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Empresas taxadas a 10% na compra de viaturas - O colapso?

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    #31
    Originalmente Colocado por tism Ver Post
    pcg2001,

    Fazes-me lembrar aqueles sindicalistas ranhosos que exigem tudo e mais alguma coisa do patrão para "os trabalhadores". Mas se alguém os convidar a ter uma ideia, abrir uma empresa, assinar o aval no banco, ter que tomar decisões e resolver problemas todos os dias, ter que chegar a dezembro e estar lá o dinheirinho na conta para pagar os ordenados todos + subsidios de Natal, pagar 14 meses aos empregados quando eles só trabalham 11 e depois não poder trocar de carro ao fim de 3 ou 4 anos porque parece mal GOSTAVA DE VER!

    Estou sempre a perguntar isto: se ser patrão é assim tão fácil e tão bom, porque não abrem todos uma empresa?? Despeçam-se do vosso emprego com o ordenadinho certo ao final do mês mais os outros 2 meses que ganham sem trabalhar e abram a vossa empresa! É tão simples...
    Faz lembrar a entrevista do Medina Carreira ao carvalho da silva da CGTP. Quando se falava em soluções para haver mais investimento no país, o carvalho dizia: "tem de se ir buscar lá fora, tem de ir buscar".

    É como disseste, quando se pedem propostas e ideias concretas, cof cof...

    Por isso é que no ano de 75, kd as herdades foram tomadas pelos trabalhadores, a gestão foi excelente e ao fim de 3 meses já nem palha havia para os cavalos.

    Plano Inclinado Edição de 31-07-2010 02-08-2010 | Vídeos Notícias | SIC Online

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
      E quem entrega os 11% da seg social da "parte" do trabalhador?

      Mas que paranóia com os carros de luxo. Nem todas as empresas funciona assim.
      O trabalhador, não a empresa. Aliás, nem é considerado como custo da empresa. Antes de falar e dizeres asneira, informa-te bem.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
        é que nas nossas PMEs os abusos são por demais evidentes e quem se lixa é quem cumpre as suas obrigações.
        Então e não passa pela cabeça que tb existem PME's que cumprem e pagam todos os impostos?

        E que existem empresas em dificuldades?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
          O trabalhador, não a empresa. Aliás, nem é considerado como custo da empresa. Antes de falar e dizeres asneira, informa-te bem.
          É a empresa que tem de entregar o cheque todos os meses, não o trabalhador.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
            Então e não passa pela cabeça que tb existem PME's que cumprem e pagam todos os impostos?

            E que existem empresas em dificuldades?
            Isso é tudo mentira, tem andado a fechar aos milhares, mas isso é porque os patrões já estão cheios e agora só querem viver do rendimento.

            Comentário


              #36
              ......
              Editado pela última vez por tism; 23 February 2012, 21:29.

              Comentário


                #37
                Duas coisas:

                Se a actuação das empresas em relação à aquisição de carros aproveita as lacunas da lei em seu benefício é esperteza dela e burrice do legislador. Mude-se portanto a lei.

                Se a actuação da empresa constitui evasão fiscal, é crime punido pela lei vigente e deve ser denunciado e punido.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                  Estou de acordo e até acho uma benesse tributarem a 10%, permitindo a dedução dos custos inerentes à viatura...

                  O problema é que muita gente se esquece do Artº 23º do CIRC que diz logo no seu nº 1:

                  "Consideram-se gastos os que comprovadamente sejam indispensáveis para a realização dos rendimentos sujeitos a imposto ou para a manutenção da fonte produtora, nomeadamente:

                  a) Os relativos à produção ou aquisição de quaisquer bens ou serviços, tais como matérias utilizadas, mão-de-obra, energia e outros gastos gerais de produção, conservação e reparação;

                  b) Os relativos à distribuição e venda, abrangendo os de transportes, publicidade e colocação de mercadorias e produtos;

                  c) De natureza financeira, tais como juros de capitais alheios aplicados na exploração, descontos, ágios, transferências, diferenças de câmbio, gastos com operações de crédito, cobrança de dívidas e emissão de obrigações e outros títulos, prémios de reembolso e os resultantes da aplicação do método do juro efectivo aos instrumentos financeiros valorizados pelo custo amortizado;

