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Marca de automóveis nacional - Porque não existe?
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Originalmente Colocado por Van00 Ver PostE criar uma imagem de marca.. assim como a Alfa tem a sua famosa grelha..
Não tenho bem a certeza se isto funciona assim.. mas esclareçam-me lá..
Se Comprarmos um móvel feito cá, pagamos 100€, mas se vier do estrangeiro, pagamos os mesmos 100€ mais qualquer coisa por ter sido importado, certo?
O mesmo não acontece nos automóveis? Os volvos são mais baratos na Suécia que nos outros países, assim como a Fiat é mais barata em italia..Um produto português, com o mesmo custo de produção, e pagando os mesmos impostos, conseguiria facilmente ser mais barato..?
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Sim. Lê mais abaixo o topico do UMM.
A unica solução seria mesmo reanimar uma marca antiga nossa e a que reune mais consenso é mesmo a UMM.
Eram carros forte,s que aguentavam quase tudo e isso devia ser uma prioridade. Imponentes. Dai a frente larga e alta.
Claro que um TT puro e duro não seria viavel para uma empresa, devido ao seu mercado limitado, mas podia e devia um SUV e um mais para o TT. Baseados a partir do mesmo. Mudava-se pára-choques e alguma mecânica.
Agora que motores (das várias marcas) gostavam de ver num UMM? Iamos buscar os Ford? Preferiamos a confiança dos japoneses? Ou iriamos para os alemaes?
Iamos aos motores dos SUV actuais? Para os dos veiculos comerciais, com maior binário? Uma versão V6 especial? Veiculos especiais para policia e bombeiros?
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Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver PostSim. Lê mais abaixo o topico do UMM.
A unica solução seria mesmo reanimar uma marca antiga nossa e a que reune mais consenso é mesmo a UMM.
Eram carros forte,s que aguentavam quase tudo e isso devia ser uma prioridade. Imponentes. Dai a frente larga e alta.
Claro que um TT puro e duro não seria viavel para uma empresa, devido ao seu mercado limitado, mas podia e devia um SUV e um mais para o TT. Baseados a partir do mesmo. Mudava-se pára-choques e alguma mecânica.
Agora que motores (das várias marcas) gostavam de ver num UMM? Iamos buscar os Ford? Preferiamos a confiança dos japoneses? Ou iriamos para os alemaes?
Iamos aos motores dos SUV actuais? Para os dos veiculos comerciais, com maior binário? Uma versão V6 especial? Veiculos especiais para policia e bombeiros?
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Motor que tem origem Ford e é usado pela Land Rover. Pelo menos um derivado.
O do Boxer só tem 100cv ou 120cv
Não pode ser. Tem de ter pelo menos 150 com 400N/m xD
A nivel de Diesel estave feito Ford AJD-V6/PSA DT17 - Wikipedia, the free encyclopedia xD
Ou Ford EcoBoost engine - Wikipedia, the free encyclopedia
loooool
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Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver PostMotor que tem origem Ford e é usado pela Land Rover. Pelo menos um derivado.
O do Boxer só tem 100cv ou 120cv
Não pode ser. Tem de ter pelo menos 150 com 400N/m xD
A nivel de Diesel estave feito Ford AJD-V6/PSA DT17 - Wikipedia, the free encyclopedia xD
Ou Ford EcoBoost engine - Wikipedia, the free encyclopedia
loooool
É motor mais que suficiente, tem mais binário num menor regime de r.p.m.
Os V6 Ford/PSA têm muita cilindrada, logo mais penalizados fiscalmente.
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Originalmente Colocado por BigDaddy Ver PostMotor do ML63
6.2L V8 510cv
Motores PSA talvez fosse a solução, mas como gostamos muito da VW venha o V6 do Touareg
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Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Postesse servia para o Vinci GT, aquela "montra" tecnologica com design italiano e preço que nem interessa aos xeques das arábias...
Acho que atenção teria de ser virada para o segmento que se vende mais.
Ainda assim, estive a ler o tópico do novo UMM e gostei do que vi, pelo que a foto do UMM preto está mto boa (tirando alguns pormenores).
E que tal, hipoteticamente, pegar na marca UMM apresentar o Alter III dentro do que se vê na foto e em conjunto lançar um novo modelo, no segmento mais comercializado em Portugal.
Que acham?
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Originalmente Colocado por PedrodeSousa Ver PostE base/plataforma americana
Acho que atenção teria de ser virada para o segmento que se vende mais.
Ainda assim, estive a ler o tópico do novo UMM e gostei do que vi, pelo que a foto do UMM preto está mto boa (tirando alguns pormenores).
