poluis o ar, como tens a atitude assassina de em pleno ano 2010 na Europa quereres andar com um diesel sem catalisador.
                                                          Sempre o tiraste já agora?
                                                          Percebo que ainda te doesse a barriga para vires aqui pegar
                                                          Editado pela última vez por GPL; 14 July 2010, 22:36.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            A questão é o que consideras poluição (ou pelo menos, a que consideras mais prejudicial). Se fazes como a maioria e te centras no CO2 que é perfeitamente inócuo, o 6L, mesmo a GPL irá "poluir" mais. Se, pelo contrário, consideras as emissões verdadeiramente nocivas (óxidos de Enxofre, de Azoto, e partículas), nem um 6L a gasolina polui mais que uma fritadeira de 1L.
                                                            Não digo o contrário, mas continua de certeza a poluir mais que um 1000 também a gasolina.

                                                            Assim como um 1000 a gasóleo polui certamente menos que um 6000 a gasóleo.

                                                            Relatividade...

                                                            Comentário


                                                              O que me preocupa realmente, a par das partículas que nos provocam cancros, é isto:

                                                              YouTube - Coal Combustion and Acid Rain (Britannica.com)
                                                              http://www.youtube.com/watch?v=OOifV...eature=related



                                                              http://www.youtube.com/watch?v=chdfahBvWHo
                                                              http://www.youtube.com/watch?v=Aueza...eature=related
                                                              http://www.youtube.com/watch?v=Ud8z1...eature=related
                                                              http://www.youtube.com/watch?v=VKAkR...eature=related


                                                              Para quem defende com unhas e dentes o CO2 como poluente, e relativiza o resto, aqui ficou.
                                                              Eu tentei usar provas, não conversa da treta e o "deve ser" recheado de ignorância.
                                                              Mais nem vale a pena dizer e está dada a participação neste tópico, que desde o inicio até nem tinha nexo nenhum lol
                                                              Se tem Mercedes e BMWs na garagem, fixe para o dono
                                                              Editado pela última vez por GPL; 14 July 2010, 22:49.

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