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    Um dia ainda vai ser feita uma auditoria neste fórum para aferir a percentagem de post's do Motronic que são do tipo de "a minha pilinha é maior e mais inteligente que a tua!!!"

    E arrisco já que os resultados andarão na ordem dos 95% para cima!

    Comentário


      Originalmente Colocado por 20Ultrapassar Ver Post
      Um dia ainda vai ser feita uma auditoria neste fórum para aferir a percentagem de post's do Motronic que são do tipo de "a minha pilinha é maior e mais inteligente que a tua!!!"

      E arrisco já que os resultados andarão na ordem dos 95% para cima!
      é lá agora.....

      Comentário


        Originalmente Colocado por 20Ultrapassar Ver Post
        Um dia ainda vai ser feita uma auditoria neste fórum para aferir a percentagem de post's do Motronic que são do tipo de "a minha pilinha é maior e mais inteligente que a tua!!!"

        E arrisco já que os resultados andarão na ordem dos 95% para cima!
        O que vale, é que só falas do que sabes.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          O que vale, é que só falas do que sabes.
          Esforço-me por fazer isso, embora às vezes também tenha as minhas gafes e excessos.

          A única pessoa que aqui fala apenas acerca do que sabe, és tu! E como tu sabes acerca de tudo e mais alguma coisa, falas sobre tudo!

          Comentário


            Não deixa de ser um fenómeno interessante como neste fórum quando há estas situações de mau ambiente das quais não há nada de bom a tirar para ninguém as autoridades competentes deixam rolar (quando uma simples mensagem para acalmar os ânimos resolvia tudo a bem) ou por vezes até fazem comentários que só agravam a situação, mas por outras coisas muitas vezes insignificantes é sempre a distribuir notificações e bans.

            Agora vamos ver se não vou de férias por fazer uso da minha liberdade de expressão.

            Comentário


              Originalmente Colocado por 20Ultrapassar Ver Post
              Esforço-me por fazer isso, embora às vezes também tenha as minhas gafes e excessos.

              A única pessoa que aqui fala apenas acerca do que sabe, és tu! E como tu sabes acerca de tudo e mais alguma coisa, falas sobre tudo!
              Pois. Está visto...

              Podias ter evitado fazer certas figuras, como agora. Se perderes algum tempo a percorrer o fórum (não digas que não te avisei que era uma perda de tempo!), facilmente percebes que nem sequer participo na maioria dos tópicos.

              Comentário


                Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                Eu apenas fiz o que tu tens a mania de fazer. Tu disseste motor turbo e eu disse que não era turbo, era Otto sobrealimentado, dado que dizer motor turbo é tão genérico que pode ser também uma turbina a gáz. Ou bem que somos correctos ou não vale a pena!

                Desculpa mas os teus posts com ar de superioridade irritante, dão aso a este tipo de coisas.

                As vezes barbaridades ditas com ar de que se sabe o que se diz impressionam, principalmente se forem escritas. E tu tens um rol delas que nem vou entrar por ai!
                Desculpa lá, mas uma turbina está muito longe de um Turbo.
                QUem está completamente coerente no que está a ser dito é o Motronic.

                Comentário


                  Dos Monovolumes tem piada porque existiram vários na Europa, já existiam, com sucesso, vários na América, mas o Matra Renault Espace aparece muitas vezes como o primeiro monovolume

                  ---- Off topic ----

                  E mais um tópico interessante transformado numa sessão de "chat"... a minha é maior que a tua e tal... o meu irmão é mais maior grande que o teu e vai-te bater...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Desculpa lá, mas uma turbina está muito longe de um Turbo.
                    QUem está completamente coerente no que está a ser dito é o Motronic.
                    Camarada, a mensagem teve um objectivo. E não foi ser coerente, foi apenas uma chamada de atenção, usando uma coisa que se chama ironia misturada com smilies.

                    Percebeu quem quis, quem não quis também não me interessa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                      Camarada, a mensagem teve um objectivo. E não foi ser coerente, foi apenas uma chamada de atenção, usando uma coisa que se chama ironia misturada com smilies.
                      Por outras palavras, estavas a tentar fazer aquilo de que me acusas!

                      Better luck next time!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                        Pois. Está visto...

                        Podias ter evitado fazer certas figuras, como agora. Se perderes algum tempo a percorrer o fórum (não digas que não te avisei que era uma perda de tempo!), facilmente percebes que nem sequer participo na maioria dos tópicos.
                        Estás um bocado deprimido hoje, estás a levar as críticas muito a peito!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por 20Ultrapassar Ver Post
                          Estás um bocado deprimido hoje, estás a levar as críticas muito a peito!
                          Como sempre o faço! Quem partiu para questões pessoais não fui eu. Mas não as deixo impunes!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            Como sempre o faço! Quem partiu para questões pessoais não fui eu. Mas não as deixo impunes!
                            Pronto, pronto, já passou...

