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VOLVO quer deixar de ser considerada uma marca "premium"

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    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Realmente, em termos de publicidade é uma ideia genial.
    Em termos de marketing é um completo desastre.

    Aquilo que se procura com uma marca é uma associação de ideias.

    Exemplos:
    CITROËN - Conforto
    VOLVO - Segurança
    FERRARI - Velocidade
    ROLLS ROYCE - Luxo

    Ter uma marca, que as pessoas não associam com uma característica em
    particular que valorizem, e que a distinga das outras, é um desastre.

    Brand - Wikipedia, the free encyclopedia

    A AUDI tem o quê? O mesmo que a OPEL? "Deutsche technologie"?
    Isso também a BMW, a VW e a OPEL.
    A Audi é das 3 premium alemãns a que tem a imagem mais jovem e desportiva.

    Não me parece que eles se queixem em termos de vendas, bem pelo contrário

    P.S.: Tens o 156 à venda ?

    Comentário


      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
      O Homem nunca conseguiu criar nada perfeito, e aqueles que julgam que são perfeitos em tudo, normalmente não são os melhores em nada.


      A Publicidade em si ao não conseguir transmitir nenhum valor em particular(argumento) ao produto que quer publicitar é do mais fraco que existe(atenção que estou a falar da publicidade e não dos automoveis Audi).
      Primeiro paragrafo: Nada a declarar!

      Segundo paragrafo:
      Não concordo
      Conseguiu pegar nas partes (argumentos dos outros) e com elas criou algo ,ou seja, pegou nos tijolos e construiu um muro.
      Publicidade do melhor que existe.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
        Realmente, em termos de publicidade é uma ideia genial.
        Em termos de marketing é um completo desastre.

        Aquilo que se procura com uma marca é uma associação de ideias.

        Exemplos:
        CITROËN - Conforto
        VOLVO - Segurança
        FERRARI - Velocidade
        ROLLS ROYCE - Luxo

        Ter uma marca, que as pessoas não associam com uma característica em
        particular que valorizem, e que a distinga das outras, é um desastre.

        Brand - Wikipedia, the free encyclopedia

        A AUDI tem o quê? O mesmo que a OPEL? "Deutsche technologie"?
        Isso também a BMW, a VW e a OPEL.

        Tem tudo

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          A Audi é das 3 premium alemãns a que tem a imagem mais jovem e desportiva.
          Mais jovem?... Sim.
          Mais desportiva?... hhhhhmmmmm... Não me parece.
          Nesse capítulo a BMW está mais bem posicionada ().
          Ou então a MB (AMG).

          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Não me parece que eles se queixem em termos de vendas, bem pelo contrário
          Acho que nenhuma delas se queixa...

          A questão é a valorização da marca, e não as vendas.
          A vendas é mais uma questão de preço (correcta marcação de preço).
          Supply and demand - Wikipedia, the free encyclopedia

          Ou seja, se a imagem da marca (AUDI) tivesse uma associação de ideias tão
          enraizada como têm a BMW e a MB, conseguiria aumentar a valorização da
          marca, e assim o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelos
          produtos.

          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          P.S.: Tens o 156 à venda ?
          Querias!
          Nem o 156, nem o GTV, nem o 147.

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            (...)
            Parece-me que a volvo pode ombrear com a Audi, mas está um bocadinho abaixo em termos de imagem e de qualidade genérica. Os melhores volvo só vão até ao segmento do A6 e com boa vontade do Q7 (com as motorizações mais fracas).
            (...)
            Porque dizes isso? Não concordo que a qualidade na Audi seja superior que na Volvo. Quanto a fazer concorrência ao Q7 apenas nas motorizações mais fracas, não te estás a esquecer da XC90 V8?

            Comentário


              Originalmente Colocado por ABS Ver Post
              Tem tudo
              Ah!
              Bem me queria parecer que a AUDI era a FLORIBELA dos automóveis...
              'Tadinha...


