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"Alfa 159 foi um erro", by Marchionne

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    Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
    A única pessoa que disse que Fiat não presta até agora foste tu

    E já agora reduzir o sucesso da VW ao marketing isso sim é fanático!
    A malta continua em teimar reduzir o marketing à publicidade...

    Sempre defendi que o grande activo da vw é efectivamente o marketing.

    Isso engloba muitas coisas, como uma rede de distribuição coerente, bem posicionada e apelativa, uma sinergia sensata interna, uma busca constante de fazer um produto que o mercado deseja e comunicá-lo de forma "agressiva", pois com a feroz concorrência, não estar constantemente na comunicação social é cair no esquecimento, etc., etc.

    Coisas que quase se podem considerar simples, mas que a FiatAuto ignora quase por completo...às vezes fico espantado como é que vende, mesmo que seja pouco para a dimensão e aspiração do grupo (genérico)...

    Comentário


      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
      A dos plasticos é boa... ainda me lembro dos comparativos vw passat e afins vs 156, veredito: o 156 é bonito e tal, mas osplasticos são de fraca qualidade e montagem... etc... o passat é mais fofo... etc hoje ao fim de 10 anos entras num 156 e num passat e este ultimo parece uma cobra a esfolar por todo lado, o porta luvas todo riscado, a consola nem se fala, as bocas de saída do ar idem... etc... resumindo, uma autentica bost*! entras num 156, ainda que maltrado durante anos e o interior teima em não apresentar desgaste... incrivel...
      Os carros devem ser olhados e avaliados constantemente, e não avaliados por tabuada.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
        A dos plasticos é boa... ainda me lembro dos comparativos vw passat e afins vs 156, veredito: o 156 é bonito e tal, mas osplasticos são de fraca qualidade e montagem... etc... o passat é mais fofo... etc hoje ao fim de 10 anos entras num 156 e num passat e este ultimo parece uma cobra a esfolar por todo lado, o porta luvas todo riscado, a consola nem se fala, as bocas de saída do ar idem... etc... resumindo, uma autentica bost*! entras num 156, ainda que maltrado durante anos e o interior teima em não apresentar desgaste... incrivel...
        Não concordo que se possa dizer que interior do 156 continua exímio com o passar dos anos.
        O airbag do passageiro em todos os 156 que já vi até hoje, têm o plástico dobrado.

        No entanto ressalvo que, de facto, todo o material compósito sobrevive muito bem com o tempo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
          A malta continua em teimar reduzir o marketing à publicidade...

          Sempre defendi que o grande activo da vw é efectivamente o marketing.

          Isso engloba muitas coisas, como uma rede de distribuição coerente, bem posicionada e apelativa, uma sinergia sensata interna, uma busca constante de fazer um produto que o mercado deseja e comunicá-lo de forma "agressiva", pois com a feroz concorrência, não estar constantemente na comunicação social é cair no esquecimento, etc., etc.

          Coisas que quase se podem considerar simples, mas que a FiatAuto ignora quase por completo...às vezes fico espantado como é que vende, mesmo que seja pouco para a dimensão e aspiração do grupo (genérico)...
          Tens razão, onde escrevi marketing deveria ter escrito publicidade

          O automovel em que a Fiat esteve melhor nesse aspecto talvez tenha sido o 500. Lembro-me por exemplo de ler que as pessoas que já tinham o carro encomendado receberem convites para apresentações/exposições (não me recordo bem) e também pequenos brindes, salvo erro.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
            E isso faz com que seja verdade?
            A questão nem está na verdade ou mentira...mas sim que o Darth está muito longe de ser o Marchionne, ou seja, fora ou não do contexto, é um completo absurdo a afirmação!

            Este gajo de certeza que a vw não vai "roubar"...

            Comentário


              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              É engraçada a facilidade com que alguns desunham e maldizem certas marcas só por maldizer.

              Como se alguma vez o 159 fosse um mau ou médio produto.
              Pode não ser o melhor ou o 2º melhor. Mas com certeza um dos melhores segmentos D que existem.
              Só porque o Marchionne disse o que disse (e falta saber realmente o que ele quis dizer), colocam logo o 159 numa cruz.

              Não admitir que o 159 é um automóvel muito interessante é agir de má fé.
              Já andei à procura e não encontrei contexto para a expressão dele, mas podemos divagar um pouco, tendo em conta a frieza dos números que o Marchionne gosta.

              O projecto do 159 começou mal.
              A plataforma começa por ser um projecto conjunto entre Alfa Romeo e Saab, mas a meio da coisa a Saab salta fora, e a Alfa teve de acarretar os custos extras do desenvolvimento da plataforma.