                            [/offtopic]

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 20Ultrapassar Ver Post
                              Pronto, pronto, já passou...
                              Ninguém diria.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Não deixa de ser um fenómeno interessante como neste fórum quando há estas situações de mau ambiente das quais não há nada de bom a tirar para ninguém as autoridades competentes deixam rolar (quando uma simples mensagem para acalmar os ânimos resolvia tudo a bem) ou por vezes até fazem comentários que só agravam a situação, mas por outras coisas muitas vezes insignificantes é sempre a distribuir notificações e bans.

                                Agora vamos ver se não vou de férias por fazer uso da minha liberdade de expressão.
                                Estranho, este post vindo de quem tem já quase 1 ano de "casa". Antes parece que tens 1 dia...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Estranho, este post vindo de quem tem já quase 1 ano de "casa". Antes parece que tens 1 dia...
                                  Será mesmo?

                                  Comentário


                                    Que confusão que para aqui vai

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                      Camarada, a mensagem teve um objectivo. E não foi ser coerente, foi apenas uma chamada de atenção, usando uma coisa que se chama ironia misturada com smilies.

                                      Percebeu quem quis, quem não quis também não me interessa.
                                      "Camarada":

                                      Acredito que tivesse um objectivo mas concordarás que o teu post não tem o mínimo de nexo.
                                      Mas como dizes bem, não interessa quando tu próprio admites que o post não é coerente.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                                        ...


                                        Muitas vezes usadas de forma imprópria: invenções como instrumento de marketing

                                        Uma prova cabal em como este aspecto é relevante para os departamentos de marketing das marcas é a actual disputa entre a BMW e a Audi sobre qual a marca que apresentou mais inovações, em que estas enviam aos seus concessionários grandes quantidades de materiais como elemento de prova. A BMW, por exemplo, reclama para si a invenção do sistema "head-up-display" (projecção de informações no pára-brisas) em 2003 - algo que os modelos da GM já usavam nos anos 80. A Audi, por sua vez, gaba-se novamente de ter inventado o automóvel de tracção integral.

                                        Todos juntos: Prrrreeeeeemmmmm!"


                                        (Seguem-se 30 fotos de outros tantos automóveis que trouxeram o mesmo número de inovações).
                                        Isto é ridículo.

                                        Basta aparecer o verdadeiro inventor com as provas na mão, e lá está, um belo marketing

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                          Isto é ridículo.

                                          Basta aparecer o verdadeiro inventor com as provas na mão, e lá está, um belo marketing
                                          Não sabes aquela de que uma mentira muitas vezes repetida acaba por passar a ser verdade?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Não sabes aquela de que uma mentira muitas vezes repetida acaba por passar a ser verdade?
                                            Aliás, basta ver pelo fórum!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Não sabes aquela de que uma mentira muitas vezes repetida acaba por passar a ser verdade?
                                              Perfeitamente. Belo hábito

                                              Comentário


                                                Uma pequena correcção

                                                Apesar de ser um acompanhante assíduo deste fórum, não tenho sido o mais participativo e se calhar vou ser mal visto com esta resposta um bocadinho má mas venho aqui fazer um PREEEEEM ao criador do tópico e a quem debitou as informações que o mesmo recolheu, em relação à tracção integral, visto que o primeiro automóvel com tracção integral foi o Spy(j)ker 60HP já em 1903. Além de artigos em livros sobre o assunto, deixo aqui o link da Wikipedia onde tem essa informação:


                                                Spyker - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                Um abraço.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                                                  Apesar de ser um acompanhante assíduo deste fórum, não tenho sido o mais participativo e se calhar vou ser mal visto com esta resposta um bocadinho má mas venho aqui fazer um PREEEEEM ao criador do tópico e a quem debitou as informações que o mesmo recolheu, em relação à tracção integral, visto que o primeiro automóvel com tracção integral foi o Spy(j)ker 60HP já em 1903. Além de artigos em livros sobre o assunto, deixo aqui o link da Wikipedia onde tem essa informação:


                                                  Spyker - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                  Um abraço.
                                                  Um prreeemmm também para ti () pois não estamos a falar de carros de corrida
                                                  a racer with the world's first ever four-wheel drive car
                                                  , mas de veículos de turismo. É sabido que muitas das inovações do mundo automóvel ocorrem primeiro nos carros de competição, mas se estivéssemos a falar desses, este tópico estaria na secção de Desporto Automóvel.

                                                  Comentário


                                                    My bad Lino Marques. Mas pronto, se alguém desconhecesse tal coisa vinda "lá de cima", também fica a saber.