                  d) De natureza administrativa, tais como remunerações, incluindo as atribuídas a título de participação nos lucros, ajudas de custo, material de consumo corrente, transportes e comunicações, rendas, contencioso, seguros, incluindo os de vida e operações do ramo «Vida», contribuições para fundos de poupança -reforma, contribuições para fundos de pensões e para quaisquer regimes complementares da segurança social, bem como gastos com benefícios de cessação de emprego e outros benefícios pós-emprego ou a longo prazo dos empregados;

                  e) Os relativos a análises, racionalização, investigação e consulta;

                  f) De natureza fiscal e parafiscal;

                  g) Depreciações e amortizações;

                  h) Ajustamentos em inventários, perdas por imparidade e provisões;

                  i) Gastos resultantes da aplicação do justo valor em instrumentos financeiros;

                  j) Gastos resultantes da aplicação do justo valor em activos biológicos consumíveis que não sejam explorações silvícolas plurianuais;

                  l) Menos-valias realizadas;

                  m) Indemnizações resultantes de eventos cujo risco não seja segurável."


                  Se me conseguirem justificar porque é que uma viatura ligeira de passageiros, até 7 lugares inclusivé, de 40.000€ ou mais é indispensável para a actividade de uma empresa...

                  Não sei o porquê de tanto alarido se isto já ocorre há mais de 3 anos... e até 2009 o limite eram 30.000€ e a taxa foi à mesma de 10% e 20% para quem apresentasse prejuizo 2 há exercicios consecutivos...
                  Exacto, concordo com o que aqui está exposto.

                  O aumento de 5% para 10% de TA diz respeito às viaturas com CO2 inferior a 120 g/km (gasolina) e 90 g/km (gasóleo).
                  Os restantes vão aumentar para 20% e 30%.

                  Para as empresas, também vem aí um aperto de cinto, pois passam a ter apenas quatro anos para reportar prejuízos e serão obrigadas a contratar um revisor oficial de contas. Há ainda várias taxas que duplicam: a tributação autónoma relacionada com despesas de representação (almoços, recepções e viagens) passa de 10% para 20%; a tributação para aquisição de automóveis acima de 40 mil euros, passa de 10% para 20%, mas no caso de a empresa ter prejuízos nesse ano, passa para 30%.
                  Fonte

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                    É a empresa que tem de entregar o cheque todos os meses, não o trabalhador.
                    Ora informa-te lá melhor. A empresa paga por conta do trabalhador. O que isto significa é que do salário bruto a empresa retém o montante correspondente à seg social da responsabilidade do trabalhador e entrega à entidade competente. Ou seja, do salário bruto o trabalhador fica sem aquele valor. Pode ser a empresa que "paga", mas quem não recebe é o trabalhador que deveria receber o salário bruto (deduzido do IRS) mas também não recebe o montante da segurança social.

                    Comentário


                      #40
                      faz-me muita confusão assistir a este tipo de mentalidade ''pequenina''... Será que não se percebe que são as empresas que dinamizam a economia? Será que não percebem que são as empresas que põe a comida na mesa de uma larga percentagem dos portugueses?

                      Aldrabões há em todo lado... há péssimos patrões e péssimos empregados. Mas castrar a pouca massa que ainda tem capital para derreter em bens que já são de origem bem tributados é dar um tiro nos pés! Se um empreendedor teve a coragem de enterrar o seu dinheiro num negócio e hoje pode comprar um carro que metade do valor são impostos, que compre! Se as empresas têm vantagem em ''dar'' carros aos seus funcionários, que dêem, alias quantos mais melhor, mais gasóleo se vai gastar, mais valor se vai gerar e por ai fora.

                      Castrar o consumo é a pior forma de revitalizar uma economia... e ''entalar'' as empresas so faz com que estas ''desistam'' de procurar evoluir.

                      Na minha opinião isto é apenas e só mais uma vergonha a que assistimos, mas como a maioria do tuga não passa de empregado descontente, até curte ver o patrão ser entalado. O que é sem duvida muito inteligente, porque sem o patrão ele viveria muito melhor... do fundo de desemprego e sem fazer nenhum!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por tism Ver Post
                        Não estou a dizer que os empresários são santos. Não me ponhas palavras na boca (nos dedos neste caso).