              A plataforma em si não é má. se não estou em erro, ainda é uma referência no que toca a rigidez torsional. Mas a consequência dessa rigidez revela-se no peso e custo da mesma.

              Partindo do sucesso do 156, compacto, ágil, apelativo, germanizarem o seu sucessor, a meu ver, foi um erro. Nota-se na aparência, mais "adulta" em relação ao 156. Superfícies mais contidas, controladas, faltando algum carácter latino na expressividade das suas linhas.
              O 159 é uma visão germânica do que deve ser um carro italiano (apesar de que quando foi lançado, já a BMW tinha partido a loiça toda com o flame surfacing).
              E apesar da frente distinta e original, um ponto a favor, sem dúvida, houve muitos relatos de clientes e potenciais clientes que a criticaram por ser demasiado agressiva. Perfeitamente integrada num Brera, mas demasiado num sedan com tendências familiares. (curioso, tendo em conta a galopante agressividade visual que foi invadindo também este segmento)

              E depois, cresceu. E sem trazer grandes vantagens espaciais nesse crescimento.
              Ou seja, na altura era maior que a concorrência alemã, mas sem vantagens na obtenção de espaço.
              Para quê ter algo maior e mais pesado, se os alemães ofereciam a mesma disponibilidade de espaço em pacotes mais compactos?

              Apesar de ser um segmento movido essencialmente a diesel, e nesse aspecto até tinha propostas válidas, teve lacunas no topo, nem que fossem apenas uns chamariz que trouxessem algum foco para a gama.
              O V6 era de origem GM e tinha de mover 4 rodas motrizes, o que não o tornava especialmente rápido.
              O "eterno" V6 3.0 Multijet também nunca chegou a encontrar-se com o 159. Poderia ter dado algum tempo de antena contra os 330d.
              Os motores a gasolina eram inadequados para mover tanta massa.

              E apesar da dinâmica eficaz, nunca realmente convenceu os "driver's".
              Carros eficazes há muitos, mas realmente entreter, ou ser especial de alguma forma já ficamos reduzidos a muitas poucas propostas.

              Também não era muito acessivel. Sem grandes argumentos para o trio alemão, e sem conseguir-se bater em questões mais mundanas contra a concorrência mais generalista, e com o preço que tinha, o 159 ficou ali numa espécie de terra de ninguém.

              Não convenceu muitos donos dos 156, não trouxe clientes novos para a marca, e os números apenas demonstram isso. Vendeu sempre menos que o seu antecessor, e este ano está a ser particularmente mau, com as vendas a colapsarem.

              Ou seja, temos um carro que não vende, não é dos mais rentáveis, não tem muito do "cuore sportivo" pelo qual a marca é conhecida e a concorrência cobre com eficácia as suas lacunas.

              O produto não é mau em isolamento. Até é uma proposta bstante competente e adulta por parte da Alfa, e acho que foi um bom balão de ensaio para o novo Giulietta, que parece ser mais convincente a um nivel geral, tendo em conta a concorrência, apesar de estar em inicio de carreira.

              Já que o sucessor do 159 terá como base o Giulietta, com uma boa estratégia no que toca a posicionamento, com custos mais baixos, e com uma gama mais completa, poderá realmente ser algo que funcione melhor não só para potenciais clientes como para a marca.

              Estando aqui a divagar, e tendo em conta a flexibilidade da plataforma, não só poderiam criar o tipico sedan e sport-wagon, mas arranjar um sucessor decente para o GT (talvez com um cabrio classico a acompanhar). Eles precisam de alimentar a paixão. O MiTo não é o carro certo para isso e o Giulietta é demasiado racional. E o 8C é objecto de colecção que muita gente nunca ouviu falar, a não ser os fãs e entusiastas. É preciso objecto de paixão mais terra a terra

              Comentário


                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                Sempre defendi que o grande activo da vw é efectivamente o marketing.

                Isso engloba muitas coisas, como uma rede de distribuição coerente, bem posicionada e apelativa, uma sinergia sensata interna, uma busca constante de fazer um produto que o mercado deseja e comunicá-lo de forma "agressiva", pois com a feroz concorrência, não estar constantemente na comunicação social é cair no esquecimento, etc., etc.
                Como se a VW fosse um exemplo de marketing na distribuição e assistência...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                  Tens razão, onde escrevi marketing deveria ter escrito publicidade

                  O automovel em que a Fiat esteve melhor nesse aspecto talvez tenha sido o 500. Lembro-me por exemplo de ler que as pessoas que já tinham o carro encomendado receberem convites para apresentações/exposições (não me recordo bem) e também pequenos brindes, salvo erro.
                  É verdade!

