Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas taxadas a 10% na compra de viaturas - O colapso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
    I rest my case!
    Quando eu disse que pagava o salário mínimo estava a ser iónico, a pessoa que recebe menos e o servente de pedreiro que recebe 700 e qualquer coisa euros...

    Posso te dizer que no ano passado pagamos cerca de 200.000€ em salários e eu recebo menos que tanto eu como o meu pai recebemos menos que o encarregado, mas temos carro e telemóvel da empresa.
    Editado pela última vez por ImHoTep; 14 October 2010, 15:56.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      O preço desse carro novo paga muitos salários mínimos, é uma ideia.
      Certo eu não compro e 520D vou para uma empresa a ganhar o salário minimo e mando 10 pessoas para o desemprego....

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
        Ok...estou de acordo com a maior parte...e até sou contra a ideia de que toda a gente deve ganhar o mesmo...quem faz mais ou melhor tem direito a melhores salarios e etc...
        MAS...ja agora...explica lá porque é que o BMW 520 DEVE pagar MENOS impostos por ser um administrador de uma empresa a compra-lo?
        A minha ideia é que a empresa paga-te a ti (salario ou dividendos) e com esse dinheiro compras o 520...pagando o mesmo imposto de todos.

        P.S. Não estou a querer confusão...queria mesmo saber o argumento...

        EDIT:
        E ja agora...se fosse para comprar uma carrinha para transporte de mercadoria, ou mesmo um carro para um vendedor SE CALHAR ainda percebia...tinha de pensar um pouco nisso (porque há sempre buracos nas leis que depois lhes estragam a aplicação).
        Eu não acho que devo pagar menos impostos (se calhar expliquei-me mal) o que acho e que nao devo pagar mais e mesmo assim estamos a falar de mais de 16.000€ de impostos que eu pago "com todo o gosto" agora pagar mais...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
          Eu não acho que devo pagar menos impostos (se calhar expliquei-me mal) o que acho e que nao devo pagar mais e mesmo assim estamos a falar de mais de 16.000€ de impostos que eu pago "com todo o gosto" agora pagar mais...
          Um de nos esta a perceber mal qq coisa (posso perfeitamente ser eu)...o que eu percebi é que ate agora as empresas compram um carro com desconto consideravel nos impostos (IA e/ou IVA) ao qual acresce beneficios na manutenção do carro (combustivel e afins) e que esse "desconto" irá diminuir no novo OE (mas mesmo assim ser ainda melhor do que para um particular).

          A minha ideia é que um BMW (ou outro qualquer não exclusivamente comercial tipo camião ou similar) deverá pagar O MESMO imposto quer seja particular quer seja de uma empresa...para acabar com "injustiças".

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
            Um de nos esta a perceber mal qq coisa (posso perfeitamente ser eu)...o que eu percebi é que ate agora as empresas compram um carro com desconto consideravel nos impostos (IA e/ou IVA) ao qual acresce beneficios na manutenção do carro (combustivel e afins) e que esse "desconto" irá diminuir no novo OE (mas mesmo assim ser ainda melhor do que para um particular).

            A minha ideia é que um BMW (ou outro qualquer não exclusivamente comercial tipo camião ou similar) deverá pagar O MESMO imposto quer seja particular quer seja de uma empresa...para acabar com "injustiças".
            Sim eu também concordo que ambos devem pagar o mesmo imposto.

            Não percebi essa da empresa ter descontos no IA

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Certo eu não compro e 520D vou para uma empresa a ganhar o salário minimo e mando 10 pessoas para o desemprego....
              é o chamado tudo ou nada, ou o choradinho.
              Por mim podes até comprar um Ferrari só fica mal é dizeres que vais comprar um carro de muitos milhares de euros e depois dizeres que ás vezes nem sabes como vais pagar ás pessoas.
              As empresas e quem depende delas vive de acordo com os seus meios, há umas onde os sócios gerentes andam de golf e outras onde os indivíduos com o mesmo cargo andam de aston martin.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por AVSF Ver Post

                A minha ideia é que um BMW (ou outro qualquer não exclusivamente comercial tipo camião ou similar) deverá pagar O MESMO imposto quer seja particular quer seja de uma empresa...para acabar com "injustiças".
                Simples e eficiente.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                  Num país a sério, não aqui na Rep. Bananeira, terias um vencimento declarado consonante com a tua função de administrador/gestor/chefe/whatever, pagarias os impostos devidos, e se quisesses andar de 520D, pagarias do teu bolso, com o vencimento superior que receberias, em relação ao resto do pessoal assalariado...

