Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Alfa 159 foi um erro", by Marchionne

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    a pergunta do gtabarth é bastante pertinente, pois o 159 será uma proposta altamente concorrencial.
    Então como é que essa proposta não encontra um lugar ao sol, se até há uma opinião global de que o carro é bonito e o interior até é um bom local para se estar?

    A resposta bate sempre no mesmo problema: existe uma diferença entre se achar um carro muito interessante e entre efectivamente comprar o carro.

    Eu confesso que acho o carro extremamente interessante, mas teria imensa dificuldade em comprar um (e não estou a equacionar aqui nenhum do trio alemão).

    E repito que acho o carro muito bonito e tenho a ideia de ser sólido em termos de construção.

    Mas o factor "confiança" mencionado acima mencionado é algo que ainda não consegui interiorizar, ou seja, está mais presente a imagem do passado do que a do presente.

    Esta alteração passa efectivamente por sequências de bons produtos que permitam recuperar essa imagem.

    Isso demora tempo e custa dinheiro.
    Eu é que não sou comprador de familiares, senão desde 1998 que NOVO compraria sempre ALFA 156 e depois 159.
    Apesar de não serem baratos, são sempre mais baratos do que os "3 Alemães"; e na minha opinião muito mais bonitos e cativantes.

    Rentings não sei...
    Não compro nada a prestações nem a créditos. Compro o que posso, não me importando se caso fosse de andar num carro de 500 € ou menos
    Nem ninguém me convence do contrário, uma vez que não tenho nenhuma empresa para amortizações e assim.

    Com o actual estado de IMPOSTOS e com o que se passa no mercado de usados, também não compro mais nenhum carro NOVO em Portugal.
    Frase que disse em 30-04-2003 (mais de 7 anos) e mantenho.

    Não esquecer que o GROSSO dos clientes ALFA 159 são apaixonados e entendedores do mundo automovel; com forte tendência para o associativísmo / tertúlia, pelo que grande parte deles sabe / está à espera do "Giullia", o substituto... se agradar.

    No entanto os ALFA's são estranhos...
    Tanta e tanta polémica e critíca, então em consumos... e hoje o ALFA 75 é um carro mítico.
    Eu adoro o 75.
    Mas teve uma fase em que quase era preciso PAGAR para os levarem

    Comentário


      Preferia o 159 2.0 Mjet ao 318d sem pensar duas vezes. Em relação ao A4 já teria de ponderar...

      Mas concordo. O 159 2.0 Mjet é um bom negócio do segmento. Para mim mto melhor que o Exeo 170cv, Laguna 160cv, C5 e Japoneses.

      Comentário


        Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
        Preferia o 159 2.0 Mjet ao 318d sem pensar duas vezes. Em relação ao A4 já teria de ponderar...

        Mas concordo. O 159 2.0 Mjet é um bom negócio do segmento. Para mim mto melhor que o Exeo 170cv, Laguna 160cv, C5 e Japoneses.
        Claro que isto são opiniões pessoais.

        Nunca compraria um carro que ao olhar para ele não gostasse; e Exeos e Lagunas... peço desculpa a quem tem / gosta, mas eu não gosto.

        A4 TDI 170 já passa os 40.000 €, mas preferia o ALFA na mesma.

        Comentário


          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
          Eu é que não sou comprador de familiares, senão desde 1998 que NOVO compraria sempre ALFA 156 e depois 159.
          Apesar de não serem baratos, são sempre mais baratos do que os "3 Alemães"; e na minha opinião muito mais bonitos e cativantes.

          Rentings não sei...
          Não compro nada a prestações nem a créditos. Compro o que posso, não me importando se caso fosse de andar num carro de 500 € ou menos
          Nem ninguém me convence do contrário, uma vez que não tenho nenhuma empresa para amortizações e assim.

          Com o actual estado de IMPOSTOS e com o que se passa no mercado de usados, também não compro mais nenhum carro NOVO em Portugal.
          Frase que disse em 30-04-2003 (mais de 7 anos) e mantenho.