                        Há aqui coisas com as quais eu concordo. Não é justo um trabalhador ganhar 475 euros e trabalhar que nem um cão e o patrão com o dinheiro da empresa comprar um BMW todos os anos. Eu nunca disse que defendia isso. Exploração não.

                        Agora, sempre que há impostos sobre as pessoas tudo berra. Quando é sobre as empresas a malta "até acha bem". CHEGA PAH! As empresas são o que faz andar este país e que dão emprego às pessoas. Se o empresário quer trocar de carro que troque! Foi ele que pôs lá o dinheiro dele e o risco. Ninguém tem nada a ver com isso. Quem não gosta sai e abre uma empresa sua.

                        Quando chamam bandidos aos empresários em geral, estão a cuspir no prato em que comem. Claro que há bons e maus, como há bons e maus empregados.

                        Não escrevo mais sobre isto.
                        Concordo contigo até um certo ponto, e aliás é o que tenho dito. No entanto:

                        1. Empresário é diferente de empresa. Existe muita confusão entre estes conceitos, que julgo estarem presentes nesta discussão. Quando a empresa compra um carro, tem direito a deduzir diversos custos (já aqui fiz referência e não vou repetir) no seu lucro que o comum dos contribuintes não pode. Porquê? Porque se considera que o carro vai ser utilizado na actividade normal da empresa. Acho muito bem e compre o carro que bem entender.

                        2. o problema surge quando o empresário acha que é a empresa, gerindo-a como se fosse o mesmo. No caso concreto das viaturas, ele pode comprar viaturas metendo-as na empresa mas sendo estas usadas não para actividade da empresa mas para uso pessoal. Com isto discordo. Este é o caso mais normal nas empresas portuguesas.

                        Para não acharem que falo de cor (que pareço sindicalista!) vou dar alguns exemplos que conheço/conheci pessoalmente (teria muitos outros, mas cá vão estes só dedicados às viaturas):

                        1. trabalhei vários anos numa das maiores empresas portuguesas (privada, nada de capitais públicos) com a qual quase todos nós temos relações todos os meses. No departamento onde trabalhava (cerca de 15 pessoas ao todo), o director tinha um mercedes e 4 colegas tinhas carros pagos pela empresa (Honda e Opel). Em todos os casos estas viaturas era utilizadas para uso privado, unica e exclusivamente (vá, de vez em quando tinham de ir a Lisboa e lá iam de carro). Para além disso os administradores tinham, jaguares, mercedes e afins. Olhando só para o departmento, tens aqui 5 carros que não são usados para a actividade da empresa não tendo sido sequer declarados como complementos de rendimento.

                        2. Um familiar tem uma pequena empresa com vários sócios, em que todos, mas todos, têm carros para as esposas apesar destas não trabalharem na empresa. Estamos a falar de 4 Mercedes classe A.

                        3. Uma conhecida minha cuja família tinha uma empresa de costrução civil andava sempre de BMW em nome da empresa (agora cunhados, etc todos andam) e chegou aos cúmulo de tirar a licenciatura (já foi há alguns anos) tendo isenção de propinas (vá lá, não pediu bolsa porque até teria pois o pai ganhava o salário mínimo). A mãe era doméstica e está agora a receber a reforma mínima apesar de nunca ter descontado €1 para a reforma e do marido andar de X5.

                        4. Aqui no próprio fórum já tivemos várias pessoas a indicar que estavam a comprar viaturas para uso pessoal. Que me lembre: um forista que tinha uma empresa ia comprar um BMW S1 para a esposa que era professora (não trabalhava na empresa) e tinha um porsche (que usava) em nome da empresa; numa discussão sobre filtros de partículas diesel um colega forista comentou que tinha um conhecido que tinha um golf tdi pago pela empresa para fazer 5kms por dia que o levava de 5000 em 5000km a ir a VW forçar regenerações do filtro de partículas (não ligava porque quem pagava era a empresa) e a trocar óleo.

                        Certamente que todos nós conhecemos casos similares. O resultado destes exemplos, tal como já fiz referência, é aumentarem os impostos para todos os restantes contribuintes. Há empresas em que tal não acontece, mas infelizmente acho que são mais as não cumpridoras que as cumpridoras. Esta é uma medida cega. É. Mas tendo em conta a extensão do problema, é um mal necessário.

