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Marca de automóveis nacional - Porque não existe?

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    Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
    Nos automóveis, é apenas o transporte também? seria alguns, mesmo que poucos euros a poupar..
    Claro. Os impostos são forçosamente os mesmos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
      E criar uma imagem de marca.. assim como a Alfa tem a sua famosa grelha..

      Não tenho bem a certeza se isto funciona assim.. mas esclareçam-me lá..

      Se Comprarmos um móvel feito cá, pagamos 100€, mas se vier do estrangeiro, pagamos os mesmos 100€ mais qualquer coisa por ter sido importado, certo?
      O mesmo não acontece nos automóveis? Os volvos são mais baratos na Suécia que nos outros países, assim como a Fiat é mais barata em italia..Um produto português, com o mesmo custo de produção, e pagando os mesmos impostos, conseguiria facilmente ser mais barato..?
      exactamente. O automóvel luso deveria ter uma grelha dianteira bastante expressiva, bem saliente, a lembrar a proa de uma Caravela em homenagem aos portugueses corajosos que partiram à descoberta de novos mundos... que tal? eheh dass até me babo

      Comentário


        Foi algo que pensei que fiz os meus sketches.. curiosamente.

        Comentário


          Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
          Foi algo que pensei que fiz os meus sketches.. curiosamente.
          tu também??


          edit: vou ver se arranjo um tempinho para fazer um desenho para demonstrar aquilo que tenho em mente.
          Editado pela última vez por LUSOPOWER; 15 October 2010, 23:02.

          Comentário


            Sim. Lê mais abaixo o topico do UMM.

            A unica solução seria mesmo reanimar uma marca antiga nossa e a que reune mais consenso é mesmo a UMM.

            Eram carros forte,s que aguentavam quase tudo e isso devia ser uma prioridade. Imponentes. Dai a frente larga e alta.

            Claro que um TT puro e duro não seria viavel para uma empresa, devido ao seu mercado limitado, mas podia e devia um SUV e um mais para o TT. Baseados a partir do mesmo. Mudava-se pára-choques e alguma mecânica.

            Agora que motores (das várias marcas) gostavam de ver num UMM? Iamos buscar os Ford? Preferiamos a confiança dos japoneses? Ou iriamos para os alemaes?

            Iamos aos motores dos SUV actuais? Para os dos veiculos comerciais, com maior binário? Uma versão V6 especial? Veiculos especiais para policia e bombeiros?

            Comentário


              Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
              Sim. Lê mais abaixo o topico do UMM.

              A unica solução seria mesmo reanimar uma marca antiga nossa e a que reune mais consenso é mesmo a UMM.

              Eram carros forte,s que aguentavam quase tudo e isso devia ser uma prioridade. Imponentes. Dai a frente larga e alta.

              Claro que um TT puro e duro não seria viavel para uma empresa, devido ao seu mercado limitado, mas podia e devia um SUV e um mais para o TT. Baseados a partir do mesmo. Mudava-se pára-choques e alguma mecânica.

              Agora que motores (das várias marcas) gostavam de ver num UMM? Iamos buscar os Ford? Preferiamos a confiança dos japoneses? Ou iriamos para os alemaes?

              Iamos aos motores dos SUV actuais? Para os dos veiculos comerciais, com maior binário? Uma versão V6 especial? Veiculos especiais para policia e bombeiros?
              e se continuasse com motores Peugeot, o 2.2 HDI que equipa os comerciais Boxer/Jumper por exemplo?

              Comentário


                Motor que tem origem Ford e é usado pela Land Rover. Pelo menos um derivado.

                O do Boxer só tem 100cv ou 120cv

                Não pode ser. Tem de ter pelo menos 150 com 400N/m xD

                A nivel de Diesel estave feito Ford AJD-V6/PSA DT17 - Wikipedia, the free encyclopedia xD

                Ou Ford EcoBoost engine - Wikipedia, the free encyclopedia

                loooool

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                  Motor que tem origem Ford e é usado pela Land Rover. Pelo menos um derivado.

                  O do Boxer só tem 100cv ou 120cv

                  Não pode ser. Tem de ter pelo menos 150 com 400N/m xD

                  A nivel de Diesel estave feito Ford AJD-V6/PSA DT17 - Wikipedia, the free encyclopedia xD

                  Ou Ford EcoBoost engine - Wikipedia, the free encyclopedia

                  loooool
                  e o 2.2 HDI com 120 cv não chegava? O UMM Alter tinha um 2.5 TD com 110 cv, e as ultimas versões tinham um 2.1 TD também com 110 cv.
                  É motor mais que suficiente, tem mais binário num menor regime de r.p.m.