E que tal, hipoteticamente, pegar na marca UMM apresentar o Alter III dentro do que se vê na foto e em conjunto lançar um novo modelo, no segmento mais comercializado em Portugal.
Que acham?
Mas na minha opinião, como os tempos mudaram, faria mais sentido criar um SUV, mais compacto e mais leve, com um motor mais económico por exemplo o 1.6 ou 2.0 HDI.
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Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver PostUm SUV e um TT ?
Essa seria a melhor solução para agradar a quem sempre gostou da UMM (dos veiculos antigos) e agradar á malta nova. Lá está, ideias não faltam, falta é poder concretizá-las.
por isso sugestões são muito bem vindas.
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Existe um projecto em gestação na FCTUC!
A Universidade de Coimbra está a desenvolver um automóvel híbrido com capacidade para dois passageiros. O projecto dos alunos do mestrado em engenharia automóvel da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entrou agora na fase da estrutura do veículo.
Mestrado em Engenharia Automóvel da FCTUC projecta Automóvel Utilitário Citadino » NOTÍCIAS Universidade de Coimbra
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Seria muito gira a ideia de ter uma marca automovel portuguesa mas já temos uma de motas (AJP) e não é por ser portuguesa que eles ainda estão vivos.
Associar qualidade e valor acrescentado à identidade (ou mesmo nacionalidade) da empresa é errado.
Mesmo que houvesse uma marca portuguesa facilmente se compraria um Renault, Seat, etc porque pelo mesmo dinheiro certamente dão mais, e na hora do tuga largar a nota, não vai querer saber se está a comprar a uma empresa portuguesa.
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Pastis
Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver PostA Universidade de Coimbra está a desenvolver um automóvel híbrido com capacidade para dois passageiros. O projecto dos alunos do mestrado em engenharia automóvel da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entrou agora na fase da estrutura do veículo.
Mestrado em Engenharia Automóvel da FCTUC projecta Automóvel Utilitário Citadino » NOTÍCIAS Universidade de Coimbra
Ora infelizmente, não serão certamente 2 jovens recêm licenciados que vão agora reinventar a roda, ou um sistema de travagem ou um sistema de A/C. Com o devido respeito que tenho por eles, um projecto de mestrado: é o que é.
Só lhes desejo as maior felicidades e sucessos. Mas com os pés assentes na terra.
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Originalmente Colocado por JohnYamaha Ver PostSeria muito gira a ideia de ter uma marca automovel portuguesa mas já temos uma de motas (AJP) e não é por ser portuguesa que eles ainda estão vivos.
Associar qualidade e valor acrescentado à identidade (ou mesmo nacionalidade) da empresa é errado.
Mesmo que houvesse uma marca portuguesa facilmente se compraria um Renault, Seat, etc porque pelo mesmo dinheiro certamente dão mais, e na hora do tuga largar a nota, não vai querer saber se está a comprar a uma empresa portuguesa.
Depente da estratégia/produto da marca portuguesa.
Se fosse um carro para massas, um bom exemplo de sucesso: A Dacia no nosso País está a vender muito bem o modelo Duster e trata-se de uma marca ainda muito recente no nosso mercado, e aposto que grande parte dos actuais clientes ou futuros clientes desta marca nunca na vida pensaram um dia vir a adquirir um Dacia! A Dacia até à bem poucos anos era logo associada a carros "reles" de leste, fabricados sob licença da Renault...
Se fizessemos algo semelhante porque não haviamos de vender também??
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Ia responder ao JohnYamaha, mas tu disses-te praticamente tudo.
Obviamente que a publicidade não seria, "É portugues, logo tem de comprar". Tinha de ser um produto de qualidade, com um preço acessivel E no nosso pais, obviamente, podia-se tentar usar o trunfo da produção nacional.
PS: Um motor 8.3 deve gastar pouco... ISso era ver a GNR ir a falencia só para sustentar os UMM's xDEditado pela última vez por CharGerGTi; 28 October 2010, 20:53.
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Dando o meu contributo ao tópico:
Uma marca para poder sobreviver, hoje em dia, tem de abranger um mercado vasto.
Uma marca não sobrevive apenas com vendas no mercado português. Qualquer que fosse o segmento.
Uma marca automóvel implica custos fixos extremamente elevados. Que teriam de ser diluídos em várias gerações de automóveis, provavelmente em vários segmentos.
Não temos mão de obra para fazer a concepção de um automóvel. Temos para fazer a montagem do mesmo.
A nossa mão-de-obra não é barata em relação a china's e afins, logo não seria por ai que teriamos vantagem competitiva.