                        Edit: já agora o que defendo não advém de mentalidade "pequenina", "Mesquinha" ou qualquer perseguição aos empresários, como alguns tentam insinuar. Tanto me faz andarem de BMW, Mercedes ou de tríciclo. Mas há questões de justiça fiscal básicas que estão a ser completamente postas de parte quando actuam da forma como descrevi.
                        Editado pela última vez por pcg2001; 14 October 2010, 12:52.

                        Comentário


                          #42
                          deleted

                          Comentário


                            #43
                            deleted
                            Editado pela última vez por ; 14 October 2010, 13:11.

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                              #44
                              Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                              Se as empresas têm vantagem em ''dar'' carros aos seus funcionários, que dêem, alias quantos mais melhor, mais gasóleo se vai gastar, mais valor se vai gerar e por ai fora.
                              Apesar de ainda existirem em Portugal algumas empresas que produzem para a industria automóvel...não sei se este tipo de incentivo é o melhor no momento.

                              Automoveis e Petroleo são principalmente IMPORTAÇÕES e nesta fase não são o melhor para a economia...dava mais jeito que os empresarios gastassem o dinheiro a comprar coisas feitas cá...e melhor ainda se vendessem para EXPORTAÇÃO...

                              A taxar alguma coisa, carros e petroleo ainda devem ser o "menos mau"...a seguir ao tabaco

                              Comentário


                                #45
                                O panorama nas empresas portuguesas (e não só...)

                                Organização de um local de trabalho

                                Nunca vi um fluxograma tão esclarecedor



                                Quando os tipos das chefias olham para baixo só vêem m****...

                                Quando os tipos de baixo olham para cima só vêem caras de cu...

                                Comentário


                                  #46
                                  O tecido empresarial é demasiado grande, fornecem demasiado emprego o que acaba por confundir as pessoas. São filas enormes nos centros de emprego porque a pessoa que está a ser atendida não se consegue decidir se quer trabalhar como administrador no Google da baixa da banheira ou na microsoft de Aveiras. Tem de se cortar empregos não pode continuar esta confusão e a melhor maneira é dificultar a vida ás empresas.
                                  E não quero mais discussão.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Como alguns users já disseram se é tão bom ser empresário porque e que o pessoal não se despede e cria a sua própria empresa assim também já podem comprar carros carros.

                                    Eu trabalho numa empresa familiar do sector da construção e neste momento estou a negociar um BMW 520D para mim, eu sei que sou um bandido porque só pago o salário mínimo aos funcionários, etc, etc, etc, (tudo o que já foi falado cá neste tópico e no fórum todo).

                                    E sim o carro que vamos comprar e para uso profissional e pessoal, mas se vocês acham que é melhor então em compro um carro pró trabalho e depois como também tenho vida pessoal tenho de comprar outro carro?? ganhem juízo.

                                    O carro e caro é eu sei que sim mas é carro para me durar pelo menos 10 anos (tenho actualmente uma SpaceStar com quase 10 anos).

                                    Mas ******* os empregados trabalha 8h por dia e ao fim do mes tem o salário certo eu trabalho em média 12h por dia mais 8h ao sábado, não tenho direito de ter alguma benesse devido ao meu esforço??? Sabem quanto as empresas pagam de impostos e taxas?? ainda esta semana deixamos 60€ na câmara apenas para receberem dois requerimentos.

                                    Sabem o que o meu pai diz (e eu concordo a 101% com ele) se não fosse por eu e o meu irmão estarmos a pegar na empresa já tinha fechado e mandado os empregados todos para o desemprego, pois esta cada vez mais difícil conseguir ter uma empresa em Portugal, até eu as vezes penso se não era melhor arranjar um emprego das 9h as 6h com salário fixo sem estar a pensar onde ir buscar €€ para pagar ao pessoal.