                  Os V6 Ford/PSA têm muita cilindrada, logo mais penalizados fiscalmente.

                  Comentário


                    Motor do ML63

                    6.2L V8 510cv

                    Motores PSA talvez fosse a solução, mas como gostamos muito da VW venha o V6 do Touareg

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                      Motor do ML63

                      6.2L V8 510cv

                      Motores PSA talvez fosse a solução, mas como gostamos muito da VW venha o V6 do Touareg
                      esse servia para o Vinci GT, aquela "montra" tecnologica com design italiano e preço que nem interessa aos xeques das arábias...

                      Comentário


                        O Vinci GT devia ter tido o 2.0TDi de 170cv

                        Tinha vendido que era uma beleza.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                          esse servia para o Vinci GT, aquela "montra" tecnologica com design italiano e preço que nem interessa aos xeques das arábias...
                          E base/plataforma americana

                          Acho que atenção teria de ser virada para o segmento que se vende mais.

                          Ainda assim, estive a ler o tópico do novo UMM e gostei do que vi, pelo que a foto do UMM preto está mto boa (tirando alguns pormenores).

                          E que tal, hipoteticamente, pegar na marca UMM apresentar o Alter III dentro do que se vê na foto e em conjunto lançar um novo modelo, no segmento mais comercializado em Portugal.

                          Que acham?

                          Comentário


                            Um SUV e um TT ?

                            Essa seria a melhor solução para agradar a quem sempre gostou da UMM (dos veiculos antigos) e agradar á malta nova. Lá está, ideias não faltam, falta é poder concretizá-las.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PedrodeSousa Ver Post
                              E base/plataforma americana

                              Acho que atenção teria de ser virada para o segmento que se vende mais.

                              Ainda assim, estive a ler o tópico do novo UMM e gostei do que vi, pelo que a foto do UMM preto está mto boa (tirando alguns pormenores).

                              E que tal, hipoteticamente, pegar na marca UMM apresentar o Alter III dentro do que se vê na foto e em conjunto lançar um novo modelo, no segmento mais comercializado em Portugal.

                              Que acham?
                              Nessa hipótese seria comercializar o velho Alter igual ao que sempre foi (puro e duro) para concorrer com o Land Rover Defender e o Iveco Massif, mas com um novo motor: UMM Alter 2.2 HDI, com o slogan "O regresso do Vencedor por Natureza".

                              Mas na minha opinião, como os tempos mudaram, faria mais sentido criar um SUV, mais compacto e mais leve, com um motor mais económico por exemplo o 1.6 ou 2.0 HDI.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                Um SUV e um TT ?

                                Essa seria a melhor solução para agradar a quem sempre gostou da UMM (dos veiculos antigos) e agradar á malta nova. Lá está, ideias não faltam, falta é poder concretizá-las.
                                Mas é isso que estamos a fazer, a dar ideias de carros que podiam ser comercializados a um possivel investidor que esteja a ler o tópico

                                por isso sugestões são muito bem vindas.

                                Comentário


                                  Existe um projecto em gestação na FCTUC!

                                  A Universidade de Coimbra está a desenvolver um automóvel híbrido com capacidade para dois passageiros. O projecto dos alunos do mestrado em engenharia automóvel da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entrou agora na fase da estrutura do veículo.

                                  Mestrado em Engenharia Automóvel da FCTUC projecta Automóvel Utilitário Citadino » NOTÍCIAS Universidade de Coimbra

                                  Comentário


                                    Queremos é o UMM Alter 4 :<

                                    Mas força com isso, tenho de ir tirar o Mestrado em Coimbra lol

                                    Comentário


                                      Seria muito gira a ideia de ter uma marca automovel portuguesa mas já temos uma de motas (AJP) e não é por ser portuguesa que eles ainda estão vivos.

                                      Associar qualidade e valor acrescentado à identidade (ou mesmo nacionalidade) da empresa é errado.

                                      Mesmo que houvesse uma marca portuguesa facilmente se compraria um Renault, Seat, etc porque pelo mesmo dinheiro certamente dão mais, e na hora do tuga largar a nota, não vai querer saber se está a comprar a uma empresa portuguesa.

                                      Comentário


                                        Deixem-se de fumaças turbodependentes e metam mas é isto no UMM:




                                        Uma versão policial como esta é que era, 8300cc atmosféricos...ninguém lhe fugia!
                                        Editado pela última vez por GPL; 28 October 2010, 20:42.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                          A Universidade de Coimbra está a desenvolver um automóvel híbrido com capacidade para dois passageiros. O projecto dos alunos do mestrado em engenharia automóvel da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entrou agora na fase da estrutura do veículo.