Uma (e talvez única hipótese):
- Pertencer a um grupo onde tenha acesso a componentes já existentes (módulos de A/C, motores, etc.)
- Tentar vender, pelo menos, na europa.
- Diferenciar o produto pelo design (pelo preço implicaria deslocar a produção para outro país).
- Apostar em vários segmentos (pelo menos os B e C, e talvez A, onde a aceitação de novas marcas é mais facilitada).
Qualquer facilidade/apoio por parte do Estado é para esquecer. As normas comunitárias não o permitem.
Quantas marcas conhecem que sejam recentes? (últimos 5 ou 10 anos)
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostPor vezes as pessoas confundem actividade académica com actividade empresarial.
Ora infelizmente, não serão certamente 2 jovens recêm licenciados que vão agora reinventar a roda, ou um sistema de travagem ou um sistema de A/C. Com o devido respeito que tenho por eles, um projecto de mestrado: é o que é.
Só lhes desejo as maior felicidades e sucessos. Mas com os pés assentes na terra.
será que os portugueses só são unidos no futebol? lolEditado pela última vez por LUSOPOWER; 28 October 2010, 20:59.
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Originalmente Colocado por fsc4 Ver PostDando o meu contributo ao tópico:
Uma marca para poder sobreviver, hoje em dia, tem de abranger um mercado vasto.
Uma marca não sobrevive apenas com vendas no mercado português. Qualquer que fosse o segmento.
Uma marca automóvel implica custos fixos extremamente elevados. Que teriam de ser diluídos em várias gerações de automóveis, provavelmente em vários segmentos.
Não temos mão de obra para fazer a concepção de um automóvel. Temos para fazer a montagem do mesmo.
A nossa mão-de-obra não é barata em relação a china's e afins, logo não seria por ai que teriamos vantagem competitiva.
Uma (e talvez única hipótese):
- Pertencer a um grupo onde tenha acesso a componentes já existentes (módulos de A/C, motores, etc.)
- Tentar vender, pelo menos, na europa.
- Diferenciar o produto pelo design (pelo preço implicaria deslocar a produção para outro país).
- Apostar em vários segmentos (pelo menos os B e C, e talvez A, onde a aceitação de novas marcas é mais facilitada).
Quantas marcas conhecem que sejam recentes? (últimos 5 ou 10 anos)
Numa marca para produção massiva, como eu já referi anteriormente, para começar um protocolo comercial com outra marca automóvel para fornecimento de base, tecnologia e motores - que volto a frisar que seria muito favorável!
E não necessitaria de uma gama muito ampla, bastava um veiculo que fosse diferente e rentável ou algo para um nicho especifico de mercado.
Quanto aos apoios do estado, não se pode contar com isso como é lógico... considerava-se essa falta de apoio estatal como mais um desafio para a marca brilhar de forma orgulhosa e independente.
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Pastis
Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver PostAté pode ser, mas já pensaste se alguém "pega" realmente nesse projecto e avança? Fico pasmado com tanto derrotismo...
será que os portugueses só são unidos no futebol? lol
Isto não é derrotismo é mais pena de ver que as universidades continuam a mandar o barro contra parede a ver se cola... O único lugar em Portugal onde se poderia desenvolver ( e mal) um carro era o CEIIA na Maia. A universidade de Coimbra pode ser a melhor do mundo mas não tem 1 décimo da capacidade tecnológica para o efeito.
Além disso, um carro é algo de construído por módulos. Existem depois fabricantes para cada módulo.
Achas mesmo que é viável agora dois xavalos se meterem a desenhar módulos ou mesmo um carro inteiro??? O que vai acontecer( e espero que seja o melhor para eles) é que vão arranjar trabalho na indústria automóvel e que a universidade acabará por atrair mais jovens como ele para se poder autosustentar.
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostJá deve ser a 2ª ou 3ª vez que me acusam aqui de derrotismo.
Isto não é derrotismo é mais pena de ver que as universidades continuam a mandar o barro contra parede a ver se cola... O único lugar em Portugal onde se poderia desenvolver ( e mal) um carro era o CEIIA na Maia. A universidade de Coimbra pode ser a melhor do mundo mas não tem 1 décimo da capacidade tecnológica para o efeito.
Além disso, um carro é algo de construído por módulos. Existem depois fabricantes para cada módulo.
Achas mesmo que é viável agora dois xavalos se meterem a desenhar módulos ou mesmo um carro inteiro??? O que vai acontecer( e espero que seja o melhor para eles) é que vão arranjar trabalho na indústria automóvel e que a universidade acabará por atrair mais jovens como ele para se poder autosustentar.
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