                  PS-Não me leves a mal, nem isto como qualquer tipo de ataque pessoal.

                  Enquanto a sociedade portuguesa não perceber que é preferivel ter menos assimetrias na distribuição do rendimento, isto vai caminhar a passos largos para o abismo!
                  Pois é, mas isso parece que as pessoas não querem perceber.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                    Não percebi essa da empresa ter descontos no IA
                    Eu "infelizmente" nunca tive carro da empresa...sei que vale a pena porque o pessoal que tem faz questão de o repetir "n" vezes...mas sinceramente não sei qual o(s) imposto(s) especifico que não é pago (ou é reembolsado depois). Daí ter dito "IVA e/ou IA".

                    EDIT:
                    SE o IVA for depois reembolsado à empresa, então já acho mal...para todos os efeitos o imposto NÃO foi pago...e o carro saiu mais barato...

                    Se o imposto que vais pagar é o mesmo então tb não vejo o problema...se geraste honestamente (gerindo ou acartando pedra é igual...é trabalho) dinheiro para ter o 520, a empresa paga os ordenados e os impostos então só te posso dar os parabens (sem ironia nenhuma) pela empresa gerar lucros que permitem comprar o carro.

                    Tb não acho que gestores de empresas de sucesso devam andar de punto só para serem iguais...senão não havia incentivo para o esforço e iniciativa...há que haver equilibrio entre merito e remuneração!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                      Se o imposto que vais pagar é o mesmo então tb não vejo o problema...se geraste honestamente (gerindo ou acartando pedra é igual...é trabalho) dinheiro para ter o 520, a empresa paga os ordenados e os impostos então só te posso dar os parabens (sem ironia nenhuma) pela empresa gerar lucros que permitem comprar o carro.
                      Como demonstrei num dos posts anteriores, devido à distorção via IRC, contribuições para a Segurança Social, IRS, etc... a sociedade fica pior quando o carro é comprado pela empresa para utilização pessoal. Ou seja, é sobre os restantes contribuintes que vai cair o ónus de cobrir as diferença de impostos que decorrem dessa decisão. O que deveria ser feito, correctamente, seria o pagamento do valor do carro sob a forma de dividendos e depois comprar o carro para uso pessoal.
                      Editado pela última vez por pcg2001; 14 October 2010, 16:35.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Claro que há, e muito mais do que julgas.

                        Eu conheço algumas que trocam de carros de três em três anos, só porque o administrador e alguns directores gostam de dar nas vistas e "andar na moda". Estou a falar de casos concretos, e de carros de 50-70k€

                        Por isso, até nem critico de todo esta medida.
                        Exacto, e mais acrescento:

                        Numa empresa que trabalhei (multinacional), o director foi substituído, o novo director fez questão de querer trocar o carro "do director", porque o outro era "usado", tinha 2 anos e passado 1 semana, lá teve o seu carro novo, entretanto andava com o seu particular.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                          Exacto, e mais acrescento:

                          Numa empresa que trabalhei (multinacional), o director foi substituído, o novo director fez questão de querer trocar o carro "do director", porque o outro era "usado", tinha 2 anos e passado 1 semana, lá teve o seu carro novo, entretanto andava com o seu particular.
                          Isto para mim só seria grave se a empresa for publica ou com capitais publicos...se for privada e as compras forem legais, o problema é de quem autorizou...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                            Isto para mim só seria grave se a empresa for publica ou com capitais publicos...se for privada e as compras forem legais, o problema é de quem autorizou...
                            Mais acrescento que a empresa era privada, o director foi trocado, porque a empresa fechava poucos meses depois, loooll, entretando veio aquele para fechar as portas e mesmo assim, teve de ter carro novo (por meses), 80% dos funcionários foram despedidos, MAS com direito a todos os direitos, a questão nem é essa e também o carro novo usado por meses, não lhes fez mossa nenhuma, mas não deixa de ser "caricato", certas mordomias.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por AVSF Ver Post

                              Tb não acho que gestores de empresas de sucesso devam andar de punto só para serem iguais...senão não havia incentivo para o esforço e iniciativa...há que haver equilibrio entre merito e remuneração!
                              Pegando nesta parte felizmente temos os mesmos funcionários que tínhamos em 2007 (antes da crise) e todos os anos houve aumentos de ordenados, o meu carro era para ter sido trocado em meados de 2008, mas como compramos uma grua nova nesse ano e com a chegada da crise internacional adiamos a compra (nem chegamos e pensar em nenhum valor para o possível carro, temos esperado até isto estar um pouco mais estável e o meu actual carro estar a começar a dar alguns problemas).