          Não esquecer que o GROSSO dos clientes ALFA 159 são apaixonados e entendedores do mundo automovel; com forte tendência para o associativísmo / tertúlia, pelo que grande parte deles sabe / está à espera do "Giullia", o substituto... se agradar.

          No entanto os ALFA's são estranhos...
          Tanta e tanta polémica e critíca, então em consumos... e hoje o ALFA 75 é um carro mítico.
          Eu adoro o 75.
          Mas teve uma fase em que quase era preciso PAGAR para os levarem
          Acho que n leste os posts todos. A conversa do Renting é explicada porque vem para aqui. Ter uma boa relação com locadoras de renting é essencial para vender carros no segmento D. Uma boa % dos veículos novos deste segmento que observas a circular nas nossas estradas são de frotas. Pelo que o valor de retoma neste negócio é crucial ou então um baixo valor de aquisição. E aqui o 159 está mau nos dois, demasiado perto no segundo item e demasiado longe no segundo em relação aos germânicos.

          Tu e muitos outros aqui podem continuar a achar que os AR são comprados apenas por apaixonados e é uma ideia muito bonita que se vos aquece o coração, óptimo. Mas isso não traz saúde à marca nem é verdade.
          Conheço trÊs 159 na empresa, todos carrinha, 2.4 JTDM. Duas de senhoras e uma de um senhor, escolhidas por... beleza e quererem ser diferentes do resto do rebanho. O forum e os clubes não são o espelho do mercado, ainda outro dia discutia num jantar que carro comprar no segmento C, e a "Julieta" estava nos planos de muita gente porque... é bonita. Os RWD e paixão não são motivações da maioria dos compradores. Pergunta ao PeugeotSales quantos clientes é que já lhe perguntaram se o Mondeo é RWD?

          Comentário


            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
            Acho que n leste os posts todos. A conversa do Renting é explicada porque vem para aqui. Ter uma boa relação com locadoras de renting é essencial para vender carros no segmento D. Uma boa % dos veículos novos deste segmento que observas a circular nas nossas estradas são de frotas. Pelo que o valor de retoma neste negócio é crucial ou então um baixo valor de aquisição. E aqui o 159 está mau nos dois, demasiado perto no segundo item e demasiado longe no segundo em relação aos germânicos.
            Li.
            Tu é que não me leste bem; eu estava a dizer que (para o meu caso pessoal) não me falem em rentings que não vale a pena.

            Depois como se chega ao valor de renting era conversa que dava para muito tempo

            E não estava a discutir se vende ou não vende, se vai acabar ou não.

            A verdade é que duvido que alguém preferisse algum concorrente do 159 para as duas versões mais vendáveis em gasolina e gasóleo.

            Como disse atrás, entendo que prefiram o novo Insignia Turbo 220cv; eu próprio teria que experimentar bem os carros, apesar de à partida gostar mais do "velhote" 159.

            Em Diesel não estou a ver... 318d? Hum... Skodas? Exeos?
            Epá uma ou outra pessoa acredito, a maioria não.

            Claro que depois na prática as maior parte das pessoas compra ás prestações e nem faz (nem sabe / quer) as contas.
            Vê se consegue pagar X ou Y de prestação por mês e atiram-se para o negócio.
            Umas pagam
            Outras pagam mas passam necessidades, só para mostrar a terceiros uma hélice ou uma estrela no carro
            Outras não pagam e entregam / desistem.

            Comentário


              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Li.
              Tu é que não me leste bem; eu estava a dizer que (para o meu caso pessoal) não me falem em rentings que não vale a pena.

              Depois como se chega ao valor de renting era conversa que dava para muito tempo

              E não estava a discutir se vende ou não vende, se vai acabar ou não.

              A verdade é que duvido que alguém preferisse algum concorrente do 159 para as duas versões mais vendáveis em gasolina e gasóleo.

              Como disse atrás, entendo que prefiram o novo Insignia Turbo 220cv; eu próprio teria que experimentar bem os carros, apesar de à partida gostar mais do "velhote" 159.