                                                    Um abraço

                                                    Comentário


                                                      Sim, é sempre um facto interessante de se saber, e que daria um óptimo tópico específico. Quem sabe se a mesma revista não fará um dia uma pesquisa dessas para colocarmos aqui?

                                                      Comentário


                                                        Nothing New: 7 modern car technologies that are actually 100 years old

                                                        I often say, flippantly, that the industry is just now starting to master the technologies of a century ago. That’s been more an impression than a statement of fact; I recall seeing many things in early publications and thinking, “wow, I had no idea they did that so soon,” but if pressed, I wouldn’t be able to provide examples. Time to remedy that, with a quick survey of some ideas that were before their time.
                                                        1. Turbocharging


                                                        The idea of turbo-compressing seems to come from the 1890s and became widely known in less than a decade, starting around 1900. By about 1905, centrifugal compression was in use in marine engines and other heavy-duty applications. That same year, Swiss engineer Dr. Alfred Büchi patented an exhaust-driven turbocharger in what we’d consider a modern configuration.
                                                        England and France were the hotbeds of turbo research, however, with a large variety of engine configurations and external devices, all creating forced induction. The word “turbo” itself appears more than a century ago, on the English device shown (I haven’t been able to learn more about it). Sold as an add-on, we’d probably call it a supercharger today, as it was driven by a shaft from a friction wheel in contact with the flywheel. Actually, we’d probably call it a waste of money, as it couldn’t possibly have had any benefit, but the idea was sound.

                                                        High exhaust motor, 1912
                                                        That’s not to say Americans didn’t have the idea of turning a turbine with exhaust gas; devices such as the High exhaust motor replaced the flywheel, hypothetically returning force directly to the crankshaft.
                                                        Auburn, Cord and Duesenberg, among others, used supercharged forced induction before World War II, sometimes to great success, but exhaust-driven turbocharging had to wait for the Corvair to see mass production.
                                                        2. Hybrids


                                                        1900 Elektromobile System Lohner-Porsche
                                                        This is my favorite early technology, and no mistake it is very early. The 1900 Lohner-Porsche petrol-electric – which had a Mercedes or Panhard four-cylinder connected to a dynamo, powering two front-wheel hub motors – is certainly the most famous, but despite repeated efforts, hub motors have yet to see practical production. But there were innumerable others with other solutions, one of which, Rambler, had what seems to have turned out to be THE solution: Integrated motor assist.

                                                        Rambler developed a motor/generator to replace the flywheel, originally simply as a starter. Early starters were enormous and heavy, but by connecting the new unit directly to the crankshaft in the 1912-’13 (I think) Cross Country, they simplified things. Made by United States Heating and Lighting Company (U.S.L.), it was completely automated: it functioned as a motor when starting, drawing from a 24-volt storage battery, then switched to generator mode when the engine engaged, with a regulator to prevent overcharging. The big spinning armature served as the flywheel.


                                                        So far, this is just a clever starter, but there was one difference: Because there was no gear reduction, you could safely use it to get the car under way. In fact, taking the car up to about 5 MPH before starting seems to have been a preferred way of getting it going. That’s right: at low speeds it was an electric, then switched to gas. Right down to the location of the generator, this is the way a Honda Insight works today.
                                                        Even that wasn’t original – in about 1898, both Pieper in Belgium and Patton Motor Co. in Chicago had electric assist: A small engine was kept running at constant speed, driving a dynamo and charging a battery. When conditions demanded more power than the engine was putting out – hillclimbing, for instance, the dynamo automatically switched to assist mode.
                                                        3. Power brakes

                                                        When you drive an early car for the first time, the weak brakes make themselves known immediately. You’re forgiven for thinking they were an afterthought, but the issue was actually the tires. Even a skimpy contracting band could lock up slick three-inch wide rubber, but that didn’t mean there weren’t inventors thinking up better solutions than rods and leather belts.
                                                        Like hydraulic power brakes.

                                                        That there is the master cylinder from John Unser’s 1904 patent (#794,382) for hydraulic brakes. “Hydraulic,” in this case, meant “operated by the pressure of air or other similar fluid;” his pump and reservoir could be adapted for liquids. For traction engines, there was even an outlet at the end to hook up to your trailer, like you do with a Perterbilt today. This stuff doesn’t spring up out of whole cloth and I could undoubtedly find someone discussing the use of some rail braking mechanism for road trains, but you get the idea.
                                                        4. Disc brakes


                                                        Because clutch disc brakes were in common use, it’s been very tricky to pin down the first application of wheel disc brakes. However, the earliest version is acknowledged to be the F.W. Lanchester’s 1902 patent,and by 1903 it was being used very successfully in Lanchester automobiles. Given Fred Lanchester’s background and track record of startling invention, it entirely possible he came up with the idea.