                  O 500 é realmente a excepção que comprova a regra (desculpa o "chavão").

                  Fiquei "parvo" no último fds, quando vi na secção de brinquedos dum super-mercado, que a Barbie já trocou o Beetle pelo Fiat!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Como se a VW fosse um exemplo de marketing na distribuição e assistência...
                    Compreendo perfeitamente a tua posição, mas quando falei da distribuição, estava a reduzir a questão apenas à posição geográfica e merchandising.

                    Pois o resto (qualidade da assistência) já é extremamente difícil de controlar e planear num grupo automóvel, pelo menos, fora de portas, pois já engloba muitas variáveis, principalmente uma das mais dependentes da cultura instalada...os recursos humanos.
                    Editado pela última vez por Shidoshi; 17 November 2010, 21:40.

                    Comentário


                      Belos posts. Eu penso que o 159 teve o mérito de ajudar a evoluir a imagem da marca depois da já longa carreira do 156 e 147.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        Já andei à procura e não encontrei contexto para a expressão dele, mas podemos divagar um pouco, tendo em conta a frieza dos números que o Marchionne gosta.

                        O projecto do 159 começou mal.
                        A plataforma começa por ser um projecto conjunto entre Alfa Romeo e Saab, mas a meio da coisa a Saab salta fora, e a Alfa teve de acarretar os custos extras do desenvolvimento da plataforma.

                        A plataforma em si não é má. se não estou em erro, ainda é uma referência no que toca a rigidez torsional. Mas a consequência dessa rigidez revela-se no peso e custo da mesma.

                        Partindo do sucesso do 156, compacto, ágil, apelativo, germanizarem o seu sucessor, a meu ver, foi um erro. Nota-se na aparência, mais "adulta" em relação ao 156. Superfícies mais contidas, controladas, faltando algum carácter latino na expressividade das suas linhas.
                        O 159 é uma visão germânica do que deve ser um carro italiano (apesar de que quando foi lançado, já a BMW tinha partido a loiça toda com o flame surfacing).
                        E apesar da frente distinta e original, um ponto a favor, sem dúvida, houve muitos relatos de clientes e potenciais clientes que a criticaram por ser demasiado agressiva. Perfeitamente integrada num Brera, mas demasiado num sedan com tendências familiares. (curioso, tendo em conta a galopante agressividade visual que foi invadindo também este segmento)

                        E depois, cresceu. E sem trazer grandes vantagens espaciais nesse crescimento.
                        Ou seja, na altura era maior que a concorrência alemã, mas sem vantagens na obtenção de espaço.
                        Para quê ter algo maior e mais pesado, se os alemães ofereciam a mesma disponibilidade de espaço em pacotes mais compactos?

                        Apesar de ser um segmento movido essencialmente a diesel, e nesse aspecto até tinha propostas válidas, teve lacunas no topo, nem que fossem apenas uns chamariz que trouxessem algum foco para a gama.
                        O V6 era de origem GM e tinha de mover 4 rodas motrizes, o que não o tornava especialmente rápido.
                        O "eterno" V6 3.0 Multijet também nunca chegou a encontrar-se com o 159. Poderia ter dado algum tempo de antena contra os 330d.
                        Os motores a gasolina eram inadequados para mover tanta massa.

                        E apesar da dinâmica eficaz, nunca realmente convenceu os "driver's".
                        Carros eficazes há muitos, mas realmente entreter, ou ser especial de alguma forma já ficamos reduzidos a muitas poucas propostas.

                        Também não era muito acessivel. Sem grandes argumentos para o trio alemão, e sem conseguir-se bater em questões mais mundanas contra a concorrência mais generalista, e com o preço que tinha, o 159 ficou ali numa espécie de terra de ninguém.

                        Não convenceu muitos donos dos 156, não trouxe clientes novos para a marca, e os números apenas demonstram isso. Vendeu sempre menos que o seu antecessor, e este ano está a ser particularmente mau, com as vendas a colapsarem.

                        Ou seja, temos um carro que não vende, não é dos mais rentáveis, não tem muito do "cuore sportivo" pelo qual a marca é conhecida e a concorrência cobre com eficácia as suas lacunas.

                        O produto não é mau em isolamento. Até é uma proposta bstante competente e adulta por parte da Alfa, e acho que foi um bom balão de ensaio para o novo Giulietta, que parece ser mais convincente a um nivel geral, tendo em conta a concorrência, apesar de estar em inicio de carreira.