                              A grande vantagem do carro ser na firma e que todas as despesas com o carro ficam como despesas da firma, no meu caso +-80% dos km são ao serviço da empresa.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                Um de nos esta a perceber mal qq coisa (posso perfeitamente ser eu)...o que eu percebi é que ate agora as empresas compram um carro com desconto consideravel nos impostos (IA e/ou IVA) ao qual acresce beneficios na manutenção do carro (combustivel e afins) e que esse "desconto" irá diminuir no novo OE (mas mesmo assim ser ainda melhor do que para um particular).

                                A minha ideia é que um BMW (ou outro qualquer não exclusivamente comercial tipo camião ou similar) deverá pagar O MESMO imposto quer seja particular quer seja de uma empresa...para acabar com "injustiças".
                                Estás um pouco perdido, as empresas pagam os mesmos impostos a comprar um carro que um particular.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por tism Ver Post
                                  Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                                  Típica mentalidade invejosa tuga.

                                  Ridículo.
                                  Eu nem acho totalmente bem a medida, mas não posso deixar de comentar este post!

                                  Muito menos quando conheço pessoas, filhos de patrões, que dizem algo deste género:

                                  "ah...o meu pai tinha um 520d, mas trocou por um A6...eu queria que ele comprasse o novo 520D mas a crise..."

                                  Eu fiquei

                                  Depois disso completou o raciocinio dizendo:
                                  "os tempos não são fáceis, mas que seria do patrão chegar ao trabalho com um carro pior que os funcionários?!"

                                  Isto é pensamento de alguém cujos pais t~em uma empresazeca que emprega 5 ou 6 pessoas e têm este tipo de atitude!

                                  Estes haviam de pagar 60%...

                                  Comentário


                                    #77
                                    desculpem estar-me a meter neste topico mas vejo aqui muita inveja de alguns e é o grande mal deste país incluindo governantes que nao sabem valorizar os empresários! sao os empresários que geram emprego, e cada vez mais noto que os governantes nao têm isso em conta! com todos estes cortes é simples... ou se fecham as empresas e vai tudo para o desemprego e vive-se uns anos dos rendimentos e os governantes que se amanhem e gerem eles emprego... ou transferem.se as empresas para espanha por exemplo e gera-se la receita empregos e pagam-se os impostos em espanha!
                                    mentalizem-se sem empresários este país nao é NADA!!!!

                                    Comentário


                                      #78
                                      basta que a empresas paguem o mesmo que os particulares na compra do mesmo carro.

                                      tão simples como isto.


                                      nem a mais, nem a menos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por 120D Ver Post
                                        desculpem estar-me a meter neste topico mas vejo aqui muita inveja de alguns e é o grande mal deste país incluindo governantes que nao sabem valorizar os empresários! sao os empresários que geram emprego, e cada vez mais noto que os governantes nao têm isso em conta! com todos estes cortes é simples... ou se fecham as empresas e vai tudo para o desemprego e vive-se uns anos dos rendimentos e os governantes que se amanhem e gerem eles emprego... ou transferem.se as empresas para espanha por exemplo e gera-se la receita empregos e pagam-se os impostos em espanha!
                                        mentalizem-se sem empresários este país nao é NADA!!!!
                                        Queres com isso dizer que são diferentes de todos os outros contribuintes e como tal devem pagar menos impostos que os contribuinte normais apesar de usarem os mesmos serviços estes? Apesar de alguns posts referirem-se aos empresários, muitos outros (de entre os quais os meus) referem a muitos outros problemas com a aquisição de viaturas. E não, não é inveja, é uma questão de justiça fiscal porque para eles comprarem o carro da moda, o resto tem de pagar mais impostos. Obviamente que os empresários são necessários mas isso não justifica a deturpação da lei apenas porque lhes apetece. Se vieres bem as contas que apresentei os problemas, de uma forma simples, estão lá bem patentes.
                                        Editado pela última vez por pcg2001; 14 October 2010, 19:50.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                          Estás um pouco perdido, as empresas pagam os mesmos impostos a comprar um carro que um particular.
                                          mas deduzem o iva e 50% do gasóleo gasto

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            mas deduzem o iva e 50% do gasóleo gasto
                                            O IVA só deduzem quando são de mercadorias...

