Originalmente Colocado por gtabarth
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Quem fez barulho e parou o país foram as transportadoras, daí o governo ter baixado o ISP do gasóleo para bem abaixo do da gasolina. Mas se dividirem o gasóleo em comercial e privado, eles ficam na boa porque os preços mantém-se iguais. O resto da malta que usa gasóleo para fins privados, que são pacíficos tais como os que são explorados neste momento com a gasolina, iam pagar e não bufavam. Destes governos espera-se tudo, na Grécia há pouco tempo os combustíveis dispararam 40% de um dia para o outro quase só com base no aumento de impsotos...
Tudo isto pressupõe que a gasolina não é combustível de trabalho. Vejamos, se eu tiver um café ou algo que o valha, e quiser um comercial a gasolina para andar essencialmente em cidade de um lado para o outro a ir buscar produtos, tenho de andar a gasóleo porque é o único combustível de quem trabalha aos olhos do estado. Obviamente que as empresas colocam a imposição dos seus carros serem diesel, com um ISP tão dispar o que seria de esperar?
Vai assim o nosso Portugal e a malta vai andar nas marcas cada vez mais anos enquanto não acaba a garantia, ora muda isto ora muda aquilo e são explorados. Felizmente faço todas as revisões e manutenções fora da marca, com óleo e filtros do barato e só aí poupo uma fortuna em despesas com o carro. Hoje em dia, para a maioria da malta, isto deixou de ser uma realidade porque os carros exigem tudo xpto
Quem faz conta aos diesel apenas e só com base no preço dos combustíveis, tem de se lembrar que apenas está dependente da ténue corda do ISP que o vai segurando. Amanhã pode estar mais caro que a gasolina, basta o governo assim o decidir.
E isto para não falar nas despesas totais que estão intrínsecas a um veículo deste tipo, logo desde a sua compra...
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