                                          Mestrado em Engenharia Automóvel da FCTUC projecta Automóvel Utilitário Citadino » NOTÍCIAS Universidade de Coimbra

                                          Por vezes as pessoas confundem actividade académica com actividade empresarial.

                                          Ora infelizmente, não serão certamente 2 jovens recêm licenciados que vão agora reinventar a roda, ou um sistema de travagem ou um sistema de A/C. Com o devido respeito que tenho por eles, um projecto de mestrado: é o que é.

                                          Só lhes desejo as maior felicidades e sucessos. Mas com os pés assentes na terra.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JohnYamaha Ver Post
                                            Seria muito gira a ideia de ter uma marca automovel portuguesa mas já temos uma de motas (AJP) e não é por ser portuguesa que eles ainda estão vivos.

                                            Associar qualidade e valor acrescentado à identidade (ou mesmo nacionalidade) da empresa é errado.

                                            Mesmo que houvesse uma marca portuguesa facilmente se compraria um Renault, Seat, etc porque pelo mesmo dinheiro certamente dão mais, e na hora do tuga largar a nota, não vai querer saber se está a comprar a uma empresa portuguesa.
                                            Facilmente se compraria outra marca porque? tanto preconceito
                                            Depente da estratégia/produto da marca portuguesa.

                                            Se fosse um carro para massas, um bom exemplo de sucesso: A Dacia no nosso País está a vender muito bem o modelo Duster e trata-se de uma marca ainda muito recente no nosso mercado, e aposto que grande parte dos actuais clientes ou futuros clientes desta marca nunca na vida pensaram um dia vir a adquirir um Dacia! A Dacia até à bem poucos anos era logo associada a carros "reles" de leste, fabricados sob licença da Renault...

                                            Se fizessemos algo semelhante porque não haviamos de vender também??

                                            Comentário


                                              Ia responder ao JohnYamaha, mas tu disses-te praticamente tudo.

                                              Obviamente que a publicidade não seria, "É portugues, logo tem de comprar". Tinha de ser um produto de qualidade, com um preço acessivel E no nosso pais, obviamente, podia-se tentar usar o trunfo da produção nacional.

                                              PS: Um motor 8.3 deve gastar pouco... ISso era ver a GNR ir a falencia só para sustentar os UMM's xD
                                              Editado pela última vez por CharGerGTi; 28 October 2010, 20:53.

                                              Comentário


                                                Dando o meu contributo ao tópico:

                                                Uma marca para poder sobreviver, hoje em dia, tem de abranger um mercado vasto.

                                                Uma marca não sobrevive apenas com vendas no mercado português. Qualquer que fosse o segmento.

                                                Uma marca automóvel implica custos fixos extremamente elevados. Que teriam de ser diluídos em várias gerações de automóveis, provavelmente em vários segmentos.

                                                Não temos mão de obra para fazer a concepção de um automóvel. Temos para fazer a montagem do mesmo.
                                                A nossa mão-de-obra não é barata em relação a china's e afins, logo não seria por ai que teriamos vantagem competitiva.

                                                Uma (e talvez única hipótese):
                                                1. Pertencer a um grupo onde tenha acesso a componentes já existentes (módulos de A/C, motores, etc.)
                                                2. Tentar vender, pelo menos, na europa.
                                                3. Diferenciar o produto pelo design (pelo preço implicaria deslocar a produção para outro país).
                                                4. Apostar em vários segmentos (pelo menos os B e C, e talvez A, onde a aceitação de novas marcas é mais facilitada).

                                                Qualquer facilidade/apoio por parte do Estado é para esquecer. As normas comunitárias não o permitem.

                                                Quantas marcas conhecem que sejam recentes? (últimos 5 ou 10 anos)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Por vezes as pessoas confundem actividade académica com actividade empresarial.

                                                  Ora infelizmente, não serão certamente 2 jovens recêm licenciados que vão agora reinventar a roda, ou um sistema de travagem ou um sistema de A/C. Com o devido respeito que tenho por eles, um projecto de mestrado: é o que é.

                                                  Só lhes desejo as maior felicidades e sucessos. Mas com os pés assentes na terra.
                                                  Até pode ser, mas já pensaste se alguém "pega" realmente nesse projecto e avança? Fico pasmado com tanto derrotismo...

                                                  será que os portugueses só são unidos no futebol? lol
                                                  Editado pela última vez por LUSOPOWER; 28 October 2010, 20:59.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                    Deixem-se de fumaças turbodependentes e metam mas é isto no UMM:




                                                    Uma versão policial como esta é que era, 8300cc atmosféricos...ninguém lhe fugia!
                                                    nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                      nem tanto ao mar, nem tanto à terra...
                                                      É da maneira que o UMM tinha mercado nos EUA, Austrália e quem sabe na América do Sul e África.
                                                      Não era qualquer um que lhe passava a perna!

