Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto Evo vale apena ir à repro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por fsc4 Ver Post
    Obviamente. Onde eu queria chegar é ai. A fiabilidade não pode ser a mesma, ao contrário do que alguns apregoam.
    Cada um sabe o que faz ao dinheiro. Mas se, sem qualquer repro, os carros já vão dando os seus problemas, imagino como será quando circulam com maior esforço.

    E repro dentro da garantia não me parece muito inteligente.
    Vai do que cada um está disposto a arriscar, já por isso aconselhei um maior cuidado após repro.

    Também há muita gente que pensa que só por fazer repro passados 5000km já parte motor/turbo/embraiagem e isso está errado. O factor que mais importa na fiabilidade (motor) de um automóvel é o tratamento que ele leva, quem andar sempre a queimar e a descurar manutenção num carro stock tem bem mais possibilidades de ficar apeado do que alguém que trata bem do seu carro reprogramado.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por TheKramer Ver Post
      sim é um bocado verdade, mas sendo ele de corridas e engenheiro mecânico dai a ter pensado, mas repito outra vez lancei este tópico para saber a vossa opinião sobre reprogramações da centralina e pessoas ke tenham feito
      eu apenas sublinhei aquele bocado visto que o teu amigo quer performance para corridas, o que irá desgastar muito mais o motor, tu apenas queres um empurrãozinho para ter uma prestação melhorzita, ao menos que faças a repro depois da garantianão vá o diabo tecê-las e o carro ter um outro problema de fábrica. eu pouco percebo disto, aliás, comparado com vários users daqui sou um leigo, apenas penso que o motor 1.3 com estes cavalos já tá um bocado espremido pela fiat, mas aguarda a opinião de outros, boa sorte e bons quilometros

      Comentário


        #33
        Eu concordo com algumas coisas que aqui foram ditas..

        Temos de ver que tipo de repro queres.. A que será feita a um dos 1.3 de 90cv será apenas de aumento de binario. 1.3 a diesel com 90cv está demasiado expremido.. se fosse um carro a gasolina era diferente.. mas a diesel.. Aumentando o binario, iria dar ao teu 1.3 de 95cv uma resposta melhor, mais cedo e apesar de ficares "apenas" com 95cv, terias um motor com bem mais força e mais disponivel.

        Como ja disseram, a fiat expremeu ao maximo estes 95cv..

        Comentário


          #34
          Cheira-me que vai haver mais uma bagageira preta e um motor com um aumento de desgaste ...

          Comentário


            #35
            Adoro o pessoal das "repro"!!

            Não sou contra este tipo de intervenção e existe sempre as opiniões mais fundamentalistas a seu favor ou não!

            Se realmente fosse fiável a marca tinha debitado a maior potencia possível nesse bloco, mas a marca salvaguarda todos os componentes do motor e seu uso nas melhores e mais viáveis situações.

            Por outro lado as reprogramações tem a vantagem de "personalizar" o carro ao nosso gosto dentro dos limites possíveis...!

            Eu não o faço, mas conheço belos exemplos porreiros bem divertidos

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
              Eu concordo com algumas coisas que aqui foram ditas..

              Temos de ver que tipo de repro queres.. A que será feita a um dos 1.3 de 90cv será apenas de aumento de binario. 1.3 a diesel com 90cv está demasiado expremido.. se fosse um carro a gasolina era diferente.. mas a diesel.. Aumentando o binario, iria dar ao teu 1.3 de 95cv uma resposta melhor, mais cedo e apesar de ficares "apenas" com 95cv, terias um motor com bem mais força e mais disponivel.

              Como ja disseram, a fiat expremeu ao maximo estes 95cv..
              A Fiat tem esse mesmo motor com 105cv no Lancia Ypsilon

              Comentário


                #37
                Não entendo porque dizem que o 1.3 Multijet está espremido.

                Tem 1248cc, 95cv e 200Nm. Isso dá 76,1cv/l e 160,2Nm/l.

                Isso num 2.0 equivale a ter 152cv e 320Nm. E 2.0 com mais que isso há muitos e ninguém se anda a queixar que estão espremidos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                  A Fiat tem esse mesmo motor com 105cv no Lancia Ypsilon
                  Na Oficina da Fiat em alcabideche, estão lá bastantes parados para reparação de motor

                  Mas mesmo tendo o 1.3 105cv puxado "pelas orelhas", tudo o resto é diferente..embraiagem, caixa, etc..