              Não conheço NADA à face do mundo que tenha tudo.
              Se isso fosse verdade, mais nada seria necessário.

              Ou seja:

              - A BMW vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
              BMW tem, razão pela qual há pessoas a comprar BMW e não AUDI.

              - A MB vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
              MB tem, razão pela qual há pessoas a comprar MB e não AUDI.

              - A VOLVO vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que
              a VOLVO tem, razão pela qual há pessoas a comprar VOLVO e não AUDI.

              - A ALFA vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
              ALFA tem, razão pela qual há pessoas a comprar ALFA e não AUDI.

              Portanto... há MUUUUUUUUUUUITA coisa que a AUDI não tem.
              Como tal: não tem tudo.
              Em termos de marketing: tem muito pouco, ou quase nada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Mais jovem?... Sim.
                Mais desportiva?... hhhhhmmmmm... Não me parece.
                Nesse capítulo a BMW está mais bem posicionada ().
                Ou então a MB (AMG).



                Acho que nenhuma delas se queixa...

                A questão é a valorização da marca, e não as vendas.
                A vendas é mais uma questão de preço (correcta marcação de preço).
                Supply and demand - Wikipedia, the free encyclopedia

                Ou seja, se a imagem da marca (AUDI) tivesse uma associação de ideias tão
                enraizada como têm a BMW e a MB, conseguiria aumentar a valorização da
                marca, e assim o preço que as pessoas estão dispostas a pagar pelos
                produtos.



                Querias!
                Nem o 156, nem o GTV, nem o 147.


                Na Europa ( e não só em PT, ao contrário do que muitos pensam) a Audi tem um imagem de marca e de valor fortíssimas. Só ainda não conseguiu ter raízes tão fortes como a MB e BMW devido à sua "juventude".
                Tempo ao tempo...
                Só nos EUA é que não consegue afirmar-se, talvez a Audi não seja carro de gangsters

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Ah!
                  Bem me queria parecer que a AUDI era a FLORIBELA dos automóveis...
                  'Tadinha...


                  Não conheço NADA à face do mundo que tenha tudo.
                  Se isso fosse verdade, mais nada seria necessário.

                  Ou seja:

                  - A BMW vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
                  BMW tem, razão pela qual há pessoas a comprar BMW e não AUDI.

                  - A MB vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
                  MB tem, razão pela qual há pessoas a comprar MB e não AUDI.

                  - A VOLVO vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que
                  a VOLVO tem, razão pela qual há pessoas a comprar VOLVO e não AUDI.

                  - A ALFA vende? Vende... então isso significa que a AUDI não tem algo que a
                  ALFA tem, razão pela qual há pessoas a comprar ALFA e não AUDI.

                  Portanto... há MUUUUUUUUUUUITA coisa que a AUDI não tem.
                  Como tal: não tem tudo.
                  Em termos de marketing: tem muito pouco, ou quase nada.

                  Apenas respondi à pergunta "a Audi tem o que?"

                  Se para ti não tem nada, para mim tem tudo e depois???

                  Eu não percebo nada de marketing, mas manda para aí umas definições da Wiki que depois opino se tem ou não...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                    Apenas respondi à pergunta "a Audi tem o que?"

                    Se para ti não tem nada, para mim tem tudo e depois???

                    Eu não percebo nada de marketing, mas manda para aí umas definições da Wiki que depois opino se tem ou não...
                    Está no post ao qual respondeste que "tem tudo".
                    Não tenho culpa que leiam as coisas na diagonal...

                    Comentário


                      Eu continuo a dizer: os clientes que vejo Volvo não são nada menos "premium" do que os dos carros Alemães.

                      O C30, carro muito bem conseguido na minha opinião, se bem que é bastante discutível se é realmente um segmento C (se é é muito limitado e próprio); está a ser um sucesso, mesmo entre pessoal mais jovem.
                      Claro que acredito que seja muito vendido em certas zonas "in" e que venda zero noutras, enquanto as 3 marcas Alemãs vendem em qualquer sítio.