              Em Diesel não estou a ver... 318d? Hum... Skodas? Exeos?
              Epá uma ou outra pessoa acredito, a maioria não.

              Claro que depois na prática as maior parte das pessoas compra ás prestações e nem faz (nem sabe / quer) as contas.
              Vê se consegue pagar X ou Y de prestação por mês e atiram-se para o negócio.
              Umas pagam
              Outras pagam mas passam necessidades, só para mostrar a terceiros uma hélice ou uma estrela no carro
              Outras não pagam e entregam / desistem.
              Trabalhar com as locadoras seria uma óptima estrategia da AR em Portugal para aumentar vendas e difundir mais os veículos.

              Queres saber qual escolhem as pessoas? Na minha empresa é de chapa, 318d Touring e em cinza claro.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Queres saber qual escolhem as pessoas? Na minha empresa é de chapa, 318d Touring e em cinza claro.
                cor pouco vista.

                Mercedes não dá plafond né?

                Epá prontos... eu também carrinhas não "comprava".

                Só me consigo lembrar de 2 carros em que prefiro a carrinha ao carro: Marea e Megane.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  cor pouco vista.

                  Mercedes não dá plafond né?

                  Epá prontos... eu também carrinhas não "comprava".

                  Só me consigo lembrar de 2 carros em que prefiro a carrinha ao carro: Marea e Megane.
                  Há tantos!

                  Mazda 6, 156, w203, avensis anterior, 407, etc

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                    [ATTACH]87365[/ATTACH]

                    Um novo Giulia assim... faz honras ao seu antecessor
                    Nunca fui apreciador da Alfa Romeo.
                    Porém, quando no final dos anos 90 saiu o Alfa 156 pensei que seria dificil voltar a construir um automóvel tão bonito ou, principalmente, sempre me questionei como é que a Alfa conseguiria "superiorizar-se" num futuro restyling do modelo.
                    Entretanto saiu o 159, modelo que deu uma faceta agressiva (e zangada) ao 156, nada do meu agrado e manteve a linha lateral do 156, hoje já datada.

                    Este photoshop mostra como é possível voltar ao modelo e fazê-lo renascer, actualizado. Um design fabuloso.
                    Editado pela última vez por JPR; 19 November 2010, 01:22.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Há tantos!

                      Mazda 6, 156, w203, avensis anterior, 407, etc
                      OK é o teu gosto, não discuto.

                      Eu estava a dizer o meu.
                      Só me lembro de gostar mais da carrinha nesses dois casos, Marea e Megane.

                      Avensis Carrinha? De todo

                      Comentário


                        Ainda não respondi à pergunta do gtabarth.
                        Eu também seria comprador do 159, mas apenas e só em versões a gasolina.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Ainda ninguém me foi capaz de dizer

                          Os 159 custam cerca de 35.000 €

                          Vamos admitir carros familiares do segmento médio até 40.000 € de tabela e digam lá qual (quais) acham melhores / que preferiam.

                          Já disse a minha opinião,
                          em Diesel não vejo nada.
                          Em gasolina apenas teria dúvidas perante o Insignia 2000 Turbo 220cv
                          Sem mta procura, olhando apenas para a frieza dos números, tanto para valores de potência como para números, tens os EXEO 2.0 TSI de 211cv e os 2.0 TDI de 170 que são mais baratos que o equivalente Alfa.Além de que no caso do gasosa, tem mais cilindrada (que influencia o preço) e mais 11cv e parece-me um produto com qualidade.
                          Pronto... já sei que vêm dizer que não se pode comparar um SEAT com um ALFA e que o Exeo é um A4 rebadge - e é uma opinião válida como outra qlq - mas há uns tempos a AMotor fez um comparativo as duas carrinhas e a opinião com que eles ficaram foi que são dois produtos mto idêntico. Tanto que a SEAT só perdeu por um ponto. Fica o link:Automotor
                          Editado pela última vez por senhorpedro; 19 November 2010, 07:54.