                        Já que o sucessor do 159 terá como base o Giulietta, com uma boa estratégia no que toca a posicionamento, com custos mais baixos, e com uma gama mais completa, poderá realmente ser algo que funcione melhor não só para potenciais clientes como para a marca.

                        Estando aqui a divagar, e tendo em conta a flexibilidade da plataforma, não só poderiam criar o tipico sedan e sport-wagon, mas arranjar um sucessor decente para o GT (talvez com um cabrio classico a acompanhar). Eles precisam de alimentar a paixão. O MiTo não é o carro certo para isso e o Giulietta é demasiado racional. E o 8C é objecto de colecção que muita gente nunca ouviu falar, a não ser os fãs e entusiastas. É preciso objecto de paixão mais terra a terra
                        Belo post, parabéns
                        Eu, se tivesse capacidades para isso, o carro familiar que comprava era sem duvida o 159. É um carro belíssimo e apaixonante. Sempre que vejo um/uma fico todo babado. Pode não ser tão racional quanto os outros da sua classe, mas é de facto, um carro espectacular.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por crash Ver Post


                          Apesar de ser um segmento movido essencialmente a diesel, e nesse aspecto até tinha propostas válidas, teve lacunas no topo, nem que fossem apenas uns chamariz que trouxessem algum foco para a gama.
                          O V6 era de origem GM e tinha de mover 4 rodas motrizes, o que não o tornava especialmente rápido.
                          O "eterno" V6 3.0 Multijet também nunca chegou a encontrar-se com o 159. Poderia ter dado algum tempo de antena contra os 330d.
                          Os motores a gasolina eram inadequados para mover tanta massa.
                          Resumindo e baralhando, para mim, este foi o único "pecado" do 159: motorização à altura da tendência geral da "gordura" dos modelos deste segmento.

                          É verdade que é mais dos mais pesados...mas é assim tão importante 15 ou 20kgs a mais em relação alguns dos principais concorrentes? Eu acho que não...pelo menos quando é só e exclusivamente da balança que se fala...

                          Faltou/falta efectivamente um V6 diesel de 300cvs e um "gasosa" a sério! Um V8 sem dúvida, pois um 6 cil., Busso ou não, nunca chegaria para dar vida a um carro quando se passa a barreira das 1,5t...

                          Se não houvesse dentro do grupo, algo do género, compreendia, pois fazer de raiz um 8 cil. numa marca "generalista" não teria o minímo sentido financeiro, tendo em conta a "saúde" da Alfa neste campo, mas havendo por lá a Maserati...por favor...parece quase anedota não ter sido utilizado...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                            Resumindo e baralhando, para mim, este foi o único "pecado" do 159: motorização à altura da tendência geral da "gordura" dos modelos deste segmento.

                            É verdade que é mais dos mais pesados...mas é assim tão importante 15 ou 20kgs a mais em relação alguns dos principais concorrentes? Eu acho que não...pelo menos quando é só e exclusivamente da balança que se fala...

                            Faltou/falta efectivamente um V6 diesel de 300cvs e um "gasosa" a sério! Um V8 sem dúvida, pois um 6 cil., Busso ou não, nunca chegaria para dar vida a um carro quando se passa a barreira das 1,5t...

                            Se não houvesse dentro do grupo, algo do género, compreendia, pois fazer de raiz um 8 cil. numa marca "generalista" não teria o minímo sentido financeiro, tendo em conta a "saúde" da Alfa neste campo, mas havendo por lá a Maserati...por favor...parece quase anedota não ter sido utilizado...
                            O problema é que não eram 15 ou 20kg. As diferenças chegavam facilmente a 100kg. Só com o lançamento de propostas mais recentes, como o Citroen C5 II e o Opel Insignia é que chegamos a carros tão pesados como o 159 foi. Porque agora já fez uma dieta e perdeu 40kg (quando foi renovado pela primeira vez).

                            E a Alfa ficou tão escaldada com este tema do peso, que o Giulietta foi um esforço considerável para manter o peso em niveis razoáveis, recorrendo a bastantes componentes em aluminio, sobretudo ao nivel do chassis .

                            Voltando ao 159, os motores evidenciavam a obesidade. Não nos esqueçamos que o 159 "ainda é do tempo" em que havia motores a gasolina atmosféricos.

                            Comentário


                              apenas porque a Fiat quis.

                              Onde andam os 1.4 Turbinados?

                              Por mim, eu era gajo para por a porra do 0.9 com 2 cilindros no 159 na versão com 105cv.

                              Com um preço de 24/25 mil € queria ver se não vendia.