                      Quem disse ai em baixo que das 3: Mercedes, BMW e Audi a Audi é a mais desportiva... MEUS DEUS!!!

                      É sem dúvida a BMW.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        A Audi é das 3 premium alemãns a que tem a imagem mais jovem e desportiva.
                        You must be kidding, right?

                        Comentário


                          Ah, espero que a SAAB se levante, pois são carros muito interessantes e sofisticados.

                          Dos carros sóbrios berlinas a que chamamos "Premium", sempre foi com a SAAB que mais me identifiquei.
                          Tecnicamente muito evoluídos e de prestações gratificantes.
                          Também especialistas em performances agradáveis para os utilizadores, pelo menos desde os tempos do sistema SAAB APC
                          Tinham bastante classe e passavam por cima das fatias Azeite e Exibicionista do mercado.





                          Editado pela última vez por gtabarth; 03 December 2010, 17:36.

                          Comentário


                            Os chineses entraram com $, obviamente que querem o retorno e o acesso à tecnologia, não são nenhuns bons samaritanos. Afinal é nos tempos de crise que se fazem os melhores negócios.
                            Certamente muitas mais peças dos futuros volvos serão made in china (com tudo de bom e mau que tem), especulando... se um Volvo dá 10% de lucro como produto final, nas mão dos chineses terá de dar 20%, dê por onde der... depois há outras questões a analizar, ninguem detentor de uma marca com um determinado status está disposto a abri mão dele, pois custa muito dinheiro e tempo a fazer uma imagem de marca, nem mesmo os chineses. O valor de mercado de um produto não é o seu valor real, mas sim o valor que o público está desposto a pagar por ele.

                            Outra questão a ter em conta será o mercado chinês, com uma boa estratégia, mantendo a sua imagem de marca, poderá representar vendas superiores a toda a Europa. Sendo a marca detida por chineses poderá ser uma vantagem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              A Audi é das 3 premium alemãns a que tem a imagem mais jovem e desportiva.
                              Audi imagem desportiva ?

                              Assim de repente, só me lembro do Quattro Coupé no Grupo B e de alguns sucessos na Le Mans Series (e não me venham com a Auto Union porque isso não é Audi, é Audi e mais qualquer coisinha...). Vá... e o S8 nos anos dourados do DTM...

                              Só o Série 3 da BMW arrasa com o currículo da marca dos anéis.

                              E depois, a condução de um Audi está longe de ser referencialmente desportiva.

                              É que por muito que se queira, a desportividade não se compra com um pacote S-Line, bling bling interior e leds de design bem conseguido...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nmlribeiro Ver Post
                                uma V50 tem o chassis de um focus... e o melhor motor é o peugeot/ford...
                                Que é só um dos melhores chassis do segmento C, e os motores PSA (que por acaso recebem excelente criticas e foram usados também pela BMW, vejam só) são só os mais fracos. Neste momento toda a gama Volvo só usa 1 motor PSA e não é por muito tempo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  (...)
                                  E depois, a condução de um Audi está longe de ser referencialmente desportiva.
                                  (...)
                                  Lembraste-me dos eixos traseiros semi-rígidos, não sei porquê...

                                  E do TT cuja traseira levantava voo... E que obrigou a marca a colocar aquele
                                  apêndice aerodinâmico na traseira.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                    Primeiro paragrafo: Nada a declarar!

                                    Segundo paragrafo:
                                    Não concordo
                                    Conseguiu pegar nas partes (argumentos dos outros) e com elas criou algo ,ou seja, pegou nos tijolos e construiu um muro.
                                    Publicidade do melhor que existe.