                                            De passageiros ou mistos, não é permitida a dedução de IVA na compra.

                                            Do gasóleo deduzem 50% do valor do IVA, neste caso qualquer viatura ligeira o pode fazer...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                              Queres com isso dizer que são diferentes de todos os outros contribuintes e como tal devem pagar menos impostos que os contribuinte normais apesar de usarem os mesmos serviços estes? Apesar de alguns posts referirem-se aos empresários, muitos outros (de entre os quais os meus) referem a muitos outros problemas com a aquisição de viaturas. E não, não é inveja, é uma questão de justiça fiscal porque para eles comprarem o carro da moda, o resto tem de pagar mais impostos. Obviamente que os empresários são necessários mas isso não justifica a deturpação da lei apenas porque lhes apetece. Se vieres bem as contas que apresentei os problemas, de uma forma simples, estão lá bem patentes.
                                              quem investe deve ter beneficios este é para ja um ponto que deve ser tomado como que deveria ser justo!!!

                                              e com isto muitos empresarios nao vao renovar a sua frota devido a esta medida! o meu pai tem empresa e NENHUM carro dele ou meu ou de alguem da familia foi comprado em nome da empresa... tambem devido ao facto de haver outro socio mas tal nunca aconteceu e praticamente todos os nossos carros ja serviram a firma!
                                              quando falam em audis bmws mercedes digo-vos parece-.vos bem numa ida a uma obra a qualquer situaçao de representaçao ou negociaçao e apareça com um chasso?!acho que vivemos numa sociedade de imagem e isso tambem conta quer gostemos quer nao!
                                              e quando aos empregados terem automovel...nunca ouviram dizer que empregado feliz rende mais!?os que aqui criticam secalhar ate podem ter automovel da empresa ou nao...mas imaginem que têm..ja se imaginaram de um renault megane no qual fazem N viagens, terem de o manter muitos anos e ao longo destes vai estando desgastado?torna-se muito mais cansativo..e como ha esta taxa na altura da troca vai.-se comrpar um clio ou um twingo ou um dacia..acho que todos ficam pior!

                                              nao olhem so com olhos de criticar mas tambem compreender que estas medidas tambem sao más para os trabalhadores...

                                              e quanto a historia do trabalho duro e leve...o gestor tem um trabalho tambem duro e pesado...recebe mais?sim e tem de receber mais e ter outras regalias...por alguma coisa ele estudou e tem um cargo de mairo responsabilidade...ou acham que (tendo como exemplo o sector da construçao civil) o erro de um pedreiro ou um servente vai ter a mesma dimensao que um erro de um gestor/engenheiro?!

                                              Comentário


                                                #83
                                                deleted
                                                Editado pela última vez por ; 14 October 2010, 20:36.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O pcg2001 está farto de tentar explicar que ás empresas um carro sai muito mais barato mas ninguem consegue perceber isso

                                                  Então reduzimos a ideia ao basico, invejoso vs facista

                                                  Eu estou com o pcg2001, aliás eu seria mais radical, um veiculo ligeiro não devia poder entrar como despesa de uma empresa, ponto final (mesmo assim ainda ficava mais barato do que se fosse comprado com um salario).

                                                  E mais, despesas de deslocações, telecomunicaçõs, nada podia entrar nas despesas!!!

                                                  Depois disto já se podia baixar e muito a taxa do IRC

                                                  Mas estas medidas não aumentavam a receita do estado (esse é que é o problema) mas não iria aumentar o investimento estrangeiro em Portugal?

                                                  A politica actual, "obriga" os empresarios a gastar dinheiro até a empresa dar lucro zero, como são os donos, gastam em coisas para eles, qual é a duvida?

                                                  Para quem não gosta disto, bastava passar o periodo de dedução dos carros de 4 para 5, 6 ou 7 anos, mas depois tinham que baixar o IRC na mesma, senão lá ia mais dinheiro para o estado e as empresas para o lixo

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Muito sinceramente, apesar de também ser um dos afectados, é uma medida que não me choca nada. Antes isto que outras medidas mas gravosas para o bom funcionamento das empresas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Em primeiro lugar, isto não é novo, este imposto já existe há muitos anos!
                                                      A única coisa que eles fizeram foi aumentar a tributação, o que me parece bastante lógico tendo em conta que todos os impostos foram aumentados e este é apenas mais um.