                              Agora pode começar a chuva de pedras e paus mas o que se quer são nºs, e não tem que se andar a abrir para se querer ter um Alfa.

                              Comentário


                                O 159 era o caminho a seguir pela Alfa. Plataformas de topo, qualidade elevada, desenho bem conseguido. No papel o 159 era bom. Na prática faltaram-lhe motorizações de qualidade e, sobretudo, um peso significativamente mais baixo. Foi o peso que lhe matou as performances, os consumos, a dinâmica.

                                A Alfa do Marchionne diz-me pouco. Plataformas Fiat + Alfa, motores Fiat + Alfa, qualidade Fiat plus...não me enchem as medidas. O que não invalida que o Giulietta seja dos melhores produtos do segmento. Veremos o que surgirá daqui para a frente.

                                Comentário


                                  O 159 é um fracasso porque tentaram fazer um carro alemão, quando os alemães o sabem obviamente fazer muito melhor. A Alfa tem de apresentar um produto latino, com alma. O 159 com outro símbolo e grelha podia facilmente passar por novo A4 ou Passat.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                    O 159 é um fracasso porque tentaram fazer um carro alemão, quando os alemães o sabem obviamente fazer muito melhor. A Alfa tem de apresentar um produto latino, com alma. O 159 com outro símbolo e grelha podia facilmente passar por novo A4 ou Passat.
                                    as palavras do senhor possivelmente passam por isto mesmo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                                      230cv já sabemos que anda.. se é melhor que o GTI ? Não.. foi isso que referi.

                                      Alfa Romeo Giulietta Cloverleaf driven full road test car review - BBC Top Gear - BBC Top Gear

                                      [Test Stampa] (evo.co.uk) Giulietta QV vs Golf GTI vs. Leon Cupra


                                      Quando referi inicialmente da falta de "andamento" do giulietta foi de encontro ao que o chefe do grupo veio mandar posta que o 159 n estava ao nível da concorrência...um perfeito disparate! E se era tão mau qto ele diz... o giulietta que ele n critica não fica a milhas da concorrência...logo daí o meu comentário. Mas segundo os comentários dele vamos ter um futuro substituto 159 para arrasar a concorrência....finalmente!


                                      E qto ao que estou a falar certamente não era com o teu palpite que ia mudar a minha opinião, deixo isso para quem faz testes todos os dias e conduziu decerteza várias vezes e muito mais carros que tu alguma x na vida. Por isso não vou entrar em picardias com comentários de má interpretação! Só dei uma opinião.
                                      Essas fontes que mostras, não me dizem muito, fazem uma apreciação mas não apresentam dados concretos. Onde estão as medições, quer em aceleração quer em reprises, quer em velocidade? Dizer que "não tem andamento" sem dados justificáveis...

                                      Depois custa-me a perceber como tem um comportamento inferior ao Golf, uma vez que nas versões base é equivalente ou superior, além do mais esta versão, está rebaixada e tem amortecimento regulável através do DNA, jantes 18`, diferencial Q2 (considerado mais eficiente que o XDS do grupo VAG) mas em fim. Não sei porque é que cá ainda não fizeram um comparativo com a dita versão..
                                      Editado pela última vez por addt; 18 November 2010, 02:19.

                                      Comentário


                                        Apesar de todos os seus defeitos e estar velhote e a pedir substituição e apesar de não ser RWD..

                                        O 159 continua para mim a ser o carro do segmento médio do qual mais gosto.

                                        E chamo a atenção para o seguinte, mesmo com todas as contrariedades do 159;
                                        quem tiver honestidade na resposta logo entende.

                                        Com cerca de 35.000 €, vamos até 40.000 € pronto, digam-me que carro preferiam em vez dos seguintes ALFA's 159:

                                        Gasolina
                                        159 1750 TBI 200 cv

                                        Gasóleo
                                        159 2000 JTDm 170 cv

                                        Procurei e só me aparece um carro que me deixa dúvidas, apesar de gostar mais do 159.
                                        Insignia 2000 Turbo 220cv

                                        Do resto... não tenho dúvidas.
                                        Só dá para BMW 318d 143cv, Audi A4 2.0 TDI 143cv, Passat 143cv.
                                        Skodas é que dá para o 2000 TDI 170cv, mas prefiro o 159 de longe.
                                        Editado pela última vez por gtabarth; 18 November 2010, 03:46.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                          O 159 é um fracasso porque tentaram fazer um carro alemão, quando os alemães o sabem obviamente fazer muito melhor. A Alfa tem de apresentar um produto latino, com alma. O 159 com outro símbolo e grelha podia facilmente passar por novo A4 ou Passat.
                                          Os Alemães não só o sabem fazer, como têm a fama de o saber - algo que lhes dá diversas mais-valias, até nas situações de renting onde o Alfa fica a competir com coisas já fora (e muito acima) do que ele é.