                                    E mais digo quando estive de Erasmus se na altura não tivesse já casa cá não sei se não tinha ficado logo la por fora.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                      até eu as vezes penso se não era melhor arranjar um emprego das 9h as 6h com salário fixo sem estar a pensar onde ir buscar €€ para pagar ao pessoal.
                                      O preço desse carro novo paga muitos salários mínimos, é uma ideia.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        (...)
                                        Eu trabalho numa empresa familiar do sector da construção e neste momento estou a negociar um BMW 520D para mim, eu sei que sou um bandido porque só pago o salário mínimo aos funcionários, etc, etc, etc, (tudo o que já foi falado cá neste tópico e no fórum todo).
                                        I rest my case!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                          E sim o carro que vamos comprar e para uso profissional e pessoal, mas se vocês acham que é melhor então em compro um carro pró trabalho e depois como também tenho vida pessoal tenho de comprar outro carro?? ganhem juízo.
                                          Ok...estou de acordo com a maior parte...e até sou contra a ideia de que toda a gente deve ganhar o mesmo...quem faz mais ou melhor tem direito a melhores salarios e etc...
                                          MAS...ja agora...explica lá porque é que o BMW 520 DEVE pagar MENOS impostos por ser um administrador de uma empresa a compra-lo?
                                          A minha ideia é que a empresa paga-te a ti (salario ou dividendos) e com esse dinheiro compras o 520...pagando o mesmo imposto de todos.

                                          P.S. Não estou a querer confusão...queria mesmo saber o argumento...

                                          EDIT:
                                          E ja agora...se fosse para comprar uma carrinha para transporte de mercadoria, ou mesmo um carro para um vendedor SE CALHAR ainda percebia...tinha de pensar um pouco nisso (porque há sempre buracos nas leis que depois lhes estragam a aplicação).
                                          Editado pela última vez por AVSF; 14 October 2010, 14:52.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                            Apesar de ainda existirem em Portugal algumas empresas que produzem para a industria automóvel...não sei se este tipo de incentivo é o melhor no momento.

                                            Automoveis e Petroleo são principalmente IMPORTAÇÕES e nesta fase não são o melhor para a economia...dava mais jeito que os empresarios gastassem o dinheiro a comprar coisas feitas cá...e melhor ainda se vendessem para EXPORTAÇÃO...

                                            A taxar alguma coisa, carros e petroleo ainda devem ser o "menos mau"...a seguir ao tabaco
                                            São importados mas pagam impostos e dão dinheiro a ganhar ao estado e a alguns trabalhadores... e isso é o principal, fomentar o dinamismo económico... além disso motivam os trabalhadores! Como queres motivar trabalhadores com produtos made in Portugal? A dar queijos da serra e farinheiras? Nesta altura do campeonato o principal e pôr o dinheiro a mexer e não estagná-lo.

                                            Nada contra o teu post, que terá sido dos mais lúcidos que aqui apareceu, apesar de eu não concordar muito, mas pelos posts que se vê aqui as pessoas aplaudem medidas que conduzem à estagnação que é o pior que pode acontecer.

                                            Por mais dor de cotovelo que tenhamos do gajo que passa por nós numa bomba de 200.000€, tem uma casa de 2.000.000€ e uma bela vida, temos de nos lembrar que um gajo desses representa tanto para a economia como 20 ou mais portugueses médios. Aplaudir uma medida que afasta o dinheiro do país é dar um tiro nos pés, como já referi.

                                            No limite podemos dizer que os ricos e/ou empreendedores são ricos ou empreendedores onde melhor forem tratados... como dizia um economista, ''o capital é como a mulher bonita, gosta de ser acariciado, se não for arranja melhor com toda a facilidade'' e é isso que estamos a fazer, estamos a pontapear as poucos mulheres bonitas que ainda nos restam.

                                            Enquanto a mentalidade ''pequenina'' dominar, isto é, enquanto olharmos para o A8 do nosso patrão e dissermos '' esta besta que não faz nenhum tem um carro destes e eu ando de fiesta'', em vez de pensarmos ''porra, este gajo conseguiu ter esta empresa e agora anda de A8, vamos ao trabalho e tentar que um dia seja eu'' nada vai mudar. (mais uma vez sublinho que há optimos e pessimos patroes, mas isso também so é possível por não haver fiscalização apertada no mundo do trabalho e por termos um ordenado mínimo miserável).