                          Comentário


                            Eu como apreciador da Alfa Romeo e de todo o seu legado na competição fico desapontado com a importância que dão à estética na apreciação do 159 em oposição aos aspectos técnico.

                            Acho que o Exprit tem tido uma posição bastante clarividente neste tema.

                            Uma marca que passa por uma fase negra, demora vários modelos a recuperar a sua imagem.

                            Eu conduzi um 159 2.4 de 200 cv e gostei muito do carro, o timbre é solidez e segurança (mais do que agilidade e adrenalina) a mim num carro familiar agrada-me este timbre.

                            De resto genericamente ainda olho com desconfiança para carros italianos e não sou grande adepto destes formatos mais tradicionais, mas dentro do segemento D continuo a achar o 159 uma opção válida.

                            Comentário


                              O Passat tem maior rigidez e é mais leve.

                              Por acaso nisso a VW tem algum mérito, já que o Polo é bem mais leve que o GP/EVO, o Golf se nao estou em erro é mais leve que o Bravo/Giu. e o Passat mais leve que o 159.

                              Quanto ao 159, foi um bom carro no geral, mas comercialmente está nas ultimas..É pena mas é verdade.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                apenas porque a Fiat quis.

                                Onde andam os 1.4 Turbinados?

                                Por mim, eu era gajo para por a porra do 0.9 com 2 cilindros no 159 na versão com 105cv.

                                Com um preço de 24/25 mil € queria ver se não vendia.

                                Agora pode começar a chuva de pedras e paus mas o que se quer são nºs, e não tem que se andar a abrir para se querer ter um Alfa.
                                O pessoal não pegava nos 2.2 porque não andavam nada e queres meter lá o 0.9?

                                Para as dimensões do carro o mínimo que eu lhe metia era o 1.4 170. Mas o motor ideal é mesmo o 1.75.

                                Comentário


                                  O ideal depende de quem o conduz.

                                  Tens tantas Passats 1.6TDI 105cv que são "ideais" para muita gente, um 159 com o TwinAir ia andar tanto ou mais com consumos semelhantes ou até inferiores.

                                  Todos falaram mal do 1.3 JTD por ser pequeno. Hoje todos caminham na mesma direcção.
                                  Agora desdenham do Twin-Air....daqui a 10 anos vão todos fazer parecido.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Pelo que o valor de retoma neste negócio é crucial ou então um baixo valor de aquisição. E aqui o 159 está mau nos dois, demasiado perto no segundo item e demasiado longe no segundo em relação aos germânicos.
                                    Por isso é que os parques da leiloeiras estão pejadas de veículos desse segmento (sobretudo Alemães), dado que os comerciantes nem sequer lhes pegam, em virtude dos valores altos que as locadoras pedem...

                                    É...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Curioso que és a única pessoa que conheço que não gosta dos interiores.
                                      Aliás, o próprio aspecto integral do carro é sobejamente adorado pelo que não são essas as razões pelo qual o 159 não foi o sucesso.
                                      Serão outras, já ditas.

                                      Curioso que toda a gente gosta do carro, por dentro por fora, mas compra-lo é que fica difícil.Porque será?

                                      Ai não são essas as razões?

                                      Sabes o nivel de equipamento que o carro trazia, face aos preços praticados?