                                          Por isso é que dizia que não faz sentido que a Alfa tente ser "premium" (seja lá isso o que for), mas sim um produto com alguma diferenciação, que deveria passar por ser veículos do segmento generalista (em preços) mas mais orientado como um driver's car, puxando mais a esse sentimento.

                                          Se olharmos muito "lá para cima" (em segmento e preço), a BMW na série 7 tem procurado uma imagem mais jovem e menos formal do que o Mercedes S, o que faz sentido se considerarmos que algo que a BMW sempre vendeu como "imagem" foi o factor "desportivo" dos seus carros.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            Já andei à procura e não encontrei contexto para a expressão dele, mas podemos divagar um pouco, tendo em conta a frieza dos números que o Marchionne gosta.

                                            O projecto do 159 começou mal.
                                            A plataforma começa por ser um projecto conjunto entre Alfa Romeo e Saab, mas a meio da coisa a Saab salta fora, e a Alfa teve de acarretar os custos extras do desenvolvimento da plataforma.

                                            A plataforma em si não é má. se não estou em erro, ainda é uma referência no que toca a rigidez torsional. Mas a consequência dessa rigidez revela-se no peso e custo da mesma.

                                            Partindo do sucesso do 156, compacto, ágil, apelativo, germanizarem o seu sucessor, a meu ver, foi um erro. Nota-se na aparência, mais "adulta" em relação ao 156. Superfícies mais contidas, controladas, faltando algum carácter latino na expressividade das suas linhas.
                                            O 159 é uma visão germânica do que deve ser um carro italiano (apesar de que quando foi lançado, já a BMW tinha partido a loiça toda com o flame surfacing).
                                            E apesar da frente distinta e original, um ponto a favor, sem dúvida, houve muitos relatos de clientes e potenciais clientes que a criticaram por ser demasiado agressiva. Perfeitamente integrada num Brera, mas demasiado num sedan com tendências familiares. (curioso, tendo em conta a galopante agressividade visual que foi invadindo também este segmento)

                                            E depois, cresceu. E sem trazer grandes vantagens espaciais nesse crescimento.
                                            Ou seja, na altura era maior que a concorrência alemã, mas sem vantagens na obtenção de espaço.
                                            Para quê ter algo maior e mais pesado, se os alemães ofereciam a mesma disponibilidade de espaço em pacotes mais compactos?

                                            Apesar de ser um segmento movido essencialmente a diesel, e nesse aspecto até tinha propostas válidas, teve lacunas no topo, nem que fossem apenas uns chamariz que trouxessem algum foco para a gama.
                                            O V6 era de origem GM e tinha de mover 4 rodas motrizes, o que não o tornava especialmente rápido.
                                            O "eterno" V6 3.0 Multijet também nunca chegou a encontrar-se com o 159. Poderia ter dado algum tempo de antena contra os 330d.
                                            Os motores a gasolina eram inadequados para mover tanta massa.

                                            E apesar da dinâmica eficaz, nunca realmente convenceu os "driver's".
                                            Carros eficazes há muitos, mas realmente entreter, ou ser especial de alguma forma já ficamos reduzidos a muitas poucas propostas.

                                            Também não era muito acessivel. Sem grandes argumentos para o trio alemão, e sem conseguir-se bater em questões mais mundanas contra a concorrência mais generalista, e com o preço que tinha, o 159 ficou ali numa espécie de terra de ninguém.

                                            Não convenceu muitos donos dos 156, não trouxe clientes novos para a marca, e os números apenas demonstram isso. Vendeu sempre menos que o seu antecessor, e este ano está a ser particularmente mau, com as vendas a colapsarem.

                                            Ou seja, temos um carro que não vende, não é dos mais rentáveis, não tem muito do "cuore sportivo" pelo qual a marca é conhecida e a concorrência cobre com eficácia as suas lacunas.

                                            O produto não é mau em isolamento. Até é uma proposta bstante competente e adulta por parte da Alfa, e acho que foi um bom balão de ensaio para o novo Giulietta, que parece ser mais convincente a um nivel geral, tendo em conta a concorrência, apesar de estar em inicio de carreira.

                                            Já que o sucessor do 159 terá como base o Giulietta, com uma boa estratégia no que toca a posicionamento, com custos mais baixos, e com uma gama mais completa, poderá realmente ser algo que funcione melhor não só para potenciais clientes como para a marca.