                  Porque no caso do punto (por ex) aumentar 5 ou 10cv é uma coisa, outra é fazer uma repro de 20cv ou mais cavalos.. Há sitios onde o conseguem fazer em determinados motores..

                  Um pequeno exemplo, tenho um amigo com um Leon FR. Neste momento tem 300cv com milhares e milhares de euros dentro daquele motor.. É dos mais fumarentos que já vi e so passa na IPO com a nota no cinzeiro.. Quando o comprou (usado) a primeira coisa que ele fez foi uma repro e umas pequenas alterações no motor.. a embraiagem derreteu ao fim de 5000km's, para alem do carro ter ficado esquisito.. Depois de mudar varios componentes é que conseguiu ficar com uma boa maquina..
                  OU seja, uma repro suave, ok..uma repro a puxar as orelhas ao maximo..da "borrada"

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                    Na Oficina da Fiat em alcabideche, estão lá bastantes parados para reparação de motor

                    Mas mesmo tendo o 1.3 105cv puxado "pelas orelhas", tudo o resto é diferente..embraiagem, caixa, etc..
                    Se quem te contou a primeira te disse a segunda história então andam a inventar.

                    O 1.3 105cv usa a mesma caixa e embraiagem. Não é por nada que continua com os mesmos 200Nm da versão de 90cv.

                    Se se estão bastantes 1.3 105cv parados então devem ser todos porque foram vendidos meia dúzia deles. Só há no Lancia Yplison. Em FIAT's nunca se vendeu.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                      Deixa-te estar quietinho, é o melhor que podes fazer.
                      Foi o melhor conselho que escreveram aqui até agora!

                      Querias mais potencia? Compravas logo á partida um mais potente

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                        Faz a repro, arrebenta-te um turbo, vai à marca, e eles dizem-te que a garantia foi-se, e o turbo novo terá que saír do teu bolso...

                        Tudo isto por 15 cavalos?
                        Nem mais, é por isto que nunca investi no meu o valor de uma repro.

                        Para já, os valores pedidos são um abuso e depois os problemas que isso pode acarretar...

                        Para mim está e sempre vai estar fora de questão!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                          Foi o melhor conselho que escreveram aqui até agora!

                          Querias mais potencia? Compravas logo á partida um mais potente
                          Exactamente.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                            Se realmente fosse fiável a marca tinha debitado a maior potencia possível nesse bloco
                            Isto não é assim tão simples, os carros não são feitos o melhor que a marca sabe, nem a explorar todo o seu potencial. Os números com que um carro sai para o mercado são influenciados por toda a estratégia da marca, um carro não tem 100cv só porque é o máximo que se consegue extrair com segurança.
                            É lógico que é dificil saber se determinado bloco pode ser ou não esticado, muito menos quanto se pode esticar. É daquelas coisas que varia muito de carro para carro e de oficina para oficina, quem faz a repro pode ser bom ou mau, o mesmo se aplica ao o tratamento que o carro depois leva. Por isso é que tanto existem carros reprogramados com muitos milhares de km e outros, como vi um astra no fim de semana, que já vai no terceiro turbo e segunda embraiagem e ainda não viu a marca dos 100mil.

                            Comentário


                              #44
                              Alguns carros gravam informação que o normal reprogramador não tem acesso. Esses casos são fáceis de caçar, mas nem sempre os concessionários estão atentos ao fenómeno da reprogramação, muitos só começam a investigar a fundo as avarias ou falhas de componentes quando são recorrentes.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                Se quem te contou a primeira te disse a segunda história então andam a inventar.

                                O 1.3 105cv usa a mesma caixa e embraiagem. Não é por nada que continua com os mesmos 200Nm da versão de 90cv.

                                Se se estão bastantes 1.3 105cv parados então devem ser todos porque foram vendidos meia dúzia deles. Só há no Lancia Yplison. Em FIAT's nunca se vendeu.
                                Quem me contou a primeira? a que te referes? A segunda foi-me dita pelo chefe de vendas da Fiat Da Santogal Alcabideche.