                                            Se são empregados descontentes, façam-se á vida, se são estudantes com oportunidade de ir atrás do melhor, não tenham preguiça... se uns conseguem outros também conseguirão, desde que se esforcem para isso. Claro que de fracassar ninguém está livre, mas de tentar também ninguém está proibido... e já dizia a bela da música do Euro... Português queixa-se "do que podia ter sido, mas nunca é, a culpa nunca é nossa..."

                                            Claro que isto não tem apenas a ver com a medida dos impostos sobre os carros, mas tem a ver com a mentalidade que apoia este género de medidas que ''é bem feito porque não gosto de ter de estacionar ao lado do carrão do chefe''.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                              Se são empregados descontentes, façam-se á vida, se são estudantes com oportunidade de ir atrás do melhor, não tenham preguiça... se uns conseguem outros também conseguirão, desde que se esforcem para isso. Claro que de fracassar ninguém está livre, mas de tentar também ninguém está proibido... e já dizia a bela da música do Euro... Português queixa-se "do que podia ter sido, mas nunca é, a culpa nunca é nossa..."
                                              Ora bem...isto não é assim tão simples. Toda a gente conhece alguem que esteja melhor na vida...MAS nem sempre foi com esforço...a não ser que inscrever-se no partido, o pedir a cunha ao padrinho seja esforço.

                                              Respeito bastante quem trabalha bem e dá dinheiro a ganhar...sou dos primeiros a dizer que há quem mereça ganhar salarios "chorudos" (sem obscenidades)...MAS infelizmente a maior parte das pessoas "bem na vida" que conheço são-no às custas do contribuinte ou de alguma exploração...e custa um bocado ver empresas que estão mal de finanças porque o gestor (nomeado por ser amigo do partido ou outra ligação não baseada em competência) considera ser boa medida de gestão aprovar um aumento e um carro novo para si próprio por ter de aturar os empregados descontentes! (infelizmente é um caso real)
                                              E sabendo que já existe um "plano" de contigencia em que a empresa abre falencia e se cria outra a seguir...e que alguem ficará a pagar o tal carro no processo (fornecedores que adiantaram material, estado, trbalhadores e outros credores)
                                              Ou vcs não acham estranho que as falências estejam sempre a aumentar...mas as novas empresas também?

                                              Sem querer ofender nenhum dos que interviram...não vos conheço e há (bastantes?) excepções ao que digo...pessoas que de facto merecem ser bem pagos (em dinheiro ou benesses)...MAS vejam lá se a maioria dos que andam de BMW e afins é um motor de desenvolvimento do país...ou outra coisa?

                                              EDIT:
                                              Para nao ser mal interpretado...este comentario NÃO é para o user com nome de mumia (tenho preguiça de ir ver como se escreve)...é que o BMW é o carro preferido de uma certa classe de empresario que não me entusiasma. Respeito quem tenta manter empresas em funcionamento da maneira que as coisas estão...
                                              Editado pela última vez por AVSF; 14 October 2010, 15:06.

                                              Comentário


                                                #53
                                                E ja agora...repondo o enfoque onde ele deveria estar.

                                                Não é a compra do carro (BMW ou outro) que me incomoda...não percebo é porque tem de pagar MENOS IMPOSTO do que o do meu carro novo...?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Como o link do DE está com bug, ponho aqui o quote:
                                                  A versão preliminar do Orçamento prevê uma taxa de 10% para os gastos das empresas que comprem viaturas até 40 mil euros.

                                                  No próximo ano, os gastos das empresas relacionados com viaturas ligeiras de passageiros ou mistas cujo custo de aquisição seja igual ou inferior a 40 mil euros vão passar a ser taxados a 10%, excluindo os veículos movidos exclusivamente a energia eléctrica.
                                                  Acima de 40 mil euros, a taxa será de 20%.
                                                  A norma consta na proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2011, na secção relativa ao Código do IRC, a que o Diário Económico teve acesso.
                                                  Segundo o documento, mantém-se a taxa de 10% para as despesas de representação, onde se incluem as despesas suportadas com recepções, refeições, viagens, passeios e espectáculos oferecidos no país e no estrangeiro a clientes ou fornecedores ou a outras pessoas ou entidades.
                                                  Estas taxas são elevadas em 10% no caso de empresas que apresentem prejuízo fiscal.



                                                  in DE
                                                  Não sei se estou a perceber.