                                                      Além dos veículos ligeiros de passageiros/mistos, também são tributados os almoços de negócios, as despesas de representação, as viagens, etc...tudo isto já paga imposto para ser aceite fiscalmente como gasto do exercício. Portanto, até aqui nada de novo.

                                                      As pessoas têm que perceber que estas despesas são tributadas porque não são essenciais para a empresa, são despesas acessórias e muitas vezes de carácter duvidoso.
                                                      Para que precisa uma sociedade de um veículo de passageiros para a sua actividade? Será que um veículo comercial não cumpre o mesmo propósito?
                                                      Eu não tenho inveja das pessoas que compram grandes carros, se podem, melhor para eles, no entanto, estamos a falar de empresas e não de pessoas singulares, por isso, é necessário impor certos limites e criar regras para evitar abusos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                        Em primeiro lugar, isto não é novo, este imposto já existe há muitos anos!
                                                        A única coisa que eles fizeram foi aumentar a tributação, o que me parece bastante lógico tendo em conta que todos os impostos foram aumentados e este é apenas mais um.

                                                        Além dos veículos ligeiros de passageiros/mistos, também são tributados os almoços de negócios, as despesas de representação, as viagens, etc...tudo isto já paga imposto para ser aceite fiscalmente como gasto do exercício. Portanto, até aqui nada de novo.

                                                        As pessoas têm que perceber que estas despesas são tributadas porque não são essenciais para a empresa, são despesas acessórias e muitas vezes de carácter duvidoso.
                                                        Para que precisa uma sociedade de um veículo de passageiros para a sua actividade? Será que um veículo comercial não cumpre o mesmo propósito?
                                                        Eu não tenho inveja das pessoas que compram grandes carros, se podem, melhor para eles, no entanto, estamos a falar de empresas e não de pessoas singulares, por isso, é necessário impor certos limites e criar regras para evitar abusos.
                                                        Há mais de 20 anos que em Itália existem estas medidas, por exemplo. Não são nenhuma invenção nossa nem nada de novo.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                          O pcg2001 está farto de tentar explicar que ás empresas um carro sai muito mais barato mas ninguem consegue perceber isso

                                                          Então reduzimos a ideia ao basico, invejoso vs facista

                                                          Eu estou com o pcg2001, aliás eu seria mais radical, um veiculo ligeiro não devia poder entrar como despesa de uma empresa, ponto final (mesmo assim ainda ficava mais barato do que se fosse comprado com um salario).

                                                          E mais, despesas de deslocações, telecomunicaçõs, nada podia entrar nas despesas!!!

                                                          Depois disto já se podia baixar e muito a taxa do IRC

                                                          Mas estas medidas não aumentavam a receita do estado (esse é que é o problema) mas não iria aumentar o investimento estrangeiro em Portugal?

                                                          A politica actual, "obriga" os empresarios a gastar dinheiro até a empresa dar lucro zero, como são os donos, gastam em coisas para eles, qual é a duvida?

                                                          Para quem não gosta disto, bastava passar o periodo de dedução dos carros de 4 para 5, 6 ou 7 anos, mas depois tinham que baixar o IRC na mesma, senão lá ia mais dinheiro para o estado e as empresas para o lixo
                                                          acabar com telecomunicaçoes como despesa?? deslocaçoes?mas está tudo doido?? enfim nem comento mais...escavem mais para se afundarem e afundar todos a volta...qualquer dia estams a um nivel mais baixo que os paises baixos, tal é a forma que estao a afundar esta bodega toda!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                            A politica actual, "obriga" os empresarios a gastar dinheiro até a empresa dar lucro zero, como são os donos, gastam em coisas para eles, qual é a duvida?
                                                            O dinheiro é da empresa e não do dono da empresa.

                                                            Não é bem a mesma coisa...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              O dinheiro é da empresa e não do dono da empresa.

                                                              Não é bem a mesma coisa...
                                                              exactamente...o dono nao pode tirar o dinheiro da empresa so porque é dona dela...para tirar sem ser com despesa tem de pagar impostos ao estado! concordo com este ponto e tal leva-me a concluir que o dono tambem nao tem de estar sempre a meter la dinheiro, e ao comprar carros estes nao sao dele são sim da empresa parece a mesma coisa mas nao é...eu ja pensei que era a mesma coisa mas ja me vou apercebendo que no fundo o carro nao é do dono da empresa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X