                                    Toda a publicidade tem objetivos, esses objectivos são definidos pelo marketing, desde os anos 90 que toda a publicidade do grupo VW foi feita com o objectivo do que é alemão é bom, e conseguiram passar esse imagem, que nalguns casos pode não ser verdade, mas o Marketing e Publicidade foi um sucesso, neste caso a publicidade não resulta porque não tem por trás nenhuma mensagem implicita para o consumidor, logo o marketing não existente provoca que seja uma publicidade inconsequente!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Realmente, em termos de publicidade é uma ideia genial.
                                      Em termos de marketing é um completo desastre.

                                      Aquilo que se procura com uma marca é uma associação de ideias.

                                      Exemplos:
                                      CITROËN - Conforto
                                      VOLVO - Segurança
                                      FERRARI - Velocidade
                                      ROLLS ROYCE - Luxo

                                      Ter uma marca, que as pessoas não associam com uma característica em
                                      particular que valorizem, e que a distinga das outras, é um desastre.

                                      Brand - Wikipedia, the free encyclopedia

                                      A AUDI tem o quê? O mesmo que a OPEL? "Deutsche technologie"?
                                      Isso também a BMW, a VW e a OPEL.
                                      Uma boa marca representa boas características, seja uma ou varias.

                                      Enquanto um BMW pode ter a dinâmica (e não só) em destaque, a Audi é aquela marca que tem todos os factores em bom "nivel alemão" de uma forma homogénea, alem de ter os melhores interiores.

                                      Assim seja uma grande falacia é o que a marca representa para as pessoas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por CPA Ver Post
                                        Sim, para os futuros A e B. E é... Renault!!!
                                        Os smart's, também vão passar a ser renault

                                        Comentário


                                          Nuno, o que é para ti premium, em duas linhas?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Está no post ao qual respondeste que "tem tudo".
                                            Não tenho culpa que leiam as coisas na diagonal...

                                            Só consigo ler na horizontal.
                                            Percebi claramente a ideia, ou seja, marca vs associação de ideias. Tipo:
                                            Marca:Alfa Associação de ideia: Pouco fiável
                                            Marca: Audi Associação de ideia: Não tem, não existe, é um desastre

                                            Era isto que querias dizer?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                              Toda a publicidade tem objetivos, esses objectivos são definidos pelo marketing, desde os anos 90 que toda a publicidade do grupo VW foi feita com o objectivo do que é alemão é bom, e conseguiram passar esse imagem, que nalguns casos pode não ser verdade, mas o Marketing e Publicidade foi um sucesso, neste caso a publicidade não resulta porque não tem por trás nenhuma mensagem implicita para o consumidor, logo o marketing não existente provoca que seja uma publicidade inconsequente!

                                              Tem uma mensagem clara, eficaz e inequívoca: oferece sempre mais que os outros

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                                Só consigo ler na horizontal.
                                                Percebi claramente a ideia, ou seja, marca vs associação de ideias. Tipo:
                                                Marca:Alfa Associação de ideia: Pouco fiável
                                                Marca: Audi Associação de ideia: Não tem, não existe, é um desastre

                                                Era isto que querias dizer?
                                                Vejo que percebeste tão claramente como percebeste todo o resto.
                                                Nada melhor que manter a coerência.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                  Nuno, o que é para ti premium, em duas linhas?
                                                  1ª linha: Segmento de mercado.
                                                  2ª linha: Só é importante para compradores com pouca auto-estima.

                                                  PS:
                                                  Antes que comecem a disparatar, o que eu estou a dizer é que, quem gosta
                                                  de um produto, compra para que fique satisfeito com a compra, e não quer
                                                  saber se é PREMIUM ou não. Quem procura comprar PREMIUM, apenas por
                                                  ser PREMIUM, deveria ter umas consultas com um psicólogo, para ver se
                                                  resolve os complexos de inferioridade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                                    Tem uma mensagem clara, eficaz e inequívoca: oferece sempre mais que os outros
                                                    Diz que (oferece mais).
                                                    Mas isso TODOS dizem.
                                                    É o papel da publicidade.
                                                    Há quem acredite. No outro extremo... há os que sabem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post


                                                      Continuas a mostrar que não sabes o que é...