                                      Mas como sempre eu sou sempre um caso único, mas que com o tempo vai tendo razão no que diz, já outros.....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                        Sem mta procura, olhando apenas para a frieza dos números, tanto para valores de potência como para números, tens os EXEO 2.0 TSI de 211cv e os 2.0 TDI de 170 que são mais baratos que o equivalente Alfa.Além de que no caso do gasosa, tem mais cilindrada (que influencia o preço) e mais 11cv e parece-me um produto com qualidade.
                                        Pronto... já sei que vêm dizer que não se pode comparar um SEAT com um ALFA e que o Exeo é um A4 rebadge - e é uma opinião válida como outra qlq - mas há uns tempos a AMotor fez um comparativo as duas carrinhas e a opinião com que eles ficaram foi que são dois produtos mto idêntico. Tanto que a SEAT só perdeu por um ponto. Fica o link:Automotor
                                        Se é para meter motores 2000 turbo ao barulho, há que contar também com o Mondeo que pode ter o 2.0 Ecoboost com dois niveis de potência: 240cv ou 203cv.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Se é para meter motores 2000 turbo ao barulho, há que contar também com o Mondeo que pode ter o 2.0 Ecoboost com dois niveis de potência: 240cv ou 203cv.
                                          Sim, só vi agora
                                          E mesmo o TDCI de 163cv está abaixo dos 40000€.
                                          Skoda superb 2.0 TDI com DSG anda nos 40000€
                                          Mazda 6 2.2 CD de 180cv tb anda por esse preço...

                                          Enfim, se por acaso tivesse 40000€ para gastar num carro, muito dificilmente escolheria o Alfa, pq embora não o considere um mau produto, no mercado há propostas que têm outras valências que não a beleza e que neste campo, devem relevar mais que esta (conforto, espaço, robustez, etc).
                                          Com 40.000€, a diesel, escolheria muito provavelmente este Superb que deve ser das melhores compras que se podem fazer actualmente tendo em conta a relação preço/qualidade...

                                          Comentário


                                            O problema sempre foi o mesmo, e já foi puxado aqui pelo Esprit.

                                            Preço de compra (alto) e preço de venda (baixo).

                                            A Alfa Romeo sempre tentou fazer o brilharete de vender os seus carros com um PVP "elitista" para lhe dar algum status e uma atingir uma clientela mais selecta...

                                            ...mas, esse comprador-tipo, acaba sempre por escolher uma das marcas do costume.

                                            E o pior é que, ano após ano, continuam a bater na mesma tecla.

                                            Solução: PVPs dentro da realidade para o que os carros oferecem, pois com os apaixonados a marca não vai a lado algum...

                                            Comentário


                                              Sinceramente, o 159 é um carro bonito, sobretudo a variante carrinha, tem bons interiores embora esteticamente banais face ao que de melhor se faz no segmento.
                                              Só andei com a JTD de 150 cvs e o carro é tudo menos entusiasmante de conduzir. Muito seguro, sempre alapado mas nada ágil nem especialmente reactivo, comparando por exemplo com a S3.

                                              Mas, o grande problema do 159 foi que limitou demasiadamente o seu público-alvo. Ou seja, a AR devia ter perdido a mania e espetado com um motor a gasóleo humilde que fizesse baixar o preço e pudesse lutar com as propostas mais baratas do segmento.

                                              De resto, este raciocínio foi o que levou à introdução do Giu com o 105cv que tem estado a ser o grande impulsionador das vendas.

                                              Temos que nos convencer que a grande maioria dos condutores contenta-se com uma centena de cavalos!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Ainda não respondi à pergunta do gtabarth.
                                                Eu também seria comprador do 159, mas apenas e só em versões a gasolina.
                                                Bem isso nem precisas de dizer

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                                  Com 40.000€, a diesel, escolheria muito provavelmente este Superb que deve ser das melhores compras que se podem fazer actualmente tendo em conta a relação preço/qualidade...
                                                  Isso já se sabe que no fórum AH "por decreto" o Skoda Superb é sempre a melhor compra do mercado.

                                                  Epá... mas deixem que algumas pessoas simplesmente não gostem do carro, por melhores qualidades que tenha e pela relação preço / qualidade que oferece, realmente muito boa.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                    Curioso que toda a gente gosta do carro, por dentro por fora, mas compra-lo é que fica difícil.Porque será?

                                                    Ai não são essas as razões?

                                                    Sabes o nivel de equipamento que o carro trazia, face aos preços praticados?

                                                    Mas como sempre eu sou sempre um caso único, mas que com o tempo vai tendo razão no que diz, já outros.....
                                                    Mas afinal os interiores são bonitos ou não?