                                                      Comentário


                                                        É claro que a minha visão da UMM teria um modelo, mais "abusado" :<

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por fsc4 Ver Post
                                                          Dando o meu contributo ao tópico:

                                                          Uma marca para poder sobreviver, hoje em dia, tem de abranger um mercado vasto.

                                                          Uma marca não sobrevive apenas com vendas no mercado português. Qualquer que fosse o segmento.

                                                          Uma marca automóvel implica custos fixos extremamente elevados. Que teriam de ser diluídos em várias gerações de automóveis, provavelmente em vários segmentos.

                                                          Não temos mão de obra para fazer a concepção de um automóvel. Temos para fazer a montagem do mesmo.
                                                          A nossa mão-de-obra não é barata em relação a china's e afins, logo não seria por ai que teriamos vantagem competitiva.

                                                          Uma (e talvez única hipótese):
                                                          1. Pertencer a um grupo onde tenha acesso a componentes já existentes (módulos de A/C, motores, etc.)
                                                          2. Tentar vender, pelo menos, na europa.
                                                          3. Diferenciar o produto pelo design (pelo preço implicaria deslocar a produção para outro país).
                                                          4. Apostar em vários segmentos (pelo menos os B e C, e talvez A, onde a aceitação de novas marcas é mais facilitada).
                                                          Qualquer facilidade/apoio por parte do Estado é para esquecer. As normas comunitárias não o permitem.

                                                          Quantas marcas conhecem que sejam recentes? (últimos 5 ou 10 anos)
                                                          Destacar o novo construtor e criar uma rede de distribuiçao eficaz para posteriormente exportar.

                                                          Numa marca para produção massiva, como eu já referi anteriormente, para começar um protocolo comercial com outra marca automóvel para fornecimento de base, tecnologia e motores - que volto a frisar que seria muito favorável!

                                                          E não necessitaria de uma gama muito ampla, bastava um veiculo que fosse diferente e rentável ou algo para um nicho especifico de mercado.

                                                          Quanto aos apoios do estado, não se pode contar com isso como é lógico... considerava-se essa falta de apoio estatal como mais um desafio para a marca brilhar de forma orgulhosa e independente.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                            Até pode ser, mas já pensaste se alguém "pega" realmente nesse projecto e avança? Fico pasmado com tanto derrotismo...

                                                            será que os portugueses só são unidos no futebol? lol
                                                            Já deve ser a 2ª ou 3ª vez que me acusam aqui de derrotismo.

                                                            Isto não é derrotismo é mais pena de ver que as universidades continuam a mandar o barro contra parede a ver se cola... O único lugar em Portugal onde se poderia desenvolver ( e mal) um carro era o CEIIA na Maia. A universidade de Coimbra pode ser a melhor do mundo mas não tem 1 décimo da capacidade tecnológica para o efeito.

                                                            Além disso, um carro é algo de construído por módulos. Existem depois fabricantes para cada módulo.

                                                            Achas mesmo que é viável agora dois xavalos se meterem a desenhar módulos ou mesmo um carro inteiro??? O que vai acontecer( e espero que seja o melhor para eles) é que vão arranjar trabalho na indústria automóvel e que a universidade acabará por atrair mais jovens como ele para se poder autosustentar.

                                                            Comentário


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                                                              Já deve ser a 2ª ou 3ª vez que me acusam aqui de derrotismo.

                                                              Isto não é derrotismo é mais pena de ver que as universidades continuam a mandar o barro contra parede a ver se cola... O único lugar em Portugal onde se poderia desenvolver ( e mal) um carro era o CEIIA na Maia. A universidade de Coimbra pode ser a melhor do mundo mas não tem 1 décimo da capacidade tecnológica para o efeito.

                                                              Além disso, um carro é algo de construído por módulos. Existem depois fabricantes para cada módulo.

                                                              Achas mesmo que é viável agora dois xavalos se meterem a desenhar módulos ou mesmo um carro inteiro??? O que vai acontecer( e espero que seja o melhor para eles) é que vão arranjar trabalho na indústria automóvel e que a universidade acabará por atrair mais jovens como ele para se poder autosustentar.
                                                              Só para acrescentar, que em todos os projectos de mestrado (ou dissertações), qualquer inovação/criação fica patenteado na universidade. Ou seja, quando os 2 colegas terminarem o seu projecto, não ganharam um chavo com a sua pesquisa/descoberta, pois é a universidade que fica com a patente.

                                                              Comentário

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