                                                      Posicionamento é a colocação, através de marketing, de um produto num
                                                      segmento de mercado que foi seleccionado para o produto que se
                                                      pretende desenvolver.


                                                      Posicionamiento - Monografias.com
                                                      Logo no teu 1º link:

                                                      "El posicionamiento en el mercado de un producto o servicio es la manera en la que los consumidores definen un producto"

                                                      O posicionamento é definido pelo público. É criado na mente deste, sobretudo em função das próprias características intrínsecas do produto, de estratégia de comunicação, etc, que procuram direccionar a percepção do público, às vezes com sucesso, outras vezes nem tanto.

                                                      O segmento de mercado em que se quer actuar, esse sim, é definido pela empresa, em função de critérios rígidos - demográficos, económicos, psico-gráficos, etc. É apenas uma divisão formal.

                                                      É inacreditável que continues a não compreender que são coisas diferentes.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                        Logo no teu 1º link:

                                                        "El posicionamiento en el mercado de un producto o servicio es la manera en la que los consumidores definen un producto"

                                                        O posicionamento é definido pelo público. É criado na mente deste, sobretudo em função das próprias características intrínsecas do produto, de estratégia de comunicação, etc, que procuram direccionar a percepção do público, às vezes com sucesso, outras vezes nem tanto.

                                                        O segmento de mercado em que se quer actuar, esse sim, é definido pela empresa, em função de critérios rígidos - demográficos, económicos, psico-gráficos, etc. É apenas uma divisão formal.

                                                        É inacreditável que continues a não compreender que são coisas diferentes.
                                                        Sim, eu sei que está isso no 1º link.
                                                        Fui eu que o coloquei. E leio as coisas antes de as colocar.

                                                        Mas presumo que tenhas visto o contexto... viste?
                                                        Não me parece.

                                                        Aquilo é um trabalho enviado para o site.
                                                        Autoria deste senhor: Monografias.com
                                                        E... tem incorrecções.

                                                        Apenas citei porque descreve o Processo de Posicionamento.

                                                        Claramente que, quem sabe como funciona o Marketing, entende facilmente
                                                        o que foi escrito pelo autor (pelas incorrecções), e o que foi retirado da
                                                        bibliografia citada:
                                                        Bibliografïa
                                                        Stanton, Etzel y Walter, Fundamentos de Marketing, Ed. Mc. Graw Hill, Edición número 11, México 2000.
                                                        Kotler, Philip y Armstrong, Gary, Fundamentos de Marketeting, México, PEARSON, 2003, p.5, Sexta edición.

                                                        Portanto, aconselho-te a:
                                                        Strategic Role of Product Management eBook: Steve Johnson, Pragmatic Marketing: Amazon.co.uk: Kindle Store
                                                        Successful Product Management Marketing in Action: Amazon.co.uk: Stephen Morse: Books

                                                        Ou então, a leres os outros links que coloquei (e citei), e que dizem
                                                        especificamente o contrário.

                                                        PS:
                                                        Mas fico agradado de observar que estiveste a ler os links.
                                                        Parabéns, e obrigado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Diz que (oferece mais).
                                                          Mas isso TODOS dizem.
                                                          É o papel da publicidade.
                                                          Há quem acredite. No outro extremo... há os que sabem.
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          1ª linha: Segmento de mercado.
                                                          2ª linha: Só é importante para compradores com pouca auto-estima.

                                                          PS:
                                                          Antes que comecem a disparatar, o que eu estou a dizer é que, quem gosta
                                                          de um produto, compra para que fique satisfeito com a compra, e não quer
                                                          saber se é PREMIUM ou não. Quem procura comprar PREMIUM, apenas por
                                                          ser PREMIUM, deveria ter umas consultas com um psicólogo, para ver se
                                                          resolve os complexos de inferioridade.
                                                          Eu entendo aquilo que estas a tentar transmitir.