                                                        Metz multiple disc brakes

                                                        Argyl front wheel drums
                                                        By 1915, Metz was offering a hub-mounted version of multiplate disc clutch brakes, and Scottish make Argyl had four-wheel internal expanding drums. Lanchester’s experment didn’t last long, but French automakers started playing around with discs again in the Twenties.
                                                        Fonte: Nothing New: 7 modern car technologies that are actually 100 years old at Hemmings Blog – Classic and collectible cars and parts

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                                                          Nothing New: 7 modern car technologies that are actually 100 years old

                                                          5. Fuel injection


                                                          Blown, air-cooled, fuel-injected, two-stroke experimental automobile, 1908
                                                          Because there was continual interest in oil-burning engines, fuel injection and direct injection were known quantities. The trouble, as manufacturers relearned in the Fifties, is that mechanical fuel injection requires precise timing and metering, and expensive, close tolerance machining. It was first developed in European stationary engines in the early 1890s, and developed for automobiles and other vehicles around the turn of the century – the Wright brothers rather famously made it work in 1903. In America, it was really limited to a small number of independents at the time, however, as there wasn’t enough money in the industry to support a sufficiently developed field of enquiry. In France, M. Levassor had running fuel-injected automobiles by 1903, and may even have sold some for road use.

                                                          That was no longer true a few years later, and by around 1907 there were experimental fuel-injected cars running. To address the troubling issue of preignition, many, if not all, were two strokes, and alcohol was often used; this was much less of a problem in the already well-established kerosene (Diesel) engines. By 1910, fuel injection was widely discussed even among layman and everyone expected that the problems would be ironed out soon. But it really wasn’t until the Thirties that it became widely available in the U.S., and then only as speed parts.
                                                          6. Rotary and turbine engines

                                                          Rotaries of every possible configuration abounded in the 1800s; the idea had been around for centuries, and Pecquer’s self-propelled 1828 steam wagon was a rotary, probably turbine style. They were, in fact everywhere. Most were rotaries in the sense that, familiar from rotary piston aircraft, the pistons revolved around the crankshaft while reciprocating; the other class were turbines.
                                                          Single-rotor steam engines were, if not common, at least a known line of inquiry. Adding combustion to a rotating chamber was something else. But in the 1890s a few played around with the idea of abandoning pistons altogether, for a Wankel-style rotor. All of these inventors are obscure to the point I have no idea who they were, but the 110-plus-year-old combustion engines of Chaudin, Garnder and Sanderson, Batley, Vernet, Dodement and Beetz are recognizably non-reciprocating rotaries.

                                                          André Beetz’s rotary

                                                          Gardner-Sanderson petrol turbine rotary
                                                          Some experts saw the reciprocating piston gas engine as a stopgap, assuming that within a few years the problems with turbines – the same ones as with fuel injection – would be ironed out and soon become the automobile powerplant of choice.
                                                          7. Automatic transmissions

                                                          The earliest automatics were more properly CVTs, some form of variable ratio transmissions, often using belts or flywheels. An automatic tension belt design from Europe, using a belt and spur gears, appeared in 1900, and there were numerous friction drive vehicles available right along, where power was transmitted through the action of one wheel to another at right angles. So from a “you don’t have to shift” perspective, automatics are as old as the car.

                                                          But in 1901, the patented Shattuck Variable Gear transmission debuted in Minneapolis. The driver did still need to shift, but the actual gearchange was theoretically automatic – no clutching needed. At the same time, planetary transmissions, as popularized by the Model T, were well along in development. All that was needed was the torque converter, which was 20 years away.

                                                          1914 Entz electric transmission
                                                          So interest turned to electric transmissions. As in some of the hybrids, a motor-generator was placed behind the engine in the drivetrain, and a magnetic clutch was often used to further simplify operation. The simplest systems, like the R.M. Owen unit above, didn’t use large accumulators; they were designed to be driven solely by the engine, but without the need for shifting; all you had to do was flip the switch to disengage it at a stop. A very similar system was used in the production 1907 Columbia gas-electric.

                                                          Lavaud automatic transmission
                                                          Work on automatics continued unabated, and by 1923 you could hook your Voisin-Lavaud automatic to an English Constantinesco torque converter.
                                                          By 1910, there was no reason a person with sufficient ambition, skill and resources couldn’t have assembled a supercharged, fuel-injected hybrid with an automatic transmission and four-wheel hydraulic discs. But something like that would never fly.
                                                          Fonte: Nothing New: 7 modern car technologies that are actually 100 years old at Hemmings Blog – Classic and collectible cars and parts

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                                                            Excelente informação, Irascivel.

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                                                              Cadillac STS 2002

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