                                Pelo menos uns 15 estão lá..

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  Isto não é assim tão simples, os carros não são feitos o melhor que a marca sabe, nem a explorar todo o seu potencial. Os números com que um carro sai para o mercado são influenciados por toda a estratégia da marca, um carro não tem 100cv só porque é o máximo que se consegue extrair com segurança.
                                  É lógico que é dificil saber se determinado bloco pode ser ou não esticado, muito menos quanto se pode esticar. É daquelas coisas que varia muito de carro para carro e de oficina para oficina, quem faz a repro pode ser bom ou mau, o mesmo se aplica ao o tratamento que o carro depois leva. Por isso é que tanto existem carros reprogramados com muitos milhares de km e outros, como vi um astra no fim de semana, que já vai no terceiro turbo e segunda embraiagem e ainda não viu a marca dos 100mil.
                                  Nada que eu não tenha referido por outras palavras!! Assim como depende da repro!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu ficava quieto, alias ponderei no meu, mas fiquei quieto.

                                    Ando mais devagar paciencia..

                                    Comentário


                                      #48
                                      falaram ai do leon que derreteu embreagem....secalhar aumentou uns 30 cv e uns 100 nm ao carro..

                                      o maximo do 1.3 com repro sao 117 cv...com material de origem...ja andam alguns com 140 cavalos mas ja tem outros condimentos...

                                      o novo evo ja vem dotado de uns novos injectores...o turbo nao sei qual é..mas podes subir a parada para 110 cv e 250 binario..

                                      eu tenho 278 nm no meu com 80 mil km e nunca se queixou de embreagem..

                                      levei transmissao em garantia..meti o carro de origem e foi sem problemas...apartir dai foi sempre com repro a fiat...resolver inclusive alguns problemas de motor ( alternador)

                                      quando vai as revisoes peço para nao actualizar a centralina e ta feito..

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu tenho um 1.3 90cv's (dizem que o motor é bem pior) e não faço repro...prefiro habituar-me. portanto no teu lugar tambem nao faria.


                                        O diogo fez e agr anda com o turbo, etc nas lonas. Problemas acontecem a todos....mas se tiveres repro podem acontecer mais rapidamente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Diogo, penso que têm corrido bem a tua repro e claro o andamento só pode ser obviamente bem diferente do normal.

                                          Ainda assim não mudo de opinião, repro para mim está fora de questão!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                            Eu tenho um 1.3 90cv's (dizem que o motor é bem pior) e não faço repro...prefiro habituar-me. portanto no teu lugar tambem nao faria.


                                            O diogo fez e agr anda com o turbo, etc nas lonas. Problemas acontecem a todos....mas se tiveres repro podem acontecer mais rapidamente.

                                            atencao que ninguem me garante que seja do turbo...

                                            o barulho surge quando ele entra em maior rotacao...mas nao ha fugas de oleo..as pressoes sao as mesmas e nao ha quebras ( tenho o manometro do turbo para ver isso)

                                            possivelmente sera fuga nos colectores, na junta...que é algo comum nos multijets ou algum tubo roto que faça o ar sair quando e feita mais pressao...

                                            normal num carro que dorme na rua e tenha a parte de baixo toda ao descoberto...

                                            quando chegar a portugal logo vejo de onde vem o barulho

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por fsc4 Ver Post
                                              Alguém me explique isto:

                                              Se com repro, um carro continua fiável, porque raio é que as marcas lançam os carros com 95cv em vez de 110? Porque não exploram o potencial todo? Teriam alguma vantagem?

                                              Não é preciso ser grande génio para perceber que a fiabilidade não pode ser a mesma..
                                              Porque será que o 200 Kompressor passou de 192cv para 163cv? Normas europeias, etc.

                                              Não deverá ter sido pela fiabilidade.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Algumas ideias aqui são pré-concebidas e revelam alguma falta de conhecimento de causa, sendo a principal: se tem repro é quase certo que alguma coisa vai rebentar.

                                                Não sou acérrimo defensor das repro nem fan-boy das mesmas, apenas falo porque, como expliquei antes, efectuei em carros que conheço e fiquei agradavelmente surpreendido com os resultados.