                                            Estando aqui a divagar, e tendo em conta a flexibilidade da plataforma, não só poderiam criar o tipico sedan e sport-wagon, mas arranjar um sucessor decente para o GT (talvez com um cabrio classico a acompanhar). Eles precisam de alimentar a paixão. O MiTo não é o carro certo para isso e o Giulietta é demasiado racional. E o 8C é objecto de colecção que muita gente nunca ouviu falar, a não ser os fãs e entusiastas. É preciso objecto de paixão mais terra a terra
                                            Uma opinião que partilho a 100%.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                              Resumindo e baralhando, para mim, este foi o único "pecado" do 159: motorização à altura da tendência geral da "gordura" dos modelos deste segmento.

                                              É verdade que é mais dos mais pesados...mas é assim tão importante 15 ou 20kgs a mais em relação alguns dos principais concorrentes? Eu acho que não...pelo menos quando é só e exclusivamente da balança que se fala...

                                              Faltou/falta efectivamente um V6 diesel de 300cvs e um "gasosa" a sério! Um V8 sem dúvida, pois um 6 cil., Busso ou não, nunca chegaria para dar vida a um carro quando se passa a barreira das 1,5t...

                                              Se não houvesse dentro do grupo, algo do género, compreendia, pois fazer de raiz um 8 cil. numa marca "generalista" não teria o minímo sentido financeiro, tendo em conta a "saúde" da Alfa neste campo, mas havendo por lá a Maserati...por favor...parece quase anedota não ter sido utilizado...
                                              O problema de utilizar um 8 cilindros num Alfa Romeo moderno onde, infelizmente, a marca ainda sofre de um sindrome pós-traumático simplesmente não vendia.
                                              Colocar um 8 cilindros no 159 acarretava novamente mais custos adicionais de desenvolvimento.

                                              No entanto, eu sou da opinião que este 8 cilindros deveria ter existido no 159.
                                              Tentando não me contradizer, se por um lado um 8 cil. acarreta por si só prejuizo, por outro ajuda a ter imagem, um pouco como o Lexus IS-F.
                                              Sem ser o supra-sumo do segmento, conseguiu através desta versão apimentada buscar algum sumo extra à marca.

                                              Se a Alfa Romeo pudesse ter uma versão QV ou GTA no 159, com um fantástico V8 puramente italiano, uma dinâmica apurada e de tracção traseira, seria um forte chamariz para a marca.

                                              Racionalmente não devia ter, mas do ponto de vista amocional, um V8 seria algo que para nós chamaria a atenção.

                                              Relativamente à comparação com o 156, o 159 é um belíssimo produto.
                                              No global é melhor do que um 156..menos quando se propõe a ser um Alfa Romeo.
                                              O 156 era um sedan eficaz e com isso não comprometia o factor fun como o 159.
                                              Os motores eram adequados onde o simples 1.6TS dava um minimo de gozo.
                                              No 159 isto não acontece.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                apenas porque a Fiat quis.

                                                Onde andam os 1.4 Turbinados?

                                                Por mim, eu era gajo para por a porra do 0.9 com 2 cilindros no 159 na versão com 105cv.

                                                Com um preço de 24/25 mil € queria ver se não vendia.

                                                Agora pode começar a chuva de pedras e paus mas o que se quer são nºs, e não tem que se andar a abrir para se querer ter um Alfa.
                                                Não me acredito que um motor com essa capacidade consiga ter prestações minimas no 159 e muito menos um bom historial de fiabilidade.

                                                Comentário


                                                  O 159 tem um interior feiote para não dizer piroso, em 2005 quando saiu já parecia desactualizado.

                                                  Quando foi lançado trazia pouco equipamento e era caro, face ao que trazia.

                                                  O desenho pouco acrescentou face a um 156 3º serie.

                                                  Factores dessa ordem condicionaram as vendas.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                    O 159 tem um interior feiote para não dizer piroso, em 2005 quando saiu já parecia desactualizado.

                                                    Quando foi lançado trazia pouco equipamento e era caro, face ao que trazia.

                                                    O desenho pouco acrescentou face a um 156 3º serie.

                                                    Factores dessa ordem condicionaram as vendas.
                                                    Acho os interiores do 159 fantásticos!
                                                    Então se forem os da versão Ti com o alumínio escovado e as costuras a vermelho roça a perfeição

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                      O 159 tem um interior feiote para não dizer piroso, em 2005 quando saiu já parecia desactualizado.

                                                      Quando foi lançado trazia pouco equipamento e era caro, face ao que trazia.

