Originalmente Colocado por JoelM
Ver Post
"Desenhado pelo mestre Giorgetto Giugiaro no estúdio de design Bertone, o Mazda Luce não tem parecença com nenhum Mazda da altura, mas sim com os veículos Alfa Romeo da altura. Tal facto deve-se a uma simples explicação: Giorgetto Giugiaro desenhou o veículo a pedido da Alfa Romeo. No entanto, a Alfa Romeo desistiu do projecto porque estava mais vocacionada para a produção de veículos mais desportivos e a Mazda aproveitou, abraçou o projecto e criou o Mazda Luce.
O Mazda 1500 foi apresentado em 1965 no Tokio Auto Show, e o seu estilo foi imediatamente aplaudido pelos escritores de revistas da altura. As formas graciosas do capô são ainda hoje admiradas, muitos consideram mesmo que, caso o veículo tivesse sido elaborado pela Alfa Romeo, esta não iria criar o capô com as mesmas formas que a Mazda conseguiu! O motor com 1490cc, 4cilindros em linha, SOHC, encaixava nas necessidades da altura: criar um automóvel que fizesse a ponte entre os potentes V6 e V8 e os pequenos veículos de 600-1000cc, oferecendo segurança e conforto, apesar de ser um carro leve, o que demonstra a qualidade da construção. É frequentemente referido por utilizadores deste carro o prazer de condução inerente, assim como a sua fácil condução e segurança que é superior a alguns carros dos anos 90."
Em consulta a outros sites, parece que o carro é bastante bom. No entanto, o restauro e manutenção (por escassez de peças) são complicados.
É um Mazda a cheirar a Alfa...
EDIT: de qualquer forma, a imagem que se vê é a do modelo Luce R130, com um motor wankel de 126cv. Este sim, um verdadeiro carro de colecção.
Comentário