                                                          Só que há uma coisa, premium, semi-premium, seja o que for, é uma atribuição da apreciação das pessoas, uma media com tudo o que isso implica.

                                                          Pela logica, seria dificil imaginar que a maioria das pessoas está a delirar e todos da mesma maneira, mas...

                                                          Como é que surge o preconceito, seja bom o mau? de alguma maneira, eu é que não sei como, e gostava de saber.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                            Eu entendo aquilo que estas a tentar transmitir.

                                                            Só que há uma coisa, premium, semi-premium, seja o que for, é uma atribuição da apreciação das pessoas, uma media com tudo o que isso implica.

                                                            Pela logica, seria dificil imaginar que a maioria das pessoas está a delirar e todos da mesma maneira, mas...

                                                            Como é que surge o preconceito, seja bom o mau? de alguma maneira, eu é que não sei como, e gostava de saber.
                                                            Pelos vistos não me fiz entender.

                                                            1.
                                                            A segmentação de mercado é uma ferramenta de marketing.
                                                            E essa segmentação não tem interesse NENHUM para o consumidor.
                                                            O consumidor é um indivíduo, não é um segmento.

                                                            2.
                                                            O consumidor não atribui nada às marcas nem aos produtos.
                                                            Limita-se a comprar, ou não.
                                                            Exemplo de um inquérito ao consumidor:
                                                            - "Gosta da marca X portuguesa?"
                                                            - "Sim, gosto bastante."
                                                            (repete-se a mesma pergunta e resposta por todos os inquiridos até à
                                                            exaustão)
                                                            Mas analisam-se as vendas... e verifica-se que... NINGUÉM COMPRA!!!

                                                            O consumidor apenas decide o que quer comprar, não decide
                                                            posicionamentos nem segmentos.
                                                            Quem faz isso é o MARKETING AINDA ANTES DE O PRODUTO EXISTIR!!!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                              Pelos vistos não me fiz entender.

                                                              1.
                                                              A segmentação de mercado é uma ferramenta de marketing.
                                                              E essa segmentação não tem interesse NENHUM para o consumidor.
                                                              O consumidor é um indivíduo, não é um segmento.

                                                              2.
                                                              O consumidor não atribui nada às marcas nem aos produtos.
                                                              Limita-se a comprar, ou não.
                                                              Exemplo de um inquérito ao consumidor:
                                                              - "Gosta da marca X portuguesa?"
                                                              - "Sim, gosto bastante."
                                                              (repete-se a mesma pergunta e resposta por todos os inquiridos até à
                                                              exaustão)
                                                              Mas analisam-se as vendas... e verifica-se que... NINGUÉM COMPRA!!!

                                                              O consumidor apenas decide o que quer comprar, não decide
                                                              posicionamentos nem segmentos.
                                                              Quem faz isso é o MARKETING AINDA ANTES DE O PRODUTO EXISTIR!!!
                                                              Eu ja entendi isso tudo, ja li os teus post.

                                                              É o consumidor que atribui, sim, e o que na realidade acontece, sempre passa pelo que está nas cabeça das pessoas.

                                                              Se o marketing e publicidade conseguem habilmente enganar meio mundo é outra coisa.

                                                              De uma maneira errada ou não, existe sempre uma ideia a volta dos produtos que as pessoas apreciam, avaliam, e outros simplesmente averiguam sem analisar.

                                                              O marketing e publicidade fazem a sua influencia, mas quem tem a ultima palavra da atribuição de valores, esteja bem ou mal, é a sociedade.

                                                              Não podemos chegar ao extremo de que as pessoas são PC´s programáveis
                                                              Editado pela última vez por bacalao; 03 December 2010, 21:38.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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