                                                      O desenho pouco acrescentou face a um 156 3º serie.

                                                      Factores dessa ordem condicionaram as vendas.
                                                      Concordo, excepto com os interiores.

                                                      Que por exemplo, podiam ter um CB a cores e penso que não tem, mas de resto no geral gosto bastante.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Não me acredito que um motor com essa capacidade consiga ter prestações minimas no 159 e muito menos um bom historial de fiabilidade.
                                                        Se o carro fosse mais leve, com uma caixa apropriada não era mau, ou um 1.4T.

                                                        Este é o futuro até, sobretudo associado a motores electricos, mas pronto isso sao outras batalhas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Para além disso o 159 é dinâmicamente bastante competente, o que eventualmente lhe faltará é o factor "fun" e então aí é que a grande, grande maioria se está nas tintas.

                                                          Não me parece que o actual Giulia seja mais interessante no seu segmento que o 159. Boa parte do seu sucesso deve-se a preços comedidos e ao motor 105 cv 1.6
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          De facto...

                                                          Mas também considero que o 159 tentou entrar num território algo complicado, ao tentar meter-se no meio do trio germânico.

                                                          Não conheço ninguém que olhe para um 159 e não diga que é um carro muito bonito, desde os mais aos menos ligados aos automóveis.
                                                          No entanto, não conheço ninguém que efectivamente tenha um, talvez porque na hora de passar o cheque (ou fazer o leasing) o raciocínio seja outro.

                                                          A valorização da Alfa deveria ser feita pela diferença e não pela "colagem" ao mercado de outros, desde que essa diferença não entre em extravagâncias que afugentem muitos potenciais consumidores.
                                                          A n ser que esteja completamente descontextualizada, nunca vou perceber este tipo de afirmações que para valorizar um modelo que vai sair desvaloriza o que sai.

                                                          Eu conheço aqui na empresa algumas pessoas que escolheram 159, e devido a uma imagem da AR menor que o trio germânico a renda deste é superior. E o que pode custar a engolir a muita gente por aqui, é que para vender no segmento D não é preciso ser "fun" de conduzir, mas sim "parecer" que o é, mas sim ser seguro, dar confiança na sua condução e resolver os problemas da estrada deixando o seu condutor a pensar que é o "maior".
                                                          O 159 é um carro bem construido em que apenas critico o preço no nosso país. Estão no bom caminho neste segmento desde o 156, e creio que com o novo devem recolher os louros do trabalho até agora. O carro tem que ser bonito acima de tudo, porque é isso que a maioria das pessoas associa à marca em termos positivos, mas deve dar um feeling similar ao trio germânico.
                                                          Aponto o Accord como o exemplo a seguir. N deixa de ser japonês para quem gosta, e tem qualidade e comportamento como os germânicos além de mais conforto. Pena a Honda aparentemente não gostar do mercado de frotas, senão creio que circulariam muitos mais.

                                                          Comentário


                                                            O 159 é um erro que toda a gente gostaria de ter na garagem!

                                                            Eu já tive um e a minha alma "chora" cada dia que passa sem ele.

                                                            Se era perfeito? Longe disso... Mas o meu Alfa Romeo.

                                                            Claro que o que o serginho quis dizer é que foi um erro em vários aspectos, over engineered foi um deles. Outro foi ser desajustado em relação ao mercado é à própria marca. Mas é isso que o torna tão especial e carismático.

                                                            Muito depois do sr Sérgio sair da FIAT, ainda se falará do 159. Séries 3, A4, Classe C existem muitos e continuarão a existir, mas nenhum fica na memória com o 159. Talvez em versões especiais, como AMG ou M3, mas como gama, o único que vai ficar no imaginário dos Petrol Head vai ser o 159 2005-2012 (?).

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                              O 159 é um erro que toda a gente gostaria de ter na garagem!

                                                              Eu já tive um e a minha alma "chora" cada dia que passa sem ele.

                                                              Se era perfeito? Longe disso... Mas o meu Alfa Romeo.

                                                              Claro que o que o serginho quis dizer é que foi um erro em vários aspectos, over engineered foi um deles. Outro foi ser desajustado em relação ao mercado é à própria marca. Mas é isso que o torna tão especial e carismático.

                                                              Muito depois do sr Sérgio sair da FIAT, ainda se falará do 159. Séries 3, A4, Classe C existem muitos e continuarão a existir, mas nenhum fica na memória com o 159. Talvez em versões especiais, como AMG ou M3, mas como gama, o único que vai ficar no imaginário dos Petrol Head vai ser o 159 2005-2012 (?).
                                                              Já agora no quÊ?

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