                                                  Eu e a minha mulher abrimos recentemente uma empresa, que tem no seu parque automóvel um Punto com 10 anos e valor comercial de 2000 € para podermos ter a avença de lojista da EMEL e para fazermos entregas. Quer dizer então que, sobre todas as despesas de 2011 deste carro (manutenção, seguros, combustíveis, etc), ainda vamos ter de pagar 10% ao Estado

                                                  É que se for o caso, a partir deste momento eu, que nem sou laranja, passo a declarar o meu apoio ao PPC para que chumbe o OE e que o governo caia se tiver de cair. Vão gozar com o raio que parta.
                                                  Editado pela última vez por RAD; 14 October 2010, 15:25.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por AVSF Ver Post

                                                    Para nao ser mal interpretado...este comentario NÃO é para o user com nome de mumia (tenho preguiça de ir ver como se escreve)...
                                                    Concordo absolutamente com o teu post.

                                                    Mas ri-me como o caraças!
                                                    Nome de múmia? Antes de ser múmia tinha que ser gente! E esse se não me falha a memória era arquitecto! Se calhar é a profissão do user...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                      Nome de múmia? Antes de ser múmia tinha que ser gente! E esse se não me falha a memória era arquitecto! Se calhar é a profissão do user...
                                                      É o que dá ter a cultura baseada no cinema...
                                                      Imhotep - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                                      É que ANTES de ler isto só tinha visto o filme...(ver entrada "Cinema e Filmes" no link anterior)

                                                      (E deu-me mais trabalho investigar isto do que ir fazer copy-paste ao nome do user teria dado...)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                        "pequenina" é pouco, e é também umas das razões pelas quais temos e somos o pais que somos...

                                                        bom post, mas não fala de "dar mais aumentos e mais regalias" (não importa de onde vem o dinheiro para isso e se é merecido,etc)...logo não esperes grande feedback..
                                                        Não te preocupes que eu respondo. E respondo-te com números, não com conversas de coitadinho.

                                                        2 trabalhadores que desempenham as mesmas funções em empresas diferentes, igualmente produtivos e auferindo o mesmo salário de €5000/mensais (já sei que me vão dizer que poucos ganham mas isto é um pequeno exercício). Ambas as empresas têm o mesmo lucro antes do pagamento do salário ao trabalhador. No entanto a empresa A paga tudo correctamente, a empresa B paga parte do salário com um carro no valor de €28000 que troca todos os 4 anos. Que impacto tem esta opçao na sociedade?

                                                        1. Empresa A
                                                        . Contribuição mensal para a Seg Social (empresa) : 5000*.2375 = 1118.75 ==> Custo mensal do trabalhador para a empresa (pode ser feito ao ano) = 5000*1.2375 = 6118.75
                                                        . IRS pago pelo trabalhador (vamos admitir taxa de 40%): 5000*40% = 2000
                                                        . Seg Social paga pelo trabalhador = 5000*11% = 550
                                                        . Total de "impostos" (em termos latos porque em bom rigor não é assim por causa da Seg Social) = 1118.75 + 2000 + 550 = 3668.75
                                                        . rendimento disponível para o trabalhador (depois de comprar carro) = 5000 – 2000 – 550 -28000/(4*14) = 1262.5
                                                        . IRC pago pela empresa= (Lucro – 6118.75)*.25 = .25*Lucro - 1546.875

                                                        2. Empresa B
                                                        . Salário bruto declarado: 5000 – valor mensal do carro = 5000 – 28000/(4*14) = 5000 – 1187.5 = 3812.5
                                                        . Contribuição para a Seg Social (empresa): 3812.5 * .2375 = 905 ==> Custo mensal do trabalhador para a empresa (pode ser feito ao ano) = 3812.5 + 1187.5 + 905 = 5905
                                                        . IRS pago pelo trabalhador (vamos admitir a mesma taxa, mas na prática é menos pois muda de escalão): 3812.5 * .4 =1525
                                                        . Seg Social paga pelo trabalhador = 3812.5 * .11 = 419.37
                                                        . Total de “impostos” pagos = 905+1525+419.37 = 2849, 84
                                                        . Rendimento disponível para o trabalhador: 3812.5 – 1525 – 419.37 = 1868.25
                                                        . IRC pago pela empresa = (Lucro – 5905 – 1187.5)*.25 = .25*Lucro – 1773.125

                                                        Daqui podemos concluir que:
                                                        - trabalhador A tem menos rendimento disponível que B
                                                        - a contribuição para a sociedade em B é inferior à de A
                                                        - empresa A paga mais impostos que a empresa B. Isto leva a uma concorrência desleal por parte de B face a A. O resultado será A fazer o mesmo que B levando a que toda a sociedade piore.