                                                Ambos os casos, que expliquei antes, são de carros conduzidos por pessoas na casa dos 60 anos, carros que muito raramente andam depressa quanto mais a fundo, em ambos os casos ficaram carros mais agradáveis de conduzir além de mais económicos, terá valido a pena?
                                                Não sei se vão rebentar ou não nos próximos 5.000km, da pesquisa que efectuei e do que conheço julgo que não, daí acho que valeu a pena.

                                                E já agora na zona norte alguns stands efectuam, a pedido do cliente, a reprogramação, e não utilizam nada original da marca mas sim recorrem a um fornecedor externo (sei de um caso da audi, mas quem faz aí vai a mais sitios), não faço no entanto ideia como será com garantias. No dia em que lá fui estavam dois X1 23d novos deixados pelo próprio vendedor da bmw. Será que a reprogramação é assim tão má?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por claxon Ver Post
                                                  penso que este comentário diz tudo...
                                                  quem quer andar mais depressa compra de inicio uma motorização acima..
                                                  não sou grande adepto desta moda das repros....
                                                  Exactamente o que eu penso!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                    Exactamente o que eu penso!

                                                    repro nao quer dizer que tenha de andar mais depressa....muita gente associa repro= andar mais depressa..

                                                    e digo que no 1.3...nao tanto no novo porque ja vem melhorado esse aspecto...mas no antigo de 90 cv a repro simplesmente torna o motor mais linear...ficando com baixas muito boas...

                                                    o carro fica mais ligeiro..mais solto...responde melhor..e na conducao do dia a dia..pisas e tens la motor a responder...nao quer dizer andar por ai a abrir por tudo o que seja canto...

                                                    as diferencas notam se em ultrapassagens...nao precisas reduzir... nota-se a subir em ae...nao precisas reduzir..etc etc

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu sou da opinião de que quem quer carros mais potentes compra-os... agora estar a mexer num motor que ainda por cima ja esta bem espremido?

                                                      Quanto a mim há é que ficar quieto e sossegadinho.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                                        Eu sou da opinião de que quem quer carros mais potentes compra-os... agora estar a mexer num motor que ainda por cima ja esta bem espremido?

                                                        Quanto a mim há é que ficar quieto e sossegadinho.

                                                        bem espremido?

                                                        com 90 cv...o que sao os antigos punto gt e turbo ie com 130 cv e 120...

                                                        conheco 1.3 multijets com 140 cv e andam por ai nas curvas e nos track days

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                          bem espremido?

                                                          com 90 cv...o que sao os antigos punto gt e turbo ie com 130 cv e 120...

                                                          conheco 1.3 multijets com 140 cv e andam por ai nas curvas e nos track days
                                                          Como o Roger disse, equivale a um 2.0 com 152cv e 320nm portanto, nem está assim tanto, mas pronto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            obviamente ke kando disse ke gostava de aproveitar o carro, não disse andar sempre a fundo, às vezes ando a fundo e ando bastante mais calmo outra vezes, mas trato bem o carro....a minha questão então é aonde é que posso fazer uma repro segura ou soft como disseram? na PKE?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                              bem espremido?

                                                              com 90 cv...o que sao os antigos punto gt e turbo ie com 130 cv e 120...

                                                              conheco 1.3 multijets com 140 cv e andam por ai nas curvas e nos track days
                                                              Quanto aos outros users não sei, pois falo apenas por mim.. mas quando me referi a estar bem espremido é aquilo que a marca considerou seguro e bem fiavel para o motor que é.. Claro que dá para mais, mas a marca considerou que para esse motor, é o maximo que poderiam dar.. Eu proprio acho que 90cv para um 1.3 já está muito bom, muito mais que isso, acho que era muito propicio a dar dores de cabeça..

                                                              Os puntos que te referes são a gasolina..e julgo eu (não sendo expert) que os motores a gasolina aguentam mais potencia que os diesel..

                                                              Tanto que já vi G.Punto Abarth SS com 200cv..um 1.4.. imaginem lá o M.Jet 1.3 com 190cv, arrancar, 2ª e pummmm (e conheço um ou outro que acha que um punto stock aguenta essa potencia, sem mexer em qualquer componente..)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X