                                                    Se vais tendo razão no que dizes não sei, eu nunca vi nada que apontasse para isso e a questão da beleza dos interiores segue a mesma tendência.

                                                    Já foi discutido aqui o porquê dos 159 não venderem, seja por pouco equipamento, pela falta de imagem de marca, etc.
                                                    Não é de certeza pela beleza, coisa que contestaste.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                      Bem isso nem precisas de dizer
                                                      Atenção!
                                                      Ressalvo apenas que se fosse obrigado a comprar algo a gasóleo teria eventualmente que ir para a Alfa Romeo...ou então para a casa Bávara.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                        Curioso que toda a gente gosta do carro, por dentro por fora, mas compra-lo é que fica difícil.Porque será?
                                                        No meu caso e em muitos as razões são básicas. A carrinha tem uma mala pequena e com mau acesso não existe um motor diesel com menos de 1.900cc.

                                                        De resto é um carro espectacular.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          Isso já se sabe que no fórum AH "por decreto" o Skoda Superb é sempre a melhor compra do mercado.

                                                          Epá... mas deixem que algumas pessoas simplesmente não gostem do carro, por melhores qualidades que tenha e pela relação preço / qualidade que oferece, realmente muito boa.
                                                          Então mas isso não é um trunfo??? A tal relação preço/qualidade etc? Se para uma grande parte dos users deste forum, o Superb é "a compra" do seg. D não é a toa... E eu não obrigo ninguém a gostar do carro. O pessoal "aficcion" alfista é que parece sentir-se na obrigação de fazer com que o pessoal goste dos carros da marca a força. São carros bonitos, sem duvida, mas há pessoas que (principalmente) neste seg dão importância a outras coisas.
                                                          Além disso, e se quiseres levar as coisas para a estética ou "uareva" digo-te que aprecio bastante mais a estética do superb, o seu estilo sóbrio e a imponência do que a pseudo desportividade/paixão do Alfa. Mas isto sou eu.
                                                          Entre dar 40000€ por um 159 JTD ou por um Superb TDI, escolhia de caras o checo por tudo (ou quase tudo).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Mas afinal os interiores são bonitos ou não?

                                                            Se vais tendo razão no que dizes não sei, eu nunca vi nada que apontasse para isso e a questão da beleza dos interiores segue a mesma tendência.

                                                            Já foi discutido aqui o porquê dos 159 não venderem, seja por pouco equipamento, pela falta de imagem de marca, etc.
                                                            Não é de certeza pela beleza, coisa que contestaste.

                                                            Para mim não são. Tens na marca interiores muito mais bonitos.

                                                            Um 159 TI, não é mais bonito(para mim), que um A4 s-line, 320d pack M, ou c220 cdi com pack AMG.

                                                            Todos eles bonitos e imponentes.

                                                            Respondendo ao Roger.


                                                            Há muitos carros com mala muito pequena que venderam muito mais que o 159, muito mesmo.

                                                            Lembro-me da V50, serie 3.

                                                            320 d touring-460 litros
                                                            159-445

                                                            Não é por 15 litros que vai deixar de vender
                                                            O problemas está mesmo no resto.

                                                            Em final de carreira é que tentaram corrigir os erros, mas é tarde.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                              Para mim não são. Tens na marca interiores muito mais bonitos.

                                                              Um 159 TI, não é mais bonito(para mim), que um A4 s-line, 320d pack M, ou c220 cdi com pack AMG.

                                                              Todos eles bonitos e imponentes.

                                                              Respondendo ao Roger.


                                                              Há muitos carros com mala muito pequena que venderam muito mais que o 159, muito mesmo.

                                                              Lembro-me da V50, serie 3.

                                                              320 d touring-460 litros
                                                              159-445

                                                              Não é por 15 litros que vai deixar de vender
                                                              O problemas está mesmo no resto.

                                                              Em final de carreira é que tentaram corrigir os erros, mas é tarde.
                                                              Ah...para ti.
                                                              Ao menos chegaste lá.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X