                                                        Já que estamos numa de impostos, vamos agora admitir que A e B têm consumos de bens públicos em igual montante e cujo montante será igual à sua contribuição real para impostos (não fajutada com o pagamento via viatura). O que acontece ao défice (que tanto se fala agora) e ao contributo de cada um? Uma vez que ambos consomem o mesmo, então as despesas públicas serão de 3668.75*2 = 7337.5. Se A e B pagassem o mesmo, o défice seria 0. Mas A e B não pagam o mesmo, mas sim 3668.75 + 2849.84 = 6518,59 o que vai implicar um défice de 818.91. Esse defice vai ter de ser coberto (ex. dívida). Vamos agora admitir que o governo decide aumentar os impostos para cobrir o défice. Quem vai ter de pagar esse aumento? Ora adivinhem lá…. Vá lá… Não é dificil… Quem pagou/paga os impostos correctamente.

                                                        Por isso, acho que a medida é mais do que justa (pagando o justo pelo pecador, infelizmente) porque quem paga esta festa é quem paga impostos. O resto é conversa do coitadinho. Já agora, a remuneração do empresário não é um carro ou o salário mas sim os dividendos que a empresa paga dos lucors que obtém.
                                                        Editado pela última vez por pcg2001; 14 October 2010, 15:41.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                          Como o link do DE está com bug, ponho aqui o quote:
                                                          Não sei se estou a perceber.

                                                          Eu e a minha mulher abrimos recentemente uma empresa, que tem no seu parque automóvel um Punto com 10 anos e valor comercial de 2000 € para podermos ter a avença de lojista da EMEL e para fazermos entregas. Quer dizer então que, sobre todas as despesas de 2011 deste carro (manutenção, seguros, combustíveis, etc), ainda vamos ter de pagar 10% ao Estado

                                                          É que se for o caso, a partir deste momento eu, que nem sou laranja, passo a declarar o meu apoio ao PPC para que chumbe o OE e que o governo caia se tiver de cair. Vão gozar com o raio que parta.
                                                          Mas isso já acontece agora no OE/2010, não sei o porquê de tanta celeuma...

                                                          A unica maneira de não ser tributado é se a viatura for de mercadorias...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                            Mas ******* os empregados trabalha 8h por dia e ao fim do mes tem o salário certo eu trabalho em média 12h por dia mais 8h ao sábado, não tenho direito de ter alguma benesse devido ao meu esforço???
                                                            Num país a sério, não aqui na Rep. Bananeira, terias um vencimento declarado consonante com a tua função de administrador/gestor/chefe/whatever, pagarias os impostos devidos, e se quisesses andar de 520D, pagarias do teu bolso, com o vencimento superior que receberias, em relação ao resto do pessoal assalariado...

                                                            PS-Não me leves a mal, nem isto como qualquer tipo de ataque pessoal.

                                                            Enquanto a sociedade portuguesa não perceber que é preferivel ter menos assimetrias na distribuição do rendimento, isto vai caminhar a passos largos para o abismo!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                                              Mas isso já acontece agora no OE/2010, não sei o porquê de tanta celeuma...

                                                              A unica maneira de não ser tributado é se a viatura for de mercadorias...
                                                              Não tenho conhecimento, esta notícia está a ser-me apresentada como uma novidade do OE do próximo ano. Então afinal o que muda?

                                                              EDIT: Segundo informação que recebi da minha contabilista, as despesas de viaturas de passageiros são dedutíveis em sede de IRC a menos de 10% (ie, a 15%).
                                                              Então a novidade é que passe a 20% acima dos 40'000€? É que o destaque da notícia é precisamente o contrário...
                                                              Editado pela última vez por RAD; 14 October 2010, 16:36.

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